Meliá apura lucro de 162M€ em 2024
O valor representa um aumento de 24,5% face aos lucros obtidos no ano anterior. Com um EBITDA – lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização – de 533,6 milhões de euros, o grupo hoteleiro alcançou um rácio de dívida financeira líquida sobre EBITDA de 2,2 pontos.

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O grupo Meliá Hotels International apurou receitas consolidadas de 162 milhões de euros em 2024, um aumento de 24,5% em relação ao valor registado no ano anterior.
O valor de EBITDA, sem contar as mais-valias, foi de 533,6 milhões de euros, mais 9,7% que no ano anterior, sendo que a margem de EBITDA foi de 26,5%.
Já a receita por quarto disponível (RevPAR) aumentou 10,7%, com o grupo a reportar que 75% deste crescimento deveu-se ao aumento de preço. O website Melia.com, bem como outros canais próprios da Meliá Hotels International, representaram 50% das vendas centralizadas, com a plataforma de vendas business to business do grupo, a MeliaPro, a mostrar um aumento de 21% face a 2023.
Gabriel Escarrer, Chairman & CEO, refere que “2024 foi um ano positivo para a empresa, ultrapassando os níveis de receitas e lucros anteriores à pandemia. Este foi um ano em que o setor do turismo entrou numa nova fase de prosperidade normalizada. O aumento inicial da procura que se seguiu à maior crise da história do turismo – motivado pela “vingança” das restrições que sofremos – deu lugar a um crescimento constante num ambiente mais estável, onde nos sentimos confiantes para continuar a otimizar a nossa gestão e criar valor”.
Para o CEO da Meliá Hotels International, “grande parte deste sucesso deve-se à estratégia pós-Covid, que permitiu capitalizar a dinâmica da procura de viagens, reforçar o balanço, crescer e aumentar o valor e a categoria da carteira de hotéis, que totaliza agora 5,285 mil milhões de euros na última avaliação”.
Em 2024, a Meliá assinou 34 novos hotéis sob a fórmula de asset-light, acrescentando mais 5.000 quartos ao portfólio. Abriu outros 19 hotéis sob acordos de gestão, num total de 3.000 quartos. À data, o pipeline hoteleiro do grupo inclui 72 hotéis com mais de 13.000 quartos.