Philipp Ingenillem, CSO e co-fundador da Online Birds.
Opinião | Verão bem-sucedido: 7 dicas de marketing online para os hotéis voltarem ao bom caminho
A opinião de Philipp Ingenillem, CSO e co-fundador da Online Birds.
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A pandemia da COVID-19 continua a ter a Europa nas suas garras. No entanto, vários inquéritos mostram que muitos europeus anseiam por umas férias de Verão e que os destinos na Europa serão o seu principal foco. Também o avanço das campanhas de vacinação em muitos países e os planos do governo português de abrir as fronteiras aos turistas internacionais sem quarentena e testes extra, dão a esperança de um turismo bem-sucedido este Verão. No entanto, a situação ainda pouco clara no que diz respeito a restrições nas viagens em grandes partes da Europa, levará a um enfoque particular em viagens espontâneas e curtas.
O que significa isto para as atividades de marketing dos hotéis? Uma boa preparação e uma reação flexível às mudanças das circunstâncias externas são agora mais do que nunca as chaves para o sucesso.
A agência Online Birds com escritórios em Munique, Berlim e Lisboa é considerada uma das especialistas no campo do marketing online, sobretudo para a indústria hoteleira na Europa. O nosso CSO & CO-Founder, Philipp Ingenillem, compilou 7 dicas de marketing online para um Verão de sucesso:
Dica 1: Criar ofertas especiais – “Welcome Back”
Crie ofertas criativas e pense em ofertas adequadas de “Bem-vindo de volta” com as quais pode, adicionalmente, sublinhar a individualidade do seu hotel. Por exemplo, oferecer atividades especiais ao ar livre, tendo em conta as regras de higiene e distanciamento. Após um longo tempo em casa, o desejo dos seus hóspedes de se mudarem pode ser muito forte. É também aconselhável não se concentrar nos descontos nestas ofertas de “boas-vindas de volta”, mas sim na excitação dos seus potenciais convidados. Aqui não há limites para a criatividade. Além disso, a oferta oferece-lhe a oportunidade de colocar o foco no período de abertura do seu hotel de uma forma complementar.
Dica 2: Criar conteúdo adequado
Basicamente, conteúdo significa tudo o que é partilhado na Internet em termos de ideias e conteúdo, ou seja, qualquer texto, imagem, dados áudio e vídeo. No decurso do marketing de conteúdos, os utilizadores são então abordados com este conteúdo de qualidade, em vez de publicidade indesejada. E é exatamente isso que importa neste momento. Pode criar posts em blogs, mensagens de vídeo, ou séries de imagens onde mostra que precauções de segurança tomou para proteger os seus convidados e empregados. Além disso, fale sobre a antecipação da reabertura e espalhe uma vibração positiva. O conteúdo que evoca uma resposta emocional do espectador é mais suscetível de ser partilhado, e que o ajudará a aumentar o seu alcance.
Está a tornar-se evidente que a circulação para uma viagem irá variar muito. Para que os seus hóspedes os possam acompanhar, a maior parte depende de si. Não confie nos seus hóspedes para descobrir, tome você mesmo a iniciativa. Informe-os sobre as restrições atuais, remeta-os para os websites das autoridades e, sobretudo, coloque a data de abertura do seu hotel no centro das atenções.
Dica: os psicólogos dizem que é preciso ver uma informação pelo menos três vezes antes de se lembrar dela.
Dica 3: Personalize o seu website
Depois de ter criado ofertas e conteúdos apropriados, é altura de personalizar o seu site. Ajuste as suas ofertas de “boas-vindas de volta”, adicione detalhes complementares à sua landing page sobre o Corona, e acrescente ao conteúdo recentemente criado. Lembre-se sempre, o seu website é oporta-estandarte do seu negócio. É o primeiro ponto de contacto para hóspedes novos e existentes e o funil de todos os esforços de marketing. Tão individual como cada hotel em si, o website também o deve ser.
Dica 4: Utilize as possibilidades do e-mail marketing.
Prepare uma newsletter e inclua informação sobre a reabertura e ofertas correspondentes. Integre também os seus posts no blogue, mensagens de vídeo ou séries de imagens para espalhar um clima positivo e, ao mesmo tempo, educar os utilizadores sobre as precauções de segurança.
Dica 5: Preparar anúncios e mensagens publicitárias para as redes sociais
O conteúdo que criou fornece uma base ideal para os seus canais de comunicação social. Utilize -o para transmitir a antecipação e divulgar a data da reabertura. As campanhas de anúncios nos meios de comunicação social também lhe dão a oportunidade de alcançar um grande número de potenciais novos convidados. Ao criar estas campanhas, considere especialmente que está a comunicar para um público numa distância de condução mais curta. Desta forma, há mais hipóteses de que os destinatários do anúncio decidam tirar férias espontâneas.
Dica 6: Planeie as suas campanhas de anúncios no Google
Ao planear as suas campanhas de anúncios no Google, pense cuidadosamente em quem quer atingir e como. Por exemplo, uma campanha de última hora poderia ser mais interessante se chegasse a pessoas que tomaram uma decisão de última hora. Além disso, com a ajuda da opção de retargeting, pode dirigir-se a potenciais hóspedes que já tenham visitado o seu website mais do que uma vez quando utilizaram a Internet, através anúncios direcionados. Com esta função de “lembrete”, pode reforçar o conhecimento do seu hotel e chamar a atenção para a sua oferta de “Bem-vindo de volta”.
Dica 7: Reveja a sua confirmação de reserva e o e-mail de chegada.
As dicas até agora são inicialmente concebidas para gerar reservas. No entanto, já pode adaptar todas as etapas subsequentes no decurso da jornada do seu hóspede como cliente. Por exemplo, volte a abordar as precauções de segurança na confirmação de reserva e concentre-se ainda mais do que anteriormente no sentimento de antecipação dos seus convidados, com o seu e-mail de chegada.
No decurso destes preparativos, poderá também perguntar a si próprio até que ponto o seu hotel está fundamentalmente bem posicionado no marketing online a e como se compara à sua concorrência. O Hotel Digital Score dar-lhe-á uma resposta a isto em pouco tempo. O Hotel Digital Score é um portal de análise para o desempenho de marketing online de um hotel. Vai de zero a 100 e inclui uma análise inicial das bases de cinco áreas de marketing online, bem como um relatório detalhado com recomendações de ação. É não vinculativo (preço = 0 euros), útil para todos os hoteleiros e completamente neutro. Para este efeito, o website do hotel desejado deve ser introduzido na plataforma a fim de receber as avaliações após alguns minutos. Especialmente agora no tempo da Covid-19, o Hotel Digital Score pode fornecer – lhe pontos de partida valiosos para definir o curso de reabertura. Para uma melhor classificação dos resultados, deve também fazer uma comparação. Por exemplo, também pode consultar outros relatórios para os seus concorrentes ou hotéis de referência.
*Philipp Ingenillem, CSO e co-fundador da Online Birds.