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Higienizador de ar promete remoção de bactérias e do vírus da COVID-19

Produto da Beghelli tem taxa de sucesso de 99.9% na inativação de vírus e bactérias.

Fornecedores

Higienizador de ar promete remoção de bactérias e do vírus da COVID-19

Produto da Beghelli tem taxa de sucesso de 99.9% na inativação de vírus e bactérias.

O SanificaAria Beghelli é o mais recente higienizador de ar, destinado a inativar bactérias e vírus, incluindo a Covid-19. Desenvolvido pela empresa de iluminação de emergência, a italiana Beghelli, o novo equipamento de higienização de espaços chega agora a Portugal pela Morgado & Companhia, empresa sediada no Porto, que detém a representação exclusiva para o mercado nacional.

“Com uma taxa de sucesso de 99,9%, comprovado por laboratórios independentes, o SanificaAria promove a circulação do ar pelo seu interior e higieniza-o, através da radiação de ultravioletas, UV-C. Apresenta capacidade de tratamento de ar de 30 m³ por hora e consumo de 25W, podendo ser instalado em casas, restaurantes, hotéis, escolas, escritórios, lojas, repartições públicas e hospitais, entre outros”, refere a empresa.

Projetado para operar na presença de pessoas, o que o distingue em relação a outras soluções que recorrem a UV-C, o SanificaAria Beghelli apresenta-se como uma solução segura, com eficácia comprovada até 99,9% em vírus (incluindo os coronavírus) e bactérias, ozono free, sem exposição externa a fontes de UV-C, silencioso e eficaz mesmo na presença de ar condicionado. Assegura a higienização contínua de ambientes, através de uma tecnologia que replica e intensifica a ação purificadora natural da radiação solar, minimizando ou eliminando quaisquer substâncias contaminantes.

“A Beghelli criou uma tecnologia que utiliza uma célula de fluxo iluminada internamente por uma fonte de UV-C, através da qual é forçada a circulação do ar que sai higienizado, mantendo o processo sempre eficaz e respeitando o meio ambiente”, explica Filipe Morgado, CEO da Morgado & Companhia. “É um processo totalmente seguro para as pessoas, porque a tecnologia UvOxy® patenteada não gera Ozono nem as radiações UV-C emitidas pela lâmpada passam para o exterior do equipamento”, garante Filipe Morgado. “O aparelho utiliza uma lâmpada UV-C, que, por estar encapsulada no interior do aparelho, não expõe as pessoas a essas mesmas radiações. A par desta proteção, a fonte de luz está calibrada de forma a não gerar ozono”, sublinha ainda o responsável. O ar é aspirado para dentro da câmara fechada que contém a fonte de UV-C, onde o processo de inativação dos microrganismos ocorre, garantindo um ambiente mais inócuo.

A segurança das pessoas, aliada ao conforto e inovação, tem sido, ao longo dos últimos 43 anos de existência da empresa, a preocupação primária da Morgado & Companhia nas soluções e produtos que comercializa. “Há mais de 35 anos iniciámos uma parceria com a Beghelli, uma empresa focada na segurança das pessoas, que agora apresenta ao mercado uma arma no combate a esta pandemia provocada pela Covid-19 “, assinala o CEO, que se disponibilizou de imediato no auxílio à promoção do mesmo em Portugal. “Este é um momento de extrema importância para a Morgado & Companhia, pois seremos uma voz ativa e generalizada no combate a este vírus que tanto tem afetado a nossa sociedade. Até hoje temos contribuído na resolução de problemas dentro da nossa área de atuação e mercado, mas neste momento devemos concentrar também os nossos esforços na ajuda generalizada da sociedade e não unicamente no mercado elétrico nacional. É certamente um dos momentos mais marcantes para a empresa e para todos os seus colaboradores que tanto empenho mostram na promoção desta solução”, conclui Filipe Morgado.

Um equipamento para qualquer espaço

O SanificaAria pode ser colocado em qualquer espaço público ou privado, doméstico ou comercial. Restaurantes, hotéis, salas de aula, escritórios, cabeleireiros, consultórios médicos, cozinhas, salas de habitações, repartições públicas e hospitais são alguns dos espaços, onde pode ser instalado, estando disponível no formato “stand alone”, vertical em pavimento ou suspenso na parede ou teto.

É um produto certificado do ponto de vista elétrico pela aposição da marcação CE, pode funcionar 24/24 horas, pois apresenta uma elevada eficiência energética consumindo apenas 25W. Pode funcionar em simultâneo com o ar condicionado.

Apesar de todas as suas caraterísticas inovadoras e da sua função de extrema importância, foi desenhado para ser o mais económico possível, pelo que pode ser adquirido pelo valor de 259 euros, IVA incluído, na Morgado & Companhia ou revendedores exclusivos.

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Hotéis do grupo Onyria em Cascais integram o portefólio da IHG Hotels & Resorts

Os hotéis Onyria Quinta da Marinha Hotel e Onyria Marinha Boutique Hotel, na Quinta da Marinha, em Cascais, vão integrar o portefólio do IHG Hotels & Resorts sob as marcas Kimpton Hotels & Restaurants e Vignette Collection. A parceria com o IHG decorre em regime de franchising, pelo que a gestão e propriedade de ambos os hotéis manter-se-ão a cargo do Grupo Onyria.

O Grupo Onyria, que detém o Onyria Quinta da Marinha Hotel e o Onyria Marinha Boutique Hotel na Quinta da Marinha, em Cascais, celebrou uma parceria com a Intercontinental (IHG). Desta forma, os hotéis do grupo Onyria em Cascais passam a integrar o IHG Hotels & Resorts, numa parceria que implicará um investimento superior a cinco milhões de euros, de acordo com o grupo.

O investimento será aplicado em renovações, decoração e na criação de novos espaços, como referido em nota de imprensa, sendo que esta parceria decorre em regime de franchising.

O Onyria Quinta da Marinha Hotel passará a integrar a marca Kimpton Hotels & Restaurants, cujo rebranding será concluído no início de 2026, após obras de renovação. O fututro Kimpton Quinta da Marinha Cascais contará com 198 quartos, dos quais dez serão suites, e um spa com ginásio renovado. Os hóspedes poderão escolher entre dois restaurantes e dois bares, bem como uma piscina interior e outra exterior. O hotel contará ainda com um campo de golfe de 18 buracos, 12 salas de conferências e uma casa no lago.

Já o Onyria Marinha Boutique Hotel, de 72 quartos, e as Villas, que reúnem 40 unidades de alojamento, farão a transição para a Vignette Collection, passando assim a designar-se Onyria Marinha Cascais – Vignette Collection. A mudança está prevista acontecer antes do verão deste ano.

O grupo Onyria refere que, tratando-se de um acordo de franchising, a parceria com o grupo Intercontinental “não implica um contrato de gestão”, pelo que a gestão e propriedade manter-se-ão a cargo do Grupo Onyria e da família Pinto Coelho.

“Acreditamos que as marcas da IHG se alinham perfeitamente com a nossa visão de reter a herança cultural do nosso destino e produto, ao mesmo tempo que oferecem experiências autênticas e únicas. E por isso faz todo o sentido esta parceria para o Grupo Onyria, que não só nos traz reconhecimento global, como o acesso aos mais de 145 milhões de membros do IHG One Rewards e uma experiência de luxo elevada para os todos os hóspedes”, explica João Pinto Coelho, CCO do Grupo Onyria, em comunicado.

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Tivoli Alvor Algarve Resort reabre a 28 de março para nova temporada

O primeiro resort em regime tudo incluído da Tivoli Hotels & Resorts volta a abrir portas a 28 de março, mantendo-se em funcionamento até ao final de outubro deste ano.

O Tivoli Alvor Algarve Resort reabre a 28 de março. Inaugurado em maio de 2023 sob a marca Tivoli Hotels & Resorts, este é o primeiro hotel em regime ‘tudo incluído’ desta marca da Minor.

Composto por 491 quartos – incluindo 56 de categoria Premium Family com dois quartos independentes e quatro Suites Premium – o hotel estará em funcionamento até ao final de outubro.

O regime de tudo incluído é apresentado em duas opções distintas: versão com serviços standard e outra premium. Os clientes premium têm acesso a um crédito para utilizar no centro de wellness, check-in e check-out em zona VIP, upgrade do minibar e pequeno-almoço em área reservada.

Das valências do hotel fazem parte seis piscinas aquecidas, das quais cinco são exteriores e uma interior, um kids club para crianças entre os 4 e os 12 anos designado como Pluma Júnior Club, e ainda atividades desportivas como futebol, padel e ténis para jovens a partir dos 13 anos.

Acresce um centro de wellness com tratamentos de spa, sauna, jacuzzi e banho turco, campo de jogos multidesportos (ténis, basquetebol, futsal), campo de padel e uma nova área dedicada à Petanca. Ainda na área de bem-estar, o Health Club do hotel inclui programas de fitness personalizados e sessões particulares.

Na vertente gastronómica, o Tivoli Alvor Algarve Resort conta com quatro restaurantes: o Essenze, de cozinha internacional; o Carosello, de gastronomia italiana; o Mad Med, que destaca os sabores do Mediterrâneo; e o Roastic, dedicado  é a escolha ideal. Este ano, durante o período da tarde, os hóspedes poderão usufruir do novo serviço de Grab & Go, com refeições rápidas.

O Tivoli Alvor Algarve oferece ainda vantagens aos hóspedes, como é o caso da entrada gratuita de um dia, para estadias mínimas de sete noites, nos vários parques de diversão da região, entre o Zoo marine, Slide & Splash ou Zoo de Lagos. É ainda oferecido um jantar numa seleção de restaurantes locais, como o Restinga Praia (Praia do Alvor), o Ábabuja (Ribeira de Alvor), o Jardim das Oliveiras (Monchique), T-Bone Steakhouse (NH Marina Portimão), Sky Bar Carvoeiro e The One Restaurant (ambos no Tivoli Carvoeiro), Pepper’s Steakhouse, Oregano e Purobeach Vilamoura (todos no Tivoli Marina Vilamoura). A oferta de jantar, apesar de incluída na tarifa para estadias mínimas de sete noites, está sujeita a disponibilidade e reserva com 72 horas de antecedência.

Localizado a apenas 600 metros da praia e da vila de Alvor, o Tivoli Alvor Resort dispõe ainda de um comboio de ligação para uso exclusivo dos hóspedes.

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W Algarve contrata Andrea Licastro para a direção de marketing e comunicação

A profissional, que começou o seu percurso na indústria hoteleira no W Santiago, trabalhou no Heathrow Windsor Marriott Hotel, no W London e no Penha Longa Resort.

A profissional Andrea Licastro assume a liderança do departamento de Marketing e Comunicação do W Algarve, após uma década de experiência em hospitalidade e branding de luxo.

Em funções neste novo cargo desde o início deste amo, Andrea Licastro supervisiona as estratégias de marketing, redes sociais e a criação de conteúdos, tanto do hotel como das W Residences.

Esta não é a primeira vez que Andrea trabalha com a marca W Hotels. Em 2015, quando se mudou para o Chile, começou a sua carreira profissional como W Insider, no W Santiago. Três anos mais tarde trabalhou em Londres como Marketing & Sales Coordinator no Heathrow Windsor Marriott Hotel. Em 2019, regressou à família W para trabalhar como Brand and Social Media Marketing Executive no W London.

Há três anos, rumou até Portugal para assumir a posição de Marketing and Communications Manager no Penha Longa Resort, em Sintra. Neste último cargo, foi responsável pela estratégia da marca, marketing digital e comunicações no sector da hotelaria de luxo.

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Minor aposta em nova estratégia de marca focada na experiência digital e fidelização de clientes

O grupo hoteleiro passa a contar com uma nova imagem de marca, a par de um novo website, focado no consumidor final, e uma aplicação móvel que permite reservar estadias. Para o cliente business to business (B2B), o grupo criou um espaço dedicado, o Minor PRO.

A Minor Hotels apostou numa nova identidade de marca, focada no cliente final, a par de uma experiência digital melhorada, um programa de fidelização simplificado e uma proposta renovada para o cliente business to business (B2B).

A renovação da marca surge numa altura em que o grupo hoteleiro abre caminho para a integração de quase 300 novas propriedades no seu portefólio até ao final de 2027. Tem ainda como base a aquisição, em 2018, do NH Hotel Group, agora a operar como Minor Hotels Europe & Americas, o que triplicou a presença global do grupo.

A nova estratégia da Minor Hotels como “masterbrand” visa reunir as suas oito marcas de hotéis – Anantara, Avani, Elewana Collection, NH, NH Collection, nhow, Oaks e Tivoli –, bem como experiências de viagem, sob a bandeira única da Minor Hotels.

Na imagem renovada da marca Minor Hotels, a ponta da seta dentro do “M” do logótipo da Minor Hotels “representa direção e orientação, apontando o caminho para a descoberta, a conexão e a aventura”, como o grupo refere em nota de imprensa. A identidade visual é complementada com uma paleta de cores e tipos de letras renovadas.

Coincidindo com a mudança de marca da Minor Hotels, o grupo atualizou a sua ‘arquitetura’ de marca para categorizar as marcas de hotéis em três segmentos – Luxury, Premium e Select. O grupo também prevê expandir seu portefólio de marcas de hotéis com pelo menos duas marcas adicionais a apresentar ainda este ano.


O grupo relançou ainda o minorhotels.com como um website de ‘consumo’, mudando o foco de website corporativo. Pela primeira vez, os hóspedes podem reservar qualquer um dos mais de 560 hotéis no site da Minor Hotels, bem como encontrar informações sobre o destino.

A par desta mudança o grupo lançou uma nova aplicação móvel para todas as marcas hoteleiras que engloba. Os viajantes podem usar a aplicação para reservar estadias, gerir reservas e recolher informações sobre o destino. Durante a estadia, os hóspedes podem usar a aplicação para interagir com os membros da equipa do hotel e solicitar serviços.

Também o programa de fidelização do grupo, o Minor DISCOVERY, passa a incluir todas suas marcas hoteleiras, substituindo assim os nomes específicos de cada marca e “simplificando o acesso dos membros”.

Já as empresas, profissionais, organizadores de eventos e agentes de viagens passam a contar com um espaço dedicado no recém-criado Minor PRO. O programa abrange todos os produtos, serviços e comunicações para o público B2B, incluindo programas existentes sob nomes específicos de marcas de hotéis, como NH PRO, Anantara Journeys e Oaks Professionals.

Dillip Rajakarier, CEO do Grupo Minor International, empresa-mãe da Minor Hotels, afirma que “a mudança de marca da Minor Hotels é uma progressão natural para nós, com base numa história de mais de cinco décadas. Não se trata apenas de gerar receita e lucro; trata-se também de aproveitar a força da nossa diversidade, do nosso conhecimento e dos membros da nossa equipa para alcançar um crescimento sustentável a longo prazo e investir na experiência do hóspede”.

“Unificar todas as nossas marcas de hotéis e experiências de viagem sob a ‘umbrella’ Minor Hotels ajudará a fortalecer o nosso posicionamento no setor de hospitalidade e ajudará a cumprir as nossas ambições de crescimento”, termina.

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Real Hotels Group dinamiza programa de formação para jovens com o eXperience Program

O programa de formação hoteleira do Real Hotels Group é dirigido a jovens e divide-se em três níveis, consoante o grau de formação dos candidatos. As candidaturas, limitadas, estão abertas até 19 de abril.

O Real Hotels Group lançou um programa de formação para o desenvolvimento das carreiras profissionais de jovens talentos na indústria hoteleira, o eXperience Program.

A iniciativa foca-se na importância da experiência do cliente no setor e é composta por um programa dividido em três níveis, consoante o grau de formação dos candidatos.

O primeiro, designado “Beginners”, destina-se aos jovens recém-formados em cursos técnico-profissionais das mais diversas áreas, como receção, restauração e catering, manutenção ou spa e bem-estar. Durante um período de 12 a 18 semanas, os jovens talentos têm a oportunidade de aplicar os conhecimentos teórico-práticos adquiridos a situações reais do contexto empresarial.

Segue-se o nível “Graduates”, direcionado para os recém-licenciados ou recém-mestres nas áreas de gestão e hotelaria, turismo, gestão e finanças, marketing ou recursos humanos. Ao longo de seis meses, estes candidatos em início de carreira podem usufruir de uma experiência imersiva em funções operacionais e corporativas, acompanhados pela mentoria de um especialista interno.

A terceiro nível enquadrado no programa eXperience é o de “Top Leaders”. Este nível, concebido para potenciar a carreira de futuras lideranças no Real Hotels Group, dedica-se a talentos das áreas de gestão e economia, com a ambição de liderar e inovar no setor da hospitalidade. Durante 12 meses, estes candidatos têm acesso a uma visão 360º da indústria hoteleira, agregando valores de gestão, estratégia e inovação, com a experiência e conhecimento de mentores executivos.

Ao longo deste período, os jovens têm também a possibilidade de acompanhar os Executive Sponsors nos serviços corporativos e de operação, ficando a conhecer a realidade organizacional em primeira mão.

O nível Top Leaders inclui ainda a formação executiva em liderança, a possibilidade de assumir desafios reais da gestão de projetos estratégicos de unidades e departamentos ou, ainda, uma visita internacional à sede da marca global do grupo, os hotéis IHG.

“O eXperience Program vem reforçar o compromisso contínuo que assumimos com o desenvolvimento de talentos na hotelaria e a criação de oportunidades de crescimento para os jovens que pretendem construir uma carreira no setor. Este programa representa uma nova etapa para o Real Hotels Group, aproximando-nos das novas gerações e preparando os líderes que vão moldar o futuro da indústria”, refere Nádia Sousa, Director of Human Resources do Real Hotels Group.

As candidaturas são limitadas e estão abertas até dia 19 de abril.

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Portugal é o terceiro destino mais atrativo para investimento hoteleiro na Europa

O European Hotels Investor Intentions Survey 2025, desenvolvido pela CBRE, aponta Portugal como o terceiro destino mais atrativo para investimento hoteleiro na Europa, a par do Reino Unido. Lisboa entra pela primeira vez neste ranking, sendo considerada como a quarta cidade mais atrativas para investimento no setor, precedida por Londres, Madrid e Roma.

Portugal chegou ao Top 3 de destinos mais atrativos para investimento hoteleiro na Europa, ocupando o terceiro lugar no ranking, a par de países como Espanha, em primeiro lugar, e Itália, em segundo lugar no pódio.

A cidade de Lisboa entra pela primeira vez neste ranking, ocupando o quarto lugar de cidades mais atrativas para investimento na indústria hoteleira.

Os dados são explanados no European Hotels Investor Intentions Survey 2025, desenvolvido pela CBRE, no qual é referido que os investidores demonstram “um otimismo crescente face ao desempenho do setor hoteleiro europeu”, com mais de 90% a planear manter ou aumentar a alocação dos investimentos.

“Embora os inquiridos prevejam que a situação geopolítica será o principal desafio para o investimento em 2025, a confiança no mercado hoteleiro europeu continua a crescer. Mais de 90% dos investidores estão dispostos a manter ou a aumentar a alocação de capital ao setor. O setor oferece retornos competitivos e o sentimento otimista dos investidores permanece, com boas perspectivas de rentabilidade e um desempenho superior relativo em relação a outras classes de ativos como principais razões para aumentar a sua alocação a hotéis”, refere a CBRE em nota de imprensa.

Espanha continua a ser o principal destino de investimento pelo segundo ano consecutivo, seguido por Itália, que este ano ultrapassou o Reino Unido pelo segundo lugar do ranking.

Se em Espanha o investimento é “apoiado pelos fundamentos do mercado a longo prazo e pela procura turística sustentada”, o crescente interesse no setor hoteleiro italiano “é generalizado, impulsionado pela oferta diversificada de hospitalidade do país e pelo surgimento de um novo grupo de hotéis de classe internacional”.

Com Portugal e o Reino Unido a partilharem o terceiro lugar, França e Grécia mantiveram o quarto e quinto lugar, respetivamente.

Ao nível de cidade, Londres continua a ser a principal escolha para investimento. Madrid solidificou o estatuto de segunda cidade mais atrativa para o investimento hoteleiro, com Roma a completar o Top 3 de cidades, subindo da quarta posição alcançada em 2024. Lisboa e Barcelona completam o Top 4 e 5, respetivamente.

De acordo com o estudo da CBRE, os investidores continuam a procurar o produto urbano, com 65% dos inquiridos a considerarem as cidades de entrada como os locais mais atrativos, dado “o seu estatuto como centros de procura a longo prazo, apoiados por viagens de negócios e de lazer resilientes”.

No mesmo estudo, 12% dos inquiridos afirmaram que as cidades secundárias são as oportunidades de investimento mais atrativas, “impulsionadas pela crescente confiança nos mercados turísticos emergentes, que são apoiados por infraestruturas melhoradas e mudanças nos padrões de viagem”.

“O atual desequilíbrio entre a oferta e a procura em toda a Europa continua a ser um fator-chave para o
setor”, refere Kenneth Hatton, diretor de hotéis europeus da CBRE. “Estamos a ver propostas fortes
de potenciais compradores que procuram adquirir os melhores ativos, refletidos nos volumes de
investimento hoteleiro do ano passado, que aumentaram 34% em relação a 2023, o maior aumento anual
para qualquer setor na região”.

Já Duarte Morais Santos, diretor de hotéis da CBRE Portugal, afirma que “o setor hoteleiro português tem vindo a consolidar a sua posição como um dos mais dinâmicos da Europa, impulsionado por um turismo resiliente e por um mercado cada vez mais sofisticado. O facto de Portugal ter subido quatro posições neste ranking reflete o reconhecimento da sua robustez e do potencial de crescimento sustentável”.

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Alambique Hotel Resort & Spa duplica operação após um ano com novo spa

O hotel localizado no Fundão fechou o primeiro trimestre de 2024 com a venda de 12.000 noites. Para o primeiro trimestre deste ano, a expectativa é a de chegar às 60.000 dormidas. Os números foram adiantados por José Almeida, diretor do Alambique Hotel Resort & Spa, que aponta para uma taxa ocupação média no hotel de cerca de 83% em 2024.

Carla Nunes

No início de 2024, o Alambique Hotel Resort & Spa, situado no Fundão, inaugurou uma nova área de spa com 2.500 metros quadrados, a par de um meeting center com capacidade para 1.000 pessoas e uma nova ala com 42 suites premium.

Passado um ano de operação com estas novas valências, o hotel registou uma taxa de ocupação de cerca de 83% em 2024 – um crescimento de 40% face a 2023 – e um volume de negócio na casa dos 12 milhões de euros, num aumento de 80% em relação ao verificado em 2023.

Os números foram indicados por José Almeida, diretor do Alambique Hotel Resort & Spa, durante a BTL – Better Tourism Lisbon Travel Market.

Na ocasião, o profissional deu conta de que o hotel tinha em vista terminar o primeiro trimestre de 2025 com 60.000 dormidas quando, em 2024, o primeiro trimestre fechou com a venda de 12.000 noites.

A previsão do hotel passa agora por alcançar as 65.000 noites no segundo trimestre deste ano, sendo que foram registadas 14.000 noites no período homólogo.

Já na valência de spa, designado como Golden Rock Alambique Water Spa, o ano de 2024 trouxe 250.000 euros em receitas para o hotel, provenientes de clientes que não se encontravam alojados na unidade.

Leia também: Alambique Hotel Resort & Spa inaugura novas valências apostado no MICE

“O hotel transcendeu-se neste primeiro ano de operação com o spa associado. Os números dispararam face ao que era a nossa realidade até então. Estamos a falar de um tipo de mercado e segmento de clientes que não tínhamos no passado. O segmento de lazer e famílias cresceu brutalmente. O preço médio também cresceu, fruto de um conjunto de serviços muito maior que estamos a oferecer durante a estadia”, explica José Almeida.

Uma vez que a sazonalidade “definitivamente não” é uma realidade neste hotel, e face aos valores registados, José Almeida afirma que 2025 e 2026 serão anos dedicados à “consolidação deste crescimento”.

Existem planos para uma possível remodelação nos quartos mais antigos da unidade, “para esbater as diferenças face aos novos alojamentos”. Contudo, a acontecer, só no final de 2026.

“Estamos a sofrer muitas dores de crescimento e o nosso projeto, quer o Convento do Seixo, quer o Alambique, precisam de consolidar toda esta realidade. Nos 153 quartos [mais antigos do Alambique] , cerca de 50% desse inventário vai ter de ser remodelado, mas só para finais de 2026 a 2027”, refere o diretor do Alambique Hotel Resort & Spa.

Créditos: Alambique Hotel Resort & Spa

O mercado nacional é responsável por cerca de 90% dos mercados do hotel, seguido pelos mercados espanhol, francês e brasileiro.

Projeto de tematização no Convento do Seixo

Relativamente ao Convento do Seixo – Boutique Hotel & Spa, adquirido pelo Alambique no final de 2023, José Almeida espera que “2025 vá ser um ano com números mais condizentes com o potencial que o hotel tem”.

Como explica, o “hotel estava numa situação, do ponto de vista comercial, muito degradada”. Sendo esta uma unidade com uma segmentação que o grupo “não estava muito habituado a trabalhar”, José Almeida refere que estão a investir em comunicação e na abertura de canais no trade “que estejam devidamente vocacionados para este mercado e tipo de hotel” – ou seja, um boutique hotel cinco estrelas.

O grupo olha para os mercados brasileiro, americano e brasileiro como os que apresentam maior potencial “para um hotel com estas características”, admitindo, no entanto, que “é mais fácil para o Convento do Seixo posicionar-se como um destino para o cliente nacional do que para o mercado estrangeiro”.

Desde a aquisição, o hotel já passou por um período de remodelações na nave principal, no sistema de projeção no teto, na receção do hotel e na substituição de colchões dos quartos, num investimento entre os 200.000 e os 300.000 euros.

Para atrair mais mercados, está em vista a tematização dos quartos da unidade hoteleira, ligados “à génese do edifício”, que funcionou como um convento franciscano no século XVI. Esta tematização, prevista “para o início do próximo ano”, só se seguirá após um período de estudo e recolha de informação sobre o convento, existindo a possibilidade de associar cada quarto ao nome de um dos frades da época.

Com o preço médio entre os 150 e os 200 euros, a expectativa de José Almeida é a de que o indicador passe a situar-se entre os 250 e os 300 euros por noite.

Leia também: Alambique adquire o Convento do Seixo no Fundão

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AHETA dá início às comemorações do 30.º aniversário a 10 de abril

A 10 de abril, às 15h30, a Associação de Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA) marca a abertura das comemorações do 30.º aniversário com uma cerimónia presidida pelo Secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado.

Após a recepção dos participantes às 15h30, a cerimónia inicia às 16h00 com a apresentação da “Galeria dos Presidentes”, uma exposição evocativa de todos os associados que integraram a presidência da Direção, Assembleia Geral e Conselho Fiscal, na vida da associação.

Segue-se uma homenagem às 16h15 aos associados que participaram na escritura de constituição da associação e nos primeiros corpos sociais da mesma.

Às 17h00, terá lugar o descerramento de um memorial de homenagem a Elidérico Viegas, fundador e presidente da AHETA, durante 26 anos, seguida por uma evocação do percurso profissional e de dirigente associativo do mesmo pelo jornalista da Antena 1 e TSF, Ramiro Santos.

Já às 17h30 decorre uma intervenção de Reinaldo Teixeira, associado da AHETA que integrou todas as direções presididas por Elidérico Viegas, além de uma intervenção do presidente da direção da AHETA, Hélder Martins, às 17h45.

A cerimónia termina às 17h50 com uma intervenção do Secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado.

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Vila Galé promove-se em Espanha com roadshow em Barcelona e Madrid

Com eventos em Barcelona e Madrid, o grupo Vila Galé vai reforçar a sua presença em Espanha com um roadshow onde antecipa reunir 100 profissionais do setor.

O grupo Vila Galé vai dinamizar um roadshow em Espanha de 25 a 26 de março, com eventos em Barcelona e Madrid. Espera-se que estes reúnam cerca de 100 profissionais do setor, entre agentes de viagens e operadores turísticos.

O objetivo passa por reforçar a presença da marca no mercado espanhol e apresentar as mais recentes novidades do grupo. Em destaque estarão as próximas inaugurações, nomeadamente o Vila Galé Paço do Curutelo, em Ponte de Lima, que abrirá em abril deste ano; e, no Brasil, o Vila Galé Ouro Preto em Minas Gerais, e o Vila Galé Amazónia, em Belém previstos para maio e outubro de 2025, respetivamente.

Além das novas aberturas, o grupo pretende dar a conhecer os 49 hotéis Vila Galé em Portugal, Brasil, Cuba e Espanha, bem como as suas propostas para turismo de lazer e negócios.

“O mercado espanhol é muito relevante para o Vila Galé, não só pelo volume de clientes que desde sempre recebemos nos nossos hotéis, mas também pela entrada da marca neste novo mercado. Com esta iniciativa, pretendemos estar ainda mais próximos dos nossos parceiros em Espanha, dar-lhes a conhecer as novidades em primeira mão e reforçar a relevância da marca”, destaca Pedro Ribeiro, diretor de marketing e vendas da Vila Galé.

O evento contará ainda com a participação da TAP Air Portugal.

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Highgate Portugal nomeia novo vice-presidente de operações

A Highgate acaba de contratar Csaba Boda para o cargo de vice-presidente de operações para Portugal. No novo cargo, o profissional fica encarregue por liderar as direções gerais dos vários clusters e das diferentes unidades de todo o portefólio, reportando diretamente ao diretor de operações da Highgate Portugal.

A sua principal missão na Highgate Portugal será acompanhar de perto os diretores gerais e as equipas operacionais, assegurando a concretização da visão do grupo para o país.

Em foco estarão as renovações previstas para 2025 e as novas aberturas de unidades hoteleiras, que incluem o Westin Salgados Beach Resort; Marriott Salgados Golf Resort & Conference Center; Marriott Residences Salgados Resort e o Kimpton Atlântico Algarve.

Em paralelo, é esperado que Csaba Boda “maximize a eficiência das operações, ao potenciar o impacto sustentável da atividade”. O desenvolvimento da próxima geração de talento e líderes, bem como o acompanhamento da expansão do portefólio da Highgate em Portugal, serão também áreas estratégicas da sua atuação.

Com cerca de 25 anos de experiência em hotelaria, Csaba Boda é licenciado pelo College of International Management and Business Studies.

Entre os destaques do seu percurso, liderou recentemente a operação do W Ibiza, assumindo a responsabilidade pela gestão global do hotel e pela implementação dos padrões da marca, desde a abertura ao posicionamento estratégico no mercado de luxo. Foi ainda responsável pelas operações de uma unidade hoteleira de luxo afiliada à Leading Hotels of the World, onde coordenou equipas multidisciplinares e assegurou a manutenção dos critérios de qualidade e serviço associados à insígnia.

Passou ainda por cargos de direção na Hyatt Hotels Corporation e na Starwood Hotels & Resorts Worldwide, Inc., em áreas operacionais e comerciais. Com uma carreira desenvolvida maioritariamente em ambientes multiculturais internacionais, é esperado que o novo vice-presidente de operações traga “uma perspectiva global à gestão da operação da Highgate em Portugal”.

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