O InterContinental Hotels Group PLC (IHG) adquiriu da Ruby SARL a marca Ruby, bem como a propriedade intelectual relacionada, por um valor inicial de 110,5 milhões de euros. Desta forma, a Ruby torna-se a 20.ª marca a integrar o IHG.
A Ruby caracteriza-se como uma marca lifestyle urbana premium para viajantes modernos, com presença em destinos de cidade.
Com um conceito de hotel premium económico e altamente adaptável, os hotéis da marca Ruby baseiam-se em designs de interiores “que poupam espaço”, além de terem “um elevado grau de padronização e automatização operacional, incluindo quiosques de self-service para check-in rápido” – um segmento onde o IHG “prevê uma rápida expansão global”, como refere em comunicado.
Atualmente, a marca Ruby conta com 20 hotéis, num total de 3.483 quartos, tendo em desenvolvimento mais dez hotéis, num conjunto de 2.235 quartos.
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Ruby Lucy Hotel & Bar, em Londres | Créditos: DR
O portfólio da marca inclui nove hotéis abertos na Alemanha (em Colónia, Dusseldorf, Frankfurt, Hamburgo, Munique e Estugarda); três no Reino Unido, em Londres; três na Áustria, em Viena; e dois na Suíça, em Genebra e Zurique. Em Itália, Irlanda e nos Países Baixos, a Ruby conta com uma unidade hoteleira em cada um destes países.
Os hotéis em desenvolvimento deverão abrir nos próximos três anos em cidades como Edimburgo, Marselha, Roma e Estocolmo.
Integração dos hotéis Ruby no sistema da IHG
Em comunicado é frisado que “a empresa operadora do vendedor, [neste caso da Ruby], não está a ser adquirida pela IHG”, pelo que “continuará a operar os atuais hotéis abertos e quaisquer futuros hotéis que o vendedor desenvolver sob a marca”.
“Selecionámos cuidadosamente a IHG como a parceira certa para levar a marca Ruby e a nossa expansão internacional para o próximo nível. A potência de distribuição da IHG, o facto de a Ruby complementar perfeitamente o portfólio da IHG e o seu histórico comprovado de preservar com sucesso a identidade e a cultura ao integrar marcas dá-nos uma grande confiança ao embarcarmos neste próximo capítulo juntos”, refere Michael Struck, fundador e diretor-executivo de The Ruby Group.
Desta forma, os hotéis Ruby, tanto os que se encontram abertos como os que estão em desenvolvimento, vão celebrar contratos de franchise individuais com a IHG, pagando ao grupo hoteleiro royalties de marca e taxas do fundo do sistema.
O valor inicial de 110,5 milhões de euros para a IHG adquirir a marca Ruby e a propriedade intelectual relacionada consiste num pagamento inicial de 109,9 milhões de euros, pago na conclusão da transação. Acresce um pagamento diferido fixo de 0,6 milhões de euros, que será pago “quando aproximadamente metade dos hotéis se juntarem ao sistema da IHG”.
A integração dos 20 hotéis Ruby atualmente abertos no sistema da IHG “deverá começar no final de 2025”, prevendo-se que esteja concluída até 31 de março de 2026.
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Ruby Mimi Hotel & Bar, em Zurique | Créditos: DR
De acordo com o grupo hoteleiro, esta integração aumentaria o tamanho do sistema global da IHG em aproximadamente 0,3%. Os atuais dez hotéis em desenvolvimento, quando abertos, adicionariam mais cerca de 0,2% ao sistema da IHG.
Os objetivos do IHG para a marca Ruby
Com uma forte presença na Europa, a marca hoteleira Ruby conta com hotéis baseados tanto em novas construções como em conversões de propriedades comerciais, como escritórios.
Com o vendedor da marca a prever um crescimento substancial do seu portfólio de hotéis Ruby, a expectativa do grupo IHG passa por desenvolver a marca nos Estados Unidos da América (EUA) até ao final do ano.
Outro dos objetivos do IHG é o de que a marca Ruby cresça para mais de 120 hotéis nos próximos dez anos, acelerando para mais de 250 unidades hoteleiras ao longo de 20 anos entre proprietários, globalmente.
“Esta aquisição demonstra o nosso foco em construir uma presença em segmentos grandes e atrativos da indústria e em usar a nossa experiência na integração e crescimento de marcas e portfólios de hotéis. O espaço micro urbano é um modelo franchise-friendly com economia atrativa para o proprietário, e vemos excelentes oportunidades não só para expandir a forte base europeia da Ruby, mas também para levar rapidamente esta marca entusiasmante para as Américas e para a Ásia, como fizemos com sucesso com aquisições de marcas anteriores”.