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Hotelaria

Nova edição abril: Estrelas que contam para o sucesso dos hotéis

Na Publituris Hotelaria de abril damos conta das Estrelas Michelin que contam para o sucesso dos hotéis, num especial onde os profissionais do setor referem a contribuição destes galardões para a operação hoteleira.

Carla Nunes
Hotelaria

Nova edição abril: Estrelas que contam para o sucesso dos hotéis

Na Publituris Hotelaria de abril damos conta das Estrelas Michelin que contam para o sucesso dos hotéis, num especial onde os profissionais do setor referem a contribuição destes galardões para a operação hoteleira.

Carla Nunes

Na Publituris Hotelaria de abril damos conta das Estrelas Michelin que contam para o sucesso dos hotéis, num especial onde os profissionais do setor referem a contribuição destes galardões para a operação hoteleira.

De acordo com os entrevistados, os restaurantes com Estrelas Michelin trazem não só posicionamento e prestígio aos hotéis onde se inserem, como também novos públicos, que viajam pelo mundo à procura de novas experiências. Do lado dos chefs à frente destes espaços de restauração, as opiniões dividem-se sobre o facto de as estrelas influenciarem, ou não, o seu trabalho, sendo que todos são unânimes de que é apenas uma questão de tempo até a restauração portuguesa ser premiada com a tão almejada terceira estrela.

No dossier deste mês, o destaque vai para a oferta de F&B. Apesar do aumento dos custos nas matérias-primas, os fornecedores para o canal Horeca continuam a apostar em novas soluções para dar resposta ao setor: seja através de produtos para segmentos específicos deste canal – como opções italianas, asiáticas ou bebidas vegetais para baristas – seja no desenvolvimento de linhas de soluções alimentares prontas a servir.

No capítulo “Fala-se”, a edição deste mês dá conta da remodelação do Tivoli Marina Vilamoura, que após encerrar para obras durante dois meses abre portas empenhado na captação de novos públicos. Em entrevista à Publituris Hotelaria, o diretor da unidade, Hugo Gonçalves, antecipa a contratação de 40 a 45 novos trabalhadores após esta renovação, com o objetivo de “posicionar o hotel” num segmento mais elevado.

Segue-se o XIX Congresso da ADHP, que este ano decorreu a 30 de março no Palácio de Congressos do NAU Salgados Palace, em Albufeira. O evento, sob o mote “Gerir na Incerteza. Rethink the Future”, focou-se na dignificação do setor, onde foram debatidos, entre outros temas, o mercado de trabalho para o setor do turismo, a cibersegurança e a relevância da análise de dados para a hotelaria.

Destaque também para o ME Lisboa, a estreia da marca de luxo da Meliá na capital, com abertura prevista para 2024, e ainda para o Arts Hotel Porto Tapestry Collection by Hilton, que foi inaugurado no Porto após um investimento de 15,4 milhões de euros.

Na secção de “Management” é apresentado o Crowne Plaza Caparica Lisbon, “o maior investimento da DHM num único ativo”, que exigiu um investimento de 9,7 milhões de euros – onde não está incluída a aquisição do edifício.

Nos “Fornecedores” deste mês celebramos os 50 anos da Sogenave, que este ano espera uma faturação de mais de 200 milhões de euros.

Já na rubrica “Palavra de Chef” o destaque vai para Vittorio Colleoni, o mais recente chef-executivo do grupo hoteleiro PBH. Após passar por restaurantes como “Martín Berasategui” e “El Celler de Can Roca”, Vittorio Colleoni recebeu uma Estrela Michelin pelo trabalho desenvolvido no restaurante da família no Norte de Itália, o “San Martino”. Assume agora a chefia-executiva dos conceitos de restauração da PBH, a começar pelo menu da Tasca da Memória, o restaurante do hotel Wine & Books, onde pretende aliar o seu estilo de alta cozinha às tradições portuguesas. Em entrevista à Publituris Hotelaria, o profissional dá conta do seu percurso, da conquista da Estrela Michelin e do trabalho que já se encontra a desenvolver para o próximo projeto da PBH, o Wine & Books Porto.

A fechar, brindamos com as sugestões de Pedro Prado Lacerda, Quality & Marketing Manager na Salmon Distribution.

As opiniões desta edição pertencem a Sérgio Guerreiro (Nova SBE Westmont); Manuel Carvalho e Sousa (ISAG); Guilherme Costa; Marta Sotto-Mayor e Ana Jacinto (AHRESP).

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*Para ler a versão completa desta edição da Hotelaria – em papel ou digital – subscreva ou encomende aqui.

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Figuras

Cénica Porto Hotel reforça equipa de marketing e vendas

O Cénica Porto Hotel, Curio Collection by Hilton reforçou a equipa com a nomeação de Vânia Pinheiro para o cargo de Director of Sales and Marketing e Oleksandr Menshykov para a função de Sales Manager.

Com mais de 12 anos de experiência no setor, Vânia Pinheiro é formada em Jornalismo pela Universidade do Porto e mestre em Sales & Marketing Management pelo ISAG.

No currículo acumula passagens por marcas como o Sea Containers London Hotel, Six Senses Douro Valley, Marriott Praia D’El Rey e Boeira Garden Hotel Porto Gaia, Curio Collection by Hilton, onde ocupou cargos como Marketing Executive, Cluster Sales & Marketing Manager e, recentemente, como Cluster Assistant Director of Sales.

“Estou extremamente entusiasmada por me juntar à equipa do Cénica Porto Hotel, onde liderarei a área de Vendas e Marketing. Este desafio representa uma excelente oportunidade para contribuir com a minha experiência e para consolidar o hotel como uma referência no Porto. “, afirma Vânia Pinheiro em nota de imprensa.

Já Oleksandr Menshykov conta com sete anos de experiência na hotelaria, tendo iniciado a sua carreira como rececionista num hotel de quatro estrelas.

Licenciado em Gestão de Atividades Turísticas, o profissional é pós-graduado em Estratégia Digital e Redes Sociais na Hotelaria e Turismo, além de um mestre em Direção Hoteleira, pelo Instituto Politécnico do Porto. Oleksandr passou por diversas áreas da hotelaria, como Food and Beverage (F&B), eventos, marketing e financeiro, especializando-se, posteriormente, no segmento comercial como Sales Executive. Ao longo da carreira integrou cadeias internacionais como IHG e Marriott.

“A hotelaria é a minha verdadeira paixão, e este novo desafio permite-me colocar em prática o conhecimento adquirido ao longo dos anos, contribuindo para o crescimento e sucesso do Cénica Porto Hotel. Estou motivado e preparado para fortalecer o reconhecimento do hotel no mercado”, destaca Oleksandr Menshykov.

 

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Emprego

Relais & Châteaux lança novo website de recrutamento

As entidades patronais que integram a associação podem apresentar as suas ofertas de emprego em mais do que uma categoria, sendo que, após o momento da candidatura, é disponibilizado um questionário de avaliação, por forma a captar os candidatos mais ajustados ao cargo.

A Relais & Châteaux, uma associação de hoteleiros sem fins lucrativos com 580 membros em 65 países, prepara-se para lançar oficialmente uma versão atualizada do website de recrutamento “Carreiras Relais & Châteaux”.

O objetivo passa por “ajudar os seus membros a recrutarem novo talento”, como refere a associação que emprega 42.000 pessoas em todo o mundo – 73% em regime permanente e 27% em regime sazonal.

“Tendo em conta que as propriedades são independentes e, muitas vezes, situadas em locais remotos, é crucial que os membros consigam atrair talento, bem como reter os funcionários e potenciar o poder da Relais & Châteaux como marca global”, refere a associação em nota de imprensa.

A Relais & Châteaux permite aos membros o acesso a um leque de 60 serviços, incluindo recursos humanos. Desta forma, o website de recrutamento da Relais & Châteaux, disponível em seis idiomas (francês, inglês, alemão, italiano, espanhol e português), disponibiliza uma média de centenas de ofertas de emprego, com descritivos sobre a identidade e os valores da associação, bem como testemunhos de funcionários atuais.

A plataforma de recrutamento permite às entidades patronais apresentarem as suas ofertas em mais do que uma categoria, disponibilizando, no momento da candidatura, um questionário de avaliação, “de forma a captar apenas os candidatos mais ajustados à posição”.

Fundada em 1954, a Relais & Châteaux é uma associação que reúne 580 hotéis e restaurantes em todo o mundo, geridos por proprietários independentes. Em Portugal existem atualmente doze membros com o selo da associação: Bela Vista Hotel & Spa; Belcanto; Casa da Calçada; Casa Velha do Palheiro; Fortaleza do Guincho; Herdade da Malhadinha Nova; Quinta Nova Winery House; The Yeatman; Valverde Lisboa Hotel & Garden; Valverde Santar Hotel & Spa; L’AND Vineyards e Hotel Vermelho.

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AL

LovelyStay atinge 49M€ em volume de negócios

A plataforma de alojamento local, que integra o Ando Living Group, atingiu cerca de 49 milhões de euros em volume de negócios no ano passado. O mercado nacional ocupou o 4.º lugar no ranking de hóspedes nos alojamentos geridos pela LovelyStay em Portugal, precedido pelos mercados de Espanha, França e Estados Unidos da América.

A LovelyStay, uma plataforma portuguesa de alojamento local, registou um volume de negócios na ordem dos 49 milhões de euros em 2024.

De acordo com a empresa, os alojamentos turísticos geridos pela LovelyStay em Portugal em 2024 tiveram um preço médio de 134 euros por noite e uma ocupação média de 72%. Registaram ainda um crescimento bruto de reservas superior a 50% face ao ano anterior.

Os portugueses representaram o 4.º lugar no ranking de hóspedes nos alojamentos geridos pela empresa, precedidos por mercados como Espanha, França e Estados Unidos da América (EUA), que encabeçaram o Top3. Seguiram-se os mercados da Alemanha, Reino Unido, Brasil, Itália, Canadá e Países Baixos.

A cidade do Porto liderou as reservas realizadas pelos portugueses em 2024, seguida pela região do Algarve e por Lisboa. Destacam-se ainda os alojamentos situados no arquipélago da Madeira.

De acordo com os dados da LovelyStay, 75% das reservas feitas pelos hóspedes portugueses em 2024 são de adultos sem crianças, com 25% a pertencer a famílias com menores.

No ano em que celebra 10 anos de atividade, a LovelyStay tem sob a sua gestão mais de 1.500 unidades de alojamento turístico para estadias de curta e média duração em todo o território nacional, entre apartamentos, villas e ainda a gestão integrada de edifícios completos.

Reforço nos alojamentos premium visto como prioridade

Um dos principais objetivos da empresa em 2025 passa por reforçar os alojamentos no segmento premium, “apostando na qualidade das propriedades e estadias, na diversificação de tipologias com uma crescente oferta de villas e na maior presença em destinos de referência”, como referido em nota de imprensa.

Com a empresa “empenhada em procurar novas propriedades para aumentar o portefólio”, esta refere esta focada “tanto nos mercados mais consolidados, como Lisboa, Porto e Algarve, como em destinos com grande potencial de crescimento, como a Madeira”.

“Apesar das restrições ao Alojamento Local no nosso país e da instabilidade do quadro fiscal e legal, acreditamos que este é um segmento que tem todas as condições para continuar a crescer, contribuindo para a economia local e para a empregabilidade”, defende Miguel Marinho Soares.

A LovelyStay é parte do Ando Living Group, um grupo de hospitalidade português. Com operações em Portugal, Turquia, Reino Unido e, brevemente, em Espanha, o grupo conta com 250 colaboradores, tendo em vista planos de expansão no território europeu, nomeadamente Itália, França e Grécia.

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Créditos: DR, cedida pelo Torel Boutiques
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Torel Boutiques expande operação com três novas unidades

O grupo Torel Boutiques vai expandir o seu portefólio em 2025 com três boutique hotéis: o Torel Saboaria, no Porto; o Torel Royal Court, em Guimarães; e o Torel Terra Brava na Ilha Terceira, nos Açores.

O Torel Boutiques vai passar a operar três novas unidades hoteleiras no Porto, em Guimarães e nos Açores.

No Porto, o Torel Saboaria será o primeiro projeto a abrir portas, em abril. O hotel boutique de cinco estrelas resulta da reconversão de uma unidade hoteleira já existente, situada no centro do Porto junto à antiga Fábrica de Sabão do Bolhão.

Com 28 quartos, jardim, piscina exterior e o restaurante de cozinha portuguesa criativa “Luffa”, o hotel baseia o seu conceito nos “tons e aromas do sabão”, bem como na “paixão pelo artesanato”, como referido em comunicado.

Já no centro histórico de Guimarães, o atual hotel Conquistador Palace será convertido no Torel Royal Court, sendo que a abertura está prevista para o verão deste ano.

O grupo refere que o hotel inserido num edifício apalaçado de 1827” irá manter o tributo ao seu antigo proprietário, o tenista João Sousa, preservando a referência às cidades ou torneios onde competiu no nome dos seus 18 quartos e suites”. A unidade contará, além do alojamento, com um spa, gastrobar e jardim com piscina exterior.

Nos Açores, na Ilha Terceira, está prevista para junho deste ano a abertura do Torel Terra Brava, um hotel de cinco estrelas situado em Angra do Heroísmo.

Inspirado nos quatro elementos – água, fogo, terra e ar –, o hotel estará dividido entre 44 quartos e suites. Na lista de valências reúne um spa com ginásio, sauna, piscina interior e exterior, bem como um restaurante e um cocktail lab.

Quanto a perspectivas futuras, João Pedro Tavares, fundador do Torel Boutiques, garante que o grupo continuará aberto a novas parcerias, “desde que alinhadas com a nossa visão e eixo estratégico”.

“Continuaremos disponíveis para colaborar com projetos já estabelecidos neste segmento de hotelaria de luxo. Não pretendemos fazê-lo de forma desenfreada, mas antes de forma ponderada e ajustada com aquilo em que acreditamos”, refere.

Atualmente, o grupo conta com cinco hotéis boutique em operação: três no Porto (Torel Avantgarde, Torel Palace Porto e Torel 1885 Suites & Apartments); um em Lisboa (Torel Palace Lisbon) e outro no Douro (Torel Quinta da Vacaria).

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Mais hóspedes, com menos dormidas, mas proveitos a subir, em fevereiro

Embora o mês de fevereiro mostre um ligeiro abrandar nas dormidas e no número de hóspedes, no que diz respeito aos proveitos compensaram. No acumulado do ano, os números do turismo em Portugal continuam a subir em todos os parâmetros.

Victor Jorge

No mês de fevereiro de 2025, o setor do alojamento turístico registou 1,8 milhões de hóspedes e 4,2 milhões de dormidas, correspondendo a variações de 0,6% e -2,5%, respetivamente (+8,2% e +6,3% em janeiro, pela mesma ordem).

As dormidas de residentes totalizaram 1,375 milhões, tendo diminuído 0,8% face às 1,387 milhões de igual mês de 2024 (+11% em janeiro), enquanto os mercados externos apresentaram um decréscimo de 3,3% (+3,9% em janeiro), alcançando 2,795 milhões de dormidas, contra as 2,892 milhões de fevereiro do ano passado.

Segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), “estes resultados foram influenciados pela estrutura móvel do calendário, ou seja, por um lado, pelo efeito do período de férias associado ao Carnaval, que este ano ocorreu em março, enquanto no ano anterior se concentrou em fevereiro”. Por outro lado, refere o INE, “o mês de fevereiro deste ano teve menos dia que o ano anterior, uma vez que 2024 foi um ano bissexto”.

Em termos de dormidas, os dados do INE indicam uma liderança de Lisboa, com 1,170 milhões, correspondendo a uma ligeira descida de 5,6% face a fevereiro de 2024, sendo a única região a ultrapassar a fasquia do milhão.

Em segundo lugar, aparece o Algarve, com 776 mil dormidas, o que perfaz um decréscimo de 5,1% face a fevereiro do ano passado, surgindo o Norte em terceiro lugar, com 756 mil dormidas, uma subida de 0,9% face ao mês homólogo de 2024.

A maior subida nas dormidas, no mês de fevereiro, foi conseguida pela Península de Setúbal (+7,8%), enquanto nas descidas, a região do Oeste e vale do Tejo apresenta um decréscimo de 7,1%.

Subida dos residentes compensam descida dos não residentes
No que diz respeito aos hóspedes, contabilizados que foram 1,773 milhões de pessoas, os residentes somaram 817 mil, correspondendo a uma subida de 2,2% face a fevereiro de 2024, enquanto os não residentes totalizaram 957 mil, uma descida de 0,8% relativamente a igual período do ano passado.

Também aqui, a liderança pertence a Lisboa com 533 mil hóspedes numa descida de 1,6% relativamente a fevereiro de 2024, com a região Norte a ocupar a segunda posição com 427 mil hóspedes (+2,5%) e em terceiro lugar o Algarve com, 211 mil hóspedes (+0,9%).

Destaque para a subida a duplo dígito dos Açores (+11,3%), totalizando 49 mil hóspedes, enquanto a maior descida pertenceu à região do Oeste e vale do Tejo (-3,3%).

Dos mais de 957 mil hóspedes não residentes, Espanha liderou com 125 mil, aparecendo o Reino Unido (115 mil) e França (79 mil) em segundo e terceiro lugares, respetivamente.

Já nas dormidas, os 10 principais mercados emissores, em fevereiro, representaram 72,1% do total de dormidas de não residentes neste mês, com o mercado britânico a manter a liderança (16,4% do total das dormidas de não residentes em fevereiro), com 458 mil, apesar do decréscimo de 7,5% face ao mês homólogo.

As dormidas do mercado alemão, o segundo principal mercado emissor em fevereiro (11,2% do total), diminuíram 5,1% para 313 mil. Seguiu-se o mercado espanhol, na 3.ª posição (quota de 8,3%), com um decréscimo de 8,4% para 231 mil.

No grupo dos 10 principais mercados emissores em fevereiro, o mercado polaco foi o único a registar crescimento (+23,2%), atingindo os 119 mil. Nos decréscimos, destacou-se a variação registada do mercado brasileiro (-18,9%) para 130 mil.

Dormidas dos não residentes estagnam no primeiro bimestre
No acumulado do ano (janeiro-fevereiro), os dados divulgados pelo INE mostram uma subida de 4,1% no número de hóspedes, totalizando 3,378 milhões. Os residentes em Portugal somaram 1,564 milhões, numa evolução de 5,7%, enquanto os não residentes totalizaram 1,814 milhões, uma subida de 2,7% face aos dois primeiros meses de 2024.

Lisboa liderou no número de hóspedes, com 1,040 milhões (+3% face ao primeiro bimestre de 2024), seguindo-se o Norte com 812 mil (+4,7%) e o Algarve (375 mil, +3,3%). A região que mais cresceu no número de hóspedes neste primeiro bimestre de 2025 foram os Açores (+13,6%), não se registando qualquer descida nas regiões turísticas nacionais.

Nos hóspedes não residentes, Espanha foi quem registou maior número, com 228 mil, seguindo-se o Reino Unido (quase 200 mil) e EUA (152 mil).

Analisadas as dormidas nestes primeiros dois meses de 2025, o mercado nacional registou 7,840 milhões numa subida de 1,4% face ao período homólogo de 2024. Neste parâmetro, os residentes em Portugal somaram 2,642 milhões de dormidas, numa subida de 4,5% face aos primeiros dois meses de 2025. Já as dormidas de não residentes registaram uma descida de 0,1% para 5,198 milhões.

A região da Grande Lisboa aparece novamente a liderar neste campo, com 2,246 milhões de dormidas, embora registe uma descida de 0,3%. O Norte é a segunda região com mais dormidas, com 1,429 milhões, numa subida de 3,5% face a igual período do ano passado. Em terceiro lugar aparece o Algarve, com 1,347 milhões de dormidas, correspondendo a uma descida de 2,5% relativamente a janeiro-fevereiro de 2024.

A maior subida doi registada pela Península de Setúbal, com um incremento de 10,4%, para 164 mil dormidas, enquanto no capítulo das descidas, o Algarve reparte esta posição (-2,5%) com a região do Oeste e Vale do Tejo.

Por mercados emissores, das quase 5,2 milhões de dormidas, quase 810 mil foram de britânicos, surgindo a Alemanha em segundo lugar (580 mil) e Espanha na terceira posição (431 mil).

Mais proveitos
Apesar do decréscimo nas dormidas, os proveitos aumentaram em fevereiro, +4% nos proveitos totais e +3,4% nos relativos a aposento (+13,9% e +14,3% em janeiro, pela mesma ordem), atingindo 287,7 e 208,8 milhões de euros, respetivamente.

A Grande Lisboa foi a região que mais contribuiu para a globalidade dos proveitos (34,5% dos proveitos totais – 99,4 milhões de euros – e 36% dos proveitos de aposento – 75 milhões de euros), seguida da Madeira (17,1% – 49 milhões de euros – e 16,7% – 35 milhões de euros, respetivamente) e do Norte (16,4% – 47 milhões de euros – e 16,5% – 34 milhões de euros, pela mesma ordem).

Os aumentos de proveitos mais expressivos ocorreram na Madeira (+16,7% nos proveitos totais e +20,7% nos de aposento) e na Península de Setúbal (+12,2% e +15,4%, pela mesma ordem). Os maiores decréscimos registaram-se no Oeste e Vale do Tejo (-3,1% e -0,7%, respetivamente) e no Alentejo (-2,4% em ambos).

Já no acumulado dos primeiros dois meses de 2025, os proveitos totais somaram quase 550 milhões de euros, numa subida de 8,5% face a igual período de 2024, enquanto os proveitos de aposentos totalizaram 398 milhões de euros, correspondendo a uma subida de 8,3%.

Lisboa aparece em primeiro lugar com mais de 191 milhões de euros em proveitos totais (+5,1%), seguindo-se a Madeira com 99 milhões de euros (+22,9%) e o Norte com 90 milhões de euros (+8,2%).

No que diz respeito aos proveitos de aposentos, a liderança também pertence a Lisboa com 145 milhões de euros (+4,5%), seguindo-se a Madeira com 69 milhões de euros (+24,6%) e o Norte com 65 milhões de euros (+6,9%).

Estada média continuou a decrescer em fevereiro
Em fevereiro, a estada média nos estabelecimentos de alojamento turístico (2,35 noites) continuou a diminuir (-3,1%, após -1,8% em janeiro). Os valores mais elevados deste indicador continuaram a observar-se na Madeira (4,73 noites) e no Algarve (3,68 noites), tendo as estadias mais curtas ocorrido no Centro (1,58 noites) e no Oeste e Vale do Tejo (1,64 noites).

Em fevereiro, a estada média dos residentes (1,68 noites) diminuiu 3,0% e a dos não residentes (2,92 noites) decresceu 2,6%.

A Madeira registou as estadas médias mais prolongadas, quer dos não residentes (5,33 noites) quer dos residentes (2,88 noites).

No conjunto dos estabelecimentos de alojamento turístico, o rendimento médio por quarto disponível (RevPAR) atingiu 39,6 euros em fevereiro, registando um aumento de 4,5% (+10,4% em janeiro). O rendimento médio por quarto ocupado (ADR) atingiu 87,9 euros (+4,9%, após +7,2% em janeiro).

O valor de RevPAR mais elevado foi registado na Madeira (71,5 euros), seguindo-se a Grande Lisboa (64,7 euros). Os maiores crescimentos ocorreram na Madeira (+22,4%) e na Península de Setúbal (+18,0%), enquanto no Alentejo se registou o maior decréscimo (-5,7%).

A Grande Lisboa destacou-se com o valor mais elevado de ADR (110,2 euros), seguida da Madeira (100,1 euros), tendo esta última apresentado o maior crescimento neste indicador (+18,6%).

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Créditos: DR, cedida pela United Investments Portugal
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UIP distingue carreira de trabalhadores nos Long Service Awards

A primeira edição da iniciativa da United Investments Portugal (UIP) homenageou 70 trabalhadores com carreiras de cinco a mais de 30 anos na empresa.

A United Investments Portugal (UIP) homenageou 70 colaboradores que completaram entre cinco a mais de 30 anos de serviço à empresa, na gala Long Service Awards.

A cerimónia, realizada no Pine Cliffs Resort, em Albufeira, marcou a primeira edição de uma iniciativa “que visa reconhecer a dedicação, lealdade e o impacto dos profissionais no crescimento e sucesso da empresa”, como a empresa refere em nota de imprensa.

Durante o evento foram atribuídas distinções aos colaboradores que celebraram marcos de cinco, dez, 15, 20, 25, 30 e mais de 30 anos de carreira, com especial destaque para a entrega de dois Lifetime Awards, prémios que reconheceram contribuições excepcionais e de longo prazo à UIP.

“Os Long Service Awards são uma celebração do profissionalismo, da lealdade e da excelência dos nossos colaboradores. Não se trata apenas de anos de serviço, mas do impacto positivo que cada um teve no crescimento da empresa. Esta iniciativa reflete o nosso compromisso com a valorização do talento e com a criação de uma cultura de reconhecimento, que nos posiciona como uma referência no mercado nacional”, refere Carlos Leal, CEO da United Investments Portugal.

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Verdelago Resort lança mais 91 unidades residenciais-turísticas

O empreendimento, que até agora foi alvo de um investimento acima dos 300 milhões de euros, já tinha vendido 200 unidades residenciais-turísticas, metade das quais deverá ser entregue até final deste ano. Agora, o Verdelago Resort prepara-se para lançar no mercado mais 91 unidades, tendo ainda em vista um hotel de cinco estrelas, que se encontra em fase de construção.

O Verdelago Resort, empreendimento de luxo situado em Altura, no Algarve, vai dar início a uma nova fase de comercialização, com o lançamento de 91 unidades residenciais-turísticas, num investimento de 74 milhões de euros.

A decisão surge após o “sucesso das fases anteriores”, de acordo com o empreendimento, que explica que das últimas 200 unidades vendidas, 100 deverão ser entregues “até ao final deste ano”.

As mais recentes 91 unidades residenciais-turísticas vão estar disponíveis nas tipologias T1, T2, T3 e, pela primeira vez, T4. As áreas privativas variam entre os 82 e os 206 metros quadrados, com terraços de 10 a 115 metros quadrados.

Os preços começam nos 715.000 euros para os apartamentos T1 e vão até aos 2.300 milhões de euros para os T4 – um aumento entre os 50% e os 65% em relação à primeira fase do empreendimento, iniciada em 2021.

A expectativa é a de que as primeiras casas sejam entregues no verão de 2027, sendo que 10% da nova fase já se encontra vendida ou reservada por parte dos atuais proprietários do resort e dos clientes em lista de espera.

Os portugueses são os principais compradores deste projeto, de acordo com o Verdelago Resort, que refere que estes representam 80% das vendas até à data.

Seguem-se os mercados polacos, holandeses, ingleses, italianos, americanos e espanhóis.

Para a fase atual em comercialização, Lucília Pinto, diretora comercial do Verdelago Resort, afirma que se encontram a preparar “uma estratégia específica e direcionada para os mercados internacionais que têm vindo a crescer e queremos impulsionar”.

Como explica, “são clientes que tendencialmente usam a sua unidade durante a época baixa e média, o que permite termos mais unidades disponíveis para a grande procura hoteleira que temos na época alta”, garantindo assim as proprietários “retorno por via da exploração turística”.

Em 2024 foram vendidas cerca de 8.000 dormidas entre março e novembro, a um preço médio de 880 euros em época alta.

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Formação

Até 18 de julho: Abertas candidaturas aos cursos das Escolas do Turismo de Portugal

As candidaturas aos cursos das Escolas do Turismo de Portugal decorrem de 1 de abril a 18 de julho de 2025, exclusivas para alunos nacionais e residentes na União Europeia. São Cursos de Especialização Tecnológica (Nível 5), Cursos Profissionais (Nível 4) e Cursos on-the-job da rede de Escolas do Turismo de Portugal.

De acordo com o Turismo de Portugal, os candidatos poderão especializar-se em áreas fundamentais do setor, como Cozinha, Pastelaria, Padaria, Restauração e Bebidas, Hotelaria / Alojamento, Informação e Animação Turística, Organização de Eventos, Património e Turismo de Natureza e Aventura, para reforçar que “esta é uma excelente oportunidade de ingressar numa formação reconhecida mundialmente, dando os primeiros passos numa carreira promissora no setor do turismo”.

​As candidaturas são para Cursos de Especialização Tecnológica (CET) – acesso com o 12.º ano – nível 5; Cursos Profissionais – acesso com o 9.º ano – nível 4; e Cursos de Dupla Certificação on the job – acesso com o 11.º ano, podendo candidatar-se cidadãos da União Europeia (UE)​, ou estudantes que não tenham cidadania europeia, residentes em Portugal (com autorização de residência), via online a partir do portal das Escolas.

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Hyatt Regency Lisboa | Créditos: DR
Alojamento

Portugal vai contar com 15 novos projetos de branded residences até 2031

De acordo com o mais recente estudo da Savills Global Residential Development Consultancy – Branded Residences: Portugal Snapshot 2025, Portugal é o país da Europa com mais projetos de branded residence em pipeline para os próximos cinco anos, traduzindo-se em mais 1.200 unidades residenciais distribuídas por 15 novos projetos.

O atual panorama global do segmento foi discutido em Portugal num evento organizado pela Savills Portugal juntamente com a equipa de Global Residential Development Consultancy da Savills, sediada no Reino Unido. A iniciativa contou com duas sessões, uma no Porto, e outra em Lisboa.

A oferta neste segmento em Portugal contempla resorts de golfe, como o Viceroy no Ombria Algarve e projetos urbanos cosmopolitas, como o Hyatt Regency Lisbon, com os resorts a representarem 72% dos 11 empreendimentos já em operação no país.

No pipeline atual, Algarve e Lisboa continuam a ser as áreas de foco. A região do Algarve vai contar com sete novos projetos nos próximos cinco anos, o que equivale à introdução de mais de 800 unidades de alojamento. Já a capital terá quatro novos projetos, num total de 174 unidades de alojamento.

Em termos ibéricos, Espanha apresenta números semelhantes a Portugal, tanto em número de projetos branded residence concluídos, como em desenvolvimento. No entanto, num total de 25 esquemas projetados em cada país até 2031, Portugal apresenta projetos de dimensão superior, com 2.300 unidades residenciais, em comparação com as 1.300 de Espanha.

A ascensão de marcas não hoteleiras representa atualmente 21% do segmento, com maior representação nos centros urbanos. Portugal tem, igualmente, registado este formato com os projetos de Karl Lagerfeld e do YOO Studio, ambos em desenvolvimento em Lisboa.

Paula Sequeira, Head of Consultancy & Valuation da Savills, destaca que “além das localizações já estabelecidas em Portugal, como o Algarve e Lisboa, a região da Comporta tem-se vindo a posicionar como o próximo destino de referência para projetos residenciais de marca. A região está claramente preparada para um mercado bem consolidado, competindo com outros destinos de referência na bacia do Mediterrâneo”

Contudo, a profissional refere que a Savills identifica “outras regiões com potencial para este tipo de projeto, nomeadamente a cidade do Porto, um destino urbano cada vez mais reconhecido a nível global para negócios, turismo e novos residentes”.

Branded residences na Europa

No contexto europeu, prevê-se um aumento de 180% dos projetos de branded residence até 2031, de acordo com a mais recente análise efetuada pela equipa de Global Residential Development Consultancy da Savills.

A Europa foi o terceiro mercado mais ativo para branded residences em 2024, depois da América do Norte e da Ásia-Pacífico, representando aproximadamente 18% da rede internacional.

Ao considerar as tabelas de classificação das marcas, o top 10 global é amplamente dominado por marcas de luxo. Contudo, este não é o caso na Europa – a Radisson Blu é a marca de hotéis mais ativa, com projetos de “condo-hotels” concluídos no Leste e Norte da Europa.

As marcas não-hoteleiras continuam a ser dominadas pela YOO, que apresenta um pipeline de cinco projetos através das submarcas YOO Studio e YOO inspired by Starck, nos próximos cinco anos.

“O que é promissor para Portugal é que, numa perspetiva urbana, Lisboa ocupa o segundo lugar na Europa em número de projetos, seguida de Londres, sendo também o mercado de resorts mais ativo da região. A diversidade de promotores e marcas que entram no mercado sinaliza uma forte confiança, sublinhando um crescimento significativo e oportunidades interessantes para o setor branded nos diferentes mercados de Portugal”, refere Louis Keighley, Head of Development Advisory, Savills Global Residential Development Consultancy em nota de imprensa.

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Créditos: Francis Amiand
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Mama Shelter Lisboa reabre rooftop com novo menu

O chef José Luís Miranda desenhou uma nova carta para marcar a reabertura do rooftop do Mama Shelter Lisboa, que passa a estar disponível todos os dias das 17h00 às 23h00.

O rooftop do Mama Shelter Lisboa reabriu para a próxima temporada de primavera e verão com uma nova carta.

Desde 27 de março, o terraço do hotel passa a estar aberto das 17h00 às 23h00, sete dias por semana, com o serviço de cozinha a funcionar até às 22h00.

Após ter assumido a chefia da cozinha do Mama Shelter Lisboa em outubro do ano passado, o chef José Luís Miranda desenhou uma nova carta para este espaço, inspirado nas suas experiências gastronómicas pelo mundo.

Entre os destaques da nova carta estão o Tártaro de atum com leche tigre de wasabi; o Tiradito de lírio com aji amarelo; o Ceviche misto de camarão e vieiras com Pico de Gallo; e os Tacos de camarão e Tacos de porco.

Nas opções de partilha destacam-se as Carnes frias e Tábuas de queijo, além de clássicos já conhecidos no hotel como a Bifana, as Batatas bravas e as Gyosas de frango Mama Hot.

Para completar a experiência, o rooftop contará com DJ sets todas as sextas e sábados a partir de abril.

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