ADHP agradece a dedicação dos membros nos 50 anos da associação
A Associação dos Diretores de Hotéis de Portugal (ADHP) celebrou 50 anos de atividade no passado sábado, 11 de novembro, com um jantar comemorativo no hotel Intercontinental Lisbon, ao qual se seguiu um concerto Candlelight. O Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços (SETCS), Nuno Fazenda, marcou presença no evento.

Publituris Hotelaria
Marca Sofitel chega ao Porto em 2028
Unidades do Pacheca Group renovam certificação Biosphere para 2025
Turismo de Portugal lança campanha que dá rosto e voz àqueles que fazem acontecer o Turismo todos os dias
“O Turismo trabalha uma matéria-prima especial: As pessoas”, realça o SET
AHRESP e ASAE esclarecem empresários de norte a sul do país
Bolsa de Empregabilidade encerra feiras de emprego com mais de 6 mil participantes
Primeiro hotel internacional da Meliá convertido à marca Paradisus
Philippe Vignon assume direção-geral do Glion Institute of Higher Education
Taxa de ocupação no Algarve regista ligeira descida em março
Central de compras do grupo Hotusa dinamiza o evento ÁgoraTech 2025
A Associação dos Diretores de Hotéis de Portugal (ADHP) celebrou 50 anos de atividade no passado sábado, 11 de novembro, com um jantar comemorativo no hotel Intercontinental Lisbon, ao qual se seguiu um concerto Candlelight. O Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços (SETCS), Nuno Fazenda, marcou presença no evento.
Na sua intervenção, Nuno Fazenda começou por lembrar o início da sua carreira profissional enquanto diretor hoteleiro, naquele que é um trabalho “a tempo inteiro, sete dias por semana, 24 horas por dia”, apontando que “ao celebrar os 50 anos da ADHP] estamos verdadeiramente a celebrar o turismo”, naquele que considera ser “um setor vencedor”.
Como referiu, “a Organização Mundial do Turismo fala que este ano recuperaremos em termos mundiais 95% do turismo mundial – ora Portugal já ultrapassou em 2022 esses números, com 15% do aumento das receitas. Este ano estamos nos nove melhores meses de sempre, superando todos os indicadores de procura, e um deles é o das receitas turísticas, onde aumentámos já 36% face a 2019”.
Se aponta que este crescimento se deve “aquilo que é a atratividade do nosso destino turístico”, acrescenta que este sucesso “deve-se em grande medida às nossas empresas, aos nossos empresários, aos nossos diretores de hotel, aos nossos profissionais do turismo”.
Lembrando a data oficial de criação da ADHP, a 24 de outubro de 1973, Fernando Garrido, atual presidente da associação, começou por prestar homenagem aos 11 diretores de hotel que fundaram a ADHP, elogiando “a sua visão de futuro e também de responsabilidade social no apoio aos profissionais e ao próprio setor”.
“À data, este grupo de diretores juntaram colegas de profissão com o intuito de promoverem as suas unidades, a região onde estas se integravam, mas também partilhar as suas dificuldades, procurando encontrar soluções de uma forma conjunta”, afirmou Fernando Garrido, parabenizando os fundadores “por tomarem a liderança de um setor onde procuraram fazer diferente”.
Após uma palavra de agradecimento pela dedicação e disponibilidade “às direções que lideraram a associação” e à equipa de delegados “que impulsionam e dinamizam a vida da associação”, Fernando Garrido agradeceu ainda a presença da associação congénere da ADHP em Espanha, a Associação Espanhola de Diretores, lembrando que marcará presença no seu encontro anual de 1 a 2 de dezembro em Madrid.
Numa nota final, Fernando Garrido referiu que este evento contou com três parceiros principais, nomeadamente a CLEVER Hospitality Analytics e HOST Hotel Systems, a Delta Cafés e a Sogenave Food Solutions.