Concurso Chefe do Ano abre inscrições para a 36ª edição
O certame é dirigido para os profissionais de cozinha residentes em Portugal, com mais de 25 anos ou mais de cinco anos de experiência profissional comprovada.

Publituris Hotelaria
Grand Hotel Algarve adquirido pela Bordoy Hotels
Marca Tempo by Hilton chega a Portugal
Líbere Hospitality Group abre aparthotel no Porto
Convento do Espinheiro Historic Hotel & Spa aposta em novo chef
Details estabelece parceria com Builtrix para acelerar práticas de sustentabilidade
Hotel Mercure Ponta Delgada inaugurado na antiga Pensão Central
Nova edição abril: Entrevista a Roberto Santa Clara, CEO da Savoy Signature
Edição digital abril: Entrevista a Roberto Santa Clara, CEO da Savoy Signature
Bernardo Trindade reeleito como presidente da AHP para o triénio 2025-2027
Hotel Indigo Albufeira conclui renovação
As inscrições para a 36ª edição do concurso Chefe do Ano 2025 já se encontram abertas.
De caráter anual, o certame desafia cozinheiros e cozinheiras profissionais a mostrarem o seu trabalho culinário perante os pares. O desafio é dirigido a todos os profissionais de cozinha residentes em Portugal, com mais de 25 anos ou mais de cinco anos de experiência profissional comprovada.
Este ano, os concorrentes terão de apresentar a concurso um menu composto por Entrada Vegetariana, Prato de Bacalhau, Prato de Carne e Sobremesa, com azeite. Num dos pratos do menu é obrigatória a utilização de laranja como um dos elementos centrais da receita.
À semelhança de anos anteriores, a edição de 2025 estará dividida em três etapas regionais, que decorrem em abril, e uma final nacional, que acontece em maio. Os finalistas serão apurados com base nos resultados obtidos nas etapas regionais, sendo que o júri é presidido pelo chefe António Bóia, do JNcQUOI Avenida, em Lisboa.
Ao longo dos 35 anos de existência do concurso já ganharam o título de Chefe do Ano profissionais como Vítor Matos (Antiqvvm, duas estrelas Michelin), António Loureiro (A Cozinha, uma estrela Michelin), Henrique Sá Pessoa (Alma, duas estrelas Michelin), João Rodrigues (Canalha e Projeto Matéria), Luís Gaspar (Sala de Corte, Brilhante e Pica-Pau), Ana Magalhães (Rosewood Doha) e, mais recentemente, Diogo Novais Pereira (Porinhos).
Além do título de Chefe do Ano, será atribuído o Prémio Inovação Helmut Ziebell, em homenagem ao chefe com o mesmo nome.
As inscrições decorrem até 15 de fevereiro e podem ser feitas através do website do concurso.