HOSPES da AHP passa a HEART
A AHP apresentou o Programa HEART no que diz ser “uma nova era na Responsabilidade Social e ambiental da hotelaria portuguesa” e que sucede ao programa HOSPES.

Publituris Hotelaria
Marca Sofitel chega ao Porto em 2028
Unidades do Pacheca Group renovam certificação Biosphere para 2025
Turismo de Portugal lança campanha que dá rosto e voz àqueles que fazem acontecer o Turismo todos os dias
“O Turismo trabalha uma matéria-prima especial: As pessoas”, realça o SET
AHRESP e ASAE esclarecem empresários de norte a sul do país
Bolsa de Empregabilidade encerra feiras de emprego com mais de 6 mil participantes
Primeiro hotel internacional da Meliá convertido à marca Paradisus
Philippe Vignon assume direção-geral do Glion Institute of Higher Education
Taxa de ocupação no Algarve regista ligeira descida em março
Central de compras do grupo Hotusa dinamiza o evento ÁgoraTech 2025
A Associação da Hotelaria de Portugal (AHP) anunciou uma nova etapa no seu compromisso com a sustentabilidade e a solidariedade com o lançamento do Programa HEART, sucessor do HOSPES.
Esta mudança reflete mais de uma década de impacto positivo e simboliza uma abordagem ainda mais integrada e abrangente para a economia circular e o cuidado com comunidades e o meio ambiente.
O Programa HEART, cujo nome simboliza a essência da hospitalidade – acolher com empatia e cuidado – representa uma evolução natural do HOSPES, mantendo os pilares fundamentais, como a doação de bens e a promoção da economia circular, o emprego inclusivo e o voluntariado corporativo, fortalecendo o alinhamento do setor com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
“Este programa reforça o papel do setor hoteleiro como um agente de mudança, cuidando não apenas de quem recebe e dos seus colaboradores, mas também do planeta e das comunidades,” destaca a vice-presidente executiva da AHP, Cristina Siza Vieira.
Desde o início deste Programa de Responsabilidade Social e Ambiental, mais de 278 mil bens, que parte iria para o lixo e outra parte seria revendida, foram redirecionados para quase 200 Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), gerando uma poupança estimada de 6,5 milhões de euros. Com pequenas mudanças implementadas pelos 347 hotéis participantes, foi também possível economizar cerca de 774 milhões de litros de água na última década. Um passo enorme no sentido de reduzir a pegada ambiental no turismo, setor que é responsável por cerca de 8% das emissões globais de gases de efeito estufa. No entanto, a AHP acredita que é possível reverter este cenário. “Já não é uma questão de ‘se’ vamos descarbonizar, mas sim de ‘quando’ e ‘como’. E a resposta é: agora, com ações concretas e monitorização contínua do Programa HEART”, reforça a associação.
O programa HEART assenta em dois pilares: o primeiro, da Responsabilidade Social/“We Share”, consiste na reintrodução na economia social, através da AHP, de bens e equipamentos dos hotéis, usados e em bom estado de conservação; no Emprego Inclusivo e no Voluntariado Corporativo, através de parcerias com diversas entidades. O Programa tem parcerias com quase 200 instituições, entre outras, o Banco Alimentar, a Crescer, o Vale de Acór, a APPT21, o Conselho Português para os Refugiados e a RedEmprega.
O segundo pilar, da Sustentabilidade Ambiental/“We Care”, apoiado nos princípios da reutilização, redução e reaproveitamento, fomenta também as boas práticas na recolha, tratamento e reciclagem dos resíduos dos hotéis.