Edição digital
Hotelaria

Do Seixal a Alcochete: StayUpon aposta na margem Sul do Tejo com novos projetos

A marca do grupo Libertas tem em andamento a construção do Hotel Mundet no Seixal, a reconversão do Al Foz, em Alcochete, e está de olho em Palmela. Em Lisboa vai apostar num aparthotel erótico para adultos.

Rute Simão
Hotelaria

Do Seixal a Alcochete: StayUpon aposta na margem Sul do Tejo com novos projetos

A marca do grupo Libertas tem em andamento a construção do Hotel Mundet no Seixal, a reconversão do Al Foz, em Alcochete, e está de olho em Palmela. Em Lisboa vai apostar num aparthotel erótico para adultos.

Rute Simão
Sobre o autor
Rute Simão
Artigos relacionados
Hotelaria
Portugal terá mais 114 hotéis até 2026. Cidade de Lisboa é das que lidera aberturas
Hotelaria
Melgaço será o destino da sétima unidade da espanhola Oca Hotels em Portugal
Hotelaria
Torel Quinta da Vacaria abre portas no Douro com categoria 5 estrelas
Hotelaria
Hotéis independentes atingem ocupação de 86% no feriado de agosto
Hotelaria
Grupo Terras & Terroir amplia portefólio com novo 5 estrelas no Douro
Hotelaria
Belavista da Luz – Wellness & Lifestyle Hotel apresenta-se renovado após investimento de 3M€
Emprego
Me by Meliá tem Open Day para novo hotel
Hotelaria
Grupo Jupiter investe cerca de 21M€ para abrir novo hotel no Porto
Hotelaria
Cushman & Wakefield antecipa abertura de mais 110 hotéis até 2027
Figuras
KPI Hotel tem novo COO

Do outro lado da ponte 25 de abril, na Baía do Seixal, repousam pequenos barcos sob as águas paradas de um dos braços de mar do rio Tejo. A frente ribeirinha é, amiúde, ponto de encontro para passeios e atividades desportivas dos moradores do concelho. Em frente, no complexo que outrora deu vida à fábrica de cortiça L. Mundet & Sons, que chegou a ser uma das maiores exportadoras a nível mundial do material de casca de sobreiro, já arrancou a construção daquele que será o Hotel Mundet.

O projeto, anunciado em 2019, vai nascer pelas mãos da StayUpon Hospitality Group, empresa que integra o grupo imobiliário Libertas. O futuro quatro estrelas, orçado em 20 milhões de euros, está agora na fase embrionária das fundações e a abertura ao público está prevista para o final de 2023.

PUB

A oferta de alojamento recai sob 94 apartamentos turísticos do estúdio ao loft. No total, terá 248 camas, piscina infinita e a restauração será um dos atrativos do hotel no bar e rooftop. No rés-do-chão, 400 metros quadrados albergarão as áreas comuns onde se vão misturar a receção e o bar num conceito lúdico e ‘’funky’’.

PUB

“Os nómadas digitais são um dos segmentos-alvos do Hotel Mundet e, por isso mesmo, a oferta está a ser desenhada com esse propósito. “Teremos um ‘business center’ que não será bem um ‘business center’ formal, terá todas as facilidades, mas será como estar sentado num bar e, ao mesmo tempo, a trabalhar. Uma onda muito Starbucks, mas mais elevado, é essa a ideia. Queremos muito captar os nómadas digitais porque a proximidade de Lisboa também é interessante, estamos a 16 minutos de barco”, explica Cécile Gonçalves administradora do StayUpon Hospitality Group, que assegura que o segmento ‘city breaks’ é outro dos alvos.

“Temos a proximidade tanto da cidade do Seixal e estamos a 15 minutos da [praia da] Fonte da Telha. Queremos encontrar uma sinergia com barcos. Estamos a estudar a ver se conseguimos uma ligação ao mar e ao rio que também seja interessante”, acrescenta a responsável que explica ainda que a empresa está a trabalhar na questão das acessibilidades. A aposta num transporte próprio do hotel para fazer a ligação entre as praias e o centro do Seixal é outra das possibilidades em cima da mesa, na época de verão.

A memória da famosa fábrica de corticeira permanecerá viva em vários elementos decorativos da unidade. “Queremos muito trazer a história da Mundet para o hotel, não fazendo um museu. Há todo um historial; cada pessoa do Seixal conhece alguém que trabalhou na Mundet e penso que é um espólio bastante interessante para trazer e estamos a afinar essa parte”, confessa.

A aposta em Alcochete
Alcochete é outro dos focos estratégicos no crescimento do grupo. Neste verão ficou concluída a ampliação do Praia do Sal Resort com a inauguração da parte hoteleira da unidade que oferece também apartamentos residenciais. A ocupação fixou-se nos 70% com o mercado de proximidade a dar cartas. “Este ano optámos por não apostar tanto na ocupação, mas sim no preço médio. Não queríamos, voluntariamente, encher o Praia do Sal. Queremos ter cada vez mais uma aposta qualitativa. O objetivo é ter um preço médio superior, oferecer mais serviços e apostar muito no spa e no tecido local. Criar experiências. Não queremos que as pessoas fiquem retidas no hotel, queremos que elas vivenciem a experiência de Alcochete”, enquadra a administradora do StayUpon Hospitality Group.

Recentemente arrancaram também os trabalhos de remodelação do Al Foz, unidade do grupo que soma já uma década de vida. O investimento de 4,7 milhões de euros – que conta com financiamento do Portugal 2020[2,2 milhões de euros] – visa reconverter o hotel e elevar classificação para quatro estrelas bem como aumentar a capacidade de alojamento – de 38 para 89 quartos – e criar uma piscina coberta. “O hotel vai ser modernizado, mas vamos trazer também a tipicidade de Alcochete para dentro dos quartos. Estamos com um projeto de arquitetura interior interessante, estamos atualmente na fase dos estudos. O espaço comum será versátil e queremos ter uma cozinha comunitária, uma oferta interessante para as famílias. Em Alcochete não é necessário apostarmos em mais um restaurante”, explica a porta-voz. Quando reabrir em 2023, o hotel fará, também, uma sinergia com o vizinho Praia do Sal Resort para que os hóspedes possam usufrui do Spa.

A aposta na região é um dos objetivos do grupo que assume o potencial do concelho. “Alcochete era uma zona desconhecida. Não é fácil porque somos os percursores, mas acreditamos no potencial turístico de Alcochete. Não temos concorrência, os ‘repeaters’ de Lisboa que já conhecem tudo de cor vão querer descobrir outras zonas. A Margem Sul ainda é uma bela adormecida e tem um potencial entre a natureza, o bird watching, toda a parte rural e de rotas de vinho. Estamos mesmo em frente do Parque das Nações e do Aeroporto. Há muito para fazer. Há plataformas logísticas em Alcochete. Há muitas coisas, mesmo ao nível do corporate, que se vão desenvolver de certeza. Acreditamos muito no turismo de proximidade. Acredito que haja nicho para o crescimento nestas regiões”, atesta Cécile Gonçalves.

O grupo assume o interesse ainda noutras regiões do distrito de Setúbal. “Temos uma herdade em Palmela, onde fazemos vinho biológico e estamos a estudar um turismo mais rural, potenciando os 18 hectares de vinha. Temos alguns projetos que estamos a estudar entre eles um aldeamento de casas perto do Poceirão”, adianta.

Outro dos projetos em ‘stand by’ é um hotel junto à Praia de Albarquel. O grupo Libertas comprou, há três anos, em hasta pública o terreno para a construção de uma unidade hoteleira, mas as obras ainda não arrancaram. Em causa está o facto de o projeto prever a construção em cinco mil metros quadrados, mas a CCDRLVT (Comissão de Coordenação e Desenvolvimento de Lisboa e Vale do Tejo) apenas autorizou o usufruto de 3600 metros quadrados. O grupo imobiliário avançou para tribunal e o futuro do hotel continua incerto. “Tivemos a má surpresa de ter menos metros quadrados no projeto, do que o previsto. Estamos a ver os desenvolvimentos. Esse spot é um sítio fantástico para turismo. Em 2022 iremos estudar o que fazer com Albarquel. Já teremos alguns dados mais concretos nessa altura”, enquadra a administradora.

Novo aparthotel em Lisboa abre em 2022 com cunho erótico
O portefólio do grupo vai crescer já em 2022 com a abertura de uma unidade no Intendente, em Lisboa. O projeto, orçado em sete milhões de euros, engloba 48 apartamentos turísticos com serviço de pequeno-almoço, receção 24 horas e piscina. Este será um “projeto especial, para um nicho”, adianta Cécile Gonçalves. O aparthotel será exclusivo para adultos e terá um cunho erótico, sendo um espaço aberto para casais ‘swingers’, mas não só. “Todas as fantasias entrarão dentro desse hotel. Será um espaço erótico e sensual, mas chique”, confessa.

“Os projetos devem fazer algum sentido e enquadrar-se na envolvente. Acreditamos que essa é uma zona alternativa que tem muito ainda para ser descoberto, tem um lado muito trendy, de uma Lisboa diferente. Essa zona está a melhorar cada vez mais e está a tornar-se mais internacional e mais turística”, justifica a administradora.

Grupo quer avançar com gestora hoteleira e assume interesse no Algarve
O crescimento do ramo hoteleiro do grupo Libertas não se fica pela ampliação do portefólio hoteleiro e, em vista, está já a criação de uma empresa de gestão hoteleira. “Temos uma equipas muito entusiastas e conseguimos criar uma estrutura hoteleira diferente. Fomos captando pessoas muito dinâmicas e jovens e agora já podemos dar o salto e estamos a estudar algumas parcerias para fazer management. Temos uma estrutura central, estamos a ver sinergias e estamos recetivos para estudar parcerias”, deslinda.

“Estamos à procura de algumas compras no mercado e de captar algumas marcas. Com o nosso grupo conseguimos ter muitas oportunidades imobiliárias. Apostamos muito e acreditamos muito no potencial do turismo em Portugal, de uma forma geral. As nossas ambições concentram-se em Lisboa e arredores, mas também temos alguns projetos no Algarve, não digo que não tenhamos, num futuro próximo, algumas unidades no Algarve”, acrescenta.

Cécile Gonçalves assume que a expansão para o Algarve “é uma parte lógica” do futuro do grupo por já estar implementado, a nível imobiliário, na região.

Sobre a possibilidade de olhar para outras zonas do país, Cécile Gonçalves assume que, embora não esteja completamente fora de possibilidade, esse não é, para já, um dos objetivos. “Tivemos muitas oportunidades que nos chegaram para a zona Norte. Mas até agora estamos em fase de consolidação e, para nós, o Norte era mais complicado até porque temos escritórios em Lisboa e Algarve”, conclui.

Sobre o autorRute Simão

Rute Simão

Mais artigos

Secrets Playa Esmeralda Resort&Spa 5*

Alojamento

“O cliente português é mais exigente que o espanhol”, admite José Luis Lucas (Hyatt Inclusive Collection)

Em Portugal para acompanhar a apresentação da oferta e das novidades da Hyatt Inclusive Collection, José Maria Lucas, responsável pela representação da marca para o mercado ibérico, admitiu que, “mais slots existissem em Lisboa, mais clientes portugueses teríamos a voar para o Caribe e para os nossos hotéis”.

Victor Jorge

A Hyatt Inclusive Collection partilhou o RoadShow da Ávoris, realizado em Lisboa, para dar a conhecer as suas novidades para o próximo ano de 2025, apresentando duas novas unidades para República Dominicana, mais concretamente para Miches, com abertura agendada para abril de 2025: Secrets Playa Esmeralda Resort&Spa 5* e Dreams Playa Esmeralda Resort&Spa 5*.

Ao Publituris, José Maria Lucas, responsável pela representação da marca para o mercado ibérico, admitiu que, com a oferta aérea para La Romana, na República Dominicana, “o mercado português está mais recetivo a disfrutar da oferta desse país do que do México”, explicando que, “com a passagem a dois voos, já que a oferta de voos passou para a República Dominicana (La Romana e Punta Cana) e só existindo um para o México (Cancun), é natural que esta conectividade determine o volume de passageiros para um destino e outro”.

Além disso, admite que o portfólio de marcas, “que é enorme”, é “sempre condicionado “pelo preço”, apesar de frisar que “a relação preço-qualidade é difícil de bater”, reconhecendo, contudo, que “o cliente português é mais exigente que o espanhol. O cliente português sabe muito bem o que quer e reconhece o que tem qualidade”, diz, revelando que, por exemplo, “o cliente português, a primeira pergunta que faz, é se a praia para onde pretende viajar tem sargaço, o que condiciona, automaticamente, a escolha”.

Além das duas novas unidades a inaugurar em abril de 2025, localizadas numa zona (praticamente) virgem – Secrets Playa Esmeralda e Dreams Playa Esmeralda – em Miches, estes dois novos hotéis serão, na realidade os primeiros a instalar-se na zona, havendo ainda uma terceira novidade, com o novo Dremas Cap Cana de 5 estrelas, perto de Punta Cana.

“Estas duas novas unidades acrescentam, de facto, valor à nossa oferta e serão, espero, um sucesso junto dos nossos clientes portugueses. São unidades a estrear, de luxo, numa praia paradisíaca e não explorada. Na realidade, é este tipo de oferta que os clientes portugueses procuram cada vez mais”, reconhecendo, no entanto, que “cerca de 65% do que é vendido incide nas marcas Dreams e Sunscape”.

Quanto à recetividade dos agentes relativamente aos novos hotéis e respetivas marcas, José Maria Lucas admite que “custou um pouco, já que houve uma integração no universo Hyatt, com o surgimento de novas marcas que concorrem com outras já estabelecidas e bem conhecidas”. O responsável pelo mercado ibérico reconhece, no entanto, que estar inserido num universo como a Hyatt é uma “vantagem, tratando-se de uma marca internacional, muito prestigiada”. Daí focar o “esforço que foi feito em dar a conhecer todo este novo universo através de um excelente trabalho comercial e com presença em eventos como a BTL, Mundo Abreu ou através de webinars, ações de formação e, claro, muita informação”.

Importante é, também, o passa-palavra que José Maria Lucas entende como a “melhor ferramenta de marketing” e que “fideliza” muito o cliente. “Um cliente que fique satisfeito com a estadia nas nossas unidades, fideliza-se e traz outros clientes que, por sua vez, também se fidelizam”.

Dreams Playa Esmeralda Resort&Spa 5*

Sem ter objetivos traçados em termos de volume de clientes para o mercado português, o responsável da Hyatt afirma que “quanto mais, melhor”. E aqui entra a limitação na oferta a área que “condiciona bastante”, admitindo que, “mais slots existissem em Lisboa, mais clientes portugueses teríamos a voar para o Caribe e para os nossos hotéis. Para La Romana a nossa oferta vai de meados de junho a finais de setembro e para Cancun da Semana Santa a outubro e com lugares condicionados comparativamente com Espanha. Se Lisboa tem dois voos para a República Dominicana, Espanha possui 11 charters, mais toda a oferta das linhas regulares”.

Assim, coloca-se a pergunta se há muitos portugueses a deslocarem-se a Madrid para apanhar voos para os destinos no Caribe? E a resposta de José Maria Lucas é: “cada vez mais. Basta reconhecer que, a partir de Lisboa, o voo é semanal, enquanto de Madrid é diário. E acresce que, quem sai de Madrid ainda tem uma poupança, já que o preço, por norma, é mais barato”.

“O cliente que pretende passar 10 dias na República Dominicana tem a vida dificultada. Ou passa 7 ou 14. Se quiser passar outro período, já terá de ir apanhar o voo a Madrid”, admitindo que “estamos a fomentar junto dos agentes de viagens que não condicionem o cliente. Se o cliente pretender outro período que não sejam os 7 dias, pois é fácil ir a Madrid e permanecer mais tempo”.

Solução apontada por José Maria Lucas para este fluxo é, também, a existência da Alta Velocidade, “o que faria com que ainda mais portugueses optassem, eventualmente, por sair de Madrid”.

Outra das ofertas que passa a estar disponível são as estadias combinadas, ou seja, o cliente possui a possibilidade de voar para La Romana e no regresso sair de Punta Cana, o que para o responsável da Hyatt, “é mais um serviço facilitador para quem pretenda ir à República Dominicana”.

Sobre o autorVictor Jorge

Victor Jorge

Mais artigos

Créditos: Depositphotos

Formação

EPHTL junta alunos e profissionais para debater perspectivas no setor

A mesa-redonda “Estágio e agora?! Uma nova realidade”, dinamizada pela Escola Profissional de Hotelaria e Turismo de Lisboa (EPHTL), já conta com duas edições.

A Escola Profissional de Hotelaria e Turismo de Lisboa (EPHTL) dinamiza a 2ª edição da mesa-redonda “Estágio e agora?! Uma nova realidade” na próxima terça-feira, 26 de novembro.

A sessão decorre no Lumen Hotel às 15h00, tendo como objetivo reunir alunos desta instituição de 11.º ano, nomeadamente dos cursos de Alojamento Hoteleiro, Turismo, Cozinha/Pastelaria e Restaurante/Bar, com profissionais do setor.

Para o efeito, o evento conta com duas mesas-redondas.

A primeira será moderada por João Dionísio, diretor do Inatel Costa Caparica, e terá como oradores Sérgio Bernardo, diretor do Lumen Hotel; Nuno Leandro, membro da direção da Associação de Diretores de Hotel de Portugal; Nuno Francisco, subdiretor em Portugal das Viagens El Corte Inglés; Rita Pereira, responsável de Recursos Humanos da Portway; e Liliana Conde, especialista em consultoria em gestão hoteleira e Corporate Happiness.

Já a segunda mesa-redonda contará com antigos alunos da EPHTL, como André Nunes, diretor do Pestana Beloura; Daniela Simões, assistente de direção de alojamento Radisson Hotel em Malta; Gilda Santos, chefe de sala; Rafael Santos, chef-executivo do restaurante Bardô Brasserie; e Beatriz Almeida, técnica de turismo. Estes profissionais irão partilhar as suas experiências e percursos no setor turístico e hoteleiro.

Os oradores vão abordar temas como a importância da carreira em hotelaria, a visão sobre recursos humanos no setor e as competências necessárias para quem pretende destacar-se na indústria do turismo e hotelaria.

A ideia passa por “transmitir aos alunos uma visão realista e prática sobre os desafios e oportunidades que os aguardam nestas áreas profissionais, desmistificando o receio de entrar pela primeira vez em estágio”, como explica João Dionísio, diretor do Inatel Costa da Caparica e formador no EPHTL, responsável pela conceção do evento.

O evento, cujas inscrições já se encontram encerradas, conta com 110 alunos inscritos.

Sobre o autorPublituris Hotelaria

Publituris Hotelaria

Mais artigos
AP Cabanas Beach & Nature
Alojamento

Cinco hotéis da AP Hotels & Resorts distinguidos com o selo Save Water

O selo é atribuído aos estabelecimentos que cumpram um conjunto de medidas com o objetivo de reduzir o consumo de água em 15%, quando comparado com o período homólogo.

O grupo AP Hotels & Resorts foi reconhecido com o selo Save Water em cinco das suas unidades, nomeadamente o AP Victoria Sports & Beach, o AP Oriental Beach, o AP Eva Senses, o AP Maria Nova Lounge e o AP Cabanas Beach & Nature.

Coordenado pela Região de Turismo do Algarve, em articulação com o Turismo de Portugal e com a ADENE – Agência para a Energia, este selo é atribuído aos estabelecimentos que cumpram um conjunto de medidas com o objetivo de reduzir o consumo de água em 15%, quando comparado com o período homólogo.

Para o efeito, é estabelecido um “plano de ação” para colocar em prática as medidas escolhidas pela unidade. De acordo com o grupo hoteleiro, as unidades dos AP Hotels & Resorts comprometem-se a realizar 10 medidas, sendo que duas delas já foram executadas, como refere em comunicado.

A lista de medidas inclui a adoção de torneiras eficientes nas instalações sanitárias e nas cozinhas de restauração; assegurar uma taxa de renovação diárias de água igual ou inferior a 3% do volume da piscina; minimizar as necessidades de reposição com água potável da rede mediante preservação da qualidade da água da piscina e reduzir ou adaptar as técnicas de limpeza de pavimentos e superfícies exteriores.

Estão também listadas medidas no que diz respeito à consciencialização dos hóspedes, seja através da redução da substituição de roupa de cama e toalhas, seja no reforço de sinalética que relembra para a redução do tempo dos banhos, por exemplo.

Está ainda contemplada a realização de ações de formação, capacitação e sensibilização dos funcionários para a redução do consumo de água, bem como a verificação e manutenção imediatas de todos os equipamentos, dispositivos e instalações utilizadoras de água.

Os impactos das medidas implementadas serão medidos e divulgados posteriormente junto dos colaboradores e clientes, “estimulando a continuação e reforço do compromisso com a eficiência hídrica”.

Sobre o autorPublituris Hotelaria

Publituris Hotelaria

Mais artigos
Alojamento

Vila Galé cria parceria com a VilacomVida para promover inclusão e diversidade laboral

A colaboração prevê a integração de dois jovens com necessidades específicas nos hotéis do Vila Galé, além da criação de um ponto de venda de café e merchandising do Café Joyeux dentro do hotel Vila Galé Cascais.

O grupo hoteleiro Vila Galé associou-se à Associação VilacomVida com o intuito de promover a inclusão e a diversidade em contexto laboral. Esta Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) proporciona formação e emprego a jovens-adultos com dificuldades intelectuais e do desenvolvimento e representa a marca Café Joyeux em Portugal.

Através desta parceria, o grupo hoteleiro vai dar início à criação de um projeto-piloto para a integração de dois jovens com necessidades específicas no hotel Vila Galé Cascais e na pizzaria Massa fina, do hotel Vila Galé Estoril.

Esta colaboração com o Vila Galé inclui ainda um conjunto de apoios à VilacomVida e ao Café Joyeux, estando prevista a criação de um ponto de venda de café e merchandising do Café Joyeux dentro do hotel Vila Galé Cascais. O grupo hoteleiro tem ainda em vista o apoio a um colaborador dos Cafés Joyeux.

Os clientes dos Cafés Joyeux vão também, a partir de agora, poder acompanhar as suas refeições com os vinhos do grupo Vila Galé, que terão um novo rótulo criado especialmente para o Café Joyeux.

“Esta parceria é uma forma de concretizar a missão do Vila Galé para o desenvolvimento de um turismo mais sustentável do ponto de vista social, contribuindo dessa forma para uma sociedade mais humana e mais inclusiva. Com este modelo pretendemos mudar comportamentos e atitudes, influenciando colaboradores e clientes a adotarem um comportamento socialmente responsável nas suas vidas”, explica Gonçalo Rebelo de Almeida, administrador do Vila Galé.

“Na VilacomVida, e nos Cafés Joyeux, temos como missão trazer a diferença para o centro das nossas cidades e das nossas vidas, e o terceiro setor é fundamental para esta transformação positiva da sociedade. A colaboração com empresas de referência como o grupo Vila Galé permite-nos eliminar o estigma associado às pessoas com dificuldades intelectuais e do desenvolvimento e mostra-nos que, juntos, estamos no caminho certo para uma sociedade mais inclusiva e onde a diferença é celebrada”, afirma Filipa Pinto Coelho, presidente da associação VilacomVida e CEO do Joyeux em Portugal.

A parceria prevê também o desenvolvimento de ações de formação e teambuilding com os colaboradores do Vila Galé, com vista a sensibilizar para a necessidade de inclusão da diferença no seu dia-a-dia.

Sobre o autorPublituris Hotelaria

Publituris Hotelaria

Mais artigos
Formação

Alunos das Escolas do Turismo de Portugal ganham medalhas internacionais

Seis alunos das Escolas do Turismo de Portugal ganharam medalhas em duas competições internacionais dinamizadas pela Associação Europeia de Escolas de Hotelaria e Turismo (AEHT) e European Association of Hotel and Tourism Schools (EURHODIP).

Três medalhas de ouro, uma de prata e duas de bronze foi o resultado da participação dos alunos da rede de escolas do Turismo de Portugal em duas competições internacionais.

O ouro foi para Inês Claro, Augusto Pimentel Lobo e Rita Nunes Camacho, respetivamente das Escolas de Hotelaria e Turismo (EHT) de Lamego, Setúbal e Oeste.

A prata foi para Baltazar Santana, da Escola de Hotelaria e Turismo de Portimão e os dois bronzes foram para Lara Gomes e Dinis da Silva, respetivamente das EHT do Algarve e do Porto.

As seis medalhas foram conquistadas em duas competições, nomeadamente o concurso de Hotelaria e Turismo, dinamizados pela AEHT – Associação Europeia de Escolas de Hotelaria e Turismo realizado em Riga, Letónia, e a competição organizada pela EURHODIP – European Association of Hotel and Tourism Schools, em Túnis, Tunísia.

Os dois campeonatos juntaram cerca de 500 alunos de 24 países da Europa, competindo em 17 modalidades que representam todas as áreas técnicas do Turismo, Hotelaria e Restauração.

As duas competições anuais que visam promover a excelência e a inovação nas áreas da hotelaria e do turismo, reúnem estudantes, professores e profissionais do setor para estimular o intercâmbio de conhecimentos e fomentar a colaboração entre instituições educativas e empresas do setor.

Para Carlos Abade, presidente do Turismo de Portugal, “a conquista destes prémios por seis alunos das Escolas do Turismo de Portugal em dois prestigiados concursos internacionais representa não apenas um motivo de orgulho, mas também um exemplo inspirador do talento e da dedicação que caracterizam a formação em turismo no nosso país. Estes reconhecimentos internacionais reforçam a importância de continuar a investir na qualificação de excelência, elevando o nome de Portugal no setor e motivando futuros profissionais a abraçarem esta área com ambição e paixão.”

Refira-se que a rede de Escolas do Turismo de Portugal tem desempenhado um papel crucial na formação de profissionais para o setor, aliando técnicas modernas a uma abordagem prática e inovadora. A participação em competições internacionais como o Concurso Interescolas ou campeonatos europeus, permite aos alunos experimentar o que de melhor se faz na área a nível nacional e internacional, promovendo o desenvolvimento de competências essenciais e o networking com outros futuros profissionais.

Fica a lista completa dos medalhados portugueses, das respetivas competições e categorias:

Medalhas de Ouro

  • Inês Claro / EHT Douro-Lamego | concurso de Restaurante, da AEHT
  • Augusto Pimentel Lobo / EHT Setúbal | no concurso de F&B Management, da EURHODIP
  • Rita Nunes Camacho / EHT do Oeste | concurso de Tourism Management, da EURHODIP

Medalha de Prata

  • Baltazar Santana / EHT de Portimão | concurso de Culinary Arts, da EURHODIP

Medalhas de Bronze

  • Lara Gomes / EHT do Algarve | concurso de Barista, da AEHT;
  • Dinis da Silva / Escola de Hotelaria e Turismo do Porto | concurso Decathlon, da AEHT
Sobre o autorPublituris Hotelaria

Publituris Hotelaria

Mais artigos
NH Collection Gent

Créditos: DR

Alojamento

Minor Hotels abre oficialmente as portas do NH Collection Gent

Com esta abertura hoteleira no centro histórico de Gent, a Minor Hotels Europe & Americas passa a contar com quatro hotéis da marca NH Collection Hotels & Resorts na Bélgica.

No início deste mês, a 4 de novembro, a Minor Hotels abriu as portas do seu mais recente hotel na Bélgica, o NH Collection Gent.

Com o lançamento deste hotel da NH Collection no centro histórico de Gent, a Minor Hotels Europe & Americas reforça a presença da marca NH Collection Hotels & Resorts na Bélgica, onde já detém uma propriedade em Antuérpia e duas em Bruxelas.

Parcialmente alojado num edifício restaurado da Feira Mundial de 1913, o hotel homenageia as figuras mais importantes dos têxteis de Gent do século XIV. Inspirado nas obras de Hendrik Conscience, romancista popular flamengo, o NH Collection Gent conta a história do amor proibido entre Veerle Van Artevelde e Lieven Denys, desde a cripta medieval de Denys, do século XIII, até ao Grand Café Van Artevelde.

O NH Collection Gent, de quatro pisos, conta com 174 quartos, sendo que as suites júnior apresentam os nomes dos membros da família Van Artevelde, figuras que se destacaram na história da indústria têxtil de Gent.

NH Collection Gent

Créditos: DR

Além do pequeno-almoço buffet, servido no Restaurante Spinners, a oferta de comidas e bebidas do hotel é composta pelo Grand Café Van Artevelde, onde podem ser “saboreadas especialidades locais e cervejas belgas”, e pelo Dyers Courtyard, dedicado a refeições ligeiras, como referido em nota de imprensa.

Das restantes valências do NH Collection Gent fazem parte um ginásio, sauna e dez salas para reuniões e eventos, com capacidade para 400 convidados.

Um quarto duplo no NH Collection Gent para dois hóspedes tem o valor base de 150 euros por noite, incluindo pequeno-almoço e excluindo impostos municipais.

NH Collection Gent

Créditos: DR

Sobre o autorPublituris Hotelaria

Publituris Hotelaria

Mais artigos
Formação

Porto Business School e NOVA IMS lançam novo programa executivo “Business Analytics in Tourism”

O novo programa gratuito “Business Analytics in Tourism”, lançado pelo Porto Business School e a NOVA Information Management School – NOVA IMS, capacita profissionais do setor em análise de dados e gestão estratégica.

O curso, que decorre entre 9 de dezembro de 2024 e 14 de março de 2025, e cujas as inscrições já estão abertas, foi desenvolvido para capacitar profissionais do turismo em competências avançadas de análise de dados e gestão estratégica.

Integrado no projeto “Acelerar e Transformar o Turismo” (ATT), e financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), o programa visa preparar as organizações turísticas para enfrentar as exigências de um mercado em rápida mudança, promovendo a competitividade, sustentabilidade e inovação na experiência do turista.

Com um total de 68 horas de formação, distribuídas entre módulos online e presenciais, o programa oferece uma experiência prática e orientada para resultados tangíveis. Os participantes terão, assim, a oportunidade de aplicar ferramentas de análise de dados para antecipar tendências e otimizar a experiência turística, adquirir competências em Big Data e Inteligência Artificial (IA) para personalizar serviços e desenvolver estratégias que aumentem a competitividade e diferenciação das suas organizações. A formação será ministrada por especialistas internacionais e focada numa aplicação prática imediata.

Dirigido a profissionais e entidades do setor turístico, incluindo organizações públicas, privadas, startups e associações regionais, o programa é acessível a pessoas de diferentes backgrounds técnicos, promovendo uma experiência de aprendizagem abrangente e inclusiva. Além disso, o programa será certificado, conferindo aos participantes um reconhecimento formal das competências adquiridas.

Sobre o autorPublituris Hotelaria

Publituris Hotelaria

Mais artigos
Formação

ESHTE regista aumento de 25% em estágios internacionais

A instituição tem sido requisitada por cadeias de hotéis da Grécia, Espanha e Dubai, que procuram estudantes de hotelaria e turismo desta escola para estágios.

A Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (ESHTE) aumentou em 25% no número de estagiários colocados fora do país.

De acordo com a instituição, 112 dos 754 estagiários do ano letivo 2023/2024 foram colocados em estágios fora do país, em 16 latitudes – um aumento de 25% face ao ano letivo anterior, em que foram registados 90 estágios internacionais.

No pódio de destinos surgem a Grécia – principalmente os grupos Sani/Ikos e Nana Hotels –, que acolheu mais de metade dos estudantes (53%), seguida de Espanha (18%) e do Dubai (10%), na sequência de um protocolo celebrado com o grupo Jumeirah Hotels and Resorts.

A lista de destinos onde os estudantes da ESHTE estão a cumprir períodos de formação remunerada incluem ainda Marrocos, Cabo Verde, Inglaterra, França, Chéquia, Países Baixos, Canadá, St. Martin, São Tomé e Príncipe, Irlanda do Norte, Alemanha, Áustria e Dinamarca.

Os 112 estudantes a cumprir estágios internacionais provêm das cinco licenciaturas da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, com predominância do curso de Direção e Gestão Hoteleira, seguido de Produção Alimentar em Restauração, Gestão Turística, Informação Turística e Gestão do Lazer e Animação Turística.

“Na ESHTE, os estágios têm um caráter obrigatório, logo no segundo ano, porque são fundamentais para a ambientação dos estudantes ao contexto do mercado de trabalho, e não raras vezes resultam em propostas de trabalho após a conclusão dos cursos. O nosso ensino com pendor aplicado é muito valorizado pelo mercado e a procura pelos nossos estudantes continua a superar largamente a oferta”, salienta Carlos Brandão, presidente da instituição.

No seguimento da aposta na oferta de estágios internacionais, a ESTHE abriu portas para um evento da Placement International, uma empresa suíça de recrutamento e colocação especializada na indústria de hospitalidade de luxo.

Na sessão, realizada no Auditório do Centro de Incubação de Base Tecnológica do Turismo (CIBT), a Placement International apresentou um portefólio com diversas opções de estágios internacionais, com enfoque em dois hotéis Ritz-Carlton localizados na Flórida, nos Estados Unidos da América.

“A procura internacional é uma tendência que tem vindo a acentuar-se e os indicadores apontam para um contínuo crescimento ao longo dos próximos anos. Por um lado, é o reflexo de um mundo cada vez mais globalizado. Por outro, reflete o desejo dos próprios estudantes. Não são apenas as questões financeiras que os movem, mas sim o desejo de ter uma visão mais alargada, de trabalharem pela primeira vez fora do país e, regressando, evoluírem na carreira com mais mundo, com maior conhecimento sobre diferentes realidades”, sintetiza João Pronto, professor-adjunto e coordenador de estágios da instituição.

Sobre o autorPublituris Hotelaria

Publituris Hotelaria

Mais artigos
Eurostars Hotel Company

Eurostars Bilbao | Créditos: DR, via Hosteltur

Alojamento

Eurostars Hotel Company chega ao País Basco com dois hotéis

A cadeia hoteleira passará a estar presente em San Sebastián e Bilbau com dois hotéis, cuja abertura está prevista para 2025 e 2026, respetivamente.

A Eurostars Hotel Company tem em vista a construção de um novo hotel em San Sebastián e a reabilitação de um edifício em Bilbau, cujas datas de abertura estão previstas para o verão de 2025 e o final de 2026, respetivamente.

Desta forma, a cadeia hoteleira do grupo Hotusa passará a estar presente pela primeira vez no País Basco, como noticia o Hosteltur. Ambos os projetos serão acrescentados ao portefólio da Eurostars Hotel Company em regime de arrendamento.

Em San Sebastián, mais concretamente no Paseo de la Fe, será construído o futuro Eurostar Villa Itziar, um quatro estrelas cujas obras de construção começaram no final de 2023, sob a direção do estúdio FIARK.

O futuro hotel de nova construção vai contar com 27 quartos, restaurante, um bar no rooftop, ginásio, jardim com piscina exterior e parque de estacionamento. A expectativa é a de que o hotel abra portas no verão de 2025.

Em Bilbau, a cadeia já deu início às obras de reabilitação do edifício que dará lugar ao futuro Eurostars Bilbao, um quatro estrelas situado na margem norte do rio Nervión, próximo ao Museu Guggenheim e ao Estádio de San Mamés.

O hotel vai oferecer 75 quartos e vários espaços comuns, prevendo-se que abra portas no final de 2026, após as obras de remodelação projetadas e dirigidas pelo estúdio de arquitetura Ajuriaguerra TRES.

“Tanto Bilbau como San Sebastián são destinos com um desenvolvimento turístico notável na última década, para o qual queremos contribuir com uma oferta de alta qualidade, que enriqueça a experiência dos visitantes. Esperamos continuar a crescer na região com novas iniciativas que reforcem o nosso compromisso com a excelência turística”, afirmou Amancio López, presidente do Grupo Hotusa.

Sobre o autorPublituris Hotelaria

Publituris Hotelaria

Mais artigos
Alojamento

Ariana Rodrigues debate desafios da liderança no “Be Our Guest” da ADHP

A iniciativa da ADHP – Associação dos Diretores de Hotéis de Portugal convida na sua próxima sessão a diretora de alojamentos do Vila Vita Parc, numa conversa moderada por Leonardo Simões, presidente da ADHP Júnior.

A próxima sessão da iniciativa “Be Our Guest” decorre a 25 de novembro com a participação de Ariana Rodrigues, diretora de alojamentos no Vila Vita Parc.

A profissional, que em 2022 venceu o prémio Xénio de Melhor Diretor de Alojamento, estará presente nesta sessão para debater o tema “Liderar o amanhã: os desafios da liderança com as novas gerações”.

A conversa será moderada por Leonardo Simões, presidente da ADHP Júnior, e decorrerá via Zoom, às 15h00.

As inscrições para a sessão Zoom encontram-se abertas e devem ser efetuadas através de um breve formulário, estando limitadas ao número de vagas disponível. A conversa também será transmitida em direto no canal de YouTube da ADHP, onde ficará disponível para assistir em diferido.

A conversa tem o apoio de e-GDS Global Distribution Solutions.

Sobre o autorPublituris Hotelaria

Publituris Hotelaria

Mais artigos
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

Navegue

Sobre nós

Grupo Workmedia

Mantenha-se informado

©2024 PUBLITURIS HOTELARIA. Todos os direitos reservados.