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Tavira acolhe Conferência Internacional de Turismo Gastronómico Sustentável

Evento decorre na Pousada de Tavira a 5 de setembro.

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No próximo dia 5 de Setembro, pelas 09h00, a Pousada de Tavira será palco da Conferência Internacional de Turismo Gastronómico Sustentável, com centenas de participantes e oradores convidados do projecto MEDFEST, programa europeu de 3 anos que envolveu oito países do Mediterrâneo e trabalhou para criar novos destinos turísticos sustentáveis. Portugal, Espanha, França, Itália, Grécia, Chipre, Eslovénia e Croácia foram as oito nações que se uniram em torno da dieta mediterrânica para transformar esse património gastronómico num bem cultural. O chef Vítor Sobral, embaixador nacional do MEDFEST, marcará presença na conferência, assim como os restantes embaixadores dos outros países.

Greg Richards, da Universidade de Breda, na Holanda, fará a introdução ao que é “Turismo Gastronómico Sustentável”, após o que serão abordados novos temas, como a importância da sustentabilidade e os elementos do sucesso das heranças culinárias de cada país.

Artur Gregório, presidente da direcção da Associação In Loco e coordenador do projecto MEDFEST em Portugal, falará, juntamente com Jorge Queiróz e Claúdia Henriques, da necessidade de fazer do turismo sustentável uma tendência, e não uma excepção; e a oradora croata Jasenka Kauralin abordará a temática da comunicação como ferramenta para atingir os objectivos do turismo gastronómico sustentável.

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IHG Hotels & Resorts nomeia Vítor Silva como Area Director, Human Resources Portugal

No âmbito da restruturação da área de recursos humanos do IHG Hotels & Resorts, Vítor Silva passa a desempenhar o cargo de Area Director, Human Resources Portugal, coordenando as equipas de recursos humanos dos vários hotéis do grupo em Portugal.

O IHG Hotels & Resorts vai passar a contar com uma nova estrutura de recursos humanos para a Europa. Nesse sentido, o grupo nomeou Vítor Silva, diretor de recursos humanos do InterContinental Lisbon, como Area Director, Human Resources Portugal.

Espera-se que o profissional assuma “um papel estratégico na gestão de talento e desenvolvimento organizacional dos hotéis do grupo no país”, coordenando e implementando iniciativas de recursos humanos “alinhadas com as prioridades do grupo para a Europa”, como o IHG Hotels & Resorts refere em nota de imprensa.

Na nova função, Vítor Silva trabalhará em estreita colaboração com o Area General Manager, Maarten Drenth, coordenando as equipas de recursos humanos dos vários hotéis do grupo em Portugal. Entre os principais eixos de atuação estão a gestão de talento, a mobilidade interna e task forces, a otimização da Employee Value Proposition (EVP) e o suporte à performance do negócio.

“Estou verdadeiramente entusiasmado com esta nova etapa na minha carreira. Acredito que, através de uma gestão de talentos eficiente e de uma colaboração estreita com as equipas locais, podemos impulsionar ainda mais o desempenho dos nossos hotéis e reforçar a posição da IHG no mercado português. Esta nova estrutura é uma oportunidade única para contribuir ativamente para o crescimento e sucesso da nossa organização”, afirma Vítor Silva, Area Director, Human Resources Portugal do IHG Hotels & Resorts.

Já Maarten Drenth refere que “a nomeação de Vítor Silva a Area Director, Human Resources Portugal é um reflexo do seu trabalho excecional e dedicação à IHG. A sua visão estratégica e capacidade de liderança serão fundamentais para continuarmos a elevar os padrões de excelência na gestão de talentos e no apoio ao desempenho dos nossos hotéis”.

O IHG Hotels & Resorts afirma estar “empenhado em reforçar a sua presença e atratividade como empregador no mercado”, através da utilização de ferramentas como a IHG Academy, ao mesmo tempo que se adapta às dinâmicas específicas do setor em Portugal.

Em nota de imprensa, o InterContinental Lisbon refere também que pretende destacar-se “pela forte aposta na responsabilidade social e ambiental”, em linha com o propósito da empresa “True Hospitality for Good” e o lema “Let´s Go Further Together! Together Let´s Inspire Incredible!”.

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Octant Hotels reforça presença em eventos no segmento do turismo de luxo

A marca hoteleira da DHM estará presente em vários eventos ao longo do ano com o intuito de reforçar a sua posição no segmento do turismo de luxo.

A Octant Hotels vai participar numa série de eventos internacionais com o intuito de “reforçar a presença no mercado global de turismo de luxo, focada em parcerias estratégicas e participação em eventos exclusivos”.

Em nota de imprensa, a marca refere que após apresentações em Madrid, Boston, Chicago e Londres vai estar presente em eventos como o Virtuoso Symposium, que se realiza num cruzeiro Barcelona-Marselha, em maio.

Acresce a participação no PURE, marcado para setembro, em Marraquexe; no IlTM North América, em setembro; e na ILTM Cannes, em dezembro.

“A presença da Octant Hotels nos principais eventos [do setor], e a [organização dos] seus próprios roadshows internacionais é fundamental para consolidar a nossa posição no segmento de luxo e fortalecer o relacionamento com as mais influentes agências e consórcios globais”, afirma Gonçalo Mexia Alves, Head of Sales Octant Hotels.

A Octant Hotels pretende destacar-se pela filosofia de “Local Kind of Luxury”, oferecendo experiências autênticas e singulares, que celebram a cultura, a gastronomia e as tradições de cada região onde se encontram os seus hotéis em Portugal.

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Highgate Portugal aposta em novos diretores-gerais

Pedro Neto, Joana Pinteus e Eleonora Scorza vão assumir a direção-geral dos três novos hotéis da Highgate no complexo dos Salgados, que se encontram em processo de renovação. A abertura das unidades é esperada para abril deste ano.

A Highgate Portugal contratou três diretores-gerais para as novas unidades hoteleiras que detém no Algarve, nomeadamente o Algarve Marriott Salgados Golf Resort & Conference Center; o Marriott Residences Salgados Algarve e o Westin Salgados Beach Resort.

Os três hotéis formam o Cluster dos Salgados, atualmente em processo de renovação. Prevê-se que abram portas em abril de 2025.

Desta forma, Pedro Neto assume o cargo de diretor-geral do Cluster dos Salgados, função que acumula com a de diretor-geral do Algarve Marriott Salgados Golf Resort & Conference Center.

O percurso profissional de Pedro Neto inclui cargos de gestão e liderança em marcas como o Four Seasons Hotels and Resorts, Design Hotels e Octant Hotel Vila Monte. Recentemente, esteve à frente da direção-geral do Verdelago Resort.

Já Joana Pinteus será a nova diretora-geral do Marriott Residences Salgados Algarve. Licenciada em Gestão de Empresas, e com uma pós-graduação em Gestão Hoteleira, a gestora obteve também o título de Master em Gestão do Turismo e da Hotelaria pela Universidade Europeia. Acresce uma formação executiva em Top Management in Hospitality and Tourism, pelo INDEG-ISCTE.

Com um percurso dedicado ao turismo e hospitalidade, Joana Pinteus passou pelo Bairro Alto Hotel, Areias do Seixo e Noah Surf House. Antes de assumir este novo cargo, a profissional foi diretora-geral no Immerso Hotel.

Por fim, Eleonora Scorza assume a direção-geral do Westin Salgados Beach Resort. Com um percurso profissional dedicado à hotelaria, Eleonora dispõe de experiência neste segmento em marcas internacionais como a Conrad, onde desempenhou vários cargos, incluindo o de diretora de operações do Conrad London St. James, em Londres. Recentemente, esteve no Conrad Algarve, tendo ainda passado pelo grupo Millenium Hotels and Resorts.

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Ocupação hoteleira no Algarve em fevereiro aumenta face a 2019 ancorada nos mercados internacionais

A taxa de ocupação por quarto em fevereiro deste ano no Algarve cifrou-se nos 44,8%, um valor acima do verificado no mesmo mês de 2019, mas abaixo do registado no mês homólogo de 2024. Este ano, o mercado nacional protagonizou a maior queda em relação ao ano passado, com os mercados espanhol e alemão a registarem o maior crescimento homólogo.

Carla Nunes

Em fevereiro deste ano, as unidades de alojamento no Algarve registaram uma taxa de ocupação quarto de 44,8%, de acordo com a Associação de Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA).

O valor representa uma subida de 3,6% face ao mês homólogo de 2019, o último ano com data de Carnaval comparável a 2025, num aumento de 1,5 pontos percentuais (p.p.).

Contudo, quando comparada com os valores verificados em fevereiro de 2024, a taxa teve um decréscimo na ordem dos 4,1%, com menos 1,9 pontos percentuais.

Os mercados que registaram maiores crescimentos homólogos face ao ano anterior foram o espanhol (mais 20%) e o alemão (mais 6%). Já o mercado nacional registou uma descida homóloga de 20% face a 2024.

A estadia média em fevereiro deste ano no Algarve foi de 3,9 noites, ou seja, 0,4 abaixo do valor registado no mês homólogo do ano anterior.

As estadias médias mais prolongadas foram as do mercado neerlandês, com 8,8 noites, e do canadiano, com 5,9.

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Atrian dinamiza Open Days entre março e abril

A empresa portuguesa dedicada à produção de alimentos ultracongelados dinamiza uma série de Open Days entre 12 de março e 2 de abril, onde dará a conhecer as novidades da empresa para a hotelaria. Em destaque estarão as novas opções de miniaturas para pequenos-almoços de hotel.

A Atrian Indústria Alimentar volta a promover os Open Days, distribuídos entre Porto, Açores, Lisboa e Algarve.

O objetivo passa por dar a conhecer aos atuais e potenciais clientes as novidades da empresa, com particular destaque para as novas opções de miniaturas para pequenos-almoços de hotel.

Serão também apresentadas a linha de Pão Cristal; tendências como o Croissant Roll para hambúrgueres e sanduíches; o Croissant Fusion Cacau e o K-Bueno Fusion. Na categoria de Pães Brioche, serão dadas a conhecer opções como o bagel e o pão de cachorro.

Os Open Days da Atrian começam no Porto, de 12 a 13 de março, e têm lugar no Work Espaço Criativo. Seguem depois para os Açores, de 19 a 20 de março, no The Lince Hotels.

Em Lisboa, os Open Days da Atrian têm lugar de 26 a 27 de março no Chef’s Agency Studio, terminando de 1 a 2 de abril no Algarve, no Grande Real Santa Eulália.

O evento, de entrada gratuita, carece de inscrição obrigatória através de um formulário disponível no website da Atrian.

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limehome converte antiga fábrica em Alcântara na sua maior propriedade em Lisboa

O empreendimento turístico vai contar com 57 apartamentos e área de restauração, situado junto à LX Factory. Em Lisboa, a limehome conta já com quatro projetos em funcionamento, sendo que o mais recente encontra-se na zona do Campo Pequeno, com 38 estúdios e apartamentos de tipologia T1.

A limehome, operador de apartamentos turísticos na Europa, reforça a presença em Lisboa com um novo projeto em Alcântara, numa antiga fábrica em ruínas.

Situado na Rua Maria Luísa Holstein, junto à LX Factory, o empreendimento vai contar com 57 apartamentos totalmente equipados e uma área de apoio dedicada à restauração. A inauguração está prevista entre 2028 e 2029, reforçando “o posicionamento estratégico da limehome [nesta área]”, onde antecipa “crescimento e valorização nos próximos anos”.

Este projeto junta-se ao mais recente projeto da limehome na capital, onde conta com uma nova propriedade no Campo Pequeno, na Avenida dos Defensores de Chaves, 95. Esta propriedade, a quarta em atividade em Lisboa, conta com 38 estúdios e apartamentos de tipologia T1.

De acordo com Daniel Hermann, Chief Growth Officer da limehome, o objetivo é consolidar e aumentar a presença em todo o território nacional.

“Com esta abertura, aproximamo-nos das 200 unidades em funcionamento, tendo mais de 300 em contrato. Estas novas propriedades certamente terão o mesmo sucesso do nosso portfólio atual em Lisboa, não só pela sua localização privilegiada, mas também pelas caraterísticas únicas dos próprios edifícios, que prometem oferecer uma experiência excecional aos hóspedes”, afirma Daniel Hermann.

Com unidades no Porto, em Lisboa e Évora, a limehome pretende estender-se a todas as regiões de Portugal, “sempre com localizações estratégicas, dentro e fora dos centros urbanos”, e com uma total digitalização dos processos.

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153 hotéis reconhecidos com o Selo de Turismo Sustentável do Dubai

O selo, atribuído pelo Departamento de Economia e Turismo do Dubai (DET), distinguiu mais 83 hotéis em relação ao ano passado, altura em que se celebrou a primeira edição do evento.

O Departamento de Economia e Turismo do Dubai (DET) atribuíu o Selo de Turismo Sustentável do Dubai (DST) a 153 hotéis na segunda edição da iniciativa – um aumento de 118% face aos 70 hotéis reconhecidos na edição inaugural do ano passado.

O Selo DST, lançado em julho de 2023, reconhece os hotéis que demonstraram um compromisso com práticas sustentáveis, “alinhando-se com os objetivos ambientais do Dubai e a sua visão para um futuro verde”, como referido pelo DET em nota de imprensa.

Os hotéis são avaliados com base num conjunto de 19 requisitos de sustentabilidade, que abrangem áreas como eficiência energética, conservação da água, gestão de resíduos e envolvimento dos colaboradores.

Os prémios, que seguem um sistema de reconhecimento em três níveis – ouro, prata e bronze –, foram oficialmente anunciados numa cerimónia realizada a 26 de fevereiro no Atlantis The Royal.

Com base no desempenho em 2024, 18 hotéis alcançaram a categoria ouro, nomeadamente o Atlantis, The Palm; Atlantis The Royal; Jumeirah Al Qasr; Jumeirah Dar Al Masyaf; Le Royal Méridien Beach Resort & Spa; e Grosvenor House, a Luxury Collection Hotel, Dubai.

Acrescem 64 hotéis que receberam a distinção de prata e 71 a de bronze. Estes hotéis foram submetidos a avaliações por peritos independentes, no âmbito do programa de Excelência do Governo do Dubai, garantindo que as iniciativas de sustentabilidade cumprem os padrões estabelecidos pelos 19 Requisitos de Sustentabilidade do DET.

A certificação do Selo DST é válida por um ano, “destacando a importância da continuidade dos esforços de sustentabilidade e da adaptação aos desafios ambientais em constante evolução”, como indicado em comunicado.

A iniciativa complementa outros projetos do Turismo Sustentável do Dubai, como a plataforma Carbon Calculator, que apoia os intervenientes do setor hoteleiro na gestão do consumo de carbono, no desenvolvimento de estratégias de redução de emissões, na identificação de oportunidades de poupança de custos e na transição para operações sustentáveis.

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UE supera as 3 mil milhões de noites em 2024

Os dados mais recentes do Eurostat confirmam o ano recorde do turismo europeu. O último trimestre de 2024 deu um forte impulso para que na União Europeia se ultrapassassem as 3 mil milhões de dormidas.

2024 foi o melhor ano turístico de que há registo na União Europeia (UE), com um número total de dormidas em estabelecimentos de alojamento turístico superior a 3 mil milhões. Tal reflete um aumento de 2,2 % em comparação com 2023 (+65,4 milhões de noites), após um impulso final no último trimestre do ano, revelam os dados da Eurostat.

Os dados mostram um aumento substancial de 67,2 milhões de dormidas de hóspedes internacionais (+4,9%) em 2024, enquanto as dormidas de hóspedes domésticos diminuíram ligeiramente (-0,1%; -1,8 milhões).

Espanha (500 milhões), Itália (458 milhões), França (451 milhões) e Alemanha (441 milhões) registaram o maior número de dormidas em estabelecimentos de alojamento turístico, o que representa 61,6 % do total de dormidas na UE. O Luxemburgo (3,4 milhões), a Letónia (4,7 milhões) e a Estónia (6,6 milhões) registaram o menor número de dormidas.

Em comparação com 2023, em 2024, as noites turísticas registaram o maior aumento em Malta (+14,4 %) e na Letónia (+7,4 %). Por outro lado, diminuíram apenas no Luxemburgo (-2,7 %), em França (-0,6 %), na Bélgica (-0,2 %) e na Suécia (-0,1 %).

4.º trimestre com dormidas turísticas “robustas” em quase todos os países da UE

O último trimestre de 2024 foi responsável pelo aumento dos resultados anuais, com um aumento de 5,1 % do total de dormidas na UE em comparação com o quarto trimestre de 2023.

As dormidas turísticas aumentaram em todos os países da UE no 4.º trimestre de 2024, em comparação com o mesmo trimestre de 2023, exceto na Irlanda, onde diminuíram ligeiramente (-1,8 %). Entre os outros países da UE, os aumentos trimestrais mais elevados registaram-se em Malta (+16,5 %), na Letónia (+12,5 %), em Itália (+11,1 %) e na Croácia (+10,2 %).

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Fundação “O Século” constrói Alojamento Local na Ericeira

A Fundação “O Século” contratou com o BPI um Financiamento Verde de 1,3 milhões de euros para a construção de um Alojamento Local (AL) na Ericeira com 44 camas. A expectativa é a de que as receitas do futuro empreendimento contribuam para o financiamento da atividade social da fundação.

A Fundação “O Século” contratou com o BPI um Financiamento Verde (Green Loan) no montante de 1,3 milhões de euros, com um prazo de seis anos, formalizada através de uma cessão de créditos.

A operação destina-se a financiar a construção de um projeto turístico na Ericeira, no concelho de Mafra, cujas receitas “contribuirão para o financiamento da atividade social da fundação”, como referido em comunicado.

No mesmo documento, o BPI refere que a futura unidade de Alojamento Local (AL) da Fundação “O Século” terá 44 camas no total.

O investimento e financiamento foram efetuados de acordo com critérios de sustentabilidade, incluindo a instalação de capacidade própria de produção de energia, tratamento de águas cinzentas, sistema de rega gota a gota, postos de carregamento para viaturas elétricas e instalação de bombas de calor.

O projeto obteve uma pré-classificação energética da ADENE B- “Grande Renovação”.

A intervenção social da Fundação “O Século” inclui o apoio a crianças em risco, a ajuda a pessoas idosas e aos mais dependentes e desfavorecidos. A instituição apoia diariamente uma média de 600 utentes (crianças, jovens e idosos), para além dos cerca de 800 beneficiários anuais das colónias de férias e outras iniciativas.

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Feira de Emprego da Bolsa de Empregabilidade em Lisboa. Créditos: Frame It
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Feira de Emprego do Turismo regressa a Lisboa

A 9.ª da Feira de Emprego do Turismo de Lisboa decorre no MEO Arena a 14 de março.

A Bolsa de Empregabilidade organiza a 9.ª edição da Feira de Emprego do Turismo de Lisboa, o maior encontro para quem procura emprego no setor do Turismo, em Portugal, que decorre a 14 de março, na Sala Tejo do MEO Arena, localizado no Parque das Nações.

Estarão presentes 110 empresas do setor da Hospitality e Turismo, com mais de 1.400 vagas de emprego disponíveis, ao momento.

De todas as insígnias presentes, especial destaque para a Highgate, IHG, Editory Hotels, Vida Mar Hotels & Resorts, Mystic Invest Holding, Grupo Ibersol, Amorim Luxury Group, Grupo Visabeira, Penha Longa, Lisbon Marriot, Portugália, Grupo Capricciosa, Vila Galé, Emirates, merytu, Viking Cruises, MSC Group, entre outras. Em conjunto, apresentarão inúmeras ofertas de emprego na área de Hotelaria, Restauração, Cozinha/Pastelaria, Operadores Turísticos, Cruzeiros, Agências de Viagem, Animação Turística, Housekeeping e Recursos Humanos.

Neste evento, as sessões de mentoria “Mentor Hours” voltarão a ter espaço privilegiado. Estas sessões decorrerão no palco principal e têm como objetivo oferecer orientação personalizada a todos aqueles que procurem progredir nas suas carreiras.

Destaque para outras dinâmicas de palco, que juntarão ao longo do dia alguns dos principais parceiros da feira, como a AHRESP, com uma entrevista à Chef Justa Nobre. No período da tarde decorrerão ainda as “Speed Interviews” organizadas por diversas empresas presentes, que têm como objetivo criar um momento com os candidatos qualificados no turismo, que serão pré-selecionados pela organização.

Para além de António Marto, presidente da Associação Fórum Turismo e Fundador da Bolsa de Empregabilidade, o encontro contará também com as presenças de Carlos Abade, presidente do Conselho Diretivo do Turismo de Portugal, Elsa Mano, delegada Regional de Lisboa do Instituto do Emprego e da Formação Profissional, Sofia Athayde, vereadora da Câmara Municipal de Lisboa, Carla Salsinha, presidente da Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa, Jorge Silva, CEO da Arena Atlântico, João Silva Santos, CEO da merytu, entre outros convidados de renome.

De reforçar que no período da manhã será dada especial atenção aos alunos do ensino secundário, profissional e universitário (entre as 10h00 e as 13h00), enquanto o período da tarde (das 14h00 às 17h30) será dedicado ao público em geral.

O evento é totalmente gratuito, mas carece de inscrição prévia, até dois dias antes do certame, até às 23h59 de dia 12 de março, através do link Feira de Emprego do Turismo de Lisboa.

No entanto, é aconselhável que os interessados se inscrevam o mais cedo possível, para não correrem o risco de o evento ficar lotado.

Esta iniciativa volta a contar com o apoio institucional do Turismo de Portugal, bem como da merytu, enquanto main sponsor e, da Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa como parceiro regional.

Depois de passar pelo Algarve (Vilamoura), pelo Alentejo (Évora) e pela zona Centro do país (Coimbra), o evento chega agora à capital portuguesa esperando receber mais de 3000 pessoas que procuram emprego na área do turismo. Para fechar este périplo de encontros, a última Feira de Emprego do Turismo irá decorrer no Porto, a 26 de março.

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