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“Portugal sempre foi uma joia escondida no panorama turístico europeu”

Com os números a indicarem a abertura de 166 novos hotéis em Portugal até 2027, a Publituris Hotelaria quis saber junto de uma das consultoras hoteleiras de maior renome internacional o que leva os grupos internacionais a investir em Portugal. Para Nicolas Cousin, Managing Director Espanha & Portugal da Christie & Co, “os grupos hoteleiros internacionais estão sempre à procura de se expandir em mercados atrativos e Portugal é definitivamente um deles”.

Victor Jorge
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“Portugal sempre foi uma joia escondida no panorama turístico europeu”

Com os números a indicarem a abertura de 166 novos hotéis em Portugal até 2027, a Publituris Hotelaria quis saber junto de uma das consultoras hoteleiras de maior renome internacional o que leva os grupos internacionais a investir em Portugal. Para Nicolas Cousin, Managing Director Espanha & Portugal da Christie & Co, “os grupos hoteleiros internacionais estão sempre à procura de se expandir em mercados atrativos e Portugal é definitivamente um deles”.

Victor Jorge

Com o setor do turismo a registar os melhores números de sempre, em 2024, o número de novos hotéis no nosso país tem acompanhado essa evolução. Além de considerar Portugal “uma joia escondida no panorama turístico europeu”, Nicolas Cousin, Managing Director Espanha & Portugal da Christie & Co, salienta que, “apesar de ser um dos 10 principais mercados europeus, os custos operacionais e de construção são ainda mais baixos do que em países como Espanha, Itália ou Grécia”. E além do investimento, “os grupos internacionais estão a introduzir no mercado conceitos alternativos de alojamento”, diz o responsável da consultora.

O que explica o aumento da abertura de novos hotéis em Portugal?

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Confirmado o ano de todos os recordes no turismo

As previsões apontavam para um ano recorde no turismo, em 2024. A confirmação chegou agora com a divulgação dos dados do INE: 31,6 milhões de hóspedes e 80,3 milhões de dormidas. O secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, já afirmou que para 2025, as estimativas são de “um crescimento na ordem dos 4% a 5%”.

O setor do alojamento turístico registou 1,9 milhões de hóspedes e 4,2 milhões de dormidas em dezembro de 2024, correspondendo a variações de +3,6% e +2,9%, respetivamente (+14% e +9,6% em novembro de 2024, pela mesma ordem), avançam os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

As dormidas de residentes registaram, no último mês do ano, um aumento de 0,6% (+22,2% em novembro), correspondendo a 1,6 milhões, enquanto as dormidas dos não residentes registaram um crescimento de 4,4% (o mesmo crescimento que em novembro), totalizando 2,6 milhões.

Já no 4.º trimestre de 2024, as dormidas aumentaram 4,7% (+3% no 3.º trimestre), com as dormidas de residentes a crescerem 6,8% (+1% no 3.º trimestre) e as de não residentes a aumentarem 3,7% (+4% no trimestre anterior).

No que diz respeito ao número de hóspedes no último trimestre de 2024, Portugal somou mais de 7 milhões (mais 400 mil que em igual período de 2023), com os residentes a contabilizarem 2,9 milhões (contra os 2,7 milhões de período homólogo) e os não residentes 4,1 milhões (contra os 3,9 milhões de igual período de 2023).

Em dezembro, os maiores aumentos nas dormidas ocorreram na Madeira (+8,8%) e nos Açores (+4,4%), tendo os únicos decréscimos sido registados no Oeste e Vale do Tejo (-3,0%) e no Centro (-0,3%).

As dormidas de residentes registaram decréscimos na maioria das regiões, tendo sido mais expressivos nos Açores (-11,1%). Em sentido contrário, destacaram-se os crescimentos registados na Madeira (+28,7%) e na Península de Setúbal (9,1%).

Já as dormidas de não residentes registaram crescimentos em todas as regiões, com exceção da Península de Setúbal (-5,6%) e do Oeste e Vale do Tejo (-4,5%). Os aumentos mais expressivos foram observados nos Açores (+28,2%) e no Alentejo (+11,2%).

Os 10 principais mercados emissores, em dezembro, representaram 72,3% do total de dormidas de não residentes neste mês, com o mercado britânico a manter-se com o maior peso (13,7% do total das dormidas de não residentes em dezembro) e a registar um ligeiro decréscimo de 0,2% face ao mês homólogo.

As dormidas do mercado espanhol, o segundo principal mercado emissor em dezembro (13,2% do total), diminuíram 10%. Seguiu-se o mercado alemão, na 3.ª posição (quota de 11,3%), com um crescimento de 9,2%.

No grupo dos 10 principais mercados emissores em dezembro, o mercado polaco foi o que registou o maior crescimento (+13,9%), seguindo-se os Países Baixos (+10,4%) e o Canadá (9,9%).

2024: Ano histórico
O ano de 2024, como se estimava, ultrapassou todos os recordes no turismo, com os dados preliminares do INE a indicarem que os estabelecimentos de alojamento turístico registaram 31,6 milhões de hóspedes e 80,3 milhões de dormidas, refletindo aumentos anuais de 5,2% e 4%, respetivamente.

No conjunto do ano de 2024, as dormidas de residentes aumentaram 2,4% (+1,9% em 2023) e as de não residentes 4,8% (15,1% em 2023). As dormidas de não residentes predominaram (70,3% do total) e atingiram 56,4 milhões, enquanto as realizadas por residentes (29,7% do total) totalizaram 23,9 milhões.

Face a 2023, “acentuou-se a dependência dos mercados externos (69,8% em 2023), atingindo-se o peso mais elevado desde 2018, quando estes mercados representaram 70,4% do total”, revelam os dados do INE.

Nas dormidas, a região do Algarve totalizou 20,7 milhões (+1,9%), seguindo-se Lisboa com 19,4 milhões (+3,7%) e o Norte com 14,1 milhões (+6,4%).

De resto, no conjunto do ano de 2024, todas as regiões registaram crescimento nas dormidas, com os maiores aumentos a ocorrerem nos Açores (+9,3%), no Norte (+6,4%) e na Península de Setúbal (+6,1%).

O Algarve concentrou 25,8% do total das dormidas em 2024, seguindo-se a Grande Lisboa (24,2% do total) e o Norte (17,6%). O principal destino em termos de dormidas dos residentes foi o Norte (21,8% do total das dormidas de residentes), seguido do Algarve (19,6% do total), da Grande Lisboa (14,6% do total) e do Centro (14,5% do total).

As dormidas de não residentes concentraram-se, essencialmente, no Algarve (28,5% do total de dormidas de não residentes) e na Grande Lisboa (28,3% do total).

No Centro e no Alentejo, em 2024, predominaram as dormidas de residentes (67,1% e 66,5%, respetivamente), enquanto nas restantes regiões as dormidas de não residentes foram dominantes. A RA Madeira e Grande Lisboa foram as regiões mais dependentes dos mercados externos (85,3% e 82,0% do total de dormidas em 2024, pela mesma ordem).

Em termos de hóspedes, dos 31,6 milhões, 12,2 milhões foram residentes (+3,5%), e 19,4 milhões foram não residentes (+6,3%). Aqui, a liderança pertence a Lisboa, com 8,5 milhões de hóspedes (+4,9%), seguindo-se o Norte com 7,4 milhões (+6,9%) e o Algarve com 5,3 milhões (+2,6%). Tal como nas dormidas, todas as regiões registaram aumentos no número de hóspedes, com as maiores subidas a acontecerem na Península de Setúbal (+8%), Açores (+7,8%) e Centro (+7,2%).

No conjunto do ano de 2024, o mercado britânico manteve-se como o principal (18,1% do total de dormidas de não residentes) e cresceu 2,7% para 10,2 milhões. Seguiram-se os mercados alemão (11,3% do total) com 6,3milhões, espanhol (9,7% do total) com 5,4 milhões, norte americano (9,2% do total) com 5,2 milhões, e francês (+8% do total) com 4,5 milhões. Ainda entre os principais mercados, o canadiano (+17,1%), o norte-americano (+12,1%) e dos Países Baixos (+8,7%) destacaram-se pelos crescimentos expressivos.

Estada média contradiz crescimento
Em dezembro, a estada média nos estabelecimentos de alojamento turístico (2,24 noites) continuou a diminuir (-0,7%, após -3,8% em novembro). Os valores mais elevados deste indicador continuaram a observar-se na Madeira (4,72 noites) e no Algarve (3,35 noites), tendo as estadias mais curtas ocorrido no Oeste e Vale do Tejo (1,61 noites) e no Centro (1,62 noites).

Na globalidade de 2024, a estada média recuou 1,1%, para 2,54 noites, tendo registado aumentos apenas nas Regiões Autónomas dos Açores (+1,5%) e da Madeira (+1%). A Península de Setúbal e o Centro foram as regiões onde a estada média mais decresceu (-1,7% e -1,4%, respetivamente).

Em dezembro, a estada média dos residentes (1,71 noites) diminuiu 0,2% e a dos não residentes (2,76 noites) decresceu 2,0%.

A estada média dos não residentes foi mais longa que a dos residentes em todas as regiões. A Madeira registou as estadas médias mais prolongadas, quer dos não residentes (5,23 noites) quer dos residentes (3,26 noites).

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AHP considera “desadequada” aplicação de taxa turística em Porto Santo durante todo o ano

A associação caracteriza a medida como uma “decisão pouco ponderada e desadequada” para a realidade de Porto Santo, que refere enfrentar “desafios significativos” como a conectividade aérea e a elevada sazonalidade.

A Associação da Hotelaria de Portugal (AHP) manifestou a sua “preocupação e discordância” em relação à taxa turística de dois euros que será aplicada em Porto Santo a partir de 1 de fevereiro, e que ficará em vigor durante todo o ano.

Em nota de imprensa enviada às redações esta sexta-feira, 31 de janeiro, a associação descreve esta medida como “desajustada e desadequada”, além de apontar que esta foi tomada “sem a devida ponderação” e sem a “consideração e reflexão sobre os contributos dos hoteleiros da região”.

“A aplicação desta taxa, sem uma estratégia clara de aplicação e utilização, poderá afetar negativamente a atratividade do Porto Santo, um destino que já enfrenta desafios significativos, como a conectividade aérea e a sua elevada sazonalidade”, refere a associação, que aponta ainda para o facto de, ao contrário do que acontece com outros destinos de sol e mar, esta taxa ser aplicada também fora da época alta, algo que considera “profundamente errado”.

Sobre esta taxa, a AHP acrescenta que os hoteleiros têm vindo a “alertar” para a necessidade de um modelo “participativo e transparente” relativamente a esta “receita adicional das câmaras municipais cobrada aos turistas pela hotelaria”, exortando para que “as decisões sejam tomadas com base em dados concretos e em concertação com os principais stakeholders”.

Para o efeito, a AHP afirma ter vindo a propor junto dos municípios a criação de um fundo “ao qual sejam consignadas as receitas recolhidas da taxa, a existir, e que seja gerido por uma comissão onde a hotelaria participe, que cobram esse tributo”.

“Só este modelo permite garantir a correta gestão das receitas e que as mesmas sejam devidas e integralmente investidas no setor, aplicadas no reforço da competitividade do destino e na sustentabilidade do setor, e não sirvam às despesas correntes das câmaras municipais”, aponta a AHP.

A associação indica como áreas prioritárias para esse reinvestimento a promoção do destino, a melhoria de infraestruturas, a distribuição do turismo no território, o fortalecimento da relação com a comunidade e o compromisso com a sustentabilidade ambiental e social.

“A AHP reitera o seu compromisso em trabalhar para que sejam encontradas soluções mais equilibradas e sustentáveis, que garantam o desenvolvimento do turismo em Porto Santo sem prejudicar a competitividade do destino e que não passem pela cobrança de mais uma taxa que não corresponde, na prática, à prestação de qualquer serviço”, termina.

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The Social Hub abre segundo hotel em Florença após investimento de 150M€

O futuro The Social Hub Belfiore contará com 550 unidades de alojamento e um espaço de coworking com capacidade para 500 pessoas. Um dos objetivos do hotel passa por reunir viajantes, estudantes, profissionais e locais no mesmo lugar, razão pela qual tem pensadas mais de 600 experiências que serão desenvolvidas na unidade hoteleira.

A rede de hotéis The Social Hub prepara-se para abrir a segunda unidade hoteleira em Florença a 1 de fevereiro, o The Social Hub Belfiore.

Situado no coração do bairro San Jacopino, próximo do centro histórico da cidade, o hotel de quatro estrelas com 80.000 metros quadrados surge após um investimento de 150 milhões de euros, como noticia o Hosteltur.

A unidade conta com 550 quartos, um espaço de coworking com capacidade para 500 profissionais, salas de reuniões e eventos para mais de 300 pessoas e um ginásio. Acresce um terraço panorâmico com uma piscina olímpica e um jardim público.

Da oferta gastronómica do hotel fará parte o Ammodino, com um conceito moderno de restaurante familiar italiano.

Créditos: DR, via website do The Social Hub Belfiore

Os espaços do The Social Hub Belfiore serão dinamizados com mais de 600 experiências comunitárias pensadas para reunir viajantes, estudantes, profissionais e locais no mesmo lugar. As experiências incluem cursos de línguas e cozinha, formação profissional e também aulas de fitness.

O The Social Hub Belfiore foi desenvolvido num prazo de seis anos pelo departamento imobiliário interno da empresa, que contratou o gabinete de arquitetura local Studio Natalini para criar um edifício moderno inspirado na arquitetura renascentista de Florença.

O gabinete Rizoma Architetture ficou encarregue pelo design de interiores, enquanto o arquiteto paisagista Antonio Perazzi assinou o projeto dos espaços exteriores.

Créditos: DR, via website do The Social Hub Belfiore

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Delabie conta com novo catálogo de torneiras para cozinhas profisisonais

O mais recente catálogo da Delabie disponibiliza cerca de 200 produtos divididos em quatro categorias. As torneiras de pré-lavagem para utilização profissional intensiva são alguns dos destaques do novo catálogo.

A Delabie conta com um novo catálogo para cozinhas profissionais no segmento de torneiras. Ao todo, a empresa disponibiliza perto de 200 produtos divididos em quatro secções: torneiras de pré-lavagem; torneiras de cozinhas profissionais com débito de até 100 litros por minuto; torneiras sem contacto manual e produtos específicos.

No âmbito das torneiras de pré-lavagem para utilização profissional intensiva, o catálogo da Delabie tem em conta a utilização intensa nas cozinhas de restauração centrais, peixarias e indústria alimentar, com produtos que permitem “uma grande manobrabilidade e asseguram um enchimento ou limpeza eficazes”.

O débito de saída das torneiras de pré-lavagem pode chegar aos 25 litros por minuto, sendo possível ajustar a intensidade e forma do jato: jato chuva, para a limpeza de loiça e alimentos, ou jato concentrado, para separar alimentos. Os chuveiros desta gama de torneiras estão equipados com um difusor anticalcário num bocal sem grelha, que limita a retenção de água e impurezas.

Já no conjunto de torneiras sem contacto, o catálogo conta com torneiras eletrónicas que funcionam por deteção de infravermelhos ativa. Estas estão equipadas com um programa de limpeza periódica, com uma purga automática de cerca de 60 segundos a ter lugar a cada 24 horas, após a última utilização. As torneiras eletrónicas da Delabie estão reguladas a três litros por minuto, podendo ser ajustadas de 1,4 litros por minuto até seis litros por minuto.

No segmento de produtos específicos, o novo catálogo da empresa conta com equipamentos em inox, bebedouros e torneiras de serviço. Acresce uma gama de equipamentos complementares com acessórios de cozinha, doseadores de sabão, dispensadores e papeleiras, misturadores termoestáticas centralizadas e sifões de pavimento.

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AP Adriana Beach Resort reabre a 30 de janeiro com novas valências

Nas novidades contam-se uma nova piscina interior e um renovado wellness center.

O AP Adriana Beach Resort, localizado na Praia da Falésia, em Albufeira, reabre a 30 de janeiro com novas valências, após um período de remodelações.

A partir de 14 de fevereiro a unidade hoteleira passa a contar com uma piscina interior, à qual estão adjacentes facilidades de lazer como sauna, jacuzzi e banho turco. Acresce um renovado wellness center, que passa a contar com cinco salas de tratamento.

Foram também efetuados diversos melhoramentos paisagísticos ao longo dos 17 hectares em que o AP Adriana Beach Resort se insere, como o hotel refere em nota de imprensa.

Recorde-se que, em 2024, a unidade hoteleira já tinha apostado em novas valências para crianças e desportistas, entre um “Splash Park” com escorregas, repuxos de água e um parque infantil, a par de um campo de multiusos e futebol, reconvertido a partir de um dos campos de ténis existentes no hotel.

Leia também: AP Adriana Beach Resort abre em fevereiro com novas facilidades

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AHP debate conectividade aérea no Algarve

Num almoço de associados que terá lugar em Quarteira, no Algarve, a associação vai debater “temas estratégicos para a operação aérea no Aeroporto de Faro e a conectividade aérea do país”.

A Associação da Hotelaria de Portugal (AHP) realiza a 31 de janeiro o seu primeiro Almoço de Associados de 2025, que terá lugar no Dom José Beach Hotel, em Quarteira.

Em debate estarão “temas estratégicos para a operação aérea no Aeroporto de Faro e a conectividade aérea do país”, como a associação refere em nota de imprensa.

O almoço, que reúne profissionais do setor, contará com a participação de responsáveis do Turismo de Portugal e da ANA Aeroportos, nomeadamente: Francisco Pita, Chief Operating Officer da ANA Aeroportos; Filipe Silva, Senior Director do Turismo de Portugal; e Alberto Mota Borges, diretor do Aeroporto de Faro.

Dos temas em debate, a AHP destaca os principais mercados emissores para o Algarve e para Portugal, as rotas e companhias aéreas em operação e os desafios que se colocam à aviação comercial. Será também abordada a articulação entre os aeroportos nacionais e a estratégia da ANA Aeroportos e do Turismo de Portugal para garantir a conectividade aérea.

O evento é fechado e exclusivo para associados, parceiros da AHP e profissionais do setor do turismo.

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Accor apresenta nova plataforma de reservas para clientes B2B que viajem em lazer

O grupo Accor lançou uma versão melhorada da plataforma Travel Pros Leisure Groups Online, concebida para simplificar o processo de reserva para clientes business to business (B2B) de lazer.

Com acesso a mais de 2.000 hotéis de várias marcas Accor, diversas localizações e categorias em mais de 75 países, a plataforma Travel Pros Leisure Groups Online conta agora com novas funcionalidades.

De entre estas destacam-se a disponibilidade para reservar quartos triplos e a “transparência nos preços”, que passam a estar visíveis “ao longo de todo o processo de reserva”, de acordo com o grupo hoteleiro.

A partir de agora, os utilizadores podem também ver as avaliações do TripAdvisor diretamente na plataforma, além de terem acesso a um mapa interativo que permite localizar os hotéis e as atrações e serviços mais próximos.

A plataforma Leisure Groups Online suporta tanto reservas imediatas como processos de request for proposal (RFP), com mais de 1.300 hotéis disponíveis para reservas imediatas e mais de 700 hotéis acessíveis para RFP com confirmação do hotel no prazo de 24 horas. Para reservas imediatas de grupos, a plataforma utiliza a mais recente tecnologia API para facilitar a disponibilidade de hotéis em tempo real, de acordo com cada tipo de quarto.

“O ano de 2024 foi marcante para as viagens globais, e as viagens de lazer em grupo continuarão a ser uma prioridade máxima para a Accor em 2025, particularmente na Europa, nos Estados Unidos da América (EUA) e na região Ásia-Pacífico, que revela um rápido crescimento, impulsionado pela crescente procura de países como a China, a Índia e o Japão”, explica Sophie Hulgard, Chief Sales Officer da Accor, em nota de imprensa.

A profissional acrescenta que, na sua opinião, “as viagens de lazer em grupo continuam a ser um segmento dinâmico com potencial de crescimento. Por sua vez, a utilização de novas tecnologias para melhorar o processo de reserva é vital para inspirar e facilitar as viagens”.

Para os profissionais de viagens estão disponíveis reservas de grupo, concebidas para grupos que necessitam de oito ou mais quartos; estadias individuais, para um máximo de sete quartos, permitindo até três quartos por reserva; e estadias pessoais, com tarifas STAR especiais para agentes de viagens, com um máximo de dois quartos por reserva.

Para viajantes de negócios, na Accor Business Travel está acessível uma plataforma dedicada a este segmento. Por fim, no segmento de reuniões e eventos, o portal Meetings & Events foi concebido para as reservas de reuniões e eventos, de espaços de eventos e reservas de mais de oito quartos.

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Douro Royal Valley Hotel & SPA | Créditos: DR

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Explorer Investments adquire dois hotéis na região do Douro

A Explorer Investments adquiriu, através do Fundo Hospitality I, a JASE Empreendimentos Turísticos, empresa que explorava os hotéis Douro Royal Valley Hotel & SPA e Douro Palace Hotel Resort & SPA. Após esta aquisição, o fundo garante ter identificado “mais de 100 oportunidades” de investimento.

A Explorer Investments adquiriu dois hotéis no Douro, as primeiras aquisições para o Fundo Hospitality I. Estas aquisições marcam o início da estratégia do fundo, que se concentra na compra e gestão de hotéis nas principais regiões turísticas de Portugal, como referido em nota de imprensa.

Os hotéis em causa são o Douro Royal Valley Hotel & SPA e o Douro Palace Hotel Resort & SPA, que passam a fazer parte deste fundo após este ter adquirido a totalidade da JASE Empreendimentos Turísticos, empresa que explorava as duas unidades hoteleiras.

Após esta aquisição, a Explorer Investments tem um plano de investimento focado na elevação do posicionamento destes hotéis no mercado nacional, com “uma aposta vincada na sua internacionalização”. Para isso, será implementado “um plano de capex centrado no design moderno e no desenvolvimento de novos conceitos de experiência, bem como a aplicação de práticas sustentáveis e a atração de novos mercados”.

“Esta aquisição enquadra-se na estratégia de investimento do Fundo Hospitality I, que visa reforçar o investimento em empresas dedicadas à exploração de hotéis nacionais, com elevado potencial de crescimento e rentabilidade. O nosso objetivo é aumentar ainda mais a atratividade dos hotéis Douro Royal Valley Hotel & SPA e Douro Palace Hotel Resort & SPA, melhorar a sua imagem, acrescentar novas experiências e entrar num período de crescimento”, afirma a Explorer Investments em nota de imprensa.

O Douro Royal Valley Hotel & SPA, um cinco estrelas com 84 quartos, conta com três restaurantes, piscina exterior “infinity”, centro de conferências e spa. Construído em 2013, o hotel situado no Lugar de Portela do Rio, Ribadouro, concelho de Baião, oferece vistas sobre o Rio Douro a partir de todos os quartos.

Já o Douro Palace Hotel Resort & SPA, construído em 2008, situa-se na encosta norte do Rio Douro, em Santa Cruz do Douro, Baião. O hotel de quatro estrelas soma 60 quartos, três restaurantes, vinhedos que descem até ao rio, uma quinta biológica com animais e plantas, piscina exterior, centro de conferências e spa. Está inserido numa antiga casa senhorial rodeada por dez hectares de floresta protegida.

Após esta aquisição, o fundo garante ter identificado “mais de 100 oportunidades, com o intuito de promover a excelência do setor hoteleiro nacional”.

A Explorer Investments teve assessoria financeira da DFK Portugal e legal da CCSL Advogados durante o processo de aquisição.

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Tivoli Talent Tour percorre Portugal de norte a sul à procura de 500 profissionais

A Tivoli Hotels & Resorts vai apostar na 5ª edição da sua ação de recrutamento de novos talentos, o Tivoli Talent Tour, que este ano decorre entre 3 e 16 de fevereiro.

Nesta ação, a marca hoteleira da Minor com nove unidades hoteleiras em Portugal apresenta diferentes oportunidades com planos de carreira e de estágio.

Para esta edição, a Tivoli Hotels & Resorts prevê contratar 500 profissionais. Destes, 350 serão colocados na região do Algarve para funções permanentes, full-time, part-time ou empregos de verão. As áreas em causa são as de alojamento (serviço de quartos, front-office e guest relations), alimentação e bebidas (cozinha, pastelaria, serviço de restaurante, bar e copa), manutenção, vendas e spa.

Esta ação de recrutamento toma forma no Tuk-Tuk do Tivoli Talent Tour, que vai percorrer vários pontos do país à procura de futuros colaboradores. Uma equipa de recursos humanos fará uma primeira avaliação das candidaturas, sendo que os pontos de encontro para esta iniciativa são Caldas da Rainha, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Guarda, Lamego, Pontinha, Portimão, Salvaterra de Magos, Santo Tirso e Vilamoura.

“O Tivoli Talent Tour é uma iniciativa de recrutamento com um balanço muito positivo das edições anteriores e prevemos que este ano também seja um sucesso. Realiza-se com a parceria de várias entidades, desde as escolas de hotelaria e turismo aos centros de emprego das várias regiões do país e na qual pretendemos recrutar profissionais com talento e paixão pela hotelaria e que queiram fazer parte de um grupo internacional que lhes oferece a possibilidade de progressão na carreira”, afirma Carla Silva, diretora de recursos humanos para Portugal da Minor Hotels, em nota de imprensa.

Na lista abaixo é possível confirmar todas as datas e localizações da ação de recrutamento.

  • 3 de fevereiro: Escola Profissional de Salvaterra de Magos (das 10h00 às 12h00);
  • 3 de fevereiro: IEFP | Centro de Emprego e Formação Profissional de Cascais (das 14h às 17h);
  • 3 de fevereiro: Centro de Formação Profissional para o Sector Alimentar Pontinha (das 15h00 às 17h00);
  • 4 de fevereiro: Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste ǀ Pólo das Caldas da Rainha (das 10h00 às 12h00);
  • 4 de fevereiro: IEFP | Centro de Emprego e Formação Profissional das Caldas da Rainha (das 10h00 às 12h00);
  • 4 de fevereiro: Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra (das 15h00 às 18h00);
  • 4 de fevereiro: IEFP | Centro de Emprego e Formação Profissional de Coimbra (das 10h00 às 12h00);
  • 5 de fevereiro: Instituto Nun’alvres Santo Tirso (das 10h00 às 12h00);
  • 5 de fevereiro: IEFP | Centro de Emprego e Formação Profissional de Lamego (das 15h00 às 17h00);
  • 6 de fevereiro: IEFP | Centro de Emprego e Formação Profissional da Guarda (das 9h30 às 12h00);
  • 6 de fevereiro: Escola Professional Agostinho Roseta Castelo Branco (das 15h00 às 17h00);
  • 7 de fevereiro: Bolsa de Empregabilidade, Centro de Congressos do Algarve, Tivoli Marina Vilamoura Algarve Resort (das 10h00 às 17h30);
  • 11 e 12 de fevereiro: IEFP | Centro de Emprego e Formação Profissional do Barlavento, Portimão (das 10h00 às 16h00);
  • 13 de fevereiro: Bolsa de Empregabilidade, Arena D’Évora (das 10h00 às 17h30);
  • 15 e 16 de fevereiro: Centro Comercial AQUA Portimão (das 10h00 às 20h00).

Durante estes dias, os candidatos podem ainda tornar-se embaixadores do Tivoli Talent Tour e ganhar uma noite num dos hotéis Tivoli do Algarve. Para se habilitarem, são convidados a mostrar a sua criatividade dizendo qual a sua profissão de sonho e escolhendo os acessórios que melhor os caracterizam para tirar uma fotografia junto ao ‘Tuk Tuk’ do Tivoli Talent Tour. Depois, basta partilhar a fotografia no perfil do Instagram com o #TivoliTalentTour e mencionar a página @talentatminoreuam.

Toda a informação está disponível no website tivolitalenttour.com e as candidaturas também poderão ser enviadas através do email recrutamento.mhpt@nh-hotels.com.

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ALEP com formação sobre AL no Algarve

Nesta ação de formação, a ALEP pretende responder a diversas dúvidas suscitadas pelos proprietários e gestores de Alojamento Local do Algarve.

Para dar resposta às dúvidas suscitadas pelos proprietários e gestores de Alojamento Local do Algarve, a Associação do Alojamento Local em Portugal (ALEP) acaba de lançar uma ação de formação certificada em Faro, no dia 12 de fevereiro, com o apoio do Turismo do Algarve, com o objetivo de dar a conhecer em detalhe todas as alterações práticas à atividade e alertar para os novos desafios para o futuro do AL.

Nesta ação de formação prática presencial de 3 horas e 30 minutos, os participantes obterão respostas a diversas dúvidas. Entre elas, enumera a ALEP estão: O que muda com a nova legislação: Decreto-Lei 76/2024; Quais são as novas regras de AL em condomínio?; Como fica a abertura de novos registos em frações de prédios no litoral e interior e em cidades onde há regulamentos municipais? Quais são as atuais limitações?; Os registos de AL vão ter prazo de validade?; E o que muda na questão fiscal?; Qual é a nova forma de comprovar atividade e qual é o papel do Seguro neste processo? E o que acontece a quem não enviou o Comprovativo de Atividade em 2023?; Afinal quais são os novos poderes das Câmaras? Quais são as perspetivas para os regulamentos municipais?; Como fica a questão da intransmissibilidade?.

A ação de formação decorrerá na sede da Região de Turismo do Algarve, a partir das 14h30 e os interessados em frequentar a formação certificada da ALEP poderão obter mais informações sobre inscrição e modo de pagamento em www.alep.pt/FORMACAOALGARVENOVALEI

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