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Hotéis Axis promovem emprego para pessoas com Síndrome de Down

“A Value Able Network” é um projeto financiado pela União Europeia e criado para promover o emprego de pessoas com Síndrome de Down.

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Hotéis Axis promovem emprego para pessoas com Síndrome de Down

“A Value Able Network” é um projeto financiado pela União Europeia e criado para promover o emprego de pessoas com Síndrome de Down.

“AValue Able Network” é um projeto financiado pela União Europeia e criado para promover o emprego de pessoas com Síndrome de Down ou com deficiência intelectual no setor da hotelaria e restauração e que os Hotéis Axis já adotaram.

O Axis Porto tem recebido vários estagiários no âmbito deste projeto, que conta já com 13 organizações participantes de seis países diferentes, comprometendo-se assim a assinar um código de conduta e a orientar estes funcionários como estagiários e/ou promover práticas valiosas junto de outras organizações.

“Consideramos que estas pessoas são cada vez mais autónomas e pretendemos ajudar nesse sentido. Além disto, descobrimos através do projeto ValueAble que integrar estes jovens nas nossas equipas melhora o ambiente corporativo, os clientes/hóspedes revelam atitudes mais positivas em relação à organização e aumentam ainda o bem- estar da comunidade”, revela Manuel F. de Miguel, administrador da marca Axis Hotéis.

De salientar ainda que em 2018, a 21 de março, em Nova York, durante o 13º aniversário do Dia Mundial da Síndrome de Down, o

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Quinta das Lágrimas renova certificação Biosphere

Após receber pela primeira vez a certificação da Biosphere em 2023, a Quinta das Lágrimas renovou este selo pelo segundo ano consecutivo.

A Quinta das Lágrimas renovou em março a certificação Biosphere para o ano de 2025.

A unidade hoteleira de cinco estrelas, situada em Coimbra, “tem vindo a consolidar este percurso desde que obteve a primeira certificação em 2023, renovada em 2024”, como refere em nota de imprensa.

O reconhecimento da Biosphere destaca o alinhamento da estratégia do hotel com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, com impacto nas áreas de Ambiente e Alterações Climáticas, Sociedade e Cultura, e Desenvolvimento Local.

Na renovação deste selo, a Quinta das Lágrimas foi classificada com “contributo notável” em áreas como Água Limpa e Saneamento; Energia Limpa e Acessível; Cidades e Comunidades Sustentáveis e Trabalho Digno e Crescimento Económico.

Entre os aspetos valorizados pela certificação estão a gestão eficiente da água, a promoção da energia limpa, a adoção de práticas de igualdade de género e bem-estar dos colaboradores, o incentivo a modelos económicos mais justos e a valorização do património em articulação com a comunidade local.

Foram também reconhecidas a mobilidade elétrica, o uso de produtos de origem local, a oferta vegetariana e iniciativas de reciclagem e redução de plástico.

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ADHP elege corpos sociais para novo mandato

A eleição dos corpos sociais da ADHP – Associação dos Diretores de Hotéis de Portugal para o triénio 2025-2028 teve lugar a 31 de março, numa Assembleia Geral que decorreu na sede da associação. Os novos corpos sociais tomam agora posse em maio deste ano.

No passado 31 de março teve lugar a Assembleia Geral para a eleição dos corpos sociais da ADHP – Associação dos Diretores de Hotéis de Portugal que exercerão funções durante o triénio 2025-2028.

A Assembleia Geral decorreu na sede da ADHP, em Lisboa, ocasião em que se apresentou a eleições a lista A, composta por 20 elementos, eleita por unanimidade.

Os novos corpos sociais tomam posse em maio de 2025.

Para o triénio 2025-2028, os corpos sociais eleitos são compostos, na Assembleia Geral, por Fernando Carvalho como presidente; Sérgio Simões como primeiro secretário e Tiago Pais como segundo secretário.

Já o conselho fiscal terá Paulo Lopes como presidente; Luz Pinto Basto como primeira secretária e Carlos Costa como segundo secretário.

A direção contará com Fernando Garrido como presidente; Raúl Ribeiro Ferreira como vice-presidente; Marcos Sousa como tesoureiro e João Serrano como secretário. A função de primeira vogal cabe a Patrícia Correia, a de segundo vogal a Nuno Leandro e a de terceiro vogal a António Melo, com Miguel Mello Breyner a desempenhar a função de vogal.

O conjunto de suplentes é composto por João Pedro Figueira; Rute Brito; Manuel Goes; Liliana Paiva e Rodrigo Borges de Freitas.

Leonardo Simões assume a secção júnior da associação.

“É com um profundo sentido de missão que assumimos a responsabilidade de continuar a representar os diretores de hotel de Portugal e assegurar o desenvolvimento e promoção da ADHP no mandato que nos foi confiado pelos associados. A lista eleita para o triénio 2025-2028 representa a continuidade de um projeto que se iniciou há 12 anos e que se tem guiado pelos valores de credibilidade, dinamismo e de proximidade, promovendo uma associação interventiva no espaço público e na defesa dos interesses da profissão, ativa na colaboração com os diversos agentes do setor do turismo – desde as empresas e as escolas à tutela – e aberta a todos os profissionais da hotelaria”, afirmou Fernando Garrido, presidente da ADHP, que assegura que a associação se compromete a “continuar a traçar um percurso de crescimento sustentado”.

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Norfin investe na construção de hotel cinco estrelas no Palmares Ocean Living & Golf

O futuro JW Marriott Algarve Palmares Hotel & Spa vai contar com um total de 305 unidades geridas pela JW Marriott, divididas entre 172 quartos e suites e um projeto de 133 residências da marca JW Marriott. As escavações para a construção arrancaram no passado mês de fevereiro.

O grupo Norfin vai investir na construção de um hotel cinco estrelas no resort Palmares Ocean Living & Golf, situado em Lagos, no Algarve.

O futuro JW Marriott Algarve Palmares Hotel & Spa vai contar com 172 quartos e suites, num projeto que também inclui, numa fase posterior, 133 residências da marca JW Marriott – ou seja, um total de 305 unidades geridas pela JW Marriott. As escavações para a construção começaram no passado mês de fevereiro.

A unidade hoteleira, situada entre a baía de Lagos e a ria de Alvor, com vista para o Oceano Atlântico, será a primeira a ostentar a marca JW Marriot em Portugal.

“Este hotel JW Marriott é o primeiro da marca em Portugal e será o fator que irá elevar o resort em Palmares. Cada pormenor foi cuidadosamente pensado para proporcionar um ambiente sofisticado e confortável”, explica Francisco Sottomayor, CEO do Grupo Norfin.

, acrescentando que “os prestigiados escritórios de arquitetura e design de interiores, RCR Arquitectes e Goddard Littlefair, combinaram na perfeição as suas respetivas especialidades para criar uma experiência única para os hóspedes, estabelecendo o legado de design de classe mundial do resort”.

Projetado pelo estúdio RCR Arquitectes, vencedor do Prémio Pritzker, o projeto de arquitetura pretende criar “um ambiente harmonioso e tranquilo”, como referido em nota de imprensa. Já o design de interiores ficará a cargo da Goddard Littlefair.

Martin Goddard, diretor e fundador da Goddard Littlefair, explica que “o objetivo foi criar interiores que estivessem profundamente ligados à paisagem, misturando influências mouriscas com a rica cultura e o artesanato do Algarve”.

Dos 172 quartos, 80 serão Standard King, 68 Duplos Standard, 22 Suites e dois Signature Suites.

“O hotel faz parte de uma narrativa e de um conceito unificado, com o objetivo de criar um lugar único: Palmares. Um lugar onde a arquitetura é a paisagem e a paisagem é a arquitetura”, acrescenta Rafael Aranda, sócio fundador da RCR Arquitectes.

As valências do futuro JW Marriott Algarve Palmares Hotel & Spa incluem um restaurante de serviço contínuo e um espaço de fine dining de assinatura, complementados por um bar junto à piscina e um lounge & bar no lobby. Acresce um centro de bem-estar e fitness, um clube infantil Family by JW, piscinas interiores e exteriores, salas de reuniões, serviços de quarto e de motorista, bem como salas exclusivas para tratamentos de spa.

O espaço contará ainda com apontamentos da marca, como um JW Garden e espaços de experiências Family by JW. Além disso, todos os hóspedes terão acesso ao restante resort, incluindo o campo de golfe de 27 buracos, futuras instalações de padel e o restaurante Al-Sud, distinguido com uma estrela Michelin.

“A assinatura do JW Marriott Algarve Palmares Hotel & Spa continua a refletir as fortes oportunidades de crescimento que estamos a observar para o alojamento de luxo em Portugal. Estamos entusiasmados por trabalhar com o Grupo Norfin para trazer o legado da JW Marriott, com um serviço extraordinário, design cuidadosamente pensado e experiências enriquecedoras de bem-estar para este destino deslumbrante”, refere Timothy Walton, Senior Vice President de Development na Europa Ocidental da Marriott International.

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Publituris Hotelaria estabelece parceria com a HOSCO para dinamizar emprego no setor do turismo e hotelaria

A revista Publituris Hotelaria e o jornal Publituris estabeleceram uma parceria com a plataforma internacional de emprego HOSCO para promover o emprego no setor do turismo.

A revista Publituris Hotelaria e o jornal Publituris estabeleceram uma parceria com a HOSCO, plataforma digital que atualmente conecta centenas de milhares de profissionais com milhares de empresas líderes do setor do turismo e hotelaria em todo o mundo.

Nas homepages da Publituris Hotelaria e do Publituris passará a estar presente um botão/link a partir do qual os profissionais poderão encontrar as melhores ofertas de emprego, em Portugal e no mundo, em áreas tão diversas como revenue management, finanças e contabilidade, manutenção, guest relations, Food&Beverage, front office, housekeeping, eventos, sales & marketing, entre outros.

Com mais de 1,5 milhões de profissionais como membros, a Publituris Hotelaria passa, assim, a disponibilizar uma ferramenta relevantes para quem procura e oferece emprego.

Olivier Bracard, CEO da HOSCO, empresa fundada em 2011, com sede em Genebra e escritórios em Barcelona e Dubai, salienta o “dinamismo do portal de emprego e a sua abrangência mundial, com milhares de ofertas disponíveis”.

Olivier Bracard, CEO da HOSCO

Com atualização constante e regular, a plataforma inclui filtros para pesquisas de emprego com base na data de publicação, permitindo visualizar vagas das últimas 24 horas, 3 dias, 7 dias, 15 dias e 30 dias, refletindo um fluxo contínuo de novas oportunidades.

Para além das ofertas de emprego, estágios e programas de formação, a Hosco está empenhada no desenvolvimento profissional de quem já exerce ou pretende exercer uma carreira nos setores do turismo e hotelaria.

Além das ofertas de emprego, a HOSCO disponibiliza ainda um conjunto de mais de 200 cursos de formação online na área da hotelaria e mais de 2.000 micro-aulas, permitindo aos profissionais aprimorarem as suas competências e conhecimentos.

Olivier Bracard refere que a plataforma conta com “uma comunidade global de mais de 1,5 milhões de membros e parcerias com mais de 400 escolas de hotelaria. Esta vasta rede, aliada a ofertas de emprego personalizadas e recursos de desenvolvimento profissional, torna a HOSCO uma referência única e valiosa no setor da hotelaria”.

De referir ainda que a plataforma adiciona entre 3.000 e 4.000 novas vagas de emprego em todo o mundo a cada semana, agilizando o processo de recrutamento e garantindo uma comunicação eficiente entre candidatos e gestores de contratação.

Com os recursos humanos a constituírem um dos maiores desafios no setor do turismo e hotelaria, “este é o contributo que a revista Publituris Hotelaria e o jornal Publituris passam a disponibilizar ao mercado português e aos profissionais que pretendem procurar emprego ou valorizar as respetivas carreiras nesta indústria tão importante para a economia portuguesa”, refere Victor Jorge, diretor editorial de ambas as publicações pertencentes à Workmedia, grupo que detém ainda as publicações profissionais Meios&Publicidade, Construir e Hipersuper.

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Cénica Porto Hotel reforça equipa de marketing e vendas

O Cénica Porto Hotel, Curio Collection by Hilton reforçou a equipa com a nomeação de Vânia Pinheiro para o cargo de Director of Sales and Marketing e Oleksandr Menshykov para a função de Sales Manager.

Com mais de 12 anos de experiência no setor, Vânia Pinheiro é formada em Jornalismo pela Universidade do Porto e mestre em Sales & Marketing Management pelo ISAG.

No currículo acumula passagens por marcas como o Sea Containers London Hotel, Six Senses Douro Valley, Marriott Praia D’El Rey e Boeira Garden Hotel Porto Gaia, Curio Collection by Hilton, onde ocupou cargos como Marketing Executive, Cluster Sales & Marketing Manager e, recentemente, como Cluster Assistant Director of Sales.

“Estou extremamente entusiasmada por me juntar à equipa do Cénica Porto Hotel, onde liderarei a área de Vendas e Marketing. Este desafio representa uma excelente oportunidade para contribuir com a minha experiência e para consolidar o hotel como uma referência no Porto. “, afirma Vânia Pinheiro em nota de imprensa.

Já Oleksandr Menshykov conta com sete anos de experiência na hotelaria, tendo iniciado a sua carreira como rececionista num hotel de quatro estrelas.

Licenciado em Gestão de Atividades Turísticas, o profissional é pós-graduado em Estratégia Digital e Redes Sociais na Hotelaria e Turismo, além de um mestre em Direção Hoteleira, pelo Instituto Politécnico do Porto. Oleksandr passou por diversas áreas da hotelaria, como Food and Beverage (F&B), eventos, marketing e financeiro, especializando-se, posteriormente, no segmento comercial como Sales Executive. Ao longo da carreira integrou cadeias internacionais como IHG e Marriott.

“A hotelaria é a minha verdadeira paixão, e este novo desafio permite-me colocar em prática o conhecimento adquirido ao longo dos anos, contribuindo para o crescimento e sucesso do Cénica Porto Hotel. Estou motivado e preparado para fortalecer o reconhecimento do hotel no mercado”, destaca Oleksandr Menshykov.

 

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Relais & Châteaux lança novo website de recrutamento

As entidades patronais que integram a associação podem apresentar as suas ofertas de emprego em mais do que uma categoria, sendo que, após o momento da candidatura, é disponibilizado um questionário de avaliação, por forma a captar os candidatos mais ajustados ao cargo.

A Relais & Châteaux, uma associação de hoteleiros sem fins lucrativos com 580 membros em 65 países, prepara-se para lançar oficialmente uma versão atualizada do website de recrutamento “Carreiras Relais & Châteaux”.

O objetivo passa por “ajudar os seus membros a recrutarem novo talento”, como refere a associação que emprega 42.000 pessoas em todo o mundo – 73% em regime permanente e 27% em regime sazonal.

“Tendo em conta que as propriedades são independentes e, muitas vezes, situadas em locais remotos, é crucial que os membros consigam atrair talento, bem como reter os funcionários e potenciar o poder da Relais & Châteaux como marca global”, refere a associação em nota de imprensa.

A Relais & Châteaux permite aos membros o acesso a um leque de 60 serviços, incluindo recursos humanos. Desta forma, o website de recrutamento da Relais & Châteaux, disponível em seis idiomas (francês, inglês, alemão, italiano, espanhol e português), disponibiliza uma média de centenas de ofertas de emprego, com descritivos sobre a identidade e os valores da associação, bem como testemunhos de funcionários atuais.

A plataforma de recrutamento permite às entidades patronais apresentarem as suas ofertas em mais do que uma categoria, disponibilizando, no momento da candidatura, um questionário de avaliação, “de forma a captar apenas os candidatos mais ajustados à posição”.

Fundada em 1954, a Relais & Châteaux é uma associação que reúne 580 hotéis e restaurantes em todo o mundo, geridos por proprietários independentes. Em Portugal existem atualmente doze membros com o selo da associação: Bela Vista Hotel & Spa; Belcanto; Casa da Calçada; Casa Velha do Palheiro; Fortaleza do Guincho; Herdade da Malhadinha Nova; Quinta Nova Winery House; The Yeatman; Valverde Lisboa Hotel & Garden; Valverde Santar Hotel & Spa; L’AND Vineyards e Hotel Vermelho.

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LovelyStay atinge 49M€ em volume de negócios

A plataforma de alojamento local, que integra o Ando Living Group, atingiu cerca de 49 milhões de euros em volume de negócios no ano passado. O mercado nacional ocupou o 4.º lugar no ranking de hóspedes nos alojamentos geridos pela LovelyStay em Portugal, precedido pelos mercados de Espanha, França e Estados Unidos da América.

A LovelyStay, uma plataforma portuguesa de alojamento local, registou um volume de negócios na ordem dos 49 milhões de euros em 2024.

De acordo com a empresa, os alojamentos turísticos geridos pela LovelyStay em Portugal em 2024 tiveram um preço médio de 134 euros por noite e uma ocupação média de 72%. Registaram ainda um crescimento bruto de reservas superior a 50% face ao ano anterior.

Os portugueses representaram o 4.º lugar no ranking de hóspedes nos alojamentos geridos pela empresa, precedidos por mercados como Espanha, França e Estados Unidos da América (EUA), que encabeçaram o Top3. Seguiram-se os mercados da Alemanha, Reino Unido, Brasil, Itália, Canadá e Países Baixos.

A cidade do Porto liderou as reservas realizadas pelos portugueses em 2024, seguida pela região do Algarve e por Lisboa. Destacam-se ainda os alojamentos situados no arquipélago da Madeira.

De acordo com os dados da LovelyStay, 75% das reservas feitas pelos hóspedes portugueses em 2024 são de adultos sem crianças, com 25% a pertencer a famílias com menores.

No ano em que celebra 10 anos de atividade, a LovelyStay tem sob a sua gestão mais de 1.500 unidades de alojamento turístico para estadias de curta e média duração em todo o território nacional, entre apartamentos, villas e ainda a gestão integrada de edifícios completos.

Reforço nos alojamentos premium visto como prioridade

Um dos principais objetivos da empresa em 2025 passa por reforçar os alojamentos no segmento premium, “apostando na qualidade das propriedades e estadias, na diversificação de tipologias com uma crescente oferta de villas e na maior presença em destinos de referência”, como referido em nota de imprensa.

Com a empresa “empenhada em procurar novas propriedades para aumentar o portefólio”, esta refere esta focada “tanto nos mercados mais consolidados, como Lisboa, Porto e Algarve, como em destinos com grande potencial de crescimento, como a Madeira”.

“Apesar das restrições ao Alojamento Local no nosso país e da instabilidade do quadro fiscal e legal, acreditamos que este é um segmento que tem todas as condições para continuar a crescer, contribuindo para a economia local e para a empregabilidade”, defende Miguel Marinho Soares.

A LovelyStay é parte do Ando Living Group, um grupo de hospitalidade português. Com operações em Portugal, Turquia, Reino Unido e, brevemente, em Espanha, o grupo conta com 250 colaboradores, tendo em vista planos de expansão no território europeu, nomeadamente Itália, França e Grécia.

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Torel Boutiques expande operação com três novas unidades

O grupo Torel Boutiques vai expandir o seu portefólio em 2025 com três boutique hotéis: o Torel Saboaria, no Porto; o Torel Royal Court, em Guimarães; e o Torel Terra Brava na Ilha Terceira, nos Açores.

O Torel Boutiques vai passar a operar três novas unidades hoteleiras no Porto, em Guimarães e nos Açores.

No Porto, o Torel Saboaria será o primeiro projeto a abrir portas, em abril. O hotel boutique de cinco estrelas resulta da reconversão de uma unidade hoteleira já existente, situada no centro do Porto junto à antiga Fábrica de Sabão do Bolhão.

Com 28 quartos, jardim, piscina exterior e o restaurante de cozinha portuguesa criativa “Luffa”, o hotel baseia o seu conceito nos “tons e aromas do sabão”, bem como na “paixão pelo artesanato”, como referido em comunicado.

Já no centro histórico de Guimarães, o atual hotel Conquistador Palace será convertido no Torel Royal Court, sendo que a abertura está prevista para o verão deste ano.

O grupo refere que o hotel inserido num edifício apalaçado de 1827” irá manter o tributo ao seu antigo proprietário, o tenista João Sousa, preservando a referência às cidades ou torneios onde competiu no nome dos seus 18 quartos e suites”. A unidade contará, além do alojamento, com um spa, gastrobar e jardim com piscina exterior.

Nos Açores, na Ilha Terceira, está prevista para junho deste ano a abertura do Torel Terra Brava, um hotel de cinco estrelas situado em Angra do Heroísmo.

Inspirado nos quatro elementos – água, fogo, terra e ar –, o hotel estará dividido entre 44 quartos e suites. Na lista de valências reúne um spa com ginásio, sauna, piscina interior e exterior, bem como um restaurante e um cocktail lab.

Quanto a perspectivas futuras, João Pedro Tavares, fundador do Torel Boutiques, garante que o grupo continuará aberto a novas parcerias, “desde que alinhadas com a nossa visão e eixo estratégico”.

“Continuaremos disponíveis para colaborar com projetos já estabelecidos neste segmento de hotelaria de luxo. Não pretendemos fazê-lo de forma desenfreada, mas antes de forma ponderada e ajustada com aquilo em que acreditamos”, refere.

Atualmente, o grupo conta com cinco hotéis boutique em operação: três no Porto (Torel Avantgarde, Torel Palace Porto e Torel 1885 Suites & Apartments); um em Lisboa (Torel Palace Lisbon) e outro no Douro (Torel Quinta da Vacaria).

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Mais hóspedes, com menos dormidas, mas proveitos a subir, em fevereiro

Embora o mês de fevereiro mostre um ligeiro abrandar nas dormidas e no número de hóspedes, no que diz respeito aos proveitos compensaram. No acumulado do ano, os números do turismo em Portugal continuam a subir em todos os parâmetros.

Victor Jorge

No mês de fevereiro de 2025, o setor do alojamento turístico registou 1,8 milhões de hóspedes e 4,2 milhões de dormidas, correspondendo a variações de 0,6% e -2,5%, respetivamente (+8,2% e +6,3% em janeiro, pela mesma ordem).

As dormidas de residentes totalizaram 1,375 milhões, tendo diminuído 0,8% face às 1,387 milhões de igual mês de 2024 (+11% em janeiro), enquanto os mercados externos apresentaram um decréscimo de 3,3% (+3,9% em janeiro), alcançando 2,795 milhões de dormidas, contra as 2,892 milhões de fevereiro do ano passado.

Segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), “estes resultados foram influenciados pela estrutura móvel do calendário, ou seja, por um lado, pelo efeito do período de férias associado ao Carnaval, que este ano ocorreu em março, enquanto no ano anterior se concentrou em fevereiro”. Por outro lado, refere o INE, “o mês de fevereiro deste ano teve menos dia que o ano anterior, uma vez que 2024 foi um ano bissexto”.

Em termos de dormidas, os dados do INE indicam uma liderança de Lisboa, com 1,170 milhões, correspondendo a uma ligeira descida de 5,6% face a fevereiro de 2024, sendo a única região a ultrapassar a fasquia do milhão.

Em segundo lugar, aparece o Algarve, com 776 mil dormidas, o que perfaz um decréscimo de 5,1% face a fevereiro do ano passado, surgindo o Norte em terceiro lugar, com 756 mil dormidas, uma subida de 0,9% face ao mês homólogo de 2024.

A maior subida nas dormidas, no mês de fevereiro, foi conseguida pela Península de Setúbal (+7,8%), enquanto nas descidas, a região do Oeste e vale do Tejo apresenta um decréscimo de 7,1%.

Subida dos residentes compensam descida dos não residentes
No que diz respeito aos hóspedes, contabilizados que foram 1,773 milhões de pessoas, os residentes somaram 817 mil, correspondendo a uma subida de 2,2% face a fevereiro de 2024, enquanto os não residentes totalizaram 957 mil, uma descida de 0,8% relativamente a igual período do ano passado.

Também aqui, a liderança pertence a Lisboa com 533 mil hóspedes numa descida de 1,6% relativamente a fevereiro de 2024, com a região Norte a ocupar a segunda posição com 427 mil hóspedes (+2,5%) e em terceiro lugar o Algarve com, 211 mil hóspedes (+0,9%).

Destaque para a subida a duplo dígito dos Açores (+11,3%), totalizando 49 mil hóspedes, enquanto a maior descida pertenceu à região do Oeste e vale do Tejo (-3,3%).

Dos mais de 957 mil hóspedes não residentes, Espanha liderou com 125 mil, aparecendo o Reino Unido (115 mil) e França (79 mil) em segundo e terceiro lugares, respetivamente.

Já nas dormidas, os 10 principais mercados emissores, em fevereiro, representaram 72,1% do total de dormidas de não residentes neste mês, com o mercado britânico a manter a liderança (16,4% do total das dormidas de não residentes em fevereiro), com 458 mil, apesar do decréscimo de 7,5% face ao mês homólogo.

As dormidas do mercado alemão, o segundo principal mercado emissor em fevereiro (11,2% do total), diminuíram 5,1% para 313 mil. Seguiu-se o mercado espanhol, na 3.ª posição (quota de 8,3%), com um decréscimo de 8,4% para 231 mil.

No grupo dos 10 principais mercados emissores em fevereiro, o mercado polaco foi o único a registar crescimento (+23,2%), atingindo os 119 mil. Nos decréscimos, destacou-se a variação registada do mercado brasileiro (-18,9%) para 130 mil.

Dormidas dos não residentes estagnam no primeiro bimestre
No acumulado do ano (janeiro-fevereiro), os dados divulgados pelo INE mostram uma subida de 4,1% no número de hóspedes, totalizando 3,378 milhões. Os residentes em Portugal somaram 1,564 milhões, numa evolução de 5,7%, enquanto os não residentes totalizaram 1,814 milhões, uma subida de 2,7% face aos dois primeiros meses de 2024.

Lisboa liderou no número de hóspedes, com 1,040 milhões (+3% face ao primeiro bimestre de 2024), seguindo-se o Norte com 812 mil (+4,7%) e o Algarve (375 mil, +3,3%). A região que mais cresceu no número de hóspedes neste primeiro bimestre de 2025 foram os Açores (+13,6%), não se registando qualquer descida nas regiões turísticas nacionais.

Nos hóspedes não residentes, Espanha foi quem registou maior número, com 228 mil, seguindo-se o Reino Unido (quase 200 mil) e EUA (152 mil).

Analisadas as dormidas nestes primeiros dois meses de 2025, o mercado nacional registou 7,840 milhões numa subida de 1,4% face ao período homólogo de 2024. Neste parâmetro, os residentes em Portugal somaram 2,642 milhões de dormidas, numa subida de 4,5% face aos primeiros dois meses de 2025. Já as dormidas de não residentes registaram uma descida de 0,1% para 5,198 milhões.

A região da Grande Lisboa aparece novamente a liderar neste campo, com 2,246 milhões de dormidas, embora registe uma descida de 0,3%. O Norte é a segunda região com mais dormidas, com 1,429 milhões, numa subida de 3,5% face a igual período do ano passado. Em terceiro lugar aparece o Algarve, com 1,347 milhões de dormidas, correspondendo a uma descida de 2,5% relativamente a janeiro-fevereiro de 2024.

A maior subida doi registada pela Península de Setúbal, com um incremento de 10,4%, para 164 mil dormidas, enquanto no capítulo das descidas, o Algarve reparte esta posição (-2,5%) com a região do Oeste e Vale do Tejo.

Por mercados emissores, das quase 5,2 milhões de dormidas, quase 810 mil foram de britânicos, surgindo a Alemanha em segundo lugar (580 mil) e Espanha na terceira posição (431 mil).

Mais proveitos
Apesar do decréscimo nas dormidas, os proveitos aumentaram em fevereiro, +4% nos proveitos totais e +3,4% nos relativos a aposento (+13,9% e +14,3% em janeiro, pela mesma ordem), atingindo 287,7 e 208,8 milhões de euros, respetivamente.

A Grande Lisboa foi a região que mais contribuiu para a globalidade dos proveitos (34,5% dos proveitos totais – 99,4 milhões de euros – e 36% dos proveitos de aposento – 75 milhões de euros), seguida da Madeira (17,1% – 49 milhões de euros – e 16,7% – 35 milhões de euros, respetivamente) e do Norte (16,4% – 47 milhões de euros – e 16,5% – 34 milhões de euros, pela mesma ordem).

Os aumentos de proveitos mais expressivos ocorreram na Madeira (+16,7% nos proveitos totais e +20,7% nos de aposento) e na Península de Setúbal (+12,2% e +15,4%, pela mesma ordem). Os maiores decréscimos registaram-se no Oeste e Vale do Tejo (-3,1% e -0,7%, respetivamente) e no Alentejo (-2,4% em ambos).

Já no acumulado dos primeiros dois meses de 2025, os proveitos totais somaram quase 550 milhões de euros, numa subida de 8,5% face a igual período de 2024, enquanto os proveitos de aposentos totalizaram 398 milhões de euros, correspondendo a uma subida de 8,3%.

Lisboa aparece em primeiro lugar com mais de 191 milhões de euros em proveitos totais (+5,1%), seguindo-se a Madeira com 99 milhões de euros (+22,9%) e o Norte com 90 milhões de euros (+8,2%).

No que diz respeito aos proveitos de aposentos, a liderança também pertence a Lisboa com 145 milhões de euros (+4,5%), seguindo-se a Madeira com 69 milhões de euros (+24,6%) e o Norte com 65 milhões de euros (+6,9%).

Estada média continuou a decrescer em fevereiro
Em fevereiro, a estada média nos estabelecimentos de alojamento turístico (2,35 noites) continuou a diminuir (-3,1%, após -1,8% em janeiro). Os valores mais elevados deste indicador continuaram a observar-se na Madeira (4,73 noites) e no Algarve (3,68 noites), tendo as estadias mais curtas ocorrido no Centro (1,58 noites) e no Oeste e Vale do Tejo (1,64 noites).

Em fevereiro, a estada média dos residentes (1,68 noites) diminuiu 3,0% e a dos não residentes (2,92 noites) decresceu 2,6%.

A Madeira registou as estadas médias mais prolongadas, quer dos não residentes (5,33 noites) quer dos residentes (2,88 noites).

No conjunto dos estabelecimentos de alojamento turístico, o rendimento médio por quarto disponível (RevPAR) atingiu 39,6 euros em fevereiro, registando um aumento de 4,5% (+10,4% em janeiro). O rendimento médio por quarto ocupado (ADR) atingiu 87,9 euros (+4,9%, após +7,2% em janeiro).

O valor de RevPAR mais elevado foi registado na Madeira (71,5 euros), seguindo-se a Grande Lisboa (64,7 euros). Os maiores crescimentos ocorreram na Madeira (+22,4%) e na Península de Setúbal (+18,0%), enquanto no Alentejo se registou o maior decréscimo (-5,7%).

A Grande Lisboa destacou-se com o valor mais elevado de ADR (110,2 euros), seguida da Madeira (100,1 euros), tendo esta última apresentado o maior crescimento neste indicador (+18,6%).

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UIP distingue carreira de trabalhadores nos Long Service Awards

A primeira edição da iniciativa da United Investments Portugal (UIP) homenageou 70 trabalhadores com carreiras de cinco a mais de 30 anos na empresa.

A United Investments Portugal (UIP) homenageou 70 colaboradores que completaram entre cinco a mais de 30 anos de serviço à empresa, na gala Long Service Awards.

A cerimónia, realizada no Pine Cliffs Resort, em Albufeira, marcou a primeira edição de uma iniciativa “que visa reconhecer a dedicação, lealdade e o impacto dos profissionais no crescimento e sucesso da empresa”, como a empresa refere em nota de imprensa.

Durante o evento foram atribuídas distinções aos colaboradores que celebraram marcos de cinco, dez, 15, 20, 25, 30 e mais de 30 anos de carreira, com especial destaque para a entrega de dois Lifetime Awards, prémios que reconheceram contribuições excepcionais e de longo prazo à UIP.

“Os Long Service Awards são uma celebração do profissionalismo, da lealdade e da excelência dos nossos colaboradores. Não se trata apenas de anos de serviço, mas do impacto positivo que cada um teve no crescimento da empresa. Esta iniciativa reflete o nosso compromisso com a valorização do talento e com a criação de uma cultura de reconhecimento, que nos posiciona como uma referência no mercado nacional”, refere Carlos Leal, CEO da United Investments Portugal.

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