PUB
Figuras

Sofia Costa Marques e Rita Germino integram equipa de vendas da Minor Hotels

As profissionais Sofia Costa Marques e Rita Gemino integram a Accor enquanto diretora de vendas do hotel Tivoli Avenida Liberdade, em Lisboa, e diretora de vendas de resorts no Algarve, respetivamente.

Figuras

Sofia Costa Marques e Rita Germino integram equipa de vendas da Minor Hotels

As profissionais Sofia Costa Marques e Rita Gemino integram a Accor enquanto diretora de vendas do hotel Tivoli Avenida Liberdade, em Lisboa, e diretora de vendas de resorts no Algarve, respetivamente.

A Minor Hotels reforçou a sua equipa de vendas com duas novas contratações: Sofia Costa Marques, que passa a assumir a direção de vendas do hotel Tivoli Avenida Liberdade, em Lisboa; e Rita Germino, contratada como diretora de vendas de resorts no Algarve.

Com mais de 25 anos de experiência na área de marketing e vendas, Sofia Costa Marques já passou por várias empresas internacionais, entre as quais The McGraw-Hill Companies e Verlag Dashöfer, onde desempenhou funções como a de diretora de marketing e vendas, além de responsável de marketing, vendas e operações. Antes  de assumir este novo cargo, a profissional trabalhava enquanto diretora de vendas no Hotel The Oitavos.

Licenciada em Sociologia, Sofia Costa Marques é pós-graduada em Marketing e Vendas, pelo ISCTE, bem como em Marketing Intelligence, pela Universidade Nova de Lisboa.

Já Rita Germino iniciou a sua carreira em 1997, tendo, ao longo do seu percurso, passado por agências de viagens, cruzeiros, companhias aéreas e cadeias hoteleiras nacionais e internacionais, como Corinthia, Marriot, Sheraton, Accor e SANA.

Ao longo dos últimos 18 anos integrou a área de vendas em vários hotéis em Portugal, Espanha e no Brasil, tendo desempenhando funções como de executiva de vendas e diretora de vendas. Neste novo cargo na Minor Hotels tem agora a seu cargo a liderança da equipa e estratégia de vendas do cluster de resorts do grupo no Algarve.

Rita Germino é licenciada em Turismo e conta com uma pós-graduação em Gestão de Organizações Turísticas, pelo Instituto Superior de Línguas e Administração, a par de diversas formações e certificações em vendas, liderança, negociação e inteligência emocional.

PUB
PUB
Sobre o autorPublituris Hotelaria

Publituris Hotelaria

Mais artigos
PUB
Figuras

Alexandra Henriques assume direção de marketing da cadeia WOTELS

A nova diretora terá como missão reforçar a presença da WOTELS no mercado, consolidar a identidade do grupo e apoiar o lançamento de novas unidades com campanhas de comunicação.

A WOTELS, cadeia portuguesa de alojamento híbrido, apostou em Alexandra Henriques para assumir a direção de marketing do grupo.

Com esta contratação, a WOTELS pretende “reforçar a aposta numa comunicação mais estratégica e estruturada, fundamental nesta fase de consolidação e expansão da marca”.

Com 16 unidades de alojamento espalhadas de norte a sul de Portugal, a WOTELS integrou recentemente na sua marca a Aldeia da Pedralva, no Algarve, que personifica o conceito de slow village. Prepara-se agora para a inauguração do Hotel Horta da Moura, uma unidade de quatro estrelas em Monsaraz.

“A entrada da Alexandra vai permitir posicionar a Wotels enquanto referência no alojamento híbrido a nível nacional, além de contribuir para a criação de uma nova marca de alojamento que agregue não só a Aldeia da Pedralva e a Horta da Moura, como também novas unidades que integrarão o portefólio”, refere Nuno Constantino, CEO do grupo WOTELS, em comunicado.

Com experiência em marketing estratégico no setor do turismo e hospitalidade, a nova diretora terá como missão reforçar a presença da WOTELS no mercado, consolidar a identidade do grupo e apoiar o lançamento de novas unidades com campanhas de comunicação “alinhadas com os valores da marca: diversidade, autenticidade e hospitalidade”.

Sobre o autorPublituris Hotelaria

Publituris Hotelaria

Mais artigos
PUB
Figuras

Patrícia Correia assume cargo de General Manager no Palácio de Tavira

A profissional ficará encarregue pela abertura do Palácio de Tavira, um boutique hotel “que combina tradição, design e um serviço personalizado”.

Após quase seis anos enquanto general manager do Monte Santo Resort, e após uma passagem de cerca de um ano no Villas d’Água Resort, Patrícia Correia assume agora o cargo de General Manager no Palácio de Tavira.

O anúncio foi feito pela profissional na sua página de LinkedIn, onde refere que esta recente unidade hoteleira trata-se de “um boutique hotel de charme onde a história e a autenticidade do Algarve se encontram”.

Desta forma, Patrícia Correia ficará responsável pela abertura e gestão do projeto “que combina tradição, design e um serviço personalizado, pensado para oferecer uma experiência autêntica e elegante no coração de Tavira”.

Com passagens por projetos como o Vila Gaivota, Hotel Baía Cristal, Vale d’Oliveiras Quinta Resort & Spa, no Carvoeiro, e Macdonald Inchyra Hotel & Spa, em Fallkirk, na Escócia, Patrícia Correia é formada em Gestão Hoteleira pela Escola de Hotelaria e Turismo de Faro.

No currículo soma cursos executivos em “Luxury Brand Management” e “Proficiency in Hospitality Management”, pela EHL Hospitality Business School, além de ter frequentado o programa de General Managers da Cornell Peter and Stephanie Nolan School of Hotel Administration.

A profissional é ainda Board Member – VP for Events na Associação dos Diretores de Hotel de Portugal (ADHP), além de lecionar nas Escolas de Hotelaria e Turismo do Turismo de Portugal e assumir o cargo de professora assistente convidada no Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes (ISMAT).

Sobre o autorPublituris Hotelaria

Publituris Hotelaria

Mais artigos
PUB
Figuras

UHM nomeia Sílvia Pereira de Castro como diretora regional de marketing

No novo cargo, a responsável passa a integrar o comité executivo da United Hospitality Management (UHM), além de liderar a direção de marketing dos hotéis Pine Cliffs Resort, Hyatt Regency Lisboa, Sheraton Cascais Resort e YOTEL Porto, numa fase de expansão nacional e internacional do grupo.

A United Hospitality Management (UHM), responsável pela gestão de unidades hoteleiras como o Pine Cliffs Resort, Hyatt Regency Lisboa, Sheraton Cascais Resort e YOTEL Porto, anunciou a nomeação de Sílvia Pereira de Castro como diretora regional de marketing do grupo.

Na nova função, que assumiu no início de março, a responsável passa também a integrar o comité executivo da organização, assumindo “um papel estratégico nos projetos corporate do grupo, num momento em que a UHM acelera a sua estratégia de expansão no competitivo mercado europeu”, como se pode ler em comunicado.

“Estamos entusiasmados com a chegada da Sílvia à nossa equipa. A sua liderança inspiradora, aliada a uma visão holística do negócio e a uma impressionante capacidade de execução, são ativos fundamentais para os desafios que temos pela frente. Acreditamos que a sua energia e experiência serão determinantes na consolidação da UHM como referência de excelência na hospitalidade europeia”, sublinha Carlos Leal, Chairman & Board Member da UHM.

Sílvia Castro iniciou a sua carreira no setor hoteleiro no Vila Vita Parc, tendo participado no lançamento do primeiro Wyndham Grand na Península Ibérica, o resort Quinta do Lago. Recentemente, assumiu a direção de marketing da Details Hospitality Sports & Leisure, onde liderou a comunicação e o posicionamento de um portefólio de 16 hotéis.

“Integrar um projeto com a dimensão e ambição da UHM é um privilégio e uma responsabilidade que abraço com enorme entusiasmo. Acredito profundamente num marketing que respeita a identidade de cada marca e a eleva com estratégia, criatividade e consistência”, afirma a diretora regional de marketing.

Sobre o autorPublituris Hotelaria

Publituris Hotelaria

Mais artigos
PUB
Figuras

Philippe Vignon assume direção-geral do Glion Institute of Higher Education

Com mais de 30 anos de experiência à frente de grandes organizações internacionais, em setores que vão do turismo e da aviação aos meios de comunicação digitais e à educação, Philippe Vignon conta com uma experiência que se estende a vários cargos de consultoria estratégica e de direção.

O Glion Institute of Higher Education nomeou Philippe Vignon como novo diretor-geral, com efeitos a partir de 16 de junho de 2025.

No novo cargo, o profisisonal ficará encarregue pela supervisão dos campus da Glion na Suíça e no Reino Unido, estabelecendo parcerias estratégicas com os principais intervenientes nos setores da hotelaria, do turismo e do luxo. A melhoria da experiência dos estudantes, através da inovação e da excelência operacional, será outro dos objetivos do profissional, como referido em nota de imprensa.

Philippe Vignon terá também a tarefa de liderar a ambição de expansão global da Glion, ao identificar novos mercados em crescimento, fomentar colaborações institucionais e aumentar a influência da Glion “em regiões onde a excelência no ensino da hotelaria tem uma procura crescente”.

Com mais de 30 anos de experiência à frente de grandes organizações internacionais, em setores que vão do turismo e da aviação aos meios de comunicação digitais e à educação, Philippe Vignon conta com uma experiência que se estende a vários cargos de consultoria estratégica e de direção.

Os destaques da sua carreira incluem o cargo de CEO na Geneva Tourism and Conventions e na Edipresse Digital – Edipresse Group, bem como o de General Manager Commercial Switzerland, Italy, Germany & Eastern Europe na easyJet. Já na L’Oréal Suisse SA passou de gestor de marca a diretor nacional de vendas e marketing.

Integra ainda o comité consultivo do programa Doyof Al Rahman (Vision 2030, Arábia Saudita) e atua como conselheiro da Cabanner – uma plataforma digital que reinventa as viagens sustentáveis e exclusivas – e da Sky2Share, uma iniciativa de aviação suíça que promove a partilha de jatos privados ecológicos.

É também membro independente do conselho de administração do Hôtel des Horlogers, uma propriedade de luxo sustentável desenvolvida pela Audemars Piguet no Vallée de Joux.

“Philippe traz uma rara mistura de clareza estratégica, experiência operacional e liderança humana. Compreende perfeitamente o posicionamento de uma marca de património suíço como a Glion e guiará a sua expansão com autenticidade e ambição. A sua nomeação marca um passo decisivo na nossa missão de formar os futuros líderes da hotelaria e do luxo”, afirma Benoît-Etienne Domenget, diretor-executivo da Sommet Education.

Sobre o autorPublituris Hotelaria

Publituris Hotelaria

Mais artigos
PUB
Figuras

Cénica Porto Hotel reforça equipa de marketing e vendas

O Cénica Porto Hotel, Curio Collection by Hilton reforçou a equipa com a nomeação de Vânia Pinheiro para o cargo de Director of Sales and Marketing e Oleksandr Menshykov para a função de Sales Manager.

Com mais de 12 anos de experiência no setor, Vânia Pinheiro é formada em Jornalismo pela Universidade do Porto e mestre em Sales & Marketing Management pelo ISAG.

No currículo acumula passagens por marcas como o Sea Containers London Hotel, Six Senses Douro Valley, Marriott Praia D’El Rey e Boeira Garden Hotel Porto Gaia, Curio Collection by Hilton, onde ocupou cargos como Marketing Executive, Cluster Sales & Marketing Manager e, recentemente, como Cluster Assistant Director of Sales.

“Estou extremamente entusiasmada por me juntar à equipa do Cénica Porto Hotel, onde liderarei a área de Vendas e Marketing. Este desafio representa uma excelente oportunidade para contribuir com a minha experiência e para consolidar o hotel como uma referência no Porto. “, afirma Vânia Pinheiro em nota de imprensa.

Já Oleksandr Menshykov conta com sete anos de experiência na hotelaria, tendo iniciado a sua carreira como rececionista num hotel de quatro estrelas.

Licenciado em Gestão de Atividades Turísticas, o profissional é pós-graduado em Estratégia Digital e Redes Sociais na Hotelaria e Turismo, além de um mestre em Direção Hoteleira, pelo Instituto Politécnico do Porto. Oleksandr passou por diversas áreas da hotelaria, como Food and Beverage (F&B), eventos, marketing e financeiro, especializando-se, posteriormente, no segmento comercial como Sales Executive. Ao longo da carreira integrou cadeias internacionais como IHG e Marriott.

“A hotelaria é a minha verdadeira paixão, e este novo desafio permite-me colocar em prática o conhecimento adquirido ao longo dos anos, contribuindo para o crescimento e sucesso do Cénica Porto Hotel. Estou motivado e preparado para fortalecer o reconhecimento do hotel no mercado”, destaca Oleksandr Menshykov.

 

Sobre o autorPublituris Hotelaria

Publituris Hotelaria

Mais artigos
PUB
Figuras

W Algarve contrata Andrea Licastro para a direção de marketing e comunicação

A profissional, que começou o seu percurso na indústria hoteleira no W Santiago, trabalhou no Heathrow Windsor Marriott Hotel, no W London e no Penha Longa Resort.

A profissional Andrea Licastro assume a liderança do departamento de Marketing e Comunicação do W Algarve, após uma década de experiência em hospitalidade e branding de luxo.

Em funções neste novo cargo desde o início deste amo, Andrea Licastro supervisiona as estratégias de marketing, redes sociais e a criação de conteúdos, tanto do hotel como das W Residences.

Esta não é a primeira vez que Andrea trabalha com a marca W Hotels. Em 2015, quando se mudou para o Chile, começou a sua carreira profissional como W Insider, no W Santiago. Três anos mais tarde trabalhou em Londres como Marketing & Sales Coordinator no Heathrow Windsor Marriott Hotel. Em 2019, regressou à família W para trabalhar como Brand and Social Media Marketing Executive no W London.

Há três anos, rumou até Portugal para assumir a posição de Marketing and Communications Manager no Penha Longa Resort, em Sintra. Neste último cargo, foi responsável pela estratégia da marca, marketing digital e comunicações no sector da hotelaria de luxo.

Sobre o autorPublituris Hotelaria

Publituris Hotelaria

Mais artigos
PUB
Figuras

Highgate Portugal nomeia novo vice-presidente de operações

A Highgate acaba de contratar Csaba Boda para o cargo de vice-presidente de operações para Portugal. No novo cargo, o profissional fica encarregue por liderar as direções gerais dos vários clusters e das diferentes unidades de todo o portefólio, reportando diretamente ao diretor de operações da Highgate Portugal.

A sua principal missão na Highgate Portugal será acompanhar de perto os diretores gerais e as equipas operacionais, assegurando a concretização da visão do grupo para o país.

Em foco estarão as renovações previstas para 2025 e as novas aberturas de unidades hoteleiras, que incluem o Westin Salgados Beach Resort; Marriott Salgados Golf Resort & Conference Center; Marriott Residences Salgados Resort e o Kimpton Atlântico Algarve.

Em paralelo, é esperado que Csaba Boda “maximize a eficiência das operações, ao potenciar o impacto sustentável da atividade”. O desenvolvimento da próxima geração de talento e líderes, bem como o acompanhamento da expansão do portefólio da Highgate em Portugal, serão também áreas estratégicas da sua atuação.

Com cerca de 25 anos de experiência em hotelaria, Csaba Boda é licenciado pelo College of International Management and Business Studies.

Entre os destaques do seu percurso, liderou recentemente a operação do W Ibiza, assumindo a responsabilidade pela gestão global do hotel e pela implementação dos padrões da marca, desde a abertura ao posicionamento estratégico no mercado de luxo. Foi ainda responsável pelas operações de uma unidade hoteleira de luxo afiliada à Leading Hotels of the World, onde coordenou equipas multidisciplinares e assegurou a manutenção dos critérios de qualidade e serviço associados à insígnia.

Passou ainda por cargos de direção na Hyatt Hotels Corporation e na Starwood Hotels & Resorts Worldwide, Inc., em áreas operacionais e comerciais. Com uma carreira desenvolvida maioritariamente em ambientes multiculturais internacionais, é esperado que o novo vice-presidente de operações traga “uma perspectiva global à gestão da operação da Highgate em Portugal”.

Sobre o autorPublituris Hotelaria

Publituris Hotelaria

Mais artigos
PUB
Créditos: Paula Fontão, cortesia da ADHP
Figuras

ADHP distingue carreira de António Aguiar nos Prémios Xénios

A cerimónia de entrega dos Prémios Xénios decorreu na quinta-feira, 20 de março, durante o XXI Congresso da ADHP. Além das oito categorias a concurso, a associação entregou o “Prémio Carreira” a António Aguiar e o “Prémio de Mérito” a Carla Salsinha, presidente da Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa.

A ADHP – Associação dos Directores de Hotéis de Portugal, entregou os Prémios Xénios esta quinta-feira durante o XXI Congresso da associação, distinguindo o percurso de António Aguiar com o Prémio Carreira.

Além deste galardão, a associação distinguiu Carla Salsinha, presidente da Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa, com o “Prémio de Mérito”.

Conheça abaixo a lista dos vencedores das oito categorias a concurso nos Prémios Xénios deste ano.

  • “Melhor Diretor de Hotel”: Bruno Lima, Turim Hotels;
  • “Melhor Diretor de Alojamento”: Susana Nero, da AHM – Ace Hospitality Management;
  • “Melhor Diretor de F&B”: André Costa, do EPIC SANA Algarve;
  • “Melhor Diretor Comercial, Marketing e Vendas”: Carolina Nogueira de Lemos, do Hilton Garden Inn Évora;
  • “Melhor Jovem Diretor de Hotel”: Ana Galo, do Montebelo Vista Alegre Lisboa Chiado Hotel;
  • “Melhor Gestor do Potencial Humano”: Vera Pereira, do PortoBay Hotéis e Resorts;
  • “Melhor Gestor de Revenue Management”: Rita Amorim, da Accor Hotels;
  • “Melhor Parceiro de Negócios”: Cocktail Team.

Créditos: ADHP

Após um período de candidaturas, a direção da ADHP selecionou um conjunto de nomeados para as oito categorias mencionadas. A votação online, que alcançou 147.464 votos, resultou numa shortlist com três finalistas em cada categoria, correspondendo aos candidatos mais votados.

Os nomeados foram posteriormente submetidos à avaliação de um júri composto por personalidades no setor da hotelaria e do turismo. A decisão do vencedor foi feita “tendo em consideração um voto por cada elemento do júri”, como a ADHP explica em comunicado. Além disso, a votação online acresceu três votos para o primeiro finalista com o maior número de votos, dois votos para o segundo finalista e um voto para o terceiro finalista.

Sobre o autorPublituris Hotelaria

Publituris Hotelaria

Mais artigos
PUB
Figuras

Catarina Simões assume direção-geral do Kimpton Atlântico Algarve

A carreira profissional de Catarina Simões começou há mais de dez anos na Minor Hotels & Resorts, onde desempenhou diferentes funções nas várias marcas do grupo. Formada em Gestão Hoteleira, a profissional acumulou experiência em vários pontos do mundo até regressar a Portugal em 2023 onde, até à data, desempenhava o cargo de diretora-adjunta do resort Anantara Vilamoura.

O Kimpton Atlântico Algarve, pertencente ao portefólio de gestão da Highgate Portugal, vai contar com a direção-geral de Catarina Simões. Espera-se que o hotel abra portas no segundo trimestre deste ano.

Catarina Simões iniciou a carreira profissional há mais de 10 anos na Minor Hotels & Resorts, desempenhando diferentes funções em vários grupos hoteleiros como Anantara Hotels, Resorts & Spa, AVANI e Tivoli Hotels & Resorts.

Após acumular experiência no mercado internacional em locais como Abu Dhabi, Malásia, Maldivas, Qatar, Vietname e Tunísia, a profissional encontra-se em Portugal desde 2023. Antes de aceitar o novo desafio no Kimpton Atlântico Algarve, Catarina Simões desempenhava o cargo de diretora-adjunta do resort Anantara Vilamoura.

A profissional é formada em Gestão Hoteleira pela Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, contando ainda com uma especialização em Finanças Hoteleiras pelo Grupo EHL, na Suíça.

“Estou muito entusiasmada com este desafio que tem uma responsabilidade acrescida: o lançamento da marca Kimpton em Portugal. Será a primeira unidade de lifestyle da IHG Hotels & Resorts no mercado nacional e é uma das aberturas mais aguardadas do portefólio de gestão da Highgate Portugal. Estarei focada, em conjunto com toda a equipa, na qualidade do serviço prestado no resort, que conta com espaços inovadores que se vão destacar através de novos conceitos de bar, restauração e bem-estar”, adianta Catarina Simões.

Situado à beira da Praia de São Rafael, em Albufeira, o hotel Kimpton Atlântico Algarve pretende oferecer uma experiência onde combina “o charme mediterrâneo com serviços personalizados”, incluindo um Wellness Hub, um restaurante de fine dining e um rooftop bar com vista panorâmica para o mar. Posicionando-se como um “refúgio de luxo exclusivo”, o hotel pretende também afirmar-se como uma proposta para “eventos, casamentos e todo o tipo de celebrações”, como referido em nota de imprensa.

Sobre o autorPublituris Hotelaria

Publituris Hotelaria

Mais artigos
PUB
Figuras

Eduardo Peregrino é o novo diretor-geral do Reid’s Palace

Após assumir a direção de operações da Belmond para o sul da Europa, Eduardo Peregrino desempenha agora o cargo de diretor-geral do Reid’s Palace. Com uma carreira de quase duas décadas na hotelaria., o profissional conta com uma licenciatura em Estratégia e Gestão em Turismo e um mestrado em Direção e Gestão Hoteleira.

O Reid’s Palace, a Belmond Hotel, no Funchal, conta com um novo diretor-geral, na pessoa de Eduardo Peregrino.

Antes de assumir a direção desta unidade hoteleira, o profissional estava encarregue pela direção de operações na Belmond para o sul da Europa.

Natural do Alentejo, Eduardo Peregrino começou a carreira no setor hoteleiro com um estágio no Vila Vita Parc Resort & SPA, após concluir a licenciatura em Estratégia e Gestão em Turismo – à qual se seguiu o mestrado em Direção e Gestão Hoteleira.

Com uma carreira de quase duas décadas na hotelaria, trabalhou maioritariamente em território europeu, tendo sido diretor-geral no Vale d’Oliveiras Quinta Resorts & Spa, em Portugal, e depois no Le Massif Hotel, em Courmayeur. Supervisionou ainda a reabertura do Anglo-American Hotel, em Florença. Juntou-se à Belmond em junho de 2024 para exercer as funções de diretor de operações, chegando agora à liderança do Reid’s Palace.

Quanto às expectativas para este novo desafio, Eduardo Peregrino revela em comunicado que “a par dos objetivos financeiros”, pretende que “o Reid’s continue a centrar-se “na filosofia de slow luxury, com novos amenities e atividades, e trazer a sustentabilidade para a ordem do dia”.

Outro grande objetivo para os próximos anos passa por “aprovar um ambicioso plano de remodelação de quartos e de áreas públicas que se prevê ser realizado em fases, de forma a não interromper a operação”.

Já no âmbito dos recursos humanos, o novo diretor-geral do Reid’s Palace é perentório: “A nossa ambição é sermos o hotel mais desejado para quem pretende trabalhar na hotelaria de luxo, com as melhores condições do setor, política de benefícios e atividades de desenvolvimento para todos os nossos colaboradores. O nosso grupo (LVMH) tem vindo a investir muito neste sentido e as pessoas são um elemento essencial na nossa atividade”, refere.

Sobre o autorPublituris Hotelaria

Publituris Hotelaria

Mais artigos
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
Este website usa cookies.Ao navegar, está a concordar com a nossa política de privacidade.