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Já são conhecidos os vencedores dos “Portugal Trade Awards by Publituris @BTL 2022”

Dentro das categorias foram premiados os melhores Eco Resort, Wine Hotel, Exclusive Hotel, Luxury Hotel e Alojamento Rural.

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Já são conhecidos os vencedores dos “Portugal Trade Awards by Publituris @BTL 2022”

Dentro das categorias foram premiados os melhores Eco Resort, Wine Hotel, Exclusive Hotel, Luxury Hotel e Alojamento Rural.

Estão encontrados os vencedores dos “Portugal Trade Awards by Publituris @BTL 2022”, prémios entregues esta quarta-feira, 16 de março, durante o primeiro dia da BTL.

Como Personalidade do Ano foi distinguida a secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, prémio atribuído diretamente pela redação do Publituris.

Dos 87 nomeados às 13 categorias, os vencedores, encontrados por uma votação realizada online e através de uma média ponderada de 45% do júri, 45% dos assinantes do jornal Publituris e mais 10% pelos subscritores da newsletter diária, são:

Melhor Companhia de Cruzeiros
MSC Cruzeiros

Melhor GSA Aviação
APG Portugal

Melhor Agência Corporate
Travelstore

Melhor Venue para Eventos e Congressos
Altice Arena

Melhor Parque Temático
Oceanário

Melhor Animação Turística
Picos de Aventura

Melhor Eco Resort
Areias do Seixo

Melhor Wine Hotel
The Yeatman

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Melhor Exclusive Hotel
Six Senses Douro Valley

Melhor Luxury Hotel
Vila Vita Parc Resort & SPA

Melhor Alojamento Rural
Herdade da Malhadinha Nova

Melhor Startup
Hijiffy

Melhor Marina
Marina de Vilamoura

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AHP aponta para aumento de preço médio nos hotéis em 2025

Com a generalidade dos hoteleiros inquiridos pela Associação da Hotelaria de Portugal (AHP) a concordar com o aumento do preço médio por quarto em 2025, a associação refere que, mesmo assim, as perspectivas dos profissionais para este ano “revelam um otimismo moderado”. Antecipa-se que o mercado nacional continue a manter-se como um dos três principais mercados emissores para o setor, seguido por Espanha e pelo Reino Unido.

Carla Nunes

A generalidade dos hoteleiros inquiridos pela AHP para o estudo “Balanço 2024 / Perspetivas 2025” concorda que o preço médio por quarto (ARR, na sua sigla em inglês) será “melhor” este ano quando comparado com o de 2024, antecipando, por isso, crescer em receitas.

Tendo em conta a totalidade do ano de 2025, tanto os hoteleiros do Alentejo (87% dos inquiridos), como da Madeira (81%), Península de Setúbal (78%), da região Norte e Grande Lisboa (70%), Algarve e Açores (64%), Oeste e Vale do Tejo (57%) e da região Centro (55%) antecipam que o preço médio seja “melhor” este ano do que em 2024.

Por outro lado, quanto à taxa de ocupação, as opiniões dividem-se.

Os hoteleiros do Algarve (48%), Península de Setúbal (47%), Alentejo (45%) e Grande Lisboa (43%) antecipam uma taxa de ocupação “melhor” para a generalidade de 2025, face ao ano passado.

Já os inquiridos da Madeira e do Oeste e Vale do Tejo (50%), da região Centro (48%), dos Açores (44%) e do Norte (42%) antecipam uma taxa de ocupação “igual” a 2024.

Ainda quanto a este indicador, 48% dos hoteleiros apontam que a taxa de ocupação hoteleira será melhor no quarto trimestre de 2025, levando Cristina Siza Vieira, vice-presidente executiva da AHP, a afirmar que o terceiro e quarto trimestre de 2025 estão “em ascensão, sobretudo o quarto trimestre” por “força da organização de eventos e das alterações climáticas”, estas últimas com “impacto nas regiões de sol e mar”.

Eventos como o MotoGP e o European Le Mans Series, ambos a decorrer no Autódromo do Algarve entre outubro e novembro, são apontados como os que terão maior impacto na região, com a previsão de 200.000 e 10.000 participantes, respectivamente, de acordo com as entidades promotoras.

A vice-presidente da AHP refere ainda que haverá um aumento da procura senior no quarto trimestre de 2025, “com um crescimento interessante noutras regiões do país, e não apenas nos destinos de sol e mar”.

Mercados e principais desafios

Dos principais mercados para 2025, 83% dos hoteleiros esperam que Portugal se mantenha no seu Top 3 de mercados emissores. Segue-se Espanha, referido por 54% dos inquiridos como um dos seus principais três mercados, Reino Unido (39%), Estados Unidos da América (34%) e Brasil (32%).

A concorrência de outros destinos internacionais é vista como um dos principais desafios em 2025 para 68% dos hoteleiros, a par do aumento generalizado dos custos e da instabilidade política, ambos referidos por 52% dos inquiridos.

A escassez de mão-de-obra constitui um constrangimento em 2025 para 49% dos profissionais, seguida pela regulamentação europeia e obrigações de reporte (23%) e a capacidade do aeroporto de Lisboa (14%).

O inquérito “Balanço 2024 / Perspetivas 2025” foi realizado entre 2 e 31 de janeiro pelo Gabinete de Estudos e Estatísticas da AHP junto dos empreendimentos turísticos associados.

O estudo contou com uma amostra de 328 empreendimentos situados em Lisboa (21% dos inquiridos), Algarve (18%), região Norte (14%), Região Autónoma da Madeira (11%), Alentejo (10%), região Centro (9%), Oeste e Vale do Tejo (8%), Região Autónoma dos Açores (6%) e Península de Setúbal (3%).

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Montebelo Vista Alegre Lisboa Chiado Hotel
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Hotelaria de Lisboa e da Madeira mantém liderança em taxa de ocupação e RevPAR em 2024

Os hotéis situados na Grande Lisboa e na Região Autónoma da Madeira mantiveram a liderança em termos de taxa de ocupação e receita por quarto disponível (RevPAR) em 2024. Os resultados pertencem à Associação da Hotelaria de Portugal (AHP), que aponta o mercado nacional como o principal mercado no top 3 dos hoteleiros. Por outro lado, tem-se registado um “declínio da importância” do mercado francês em todas as regiões do país.

Carla Nunes

De acordo com o mais recente inquérito da Associação da Hotelaria de Portugal (AHP), os hotéis de Lisboa registaram uma taxa de ocupação média de 73% em 2024 (um aumento de 2% face a 2023), um preço médio de 199 euros (mais 18 euros em relação ao ano passado) e um RevPAR de 145 euros, ou seja, mais 16 euros que em 2023.

Já a hotelaria da Madeira registou em 2024 uma taxa de ocupação de 79%, um valor igual ao verificado no ano anterior, sendo que o preço médio situou-se nos 145 euros (um aumento de quatro euros em relação a 2023) e o RevPAR nos 115 euros, mais quatro euros que em 2023.

O balanço nacional feito pela AHP aponta para uma taxa de ocupação média hoteleira em 2024 de 65% (o mesmo valor de 2023), um preço médio de 146 euros (mais quatro euros face ao ano anterior) e um RevPAR de 95 euros (três euros acima do registado em 2023).

“Se a taxa de ocupação se manteve basicamente idêntica, sabemos que o RevPAR cresceu por força do preço médio, tendo sido puxado, no caso do preço médio, pela Grande Lisboa e Algarve. A Grande Lisboa e a Região Autónoma da Madeira foram os campeões nacionais em RevPAR”, apontou Cristina Siza Vieira, vice-presidente executiva da AHP, na apresentação do balanço aos jornalistas.

Mercado francês em declínio em todas as regiões

Relativamente aos principais mercados de 2024, 89% dos hoteleiros inquiridos pela AHP apontou Portugal como fazendo parte do seu Top 3 de mercados. Seguiu-se o Reino Unido, indicado por 55% dos inquiridos como parte do seu Top 3 de mercados, e os Estados Unidos da América, apontado por 39% dos inquiridos.

Mercados como Espanha e Alemanha foram referidos por 37% e 31% dos inquiridos, respectivamente.

Neste ponto, Cristina Siza Vieira aponta para o posicionamento de França em sétimo lugar, tendo sido apontada apenas por 15% dos hoteleiros como um do seu Top 3 de mercados.

“Ainda que suave, tem havido um declínio da importância relativa do mercado francês em todas as regiões”, refere Cristina Siza Vieira, que aponta para a economia e instabilidade política em França como dois dos fatores responsáveis por esta quebra, a par de um possível desvio de hóspedes para o Alojamento Local (AL), um segmento não avaliado pelo estudo da AHP.

No que diz respeito aos canais de reserva, a plataforma Booking “voltou a ganhar terreno”, tendo sido indicada por 95% dos hoteleiros inquiridos como o seu principal canal de distribuição em 2024. Seguiu-se o website próprio, referido por 91% dos inquiridos.

Do lado oposto, a Expedia perde terreno nos principais canais de reserva no ano passado. Indicada em 2023 por 61% dos hoteleiros como o seu principal canal de distribuição, em 2024 foi referenciada apenas por 36% dos inquiridos.

Alentejo com “procura expressiva” para o Natal e Revéillon de 2024

O balanço hoteleiro de 2024 da AHP isolou ainda os resultados verificados durante o período de Natal e Revéillon, nos quais é dado conta de que o período do Natal “não tem a expressão na hotelaria que tem o Ano Novo”.

A média nacional do ano passado aponta para uma taxa de ocupação no período de Natal de 47% e um preço médio de 124 euros (mais 1 euro face a 2023).

Já no período de Revéillon de 2024, a taxa de ocupação média a nível nacional situou-se nos 67%, com o preço médio a cifrar-se nos 160 euros (menos 2 euros em relação a 2023).

Com a Grande Lisboa e a Região Autónoma da Madeira a registarem as taxas de ocupação e preço médio mais elevados para ambas as festividades, Cristina Siza Vieira não deixa de apontar para a “procura muito expressiva” pelo Alentejo, quer no Natal, quer no Ano Novo.

Nesta região em concreto, a taxa de ocupação no Natal foi de 45% (mais 12% face a 2023) e, no Revéillon, de 70% (um aumento de 8% em relação a 2023).

O inquérito “Balanço 2024 / Perspetivas 2025” foi realizado entre 2 e 31 de janeiro pelo Gabinete de Estudos e Estatísticas da AHP junto dos empreendimentos turísticos associados.

O estudo contou com uma amostra de 328 empreendimentos situados em Lisboa (21% dos inquiridos), Algarve (18%), região Norte (14%), Região Autónoma da Madeira (11%), Alentejo (10%), região Centro (9%), Oeste e Vale do Tejo (8%), Região Autónoma dos Açores (6%) e Península de Setúbal (3%).

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Hotéis do grupo Onyria em Cascais integram o portefólio da IHG Hotels & Resorts

Os hotéis Onyria Quinta da Marinha Hotel e Onyria Marinha Boutique Hotel, na Quinta da Marinha, em Cascais, vão integrar o portefólio do IHG Hotels & Resorts sob as marcas Kimpton Hotels & Restaurants e Vignette Collection. A parceria com o IHG decorre em regime de franchising, pelo que a gestão e propriedade de ambos os hotéis vão manter-se a cargo do Grupo Onyria.

O Grupo Onyria, que detém o Onyria Quinta da Marinha Hotel e o Onyria Marinha Boutique Hotel na Quinta da Marinha, em Cascais, celebrou uma parceria com a Intercontinental (IHG). Desta forma, os hotéis do grupo Onyria em Cascais passam a integrar o IHG Hotels & Resorts, numa parceria que implicará um investimento superior a cinco milhões de euros, de acordo com o grupo.

O investimento será aplicado em renovações, decoração e na criação de novos espaços, como referido em nota de imprensa, sendo que esta parceria decorre em regime de franchising.

O Onyria Quinta da Marinha Hotel passará a integrar a marca Kimpton Hotels & Restaurants, cujo rebranding será concluído no início de 2026, após obras de renovação. O fututro Kimpton Quinta da Marinha Cascais contará com 198 quartos, dos quais dez serão suites, e um spa com ginásio renovado. Os hóspedes poderão escolher entre dois restaurantes e dois bares, bem como uma piscina interior e outra exterior. O hotel contará ainda com um campo de golfe de 18 buracos, 12 salas de conferências e uma casa no lago.

Já o Onyria Marinha Boutique Hotel, de 72 quartos, e as Villas, que reúnem 40 unidades de alojamento, farão a transição para a Vignette Collection, passando assim a designar-se Onyria Marinha Cascais – Vignette Collection. A mudança está prevista acontecer antes do verão deste ano.

O grupo Onyria refere que, tratando-se de um acordo de franchising, a parceria com o grupo Intercontinental “não implica um contrato de gestão”, pelo que a gestão e propriedade de ambos os hotéis vão manter-se a cargo do Grupo Onyria e da família Pinto Coelho.

“Acreditamos que as marcas da IHG se alinham perfeitamente com a nossa visão de reter a herança cultural do nosso destino e produto, ao mesmo tempo que oferecem experiências autênticas e únicas. E por isso faz todo o sentido esta parceria para o Grupo Onyria, que não só nos traz reconhecimento global, como o acesso aos mais de 145 milhões de membros do IHG One Rewards e uma experiência de luxo elevada para os todos os hóspedes”, explica João Pinto Coelho, CCO do Grupo Onyria, em comunicado.

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Tivoli Alvor Algarve Resort reabre a 28 de março para nova temporada

O primeiro resort em regime tudo incluído da Tivoli Hotels & Resorts volta a abrir portas a 28 de março, mantendo-se em funcionamento até ao final de outubro deste ano.

O Tivoli Alvor Algarve Resort reabre a 28 de março. Inaugurado em maio de 2023 sob a marca Tivoli Hotels & Resorts, este é o primeiro hotel em regime ‘tudo incluído’ desta marca da Minor.

Composto por 491 quartos – incluindo 56 de categoria Premium Family com dois quartos independentes e quatro Suites Premium – o hotel estará em funcionamento até ao final de outubro.

O regime de tudo incluído é apresentado em duas opções distintas: versão com serviços standard e outra premium. Os clientes premium têm acesso a um crédito para utilizar no centro de wellness, check-in e check-out em zona VIP, upgrade do minibar e pequeno-almoço em área reservada.

Das valências do hotel fazem parte seis piscinas aquecidas, das quais cinco são exteriores e uma interior, um kids club para crianças entre os 4 e os 12 anos designado como Pluma Júnior Club, e ainda atividades desportivas como futebol, padel e ténis para jovens a partir dos 13 anos.

Acresce um centro de wellness com tratamentos de spa, sauna, jacuzzi e banho turco, campo de jogos multidesportos (ténis, basquetebol, futsal), campo de padel e uma nova área dedicada à Petanca. Ainda na área de bem-estar, o Health Club do hotel inclui programas de fitness personalizados e sessões particulares.

Na vertente gastronómica, o Tivoli Alvor Algarve Resort conta com quatro restaurantes: o Essenze, de cozinha internacional; o Carosello, de gastronomia italiana; o Mad Med, que destaca os sabores do Mediterrâneo; e o Roastic, dedicado  é a escolha ideal. Este ano, durante o período da tarde, os hóspedes poderão usufruir do novo serviço de Grab & Go, com refeições rápidas.

O Tivoli Alvor Algarve oferece ainda vantagens aos hóspedes, como é o caso da entrada gratuita de um dia, para estadias mínimas de sete noites, nos vários parques de diversão da região, entre o Zoo marine, Slide & Splash ou Zoo de Lagos. É ainda oferecido um jantar numa seleção de restaurantes locais, como o Restinga Praia (Praia do Alvor), o Ábabuja (Ribeira de Alvor), o Jardim das Oliveiras (Monchique), T-Bone Steakhouse (NH Marina Portimão), Sky Bar Carvoeiro e The One Restaurant (ambos no Tivoli Carvoeiro), Pepper’s Steakhouse, Oregano e Purobeach Vilamoura (todos no Tivoli Marina Vilamoura). A oferta de jantar, apesar de incluída na tarifa para estadias mínimas de sete noites, está sujeita a disponibilidade e reserva com 72 horas de antecedência.

Localizado a apenas 600 metros da praia e da vila de Alvor, o Tivoli Alvor Resort dispõe ainda de um comboio de ligação para uso exclusivo dos hóspedes.

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W Algarve contrata Andrea Licastro para a direção de marketing e comunicação

A profissional, que começou o seu percurso na indústria hoteleira no W Santiago, trabalhou no Heathrow Windsor Marriott Hotel, no W London e no Penha Longa Resort.

A profissional Andrea Licastro assume a liderança do departamento de Marketing e Comunicação do W Algarve, após uma década de experiência em hospitalidade e branding de luxo.

Em funções neste novo cargo desde o início deste amo, Andrea Licastro supervisiona as estratégias de marketing, redes sociais e a criação de conteúdos, tanto do hotel como das W Residences.

Esta não é a primeira vez que Andrea trabalha com a marca W Hotels. Em 2015, quando se mudou para o Chile, começou a sua carreira profissional como W Insider, no W Santiago. Três anos mais tarde trabalhou em Londres como Marketing & Sales Coordinator no Heathrow Windsor Marriott Hotel. Em 2019, regressou à família W para trabalhar como Brand and Social Media Marketing Executive no W London.

Há três anos, rumou até Portugal para assumir a posição de Marketing and Communications Manager no Penha Longa Resort, em Sintra. Neste último cargo, foi responsável pela estratégia da marca, marketing digital e comunicações no sector da hotelaria de luxo.

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Minor aposta em nova estratégia de marca focada na experiência digital e fidelização de clientes

O grupo hoteleiro passa a contar com uma nova imagem de marca, a par de um novo website, focado no consumidor final, e uma aplicação móvel que permite reservar estadias. Para o cliente business to business (B2B), o grupo criou um espaço dedicado, o Minor PRO.

A Minor Hotels apostou numa nova identidade de marca, focada no cliente final, a par de uma experiência digital melhorada, um programa de fidelização simplificado e uma proposta renovada para o cliente business to business (B2B).

A renovação da marca surge numa altura em que o grupo hoteleiro abre caminho para a integração de quase 300 novas propriedades no seu portefólio até ao final de 2027. Tem ainda como base a aquisição, em 2018, do NH Hotel Group, agora a operar como Minor Hotels Europe & Americas, o que triplicou a presença global do grupo.

A nova estratégia da Minor Hotels como “masterbrand” visa reunir as suas oito marcas de hotéis – Anantara, Avani, Elewana Collection, NH, NH Collection, nhow, Oaks e Tivoli –, bem como experiências de viagem, sob a bandeira única da Minor Hotels.

Na imagem renovada da marca Minor Hotels, a ponta da seta dentro do “M” do logótipo da Minor Hotels “representa direção e orientação, apontando o caminho para a descoberta, a conexão e a aventura”, como o grupo refere em nota de imprensa. A identidade visual é complementada com uma paleta de cores e tipos de letras renovadas.

Coincidindo com a mudança de marca da Minor Hotels, o grupo atualizou a sua ‘arquitetura’ de marca para categorizar as marcas de hotéis em três segmentos – Luxury, Premium e Select. O grupo também prevê expandir seu portefólio de marcas de hotéis com pelo menos duas marcas adicionais a apresentar ainda este ano.


O grupo relançou ainda o minorhotels.com como um website de ‘consumo’, mudando o foco de website corporativo. Pela primeira vez, os hóspedes podem reservar qualquer um dos mais de 560 hotéis no site da Minor Hotels, bem como encontrar informações sobre o destino.

A par desta mudança o grupo lançou uma nova aplicação móvel para todas as marcas hoteleiras que engloba. Os viajantes podem usar a aplicação para reservar estadias, gerir reservas e recolher informações sobre o destino. Durante a estadia, os hóspedes podem usar a aplicação para interagir com os membros da equipa do hotel e solicitar serviços.

Também o programa de fidelização do grupo, o Minor DISCOVERY, passa a incluir todas suas marcas hoteleiras, substituindo assim os nomes específicos de cada marca e “simplificando o acesso dos membros”.

Já as empresas, profissionais, organizadores de eventos e agentes de viagens passam a contar com um espaço dedicado no recém-criado Minor PRO. O programa abrange todos os produtos, serviços e comunicações para o público B2B, incluindo programas existentes sob nomes específicos de marcas de hotéis, como NH PRO, Anantara Journeys e Oaks Professionals.

Dillip Rajakarier, CEO do Grupo Minor International, empresa-mãe da Minor Hotels, afirma que “a mudança de marca da Minor Hotels é uma progressão natural para nós, com base numa história de mais de cinco décadas. Não se trata apenas de gerar receita e lucro; trata-se também de aproveitar a força da nossa diversidade, do nosso conhecimento e dos membros da nossa equipa para alcançar um crescimento sustentável a longo prazo e investir na experiência do hóspede”.

“Unificar todas as nossas marcas de hotéis e experiências de viagem sob a ‘umbrella’ Minor Hotels ajudará a fortalecer o nosso posicionamento no setor de hospitalidade e ajudará a cumprir as nossas ambições de crescimento”, termina.

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Formação

Real Hotels Group dinamiza programa de formação para jovens com o eXperience Program

O programa de formação hoteleira do Real Hotels Group é dirigido a jovens e divide-se em três níveis, consoante o grau de formação dos candidatos. As candidaturas, limitadas, estão abertas até 19 de abril.

O Real Hotels Group lançou um programa de formação para o desenvolvimento das carreiras profissionais de jovens talentos na indústria hoteleira, o eXperience Program.

A iniciativa foca-se na importância da experiência do cliente no setor e é composta por um programa dividido em três níveis, consoante o grau de formação dos candidatos.

O primeiro, designado “Beginners”, destina-se aos jovens recém-formados em cursos técnico-profissionais das mais diversas áreas, como receção, restauração e catering, manutenção ou spa e bem-estar. Durante um período de 12 a 18 semanas, os jovens talentos têm a oportunidade de aplicar os conhecimentos teórico-práticos adquiridos a situações reais do contexto empresarial.

Segue-se o nível “Graduates”, direcionado para os recém-licenciados ou recém-mestres nas áreas de gestão e hotelaria, turismo, gestão e finanças, marketing ou recursos humanos. Ao longo de seis meses, estes candidatos em início de carreira podem usufruir de uma experiência imersiva em funções operacionais e corporativas, acompanhados pela mentoria de um especialista interno.

A terceiro nível enquadrado no programa eXperience é o de “Top Leaders”. Este nível, concebido para potenciar a carreira de futuras lideranças no Real Hotels Group, dedica-se a talentos das áreas de gestão e economia, com a ambição de liderar e inovar no setor da hospitalidade. Durante 12 meses, estes candidatos têm acesso a uma visão 360º da indústria hoteleira, agregando valores de gestão, estratégia e inovação, com a experiência e conhecimento de mentores executivos.

Ao longo deste período, os jovens têm também a possibilidade de acompanhar os Executive Sponsors nos serviços corporativos e de operação, ficando a conhecer a realidade organizacional em primeira mão.

O nível Top Leaders inclui ainda a formação executiva em liderança, a possibilidade de assumir desafios reais da gestão de projetos estratégicos de unidades e departamentos ou, ainda, uma visita internacional à sede da marca global do grupo, os hotéis IHG.

“O eXperience Program vem reforçar o compromisso contínuo que assumimos com o desenvolvimento de talentos na hotelaria e a criação de oportunidades de crescimento para os jovens que pretendem construir uma carreira no setor. Este programa representa uma nova etapa para o Real Hotels Group, aproximando-nos das novas gerações e preparando os líderes que vão moldar o futuro da indústria”, refere Nádia Sousa, Director of Human Resources do Real Hotels Group.

As candidaturas são limitadas e estão abertas até dia 19 de abril.

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Portugal é o terceiro destino mais atrativo para investimento hoteleiro na Europa

O European Hotels Investor Intentions Survey 2025, desenvolvido pela CBRE, aponta Portugal como o terceiro destino mais atrativo para investimento hoteleiro na Europa, a par do Reino Unido. Lisboa entra pela primeira vez neste ranking, sendo considerada como a quarta cidade mais atrativas para investimento no setor, precedida por Londres, Madrid e Roma.

Portugal chegou ao Top 3 de destinos mais atrativos para investimento hoteleiro na Europa, ocupando o terceiro lugar no ranking, a par de países como Espanha, em primeiro lugar, e Itália, em segundo lugar no pódio.

A cidade de Lisboa entra pela primeira vez neste ranking, ocupando o quarto lugar de cidades mais atrativas para investimento na indústria hoteleira.

Os dados são explanados no European Hotels Investor Intentions Survey 2025, desenvolvido pela CBRE, no qual é referido que os investidores demonstram “um otimismo crescente face ao desempenho do setor hoteleiro europeu”, com mais de 90% a planear manter ou aumentar a alocação dos investimentos.

“Embora os inquiridos prevejam que a situação geopolítica será o principal desafio para o investimento em 2025, a confiança no mercado hoteleiro europeu continua a crescer. Mais de 90% dos investidores estão dispostos a manter ou a aumentar a alocação de capital ao setor. O setor oferece retornos competitivos e o sentimento otimista dos investidores permanece, com boas perspectivas de rentabilidade e um desempenho superior relativo em relação a outras classes de ativos como principais razões para aumentar a sua alocação a hotéis”, refere a CBRE em nota de imprensa.

Espanha continua a ser o principal destino de investimento pelo segundo ano consecutivo, seguido por Itália, que este ano ultrapassou o Reino Unido pelo segundo lugar do ranking.

Se em Espanha o investimento é “apoiado pelos fundamentos do mercado a longo prazo e pela procura turística sustentada”, o crescente interesse no setor hoteleiro italiano “é generalizado, impulsionado pela oferta diversificada de hospitalidade do país e pelo surgimento de um novo grupo de hotéis de classe internacional”.

Com Portugal e o Reino Unido a partilharem o terceiro lugar, França e Grécia mantiveram o quarto e quinto lugar, respetivamente.

Ao nível de cidade, Londres continua a ser a principal escolha para investimento. Madrid solidificou o estatuto de segunda cidade mais atrativa para o investimento hoteleiro, com Roma a completar o Top 3 de cidades, subindo da quarta posição alcançada em 2024. Lisboa e Barcelona completam o Top 4 e 5, respetivamente.

De acordo com o estudo da CBRE, os investidores continuam a procurar o produto urbano, com 65% dos inquiridos a considerarem as cidades de entrada como os locais mais atrativos, dado “o seu estatuto como centros de procura a longo prazo, apoiados por viagens de negócios e de lazer resilientes”.

No mesmo estudo, 12% dos inquiridos afirmaram que as cidades secundárias são as oportunidades de investimento mais atrativas, “impulsionadas pela crescente confiança nos mercados turísticos emergentes, que são apoiados por infraestruturas melhoradas e mudanças nos padrões de viagem”.

“O atual desequilíbrio entre a oferta e a procura em toda a Europa continua a ser um fator-chave para o
setor”, refere Kenneth Hatton, diretor de hotéis europeus da CBRE. “Estamos a ver propostas fortes
de potenciais compradores que procuram adquirir os melhores ativos, refletidos nos volumes de
investimento hoteleiro do ano passado, que aumentaram 34% em relação a 2023, o maior aumento anual
para qualquer setor na região”.

Já Duarte Morais Santos, diretor de hotéis da CBRE Portugal, afirma que “o setor hoteleiro português tem vindo a consolidar a sua posição como um dos mais dinâmicos da Europa, impulsionado por um turismo resiliente e por um mercado cada vez mais sofisticado. O facto de Portugal ter subido quatro posições neste ranking reflete o reconhecimento da sua robustez e do potencial de crescimento sustentável”.

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Alambique Hotel Resort & Spa duplica operação após um ano com novo spa

O hotel localizado no Fundão fechou o primeiro trimestre de 2024 com a venda de 12.000 noites. Para o primeiro trimestre deste ano, a expectativa é a de chegar às 60.000 dormidas. Os números foram adiantados por José Almeida, diretor do Alambique Hotel Resort & Spa, que aponta para uma taxa ocupação média no hotel de cerca de 83% em 2024.

Carla Nunes

No início de 2024, o Alambique Hotel Resort & Spa, situado no Fundão, inaugurou uma nova área de spa com 2.500 metros quadrados, a par de um meeting center com capacidade para 1.000 pessoas e uma nova ala com 42 suites premium.

Passado um ano de operação com estas novas valências, o hotel registou uma taxa de ocupação de cerca de 83% em 2024 – um crescimento de 40% face a 2023 – e um volume de negócio na casa dos 12 milhões de euros, num aumento de 80% em relação ao verificado em 2023.

Os números foram indicados por José Almeida, diretor do Alambique Hotel Resort & Spa, durante a BTL – Better Tourism Lisbon Travel Market.

Na ocasião, o profissional deu conta de que o hotel tinha em vista terminar o primeiro trimestre de 2025 com 60.000 dormidas quando, em 2024, o primeiro trimestre fechou com a venda de 12.000 noites.

A previsão do hotel passa agora por alcançar as 65.000 noites no segundo trimestre deste ano, sendo que foram registadas 14.000 noites no período homólogo.

Já na valência de spa, designado como Golden Rock Alambique Water Spa, o ano de 2024 trouxe 250.000 euros em receitas para o hotel, provenientes de clientes que não se encontravam alojados na unidade.

Leia também: Alambique Hotel Resort & Spa inaugura novas valências apostado no MICE

“O hotel transcendeu-se neste primeiro ano de operação com o spa associado. Os números dispararam face ao que era a nossa realidade até então. Estamos a falar de um tipo de mercado e segmento de clientes que não tínhamos no passado. O segmento de lazer e famílias cresceu brutalmente. O preço médio também cresceu, fruto de um conjunto de serviços muito maior que estamos a oferecer durante a estadia”, explica José Almeida.

Uma vez que a sazonalidade “definitivamente não” é uma realidade neste hotel, e face aos valores registados, José Almeida afirma que 2025 e 2026 serão anos dedicados à “consolidação deste crescimento”.

Existem planos para uma possível remodelação nos quartos mais antigos da unidade, “para esbater as diferenças face aos novos alojamentos”. Contudo, a acontecer, só no final de 2026.

“Estamos a sofrer muitas dores de crescimento e o nosso projeto, quer o Convento do Seixo, quer o Alambique, precisam de consolidar toda esta realidade. Nos 153 quartos [mais antigos do Alambique] , cerca de 50% desse inventário vai ter de ser remodelado, mas só para finais de 2026 a 2027”, refere o diretor do Alambique Hotel Resort & Spa.

Créditos: Alambique Hotel Resort & Spa

O mercado nacional é responsável por cerca de 90% dos mercados do hotel, seguido pelos mercados espanhol, francês e brasileiro.

Projeto de tematização no Convento do Seixo

Relativamente ao Convento do Seixo – Boutique Hotel & Spa, adquirido pelo Alambique no final de 2023, José Almeida espera que “2025 vá ser um ano com números mais condizentes com o potencial que o hotel tem”.

Como explica, o “hotel estava numa situação, do ponto de vista comercial, muito degradada”. Sendo esta uma unidade com uma segmentação que o grupo “não estava muito habituado a trabalhar”, José Almeida refere que estão a investir em comunicação e na abertura de canais no trade “que estejam devidamente vocacionados para este mercado e tipo de hotel” – ou seja, um boutique hotel cinco estrelas.

O grupo olha para os mercados brasileiro, americano e brasileiro como os que apresentam maior potencial “para um hotel com estas características”, admitindo, no entanto, que “é mais fácil para o Convento do Seixo posicionar-se como um destino para o cliente nacional do que para o mercado estrangeiro”.

Desde a aquisição, o hotel já passou por um período de remodelações na nave principal, no sistema de projeção no teto, na receção do hotel e na substituição de colchões dos quartos, num investimento entre os 200.000 e os 300.000 euros.

Para atrair mais mercados, está em vista a tematização dos quartos da unidade hoteleira, ligados “à génese do edifício”, que funcionou como um convento franciscano no século XVI. Esta tematização, prevista “para o início do próximo ano”, só se seguirá após um período de estudo e recolha de informação sobre o convento, existindo a possibilidade de associar cada quarto ao nome de um dos frades da época.

Com o preço médio entre os 150 e os 200 euros, a expectativa de José Almeida é a de que o indicador passe a situar-se entre os 250 e os 300 euros por noite.

Leia também: Alambique adquire o Convento do Seixo no Fundão

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AHETA dá início às comemorações do 30.º aniversário a 10 de abril

A 10 de abril, às 15h30, a Associação de Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA) marca a abertura das comemorações do 30.º aniversário com uma cerimónia presidida pelo Secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado.

Após a recepção dos participantes às 15h30, a cerimónia inicia às 16h00 com a apresentação da “Galeria dos Presidentes”, uma exposição evocativa de todos os associados que integraram a presidência da Direção, Assembleia Geral e Conselho Fiscal, na vida da associação.

Segue-se uma homenagem às 16h15 aos associados que participaram na escritura de constituição da associação e nos primeiros corpos sociais da mesma.

Às 17h00, terá lugar o descerramento de um memorial de homenagem a Elidérico Viegas, fundador e presidente da AHETA, durante 26 anos, seguida por uma evocação do percurso profissional e de dirigente associativo do mesmo pelo jornalista da Antena 1 e TSF, Ramiro Santos.

Já às 17h30 decorre uma intervenção de Reinaldo Teixeira, associado da AHETA que integrou todas as direções presididas por Elidérico Viegas, além de uma intervenção do presidente da direção da AHETA, Hélder Martins, às 17h45.

A cerimónia termina às 17h50 com uma intervenção do Secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado.

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