RoomRaccoon aponta para aumento de 24% no RevPAR durante a Páscoa
Tendo por base um conjunto de mais de 300 hotéis independentes, guesthouses e hostels, a RoomRaccoon indica que a receita por quarto disponível em Portugal na Páscoa deste ano, ou seja, de 18 a 21 de abril, chegou aos 71 euros, quando no mesmo período do ano passado se situou nos 57 euros.

Publituris Hotelaria
Alojamento turístico gera 6,7 mil milhões de euros de proveitos totais em 2024
Hotelaria de Lisboa e da Madeira mantém liderança em taxa de ocupação e RevPAR em 2024
Alojamento turístico em Portugal faturou 6,7MM€ no ano passado
AHP: Hotéis da Madeira, Lisboa e Algarve são os mais procurados para a Páscoa
Norfin investe na construção de hotel cinco estrelas no Palmares Ocean Living & Golf
Dom José Beach Hotel de portas abertas após remodelação total
Constituição de novas empresas de alojamento e restauração em Portugal desce 4% face a 2024
Hotel MS Collection Mosteiro de Arouca já abriu portas
Taxa de ocupação no Algarve regista ligeira descida em março
Primeiro hotel internacional da Meliá convertido à marca Paradisus
A RoomRaccoon aponta para um aumento de receita por quarto disponível (RevPAR, na sua sigla em inglês) de 24% durante Páscoa deste ano em Portugal, face ao mesmo período de 2024. Se este ano o indicador chegou aos 71 euros, no ano passado este situou-se nos 57 euros.
Os dados da empresa tecnológica têm por base um conjunto de mais de 300 hotéis independentes, guesthouses e hostels e referem-se ao período entre 18 e 21 de abril deste ano, ou seja, entre a Sexta-Feira Santa e o dia de Páscoa.
De acordo com a RoomRaccoon, “o crescimento reflete uma combinação de maior ocupação e tarifas médias mais elevadas durante os quatro dias [deste período]”.

Créditos: RoomRaccoon
Os dados da empresa apontam para um aumento de cinco pontos percentuais na taxa média de ocupação, que atingiu os 59%. Já a tarifa média diária (ADR) registou um aumento de 13% face ao período de Páscoa do ano passado, chegando aos 119 euros, quando no ano anterior o valor foi de 105 euros.
Em termos de desempenho, a RoomRaccoon indica que “o melhor dia” foi sexta-feira, 18 de abril, com uma taxa de ocupação de 72% e um RevPAR de 92 euros.
Tendo por base os dados recolhidos, a RoomRaccoon afirma que estes apontam “para uma tendência de planeamento mais antecipado por parte dos viajantes, com as reservas a serem feitas, em média, com 50 dias de antecedência – comparado com a média nacional de 35 dias ao longo do ano”. No aopinião da empresa, isto “proporcionou aos hoteleiros uma janela estratégica para otimizar as suas tarifas e canais de distribuição”.
“Quando os hotéis têm visibilidade sobre a procura, conseguem tomar decisões mais inteligentes. Os resultados de Portugal mostram exatamente o que é possível quando tecnologia e timing trabalham em conjunto,” afirma Tymen van Dyl, CEO e fundador da RoomRaccoon.