Créditos: Alambique Hotel Resort & Spa
Alambique Hotel Resort & Spa inaugura novas valências apostado no MICE
O hotel conta com um novo spa de 2.500 metros quadrados, um meeting center com uma sala com capacidade para 1.000 pessoas e uma nova ala de suites premium para dar resposta a estes serviços.
Carla Nunes
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Após vários avanços e recuos, o Alambique Hotel Resort & Spa, localizado no Fundão, aproveitou os festejos do réveillon para inaugurar novas valências, nomeadamente um novo spa, espaço de reuniões e uma nova ala de suites.
O Golden Rock Alambique Water Spa surge como a “joia da coroa” desta recente renovação. Com um total de 2.500 metros quadrados, dois andares com piscinas aquecidas e jacuzzis suspensos, a unidade hoteleira garante que este é “o maior spa do país”.
Se no primeiro piso os clientes podem encontrar piscinas aquecidas, no segundo andar as piscinas aquecidas são complementadas com grutas sensoriais equipadas com saunas, banhos turcos, uma cabine de neve, fonte de gelo e corredores de contraste com jatos de água quente e fria, bem como uma ala só de massagens e tratamentos. O terceiro andar é dedicado ao relaxamento, com camas de água e camas aquecidas, sendo que o segundo e terceiro andar são interditos a crianças.
“No verão já temos muita gente no resort, [onde] estamos muito focados nas famílias – em agosto [de 2023] tínhamos todos os quartos com crianças, porque tudo está preparado para lhes dar resposta. No inverno tínhamos uma ligeira quebra. Subíamos um pouco durante os fins-de-semana quando havia neve e eventos, mas durante a semana há sempre uma quebra natural. Agora, com este spa, isto vai ter uma atração própria para o inverno”, assegurou João Morgado.
Para dar resposta a este novo público foi necessário “fazer um upgrade na habitação”, razão pela qual o Alambique Hotel Resort & Spa inaugurou também uma nova ala com 42 suites premium, cujas varandas têm vista para as piscinas exteriores do resort.
Foi construída uma nova ala para alojar estas suites, o que levou a uma remodelação total da fachada do hotel, para uniformizar a imagem exterior. Esta nova ala foi unida à antiga com um lobby também ele renovado.
Relativamente a mercados, além de o hotel “funcionar muito bem com o mercado português”, a ambição da unidade hoteleira com estas novas valências passa por “trabalhar o mercado espanhol, de Madrid para cá, porque não há nada deste género nessa faixa”. Como João Morgado referiu, “encontrámos coisas parecidas no litoral, [como em] Barcelona e no sul de Espanha, mas na zona interior não há [nada semelhante]. Através das agências de viagem, o hotel espera ainda atrair “públicos mais internacionais, que neste momento não temos”.
“Começa a chegar à região o público americano, que antes não tínhamos, mas eles vêm já com as viagens muito organizadas, portanto, temos de trabalhar com agências de viagens para já virem programados”, afirmou João Morgado.
Novo Meeting Center do hotel ocupa dois pisos
As obras no Alambique Hotel Resort & Spa ficaram completas com um novo Meeting Center localizado na nova ala recentemente construída. Este encontra-se nos pisos 0 e 1 e ocupa mais de 1.000 metros quadrados, equipado com tecnologia da Altice.
No piso 0 encontra-se o Salão Ouro, com 1.078 metros quadrados e capacidade para 1.000 pessoas. Já no piso 1 estão disponíveis três salas de trabalho – as salas “Cereja”, “Estrela” e “Gardunha” – uma sala panorâmica e um foyer.
A construção destas novas valências tinha um investimento estimado de dez milhões de euros. No entanto, com o aumento do preço dos materiais, o valor da obra quase dobrou em relação ao originalmente estimado.
Se a ideia inicial passava por centrar este espaço nos congressos, o hotel decidiu abrir a possibilidade de abrir o meeting center a feiras, exposições e pequenos espetáculos. Aliás, João Morgado lembrou que “os próprios hóspedes cada vez mais pedem animação à noite, sobretudo no verão, em que as famílias passam uma semana ou duas [no hotel]”.
O responsável de marketing explicou que “como tínhamos um espaço [de eventos] pequeno, eramos procurados por pequenas empresas, médias empresas. Com este espaço vamos à procura de grandes empresas, de outro tipo de clientes. Muitas vezes chegavam-nos com propostas para as quais não tínhamos capacidade. Ou seja, há uma procura, agora vamos ter uma resposta”.
Quando questionado sobre a atratividade da região para a captação do segmento de reuniões, incentivos, conferências e exposições (MICE, na sua sigla em inglês), João Morgado aportou para a necessidade de se diversificarem os espaços para este tipo de eventos.
“Temos falado com algumas empresas que organizam eventos e congressos e o que nos dizem é que as pessoas também estão há procura de lugares novos. O litoral também já está demasiado explorado. Se vão para o Algarve, de um hotel para o outro, é um pouco mais do mesmo. Hoje as empresas começam há procura de outros espaços”, refere.
As 2h30 de viagem em relação a Lisboa e ao Porto, bem como os equipamentos tecnológicos da Altice disponíveis no meeting center e a ausência de problemas de estacionamento ou alojamento são indicados por João Morgado como pontos a favor do hotel para a organização de eventos.
Para este espaço de eventos, e nesta vertente empresarial, o hotel está mais “centrado no mercado nacional”, com empresas locais de grande dimensão, sem descurar Espanha, “da faixa de Madrid para cá”.
“Neste primeiro ano é um ano de apalpar terreno. Temos de ver como é que o mercado reage, quais são os públicos que reagem à comunicação. Também é um tempo para aquilatarmos como é que as coisas estão a correr, onde é que estamos a entrar melhor, onde é que temos mais dificuldade. Vai ser um ano de estudo”, termina João Morgado.