Pestana lidera ESG no setor do turismo
O Merco publicou, recentemente, o ranking das 100 empresas mais responsáveis em matéria de ESG, em Portugal. Entre a centena de empresas no ranking, há duas no setor da hotelaria: Pestana (15.ª) e Vila Galé (85.ª)

Publituris Hotelaria
Nova edição: Tivoli Kopke Porto Gaia Hotel, uma nova referência na hotelaria a Norte
Grupo Vila Galé quer inaugurar Casas d’Elvas Historic Hotel, mas só pode mostrar
Barceló Hotel Group expande presença na Ásia com novo hotel nas Maldivas
Grande Real Santa Eulália aposta em vaga de remodelações
Prémios AHRESP querem voltar a premiar os melhores e inscrições terminam a 15 de março
O Merco, monitor de referência em Portugal, Espanha e América Latina, publicou, recentemente, o ranking das 100 empresas mais responsáveis em matéria de ESG. Este ranking avalia as empresas que, em 2024, melhor cumpriram com os fatores ambientais, sociais e de governança corporativa, dando origem a uma lista geral e outras três específicas, para cada um dos pilares ESG (Ambiental, Social, Governança).
No setor do turismo, o Pestana Hotel Group (PHG) é o primeiro a aparecer na 15.ª posição, fruto de uma subida de seis posições face ao anterior ranking em que ocupava o 21.º lugar.
Mas há outro player do setor da hotelaria a aparecer nos primeiro 100 lugares: Na 85.ª posição está o grupo Vila Galé.
Na elaboração do Merco Responsabilidade ESG Portugal 2024, participaram 258 executivos de grandes empresas, 28 especialistas em RSC, 47 analistas financeiros, 50 jornalistas de economia e sociedade, 30 membros do Governo, 37 responsáveis de ONG sociais e ambientais, 40 dirigentes sindicais, 38 líderes de associações de consumidores, 37 Social Media Managers e 800 cidadãos (Merco Sociedade).
No que diz respeito às subclassificações ESG (Ambiental, Social, Governança), no “E” de “Environment” – Ambiente, o grupo Pestana aparece em 13.º lugar, sendo o único a aparecer neste ranking de 50 empresas, surgindo novamente na 13.ª posição quando analisada a subclassificação “Social” e em 22.º no que toca à Governança”.