Bolsa de Empregabilidade encerra feiras de emprego com mais de 6 mil participantes
Este ano, e durante dois meses, a iniciativa Feiras de Emprego do Turismo da Bolsa de Empregabilidade reuniu mais de seis mil participantes, num certame onde foram disponibilizadas 6.200 vagas de emprego.

Publituris Hotelaria
Feira de Emprego do Turismo regressa em fevereiro
Six Senses Douro Valley dinamiza Open Day
Tivoli Talent Tour percorre Portugal de norte a sul à procura de 500 profissionais
W Algarve dinamiza “Casting Call” com várias vagas de emprego no hotel
Highgate Portugal abre 400 vagas de emprego para quatro hotéis no Algarve
Blue & Green Hotels & Resorts disponibiliza mais de 400 vagas de emprego
Feira de Emprego do Turismo regressa a Lisboa
Publituris Hotelaria estabelece parceria com a HOSCO para dinamizar emprego no setor do turismo e hotelaria
Relais & Châteaux lança novo website de recrutamento
Ao longo dos cinco eventos, que decorreram de norte a sul do país – entre Vilamoura, Évora, Coimbra, Porto e Lisboa – a Bolsa de Empregabilidade voltou a juntar empresas do setor do turismo e hospitality com potenciais colaboradores, que tiveram a oportunidade de se dar a conhecer em encontros diretos com as empresas.
No total das cinco feiras participaram cerca de 145 empresas do setor.
António Marto, fundador da Bolsa de Empregabilidade, salienta que há “um interesse consistente e cada vez maior na Feira de Emprego do Turismo”, como referido em nota de imprensa, dando como exemplo o facto de o encontro de Lisboa se encontrar já na sua 9ª edição.
“As oportunidades disponibilizadas foram direcionadas a diferentes perfis, abrangendo desde candidatos com formação em cursos técnicos, licenciados e profissionais com mestrado, até altos cargos de gestão. Mas, sem dúvida, este foi o ano dos estudantes! Todas as manhãs foram preparadas para receber alunos do ensino secundário, profissional e universitário e, de facto, mais de metade das pessoas que passaram pelas feiras foram estudantes à procura de emprego na área do turismo, mas também com o objetivo de melhorar a sua formação”, conclui o responsável.
Formação e domínio de línguas estrangeiras permanecem como “essenciais” no setor
Após dois meses com cinco feiras de emprego, a Bolsa de Empregabilidade refere que “a necessidade de formação nesta área continua a ser uma realidade, especialmente em áreas que exigem uma especialização, de forma a se poder proporcionar um serviço de excelência e diferenciação, que as pessoas procuram cada vez mais”. Também o domínio de línguas estrangeiras mostra ser “essencial”.
A organização refere ainda que “os apoios não abrangem totalmente as necessidades de trabalho na área do turismo, a falta-de-mão de obra qualificada continua a ser uma realidade, de forma transversal às suas várias subáreas de atuação”.
Por essa razão, aponta como “essencial aumentar e diversificar os apoios, com programas que contemplem a atualização de competências dos profissionais que já estão no mercado de trabalho, assim como formação dos novos talentos, após identificação das competências de quem procura emprego”.
António Marto reforça ainda que “o futuro do turismo depende da capacidade em nos adaptarmos às novas exigências do mercado, com profissionais mais bem preparados e políticas de apoio mais robustas. Essa sinergia entre formação, inovação e investimento é essencial para manter o setor competitivo e sustentável a longo prazo”, conclui o responsável, lançando o mote para as próximas Feiras de Emprego de Turismo, que serão novamente organizadas no primeiro trimestre de 2026.
A iniciativa conta com o apoio institucional do Turismo de Portugal, da merytu, como main sponsor a nível nacional, e das respetivas Entidades Regionais de Turismo de cada região, assim como outras entidades parceiras locais.