Algarve recupera resultados de 2020 em agosto, mas ainda fica abaixo de 2019
Os dados da AHETA comprovam que o mercado nacional teve um forte contributo para a recuperação que se verificou, ao apresentar um aumento de 50,8% comparativamente ao período homólogo de 2019.
Raquel Relvas Neto
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O passado mês de agosto foi uma lufada de ar fresco para as unidades de alojamento turístico do Algarve, que viram melhorados os seus principais indicadores. Contudo, apesar de se terem recuperado os resultados face a agosto de 2020, a performance ficou ainda aquém do período homólogo pré-pandemia – agosto de 2019.
Segundo os dados mais recentes da AHETA – Associação de Hotelaria e Empreendimentos Turísticos do Algarve, no mês de agosto, o volume de vendas aumentou 10,7% face a 2020, mas baixou 36,2% face a 2019. Já no que refere à taxa de ocupação global média/quarto, esta foi 76,2%, o que supõe um aumento de 26,9% face ao oitavo mês de 2020, mas 17,9% abaixo do valor registado em 2019. Valores mais satisfatórios do que os registados no mês de julho, em que a ocupação média foi de 49,5%.
No período em análise, os dados comprovam que o mercado nacional teve um forte contributo para a recuperação que se verificou, ao apresentar um aumento de 50,8% comparativamente ao período homólogo de 2019, enquanto o internacional decresceu 58,6%.
Em termos acumulados, desde o início do ano, a ocupação quarto regista uma descida média de 59,3% e o volume de vendas um decréscimo de 54,8% face ao mesmo período de 2019.