GuestCentric aponta para desaceleração de preço médio e aumento na procura hoteleira para 2025
O CEO da empresa tecnológica refere que o preço médio dos hotéis do seu portefólio em Portugal assistiu a uma desaceleração no final de 2024, que continua a verificar-se em 2025. Contudo, o aumento do número de reservas tem equilibrado a equação. Com as reservas em dispositivos móveis a ganharem destaque no setor hoteleiro, a GuestCentric apostou em novas atualizações na sua plataforma HyperCommerce’25.

Carla Nunes
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De acordo com Pedro Colaço, CEO da GuestCentric, os hotéis em Portugal do seu portefólio assistiram a uma desaceleração do preço médio no final de 2024, ano que caracteriza de forma global como “extraordinário, o melhor de sempre”. Com a desaceleração deste indicador a manter-se em 2025, o CEO refere, contudo, que “a procura tem crescido muito”, apontado para crescimentos nos hotéis entre os 7% e os 9%.
O profissional falou com a Publituris Hotelaria durante a BTL – Better Tourism Lisbon Travel Market, aquando da apresentação da nova versão do HyperCommerce’25, uma plataforma que reúne várias ferramentas da GuestCentric que trabalham para a melhoria das reservas diretas dos hotéis.
O novo motor de reservas foca-se particularmente na facilitação das reservas em dispositivos móveis, um fator que Pedro Colaço acredita ser uma forte tendência no mercado hoteleiro atualmente.
“Cerca de 60% das visitas ao website [dos nossos clientes] já são feitas em dispositivos móveis e as reservas andam entre os 30% e os 40%. Há um gap entre o que as pessoas procuram e o que efetivamente reservam, e esta nova solução é precisamente para fechar este gap. Acreditamos que com uma solução mais ágil vamos conseguir que 60% das reservas sejam efetivamente a nível das reservas diretas”, afirma o CEO da GuestCentric.
Em comunicado, a empresa aponta ainda que das unidades hoteleiras do seu portefólio, os websites dos hotéis tem verificado um aumento de 38% nas reservas diretas, enquanto os canais móveis registam um aumento de 44%.
Para o efeito, o CEO garante que a empresa fez “um enorme estudo de usabilidade”, através do qual concluiu ser possível “fazer reservas em menos de um minuto num telemóvel”.
Além da experiência de navegação e reserva mais rápida, o novo sistema permite a finalização da compra de forma instantânea com Google Pay e Apple Pay, além de integrações nativas com Google, Apple e Facebook. Conta ainda com um sistema de personalização inteligente, através do qual possibilita a exibição automática de quartos, pacotes e extras relevantes, com base nas preferências dos hóspedes. Acrescem as promoções dinâmicas, bem como as reservas de grupo simplificadas.
A aposta nas reservas através de dispositivos móveis surge da crença da GuestCentric de que a geração Z, que “está muito focada nos dispositivos móveis”, será “a partir do próximo ano a geração que mais viaja”. Contudo, o CEO acredita que o comportamento desta geração será contagioso para as restantes.
“Diria que a inteligência artificial, a rapidez, a performance e o foco na reserva direta serão os pontos mais importantes para 2025”, termina.