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Futuro Vila Galé Collection Penacova apresentado durante a BTL

O futuro hotel do Vila Galé em Penacova será dedicado ao humor e terá 84 quartos. Após o arranque das obras de demolição e limpeza do espaço, o grupo hoteleiro estima avançar com a construção até ao final do primeiro semestre deste ano, prevendo a abertura do hotel para 2026.

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Futuro Vila Galé Collection Penacova apresentado durante a BTL

O futuro hotel do Vila Galé em Penacova será dedicado ao humor e terá 84 quartos. Após o arranque das obras de demolição e limpeza do espaço, o grupo hoteleiro estima avançar com a construção até ao final do primeiro semestre deste ano, prevendo a abertura do hotel para 2026.

O grupo Vila Galé apresentou o futuro Vila Galé Collection Penacova durante a BTL – Better Tourism Lisbon Travel Market. Fruto da recuperação do antigo Hotel de Penacova, encerrado há 20 anos, o hotel contará com 84 quartos e um investimento de cerca de 13 milhões de euros, como o grupo adiantou à Publituris Hotelaria.

No centro deste projeto está o antigo Preventório, desocupado há várias décadas e posteriormente adaptado a hotel, que será reabilitado para dar lugar à nova unidade do Vila Galé. A fachada Art Déco do edifício, que se “encontrava em avançado estado de degradação”, também será recuperada, de acordo com o grupo.

O novo hotel será integrado com a área ocupada pelo edifício adjacente do antigo hospital, entretanto demolido, sendo que além da requalificação destes espaços, será ainda reconstruída a Capela de Nossa Senhora da Guia, “respeitando a sua história e simbolismo”.

Créditos: Câmara Municipal de Penacova

A temática deste hotel será dedicada à história do humor, a desenvolver em parceria com o Fernando Alvim. Além das 84 unidades de alojamento, o hotel vai contar com dois restaurantes, bar, piscinas interior e exterior, biblioteca dedicada ao humor e salas de reuniões.

Com uma vista de 360º sobre o Rio Mondego, o Vila Galé Collection Penacova  pretende valorizar “a ligação ao território, oferecendo uma experiência que conjuga história, conforto e paisagem”.

Durante a apresentação do projeto na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), Jorge Rebelo de Almeida, presidente do Conselho de Administração do Grupo Vila Galé, destacou a importância de investir fora dos grandes centros urbanos.

“Eu gosto muito do Interior, mas mais do que gostar, nós devemos apostar no Interior, não só por solidariedade e responsabilidade social, mas porque o Interior gera riqueza e pode ser um negócio atrativo”, refere.

Créditos: Câmara Municipal de Penacova

Acreditando no potencial da região, Jorge Rebelo de Almeida sublinhou ainda que o projeto será uma mais-valia para a economia e identidade do local.

“Queremos que este hotel seja um polo dinamizador para Penacova. Além de atrair visitantes, vai criar empregos e valorizar um dos locais mais bonitos do país, com uma vista magnífica de 36oº sobre o rio Mondego”.

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As obras já começaram com a demolição de estruturas “sem valor arquitetónico” e a limpeza do espaço, de acordo com o grupo. A construção deverá avançar até ao final do primeiro semestre deste ano, prevendo-se a abertura para o próximo ano.

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Nova edição março: Entrevista a Fernando Garrido, presidente da ADHP

Na edição de março da Publituris Hotelaria, o XXI Congresso da Associação de Diretores de Hotéis de Portugal (ADHP) lança o mote para uma entrevista com o presidente da associação, Fernando Garrido. O alargamento de capacidade do Renaissance Porto Lapa, o novo projeto da Burel Mountain Hotels, mas também um dossier dedicado aos últimos 20 anos do setor e um especial de formação completam o número deste mês.

Carla Nunes

Com a aproximação do XXI Congresso da Associação de Diretores de Hotéis de Portugal (ADHP), que este ano terá lugar de 20 a 21 de março no INATEL – Costa da Caparica, a revista Publituris Hotelaria de março entrevistou o presidente da associação, Fernando Garrido.

Temas como a cibersegurança, a inclusão na operação hoteleira e o reskilling de recursos humanos, adaptando-os a outras áreas de negócio, terão palco no congresso deste ano, a par do Encontro Internacional de Diretores de Hotel, que reúne associações congéneres de Espanha, Itália e Alemanha, e que este ano celebra a sua 3.ª edição consecutiva.

Numa conversa marcada pela aposta da associação na formação dos diretores de hotel, bem como no alargamento do European Bond of Hospitality Leaders a outras nacionalidades, a criação de uma futura Ordem dos Diretores de Hotel também esteve em debate.

No capítulo “Fala-se”, fique a saber mais sobre a nova ala de quartos do Renaissance Porto Lapa, que celebra dois anos de atividade em abril deste ano.

Já no interior do país, a Burel Mountain Hotels prepara-se para começar obras na sua terceira unidade de alojamento na Serra da Estrela, a Casa de Jones, um edifício ao abrigo do Revive Natureza situado nas Penhas Douradas. Os contornos deste futuro alojamento, a pretensão de classificar o património das Penhas Douradas e a operação das duas unidades hoteleiras do grupo guiaram esta entrevista com João Tomás, empresário da Burel – Mountain Originals.

Nesta edição, continuamos a celebrar o 20.º aniversário da Publituris Hotelaria com um dossier dedicado à evolução hoteleira em Portugal nas últimas duas décadas e os principais desafios que marcaram este caminho. Os intervenientes do setor traçam ainda as perspectivas para os próximos 20 anos, que se anteveem repletos de desafios e oportunidades.

Segue-se um Especial dedicado à formação, onde quatro formadores partilham a sua perspectiva sobre as competências em falta no setor, os desafios nesta área e as oportunidades de inovação no ensino da hospitalidade.

Nos “Fornecedores” fique a conhecer a BeCause, uma startup tecnológica criada em 2019 em Copenhaga que se dedica a disponibilizar às empresas do setor turístico soluções que as ajudem na sua jornada rumo a certificações de sustentabilidade, no cumprimento de normas ambientais, sociais e de governação corporativa (ESG) e na respetiva gestão de dados.

Na rubrica “Palavra de Chef” deste mês, o destaque vai para o chef Manuel Figueira, que assume a chefia de dois restaurantes na Serra da Estrela: o Fatiga, inserido na Casa de São Lourenço, e o Nubbin, na Casa das Penhas Douradas. O chef que sempre se considerou “muito hoteleiro” fala-nos da importância de recuperar e preservar tradições na cozinha, do percurso em pequenos e grandes hotéis e da sua perspectiva da evolução do turismo na Serra da Estrela.

Finda a leitura, brinde com as sugestões de Nuno Rodrigues, escanção, consultor da Nuno Wine Experience e Luxury Concierge no The Real Algarve.

Os indicadores deste mês, que colocam Portugal entre os destinos mais populares para 2025, são assinados por Luís Brites, CEO Clever Hospitality Analytics & Michela Ciccarelli, especialista em dados de destinos da Lybra Tech.

Esta edição conta ainda com as opiniões de Karina Simões (JLL); Rita Harries (merytu) e Bernardo Trindade (AHP).

Leia a edição completa através do link.

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Edição digital março: Entrevista a Fernando Garrido, presidente da ADHP

Na edição de março da Publituris Hotelaria, o XXI Congresso da Associação de Diretores de Hotéis de Portugal (ADHP) lança o mote para uma entrevista com o presidente da associação, Fernando Garrido. O alargamento de capacidade do Renaissance Porto Lapa, o novo projeto da Burel Mountain Hotels, mas também um dossier dedicado aos últimos 20 anos do setor e um especial de formação completam o número deste mês.

Carla Nunes

Com a aproximação do XXI Congresso da Associação de Diretores de Hotéis de Portugal (ADHP), que este ano terá lugar de 20 a 21 de março no INATEL – Costa da Caparica, a revista Publituris Hotelaria de março entrevistou o presidente da associação, Fernando Garrido.

Temas como a cibersegurança, a inclusão na operação hoteleira e o reskilling de recursos humanos, adaptando-os a outras áreas de negócio, terão palco no congresso deste ano, a par do Encontro Internacional de Diretores de Hotel, que reúne associações congéneres de Espanha, Itália e Alemanha, e que este ano celebra a sua 3.ª edição consecutiva.

Numa conversa marcada pela aposta da associação na formação dos diretores de hotel, bem como no alargamento do European Bond of Hospitality Leaders a outras nacionalidades, a criação de uma futura Ordem dos Diretores de Hotel também esteve em debate.

No capítulo “Fala-se”, fique a saber mais sobre a nova ala de quartos do Renaissance Porto Lapa, que celebra dois anos de atividade em abril deste ano.

Já no interior do país, a Burel Mountain Hotels prepara-se para começar obras na sua terceira unidade de alojamento na Serra da Estrela, a Casa de Jones, um edifício ao abrigo do Revive Natureza situado nas Penhas Douradas. Os contornos deste futuro alojamento, a pretensão de classificar o património das Penhas Douradas e a operação das duas unidades hoteleiras do grupo guiaram esta entrevista com João Tomás, empresário da Burel – Mountain Originals.

Nesta edição, continuamos a celebrar o 20.º aniversário da Publituris Hotelaria com um dossier dedicado à evolução hoteleira em Portugal nas últimas duas décadas e os principais desafios que marcaram este caminho. Os intervenientes do setor traçam ainda as perspectivas para os próximos 20 anos, que se anteveem repletos de desafios e oportunidades.

Segue-se um Especial dedicado à formação, onde quatro formadores partilham a sua perspectiva sobre as competências em falta no setor, os desafios nesta área e as oportunidades de inovação no ensino da hospitalidade.

Nos “Fornecedores” fique a conhecer a BeCause, uma startup tecnológica criada em 2019 em Copenhaga que se dedica a disponibilizar às empresas do setor turístico soluções que as ajudem na sua jornada rumo a certificações de sustentabilidade, no cumprimento de normas ambientais, sociais e de governação corporativa (ESG) e na respetiva gestão de dados.

Na rubrica “Palavra de Chef” deste mês, o destaque vai para o chef Manuel Figueira, que assume a chefia de dois restaurantes na Serra da Estrela: o Fatiga, inserido na Casa de São Lourenço, e o Nubbin, na Casa das Penhas Douradas. O chef que sempre se considerou “muito hoteleiro” fala-nos da importância de recuperar e preservar tradições na cozinha, do percurso em pequenos e grandes hotéis e da sua perspectiva da evolução do turismo na Serra da Estrela.

Finda a leitura, brinde com as sugestões de Nuno Rodrigues, escanção, consultor da Nuno Wine Experience e Luxury Concierge no The Real Algarve.

Os indicadores deste mês, que colocam Portugal entre os destinos mais populares para 2025, são assinados por Luís Brites, CEO Clever Hospitality Analytics & Michela Ciccarelli, especialista em dados de destinos da Lybra Tech.

Esta edição conta ainda com as opiniões de Karina Simões (JLL); Rita Harries (merytu) e Bernardo Trindade (AHP).

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Unlock Boutique Hotels passam a contar com selo da Casa Real Portuguesa

A celebração do protocolo entre a Unlock Boutique Hotels e a Casa Real Portuguesa foi anunciado esta quinta-feira, 13 de março, durante a BTL – Better Tourism Lisbon Market. Este foi também o momento para o grupo de gestão hoteleira dar a conhecer o seu mais recente hotel no Douro, o Palacete Barão Forrester.

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Os hotéis da Unlock Boutique Hotels passam a contar com o selo da Casa Real Portuguesa, após a celebração de um protocolo entre as duas entidades.

O anúncio foi feito esta quinta-feira, 13 de março, durante a BTL – Better Tourism Lisbon Market, num momento em que estiveram presentes D. Duarte, Duque de Bragança; Miguel Velez, CEO da Unlock Boutique Hotels e Pedro Marques da Costa, diretor de operações e desenvolvimento da empresa de gestão hoteleira.

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Sobre o protocolo, Miguel Velez refere que este “permite-nos chegar a um segmento específico dentro dos nossos hotéis boutique e de charme, alguns dos quais representam em muito a história de Portugal e a conservação do património português”.

Já D. Duarte reforçou o seu apoio a “tudo o que sejam iniciativas de trabalhos que ajudam a preservar a nossa memória, cultura e identidade”.

Um novo hotel no Douro

Além do novo selo, a Unlock Boutique Hotels acrescentou mais um hotel ao seu portefólio, o Palacete Barão Forrester.

Localizada em Alijó, em Vila Real, a nova unidade a integrar a Unlock Boutique Hotels conta com 21 quartos e será alvo de dois projetos de remodelação: uma durante o verão, e uma outra em outubro, altura em que o hotel fecha portas para a fase final de remodelações.

“É um complemento na nossa oferta, um esforço para estarmos cada vez mais presentes na região do Douro”, afirma Miguel Velez, que explica que o intuito de expansão da empresa passa por “criar uma rede de hotéis que permita conhecer Portugal de lés-a-lés, de norte a sul do país”.

Sobre a parceria com a Fauchon para a abertura do primeiro hotel da marca em Portugal, Miguel Velez admite que continuam à procura de uma unidade em Porto e em Lisboa.

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XXI Congresso da ADHP debate inovação e inclusão na hotelaria em Almada

O XXI Congresso da ADHP – Associação dos Diretores de Hotéis de Portugal, que terá lugar no INATEL Caparica, em Almada, de 20 a 21 de março, terá como tema “Inovação e Inclusão na Hotelaria”.

O evento propõe-se a refletir sobre os principais desafios e oportunidades que marcam o dia-a-dia dos hotéis e dos seus profissionais “numa altura em que o acompanhamento de novas tendências se afigura como uma chave para o serviço e para a competitividade da hotelaria nacional”, como a associação refere em nota de imprensa.

Temas como a inclusão, a integração da inteligência artificial na operação hoteleira, a liderança num setor em mudança, a importância da qualificação e da formação contínua para os profissionais da área e o impacto da política municipal no desenvolvimento de um destino turístico serão alguns dos temas em debate.

O primeiro dia de congresso, 20 de março, arranca com a Sessão de Abertura às 14h30, que contará com intervenções de Fernando Garrido, presidente da ADHP; Francisco Calheiros, presidente da Confederação do Turismo de Portugal; Carla Salsinha, presidente da Entidade Regional de Turismo de Lisboa; Inês de Medeiros, presidente da Câmara Municipal de Almada; e Pedro Machado, Secretário de Estado do Turismo. Será também transmitida uma mensagem de boas-vindas de José Manuel da Costa Soares, presidente do Conselho de Administração da Fundação INATEL.

Às 16h00 terá lugar o primeiro painel do evento, “Hotelaria Inclusiva: Desafios e Oportunidades”, com participação de Ana Sofia Antunes, deputada na Assembleia da República e anterior Secretária de Estado da Inclusão; e Teresa Cópio, diretora de recursos humanos do hotel Dom Pedro Lisboa.

O segundo painel do dia está agendado para as 16h30. Ângela Correia, gestora de projeto na Associação Business Roundtable Portugal, abordará o tema “Reskilling no turismo: Um caminho para o crescimento das Pessoas e das Empresas”.

Às 17h00, Sérgio Ferreira, Partner da EY, sobe ao palco com o painel “É o Futuro – da Hotelaria – Autónomo?”, numa reflexão sobre a inteligência artificial e experiências digitais.

O primeiro dia termina com o tradicional jantar e cerimónia de entrega dos Prémios Xénios 2025 – Excelência na Hotelaria, que reconhecem e distinguem os melhores profissionais da indústria e o melhor parceiro de negócios.

O segundo, 21 de março, começa pelas 10h00 com o painel “O Diretor do Amanhã: Visão e Inovação”. Moderado por Carlos Díez de la Lastra, CEO da Les Roches Global, a mesa-redonda irá juntar representantes de quatro associações europeias de diretores de hotel, que constituem o European Bond of Hospitality Leaders: Patrícia Correia, da ADHP; Morey Pérez Intriago, da AEDH (Espanha); Luigi Sciarra, da ADA (Itália); e Jürgen Gangl, da HDV (Alemanha).

Às 11h45 arranca o painel “Estratégias de vendas para o sucesso hoteleiro”, com a presença de Carla Salsinha, presidente da Entidade Regional de Turismo de Lisboa; Rui Ribeiro, Market Team Manager da Booking.com, e Duarte Rodrigues, representante das Aldeias Históricas.

O congresso retoma à tarde com o painel “Governança municipal e desenvolvimento turístico”, agendado para as 14:30, com o contributo de José Ribau Esteves, presidente da Câmara Municipal de Aveiro.

O último painel do XXI Congresso da ADHP irá debater, às 15h30, o tema “Cibersegurança: proteção digital na hotelaria”. Carlos Soares, consultor especializado em privacidade e cibersegurança, assume a moderação de uma conversa que reunirá Pedro Machado, diretor sénior e encarregado de proteção de dados; João Gabriel, CEO da Mission is Critical; João Almeida, senior manager de arquitetura de segurança; e Isabel Batista, conselheira de ciber-telecom na Representação Permanente de Portugal em Bruxelas.

O congresso termina às 17h00, após a entrega de diplomas do CEDH – Curso de Especialização em Direção Hoteleira, com a sessão oficial de encerramento conduzida pelo Presidente da ADHP, Fernando Garrido.

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Holiday Inn Beja aposta no segmento de reuniões e eventos

O hotel Holiday Inn Beja está a apostar cada vez no segmento de reuniões e eventos, passando a disponibilizar duas salas com diferentes capacidades, pensadas para receber qualquer tipo de eventos e iniciativas.

O Holiday Inn Beja assume uma aposta cada vez maior na sua componente corporate, respondendo, assim, às atuais e principais exigências do mercado.

É no piso -1 do hotel de quatro estrelas que estão localizadas duas salas com diferentes valências e características, batizadas com nomes de artistas nascidos na região, e pensadas para receber qualquer tipo de eventos e iniciativas, tendo disponíveis equipamentos tecnológicos de som e imagem, rede de wi-fi, ar condicionado, acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida e ainda um serviço de catering com menus personalizados de almoço, jantar, coffee-breaks, coffee station, cocktails e canapés.

A Sala Florbela Espanca tem 25 metros quadrados e capacidade para receber 12 pessoas, dispõe de uma mesa central e vários pontos de rede elétricos.

Já a Sala Mário Beirão, com 250 metros quadrados, pode apresentar-se em diferentes formatos, da plateia ao banquete, tem capacidade para receber até 200 pessoas e contempla infraestruturas de som e projeção de imagem.

A unidade hoteleira oferece 95 quartos distribuídos por quatro pisos, um restaurante especializado na gastronomia tradicional – Chaparro Alentejano – ginásio, serviço de lavandaria e engomadoria, rooftop e uma piscina exterior. Na decoração das várias zonas da unidade, saltam à vista algumas obras que homenageiam e celebram os dois poetas alentejanos que dão nome às anteriormente referidas salas – Florbela Espanca e Mário Beirão – da fachada assinada pelo artista Vhils às tapeçarias artesanais no lobby, da autoria da artista plástica Silvia Maria Perloiro.

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Legacy Ithos: Novo hotel do grupo Vila Baleira surge após investimento de 10M€

Dedicado a um conceito de turismo de saúde e bem-estar, a nova unidade do Vila Baleira Hotels & Resorts, o Legacy Ithos, surge da reconstrução do antigo centro de talassoterapia do grupo no Porto Santo. Espera-se que o novo hotel abra portas em meados de julho.

Carla Nunes

O grupo Vila Baleira vai contar com um novo hotel no Porto Santo, o Legacy Ithos, fruto de uma remodelação de cerca de 90% do edifício onde funcionava o Baleira Talasso & Spa.

Após um investimento de cerca de 10 milhões de euros, o Legacy Ithos abrirá portas em meados de julho deste ano como um boutique hotel de luxo com 28 unidades de alojamento. Acresce um segmento de saúde e bem-estar, dedicado à talassoterapia, para o qual foi criado não só novas áreas como uma nova marca, o Ora.

“Achamos que Porto Santo consegue responder muito bem a um novo mundo de turismo de saúde e bem-estar muito associado a uma vertente de luxo. Estamos a ir para um patamar que não existe neste momento em Porto Santo”, afirma Gonçalo Teixeira, administrador do grupo Ferpinta, que detém o grupo Vila Baleira Hotels & Resorts.

Para este hotel, o grupo prevê a contratação de 42 trabalhadores, entre as vertentes de hotel e bem-estar.

Esta nova unidade é acompanhada por um rebranding do grupo Vila Baleira Hotels & Resorts, que dedica uma nova imagem ao “maior luxo da atualidade”, o tempo.

Resultados de 2024

Com os resultados do Vila Baleira Hotels & Resorts a “ficaram um pouco aquém das perspetivas em termos de orçamento”, dada a “ambição” do grupo no estabelecimento de métricas e orçamentos, Gonçalo Teixeira afirma que houve uma evolução “positiva” face a 2023, com as receitas a aumentar 12% em 2024 face ao ano anterior.

A ocupação média dos hotéis situou-se entre os 70% e os 75%, Gonçalo Teixeira refere que o destino “continua a ser muito sazonal”. Como explica, “estamos a batalhar todos os dias para esbater a sazonalidade, neste momento não tanto em termos de ocupação, mas em termos de preço, [porque] ainda continua a haver uma quebra gigante em termos de resultados”.

Sobre a aplicação de uma taxa turística de dois euros no Porto Santo durante todo o ano, Gonçalo Teixeira afirma que, se por um lado, o grupo entende que “possa fazer sentido”, estando disponíveis para participar na discussão da sua aplicabilidade na época alta, alerta para a sua aplicabilidade no período de Inverno.

“Percebemos que possa fazer sentido, e teremos obviamente de participar nessa discussão da taxa turística no período de época alta. Porto Santo é uma ilha com muitas dificuldades, muito sazonal, com uma performance negativa nos meses de época baixa. Não nos faz sentido uma taxa turística implementada no inverno, quando os players privados trabalham todos os dias com um desgaste tremendo para podermos trazer clientes para a ilha. Vamos estar a carregar mais negativamente na operação, o que causa grandes entropias no que são as nossas projeções”, termina.

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Immerso conta com novos membros de direção

Gonçalo Menezes e Samantha Martins, profissionais que já se encontravam ligados ao hotel Immerso desde a sua abertura, passam a assumir os cargos de direção e subdireção da unidade hoteleira, respetivamente.

O Immerso, primeiro hotel de cinco estrelas da Ericeira, reforçou a sua direção com novos membros. Desta forma, Gonçalo Menezes passa a assumir o cargo de diretor do hotel, enquanto Samantha Martins desempenha o cargo de subdiretora.

Ambos os profissionais estão ligados ao projeto hoteleiro desde a abertura. Gonçalo Menezes é uma das figuras por trás do conceito e da edificação do Immerso, a par de Pedro Lopes, acionista na Inspire Capital. Já Samantha Martins desempenhou o cargo de diretora de vendas aquando da abertura do hotel, uma função que acumula agora com a subdireção da unidade.

Também Francisco Martinho, antigo sommelier e subchefe de sala, passa agora a responsável de Food and Beverage (F&B), “garantindo maior fluidez no calendário gastronómico” do restaurante da unidade, o Emme, como referido em comunicado. Nesse sentido, estão já em vista jantares a quatro mãos com cozinheiros convidados, show cookings à volta do fogo, noites temáticas e outros eventos gastronómicos.

“A nova direção promete manter-se fiel à premissa inicial do Immerso: trazer ao dia a dia e à experiência do projeto a componente natural, orgânica e descontraída que está na sua origem, e proporcionar um serviço de luxo, mas sempre próximo e descontraído”, como refere o hotel em nota de imprensa.

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PortoBay prepara abertura de nova unidade no Algarve após receitas de 129M€ em 2024

Com uma faturação de 129 milhões de euros nas suas 17 unidades em 2024 – um aumento de 11% face ao ano anterior – o PortoBay traça planos para o seu segundo hotel no Algarve, que deverá abrir portas em julho deste ano. Na Madeira, mais concretamente no Funchal, já começaram as obras para o futuro PortoBay Old Town.

Carla Nunes

Em 2024, o grupo PortoBay conseguiu faturar 129 milhões de euros, um aumento de 11% face ao ano anterior. Destes, 117 milhões de euros corresponderam à faturação das 14 unidades em Portugal (mais 12%) e 12 milhões de euros aos três hotéis que o grupo detém no Brasil (mais 11%).
Com uma subida de 6% face a 2023 no lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (EBITDA), o grupo hoteleiro apurou cerca de 26 milhões de euros em resultados líquidos no ano passado.

Os dados foram indicados esta quarta-feira, 12 de março, por António Trindade, CEO do PortoBay, durante a BTL – Better Tourism Lisbon Travel Market. Sobre os mesmos, o CEO referiu que “o nosso maior concorrente é o PortoBay do ano anterior”, antecipando, já para o próximo ano um crescimento de até 5%.

Contudo, refere que “com uma capacidade aérea “esgotada”, no caso de Lisboa, “é difícil fazer previsões”.

Nesse sentido, indica que “tem de haver um esforço de a oferta se adaptar aos constrangimentos da procura”.

“Tem de haver um esforço de a oferta se adaptar aos constrangimentos da procura. Quando tenho um aeroporto totalmente esgotado, até ele conseguir recuperar o aumento de procura, tenho de fazer toda a campanha para aumentar a minha estadia média”, refere, indicando que, na perspetiva da operação “sete clientes a usufruírem uma noite vale tanto como um cliente a usufruir de sete noites”.

No seu entender, este desafio deve ser lançado não só aos hoteleiros, “mas também quer em termos governamentais, quer em termos autárquicos”, por forma a atrair turistas durante mais tempo no destino.

Novas unidades

Agora, o grupo prepara-se para abrir a sua segunda unidade hoteleira no Algarve, o PortoBay Blue Ocean, em “meados de julho”, no edifício do antigo TUI Blue Falésia. Com 350 quartos, este hotel ficará ligado através do jardim ao PortoBay Falésia, de 310 quartos, “abrindo todas as facilidades aos clientes dos dois hotéis”, como refere António Trindade.

Se o PortoBay Falésia estará “mais ligado à vertente desportiva” – razão pela qual o grupo vai abrir, ainda em março, um novo centro desportivo neste hotel – o PortoBay Blue Ocean estará mais associado à vertente lifestyle.

Recorde-se que, através de um acordo de joint venture entre o PortoBay com o grupo Humbria, a propriedade imobiliária do PortoBay Falésia e do atual PortoBay Blue Ocean passou a ser detida em partes iguais pelos dois grupos, como anunciado na BTL do ano passado. À data, foi referido que estava em causa um investimento superior a 150 milhões de euros, que incluía a requalificação dos hotéis.

Na Madeira, António Trindade assegura que já começaram as obras no futuro PortoBay Old Town, no Funchal, um boutique hotel de cinco estrelas que deverá abrir portas em 2027.

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Bensaude Hotels investe 12,5M€ na remodelação de cinco hotéis

No ano em que celebra 90 anos de atividade, a Bensaude Hotels aposta num rebranding com uma nova imagem de marca, a par de um pacote de renovações em cinco hotéis do portefólio. O balanço de 2024, mas também a possibilidade de novas aberturas, foram alguns dos pontos abordados pelo administrador-executivo da Bensaude Turismo durante a BTL– Better Tourism Lisbon Travel Market

Carla Nunes

No ano em que celebra 90 anos de atividade, a Bensaude Hotels aposta num rebranding com uma nova identidade visual, mas também em remodelações.

Este ano, o grupo hoteleiro tem em vista um investimento de 12,5 milhões para remodelar cinco unidades do seu portefólio, nomeadamente o Terra Nostra Garden Hotel; Grand Hotel Açores Atlântico; Terceira Mar Hotel; Hotel do Canal e São Miguel Park Hotel.

No Terra Nostra Garden Hotel, a renovação visa a Casa de Chá, enquanto no Grand Hotel Açores Atlântico será remodelada toda a área de wellness. Já no Terceira Mar Hotel, a intervenção visa a piscina interior e bar exterior.

No caso do Hotel do Canal e do São Miguel Park Hotel, será realizada uma remodelação total de ambos os hotéis.

O valor foi indicado à Publituris Hotelaria por Jorge Aguiar, administrador-executivo da Bensaude Turismo, na BTL– Better Tourism Lisbon Travel Market, onde o grupo apresentou a sua nova identidade visual inspirada nas rotas marítimas que unem os Açores a Portugal Continental, à Europa e ao Continente Americano.

Este rebranding constituiu “o maior investimento feito até hoje” pelo grupo neste segmento, de acordo com Nuno Pavão Borges, diretor de comunicação e marketing do grupo Bensaude.

“Precisávamos que a marca fosse mais conhecida. E são 90 anos. Somos das cadeias mais antigas a nível nacional, e a verdade é que isso não é muito percecionado a nível nacional”, refere Nuno Pavão Borges.

2024 com melhorias “em todos os indicadores”

Do balanço da atividade em 2024, Jorge Aguiar refere que o grupo “melhorou em todos os indicadores”, com resultados acima de 2023.

No ano passado, o preço médio registou melhorias, com subidas entre os 10% e os 15%.

“Não só nos Açores, mas em Portugal inteiro, os nossos preços antigamente estavam muito depreciados. Merecíamos mais, com o que disponibilizamos a quem nos visita”, defende o administrador-executivo da Bensaude Turismo.

Já nas taxas de ocupação, o aumento foi entre os 2% e os 3%. Não sendo “proporcional” ao aumento do preço médio, Jorge Aguiar aponta para a necessidade de não degradar o nível de serviço com ocupação excessiva. Com a “shoulder season” a “melhorar”, o administrador indica que os hotéis do grupo registaram ocupações entre os 70% e os 75% em outubro, “fruto de congressos e reuniões”.

O ano de 2024 trouxe uma “intensificação do mercado norte-americano” para os hotéis da Bensaude Hotels, com este a tornar-se no principal mercado. Seguiram-se os mercados nacional, alemão e francês.

Apesar do crescimento, Jorge Aguiar vê o ano de 2025 como um período de “consolidação”.

“Não acreditamos em crescimentos até infinito. Estamos com algum receio pelo mercado norte-americano, que é um dos nossos principais mercados. As medidas políticas que estão a ser tomadas vão ter impacto real na vida das pessoas e a nossa expectativa é que pelo menos mantenham os fluxos atuais”, admite.

Possibilidades de expansão

Com mais duas unidades hoteleiras a integrar o portefólio da Bensaude em sistema de arrendamento desde o ano passado – nomeadamente o Hotel do Caracol e o Caloura Hotel – o grupo admite “olhar para outras oportunidades que possam surgir nos Açores, mas nunca em produtos de volume”, como refere Jorge Aguiar.

“Não vamos fazer hotéis de 150 quartos. O caminho para os Açores, na nossa opinião, sobretudo em São Miguel, não é esse, mas produtos de valor acrescentado, que resultem de reabilitação urbana e que qualifiquem o destino”.

Já a nível nacional, o administrador afirma estarem “ativamente atentos” a oportunidades a nível nacional, olhando com preocupação para o número de aberturas hoteleiras na capital.

“Preocupa-nos o que se está a passar em Lisboa. A oferta está a crescer, de grande qualidade. Mas se alguém acha que vai correr bem aumentar a oferta desta forma e não aumentar a concetividade e a porta de entrada, alguma coisa neste raciocínio vai falhar”.

Por esse motivo, um segundo hotel em Lisboa, “só se for uma boa oportunidade”. Contudo, o administrador acredita que “vai ser difícil”.

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Castelo Branco negoceia “parceria internacional” para dinamizar novo Centro de Estudos Gastronómicos

O presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, Leopoldo Rodrigues, revelou à Publituris Hotelaria que a autarquia procura uma parceria internacional que ajude à “dinamização e operação” do novo centro, avançando que há já negociações com um instituto internacional de formação e investigação gastronómica.

Inês de Matos

O Centro de Estudos Gastronómicos que a Câmara Municipal de Castelo Branco está a construir deverá contar com uma “parceria internacional” para dinamizar e operar a infraestrutura, que deverá estar pronta antes do prazo de execução, previsto para 2027, avançou à Publituris Hotelaria Leopoldo Rodrigues, autarca de Castelo Branco, durante a BTL – Better Tourism Lisbon Travel Market 2025.

De acordo com o presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, o novo Centro de Estudos Gastronómicos visa a “formação de profissionais da área da cozinha, mas também do serviço de mesa e bar”, além de “um trabalho de investigação associada à gastronomia, com a incorporação de produtos locais”.

“Pensando na importância da gastronomia para as dinâmicas turísticas, desde o início do mandato que estamos a construir um projeto que reputamos de muita importância, uma Escola de Chefs ou Centro de Estudos Gastronómicos. Foi um projeto que iniciámos em 2022, neste momento já estamos em obra”, explicou Leopoldo Rodrigues.

O presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco revelou que a autarquia está já a trabalhar no sentido de estabelecer uma parceria internacional que ajude à “dinamização e operação” do novo centro, avançando apenas que já há negociações com um instituto internacional de formação e investigação gastronómica.

O novo espaço fica localizado no centro da cidade de Castelo Branco, concretamente na Rua de Santa Maria, e tem 2027 como prazo de execução, ainda que o autarca acredite que seja possível antecipar a abertura da infraestrutura.

“O prazo de execução prevê que esteja concluído em 2027, mas ainda recentemente falei com o empreiteiro que me disse que é provável que se consiga antecipar”, acrescentou Leopoldo Rodrigues, considerando que “a gastronomia local tem condições para ser uma grande marca do concelho de Castelo Branco”.

Presença templária dá origem a novo centro de interpretação

Além do novo Centro de Estudo Gastronómicos, a autarquia de Castelo Branco está também a recuperar e adaptar a Igreja de Santa Maria do Castelo, localizada dentro do castelo, para receber um novo centro de interpretação dedicado à presença templária na cidade.

“Castelo Branco é uma terra templária, o castelo é templário e para valorizar ainda mais essa memória, estamos com outra obra em curso que é o Centro de Interpretação Templário, que fica localizado numa alcáçova do castelo, na Igreja de Santa Maria do Castelo”, revelou ainda Leopoldo Rodrigues.

De acordo com o autarca, o novo espaço “será muito focado no digital – com hologramas e apresentações – mas também com a presença física de elementos que foram recolhidos”.

A abertura do Centro de Interpretação Templário está prevista para junho ou julho deste ano.

Sobre o autorInês de Matos

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