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Jupiter Albufeira Hotel e Jupiter Marina Hotel reabrem em março com campanhas especiais

O Jupiter Marina Hotel – Couples & SPA reabre a 23 de março e o Jupiter Albufeira Hotel – Family & Fun a 25 de março.

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Booking premeia hotéis INATEL em 2025
Alojamento
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O Jupiter Marina Hotel – Couples & SPA e o Jupiter Albufeira Hotel – Family & Fun têm uma campanha de descontos em vigor para a sua reabertura, que terá lugar a 23 e 25 de março, respetivamente.

Com vários pacotes disponíveis, o Jupiter Marina Hotel – Couples & SPA conta com uma combinação de experiências de spa, alojamento e gastronomia.

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Por exemplo, os hóspedes podem contar com pequeno-almoço, cama balinesa com serviço de catering durante um dia, mergulho sensorial para dois com flute de espumante e acesso diário de 60 minutos ao spa. Estas experiências estão disponíveis para reservas de duas, cinco ou sete noites.

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Para além das experiências românticas, até 31 de outubro todas as estadias de cinco ou mais noites contam com 15% de desconto.

Estadias familiares com atividades para a Páscoa

Já no Jupiter Albufeira Hotel – Family & Fun, os hóspedes podem usufruir de um desconto de 15% para estadias de sete ou mais noites até 31 de outubro, em datas selecionadas.

Com seis escorregas, um Splash Park, um parque infantil e três piscinas, o Jupiter Albufeira Hotel – Family & Fun disponibiliza um Kids Club e Teens Club. No primeiro, as crianças podem disfrutar de atividades como pinturas, modelagens, jogos tradicionais, Zumba, Yoga e uma minidisco com karaoke e música ao vivo. Já no segundo os adolescentes entre os 13 e 17 anos podem contar com um espaço equipado com snooker, matraquilhos e vários jogos de mesa.

A unidade hoteleira de cinco estrelas possui 408 quartos, três piscinas e quatro restaurantes: Al Itáliu, de sabores italianos; Alecrim, com serviço à carta e o Restaurante Montechoro, um buffet de cozinha nacional e internacional. Este ano o hotel apresenta o seu quarto restaurante, a Taberna Portuguesa, que funcionará três vezes por semana ao jantar com um menu de petiscos e iguarias tipicamente portuguesas.

Já para a Páscoa, o hotel está a preparar um programa de atividades e animação que inclui: caça aos ovos; decoração de ovos; confeção de bolachinhas de Páscoa; shows temáticos para adultos e crianças e muitos outros jogos em família.

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Alojamento turístico gera 6,7 mil milhões de euros de proveitos totais em 2024

Depois de apurados os totais das dormidas (80,3 milhões) e hóspedes (31,6 milhões), relativamente 2024, o INE divulga os proveitos gerados em Portugal no ano passado: 6,7 mil milhões de euros de proveitos totais e 5,1 mil milhões de euros de proveitos de aposento.

Em dezembro de 2024, os proveitos totais atingiram 313,8 milhões de euros e os de aposento ascenderam a 222,5 milhões de euros, refletindo crescimentos de 9,2% e 9,3%, respetivamente (+16,7 em novembro, em ambos), revela o Instituto Nacional de Estatística (INE).

No que diz respeito aos resultados preliminares de 2024, os números do INE apontam, com base nos 31,6 milhões de hóspedes (+5,2%) e 80,3 milhões de dormidas (+4%; +2,4% nos residentes e +4,8% nos não residentes) nos estabelecimentos de alojamento turístico, para 6,7 mil milhões de euros de proveitos totais e 5,1 mil milhões de euros de proveitos de aposento (+10,9% face a 2023, em ambos).

Estes crescimentos representam, contudo, um abrandamento face à evolução registada em 2023 face ao ano anterior de 2022, em que os proveitos totais e os proveitos de aposentos apresentaram aumentos de 20% e 21,4%, respetivamente.

Proveitos crescem globalmente
Em dezembro, a Grande Lisboa foi a região que mais contribuiu para a globalidade dos proveitos (33,6% dos proveitos totais e 35,9% dos proveitos de aposento), seguida do Norte (18,3% e 18,2%, respetivamente) e da Madeira (17,8% e 17,3%, pela mesma ordem).

De resto, todas as regiões registaram crescimentos nos proveitos, com os maiores aumentos a ocorrerem na Madeira (+22,6% nos proveitos totais e +25,3% nos de aposento).

No conjunto do ano de 2024, os proveitos aumentaram em todas as regiões, tendo os crescimentos mais expressivos ocorrido nas Regiões Autónomas dos Açores (+20,2% nos proveitos totais e +22% nos de aposento) e da Madeira (+15,3% e +16,3%, pela mesma ordem).

O INE indica ainda que o crescimento dos proveitos foi transversal aos três segmentos de alojamento no mês de dezembro. Na hotelaria, os proveitos totais e de aposento (pesos de 87,6% e 85,7% no total do alojamento turístico, respetivamente) aumentaram 9,8% e 10,1%, pela mesma ordem.

Nos estabelecimentos de alojamento local, registaram-se aumentos de 4% nos proveitos totais e 4,4% nos proveitos de aposento (quotas de 8,5% e 10,5%, respetivamente).

No turismo no espaço rural e de habitação (representatividade de 3,9% e 3,8%, pela mesma ordem), os aumentos foram de 9,5% e 6,3%, respetivamente.

Recorde-se que no conjunto do ano 2024, os resultados preliminares apontam para 31,6 milhões de hóspedes (+5,2%) e 80,3 milhões de dormidas (+4%; +2,4% nos residentes e +4,8% nos não residentes) nos estabelecimentos de alojamento turístico.

As dormidas de não residentes predominaram (70,3% do total) e atingiram 56,4 milhões, enquanto as realizadas por residentes (29,7% do total) totalizaram 23,9 milhões, refletindo aumentos de 4,8% e 2,4%, respetivamente. Face a 2023, acentuou-se ligeiramente a dependência dos mercados externos (69,8% em 2023), atingindo-se o peso mais elevado desde 2018 (70,4%).

As dormidas de residentes foram dominantes apenas em duas regiões, Centro e Alentejo (67,1% e 66,5%, respetivamente). Por sua vez, as regiões onde a dependência dos mercados externos foi mais expressiva no último ano foram a Madeira e a Grande Lisboa (85,3% e 82% do total de dormidas em 2024, pela mesma ordem).

Os mercados estrangeiros predominaram em todos os meses de 2024, com maior preponderância nos meses de outubro e de maio, em que representaram 75,5% e 75,3% do total das dormidas apuradas em cada mês, respetivamente. Nos meses de dezembro e agosto registaram-se as menores dependências dos mercados externos, tendo as dormidas de residentes representado 37,9% e 34,6% do total de cada mês, respetivamente.

Reino Unido mantém liderança
Em 2024, o mercado britânico manteve-se como o principal (18,1% do total de dormidas de não residentes) e cresceu 2,7%. Seguiram-se os mercados alemão (11,3% do total), espanhol (9,7% do total), norte americano (9,2% do total) e francês (+8% do total).

Em 2024, o trimestre de verão (julho a setembro) foi aquele em que as dormidas de residentes apresentaram maior quota (31,1% em 2024, após 31,7% em 2023). Em sentido contrário, foi no 2.º trimestre que se registou uma maior dependência dos mercados externos (73,2%, 72,2% em 2023). Em termos trimestrais, o mercado britânico foi sempre o principal mercado nos últimos dois anos, embora com ligeiras perdas nas quotas de mercado dos últimos três trimestres (face aos mesmos trimestres em 2023). No 4.º trimestre, este mercado representou 17% das dormidas de não residentes (-0,5 p.p. face ao 4º trimestre de 2023). No 4.º trimestre, o mercado alemão representou 12,3% do total das dormidas de não residentes (+0,1 p.p. face a 2023). Seguiu-se o mercado norte americano com uma quota de 9,8% do total (+0,4 p.p.).

Em 2024, a Grande Lisboa foi a região NUTS II onde se registou uma menor dependência, quer do principal mercado externo (16,1% do total das dormidas de não residentes) quer do conjunto dos três principais mercados externos (32,8%). Seguiram-se os Açores (17,4%), o Alentejo (17,7%) e o Norte (17,9%) como regiões de menor dependência do principal mercado externo.

Por sua vez, a Península de Setúbal foi a segunda região com menor dependência do conjunto dos três principais mercados externos (37,7%). Em sentido contrário, o Algarve foi a região mais dependente do principal mercado externo, que representou 36,6% das dormidas de não residentes registadas na região. Seguiram-se o Centro (25,3%), a Madeira (24,2%) e o Oeste e Vale do Tejo (24,1%). O Algarve e a Madeira foram as regiões mais dependentes do conjunto dos três principais mercados externos (58,8% do total das dormidas de não residentes), seguida do Algarve (56,1%).

Espanha foi o principal mercado externo em cinco regiões: Centro (25,3% das dormidas de não residentes), Oeste e Vale do Tejo (24,1%), Península de Setúbal (18,2%), Norte (17,9%) e Alentejo (17,7%). Os Estados Unidos foram o principal mercado nos Açores (17,4%) e na Grande Lisboa (16,1%). A Alemanha foi o principal mercado externo na Madeira (24,2%) e o Reino Unido foi o principal mercado externo no Algarve (36,6%).

Norte e Lisboa representam cerca de metade do acréscimo de dormidas registado em 2024
Em 2024, os estabelecimentos de alojamento turístico registaram mais 3,1 milhões de dormidas do que em 2023, com os não residentes a serem responsáveis por 82,1% deste acréscimo de dormidas (+2,6 milhões de dormidas). Os residentes contribuíram com 557,7 mil dormidas adicionais face a 2023.

O mês de março foi o que mais contribuiu para o acréscimo anual (645,2 mil dormidas adicionais) e o mês de abril foi o único com dormidas abaixo dos níveis de 2023 (-295,7 mil dormidas).

No seu conjunto, os meses de março e abril contribuíram com 349,6 mil dormidas adicionais.

O mês de maio foi o segundo mês que mais contribuiu para o crescimento anual (acréscimo de 544,9 mil dormidas), seguindo-se o mês de novembro (440,9 mil dormidas adicionais). Relativamente às dormidas de residentes, o mês de novembro foi o que registou maior crescimento absoluto do número de dormidas face a 2023 (299,5 mil dormidas adicionais), seguindo-se o mês de agosto (+165,0 mil dormidas).

Nas dormidas de residentes, registaram-se decréscimos em abril (-250,1 mil dormidas), julho (-62,6 mil dormidas), setembro (-13,1 mil dormidas) e janeiro (-11,6 mil dormidas).

Nos mercados externos, o mês de março também foi aquele em que se registou maior acréscimo absoluto do número de dormidas (+493,9 mil dormidas), seguindo-se o mês de maio (+411,4 mil dormidas). Apenas em abril se registou um decréscimo do número de dormidas de não residentes face a 2023 (-45,6 mil dormidas).

Em termos regionais, o Norte (843,3 mil dormidas adicionais) registou o maior crescimento absoluto do número de dormidas face a 2023, seguindo-se a Grande Lisboa (+685,9 mil dormidas). Estas duas regiões contribuíram, no seu conjunto, com 49% para o acréscimo de dormidas registado em 2024 (Norte: 27%, Grande Lisboa: 22%).

As dormidas de residentes registaram o maior crescimento absoluto no Centro (+218,9 mil dormidas), seguindo-se o Norte (+147,8 mil dormidas).

Em termos de dormidas de não residentes, os maiores acréscimos absolutos observaram-se no Norte (+695,5 mil dormidas) e na Grande Lisboa (+631 mil dormidas).

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Parque Terra Nostra dedica iniciativas e visitas guiadas ao “Florescer das Camélias”

No âmbito do evento “Florescer das Camélias”, o Parque Terra Nostra conta com uma série de visitas guiadas, workshops e programas dedicados

Até 22 de março, as Furnas, na ilha de São Miguel, nos Açores, celebram o “Florescer das Camélias” com uma série de iniciativas.

Entre estas encontram-se a tradicional exposição de Camélias das Furnas, organizada pela Câmara Municipal da Povoação em parceria com o Terra Nostra Garden Hotel e a Junta de Freguesia das Furnas.

Ao longo do mês estão ainda previstas visitas guiadas à coleção de camélias do Parque Terra Nostra, em português e inglês, lideradas pela engenheira agrónoma Carina Costa. A profissional desvendará algumas curiosidades e explicará a história e o cultivo desta espécie.

Ainda no âmbito do “Florescer das Camélias”, o Terra Nostra Garden Hotel preparou um workshop de sushi no TN Sushi Bar. Alusivo à temática das camélias, este workshop será realizado através da inscrição dos participantes, com menu de sushi incluído, no dia 22 de fevereiro.

Do programa do Terra Nostra Garden Hotel dedicado à temática fazem ainda parte tratamentos ligados à saúde e ao bem-estar no TN Wellness Place, bem como cocktails, sugestões gastronómicas e decorações dedicadas às camélias.

Presentes no Parque Terra Nostra desde o início do século passado, há cerca de 2.720 camélias georreferenciadas nos jardins do Terra Nostra Garden Hotel. Estão distribuídas por cinco áreas temáticas ao longo de caminhos históricos e junto ao lago.

O Parque Terra Nostra acaba de renovar o título de International Camellia Garden of Excellence até 2034, um reconhecimento atribuído pela International Camellia Society. Com uma coleção de mais de 800 variedades de camélias, o Parque Terra Nostra é propriedade da família Bensaude desde 1936, aproximando-se da celebração dos seus 250 anos de história.

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David Pacheco assume direção-geral do FeelViana Sport Hotel

O profissional regressa ao FeelViana Sport Hotel após ter feito parte do lançamento do complexo em 2017. Antes de voltar à direção-geral do hotel, David Pacheco desempenhava o cargo de diretor-geral de operações do Grupo Água Hotels Spa & Resorts.

David Pacheco acaba de assumir a direção-geral no FeelViana Sport Hotel, uma unidade hoteleira temática dedicada aos desportos náuticos situado na Praia do Cabedelo, em Viana do Castelo.

O profissional de hotelaria fez parte do lançamento deste complexo em 2017. Agora, pretende “consolidar o crescimento da operação e dos patamares de qualidade da unidade”, como referido em nota de imprensa. Nesse sentido, David Pacheco revela que “estão previstas algumas intervenções ao nível do desenvolvimento do serviço” no FeelViana Sport Hotel.

Formado pela Escola de Hotelaria do Porto, David Pacheco conta com mais de 25 anos de experiência nas áreas da hotelaria e restauração. Antes de regressar ao FeelViana Sport Hotel, o profissional hoteleiro desempenhava o cargo de diretor-geral de operações do Grupo Água Hotels Spa & Resorts, tendo trabalhado em unidades hoteleiras de norte a sul do país.

O complexo do FeelViana Sport Hotel dispõe de 55 quartos com quatro tipologias diferentes: standard, suites, suites juniores e bungalows, com vistas para o pinhal ou para o mar. Das valências do hotel fazem parte spa, piscinas exterior e interior (com banho turco e jacuzzi) e um centro náutico. A meeting industry é outro dos públicos-alvo do hotel, que conta com uma área para eventos corporate.

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Formação

Sommet Education aposta em formação à medida das empresas

A Sommet Education Business Solutions aposta em formações personalizadas e executivas, que podem ser lecionadas em mais de 20 campus da instituição, nas instalações do cliente empresarial ou em formato online. Na base destas formações estão competências como o serviço ao cliente, a resolução de problemas e a comunicação eficaz.

A Sommet Education lançou uma nova solução de formação para empresas com um conjunto de formações personalizadas, a Business Solutions.

O programa baseia-se em competências como o serviço ao cliente, a resolução de problemas e a comunicação eficaz, valências que a instituição considera serem “altamente transferíveis e que se aplicam a uma vasta gama de setores, incluindo o retalho, a saúde e os ambientes empresariais”.

As principais soluções destas formações incluem: Liderança no setor da hotelaria; Fast-track para diretores-gerais; Imersão em hotelaria; Operações inovadoras de alimentos e bebidas; Dominar a arte da experiência do cliente de luxo; Turismo sustentável e gestão de destinos; e Inovação e empreendedorismo – da ideia ao modelo de negócio.

O conjunto de serviços da Sommet Education Business Solutions inclui soluções de formação personalizadas, prontas e executivas, que podem ser fornecidas em todo o mundo em mais de 20 campus. Estas também podem ser lecionadas nas instalações do cliente, online ou em formato híbrido.

Os novos programas de formação “aproveitam a experiência das instituições académicas da Sommet Education”, entre elas a Glion Institute of Higher Education, Les Roches, École Ducasse, Indian School of Hospitality e Invictus Education. Desta forma, conta com uma rede de 300 formadores, entre professores doutorados, chefs de cozinha premiados internacionalmente, bem como profissionais experientes da indústria e empresários provenientes da comunidade de antigos alunos, bem-sucedidos e influentes.

Sobre esta recente oferta, o vice-presidente da Sommet Education refere que esta não se trata de uma “nova iniciativa comercial”, sendo resultado da “procura crescente por parte das empresas” por este tipo de formações.

“Esta oferta de desenvolvimento profissional faz parte do nosso ADN há já algum tempo e não é uma nova iniciativa comercial. Pelo contrário, é o resultado de uma procura crescente por parte das empresas centradas no capital humano, que decidimos agora estruturar como um pilar fundamental da nossa atividade, tirando partido da experiência inigualável da nossa rede de instituições académicas altamente qualificadas”, refere Adrian Artimov.

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Créditos: LoDo, arquitetura paisagista lda para ADER-AL, via http://www.outralentejo.org/

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Castelo de Barbacena em Elvas vai ser transformado em hotel

O edifício adquirido por Paulo Luz, proprietário do Grupo Chaves do Areeiro, será alvo de um investimento de quatro milhões de euros, com o início das obras de construção previsto para maio deste ano.

O Castelo de Barbacena, situado no concelho de Elvas, vai dar lugar a um hotel de charme pelas mãos do Grupo Chaves do Areeiro.

O início das obras de reabilitação do castelo, construído a partir do século XII, estão previstas para o início de maio, segundo o proprietário do grupo, Paulo Luz. O empresário referiu à agência Lusa que adquiriu o monumento de Interesse Público “a um privado”, esperando que as obras estejam concluídas no espaço de dois anos.

A empresa promotora do projeto revelou à Lusa que o investimento ronda os quatro milhões de euros.

O futuro hotel vai contar com 12 quartos com capacidade para 24 pessoas, um restaurante e um spa, estando prevista a criação de seis postos de trabalho.

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ADHP abre votações para os Prémios Xénios 2025

A cerimónia de entrega dos Xénios 2025 decorrerá após o jantar do XXI Congresso da ADHP, que decorrerá em data e local a anunciar.

A ADHP – Associação dos Diretores de Hotéis de Portugal já abriu as votações para os Prémios Xénios 2025 – Excelência na Hotelaria, que estão disponíveis no website da associação.

Os Xénios 2025 vão reconhecer e premiar os profissionais da direção hoteleira em Portugal que mais se destacaram ao longo de 2024, bem como o Melhor Parceiro de Negócios.

Os reconhecimentos serão atribuídos nas categorias de: “Melhor Diretor de Hotel”; “Melhor Jovem Diretor de Hotel”; “Melhor Diretor de Alojamentos”; “Melhor Diretor de F&B”; “Melhor Diretor Comercial/Marketing e Vendas”; “Melhor Gestor de Revenue Management”, uma nova categoria; “Melhor Gestor de Potencial Humano” e “Melhor Parceiro de Negócios”.

Da votação online resultará uma shortlist com os três candidatos mais votados em cada categoria, que passarão a ser considerados finalistas.

Como novidade, além da avaliação por parte de um júri composto por profissionais do setor, a seleção dos vencedores dos Xénios 2025 terá também como critério a votação online.

Para a decisão do vencedor de cada categoria será considerado um voto por cada elemento do júri. A votação online acrescerá três votos para o primeiro finalista com o maior número de votos, dois votos para o segundo finalista e um voto para o terceiro finalista. O regulamento, com informação detalhada sobre este processo, pode ser consultado no website da ADHP.

A ADHP voltará também a atribuir o Prémio Carreira a uma individualidade de destaque no setor.

O júri é composto por Fernando Garrido (ADHP); Manuel Ai Quintas (Dirhotel); Carlos Moura (AHRESP); Pedro Costa Ferreira (APAVT); Hélder Martins (AHETA); Ana Paula Pais (Turismo de Portugal); Carlos Brandão (ESHTE); Mafalda Patuleia (Universidade Lusófona); Flávio Ferreira (ESHT Porto); Victor Jorge (Publituris); Pedro Chenrim (Ambitur); Bernardo Trindade (AHP); Carla Salsinha (ERT Lisboa); José Luís Elias (Turisver) e Carina Monteiro (TNEWS).

“Os Prémios Xénios são um reflexo do compromisso da ADHP com a valorização dos profissionais que, todos os dias, contribuem para a excelência da hotelaria nacional. Numa indústria em constante evolução, é fundamental reconhecer o talento e a dedicação daqueles que lideram e inovam”, afirma Fernando Garrido, presidente da ADHP.

A cerimónia de entrega dos Xénios 2025 decorrerá após o jantar do XXI Congresso da ADHP, que decorrerá em data e local a anunciar.

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Santarém recebe a primeira Gala do Guia Repsol em Portugal a 7 de abril

Nesta gala será reconhecido o trabalho de mais de 250 restaurantes entre “Sóis” e “Recomendados”. Será também atribuído o “Sol Sustentável”, uma distinção que valoriza os restaurantes que se destacam pelo seu compromisso ambiental.

A cidade de Santarém foi a escolhida para acolher a primeira Gala do Guia Repsol em Portugal, que decorre no Convento de São Francisco a 7 de abril.

A escolha de Santarém como cidade anfitriã foi anunciada esta terça-feira, 12 de fevereiro, num evento que decorreu no Manjar Marvila, em Lisboa. Este contou com presença do secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado; do presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, José Manuel Santos; do presidente da Câmara Municipal de Santarém, João Leite; e do administrador-delegado da Repsol Portuguesa, Armando Oliveira.

Recorde-se que o Guia Repsol, criado há 45 anos em Espanha, regressa a Portugal após um período de interregno. Nesta gala será reconhecido o trabalho de mais de 250 restaurantes entre “Sóis” e “Recomendados”, como referido em comunicado.

Será também desvendado o “Sol Sustentável” do país, uma distinção que valoriza os restaurantes que se destacam pelo seu compromisso ambiental e pela utilização de produtos locais e práticas sustentáveis.

A Gala do Guia Repsol em Portugal decorre em paralelo com a gala congénere em Espanha, que terá lugar a 17 de março, em Tenerife. Nos dias que antecedem a gala em Portugal serão ainda promovidas ações dirigidas à comunidade gastronómica e ao público em geral.

Sobre o papel do Guia Repsol para o país, Pedro Machado, Secretário de Estado do Turismo, realça duas forças fundamentais: crescer em valor e crescer em equilíbrio.

“Crescer em valor permite captar e distribuir riqueza, desenvolvendo o território – e Santarém é um exemplo maior, com a gastronomia em destaque. O potencial de crescimento só pode existir com criatividade e trabalho, que são características do Guia Repsol. Crescer em equilíbrio permite que o território tire partido dos seus recursos, percebendo as dinâmicas associadas, reforçando a atratividade e a competitividade. Crescer com valor e equilíbrio faz com que Portugal continue a ser conhecido como um país hospitaleiro, muito graças ao seu principal ativo, as pessoas”, refere o secretário de Estado do Turismo.

A Gala do Guia Repsol conta com a parceria da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo e da Câmara Municipal de Santarém.

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Xangai, Londres e Dubai lideram novas aberturas hoteleiras em 2025

De acordo com a empresa de dados e análise de mercados imobiliários CoStar, este ano está prevista a abertura de 7.953 unidades de alojamento em Xangai, na China. Segue-se Londres, com 5.632 quartos, e o Dubai, com 5.344 quartos. Avaliando o pipeline por regiões, a zona Ásia Pacífico lidera no número de quartos de hotel previstos para este ano, seguida pelas Américas, Europa e a região do Médio Oriente e África.

Carla Nunes

Segundo os mais recentes dados da CoStar, as cidades de Xangai, Londres e Dubai lideram o maior número de aberturas de quartos de hotel em 2025.

De acordo com a empresa de dados e análise de mercados imobiliários, este ano está prevista a abertura de 7.953 unidades de alojamento em Xangai, na China; 5.632 unidades de alojamento em Londres, no Reino Unido; e 5.344 unidades de alojamento no Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

Avaliando o pipeline por regiões, a zona Ásia Pacífico lidera no número de quartos de hotel previstos para 2025, com a abertura planeada de 228.468 unidades de alojamento este ano.

A cidade de Xangai lidera o número de aberturas de quartos de hotel, prevendo abrir 7.953 unidades de alojamento este ano. Segue-se Chengdu, com a abertura planeada de 4.821 quartos; Shenzhen (3.946 quartos); Kuala Lumpur (3.841); Suzhou (3.403) e Banguecoque (3.199).

Ainda na região Ásia Pacífico estão em construção 511.666 unidades de alojamento, sendo que 47.241 estão na fase final de planeamento. Está ainda planeada a construção de 396.598 quartos de hotel.

A segunda região mundial com o maior número de unidades de alojamento que deverão abrir em 2025 são as Américas, com a previsão de abertura de 138.909 quartos. Excluindo os Estados Unidos da América, que lidera em aberturas nas cidades de Nova Iorque e Nashville, as cidades que lideram o pipeline da região são a República Dominicana (3.543 quartos previstos) e Toronto (1.460 quartos previstos).

A região das Américas tem 204.217 quartos de hotel em construção. Estão ainda em fase final de planeamento 301.645 unidades de alojamento, além de estar planeada a construção de 407.254 quartos.

Londres, Istambul e Dublin com o maior número de aberturas na Europa

No que diz respeito ao número de aberturas de quartos para este ano, o terceiro lugar cabe à Europa, onde se prevê abrir 106.729 unidades de alojamento, algumas das quais já inauguradas. As cidades de Londres (5.632 quartos previstos), Istambul (3.920) e Dublin (3.197) lideram as aberturas planeadas para este ano.

De momento, a região da Europa tem em construção 171.294 unidades de alojamento. Estão planeados 163.184 quartos, além de 86.438 já estarem em fase final de planeamento.

Por fim, a região do Médio Oriente e África tem em vista a abertura de 50.683 quartos hoteleiros este ano. Com o maior número de aberturas concentradas no Médio Oriente, destacam-se as cidades do Dubai (5.344 quartos previstos); Makkah (4.749); Qatar (3.936); Riyadh (3.485) e Jeddah (3.156).

A região conta com 104.572 quartos em construção. Estão ainda planeados 94.056 quartos, sendo que 28.875 estão em fase final de planeamento.

Sobre o autorCarla Nunes

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INATEL Linhares da Beira Hotel Rural | Créditos: DR

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Booking premeia hotéis INATEL em 2025

Os prémios Booking destacaram dez hotéis da Fundação INATEL pela sua performance em 2024. Os critérios analisados incluíram o atendimento, qualidade/preço, limpeza e condições das instalações.

A Fundação INATEL foi distinguida nos prémios Booking, com dez das suas unidades hoteleiras a serem reconhecidas pela performance que tiveram em 2024.

As avaliações, baseadas nas opiniões dos clientes, atribuíram pontuações entre 8 e 8,9 valores ao conjunto de hotéis distinguidos, sendo que a pontuação máxima é de 10 pontos.

Entre os premiados estão o INATEL Linhares da Beira Hotel Rural, com uma pontuação de 8,9; o INATEL Vila Ruiva Hotel, com uma pontuação de 8,6; o INATEL Palace São Pedro do Sul Hotel, com uma pontuação de 8,6 e o INATEL Cerveira Hotel, com uma pontuação de 8,5.

Segue-se o INATEL Porto Santo Hotel, com uma pontuação de 8,4; o INATEL Albufeira Hotel, com uma pontuação de 8,2 e o INATEL Piódão Hotel, com uma pontuação de 8,2.

Tanto o INATEL Castelo de Vide Hotel Jardim & São Paulo, o INATEL Manteigas Hotel e o INATEL Caparica obtiveram uma pontuação de 8.

Os critérios analisados incluíram atendimento, qualidade/preço, limpeza e condições das instalações, como a Fundação INATEL refere em nota de imprensa.

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Grupo Ando Living adquire City Apartments

O grupo Ando Living, que já opera apartamentos com serviços em Portugal e Istambul, na Turquia, tem como objetivo atingir os 6.000 apartamentos até 2028. Com a compra da operação da City Apartments, o grupo acrescenta ao portfólio 208 unidades de alojamento, distribuídas por oito edifícios em Londres.

Carla Nunes

O Grupo Ando Living adquiriu o City Apartments, um operador de apartamentos com serviços em Londres.

Com esta aquisição, o grupo com propriedades em Portugal e Istambul, na Turquia, estende a sua operação até ao Reino Unido, acrescentando ao portfólio mais 208 unidades de alojamento em oito edifícios em Londres.

Além da compra da operação da City Apartments, que irá manter a marca, o negócio incluiu a aquisição de um edifício com 32 unidades de alojamento localizado no n.º 68 da Cannon Street, financiada pelo Prima Europe Fund, um fundo de investimento regulado pela Comissão de Mercados e Valores Mobiliários (CMVM).

O Ando Living frisa em nota de imprensa que os hóspedes da City Apartments “vão continuar a contar com o nível de serviço habitual”. Paralelamente, serão introduzidas “melhorias significativas nos próximos meses”. Também a liderança será mantida, a cargo do CEO Matthew Cookson, do COO Mark Winter, e da sua equipa de 35 profissionais da área hoteleira.

Espera-se que a marca seja “revitalizada, solidificando a sua reputação”.

“Estamos muito satisfeitos por nos associarmos ao Grupo Ando Living. Esta é, sem dúvida, uma evolução muito empolgante para a City Apartments, para a nossa equipa e para os nossos clientes corporativos, que beneficiarão diretamente do investimento que o Grupo Ando Living prevê realizar nos nossos apartamentos, além dos planos para fazer crescer ainda mais o portfólio de edifícios”, afirma Matt Cookson, CEO da City Apartments.

“Com esta aquisição, estabelecemos uma presença forte no Reino Unido para o nosso grupo e estamos confiantes de que a nossa experiência e o nosso historial no setor da hospitalidade, a par com o know- how da City Apartments, conduzirão ao sucesso de ambas as marcas”, acrescentou Charles Wanecq, cofundador do Grupo Ando Living.

Esta aquisição estratégica marca a expansão internacional do Grupo Ando Living, que tem como objetivo atingir os 6.000 apartamentos até 2028.

Sobre o autorCarla Nunes

Carla Nunes

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