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Hoti Hotéis inaugura 1º INNSiDE by Meliá no centro de Braga com olhos postos a 5 novos projetos a norte

A Hoti Hotéis inaugurou, esta sexta-feira, o primeiro INNSiDE by Meliá em Portugal, no centro de Braga, e segundo o presidente do Conselho de Administração da cadeia hoteleira, Manuel Proença, “este é o primeiro de quatro unidades que vamos inaugurar no Porto e Norte, seguindo-se em São João da Madeira, Famalicão e Viana do Castelo, e há ainda uma quinta unidade, no Porto, mas esta é uma obra mais demorada, porque há mais burocracia”.

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Hoti Hotéis inaugura 1º INNSiDE by Meliá no centro de Braga com olhos postos a 5 novos projetos a norte

A Hoti Hotéis inaugurou, esta sexta-feira, o primeiro INNSiDE by Meliá em Portugal, no centro de Braga, e segundo o presidente do Conselho de Administração da cadeia hoteleira, Manuel Proença, “este é o primeiro de quatro unidades que vamos inaugurar no Porto e Norte, seguindo-se em São João da Madeira, Famalicão e Viana do Castelo, e há ainda uma quinta unidade, no Porto, mas esta é uma obra mais demorada, porque há mais burocracia”.

A Hoti Hotéis inaugurou, esta sexta-feira, o primeiro INNSiDE by Meliá em Portugal, no centro de Braga, e segundo o presidente do Conselho de Administração da cadeia hoteleira, Manuel Proença, “este é o primeiro de quatro unidades que vamos inaugurar no Porto e Norte, seguindo-se em São João da Madeira, Famalicão e Viana do Castelo, e há ainda uma quinta unidade, no Porto, mas esta é uma obra mais demorada, porque há mais burocracia”.

O secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, presidiu, esta sexta-feira, em Braga, à cerimónia de inauguração do primeiro INNSiDE by Meliá no nosso país, uma marca da Meliá International adotada pelo grupo Hoti Hotéis, que, segundo o seu presidente do Conselho de Administração “introduz um conceito inovador, mantendo elevados padrões de qualidade, associado à reputação dos Meliá Hotels, mas numa abordagem mais informal, que apela a um público jovem com espírito e vontade de descobrir novos lugares e novas cidades”.

Referindo-se concretamente às valências desta nova unidade hoteleira de quatro estrelas superior, que envolveu um investimento total de 16 milhões de euros e que cria 50 novos postos de trabalho (40 diretos e mais 10 que são partilhados com o Meliá Braga, outra unidade da cadeia hoteleira), Manuel Proença, avançou que oferece 109 quartos, dos quais duas suites, salas para reuniões, restaurante “Convertidas” bar, duas piscinas (interior e exterior) um Spa, Wellness, um centro de bem-estar com ginásio, jacuzzi, sauna e banho turco, e estacionamento. Há ainda um excelente espaço de jardim que será utilizado para eventos.

Foi aliás neste espaço que a cadeia, após a cerimónia de inauguração, abriu portas para acolher, num verdadeiro e animado Arraial de São João, cerca de 300 convidados dos mais diversos parceiros do trade turístico, não só de Braga, mas de todo o norte do país, com direito ainda a bolo que celebra o início deste novo projeto, que será liderado por Delfim Filho, também diretor geral do Meliá Braga, de cinco estrelas.

O INNSiDE by Meliá Braga Centro, localizado na Rua Central daquela cidade, nasce “da reabilitação de um edifício abandonado há muito tempo e com destino incerto, agora recuperado, uma obra num edifício histórico, e também polémico, que a autarquia bracarense viabilizou”, apontou o presidente da Hoti Hotéis, para acrescentar que o restaurante e o bar estão inspirados no antigo Recolhimento das Convertidas, contiguo ao prédio onde se ergue o novo hotel. “Um local de encontro que tem, simultaneamente, um toque antigo e um toque moderno, já que resulta de um edifício já existente, que é conhecido pelo Recolhimento das Convertidas e um bloco novo onde estão instalados quase todos os quartos”, referiu.

O Recolhimento de Santa Maria Madalena ou das Convertidas é um edifício barroco do século XVIII, localizado na zona histórica da cidade, a poucos metros da Sé e das Portas de Braga, com histórias interessantes para contar, e que serão sempre partilhadas com os hóspedes, que mais não seja através da fábula do “Convento e da Fonte da Máscara”. Na antiga cidade de Braga existia, fundado pelo Arcebispo Dom Rodrigo de Moura Teles, um refúgio para mulheres de mau comportamento, que ali buscavam uma nova vida, afastando-se dos erros do passado e encontrando paz e redenção. É apenas o preâmbulo das muitas histórias que fazem parte do agora INNSiDE by Meliá Braga Centro.

O centro de Braga, onde se situa o hotel “precisa de mais vida, principalmente à noite e, esta unidade, vai contribuir com mais animação para a vida bracarense, com exposições de arte, muita música ao vivo e com mais juventude do que aquela que tem até agora”, assegurou Manuel Proença, avançando que “há aqui uma reanimação que é muito conveniente, que a Câmara Municipal de Braga está atenta a isso e nessa linha”.

“É com imenso orgulho que acabamos de inaugurar o INNSiDE Braga Centro. No ano em que a Hoti Hoteis celebra 45 anos, este é o 20.º hotel sob gestão do Grupo, que tem tido um ritmo de crescimento exponencial nos últimos dez anos. Superámos os 3.000 quartos e em 2025 teremos mais novidades”, escreveu Miguel Proença nas redes sociais.

E acrescenta que “esta abertura vem reforçar a parceria de sucesso que o Grupo Hoti Hoteis tem com a Meliá Hotels International, e que dura há quase 30 anos. Foi com esta parceria que a Hoti Hoteis afirmou em Portugal as marcas Tryp, Meliá Hotels & Resorts e agora, acreditamos, a INNSiDE by Meliá”, mas realçou: “todo este sucesso, estes objetivos e estes marcos importantes seriam impossíveis de alcançar sem o esforço, a dedicação, a entrega das nossas equipas”, para concluir que “com propriedade, ontem pudemos afirmar que, como disse Séneca, “sorte é o que acontece quando a preparação encontra a oportunidade”.

Porquê o norte?

Com grandes investimentos no Porto e Norte, o presidente do grupo Hoti Hotéis explica o porquê. “A região norte tem um grande potencial para o turismo, e estamos cientes disso. Tem registado um crescimento notável, tem bons autarcas interessados em desenvolver o turismo e os seus municípios e um presidente da ERT muito dinâmico”.

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E Luís Pedro Martins esteve presente também na cerimónia de inauguração, bem como o presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, membros da administração do grupo Hoti Hoteis, destacando-se Miguel Caldeira Proença, representantes da Meliá International e ainda dos sócios da cadeia hoteleira neste empreendimento, a família Salvador Rodrigues.

Assim, o presidente do Turismo Porto e Norte dirigiu-se aos empresários acentuando que “o sucesso tem sido construído na base do vosso trabalho. Uma oferta muito qualificada, com recursos humanos muito qualificados têm permitido um grau de satisfação elevado a quem nos visita. Nós só conseguimos continuar nesta estratégia de crescer em valor se tivermos uma oferta muitíssimo qualificada”.

O que Luís Pedro Martins promete é “continuar este trabalho de promoção internacional, de estruturação de produtos, de fazer o que estamos a fazer, e em Braga é muito evidente. Dissemos sempre que Braga iria ser um pilar do MI, e hoje já temos provas para dar, pois hoje conseguimos atrair congressos de grande importância para a região”.

O dirigente regional defendeu que “a nossa estratégia será sempre assim: crescer em valor, distribuir por toda a região, sabendo que temos uma região diversa, que também vai sendo importante quando estamos a apresentar os nossos produtos, uma região onde há tempo para muita diversidade, como costumo dizer. Por isso, acho que estamos no bom caminho”.

Por sua vez, o presidente da autarquia bracarense recordou os números “absolutamente fantásticos” que a região norte tem registado nos últimos anos em termos de crescimento do turismo, de dormidas, de resultados para os operadores, de visibilidade internacional e diversificação de mercados”.

À Hoti Hotéis, Ricardo Rio disse que “tem confiado e investido no concelho de Braga, olhado para o potencial de Braga do ponto de vista da sua dinâmica turística, não só com esta nova unidade, mas com o Meliá Braga, um dos hotéis de referência do grupo e dos que tem tido melhores resultados, por isso é quase impossível indissociar aquilo que tem sido o crescimento do turismo em Braga e a presença deste grupo na nossa cidade e na nossa oferta hoteleira”.

O autarca lembrou que Braga hoje “já não é de todo apenas um destino para o turismo religioso, é de grande vivacidade do ponto de vista das atividades desportivas, do turismo de negócios, com a dinâmica empresarial que aqui ocorre, e que hoje em dia é um dos grandes motores do crescimento económico do país do ponto de vista do turismo de feiras e congressos”, sem esquecer o turismo cultural, uma vez que, para além de Braga ser, no próximo ano, a Capital Portuguesa da Cultura, “é uma cidade onde a cultura está presente em todos os dias do ano, e é uma alavanca de atração de cada vez mais visitantes”.

Pedro Machado tranquiliza empresários

O secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, que presidiu a cerimónia de inauguração do INNSiDE by Meliá Braga Centro, deixou uma palavra de tranquilidade aos empresários deste setor. “Os empresários esperam do Estado, e neste caso do Governo, que trate bem um trinómio – da análise, da decisão e da concretização ou da execução”, para realçar que “é esse o serviço de quero prestar ao meu país nas funções que hoje exerço”.

O governante destacou que, de acordo com o novo ministro da Economia, Pedro Reis, “as instruções é de não usarmos a designação de Ministério da Economia, mas sim Ministério das empresas. Significa isso que queremos ser mais rápidos na avaliação e na análise, mais céleres na decisão para a execução”, ou seja, avançou, “queremos fomentar cada vez mais a capacidade que as empresas têm não só de realizar investimentos”. Isto “é uma mudança em relação a um certo paradigma, que até aqui vigorava, em que o Estado chamava a si parte substantiva de uma componente que é do setor privado”.

Pedro Machado continuou: “Isto é importante para, não só, atrair e desenvolver novos investimentos, mas para gerar a palavra-chave para os empresários, que se chama confiança”. Garantiu que “há confiança no mercado, no poder local e na sua capacidade de decisão, há capacidade nos institutos públicos que, entre outros, têm a missão, quer de acompanhamento, mas também de financiamento através dos instrumentos hoje disponíveis, aquela que consideramos uma das pernas essenciais para pôr os projetos a andar”, apontou o secretário de Estado do Turismo.

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HBX Group lança nova solução de pagamento B2B para o setor das viagens

A nova solução foi desenvolvida em parceria com a FinPay e consiste numa plataforma que vai estar disponível em Espanha já a partir de abril de 2025, chegando posteriormente aos restantes mercados da OCDE, a partir de junho.

O HBX Group, o grupo que detém a Bedsonline, Hotelbeds e Roiback, lançou a HBX Group eWallet, uma nova solução de pagamentos B2B, que se destaca pela inovação e que foi “projetada especificamente para o setor de viagens”.

Num comunicado enviado à imprensa, o grupo explica que a nova solução foi desenvolvida em parceria com a FinPay e consiste numa plataforma que vai estar disponível em Espanha já a partir de abril de 2025, chegando posteriormente aos restantes mercados da OCDE, a partir de junho.

A nova solução é, segundo o HBX Group, “semelhante a uma carteira digital para consumidores”, consistindo numa “solução digital que permite às empresas armazenar e gerir pagamentos com segurança, rapidez e eficiência”.

“Projetada para facilitar transações instantâneas e internacionais entre empresas”, a HBX Group eWallet foi “desenvolvida especificamente para o setor de viagens” e integra “recursos avançados, como financiamento integrado, acesso a faturas e rastreabilidade completa de transações”.

“O seu objetivo é digitalizar e automatizar pagamentos B2B, reduzir custos de transação e melhorar a escalabilidade operacional do ecossistema das viagens”, acrescenta o grupo, explicando que para se registarem na plataforma, os utilizadores devem aceitar os termos e condições da FinPay, que é a entidade responsável pelos serviços de pagamento e financiamento integrados na solução.

“A carteira eletrónica do HBX Group representa um passo decisivo para a modernização dos pagamentos B2B no ecossistema de viagens. Queremos estabelecer um novo padrão de eficiência e segurança no setor, e esta parceria com a FinPay permite-nos alcançar isso com uma solução adaptada às necessidades do setor”, afirma Daniel Nordholm, diretor de Produtos e Novos Negócios do HBX Group.

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The Social Hub abre novo hotel em Roma

A marca europeia de hospitalidade The Social Hub investiu 114 milhões de euros num novo projeto em Itália, na antiga alfândega ferroviária de Roma. No local nasce agora um projeto com três edifícios, nomeadamente um hotel com 396 quartos, um espaço de eventos interior e exterior, bem como a nova casa da Accademia Italiana.

Após a abertura de uma unidade hoteleira no Porto em fevereiro, o The Social Hub abre o seu quarto empreendimento, desta vez em Roma, Itália, no bairro San Lorenzo.

Fruto de um investimento de 114 milhões de euros, o complexo com 24.000 metros quadrados, a poucos minutos da estação central de Roma, integra um hotel de quatro estrelas, espaços de coworking, restauração, salas de reuniões e eventos, bem como um parque público.

A abertura representa a estreia da marca na capital italiana, sucedendo à recente abertura do The Social Hub Florença Belfiore – o segundo na cidade –, ao The Social Hub Bolonha e à inauguração do primeiro projeto em Portugal, no Porto.

À semelhança dos projetos interiores, o The Social Hub Roma materializa o modelo híbrido da marca europeia de hospitalidade, que combina infraestruturas multifuncionais com programas de impacto social, focados no desenvolvimento das comunidades locais.

Este novo espaço surge da recuperação da antiga alfândega ferroviária da cidade, que entre 2000 e 2019 acolheu atividades culturais como concertos e cinemas ao ar livre. O espaço permaneceu fechado desde então.

Agora, com este novo projeto, o The Social Hub Roma pretende “devolver ao bairro o espírito de um espaço onde se pode aprender, viver, trabalhar e divertir-se”, como refere em nota de imprensa, contando com uma equipa de mais de 50 colaboradores para dinamizar uma programação anual de mais de 600 eventos.

O projeto inclui três edifícios conectados por um parque público de 10.000 metros quadrados com mais de 300 árvores, cuja inauguração está prevista para este verão.

O primeiro edifício, constituído por um hotel de 396 quartos, oferece opções de curta e longa estadia para viajantes e estudantes, incluindo apartamentos até dois quartos e um ginásio totalmente equipado aberto 24 horas por dia. Conta ainda com uma área de coworking premium para 160 profissionais e salas de eventos com capacidade até 70 pessoas.

Já o segundo edifício oferece um espaço de eventos interior e exterior renovado, parte da alfândega original dos anos 1920, agora preparado para receber centenas de pessoas em experiências culturais como música, arte e mercados vintage. Por fim, o terceiro edifício, também histórico, será a nova casa da Accademia Italiana, instituto de design e artes aplicadas, com mais de 200 alunos.

A oferta gastronómica deste espaço conta com um restaurante e bar com reinterpretação moderna dos clássicos romanos, feitos com ingredientes locais e vinhos biológicos. Acresce um rooftop com piscina e vista para a cidade, onde um cocktail bar conta com petiscos pensados para partilha. Uma parceria com a pizzaria Berberè abrirá ao público até ao verão.

“O The Social Hub Roma é o primeiro hotel construído de raiz na cidade em mais de dez anos, e a nossa abordagem procurou responder às necessidades e desafios reais do bairro San Lorenzo. Este projeto repensa a forma como espaços, comunidades e bairros se relacionam — e como o nosso modelo pode ser um catalisador de ligações inclusivas”, refere Charlie MacGregor, fundador e CEO da The Social Hub.

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Hospitality Education Awards abrem fase de recomendações e candidaturas

Os Hospitality Education Awards (HEA), uma iniciativa promovida pela Associação Fórum Turismo, abre a fase de recomendações e candidaturas para os prémios deste ano esta terça-feira, 15 de abril.

Os HEA pretendem distinguir formadores, jovens profissionais, projetos e entidades que se têm destacado no setor. O objetivo passa por reconhecer e valorizar o trabalho desenvolvido por docentes, jovens com uma carreira no setor, projetos e entidades, públicas ou privadas, “que promovem uma formação de excelência no setor do turismo e hospitalidade”, como a organização refere em nota de imprensa.

A edição de 2025 contempla seis categorias distintas: “Melhor Carreira de Docente no Ensino Superior”; “Melhor Carreira de Docente no Ensino Profissional”; “Melhor Projeto de Inovação”; “Melhor Projeto Educacional”; “Melhor Carreira Jovem” e “Melhor Stakeholder”.

A fase de recomendações estará ativa até 15 de maio, permitindo que qualquer pessoa possa sugerir um profissional ou entidade que considere merecedor dos prémios. A recomendação é feita através de um formulário e pretende funcionar como um “incentivo para que potenciais candidatos se sintam valorizados e motivados a avançar com a sua candidatura”.

Simultaneamente, está também aberta a fase de candidaturas e recandidaturas, que decorre até 16 de junho. Estas deverão ser submetidas por docentes, jovens profissionais, instituições ou responsáveis por projetos.

Todo o processo de candidatura é feito através do website dos HEA, sendo que os profissionais que pretendam voltar a candidatar-se podem aceder às informações preenchidas nas edições anteriores.

“Reconhecer quem ensina, inspira e capacita é mais do que um gesto de gratidão — é reconhecer a base sólida sobre a qual se constrói um setor cada vez mais qualificado, competitivo e sustentável”, refere António Marto, presidente da Associação Fórum Turismo, sobre a importância das recomendações e candidaturas aos Hospitality Education Awards.

Os Prémios da Formação Turística em Portugal são organizados anualmente pela Associação Fórum Turismo, com o apoio institucional do Turismo de Portugal, I.P, a Associação Nacional de Escolas Profissionais (ANESPO), o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) e a Rede de Instituições Públicas do Ensino Superior com Cursos na área do Turismo (RIPTUR).

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Três novos hotéis do Torel Boutiques surgem após investimento de 1,6M€

Em 2025, o grupo Torel Boutiques Hotels vai estrear três unidades hoteleiras no Porto, em Guimarães e em Angra do Heroísmo, na Ilha Terceira. Após um ano de 2024 com receitas de 16 milhões de euros na vertente de alojamento, o grupo tem em vista a expansão do portefólio com mais três hotéis na região Norte.

Carla Nunes

O grupo Torel Boutiques Hotels, que até agora contava com cinco hotéis no portefólio, localizados em Lisboa, no Porto e no Douro, passa a contar com mais três hotéis, após um investimento de 1,6 milhões de euros.

O valor foi utilizado na remodelação dos três edifícios já existentes dos futuros Torel Saboaria, Torel Royal Court e Torel Terra Brava, que integram o conjunto de hotéis do grupo através de contratos de arrendamento de longa duração, como explica João Pedro Tavares, fundador e sócio maioritário do Torel Boutiques Hotels, em entrevista à Publituris Hotelaria.

No Torel Saboaria, que abre portas em abril no Porto, o grupo investiu 200 mil euros na renovação de uma unidade hoteleira já existente situada junto à antiga Fábrica de Sabão do Bolhão. Apenas a área de spa não foi visada nesta remodelação, que pretendeu estabelecer um conceito para este hotel, agora focado nos sabões. Com uma loja própria para venda de sabonetes, o hotel pretende prestar homenagem no artesanato local, característica que transparece no design de interiores, a cargo do estúdio portuense NANO Design.

Já em Guimarães, o hotel Conquistador Palace, do antigo tenista João Sousa, foi alvo de um investimento de outros 200 mil euros para a sua reconversão no Torel Royal Court, de cinco estrelas. A remodelação do hotel visa o acrescento de quatro quartos, spa e um ginásio, sendo que o hotel passará a totalizar 18 unidades de alojamento.

O maior investimento foi realizado no futuro Torel Terra Brava, em Angra do Heroísmo, na Ilha Terceira. Instalado num antigo solar que já tinha funcionado como hotel, o projeto será posicionado “como um produto de experiência”, de acordo com João Pedro Tavares. Inspirada nos quatro elementos – água, fogo, terra e ar – a unidade hoteleira vai contar com 44 quartos, spa, restaurante e um cocktail lab.

Com todos os hotéis Torel a contarem com restaurantes, dois dos quais com estrelas Michelin, João Pedro Tavares aponta que pretendem “continuar a investir na experiência gastronómica distintiva”.

Como afirma, “queremos que os nossos hóspedes sintam muita qualidade, inovação e criatividade”.
Para estes hotéis, o grupo espera atrair mercados com os quais já trabalha habitualmente, como é o caso do nacional e do europeu, entre França, Alemanha e Espanha. Nos Açores, “pela proximidade que tem com os Estados Unidos”, o mercado norte-americano é antecipado como “natural”.

Mais três hotéis a caminho no Norte

Sobre a escolha destas localizações para os três novos hotéis do grupo, João Pedro Tavares explica que o facto de Angra do Heroísmo e Guimarães serem consideradas Património da Humanidade pela UNESCO, a par das características históricas dos edifícios, tomaram peso na decisão.

“Não foi nada planeado, apareceu. Temos tido muitos contactos, muita dinâmica de procura [dos hotéis] para se associarem com a nossa marca. Mas obviamente que nem tudo encaixa nas linhas que definimos e que queremos continuar a desenvolver”, refere.

Sem se reportar a pormenores, o fundador do Torel Boutiques Hotels afirma que o grupo terá “mais três hotéis ainda este ano”, que deverão situar-se na região norte.

“Sentimos que é o momento de começarmos a ocupar espaços que não sejam apenas Lisboa e Porto, porque estamos à procura de locais distintivos que ainda não tenham uma oferta que se possa equiparar ao que nos propomos oferecer”, afirma João Pedro Tavares.

Os resultados de 2024

O ano de 2024 foi “fabuloso” para o grupo, segundo o fundador, que aponta para receitas de 16 milhões de euros auferidas apenas na vertente de alojamento, com os restaurantes a acrescentar “um contributo muito expressivo” a este valor.

Com a tarifa média diária (ADR, na sua sigla em inglês) a crescer 7,5% em 2024, face a 2023, a taxa de ocupação média situou-se nos 82% no ano passado.

Findo o primeiro semestre de 2025, João Pedro Tavares indica que já estão a crescer 17% em ADR em relação ao primeiro trimestre de 2024, com o preço médio acima dos 400 euros.

“Embora não esteja assim tão otimista, vamos ter mais hotéis [este ano]. O pick up está mais em cima, mais à última da hora, e temos estado a trabalhar muitos mercados que não trabalhávamos”, refere o fundador, que antecipa um crescimento da equipa para cerca de 200 trabalhadores.

Continuidade nas remodelações

O ano passado ficou também marcado pela remodelação do Torel Palace Lisbon. Após 13 anos de operação, o grupo sentiu a necessidade de renovar um dos edifícios que integra o hotel, para igualar a oferta de quartos em toda a unidade. Desta forma, foram investidos 200 mil euros, que permitiram incluir suítes com 70 metros quadrados, através da eliminação de dois quartos, além de piscinas exteriores.

Também no Torel Quinta da Vacaria estão em vista obras de expansão a cargo do proprietário da unidade, com mais espaço de spa e um terceiro restaurante.

Com menos de um ano de atividade, esta unidade hoteleira de 33 quartos no Douro tem captado mercados como o nacional, brasileiro, norte-americano e britânico, segundo Paulo Silva, assistente de direção no Torel Quinta da Vacaria.

Com os fins-de-semana a registarem taxas de ocupação de 60% e os dias de semana a situarem-se entre os 40% a 50% de ocupação – taxas consideradas “ótimas” por Paulo Silva “para esta altura do ano [março] no Douro” – o objetivo será que estas se situem nos 75% a partir de maio. De momento, o preço médio é de cerca de 400 euros, sendo que o objetivo passa por atingir entre os 500 e os 600 euros na época alta.

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Hotel Tivoli Estela Golf & Lodges | Créditos: tivolihotels.com
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Pacto Climático Europeu exige embargo da construção de hotel Tivoli em Póvoa de Varzim

Os embaixadores do Pacto Climático Europeu, uma iniciativa central do European Green Deal promovida pela União Europeia, vão dirigir uma petição pública ao Governo, à Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-Norte) e ao Turismo de Portugal para que seja embargada a construção do hotel que a marca Tivoli tem planeada junto ao mar na Póvoa de Varzim, no antigo parque de campismo do Rio Alto.

Em comunicado, os ativistas climáticos apontam que o futuro Hotel Tivoli Estela Golf & Lodges está a ser construído em área com risco de erosão e de galgamento oceânico, numa zona que se prevê desaparecer até 2050.

“Se não travarmos este tipo de decisões urbanísticas, normalizamos a destruição legalizada do litoral”, afirma Mariana Gomes, embaixadora do Pacto Climático Europeu e dirigente da associação ambientalista Último Recurso.

“A legislação ambiental e climática não pode ser ignorada por conveniência económica: estamos a falar de um terreno que pode desaparecer nas próximas décadas”, afinca.

A petição surge após diversas denúncias públicas e notícias que dão conta da construção de um hotel de luxo em zona classificada como Reserva Ecológica Local (REN) e sobre a qual também incidem restrições da Reserva Agrícola Nacional (RAN) e do Plano de Ordenamento da Orla Costeira (POOC).

Dinamizada pelos embaixadores do Pacto Climático Europeu Ana Milhazes, socióloga e mentora de redução de consumos, Pedro Macedo, investigador na área das alterações climáticas, e Mariana Gomes, da Último Recurso, a petição foi enviada ao Ministério do Ambiente e da Energia, ao ministro adjunto e ao seu secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, e também ao presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim.

“Trata-se de uma zona costeira com risco de erosão máximo, de acordo com o Roteiro Nacional para a Adaptação 2100, onde se verifica um recuo acelerado da linha de costa”, refere Ana Milhazes, que acrescenta que “a área está abrangida pelos instrumentos de proteção costeira, sendo classificada como zona terrestre de proteção”.

É ainda apontado o facto de parte da zona em causa estar “classificada como Área de Risco Potencial Significativo de Inundação, associada ao Rio Alto, onde já se verificam cheias recorrentes e com elevados prejuízos”.

Paralelamente à petição, a associação Último Recurso entregou na passada sexta-feira, 11 de abril, à Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, um pedido formal de acesso à informação administrativa relativa à operação urbanística em curso no antigo parque de campismo da freguesia da Estela.

“Segundo a APA – Agência Portuguesa do Ambiente a obra não está em conformidade com as peças desenhadas que foram apresentadas no Pedido de Informação Prévia”, afirma a embaixadora do Pacto Climático Europeu Mariana Gomes, que indica que “a obra está a decorrer sem licenciamento autónomo, numa área onde isso está legalmente vedado até à aprovação do respetivo plano urbanístico”.

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The Editory by The Sea Lagos abre portas após investimento de 63,8M€

Com 204 quartos, o The Editory by The Sea Lagos, situado na Ponta da Piedade, representou um investimento de 63,8 milhões de euros.

O grupo The Editory Collection Hotels alargou o portefólio com mais uma unidade hoteleira, após um investimento de 63,8 milhões de euros.

Situado na Ponta da Piedade, em Lagos, no Algarve, o The Editory by The Sea Lagos conta com 204 quartos, um restaurante, dois bares e uma sala de reuniões, distando a 600 metros da praia da Dona Ana.

Distribuídos por nove pisos, os 204 quartos dividem-se entre 44 quartos duplos standard; 35 twin standard; 33 duplos vista mar; 19 twin vista mar; 51 superior; 20 superior vista mar e duas suites com room service disponível 24 horas e um design inspirado nas tonalidades suaves da costa algarvia.

No mesmo complexo, o The Editory Residence Lagos oferece apartamentos turísticos completamente equipados, de tipologia T1 a T3, com estacionamento privado e acesso a todos os serviços do The Editory By The Sea Lagos, em regime sazonal.

O The Editory By The Sea Lagos presta homenagem à tapeçaria e aos corais da Costa Algarvia que estão em vias de extinção, através da instalação artística “Balance”, da artista têxtil Vanessa Barragão, presente na zona da recepção.

Valências da unidade

Com uma piscina interior aquecida e uma piscina exterior, o The Editory by The Sea Lagos promete reforçar a oferta de animação com um programa variado no Kids Club, para crianças entre os três e os 12 anos, com atividades temáticas e educativas.

Quanto à oferta de restauração, o hotel reúne o restaurante Coral e os bares Crab’ar e Oyster Bar.

No restaurante Coral, a gastronomia de inspiração local conta com uma proposta diária de buffet que privilegia os produtos frescos e regionais. Com capacidade para 198 lugares sentados, o restaurante Coral dispõe ainda de uma esplanada com 45 lugares. Já o Crab’ar, ao lado da piscina, disponibiliza um formato all day dinning, enquanto o Oyster Bar, de 60 lugares, oferece uma carta de bebidas e snacks para qualquer hora do dia.

O hotel disponibiliza ainda uma sala de reuniões com 120 metros quadrados e ocupação máxima de 90 pessoas, capaz de acolher eventos, apresentações ou reuniões de negócios.

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UHM nomeia Sílvia Pereira de Castro como diretora regional de marketing

No novo cargo, a responsável passa a integrar o comité executivo da United Hospitality Management (UHM), além de liderar a direção de marketing dos hotéis Pine Cliffs Resort, Hyatt Regency Lisboa, Sheraton Cascais Resort e YOTEL Porto, numa fase de expansão nacional e internacional do grupo.

A United Hospitality Management (UHM), responsável pela gestão de unidades hoteleiras como o Pine Cliffs Resort, Hyatt Regency Lisboa, Sheraton Cascais Resort e YOTEL Porto, anunciou a nomeação de Sílvia Pereira de Castro como diretora regional de marketing do grupo.

Na nova função, que assumiu no início de março, a responsável passa também a integrar o comité executivo da organização, assumindo “um papel estratégico nos projetos corporate do grupo, num momento em que a UHM acelera a sua estratégia de expansão no competitivo mercado europeu”, como se pode ler em comunicado.

“Estamos entusiasmados com a chegada da Sílvia à nossa equipa. A sua liderança inspiradora, aliada a uma visão holística do negócio e a uma impressionante capacidade de execução, são ativos fundamentais para os desafios que temos pela frente. Acreditamos que a sua energia e experiência serão determinantes na consolidação da UHM como referência de excelência na hospitalidade europeia”, sublinha Carlos Leal, Chairman & Board Member da UHM.

Sílvia Castro iniciou a sua carreira no setor hoteleiro no Vila Vita Parc, tendo participado no lançamento do primeiro Wyndham Grand na Península Ibérica, o resort Quinta do Lago. Recentemente, assumiu a direção de marketing da Details Hospitality Sports & Leisure, onde liderou a comunicação e o posicionamento de um portefólio de 16 hotéis.

“Integrar um projeto com a dimensão e ambição da UHM é um privilégio e uma responsabilidade que abraço com enorme entusiasmo. Acredito profundamente num marketing que respeita a identidade de cada marca e a eleva com estratégia, criatividade e consistência”, afirma a diretora regional de marketing.

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Restaurantes

Restaurante Citrus do Lisbon Marriott Hotel certificado pelo “The PLEDGE on Food Waste”

O restaurante Citrus, do Lisbon Marriott Hotel, foi distinguido com a certificação internacional “The PLEDGE on Food Waste”, um selo entregue a espaços de restauração comprometidos com a redução do desperdício alimentar, a sensibilização da equipa e dos consumidores e a promoção de um setor mais sustentável.

A certificação “The PLEDGE on Food Waste” é atribuída com base em critérios exigentes e práticas sustentáveis, alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, nomeadamente o objetivo de reduzir para metade o desperdício alimentar global até 2030.

O objetivo passa por medir, reduzir e prevenir o desperdício em todas as etapas do serviço, “promovendo uma transformação real nas rotinas de cozinha e na forma como os clientes se relacionam com os alimentos”, como indicado em nota de imprensa.

Sob a liderança do chef Dominic Smart, a unidade hoteleira indica que foram adotadas medidas no restaurante Citrus como o desenvolvimento de uma estratégia de otimização do menu, o planeamento mais eficiente da produção e o reforço do controlo diário de sobras e excedentes.

Desta forma, o restaurante conseguiu reduzir em 30% o desperdício alimentar desde o início de 2025.

“O desperdício alimentar é uma responsabilidade de todos – e começa com pequenas mudanças”, sublinha o chef Dominic, que explica que “reduzir não significa perder qualidade, pelo contrário: é uma oportunidade de elevar a experiência gastronómica e, ao mesmo tempo, cuidar do planeta”.

“Com este reconhecimento, o Lisbon Marriott Hotel reforça o seu posicionamento como referência em práticas sustentáveis , alinhando-se com as metas ambientais da Marriott International. Orestaurante Citrus é um reflexo desta missão, combinando sabores autênticos com inovação e consciência ambiental”, acrescenta Paula Lino, diretora de operações do Lisbon Marriott Hotel.

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Saccharum passa a integrar The Hotel Collection da American Express

O Saccharum, resort de bem-estar da Savoy Signature situado na costa sudoeste da Madeira, integra agora o programa The Hotel Collection da American Express.

A distinção “reforça o posicionamento da unidade como um destino de eleição para viajantes que procuram experiências autênticas de luxo, com foco no bem-estar, na tranquilidade e na ligação à natureza”, como a unidade refere em nota de imprensa.

Inspirado no conceito de slow living, o Saccharum assume-se como “um refúgio sofisticado que convida a abrandar o ritmo”. O resort destaca-se pela atmosfera “acolhedora e contemporânea”, onde o design e a arquitetura evocam a história da cana-de-açúcar, elemento identitário do território.

A entrada do Saccharum na The Hotel Collection “surge como reconhecimento da sua proposta diferenciadora, juntamente com o Savoy Palace, já incluído no programa Fine Hotels & Resorts da American Express”, afirma o grupo hoteleiro em nota de imprensa, que pretende “reforçar a sua atratividade para mercados internacionais de elevada exigência”.

Os titulares dos cartões American Express Gold, Platinum e Centurion que reservem estadias de duas ou mais noites através da American Express Travel passam a beneficiar de condições exclusivas no Saccharum, como crédito de 100 dólares para consumo em restauração, upgrade de quarto (sujeito a disponibilidade) e outros benefícios que elevam e personalizam a experiência.

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Pestana Douro Riverside | Créditos: DR
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Pestana Hotel Group regista receitas de 651,5M€ em 2024

O valor de receitas consolidadas registadas em 2024 pelo Pestana Hotel Group representa um aumento de 17% face a 2023. A hotelaria representou 65% das receitas totais do grupo, seguida pela área de negócio imobiliário, sob a marca Pestana Residences, que contribuiu com cerca de 19%.

O Pestana Hotel Group auferiu 651,5 milhões de euros em receitas consolidadas no ano passado. O valor representa um aumento de 17% nas receitas face a 2023, bem como um crescimento de 33% nos lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização (EBITDA).

O setor da hotelaria representou cerca de 65% das receitas totais do grupo, seguido pela área de negócio imobiliário, sob a marca Pestana Residences, que contribuiu com cerca de 19% para as receitas de 2024.

Outras atividades, como o Pestana Vacation Club, o golfe e a Empresa de Cervejas da Madeira representaram 16% da receita da empresa.

A valorização do capital humano foi uma das apostas do grupo em 2024, que indica ter distribuído, em em média, dois salários extra por colaborador, além de ter procedido a uma atualização salarial média de 9% nas remunerações base.

Na área das remodelações, em 2024 o grupo pricedeu à modernização e renovação de unidades como o Pestana Blue Alvor Beach, o Pestana Orlando Suites – Lake Buena Vista e da Quinta Perestrello, no Funchal. Foi ainda desenvolvido um conjunto de projetos na área imobiliária sob a marca Pestana Residences, com o grupo a destacar a conclusão do empreendimento Madeira Acqua Residences.

Já no âmbito da transformação digital, o Pestana Hotel Group investiu 10 milhões de euros para renovar todo o sistema de front-office dos hotéis e do website pestana.com.

O grupo refere ainda manter-se comprometido com a redução de 37% das emissões de carbono até 2030, considerando 2019 como ano base.

Até 2023, na área da hotelaria, o grupo refere ter reduzido em 25% as emissões de âmbito 1 e 2, fruto de um investimento acumulado de 16 milhões de euros em projetos de eficiência energética e hídrica. Estes incluíram a instalação de painéis fotovoltaicos e projetos de redução de consumo de água por recurso a fontes alternativas ou circularidade, incluindo a utilização de uma dessalinizadora do Alvor e a reutilização de águas residuais para rega de campos de golfe no Algarve.

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