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AHETA vai a votos a 18 de novembro

As eleições que decorrem a 18 de novembro, segunda-feira, têm como objetivo eleger os órgãos sociais para o triénio 2025/2027.

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Fim de ano no Algarve com ligeiro aumento, mas “sem grande impacto no turismo”, diz AHETA

A Associação de Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA) vai a votos a 18 de novembro para eleger os órgãos sociais para o triénio 2025/2027.

Presente a sufrágio estará uma lista liderada por Mário Ferreira na Assembleia Geral, Hélder Martins, na Direção e Francisco Moser no Conselho Fiscal.

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Em nota de imprensa, a associação dá conta de que “esta será uma lista que aposta na continuidade do trabalho realizado e que integra todos os elementos que integravam as listas anteriores”.

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Desta forma, apresentam-se para a assembleia geral Mário Azevedo Ferreira (PG Hotels), como presidente; Maria do Rosário Ribeiro (Vila Galé S.A), como vice-presidente; e José Emídio (AGT, S.A.) e Orlando Lopes (Mogal, Inv. Tur Hoteleiros S.A.) como secretários.

Já a direção conta com Hélder Martins (Pedras d’el Rei, Gestão e Turismo, S. A.) como presidente. Já a listagem para vice-presidente inclui Joel Pais (Solverde, S.A.); Jorge Beldade (Minor Luxury Hotels S.A.); José Vila-Nova (Vila Vita Parc, Lda); Martinho Fortunato (Marlagos, In. Turísticas Lda); Pedro Lopes (Salvor, S.A.); Reinaldo Teixeira (Garvetur Ag. Imobiliária, S.A.); Sérgio Leandro (SGEHR, Soc Gest e Exp. Hotéis e Resorts, S.A.);  Teresa Bispo (Pedra dos Bicos, S.A.); José Carlos Leandro (Alísios II, Imob. Turismo, S.A.); Carlos Viegas (Soc. Turística Vasco da Gama, S.A.); José Queiroga Valentim (Pedras da Rainha, At. Turísticas, S.A.).

Por fim, o conselho fiscal apresenta como presidente Francisco de Moser (Details Hotels & Resorts, S.A.), como vice-presidente Rui Justo (Balvil Gest Emp Turísticos Lda) e como secretário Rui Costa (Alboltur Soc. Hoteleira Lda).

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Pierre Nierhaus na feira Ambiente

Feiras & Eventos

Novos públicos e hábitos de consumo: as tendências para o canal Horeca em destaque na Ambiente

Pierre Nierhaus, consultor para a indústria hoteleira, marcou presença na feira Ambiente para dar a conhecer aquelas que considera as principais tendências no canal Horeca para 2025 e 2026. Novos hábitos de consumo, especialmente à hora de almoço, a necessidade de criar ofertas para várias gerações e a digitalização foram alguns dos pontos referidos pelo profissional, que enfatiza o papel da experiência do cliente neste segmento.

Carla Nunes

A feira Ambiente, que este ano decorre de 7 a 11 de fevereiro na Messe Frankfurt, arrancou com uma programação fortemente apostada no canal Horeca, a par da oferta de expositores.

As principais tendências para o setor no próximo ano foram o foco da palestra de Pierre Nierhaus, consultor para a indústria hoteleira e autor do Gastro-trendreport 2025/2026.

No que diz respeito ao panorama gastronómico, o profissional argumenta que a cozinha de fusão “deixou de ser confusa” para estar agora bem sedimentada e afirmada, dando como exemplo a cozinha Nikkei, que reúne a cozinha japonesa com ingredientes e influências da gastronomia de países da América do Sul.

Já a cozinha saudável é indicada como a principal tendência, com as vertentes vegan e vegetariana a aumentar, “especialmente nos jovens”, que mostram também apetência para o flexitarianismo, com a redução do consumo de carne.

No entanto, além desta tendência nas faixas mais jovens, Pierre Nierhaus aponta para a importância de criar propostas para gerações como os baby boomers, que têm agora “bastante tempo livre – mais do que as gerações que ainda estão a trabalhar – e que também gostam de viajar e ir a novos locais”.

Além da oferta gastronómica, o profissional aporta para a importância da experiência que é prestada nos estabelecimentos do canal Horeca, numa altura em que os consumidores, “pela primeira vez, gastam mais dinheiro em experiências do que em bens materiais”.

“Há dez anos, as pessoas iam de férias e traziam bens materiais do destino. Hoje, trazem fotografias, publicam-nas no Instagram. Partilham a sua experiência. Ao jantar num restaurante, partilham fotografias com os amigos, da comida. Por isso, esta é também uma boa oportunidade para os destinos turísticos partilharem a sua história”, refere Pierre Nierhaus.

A indústria dos snacks

O profissional argumenta também que o consumo está a mudar, principalmente ao almoço, com os consumidores a preferirem snacks – como uma sandes, fallafel ou pequenas pizzas, por exemplo – em detrimento de uma refeição completa, com prato principal. Como refere, “as padarias estão a substituir os restaurantes ao almoço”, e a oferta que começou por pequenos pontos de venda na rua passou a estar disponível em restaurantes próprios.

Nesta que apelida como “a indústria dos snacks”, a digitalização mostra-se como uma ferramenta natural, com o profissional a prever que os restaurantes se tornem cada vez mais digitais.

Opções de digitalização na cozinha, para organizar procedimentos e horários, mas também virados para o cliente, com a opção de reservar mesa e consultar menus online, são preconizados por Pierre Nierhaus como um movimento cada vez mais crescente na restauração, onde o QR Code se mantém como “o grande vencedor”, a par dos terminais de pagamento sem contacto com os trabalhadores.

Sobre a possibilidade de se poder perder o contacto com o cliente que caracteriza o setor, Pierre Nierhaus lembra que apesar do atendimento digital, “a experiência deve ser sempre analógica”. Nos momentos em que há efetivamente contacto com o cliente, a atenção deve ser redobrada e, apesar de no futuro poder ser possível ter refeições elaboradas por robots, o profissional admite que prefere que esta continue a ser confeccionada por profissionais.

“[Equilibrar o digital e o analógico] é um grande compromisso. Pessoalmente, prefiro que [o setor] não se torne demasiado digital, mas a mudança vai chegar automaticamente”, termina.

*A Publituris Hotelaria viajou até Frankfurt, na Alemanha, a convite da Messe de Frankfurt.

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Carla Santos, diretora comercial da Costa Nova, e Paulo Ferreira, team leader da hotelaria na empresa.

Fornecedores

As tendências da Costa Nova na Ambiente 2025

A personalização, o “mix and match” e o ecogres são algumas das apostas da Costa Nova para 2025 apresentadas na feira Ambiente deste ano.

Carla Nunes

A feira Ambiente, que este ano teve lugar de 7 a 11 de fevereiro na Messe Frankfurt, regressou em 2025 com uma oferta dedicada ao design, utensílios de mesa e decoração.

Este ano, e de acordo com a organização, marcaram presença 98 empresas portuguesas, 65 das quais representadas na fileira casa pela Nerlei. Nas próximas semanas, a Publituris Hotelaria dá a conhecer a oferta de algumas destas empresas e as tendências que antecipam para 2025.

No caso da Costa Nova, Carla Santos, diretora comercial da Costa Nova, aponta a personalização, o “mix and match” e o ecogres, uma pasta de grés resultante da incorporação de resíduos e subprodutos industriais, como as principais apostas da marca para 2025.

Stand da Costa Nova na Ambiente, na Messe Frankfurt

Que produtos trouxeram para a Ambiente?
São sempre aqueles que nós produzimos e também vendemos. Além da gama de mesa e todos os complementos de cozinha, também vendemos design nosso, mas não produzidos nas nossas fábricas: tudo o que tem a ver com têxtil mesa, complementos, cutelaria, vidros. Damos um serviço completo ao nosso cliente.

Há algum produto que estejam a apresentar com maior destaque?
Claramente a cerâmica, que é produzida nas nossas quatro fábricas. Uma grande aposta no reciclado, com o ecogres, em que cerca de 95% [do material] é reutilizado. Tem tido cada vez mais procura, é uma tendência que o público, em geral, e os consumidores procuram. Destacamos também desenvolvimentos que fazemos com designers que trabalham connosco. No mercado alemão trabalhamos com o designer Carsten Gollnick, que fez duas grandes coleções para a hotelaria da nossa área. A ESCADA, que lançamos aqui em primeira mão, que é um projeto arrojado, mais de nicho na oferta de buffet, tem sido uma aposta grande da nossa empresa e da nossa marca. Esta coleção tem sido um grande destaque, e a Ressonance também, onde fazemos o complemento da porcelana com o grés. O Mix and Match, que é muito a nossa filosofia, é também uma das nossas grandes apostas.

A linha ESCADA, desenhada pelo designer alemão Carsten Gollnick, oferece soluções para buffets com bases em cortiça

Quais são os vossos principais mercados?
O mercado americano é um mercado bastante grande, onde temos uma filial, e depois na Ásia também temos mercados com grande força. Em Portugal, Espanha, França e Bélgica vamos diretamente no mercado, portanto são mercados também têm uma pujança e um interesse muito especial para nós.

Dentro da vossa área de atuação, que tendências identifica para o setor hoteleiro este ano?
Há uma procura grande na hotelaria pela customização. Cada vez mais, cada hotel, cada restaurante gosta de ter o seu toque pessoal. É uma das coisas que nós gostamos de corresponder, ou com o logotipo, ou com uma das nossas coleções, com um pequeno pormenor que possa fazer a diferença e faça essa distinção, essa personalização. Estamos disponíveis para isso, somos flexíveis.

*A Publituris Hotelaria viajou até Frankfurt, na Alemanha, a convite da Messe Frankfurt

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David Ribeiro, diretor comercial da Cutipol, com o mais recente modelo da coleção desenhada por Aires Mateus

Fornecedores

As tendências da Cutipol na Ambiente 2025

A mistura de modelos e cores na mesa chegou à cutelaria, uma das tendências apontadas pela Cutipol para o canal Horeca. O modelo desenhado pelo arquiteto Aires Mateus é o mais recente lançamento da marca.

Carla Nunes

A feira Ambiente, que este ano teve lugar de 7 a 11 de fevereiro na Messe Frankfurt, regressou em 2025 com uma oferta dedicada ao design, utensílios de mesa e decoração.

Este ano, e de acordo com a organização, marcaram presença 98 empresas portuguesas, 65 das quais representadas na fileira casa pela Nerlei. Nas próximas semanas, a Publituris Hotelaria dá a conhecer a oferta de algumas destas empresas e as tendências que antecipam para 2025.

Para a Cutipol, as principais tendências prendem-se com a mistura de modelos e cores, com David Ribeiro, diretor comercial da empresa, a referir a utilização de diferentes cores de cutelaria para os vários momentos da refeição. O modelo desenhado pelo arquiteto Aires Mateus é o mais recente lançamento da marca portuguesa de cutelaria.

Que produtos trouxeram para a Ambiente?
Estamos a destacar o nosso último lançamento, que é um modelo desenhado pelo arquiteto Aires Mateus, e tem sido um grande sucesso, felizmente. É um modelo moderno, muito ergonómico, com uma particularidade de ter uma concha da colher bastante diferente do que é habitual.

Coleção desenhada pelo arquiteto Aires Mateus para a Cutipol, em destaque na feira Ambiente

Que produtos tem despertado mais interesse pelo público da feira?
O nosso modelo icónico é o Goa, que é o modelo que mais vendemos em todos os mercados e é provavelmente também o modelo mais copiado em todo o mundo. Acho que não há nenhum modelo que tenha sido tão copiado como nosso modelo Goa, mas que felizmente, continuamos a vender muito.

Quais são os vossos principais mercados?
Extremo Oriente, Japão, Coreia, Taiwan e os Estados Unidos da América, que também são muito fortes para nós. Estamos em praticamente todos os países da Europa também.

Que percentagens representam os mercados nacional e internacional na Cutipol?
Mercado nacional representa pouco. A exportação representa cerca de 92%.

Coleção Goa, da Cutipol

Dentro da vossa área de atuação, quais diria serem as tendências para o setor hoteleiro este ano?
Na área da hotelaria existe uma tendência de mista, digamos assim. Temos os restaurantes de fine dining mais modernos, que começam a fazer uma mistura de modelos e de cores, também. Nomeadamente o nosso modelo Goa, que fabricamos em muitas cores, é usado no prato principal com uma cor, para sobremesas, outra, às entradas, outra cor. E até também com outros modelos, para além do Goa. Há muito esta tendência, [nos restaurantes] com estrelas Michelin, por exemplo. O modelo Aires Mateus, curiosamente, também está a ser o modelo com muita aceitação para hotelaria, no canal Horeca.

*A Publituris Hotelaria viajou até Frankfurt, na Alemanha, a convite da Messe Frankfurt

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Formação

Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal leciona formação à medida para 14 projetos turísticos

O programa desenhado para empreendimentos turísticos em Troia, Comporta, Melides e Alcácer do Sal é dirigido aos profissionais que lideram equipas, com o intuito de desenvolver competências de gestão, liderança e inovação.

De fevereiro a maio, a Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal, pertencente à rede de escolas do Turismo de Portugal, vai levar a cabo um plano de formação para profissionais, desenvolvido à medida de 14 unidades hoteleiras e de restauração.

Os empreendimentos turísticos visados estão situados em Troia, Comporta, Melides e Alcácer do Sal, sendo que os módulos temáticos e práticos deste programa de formação foram criados de acordo com as necessidades previamente identificadas nos respetivos empreendimentos, como referido em nota de imprensa.

As 14 unidades envolvidas e que vão beneficiar do programa são o Hotel Valo do Gaio; a Herdade da Barrosinha; o Troia Design Hotel; a Pousada Castelo de Alcácer do Sal; o JNcQUOI Beach Club Restaurant; o Independente Comporta; a AlmaLusa Comporta; o Sublime Comporta – Country Retreat & SPA; o Pestana Tróia Eco-Resort; o Spatia Comporta; o Vermelho Melides; a Quinta Da Comporta – Wellness Boutique Resort, an SLH Hotel; o Aqualuz Troia by The Editory e o The Editory by The Sea Troia Comporta Hotel.

O programa é dirigido aos profissionais que lideram equipas, com o intuito de desenvolver competências de gestão, liderança e inovação. O objetivo passa por capacitar estes profissionais para o trabalho em equipa e estimular a comunicação eficaz entre diversas áreas, “preparando-os para os desafios associados aos serviços turísticos de elevada sofisticação”.

O plano de formação aborda matérias e temas como línguas, serviço de alojamento e serviço turístico na área de restauração e bebidas.

A avaliação será contínua e focada no desenvolvimento prático e na aplicação dos conhecimentos adquiridos, para que se possam fazer “eventuais ajustes ou uma melhor adequação de conteúdos, tendo em conta os desafios reais identificados em cada um dos empreendimentos”.

“A formação é um pilar essencial para reforçar a competitividade das empresas do turismo e garantir a qualificação contínua dos respetivos profissionais. Apostar no desenvolvimento de competências é investir na excelência do serviço, na satisfação dos clientes e no futuro sustentável do sector”, refere Carlos Abade, presidente do Turismo de Portugal.

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Feiras & Eventos

AHRESP marca presença na Lisbon Food Affair com programa dedicado ao canal Horeca

A inovação e o futuro do canal Horeca são alguns dos temas abordados nas iniciativas da AHRESP na Lisbon Food Affair, que decorre de 10 a 12 de fevereiro na Feira Internacional de Lisboa (FIL). A entrada é gratuita para associados.

De 10 a 12 de fevereiro de 2025, a AHRESP – Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal estará presente na Lisbon Food Affair (LFA), com um stand e iniciativas dedicadas à inovação e ao futuro do Canal HORECA.

No stand da associação, a programação inclui vários workshops e showcookings. Destes, a AHRESP destaca a iniciativa “Características e benefícios do pão tradicional”, que terá lugar a 10 de fevereiro às 17h00. Esta será conduzida por Elisabete Ferreira, reconhecida como a melhor padeira do mundo pela União Internacional de Panificação e Pastelaria.

O stand terá ainda demonstrações como “Pastelaria tradicional vs. Pastelaria Vegetal”, com Sara Soares, criadora da marca de pastelaria vegan “Caos – O Futuro é Vegetal” (12 de fevereiro, às 15h00).

Acresce o projeto Redfruit4health, com o chef Rui Cerveira, que destaca os benefícios do consumo de frutos vermelhos (11 de fevereiro, às 16h30) e “Como filetar peixe”, com o chef Valter dos Santos (12 de fevereiro, às 16h30).

Estarão ainda em cena momentos Nestlé sobre técnicas de barista para preparações com café de filtro (10 e 12 de fevereiro, às 11h00), estratégias para otimizar ofertas no setor alimentar e showcookings da Garden Gourmet (10, 11 e 12 de fevereiro, às 13h00), com apresentação de novas tendências e soluções gastronómicas.

Restauração em Portugal – Mercados, Tendências e Tecnologias

Além dos workshops e showcookings, a associação dedica um dia à restauração a 10 de fevereiro, no qual dinamiza a Talk AHRESP sob o tema “Restauração em Portugal – Mercados, Tendências e Tecnologias”, com dados relativos ao setor.

Nesta palestra, e pela primeira vez, a associação reúne a Nielsen IQ, DIG IN e a Zone Soft para debater o que procuram os consumidores, a evolução do ticket médio, onde se fatura, como se fatura e quem mais fatura, entre outros temas referentes à gestão quotidiana e prospetiva dos negócios de restauração.

Para esta sessão, Ana Paula Barbosa, da Nielsen IQ, apresentará estudos sobre o comportamento e preferências dos consumidores da restauração, por faixa etária e categorias de estabelecimento. Já Pedro Édris de Sousa, CEO da Zone Soft, contribui com os mais recentes dados sobre consumo. Por fim, Nuno Fernandes, CEO da DIG-IN, explorará as novas tendências da restauração. Pedro Cardoso, do Solar dos Presuntos, dará o seu testemunho enquanto empresário face aos dados apresentados.

Os associados da AHRESP terão acesso gratuito ao evento, sendo que para garantir bilhetes os interessados devem solicitá-los junto dos Serviços da AHRESP ou através do email eventos@ahresp.com.

O stand da AHRESP conta com o apoio da Nestlé Profissional, Clima Portugal, Fagor, MSL – Medicina e Segurança Laboral, Rentokil Initial e VBSS, proporcionando um ponto de encontro dedicado a ouvir os profissionais e empresários e preparado para a troca de ideias, soluções e esclarecimentos.

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Grande Real Santa Eulália aposta em vaga de remodelações

A primeira fase do projeto de remodelações em vista para o Grande Real Santa Eulália visa os quartos da unidade hoteleira, que deverá estar concluída no final de abril deste ano. Até 2027, o hotel espera renovar as suas villas, Centro de Congressos e os espaços de restauração e lazer.

O Grande Real Santa Eulália, em Albufeira, vai apostar numa vaga de remodelações em vários espaços do hotel. A primeira fase abrange a renovação de todos os quartos da unidade hoteleira, que se espera que esteja concluída até ao final de abril deste ano.

Os novos quartos vão apresentar um design “mais contemporâneo e harmonioso”, de acordo com o hotel, com uma paleta de tons suaves, inspirada nas paisagens do Algarve. Esta remodelação está a cargo da decoradora Ana Sofia Oliveira, a par da NS Contract, empresa de projetos de mobiliário e decoração de unidades hoteleiras.

O objetivo passa por “criar um equilíbrio entre acabamentos modernos e as novas funcionalidades tecnológicas nos aparelhos e sistemas disponíveis nos quartos, bem como a cultura e tradição do litoral algarvio, com a utilização de peças como os pratos de cerâmica de Porches”, como referido em nota de imprensa.

Quartos renovados do hotel Grande Real Santa Eulália | Créditos: DR

“A renovação do Grande Real Santa Eulália reflete o compromisso em adaptar a oferta às tendências atuais de design, mantendo a essência e autenticidade do Algarve, com o objetivo de proporcionar uma experiência que valorize o local e responda às expectativas dos hóspedes”,  refere Karine Brites, diretora-geral da unidade.

As próximas fases do projeto de remodelação do hotel Grande Real Santa Eulália visam a renovação das villas, do Centro de Congressos e dos espaços de restauração e lazer da unidade até 2027.

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Figuras

Carolina Afonso é a nova Chief Digital & Marketing Officer da Estoril 8023

A profissional transita da Gato Preto, onde assumia o cargo de CEO. Nesta nova função, Carolina Afonso fica responsável pelas áreas de eCommerce, Marketing e IT da empresa dedicada à gestão de hotéis de luxo.

A Estoril 8023, empresa de gestão de hotéis de luxo em Portugal, apostou em Carolina Afonso para o cargo de Chief Digital & Marketing Officer.

No novo cargo, a profissional fica responsável pelas áreas de eCommerce, Marketing e IT, “com o objetivo de impulsionar a transformação digital e fortalecer a presença da empresa no setor hoteleiro em Portugal e nos mercados internacionais onde opera”, como referido em nota de imprensa.

No currículo, Carolina Afonso acumula experiência enquanto CEO do Gato Preto em Portugal e Espanha, mas também na Toshiba Printin Soultions, Asus, Konica Minolta, onde desempenhou as funções de diretora de marketing durante 15 anos.

Atualmente, além do recente cargo na Estoril 8023, a profissional é professora no ISEG/Universidade de Lisboa, bem como coordenadora de vários cursos no ISEG Executive Education. Doutorada pela Universidade Complutense de Madrid, Carolina Afonso conta com um mestrado em Marketing pelo ISEG e uma licenciatura em Relações Internacionais pela Universidade Nova de Lisboa.

Foi reconhecida pela Forbes como uma das mulheres mais influentes nos negócios em Portugal, destacando-se no Top 5 da categoria de retalho. Autora de vários livros e publicações, é também diretora da Associação Portuguesa de Profissionais de Marketing (APPM) e recentemente foi nomeada presidente do Conselho Estratégico de Liderança dos Alumni do ISEG.

Com a integração de Carolina Afonso, a Estoril 8023 pretende reforçar “o compromisso com a inovação digital e a excelência no setor da hotelaria de luxo, visando proporcionar experiências únicas e memoráveis aos seus hóspedes, bem como nas insígnias multimarca que a marca trabalha”, como refere em nota de imprensa.

“É um desafio que faz todo o sentido no meu percurso profissional, desde sempre ligado à alta direção nas áreas de gestão, marketing e IT. Chegou a hora de mudar de sector. É com enorme entusiasmo que me mudo para a Avenida da Liberdade e que assumo este novo desafio na Estoril 8023. Acredito que a inovação aliada à tecnologia e ao marketing desempenham um papel crucial no setor hoteleiro, e estou motivada para contribuir para o crescimento e consolidação das marcas do grupo”, refere Carolina Afonso em comunicado.

A Estoril 8023 dedica-se à gestão de hotéis de luxo em Portugal, com destaque para a sua marca própria, a Valverde Living. A empresa dedica-se também à gestão multimarca com várias insígnias como o InterContinental Cascais Estoril ou HollidayInn Braga. Atualmente administra seis hotéis com 292 quartos e desenvolve três propriedades adicionais, com previsão de agregar 179 chaves nos próximos três anos.

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Formação

Programa de Formação e Integração de Migrantes: 5 mil inscritos, mais de mil vagas abertas para 329 empresas

Mais de cinco mil migrantes inscritos e mais de mil vagas abertas por 329 empresas candidatas é ponto de situação do Programa de Formação e Integração de Migrantes e Beneficiários de Proteção Internacional no Setor do Turismo, uma das medidas do programa governamental “Acelerar a Economia”.

As 329 empresas que aderiram ao “Programa de Formação e Integração de Migrantes e Beneficiários de Proteção Internacional no Setor do Turismo”, uma das medidas do programa governamental ‘Acelerar a Economia’, disponibilizam 1.299 vagas para estágios, bem mais do que estava inicialmente previsto, que eram mil. Segue-se a seleção dos migrantes que vão fazer a formação e estágio, dos 5.378 que se candidataram.

Esta fase de candidaturas, de acordo com comunicado do Turismo de Portugal, ficou marcada pela diversidade de nacionalidades dos candidatos, ao todo 75 origens diferentes. Os países mais representados são o Brasil, seguido de Angola, Índia, Nepal, Paquistão e Bangladesh. Registaram-se ainda inscrições de países como Peru, Colômbia e Argentina.

Relativamente à distribuição geográfica, Lisboa foi o distrito com maior número de candidatos, 1.821, seguida do Porto com 931 e Setúbal com 567. Mais de metade dos candidatos tem o equivalente ao ensino secundário, 59% são do género feminino e 41% do masculino.

Relativamente às empresas, a adesão também superou as expectativas, observa o Turismo de Portugal, o que levou já à decisão de aumentar o programa, para poder preencher todas as vagas de estágio disponíveis. As áreas mais representadas são a hotelaria, restaurante/bar, padaria e pastelaria, restauração, alojamento local, turismo em espaço rural e turismo de habitação, catering e animação turística.

Sublinhe-se a diversidade de empresas por setor, uma vez que se candidataram a este programa desde grandes grupos, que submeteram muitas vagas para funções diferentes na organização, até microempresas.

Para Pedro Machado, secretário de Estado do Turismo, o Programa Integrar para o Turismo – uma das 60 medidas que constituem o Programa lançado pelo Governo ‘Acelerar a Economia’ – “é uma das iniciativas que, ao reforçar a qualificação da mão de obra e, simultaneamente promover a inclusão social, vem contribuir não só para o fortalecimento da competitividade e resiliência das empresas do sector, mas também torna Portugal num destino ainda mais sustentável, inovador e atrativo”.

Já Carlos Abade, presidente do Turismo de Portugal, classifica que “a adesão significativa ao Programa Integrar para o Turismo de migrantes e empresas significa que este é um programa que responde às necessidades reais sentidas no país”.

Por outro lado, considera que “também simboliza a força do compromisso do Turismo de Portugal em apostar na qualificação dos profissionais e em tornar o turismo um bom exemplo de integração”.

O presidente do Turismo de Portugal salienta ainda que “num período marcado por desafios demográficos e de recursos humanos em diversas áreas de atividade, esta iniciativa reforça a importância do turismo como um motor de inclusão e desenvolvimento económico, beneficiando tanto os trabalhadores como as empresas que os acolhem”.

A primeira fase do programa focou-se na mobilização de migrantes e empresas, garantindo uma base sólida para as próximas etapas. Com a formação prestes a iniciar-se, espera-se que a integração dos profissionais ocorra de forma estruturada e eficaz, consolidando o turismo como um setor atrativo e sustentável para quem procura novas oportunidades em Portugal.

Após a seleção dos mil migrantes que vão integrar o programa serão constituídos 40 grupos de formação, cada um com 25 formandos. Esta fase vai decorrer em toda a Rede de Escolas do Turismo de Portugal e eventualmente em cidades onde, não havendo estas instituições de ensino, seja possível fechar parcerias para o efeito.

Depois da formação, a colocação dos primeiros migrantes nas empresas vai começar a 1 de junho, sendo que até final de outubro todos os estágios terão de ter iniciado.

O Programa Integrar para o Turismo insere-se numa iniciativa estratégica que visa responder aos desafios do setor através da qualificação e integração de migrantes no mercado de trabalho. Assente em cinco grandes objetivos estratégicos, esta iniciativa pretende facilitar a capitalização e consolidação das empresas, melhorar o acesso a financiamento, promover o empreendedorismo e a inovação, incentivar práticas sustentáveis e potenciar a criação de clusters setoriais. Com uma abordagem integrada e alinhada com os desafios atuais, o programa Acelerar a Economia pretende criar condições mais favoráveis para o desenvolvimento empresarial, estimulando o investimento, a criação de emprego e a modernização da economia portuguesa.

O Programa Integrar para o Turismo assenta ainda numa parceria estratégica entre três entidades que representam os três eixos fundamentais do programa: Migração / AIMA – Agência para a Imigração e Mobilidade; Formação / Turismo de Portugal através Rede de Escolas de Hotelaria e Turismo; Empregabilidade / Confederação do Turismo de Portugal.

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Restaurantes

Eurostars Universal aposta em novo restaurante de fine dining

O novo espaço de fine dining na capital é liderado pelo chef Tomás Pereira, que aposta numa carta sazonal.

O Eurostars Universal, situado no Parque das Nações, em Lisboa, abriu um novo restaurante dedicado ao fine dining, o 98 Universal.

Inspirado na Expo’98, o restaurante pretende oferecer “uma experiência sensorial que presta homenagem ao passado, celebra o presente e olha para o futuro”, como a unidade frisa em nota de imprensa. O intuito passa por refletir “a transformação da cidade, combinando tradição e inovação numa oferta gastronómica sofisticada, mas descontraída”.

Sob a chefia do chef Tomás Pereira, uma das bandeiras do futuro restaurante assenta na “autenticidade e sazonalidade”, com a utilização de ingredientes frescos e da época. Desta forma, a carta do restaurante muda consoante as estações, com pratos que juntam “o melhor que Portugal tem para oferecer com inspirações e técnicas internacionais”.

O restaurante 98 Universal está aberto todos os dias das 19h30 às 22h30. A inauguração oficial deste espaço de restauração está marcada para o início de março.

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Formação

ERT do Alentejo e Ribatejo apresenta projeto de formação para o Litoral Alentejano

O projeto de formação para o Litoral Alentejano desenvolvido pelo Turismo de Portugal, e que foi dado a conhecer essencialmente às unidades de alojamento situadas naquela região orientadas para o segmento upscale, abrange diferentes áreas, como ‘Comunicação e Acolhimento’ e ‘Restauração e Cozinha’, e prevê formar trabalhadores das várias empresas.

A Entidade Regional do Turismo do Alentejo e Ribatejo acaba de apresentar o projeto de Formação para o Litoral Alentejano esta terça-feira, 4 de fevereiro, no Sublime Comporta e que se destinou essencialmente às unidades de alojamento situadas naquela região orientadas para o segmento upscale. As ações poderão realizar-se na Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal e nas próprias empresas, começando ainda este mês de fevereiro.

José Santos, presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, destaca que “a formação é um dos pilares da estratégia de valorização do turismo do Alentejo Litoral e é com o intuito de reforçar a nossa atuação nesta matéria que temos vindo a trabalhar com o Turismo de Portugal e com os empresários”, esperando uma adesão generalizada.

Já Catarina Paiva, vogal do Conselho Diretivo do Turismo de Portugal, adianta que “a qualificação e valorização do capital humano é vital para a consolidação do posicionamento do Alentejo Litoral como destino turístico de excelência”, realçando que o Turismo de Portugal “continua comprometido em desenvolver soluções de formação adaptadas às necessidades das empresas, dos profissionais e dos territórios”.

A responsável apontou ainda que, “num período marcado por muitos desafios ao nível da atração, fidelização e capacitação dos recursos humanos, através deste Projeto de Formação para o Litoral Alentejano, que agora iniciamos, será dado um novo impulso à capacitação dos profissionais desta região, que eleve cada vez mais os patamares de excelência na “arte da hospitalidade”.

A sessão contou também com a presença do Secretário-Geral da Laurel – Associação Portuguesa de Marcas de Excelência, Francisco Carvalheira, que abordou o tema ‘Autenticidade e a Simplicidade no Luxo: Posicionamento de Excelência no Turismo do Litoral Alentejano: Desafios e Oportunidades’. O encerramento ficou a cargo do presidente da Câmara Grândola, António Figueira Mendes.

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