Edição digital
Alojamento

Taxa de ocupação no Algarve sobe em dezembro

De acordo com os dados avançados pela AHETA, o último mês de 2024 viu a taxa de ocupação fixar-se perto dos 35%.

Publituris Hotelaria
Alojamento

Taxa de ocupação no Algarve sobe em dezembro

De acordo com os dados avançados pela AHETA, o último mês de 2024 viu a taxa de ocupação fixar-se perto dos 35%.

Sobre o autor
Publituris Hotelaria
Artigos relacionados
Alojamento
Congresso AHRESP: Turismo Centro de Portugal assegura estar preparado “para receber mais turistas”
Alojamento
AHRESP exige ter voz ativa sobre taxas turísticas e pede reposição dos valores de IVA
Alojamento
Hélder Martins mantém-se como presidente da AHETA
Alojamento
Eurostars Hotel Company chega ao País Basco com dois hotéis
Eurostars Hotel Company
Alojamento
Minor Hotels abre oficialmente as portas do NH Collection Gent
NH Collection Gent
Alojamento
“O cliente português é mais exigente que o espanhol”, admite José Luis Lucas (Hyatt Inclusive Collection)
Alojamento
Portugal soma 19 prémios nos World Travel Awards
World Travel Awards
Alojamento
Hoti Hotéis fecha 2024 com receitas de 112M€ e prepara estreia no segmento residencial

Em dezembro de 2024, as unidades de alojamento no Algarve registaram uma subida de um ponto percentual (p.p.) na taxa de ocupação quarto face ao mês homólogo de 2023.

Os dados provisórios divulgados pela Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA) indicam que a taxa de ocupação quarto foi de 34,9%, 3% acima do valor verificado em igual mês de 2023.

PUB

PUB

Os mercados que registaram maiores crescimentos homólogos foram o neerlandês (+1,2pp) e o alemão (+0,2pp), enquanto o mercado nacional registou uma descida homóloga de 0,4pp.

Já a estadia média foi de 3,3 noites, valor semelhante ao verificado no mês homólogo do ano anterior, com as estadias médias mais prolongadas a serem do mercado norueguês, com 8,4 noites e do holandês, com 6,9.

Sobre o autorPublituris Hotelaria

Publituris Hotelaria

Mais artigos
Artigos relacionados
Flatio
Indicadores

Reservas de alojamento em plataformas digitais sobem 18% no 3.º trimestre de 2024 na UE

Segundo avançam os dados disponibilizados pelo Eurostat, as reservas de alojamento realizadas via plataformas digitais totalizaram mais de 366 milhões de noites no 3.º trimestre do ano. No acumulado dos nove meses, totalizam quase 700 milhões.

Victor Jorge

Durante o 3.º trimestre de 2024, foram reservadas 366,2 milhões de noites através de plataformas digitais – Airbnb, Booking, Expdia ou Tripadvisor, entre outras – na União Europeia (UE), correspondendo a uma subida de 18% face a igual período de 2023, informa o Eurostat.

Os dados disponibilizados recentemente confirmam que os três meses do período em análise registaram aumentos. Em julho, registaram-se 135 milhões de reservas (+16,4%), enquanto em agosto o valor subiu para 152,2 milhões (+21,6%), reduzindo para 79 milhões (+14%).

A liderar este ranking, relativamente ao 3.º trimestre de 2024, aparece a França com 81,6 milhões de reservas, seguindo-se Espanha com 67,3 milhões, e Itália com 55,7 milhões, indicando o Eurostat que Portugal registou 18,9 milhões de reservas.

Já no acumulado dos primeiros nove meses de 2024, a entidade estatística europeia revela que na UE foram realizadas perto de 700 milhões de reservas em alojamento. Também nesta análise, a liderança pertence a França com mais de 157 milhões de reservas. Seguem-se Espanha com mais de 136 milhões e Itália com perto de 105 milhões. Portugal aparece com 37 milhões de reservas feitas via plataformas digitais de janeiro a setembro de 2024.

Sobre o autorVictor Jorge

Victor Jorge

Mais artigos

Hotel Blue Liberdade

Hotelaria

Baixa Hotels Group regista receitas acima dos 10M€ em 2024

Depois de ter ultrapassado os 10 milhões de euros em receitas em 2024, o Baixa Hotels Group prepara-se para realizar obras de ampliação no Hotel da Baixa no primeiro trimestre deste ano.

O ano de 2024 trouxe uma faturação acima dos 10 milhões de euros para o Baixa Hotels Group, que reúne o Hotel da Baixa e o Blue Liberdade, ambos em Lisboa. O valor encontra-se 7% acima das receitas de 2023, levando o grupo a afirmar que este foi “o melhor resultado de sempre” da empresa.

Conhecidos os resultados, o grupo prepara-se agora para obras de ampliação no Hotel da Baixa, no primeiro trimestre deste ano, que vão acrescentar nove quartos ao hotel, dos quais quatro familiares. Desta forma, o hotel passar a contar com 75 quartos, esperando-se que continue “a crescer nos próximos anos”.

Já o Blue Liberdade, nos Restauradores, “conseguiu melhorar os valores registados em 2023 no preço médio e na ocupação”, de acordo com o grupo. Aberto desde janeiro de 2022, a unidade hoteleira atrai hóspedes “mais jovem, a maioria casais, que valorizam, sobretudo, a localização central”.

Em ambas as unidades hoteleiras o mercado norte-americano representa “mais de metade das estadias”, seguido pelos mercados francês, espanhol, italiano e alemão.

Quanto às expectativas para 2025, Francisco Bordalo, CEO e fundador do grupo, refere que “a perspectiva é de consolidarmos o crescimento e a liderança nos respectivos segmentos, o que tem vindo a ser um desafio cada vez maior devido ao estrangulamento do aeroporto e à preocupante falta de infraestruturas que turistas e moradores do centro da cidade merecem, seja a nível de transportes, saneamento ou segurança”.

Sobre o autorPublituris Hotelaria

Publituris Hotelaria

Mais artigos

Créditos: João Beijinho

Feiras & Eventos

Concurso Chefe do Ano abre inscrições para a 36ª edição

O certame é dirigido para os profissionais de cozinha residentes em Portugal, com mais de 25 anos ou mais de cinco anos de experiência profissional comprovada.

As inscrições para a 36ª edição do concurso Chefe do Ano 2025 já se encontram abertas.

De caráter anual, o certame desafia cozinheiros e cozinheiras profissionais a mostrarem o seu trabalho culinário perante os pares. O desafio é dirigido a todos os profissionais de cozinha residentes em Portugal, com mais de 25 anos ou mais de cinco anos de experiência profissional comprovada.

Este ano, os concorrentes terão de apresentar a concurso um menu composto por Entrada Vegetariana, Prato de Bacalhau, Prato de Carne e Sobremesa, com azeite. Num dos pratos do menu é obrigatória a utilização de laranja como um dos elementos centrais da receita.

À semelhança de anos anteriores, a edição de 2025 estará dividida em três etapas regionais, que decorrem em abril, e uma final nacional, que acontece em maio. Os finalistas serão apurados com base nos resultados obtidos nas etapas regionais, sendo que o júri é presidido pelo chefe António Bóia, do JNcQUOI Avenida, em Lisboa.

Ao longo dos 35 anos de existência do concurso já ganharam o título de Chefe do Ano profissionais como Vítor Matos (Antiqvvm, duas estrelas Michelin), António Loureiro (A Cozinha, uma estrela Michelin), Henrique Sá Pessoa (Alma, duas estrelas Michelin), João Rodrigues (Canalha e Projeto Matéria), Luís Gaspar (Sala de Corte, Brilhante e Pica-Pau), Ana Magalhães (Rosewood Doha) e, mais recentemente, Diogo Novais Pereira (Porinhos).

Além do título de Chefe do Ano, será atribuído o Prémio Inovação Helmut Ziebell, em homenagem ao chefe com o mesmo nome.

As inscrições decorrem até 15 de fevereiro e podem ser feitas através do website do concurso.

Sobre o autorPublituris Hotelaria

Publituris Hotelaria

Mais artigos

Iberostar Waves Miami Beach

Hotelaria

Iberostar marca presença em Miami com dois novos hotéis

A Iberostar volta a estar presente nos Estados Unidos, desta vez em Miami, com duas unidades hoteleiras: o Iberostar Waves Berkeley Shore e o Iberostar Waves Miami Beach.

A Iberostar Hotels & Resorts passa a estar presente em Miami com dois novos hotéis, em South Beach. Integrados no segmento Iberostar Wave, as duas unidades hoteleiras somam 178 quartos.

O primeiro hotel a entrar em operação, em dezembro do ano passado, foi o Iberostar Waves Berkeley Shore, tal como noticia o Hosteltur. O estabelecimento situa-se num edifício de 1940, de traçado art déco, e conta com 96 quartos, piscina climatizada, um restaurante e um solário no terraço do hotel, com vista para o mar.

Já o Iberostar Waves Miami Beach juntou-se ao portfólio da Iberostar em janeiro de 2025. De caráter familiar, o hotel reúne 82 quartos. A sua proximidade ao Centro de Convenções de Miami, bem como a existência de uma sala de reuniões, também capacita o hotel para receber viajantes de negócios.

Iberostar Waves Berkeley Shore

“[Estas duas aberturas] não só marcam o nosso regresso aos Estados Unidos, como também representam a nossa visão para o futuro: combinar a excelência do design e do serviço com a sustentabilidade”, referiu Sabina Fluxá, CEO do Grupo Iberostar.

Estas aberturas juntam-se assim ao mais recente JOIA Aruba by Iberostar, que abriu portas em dezembro, e a dois hotéis com abertura prevista em abril deste ano: o Iberostar Selection Mirage Hammamet, na Tunísia, e o Iberostar Selection Es Trenc, em Maiorca.

Sobre o autorPublituris Hotelaria

Publituris Hotelaria

Mais artigos
Figuras

Bruno Rocha assume direção de operações e desenvolvimento de comidas e bebidas na Highgate Portugal

Nos últimos 12 meses, o profissional desempenhava o cargo de Head of Culinary Operations and Development da Highgate Portugal. Nesta nova função, além da gestão dos restaurantes, passa a acumular a operação dos bares do portfólio.

A Highgate nomeou Bruno Rocha para o cargo de Diretor de Operações e Desenvolvimento de Comidas e Bebidas.

Desta forma, além da responsabilidade pela gestão de todos os restaurantes, o profissional passa também a estar encarregue pelos bares do portfólio. Acresce o papel “decisivo” que passa a ter na criação, implementação e desenvolvimento de mais de 50 novos conceitos de comidas e bebidas.

Com uma extensa experiência na indústria hoteleira e uma carreira na gestão de operações de comidas e bebidas, Bruno Rocha assumiu nos últimos 12 meses o cargo de Head of Culinary Operations and Development da Highgate Portugal.

Um dos principais objetivos na sua nova função será prosseguir com o trabalho desenvolvido no último ano no que diz respeito à gestão de projetos das iniciativas de reposicionamento e renovação de conceitos de comidas e bebidas nas unidades hoteleiras da Highgate Portugal. No imediato, irá analisar a atual estrutura e os respetivos sistemas e processos, de modo a otimizá-los.

“É com um profundo sentido de responsabilidade e compromisso que aceito este novo desafio de potenciar a proposta de comidas e bebidas da Highgate Portugal. Estou empenhado em dar seguimento ao trabalho que tem sido realizado e aos esforços em tornar as ofertas de comidas e bebidas do grupo em referências incomparáveis no panorama gastronómico tradicional português”, destaca Bruno Rocha.

Com mais de 20 anos de experiência na área de hotelaria e turismo, Bruno Rocha é formado em Hotelaria e Turismo pela Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve (EHTA).

Iniciou o seu percurso profissional em 1998 como trainee no Sheraton Hotels & Resorts. No ano 2000 integrou a equipa do VILA VITA Parc Resort & Spa como Kitchen Souschef, onde se manteve até 2009. De 2009 a 2023 assumiu a função de chef executivo em várias unidades hoteleiras, entre as quais o Tivoli Vitória e Bairro Alto Hotel.

Sobre o autorPublituris Hotelaria

Publituris Hotelaria

Mais artigos

Créditos: Depositphotos.com

AL

GuestReady chega aos Açores com objetivo de gerir 200 propriedades até 2026

A empresa de alojamento local chega pela primeira vez aos Açores com um centro de operações na ilha de São Miguel, passando assim a estar presente em todo o território português.

A GuestReady passará a contar com um centro de operações em São Miguel, Açores. Desta forma, a empresa de alojamento local (AL) passará a contar com operações físicas em todo o território nacional.

A empresa conta receber hóspedes na ilha no primeiro trimestre de 2025, tendo estabelecido como meta o alcance de 200 propriedades sob gestão até ao final de 2026.

Sobre a escolha dos Açores, a GuestReady recorre aos dados comunicados pela Secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas dos Açores, Berta Cabral, segundo a qual o setor turístico corresponde atualmente a 17% do Produto Interno Bruto (PIB) da região, além de integrar 17% dos postos de emprego locais, atingindo uma receita total de quase mil milhões de euros.

“Neste panorama, o AL apresenta-se como uma peça-chave valiosa: segundo o Turismo dos Açores, cerca de 42.2% do total de dormidas de 2024, calculadas entre janeiro e setembro, corresponderam a reservas em estabelecimentos de alojamento local”, refere a GuestReady em nota de imprensa.

“Temos vindo a estudar o mercado e estamos interessados em expandir, quer organicamente, quer pela aquisição de empresas e portfólios locais, algo que já fizemos no passado e que pode ser essencial para o sucesso de uma nova operação. Como aconteceu na Madeira, o objetivo de uma aquisição nos Açores seria a integração de toda a equipa da empresa nas nossas operações, aproveitando o know- how local e as relações já estabelecidas com os clientes”, refere Rui Silva, diretor-geral da GuestReady em Portugal.

Recorde-se que a chegada da GuestReady ao arquipélago da Madeira aconteceu no final de 2022 com a aquisição do portfólio da AYS Madeira Property Management, que conta agora com mais de cem unidades sob gestão.

A GuestReady está presente em Portugal desde 2018, ano em que comprou a Oporto City Flats. Em 2021 completou a aquisição da The Porto Concierge e em 2022 entrou na Madeira com a aquisição do portfólio e operações da AYS Property Management. Em Portugal tem mais de 100 trabalhadores diretos e contrata os serviços de várias centenas de outros trabalhadores, quer como prestadores de serviços à GuestReady, quer como funcionários ou prestadores de serviços de empresas parceiras de limpeza, manutenção e lavandaria.

Sobre o autorPublituris Hotelaria

Publituris Hotelaria

Mais artigos
Feiras & Eventos

Marriott International aposta em programa de organização de eventos sustentáveis

O “Conecte-se com Responsabilidade com Marriott Bonvoy Events” é o mais recente programa da Marriott International, que promete aliar a sustentabilidade e responsabilidade social na organização de eventos.

A Marriott International lançou de forma global o programa “Conecte-se com Responsabilidade com Marriott Bonvoy Events”, uma iniciativa que alia sustentabilidade e responsabilidade social na organização de eventos.

O objetivo passa por incentivar os organizadores e participantes de eventos a adotarem ações sustentáveis, como a redução do desperdício, o uso eficiente de recursos e apoio a causas sociais locais.

Através desta iniciativa, a Marriott International compromete-se a disponibilizar opções para eventos sustentáveis com soluções para minimizar o impacto ambiental, como menus com ingredientes locais, opções vegetarianas, eliminação de plásticos descartáveis e gestão responsável de resíduos.

Já no que diz respeito ao impacto social, estabelece parcerias com instituições locais para apoiar projetos sociais, como é o caso do Banco Alimentar, Casa, Centro de Alojamento Temporário de Tercena, Crescer – Associação de Intervenção Comunitária, Refood e a Terra dos Sonhos.

Por fim, disponibiliza um planeamento personalizado, com recursos digitais que auxiliam os organizadores de eventos.

“O Conecte-se com Responsabilidade é muito mais do que um programa – é uma oportunidade para repensarmos a forma como organizamos eventos. Queremos que os nossos clientes vivenciem encontros memoráveis e, ao mesmo tempo, contribuam para um mundo melhor”, afirma Paula Lino, diretora de operações do Lisbon Marriott Hotel.

Sobre o autorPublituris Hotelaria

Publituris Hotelaria

Mais artigos
Fornecedores

Robalo e Costa Verde lançam concurso “Mesa de Autor”

O concurso pretende promover a criatividade dos participantes, desafiando-os a criar uma decoração para um serviço de mesa. As inscrições já se encontram abertas.

A Robalo e a Costa Verde lançaram um concurso dedicado a artistas, chefs, designers, foodies e criativos, o “Mesa de Autor”, onde desafia os participantes a criar uma decoração para um novo serviço
de mesa.

A linha vencedora será produzida com a “avançada tecnologia de impressão em porcelana”, como as duas marcas explicam em comunicado, “garantindo a alta-fidelidade nos detalhes artísticos, resistência e durabilidade”.

A obra do vencedor será transformada num serviço de mesa, com a assinatura do artista a constar em todas as peças da coleção. Além de receber um serviço de mesa completo com a sua obra, o premiado terá ainda uma visita exclusiva à Fábrica da Costa Verde para acompanhar o processo de produção.

As inscrições estão abertas de 6 a 27 de janeiro de 2025, sendo que os interessados podem inscrever-se diretamente no website oficial do concurso Mesa de Autor, onde também encontram o regulamento completo.

Sobre o autorPublituris Hotelaria

Publituris Hotelaria

Mais artigos
Alojamento

Hoti Hotéis fecha 2024 com receitas de 112M€ e prepara estreia no segmento residencial

Após faturar 112 milhões de euros em 2024, o grupo Hoti Hotéis prepara-se para investir 250 milhões de euros em novos hotéis. Este ano, além da abertura do Meliá São João da Madeira, o grupo vai estrear-se no segmento residencial com um projeto na Avenida da Boavista, no Porto, fruto de um investimento entre os 45 e os 50 milhões de euros.

Carla Nunes

O grupo Hoti Hotéis faturou 112 milhões de euros em 2024, um aumento de 9% face às receitas que gerou em 2023.

Já o lucro operacional bruto situou-se nos 47 milhões de euros em 2024, um valor que representa uma subida de 11% em relação ao ano anterior.

De acordo com Miguel Proença, CEO da Hoti Hotéis, estes valores foram conseguidos “acima de tudo pelo aumento do preço médio”, que subiu 8% no ano passado em relação a 2023 – aliás, 2024 foi o primeiro ano em que o grupo superou os 100 euros de preço médio, de acordo com o CEO.

Do total de receitas, 25% coube ao mercado nacional e 8% ao norte-americano, cuja quota era de 4% em 2019.

Apesar de representar 9% das receitas do grupo em 2024, o mercado espanhol foi o que protagonizou a maior queda face a 2019, altura em que assumia 12,5% das receitas. Seguiram-se os mercados do Reino Unido (6% das receitas em 2024 e 4,5% em 2019); França (5% das receitas em 2024 e 6% em 2019) e o Brasil (4,5% em 2024).

Para este ano, a Hoti Hotéis estima uma receita entre os 123 e os 125 milhões de euros.

Grupo investe 250 milhões de euros em novos hotéis

Para os próximos três anos, o grupo prepara-se para investir 250 milhões de euros em 12 novos hotéis, num total de cerca de 1.500 quartos.

Para meados deste ano é esperada a abertura do Meliá São João da Madeira, um quatro estrelas de 100 quartos situado no Palacete do Conde Dias Garcia, alvo de um investimento de 15 milhões de euros.

Do pipeline hoteleiro do grupo para os próximos três anos fazem também parte o Meliá Viana do Castelo, de 130 quartos, cuja primeira pedra será lançada este ano; o Meliá Famalicão; o Meliá Guimarães; o Meliá Viana do Castelo; o Meliá Porto Boavista; um hotel Star Inn em Aveiro e um hotel em Coimbra.

Ainda em território nacional, o grupo tem projetos assinados para um Meliá em Monte Gordo e um hotel Innside em Lisboa, no Largo do Rato, sendo que este último se encontra no Tribunal Administrativo desde 2016.

Lá fora, é esperada a abertura do Meliá Luanda, um cinco estrelas de 250 quartos situado no complexo Luanda Waterfalls.

O ano de 2025 vai ser ainda marcado pelo lançamento do segmento residence na Hoti Hotéis, segundo o administrador do grupo, Ricardo Gonçalves. Com abertura prevista para o primeiro semestre de 2025, o primeiro projeto residencial do grupo ficará situado na Avenida da Boavista, no Porto, com um total de 127 unidades de alojamento e cinco espaços comerciais, fruto de um investimento entre os 45 e os 50 milhões de euros.

A este juntar-se-á um outro projeto residencial em Aveiro, junto ao Meliá Ria, com 30.000 metros quadrados.

Sobre o autorCarla Nunes

Carla Nunes

Mais artigos

Octant Évora | Créditos: DR

Emprego

DHM tem 600 vagas para preencher em 2025

A Discovery Hotel Management começa 2025 com 600 postos por preencher nas áreas de restauração, SPA, receção, entre outras.

A Discovery Hotel Management (DHM), grupo hoteleiro com 17 hotéis e cinco campos de golfe em todo o país, incluindo São Miguel nos Açores, anuncia a abertura de aproximadamente 600 de vagas em 2025.

As oportunidades abrangem um vasto leque de funções, desde housekeeping, a receção, serviço de mesa, bar, cozinha, SPA e manutenção, entre outras.

Para além de um pacote salarial competitivo, a empresa oferece benefícios exclusivos, como a oferta de um dia extra de férias no dia de aniversário e um voucher para uma estadia numa das suas unidades hoteleiras, formação contínua, seguro de saúde, subsídio de alimentação e alojamento na maioria dos casos.

Os benefícios oferecidos pela DHM contribuem, segundo o grupo, “para um ambiente de trabalho positivo e motivador, onde 9 em cada 10 colaboradores se sentem felizes (inquérito realizado aos 1.122 colaboradores do universo DHM)”.

Com o mote “Preparado para uma grande estadia?”, a campanha de recrutamento agora lançada, pretende mostrar a realidade dos colaboradores do grupo, de diferentes funções, a celebrarem os seus aniversários com experiências proporcionadas pelo grupo hoteleiro, desde um dia no SPA, a jogar golfe, ou a aproveitar o pequeno-almoço no quarto de uma das unidades hoteleiras.

“Na DHM, acreditamos que o sucesso do nosso negócio assenta nas pessoas que fazem parte da nossa equipa. Esta campanha de recrutamento reflete o nosso compromisso em atrair e reter os melhores talentos, oferecendo-lhes não só oportunidades de crescimento profissional, mas também um ambiente de trabalho onde se sintam valorizados e felizes”, afirma Mara Leitão, diretora de Recursos Humanos da DHM.

Os interessados podem consultar as vagas disponíveis no site da DHM em https://www.dhmportugal.com/ e candidatar-se através da plataforma de recrutamento em Discovery Hotel Management Jobs.

Sobre o autorPublituris Hotelaria

Publituris Hotelaria

Mais artigos
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

Navegue

Sobre nós

Grupo Workmedia

Mantenha-se informado

©2024 PUBLITURIS HOTELARIA. Todos os direitos reservados.