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Do Seixal a Alcochete: StayUpon aposta na margem Sul do Tejo com novos projetos

A marca do grupo Libertas tem em andamento a construção do Hotel Mundet no Seixal, a reconversão do Al Foz, em Alcochete, e está de olho em Palmela. Em Lisboa vai apostar num aparthotel erótico para adultos.

Rute Simão
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Do Seixal a Alcochete: StayUpon aposta na margem Sul do Tejo com novos projetos

A marca do grupo Libertas tem em andamento a construção do Hotel Mundet no Seixal, a reconversão do Al Foz, em Alcochete, e está de olho em Palmela. Em Lisboa vai apostar num aparthotel erótico para adultos.

Rute Simão

Do outro lado da ponte 25 de abril, na Baía do Seixal, repousam pequenos barcos sob as águas paradas de um dos braços de mar do rio Tejo. A frente ribeirinha é, amiúde, ponto de encontro para passeios e atividades desportivas dos moradores do concelho. Em frente, no complexo que outrora deu vida à fábrica de cortiça L. Mundet & Sons, que chegou a ser uma das maiores exportadoras a nível mundial do material de casca de sobreiro, já arrancou a construção daquele que será o Hotel Mundet.

O projeto, anunciado em 2019, vai nascer pelas mãos da StayUpon Hospitality Group, empresa que integra o grupo imobiliário Libertas. O futuro quatro estrelas, orçado em 20 milhões de euros, está agora na fase embrionária das fundações e a abertura ao público está prevista para o final de 2023.

A oferta de alojamento recai sob 94 apartamentos turísticos do estúdio ao loft. No total, terá 248 camas, piscina infinita e a restauração será um dos atrativos do hotel no bar e rooftop. No rés-do-chão, 400 metros quadrados albergarão as áreas comuns onde se vão misturar a receção e o bar num conceito lúdico e ‘’funky’’.

“Os nómadas digitais são um dos segmentos-alvos do Hotel Mundet e, por isso mesmo, a oferta está a ser desenhada com esse propósito. “Teremos um ‘business center’ que não será bem um ‘business center’ formal, terá todas as facilidades, mas será como estar sentado num bar e, ao mesmo tempo, a trabalhar. Uma onda muito Starbucks, mas mais elevado, é essa a ideia. Queremos muito captar os nómadas digitais porque a proximidade de Lisboa também é interessante, estamos a 16 minutos de barco”, explica Cécile Gonçalves administradora do StayUpon Hospitality Group, que assegura que o segmento ‘city breaks’ é outro dos alvos.

“Temos a proximidade tanto da cidade do Seixal e estamos a 15 minutos da [praia da] Fonte da Telha. Queremos encontrar uma sinergia com barcos. Estamos a estudar a ver se conseguimos uma ligação ao mar e ao rio que também seja interessante”, acrescenta a responsável que explica ainda que a empresa está a trabalhar na questão das acessibilidades. A aposta num transporte próprio do hotel para fazer a ligação entre as praias e o centro do Seixal é outra das possibilidades em cima da mesa, na época de verão.

A memória da famosa fábrica de corticeira permanecerá viva em vários elementos decorativos da unidade. “Queremos muito trazer a história da Mundet para o hotel, não fazendo um museu. Há todo um historial; cada pessoa do Seixal conhece alguém que trabalhou na Mundet e penso que é um espólio bastante interessante para trazer e estamos a afinar essa parte”, confessa.

A aposta em Alcochete
Alcochete é outro dos focos estratégicos no crescimento do grupo. Neste verão ficou concluída a ampliação do Praia do Sal Resort com a inauguração da parte hoteleira da unidade que oferece também apartamentos residenciais. A ocupação fixou-se nos 70% com o mercado de proximidade a dar cartas. “Este ano optámos por não apostar tanto na ocupação, mas sim no preço médio. Não queríamos, voluntariamente, encher o Praia do Sal. Queremos ter cada vez mais uma aposta qualitativa. O objetivo é ter um preço médio superior, oferecer mais serviços e apostar muito no spa e no tecido local. Criar experiências. Não queremos que as pessoas fiquem retidas no hotel, queremos que elas vivenciem a experiência de Alcochete”, enquadra a administradora do StayUpon Hospitality Group.

Recentemente arrancaram também os trabalhos de remodelação do Al Foz, unidade do grupo que soma já uma década de vida. O investimento de 4,7 milhões de euros – que conta com financiamento do Portugal 2020[2,2 milhões de euros] – visa reconverter o hotel e elevar classificação para quatro estrelas bem como aumentar a capacidade de alojamento – de 38 para 89 quartos – e criar uma piscina coberta. “O hotel vai ser modernizado, mas vamos trazer também a tipicidade de Alcochete para dentro dos quartos. Estamos com um projeto de arquitetura interior interessante, estamos atualmente na fase dos estudos. O espaço comum será versátil e queremos ter uma cozinha comunitária, uma oferta interessante para as famílias. Em Alcochete não é necessário apostarmos em mais um restaurante”, explica a porta-voz. Quando reabrir em 2023, o hotel fará, também, uma sinergia com o vizinho Praia do Sal Resort para que os hóspedes possam usufrui do Spa.

A aposta na região é um dos objetivos do grupo que assume o potencial do concelho. “Alcochete era uma zona desconhecida. Não é fácil porque somos os percursores, mas acreditamos no potencial turístico de Alcochete. Não temos concorrência, os ‘repeaters’ de Lisboa que já conhecem tudo de cor vão querer descobrir outras zonas. A Margem Sul ainda é uma bela adormecida e tem um potencial entre a natureza, o bird watching, toda a parte rural e de rotas de vinho. Estamos mesmo em frente do Parque das Nações e do Aeroporto. Há muito para fazer. Há plataformas logísticas em Alcochete. Há muitas coisas, mesmo ao nível do corporate, que se vão desenvolver de certeza. Acreditamos muito no turismo de proximidade. Acredito que haja nicho para o crescimento nestas regiões”, atesta Cécile Gonçalves.

O grupo assume o interesse ainda noutras regiões do distrito de Setúbal. “Temos uma herdade em Palmela, onde fazemos vinho biológico e estamos a estudar um turismo mais rural, potenciando os 18 hectares de vinha. Temos alguns projetos que estamos a estudar entre eles um aldeamento de casas perto do Poceirão”, adianta.

Outro dos projetos em ‘stand by’ é um hotel junto à Praia de Albarquel. O grupo Libertas comprou, há três anos, em hasta pública o terreno para a construção de uma unidade hoteleira, mas as obras ainda não arrancaram. Em causa está o facto de o projeto prever a construção em cinco mil metros quadrados, mas a CCDRLVT (Comissão de Coordenação e Desenvolvimento de Lisboa e Vale do Tejo) apenas autorizou o usufruto de 3600 metros quadrados. O grupo imobiliário avançou para tribunal e o futuro do hotel continua incerto. “Tivemos a má surpresa de ter menos metros quadrados no projeto, do que o previsto. Estamos a ver os desenvolvimentos. Esse spot é um sítio fantástico para turismo. Em 2022 iremos estudar o que fazer com Albarquel. Já teremos alguns dados mais concretos nessa altura”, enquadra a administradora.

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Novo aparthotel em Lisboa abre em 2022 com cunho erótico
O portefólio do grupo vai crescer já em 2022 com a abertura de uma unidade no Intendente, em Lisboa. O projeto, orçado em sete milhões de euros, engloba 48 apartamentos turísticos com serviço de pequeno-almoço, receção 24 horas e piscina. Este será um “projeto especial, para um nicho”, adianta Cécile Gonçalves. O aparthotel será exclusivo para adultos e terá um cunho erótico, sendo um espaço aberto para casais ‘swingers’, mas não só. “Todas as fantasias entrarão dentro desse hotel. Será um espaço erótico e sensual, mas chique”, confessa.

“Os projetos devem fazer algum sentido e enquadrar-se na envolvente. Acreditamos que essa é uma zona alternativa que tem muito ainda para ser descoberto, tem um lado muito trendy, de uma Lisboa diferente. Essa zona está a melhorar cada vez mais e está a tornar-se mais internacional e mais turística”, justifica a administradora.

Grupo quer avançar com gestora hoteleira e assume interesse no Algarve
O crescimento do ramo hoteleiro do grupo Libertas não se fica pela ampliação do portefólio hoteleiro e, em vista, está já a criação de uma empresa de gestão hoteleira. “Temos uma equipas muito entusiastas e conseguimos criar uma estrutura hoteleira diferente. Fomos captando pessoas muito dinâmicas e jovens e agora já podemos dar o salto e estamos a estudar algumas parcerias para fazer management. Temos uma estrutura central, estamos a ver sinergias e estamos recetivos para estudar parcerias”, deslinda.

“Estamos à procura de algumas compras no mercado e de captar algumas marcas. Com o nosso grupo conseguimos ter muitas oportunidades imobiliárias. Apostamos muito e acreditamos muito no potencial do turismo em Portugal, de uma forma geral. As nossas ambições concentram-se em Lisboa e arredores, mas também temos alguns projetos no Algarve, não digo que não tenhamos, num futuro próximo, algumas unidades no Algarve”, acrescenta.

Cécile Gonçalves assume que a expansão para o Algarve “é uma parte lógica” do futuro do grupo por já estar implementado, a nível imobiliário, na região.

Sobre a possibilidade de olhar para outras zonas do país, Cécile Gonçalves assume que, embora não esteja completamente fora de possibilidade, esse não é, para já, um dos objetivos. “Tivemos muitas oportunidades que nos chegaram para a zona Norte. Mas até agora estamos em fase de consolidação e, para nós, o Norte era mais complicado até porque temos escritórios em Lisboa e Algarve”, conclui.

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Marca Sofitel chega ao Porto em 2028

A assinatura de um acordo entre a Accor e a Propreal Capital Partners vai acrescentar mais uma unidade hoteleira à cidade Invicta, o Sofitel Porto. Com abertura prevista para 2028, o hotel será o primeiro da marca no Porto e o segundo em Portugal, juntando-se ao Sofitel Lisboa Avenida Liberdade.

Após a abertura do Sofitel Barcelona Skipper, a Accor e a Propreal Capital Partners voltam a assinar um acordo para a abertura do primeiro Sofitel no Porto, cuja abertura está prevista para 2028.

Localizado entre a Avenida dos Aliados e a Rua de Santa Catarina, o Sofitel Porto vai contar com 132 quartos. Com uma área total de aproximadamente 11.000 metros quadrados, é esperado que a unidade ofereça “amplos espaços públicos e vários conceitos de restauração com potenciais parcerias com chefes portugueses”, como referido em nota de imprensa pela Accor.

A fachada protegida da propriedade será preservada, sendo que o design de interiores, liderado pelo designer Lázaro Rosa-Violán, pretende “realçar a identidade do edifício, refletindo uma fusão da arte portuguesa e do requinte francês”.

Em comunicado, a Accor refere ter identificado esta oportunidade de expandir a presença hoteleira de luxo no Porto “quando a Propreal Capital Partners assegurou esta localização privilegiada”.

“O Porto é uma cidade com uma profunda identidade cultural e histórica, e sentimo-nos honrados por apresentar o Sofitel num local tão prestigiado. Fiel à promessa da nossa marca de construir pontes culturais entre as culturas francesa e local, o Sofitel Porto vai reforçar ainda mais a ligação profundamente enraizada entre Portugal e França”, afirma Maud Bailly, CEO da Sofitel Legend, Sofitel, MGallery & Emblems.

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Quinta da Pacheca | Créditos: DR
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Unidades do Pacheca Group renovam certificação Biosphere para 2025

Quatro unidades turísticas do Pacheca Group viram os seus certificados ‘Biosphere’ renovados para 2025, nomeadamente as unidades Quinta da Pacheca, Hotel Folgosa Douro e Olive Nature Hotel & Spa, bem como o produtor Caminhos Cruzados.

As unidades no Douro, como a Quinta da Pacheca e Hotel Folgosa Douro, bem como a de Trás-os-Montes, o Olive Nature Hotel & Spa da Quinta Valle de Passos, obtiveram a primeira certificação em 2024. Já o produtor do Dão, Caminhos Cruzados, é certificado por esta entidade internacional desde 2023.

A certificação da ‘Biosphere’, sistema desenvolvido pelo Instituto de Turismo Responsável (RTI), é concedida a destinos e empresas que garantam um equilíbrio adequado, a longo prazo, entre os aspetos económicos, socioculturais e ambientais.

Em nota de imprensa, o Pacheca Group refere que a Quinta da Pacheca foi elogiada pela ‘Biosphere’ devido à sua “oferta gastronómica, preparada seguindo protocolos de segurança sanitária”; à criação de “emprego de qualidade, promovendo a contratação e a formação de profissionais locais” e o incentivo ao “uso responsável da água”. Já o Hotel Folgosa Douro foi reconhecido por promover “sistemas de gestão mais responsáveis e participativos”, fornecer “informações sobre os recursos naturais do território” e incentivar o “planeamento, projeto e construção de infraestruturas sustentáveis”.

A ‘Biosphere’ destacou ainda a contribuição do Olive Nature Hotel & Spa, da Quinta Valle de Passos, em Trás-os-Montes, nos parâmetros de “água limpa e saneamento”, “energia acessível e não poluente” e “inovação e infraestrutura industrial”. A unidade hoteleira de Valpaços é ainda reconhecida por fornecer “informações sobre os recursos naturais do território” e por promover “a conservação do património cultural e natural local” e a “adoção de estilos de vida e hábitos mais saudáveis”.

Por fim, a Caminhos Cruzados vê a certificação renovada por, entre outros pontos, participar no “desenvolvimento de projetos educacionais de outras entidades”, dar a conhecer “os compromissos, boas práticas e esforços sustentáveis” e tomar medidas “para evitar o desperdício de alimentos”.

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Turismo de Portugal lança campanha que dá rosto e voz àqueles que fazem acontecer o Turismo todos os dias

A campanha lançada esta quarta-feira em Lisboa, pelo Turismo de Portugal para valorizar as profissões turísticas, e que vai ter, a partir desta quinta-feira, uma divulgação apenas digital, “é muito particular”, na opinião de Lídia Monteiro, vogal executiva do Turismo de Portugal, porque “trata de dar visibilidade a cada uma das profissões que o turismo tem, com autenticidade e verdade, com rostos verdadeiros”, uma vez que é protagonizada pelos alunos da rede de Escolas do Turismo de Portugal.

O Turismo é feito de pessoas é o mote da nova campanha do Turismo de Portugal que visa valorizar as profissões turísticas, através da representação fotográfica de mais de 20 profissões, encenadas por alunos da rede de 12 escolas do Turismo de Portugal. Pretende-se homenagear o papel essencial de quem, todos os dias, contribui para que a experiência daqueles que visitam o nosso país seja verdadeiramente memorável.

Como referia Carlos Abade, presidente do Turismo de Portugal, na sessão de abertura desta campanha, “dá rosto e dá voz àqueles que fazem acontecer o turismo todos os dias”.

O reconhecimento é importante, assim como continuar o caminho de valorização do trabalho no turismo que tem vindo a acontecer de forma ainda mais intensa nos últimos anos. Refira-se a este propósito que a remuneração bruta média mensal das atividades no alojamento e restauração tem vindo a crescer acima da média nacional, tendo sido de 7% em 2024 face a 2023.

A sessão de apresentação da campanha contou com a presença do secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado e do presidente do Turismo de Portugal, Carlos Abade e incluiu um painel de debate que, sob o tema “Rostos Reais do Futuro do Setor”, discutiu as realidades e perspectivas de algumas das profissões turísticas. A moderação ficou a cargo de Francisco Moser, CEO Hospitality na Details Hospitality, Sports & Leisure, e contou com a presença de alunos de vários cursos das Escolas de Hotelaria e Turismo, designadamente, Catarina Lucena, estudante de Turismo de Natureza e Aventura – Setúbal, Rodrigo Rocha, de Culinary Arts – Lisboa, e Petra Sequeira, aluna de Gestão de Restauração e Bebidas – Estoril.

A apresentação da campanha esteve a cargo de Lídia Monteiro, vogal da Comissão Executiva do Turismo de Portugal, acompanhada de Filipa Vasconcelos, Head of Operations da agência criativa, Dentsu Creative Iberia, e do fotógrafo Pedro Cerqueira, que concebeu a exposição com o título “Magia da Hospitalidade”, que inspirou a campanha. Esta mostra que está patente na Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa, irá percorrer os restantes estabelecimentos de ensino do Turismo de Portugal.

Segundo Filipa Vasconcelos, “a nossa missão era clara, era valorizar as pessoas que trabalham no setor do turismo em Portugal e valorizar as profissões. Tivemos uma missão facilitada, com o trabalho fantástico do Pedro Cerqueira, que conseguiu captar a essência de cada profissão e de cada pessoa que representada nesta campanha, que visa colocar as pessoas no centro da comunicação”, a partir daí “foi contar as histórias por trás daquelas caras, histórias do dia-a-dia de quem geralmente está nos bastidores e que nós queremos trazer para a frente e mostrar o tão bom é trabalhar no turismo, e a essência de cada uma das profissões do turismo”, referiu.

A partir do genérico de que o turismo é feito de pessoas, era o genérico, a agência desconstruiu os posts digitais da campanha com vários temas que retrata cada história de uma profissão, como o turismo é feito de experiências, para retratar a profissão de animador turísticos, ou turismo é feito de cuidado (assistente de sala), sempre acompanhado de um pequeno texto, que “emociona as pessoas e que atrai para esta profissão”, disse Filipa Vasconcelos.

As fotografias de Pedro Cerqueira demonstram a inclusão do turismo, já que estão retratadas as profissões do turismo em Portugal com pessoas de diferentes idades, de diferentes proveniências, diferentes culturas, homens e mulheres, que são felizes a fazer aquilo que gostam.

Sobre o autorCarolina Morgado

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“O Turismo trabalha uma matéria-prima especial: As pessoas”, realça o SET

“Estamos perante uma indústria poderosa, que tem uma singularidade que a torna diferente de todas as outras, talvez por isso que o significado desta apresentação e esta campanha faça todo o sentido”, realçou, esta quarta-feira, em Lisboa, o secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, que avançou que “há quem trabalhe a indústria extrativa, madeira, pedra, todas as transformadoras, cimento, e nós trabalhamos uma matéria-prima muito especial: as pessoas”.

O secretário de Estado do Turismo, que encerrava, esta quarta-feira, na Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa, a sessão de apresentação da exposição e da campanha que visam valorizar as profissões turísticas, protagonizadas pelos alunos da rede de escolas do Turismo de Portugal, referiu que “trabalhamos as pessoas que têm expectativas, que têm sentimentos, e que até têm clubes de futebol, de pessoas, para pessoas, com pessoas”.

Recordando um clássico de Cícero que dizia que se tiveres um jardim e uma biblioteca não precisas de mais nada, Pedro Machado considerou o jardim Portugal, um jardim que “tem ativos estratégicos muito fortes, nos torna o 12º país mais competitivo do mundo, mas simultaneamente, hoje estamos a granjear esse momento de vida e de sucesso para o nosso país, que é nos nossos 10 ativos estratégicos, continuando o trabalho da estruturação do produto, patente quer na estratégia do Turismo de Portugal, quer para 2027, quer agora na  preparação da Estratégia 35, que está neste momento banho maria à espera de ser lançada”. Por isso, “tal como os jardins precisam ser cuidados, precisam ser regados, precisam ser trabalhados, todos os dias”.

O governante adiantou que Portugal tem 22 produtos turísticos, e por isso “temos ainda a capacidade de continuar, sempre com preocupação sobre a sustentabilidade dos nossos recursos, e aí entramos nos temas das agendas atuais, da sustentabilidade, da mitigação das alterações climáticas e tantas outras que nós precisamos”, porque, conforme disse, “o turismo também tem impactos, é bom reconhecê-lo”.

Por outro lado, há a biotecnologia, que significa conhecimento, a tal biblioteca, que passa, sobretudo, “de podermos captar, utilizar e transferir conhecimento”. Por isso, no processo da estruturação do conhecimento, “sabíamos que e sabemos que, para exercer competências, temos que, pelo menos, passar a três fases: Saber aprender, para saber fazer e para saber ser, para mim aquelas que a escola tem missão e obrigação de vos dar todas as ferramentas, todos os instrumentos, para que vocês possam aprender, para que saibam fazer e para que possam dizer”, apontou Pedro Machado.

Mas há mais duas, que segundo o titular da pasta do Turismo que hoje “nos é colocado pelos desafios da evolução do turismo e do mundo em si”, e que consistem em “saber estar e, sobretudo, saber estar com os outros, porque estamos numa indústria de pessoas. E é esta relação que eu espero que saia hoje, muito presente e muito significativa nesta campanha da valorização das profissões turísticas”.

“Queremos aumentar as qualificações de competências, claro, sim. Queremos fazê-la em modo de cada vez mais sairmos dos paradigmas e do status quo”, observou o governante reforçando que “se soubermos estar com os outros, temos a consciência de que precisamos, todos os dias, de afinar o nosso próprio processo e, provavelmente, temos a capacidade de desenvolvermos essas skills que são necessárias para o sucesso da nossa indústria”.

O secretário de Estado do Turismo reforçou, na sua intervenção, perante os alunos da rede de Escolas de Hotelaria e Turismo de Portugal que “um belo jardim que é o nosso país, com belas, promissoras, fiáveis e confiáveis profissões, é o meu desafio enquanto representante do governo, ou seja, criar as condições para que vocês possam exercer a vossa profissão, cada vez com maior grau de satisfação, com maior grau de relacionamento e com maior grau aquisitivo, de trabalho em cooperação, de trabalho em parceria, de respeito e de tolerância, porque somos a indústria da paz, da tolerância, do respeito, da solidariedade, com aqueles que estão cá, que nasceram cá e com aqueles que recebemos todos os dias”.

A encerrar a sua intervenção, Pedro Machado recordou o programa de formação dos migrantes, numa parceria entre o Turismo de Portugal e a CTP, em três das componentes que considera essenciais: Competência técnica, aprendizagem da língua portuguesa e da cultura portuguesa, porque “queremos cidadãos plenos, cidadãos inteiros”.

“Um dia verdadeiramente importante, porque hoje falamos daquilo que é mais importante no setor, que de facto são as pessoas. Aos profissionais do turismo, hoje é um dia que vos é expressamente dedicado”, começou por afirmar Carlos Abade, presidente do Turismo de Portugal, na abertura de um evento que aconteceu na Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa, e que teve duas dimensões: dar a conhecer uma exposição de fotografia com o título “Magia da Hospitalidade” e que é um conjunto de fotografias de Pedro Cerqueira,  que retrata 20 profissões turísticas, fazendo dos alunos das Escolas do Turismo de Portugal os modelos dessas profissões.

O segundo propósito desta sessão foi, segundo Carlos Abade, “aproveitamos este projeto, que foi iniciado na rede de Escolas de Hotelaria e Turismo, para lançar a campanha de valorização das profissões, que está prevista no Programa Acelerar a Economia, aprovado pelo Governo, uma campanha que no fundo dá rosto e dá voz àqueles que fazem acontecer o turismo todos os dias”.

O presidente do Turismo de Portugal esclareceu que “estamos a falar de mais de 420 mil profissionais de turismo que todos os dias trabalham nas suas empresas e de facto dão voz àquilo que é a qualidade, a excelência do serviço em Portugal, e sem as quais não era possível termos o turismo que temos neste momento”.

Na sua breve intervenção, Carlos Abade deixou três mensagens: “reiterar o agradecimento e o reconhecimento público a todos os profissionais do turismo. Portugal é hoje o 12º destino turístico mais competitivo do mundo, representa qualquer coisa com 27 mil milhões de euros de receitas todos os anos, que beneficiam naturalmente o setor, mas beneficiam toda a economia no seu conjunto, quase 20% das exportações do país, é responsável por praticamente metade do crescimento do PIB de 2024, é promotor da coesão do país, recuperou aquilo que foi a autenticidade das cidades e isto, deveu-se tudo àquilo que foi o vosso trabalho, àquilo que foram aquelas quase 420 mil pessoas que todos os dias trabalham no setor do turismo.

A segunda palavra do responsável foi compromisso “de todo o setor do turismo, das empresas, das organizações públicas, no sentido de reforçar continuamente a qualificação, a formação dos profissionais do turismo, mas sobretudo, a valorização contínua do seu trabalho. Uma coisa não pode acontecer sem a outra”, disse.

Finalmente, Carlos Abade deixou uma mensagem de confiança aos atuais e futuro profissionais do turismo. “O setor do turismo é uma das maiores indústrias do mundo, que hoje movimenta 1,5 mil milhões de pessoas em todo o mundo e prevê-se que em 2040 possa movimentar 2,4 mil milhões de pessoas. Portanto, o turismo é claramente uma profissão de futuro, é claramente um setor de futuro e é claramente uma profissão que conta com todos nós”.

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AHRESP e ASAE esclarecem empresários de norte a sul do país

A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) vai dinamizar um roadshow com sessões de esclarecimento em parceria com a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), com o intuito de preparar os profissionais do canal Horeca para futuras inspeções. A primeira sessão decorre a 15 de abril na Escola de Hotelaria e Turismo de Portimão.

A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP), em colaboração com a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), tem planeadas 13 sessões de esclarecimento até ao final do ano, num roadshow que passará por cidades de norte a sul do país.

O objetivo passa por preparar os profissionais do canal Horeca para futuras inspeções da ASAE, bem como abordar as reclamações mais frequentes na restauração.

A primeira sessão, de caráter gratuito e inscrição obrigatória, terá lugar a 15 de abril em Portimão, com o apoio da câmara municipal desta cidade, bem como da Escola de Hotelaria e Turismo de Portimão, local onde vai decorrer a apresentação.

A ação, que conta com a presença do inspetor-geral da ASAE, promete “esclarecer as regras essenciais de operação para estabelecimentos do canal Horeca, ajudando os empresários a estarem mais bem preparados para futuras inspeções e garantindo uma gestão mais informada e ajustada aos padrões a cumprir”, como referido em nota de imprensa.

Em paralelo, será também apresentado pela AHRESP, o “Guia de Regras e Boas Práticas na Restauração”, que aborda as situações que geram reclamações com mais frequência e a melhor forma de lidar com as mesmas.

A sessão em Portimão inicia às 15h30 com uma sessão de boas-vindas, à qual se segue a apresentação do guia de regras e boas práticas, a cargo de Filomena Diegues, coordenadora do departamento jurídico da AHRESP.

Às 16h30 tem lugar a apresentação do “Papel da ASAE junto das empresas do setor e o que ter em conta durante uma inspeção”, seguido de uma sessão de perguntas e respostas.

As inscrições podem ser efetuadas online, através do formulário da Academia AHRESP.

Esta primeira sessão marca o arranque de um roadshow nacional com 13 sessões planeadas até ao final de 2025, que vão decorrer em Mafra, Porto, Castelo Branco, Aveiro, Leiria, Santarém, Lisboa, Setúbal, Coimbra, Braga, Viseu e Évora.

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Bolsa de Empregabilidade encerra feiras de emprego com mais de 6 mil participantes

Este ano, e durante dois meses, a iniciativa Feiras de Emprego do Turismo da Bolsa de Empregabilidade reuniu mais de seis mil participantes, num certame onde foram disponibilizadas 6.200 vagas de emprego.

Ao longo dos cinco eventos, que decorreram de norte a sul do país – entre Vilamoura, Évora, Coimbra, Porto e Lisboa – a Bolsa de Empregabilidade voltou a juntar empresas do setor do turismo e hospitality com potenciais colaboradores, que tiveram a oportunidade de se dar a conhecer em encontros diretos com as empresas.

No total das cinco feiras participaram cerca de 145 empresas do setor.

António Marto, fundador da Bolsa de Empregabilidade, salienta que há “um interesse consistente e cada vez maior na Feira de Emprego do Turismo”, como referido em nota de imprensa, dando como exemplo o facto de o encontro de Lisboa se encontrar já na sua 9ª edição.

“As oportunidades disponibilizadas foram direcionadas a diferentes perfis, abrangendo desde candidatos com formação em cursos técnicos, licenciados e profissionais com mestrado, até altos cargos de gestão. Mas, sem dúvida, este foi o ano dos estudantes! Todas as manhãs foram preparadas para receber alunos do ensino secundário, profissional e universitário e, de facto, mais de metade das pessoas que passaram pelas feiras foram estudantes à procura de emprego na área do turismo, mas também com o objetivo de melhorar a sua formação”, conclui o responsável.

Formação e domínio de línguas estrangeiras permanecem como “essenciais” no setor

Após dois meses com cinco feiras de emprego, a Bolsa de Empregabilidade refere que “a necessidade de formação nesta área continua a ser uma realidade, especialmente em áreas que exigem uma especialização, de forma a se poder proporcionar um serviço de excelência e diferenciação, que as pessoas procuram cada vez mais”. Também o domínio de línguas estrangeiras mostra ser “essencial”.

A organização refere ainda que “os apoios não abrangem totalmente as necessidades de trabalho na área do turismo, a falta-de-mão de obra qualificada continua a ser uma realidade, de forma transversal às suas várias subáreas de atuação”.

Por essa razão, aponta como “essencial aumentar e diversificar os apoios, com programas que contemplem a atualização de competências dos profissionais que já estão no mercado de trabalho, assim como formação dos novos talentos, após identificação das competências de quem procura emprego”.

António Marto reforça ainda que “o futuro do turismo depende da capacidade em nos adaptarmos às novas exigências do mercado, com profissionais mais bem preparados e políticas de apoio mais robustas. Essa sinergia entre formação, inovação e investimento é essencial para manter o setor competitivo e sustentável a longo prazo”, conclui o responsável, lançando o mote para as próximas Feiras de Emprego de Turismo, que serão novamente organizadas no primeiro trimestre de 2026.

A iniciativa conta com o apoio institucional do Turismo de Portugal, da merytu, como main sponsor a nível nacional, e das respetivas Entidades Regionais de Turismo de cada região, assim como outras entidades parceiras locais.

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Primeiro hotel internacional da Meliá convertido à marca Paradisus

O Meliá Bali, o primeiro hotel fora de Espanha do grupo hoteleiro, abre portas em dezembro sob a designação Paradisus Bali, após obras de remodelação.

A Meliá converteu o seu primeiro hotel internacional, o Meliá Bali, à marca de luxo tudo incluído Paradisus, tornando-o assim no primeiro Paradisus by Meliá na Ásia.

O hotel vai abrir portas sob a designação Paradisus Bali em dezembro deste ano, após um período de renovações com o objetivo de “elevar a experiência do hóspede através de um conceito único e exclusivo”, como a Meliá refere em nota de imprensa.

No mesmo documento, o grupo refere que o rebranding desta unidade hoteleira faz parte do plano de reposicionamento global do grupo, cujo principal pilar assenta no reforço das suas marcas, na melhoria da rentabilidade e no aumento da satisfação do cliente.

O novo Paradisus Bali vai contar com 485 suites de luxo e sete vilas. Das valências farão parte quatro piscinas, rodeadas por jardins tropicais e lagoas, oito novos restaurantes e 12 localizações ao redor da propriedade onde os hóspedes poderão desfrutar de uma oferta de bebidas.

Na oferta de wellness acresce o YHI Spa com 12 salas de tratamento e circuito de águas, complementados com várias atividades de saúde e bem-estar a decorrer na propriedade.

A renovação promete trazer espaços distintos, pensados para vários perfis de viajantes. No The Reserve, a oferta só para adultos oferece um serviço superior, além de privilégios exclusivos. Já o Family Concierge promete providenciar uma experiência de luxo para famílias, assegurando um serviço personalizado e amenities adequados a todas as idades.

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Philippe Vignon assume direção-geral do Glion Institute of Higher Education

Com mais de 30 anos de experiência à frente de grandes organizações internacionais, em setores que vão do turismo e da aviação aos meios de comunicação digitais e à educação, Philippe Vignon conta com uma experiência que se estende a vários cargos de consultoria estratégica e de direção.

O Glion Institute of Higher Education nomeou Philippe Vignon como novo diretor-geral, com efeitos a partir de 16 de junho de 2025.

No novo cargo, o profisisonal ficará encarregue pela supervisão dos campus da Glion na Suíça e no Reino Unido, estabelecendo parcerias estratégicas com os principais intervenientes nos setores da hotelaria, do turismo e do luxo. A melhoria da experiência dos estudantes, através da inovação e da excelência operacional, será outro dos objetivos do profissional, como referido em nota de imprensa.

Philippe Vignon terá também a tarefa de liderar a ambição de expansão global da Glion, ao identificar novos mercados em crescimento, fomentar colaborações institucionais e aumentar a influência da Glion “em regiões onde a excelência no ensino da hotelaria tem uma procura crescente”.

Com mais de 30 anos de experiência à frente de grandes organizações internacionais, em setores que vão do turismo e da aviação aos meios de comunicação digitais e à educação, Philippe Vignon conta com uma experiência que se estende a vários cargos de consultoria estratégica e de direção.

Os destaques da sua carreira incluem o cargo de CEO na Geneva Tourism and Conventions e na Edipresse Digital – Edipresse Group, bem como o de General Manager Commercial Switzerland, Italy, Germany & Eastern Europe na easyJet. Já na L’Oréal Suisse SA passou de gestor de marca a diretor nacional de vendas e marketing.

Integra ainda o comité consultivo do programa Doyof Al Rahman (Vision 2030, Arábia Saudita) e atua como conselheiro da Cabanner – uma plataforma digital que reinventa as viagens sustentáveis e exclusivas – e da Sky2Share, uma iniciativa de aviação suíça que promove a partilha de jatos privados ecológicos.

É também membro independente do conselho de administração do Hôtel des Horlogers, uma propriedade de luxo sustentável desenvolvida pela Audemars Piguet no Vallée de Joux.

“Philippe traz uma rara mistura de clareza estratégica, experiência operacional e liderança humana. Compreende perfeitamente o posicionamento de uma marca de património suíço como a Glion e guiará a sua expansão com autenticidade e ambição. A sua nomeação marca um passo decisivo na nossa missão de formar os futuros líderes da hotelaria e do luxo”, afirma Benoît-Etienne Domenget, diretor-executivo da Sommet Education.

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Taxa de ocupação no Algarve regista ligeira descida em março

Em março, de acordo com dados da AHETA, as unidades de alojamento no Algarve registaram uma ligeira descida de 1,8 pontos percentuais (pp) na taxa de ocupação quarto face ao mês homólogo de 2024, situando-se nos 51,9%.

A Associação de Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA) revela que, em março, a taxa de ocupação por quarto na região foi de 51,9%, abaixo do valor verificado em 2024 (-1,8pontos percentuais, -3,4%). No entanto, face a 2019, ano em que a data da Páscoa foi a 21 de abril, a ocupação quarto registou uma subida de 0,2pp (+0,4%).

O canadiano (+1,0pp) foi o mercado que registou o maior crescimento homólogo, seguido do neerlandês (+0,8pp), e o alemão (+0,4pp), enquanto o mercado britânico protagonizou uma descida homóloga de 1,6pp e o nacional de 1,4pp.

No que diz respeito à estadia média na região foi de 4,3 noites, 0,4 acima do verificado no mês de março do ano anterior, sendo que as mais prolongadas foram as do mercado norueguês, com 12,8 noites; do sueco, com 9,6; e do neerlandês, com 9 noites.

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Eurostars Sitges 5*, local onde decorre o evento
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Central de compras do grupo Hotusa dinamiza o evento ÁgoraTech 2025

O evento de networking, que celebra este ano a sua primeira edição, pretende ligar a indústria hoteleira à inovação tecnológica. Com a previsão de 160 participantes, o evento reúne 75 cadeias hoteleiras e mais de 50 empresas especializadas em tecnologia.

A Ágora Central de Compras, a central de compras do grupo Hotusa, organiza a primeira edição do ÁgoraTech 2025, um evento de networking no território ibérico que reúne as principais cadeias hoteleiras e empresas tecnológicas do setor. O evento terá lugar de 28 a 29 de maio no hotel Eurostars Sitges 5*.

A organização prevê que o ÁgoraTech reúna mais de 160 profissionais do setor, estando confirmada a presença de 75 cadeias hoteleiras, num evento destinado a impulsionar a transformação digital na indústria.

O evento terá início com uma intervenção de Enrique Dans, das 11h40 às 12h40, que irá abordar questões fundamentais como o impacto da inteligência artificial (IA) na indústria hoteleira, as ferramentas tecnológicas indispensáveis para o setor e a forma de equilibrar a inovação com a experiência humana.

Seguem-se reuniões one-to-one pré-estabelecidas através de matchmaking, onde os participantes poderão explorar novas sinergias e oportunidades de colaboração.

O ÁgoraTech conta com a participação de empresas de tecnologia internacionais, apoiado pela EY, como parceira de consultoria estratégica, e pela Semic e Omnibees do Brasil, como patrocinadores Gold do evento.

O evento, que celebra este ano a sua primeira edição, pretende posicionar-se como “o primeiro evento do género na Península Ibérica, com a ambição de se consolidar como uma referência anual no setor”, de acordo com o grupo Hutusa, que refere em comunicado que “a edição de 2025 pretende marcar o início de um projeto com vocação para o crescimento, incluindo futuras expansões para outros mercados”.

O evento encontra-se esgotado. No entanto, os organizadores afirmam estar disponíveis para avaliar o interesse de cadeias hoteleiras e empresas tecnológicas em participar, caso consigam aumentar a capacidade.

Para mais informações e inscrições, os interessados devem entrar em contacto através do e-mail contacto@agoratechhub.com.

Consulte o programa completo do evento abaixo.

Quarta-feira, 28 de maio

  • 11h40 às 12h40 | Conferência de Enrique Dans: “Hotéis e inteligência artificial: o que precisamos de saber”.
  • 12h45 às 13h30 | Elevator pitch dos patrocinadores
  • 13h30 às 14h45 | Almoço de networking
  • 15h00 às 18h40 | Sessões one-to-one
  • 20h00 às 21h00 | Espetáculo de música e degustação de vinhos
  • 21h00 às 22h30 | Jantar de gala
  • 22h30 às 00h30 | Música e cocktails

Quinta-feira, 29 de maio

  • 07h30 às 08h30 | Yoga/corrida
  • 09h20 às 13h00 | Sessões one-to-one
  • 13h10 às 14h30 | Masterclass de Cocktails
  • 14h30 às 16h00 | Cocktail de Receção de Networking
  • 16h00 às 16h15 | Cerimónia de Encerramento
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