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Património revive pelas mãos dos hoteleiros.

Revive = voltar à vida. É esta a primeira definição da palavra no dicionário e é precisamente este o objectivo do Estado com o recém-lançado Programa REVIVE, de valorização do património nacional e que resulta de uma iniciativa conjunta dos Ministérios da Economia, da Cultura e das Finanças. Tratam-se de 30 monumentos, 11 dos quais já conhecidos.

Patricia Afonso
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Património revive pelas mãos dos hoteleiros.

Revive = voltar à vida. É esta a primeira definição da palavra no dicionário e é precisamente este o objectivo do Estado com o recém-lançado Programa REVIVE, de valorização do património nacional e que resulta de uma iniciativa conjunta dos Ministérios da Economia, da Cultura e das Finanças. Tratam-se de 30 monumentos, 11 dos quais já conhecidos.

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Revive = voltar à vida. É esta a primeira definição da palavra no dicionário e é precisamente este o objectivo do Estado com o recém-lançado Programa REVIVE, de valorização do património nacional e que resulta de uma iniciativa conjunta dos Ministérios da Economia, da Cultura e das Finanças. Tratam-se de 30 monumentos, 11 dos quais já conhecidos, que irão a concurso, na sua maioria com o intuito de concessões para exploração hoteleira, como afirmou à Publituris Hotelaria o ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral. O restante património disponibilizado para este fim deverá ser divulgado ainda no decorrer deste ano.

“O que queremos com este projecto é, principalmente, recuperar o património com investimento privado, uma vez que o Estado não tem meios para recuperar todo o património de que dispõe”, explicou o governante, admitindo que possam haver mais fases do Programa REVIVE, que já despertou a curiosidade de grupos hoteleiros internacionais. Para já, o ministro de Economia prefere não revelar estes nomes por ainda só ter havido “manifestações de interesse muito grandes” e ser um “processo informal”. A iniciativa vai, aliás, ser apresentada e divulgada de forma “mais estruturada” internacionalmente, possivelmente “ainda até ao final deste ano”.

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Até ao momento, apenas o Convento de São Paulo, em Elvas, foi a concurso, um processo célere que culminou na concessão do monumento ao grupo português Vila Galé e cujo contrato foi assinado no passado dia 21 de Outubro. O Ministério espera, porém, abrir mais concursos até ao final do ano e, talvez, “fechar mais alguns contratos”: “Vários destes projectos serão postos a concurso ainda este ano, outros ao longo do próximo ano. O que fizemos foi um trabalho de levantamento, do que, quem tenha as concessões, tem que fazer, do que pode e não pode fazer. Quando estiver pronto este trabalho, serão abertos concursos transparentes”, afirmou o governante aos jornalistas na cerimónia de assinatura do protocolo com os Vila Galé.

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_u7a5543Questionado pela Publituris Hotelaria sobre se o Programa REVIVE terá mais fases, Manuel Caldeira Cabral admitiu essa hipótese e afirmou: “Penso que este é um programa que deve continuar, devemos olhar para o património histórico que o País tem e fazê-lo com responsabilidade. Portanto, onde houver oportunidades interessantes de recuperação e onde essas oportunidades forem no Turismo, isso deve ser considerado. E é isso que este programa faz, é considerar essa hipótese e, depois, estudá-la e ver se é viável. É óbvio que o restauro do património tem muitos outros fins, e há vários palácios e monumentos restaurados que foram transformados em museus, mas, infelizmente, há muitos que estão, ainda, ao abandono e a degradar-se e a perder-se um património importante e é para esses que estamos a olhar e que queremos valorizar.”

Sobre se o concurso processual dá primazia a nomes portugueses, o ministro da Economia recusou e explicou que “os concursos são abertos a nacionais e internacionais e quem aparecer com o projecto mais interessante, que respeite melhor o património e que traga mais valor é que teremos que privilegiar”.

O valor que o Estado deverá arrecadar com este projecto não é revelado. Nos casos “em que este património está em zonas ligadas a grandes taxas de ocupação e pode gerar uma rentabilidade grande, é óbvio que isso vai gerar um encaixe para o Estado, mas isso tem que ser definido concurso a concurso. Em muitos casos, o encaixe não será muito elevado. A nossa principal motivação é garantir o restauro do património e que o que hoje são buracos negros no meio das cidades portuguesas passem a ser espaços que contribuam para dar vida aos lugares”.

De destacar, ainda, o anunciado fundo de investimento de 150 milhões de euros a propósito deste programa. Ana Mendes Godinho, secretária de Estado do Turismo, explicou à Publituris Hotelaria tratar-se de “uma linha de financiamento reembolsável, construída entre Turismo de Portugal e o Sistema Nacional de Garantia Mútua, com prazos dilatados e adequados ao investimento necessário a requalificação dos imóveis”. “As empresas vão poder candidatar-se a este instrumento através do Turismo de Portugal. Todas as informações relativamente ao REVIVE são permanentemente actualizadas no sítio da Internet que criámos para o efeito, de forma que todos tenham acesso à informação”, disse a governante.

Vila Galé ganha Elvas

‘Ó Elvas, Ó Elvas, Vila Galé à vista’. A música de Paco Bandeira pode parecer um trocadilho fácil (e, verdade seja dita, até o é), mas também é perfeita. O grupo foi o primeiro a ganhar a concessão de um monumento nacional ao abrigo do REVIVE. Trata-se do Convento de São Paulo, em Elvas, que o presidente do Vila Galé, Jorge Rebelo de Almeida, acredita que vai ser um grande destino turístico alentejano.

Um investimento de cerca de cinco milhões de euros no Convento de São Paulo vai dar lugar a uma unidade Vila Galé de quatro estrelas, composta por 64 quartos, dois restaurantes, um salão para eventos e conferências, um spa Satsanga – marca própria do grupo –, bar e adega, piscina exterior e interior. Este hotel vai criar entre 25 e 30 empregos.

“Precisamos de 60 dias para ter os projectos todos prontos, depois passamos a bola para as entidades oficiais, que acho que vão correr rápido para aprovar isto, e, depois, temos um prazo de 15 meses para executar a obra. O orçamento é difícil porque estas obras são sempre muito difíceis de avaliar, têm muitas surpresas. Começamos a mexer e surgem surpresas sobre a resistência da estrutura, do edifício. Mas penso que em 15 meses vamos ter o hotel e o orçamento previsto é na ordem dos cinco milhões de euros”, disse Jorge Rebelo de Almeida aos jornalistas por altura da assinatura do protocolo com o Estado.

_u7a5652Hoteleiros

Sobre o Programa REVIVE, Jorge Rebelo de Almeida elogiou o Ministério da Economia e a Secretaria de Estado do Turismo pela iniciativa e admitiu estar atento a novas oportunidades, nomeadamente o Quartel da Graça, em Lisboa.
Foram vários os grupos hoteleiros portugueses contactados para se pronunciarem sobre este projecto estatal, mas poucos os que se quiseram pronunciar.

O SANA Hotels adiantou, apenas, que “está, neste momento, a avaliar a situação”.

Já o Porto Bay, pela voz do administrador Bernardo Trindade tem uma “opinião positiva”. “Requalifica um vasto edificado que outrora teve finalidades várias e importantes e que, hoje, pode vir a ter uma finalidade diferente com uma motivação económica social e ambiental”, afirma o ex-secretário de Estado do Turismo, acrescentando que “a terminologia revive dada a este programa é também importante porquanto convoca os diversos interessados a manterem a identidade de cada um dos espaços”.

“No caso do PortoBay não há um interesse particular em qualquer imóvel, há, pelo contrário, um interesse geral em estudar cada um deles”, conclui.

Manuel Proença, da Hoti Hotéis, em declarações ao Dinheiro Vivo, confirmou o interesse do grupo e afirmou tratar-se de uma “iniciativa feliz”. O responsável considera que este projecto vai “diminuir custos ao Estado de alguns edifícios”. Manuel Proença refere ainda os monumentos que considera de maior interesse e que “vão ser bem disputados”, como seja o Forte do Guincho, Castelo de Portalegre, Forte de Peniche, edifício da Alfândega – “que ainda não está publicado” – e o Mosteiro de Santa Clara-a-Nova.

As Pousadas de Portugal, por sua vez, admitem que estão “a analisar”. “Não é só o do Estado, há várias hipóteses. A primeira coisa que temos de decidir é adquirir ou explorar, porque é uma grande diferença entre comprar um monumento ou alugá-lo. Aqui a prioridade é fazer a exploração de um património já edificado. Estamos atentos a essa oferta que existe”. Contudo, esclarece que “há uma dimensão mínima que as Pousadas têm que ter para trazer resultados, dentro da gestão do Grupo Pestana, que se vejam e sejam importantes. Pousadas com menos de 40 ou 50 quartos dificilmente olharemos para elas, ou seja, ou é qualquer coisa fora do normal ou dificilmente abraçaríamos um projecto desses”.

Vila Real de Santo António

Paralelamente ao programa estatal, a Câmara Municipal de Vila Real de Santo António e a empresa municipal Sociedade de Gestão Urbana (SGU) anunciaram, no início de Setembro, a reabertura do concurso público para a concepção, adaptação em unidade turística e exploração de três imóveis situados no centro histórico da cidade.
Os edifícios em concurso são de matriz pombalina e estão localizados na zona histórica, que já é protegida por um Plano de Pormenor de Salvaguarda. A ideia é manter a traça histórica dos imóveis e as suas características pombalinas, que destacam, igualmente, a cidade, dando lugar a unidades de tipologia superior e/ou de charme, apurou a Publituris Hotelaria junto do município.

A medida “faz parte do pacote de investimentos turísticos previstos para o concelho” e o concurso foi publicado no Diário da República de 14 de Setembro de 2016, sendo que as propostas podem ser apresentadas num prazo de 60 dias a contar desta data. A Publituris Hotelaria apurou, ainda, que “o critério no qual se baseia a adjudicação é o da proposta economicamente mais vantajosa, a que se junta o factor da qualidade da proposta de intervenção e do projecto de exploração”.

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AP Cabanas Beach & Nature
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Cinco hotéis da AP Hotels & Resorts distinguidos com o selo Save Water

O selo é atribuído aos estabelecimentos que cumpram um conjunto de medidas com o objetivo de reduzir o consumo de água em 15%, quando comparado com o período homólogo.

O grupo AP Hotels & Resorts foi reconhecido com o selo Save Water em cinco das suas unidades, nomeadamente o AP Victoria Sports & Beach, o AP Oriental Beach, o AP Eva Senses, o AP Maria Nova Lounge e o AP Cabanas Beach & Nature.

Coordenado pela Região de Turismo do Algarve, em articulação com o Turismo de Portugal e com a ADENE – Agência para a Energia, este selo é atribuído aos estabelecimentos que cumpram um conjunto de medidas com o objetivo de reduzir o consumo de água em 15%, quando comparado com o período homólogo.

Para o efeito, é estabelecido um “plano de ação” para colocar em prática as medidas escolhidas pela unidade. De acordo com o grupo hoteleiro, as unidades dos AP Hotels & Resorts comprometem-se a realizar 10 medidas, sendo que duas delas já foram executadas, como refere em comunicado.

A lista de medidas inclui a adoção de torneiras eficientes nas instalações sanitárias e nas cozinhas de restauração; assegurar uma taxa de renovação diárias de água igual ou inferior a 3% do volume da piscina; minimizar as necessidades de reposição com água potável da rede mediante preservação da qualidade da água da piscina e reduzir ou adaptar as técnicas de limpeza de pavimentos e superfícies exteriores.

Estão também listadas medidas no que diz respeito à consciencialização dos hóspedes, seja através da redução da substituição de roupa de cama e toalhas, seja no reforço de sinalética que relembra para a redução do tempo dos banhos, por exemplo.

Está ainda contemplada a realização de ações de formação, capacitação e sensibilização dos funcionários para a redução do consumo de água, bem como a verificação e manutenção imediatas de todos os equipamentos, dispositivos e instalações utilizadoras de água.

Os impactos das medidas implementadas serão medidos e divulgados posteriormente junto dos colaboradores e clientes, “estimulando a continuação e reforço do compromisso com a eficiência hídrica”.

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Vila Galé cria parceria com a VilacomVida para promover inclusão e diversidade laboral

A colaboração prevê a integração de dois jovens com necessidades específicas nos hotéis do Vila Galé, além da criação de um ponto de venda de café e merchandising do Café Joyeux dentro do hotel Vila Galé Cascais.

O grupo hoteleiro Vila Galé associou-se à Associação VilacomVida com o intuito de promover a inclusão e a diversidade em contexto laboral. Esta Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) proporciona formação e emprego a jovens-adultos com dificuldades intelectuais e do desenvolvimento e representa a marca Café Joyeux em Portugal.

Através desta parceria, o grupo hoteleiro vai dar início à criação de um projeto-piloto para a integração de dois jovens com necessidades específicas no hotel Vila Galé Cascais e na pizzaria Massa fina, do hotel Vila Galé Estoril.

Esta colaboração com o Vila Galé inclui ainda um conjunto de apoios à VilacomVida e ao Café Joyeux, estando prevista a criação de um ponto de venda de café e merchandising do Café Joyeux dentro do hotel Vila Galé Cascais. O grupo hoteleiro tem ainda em vista o apoio a um colaborador dos Cafés Joyeux.

Os clientes dos Cafés Joyeux vão também, a partir de agora, poder acompanhar as suas refeições com os vinhos do grupo Vila Galé, que terão um novo rótulo criado especialmente para o Café Joyeux.

“Esta parceria é uma forma de concretizar a missão do Vila Galé para o desenvolvimento de um turismo mais sustentável do ponto de vista social, contribuindo dessa forma para uma sociedade mais humana e mais inclusiva. Com este modelo pretendemos mudar comportamentos e atitudes, influenciando colaboradores e clientes a adotarem um comportamento socialmente responsável nas suas vidas”, explica Gonçalo Rebelo de Almeida, administrador do Vila Galé.

“Na VilacomVida, e nos Cafés Joyeux, temos como missão trazer a diferença para o centro das nossas cidades e das nossas vidas, e o terceiro setor é fundamental para esta transformação positiva da sociedade. A colaboração com empresas de referência como o grupo Vila Galé permite-nos eliminar o estigma associado às pessoas com dificuldades intelectuais e do desenvolvimento e mostra-nos que, juntos, estamos no caminho certo para uma sociedade mais inclusiva e onde a diferença é celebrada”, afirma Filipa Pinto Coelho, presidente da associação VilacomVida e CEO do Joyeux em Portugal.

A parceria prevê também o desenvolvimento de ações de formação e teambuilding com os colaboradores do Vila Galé, com vista a sensibilizar para a necessidade de inclusão da diferença no seu dia-a-dia.

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NH Collection Gent

Créditos: DR

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Minor Hotels abre oficialmente as portas do NH Collection Gent

Com esta abertura hoteleira no centro histórico de Gent, a Minor Hotels Europe & Americas passa a contar com quatro hotéis da marca NH Collection Hotels & Resorts na Bélgica.

No início deste mês, a 4 de novembro, a Minor Hotels abriu as portas do seu mais recente hotel na Bélgica, o NH Collection Gent.

Com o lançamento deste hotel da NH Collection no centro histórico de Gent, a Minor Hotels Europe & Americas reforça a presença da marca NH Collection Hotels & Resorts na Bélgica, onde já detém uma propriedade em Antuérpia e duas em Bruxelas.

Parcialmente alojado num edifício restaurado da Feira Mundial de 1913, o hotel homenageia as figuras mais importantes dos têxteis de Gent do século XIV. Inspirado nas obras de Hendrik Conscience, romancista popular flamengo, o NH Collection Gent conta a história do amor proibido entre Veerle Van Artevelde e Lieven Denys, desde a cripta medieval de Denys, do século XIII, até ao Grand Café Van Artevelde.

O NH Collection Gent, de quatro pisos, conta com 174 quartos, sendo que as suites júnior apresentam os nomes dos membros da família Van Artevelde, figuras que se destacaram na história da indústria têxtil de Gent.

NH Collection Gent

Créditos: DR

Além do pequeno-almoço buffet, servido no Restaurante Spinners, a oferta de comidas e bebidas do hotel é composta pelo Grand Café Van Artevelde, onde podem ser “saboreadas especialidades locais e cervejas belgas”, e pelo Dyers Courtyard, dedicado a refeições ligeiras, como referido em nota de imprensa.

Das restantes valências do NH Collection Gent fazem parte um ginásio, sauna e dez salas para reuniões e eventos, com capacidade para 400 convidados.

Um quarto duplo no NH Collection Gent para dois hóspedes tem o valor base de 150 euros por noite, incluindo pequeno-almoço e excluindo impostos municipais.

NH Collection Gent

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Eurostars Hotel Company

Eurostars Bilbao | Créditos: DR, via Hosteltur

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Eurostars Hotel Company chega ao País Basco com dois hotéis

A cadeia hoteleira passará a estar presente em San Sebastián e Bilbau com dois hotéis, cuja abertura está prevista para 2025 e 2026, respetivamente.

A Eurostars Hotel Company tem em vista a construção de um novo hotel em San Sebastián e a reabilitação de um edifício em Bilbau, cujas datas de abertura estão previstas para o verão de 2025 e o final de 2026, respetivamente.

Desta forma, a cadeia hoteleira do grupo Hotusa passará a estar presente pela primeira vez no País Basco, como noticia o Hosteltur. Ambos os projetos serão acrescentados ao portefólio da Eurostars Hotel Company em regime de arrendamento.

Em San Sebastián, mais concretamente no Paseo de la Fe, será construído o futuro Eurostar Villa Itziar, um quatro estrelas cujas obras de construção começaram no final de 2023, sob a direção do estúdio FIARK.

O futuro hotel de nova construção vai contar com 27 quartos, restaurante, um bar no rooftop, ginásio, jardim com piscina exterior e parque de estacionamento. A expectativa é a de que o hotel abra portas no verão de 2025.

Em Bilbau, a cadeia já deu início às obras de reabilitação do edifício que dará lugar ao futuro Eurostars Bilbao, um quatro estrelas situado na margem norte do rio Nervión, próximo ao Museu Guggenheim e ao Estádio de San Mamés.

O hotel vai oferecer 75 quartos e vários espaços comuns, prevendo-se que abra portas no final de 2026, após as obras de remodelação projetadas e dirigidas pelo estúdio de arquitetura Ajuriaguerra TRES.

“Tanto Bilbau como San Sebastián são destinos com um desenvolvimento turístico notável na última década, para o qual queremos contribuir com uma oferta de alta qualidade, que enriqueça a experiência dos visitantes. Esperamos continuar a crescer na região com novas iniciativas que reforcem o nosso compromisso com a excelência turística”, afirmou Amancio López, presidente do Grupo Hotusa.

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Ariana Rodrigues debate desafios da liderança no “Be Our Guest” da ADHP

A iniciativa da ADHP – Associação dos Diretores de Hotéis de Portugal convida na sua próxima sessão a diretora de alojamentos do Vila Vita Parc, numa conversa moderada por Leonardo Simões, presidente da ADHP Júnior.

A próxima sessão da iniciativa “Be Our Guest” decorre a 25 de novembro com a participação de Ariana Rodrigues, diretora de alojamentos no Vila Vita Parc.

A profissional, que em 2022 venceu o prémio Xénio de Melhor Diretor de Alojamento, estará presente nesta sessão para debater o tema “Liderar o amanhã: os desafios da liderança com as novas gerações”.

A conversa será moderada por Leonardo Simões, presidente da ADHP Júnior, e decorrerá via Zoom, às 15h00.

As inscrições para a sessão Zoom encontram-se abertas e devem ser efetuadas através de um breve formulário, estando limitadas ao número de vagas disponível. A conversa também será transmitida em direto no canal de YouTube da ADHP, onde ficará disponível para assistir em diferido.

A conversa tem o apoio de e-GDS Global Distribution Solutions.

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Palácio do Governador | Créditos: DR

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Todos os hotéis da Highgate Portugal passam a ser certificados pela Biosphere

Após a certificação de todas as unidades da Highgate Portugal pela Biosphere, o grupo organizou uma cerimónia a 7 de novembro para reconhecer e distinguir o contributo das equipas para a sustentabilidade dos seus hotéis.

A Highgate Portugal anunciou esta terça-feira que todas as unidades hoteleiras do seu portefólio já se encontram distinguidas com a certificação internacional Biosphere, um sistema que estabelece objetivos específicos, identificáveis e mensuráveis na área da sustentabilidade, pelo Instituto de Turismo Responsável (ITR).

Desta forma, passam a estar certificados pela Biosphere as 14 unidades do grupo: São Rafael Atlântico; São Rafael Suites; Hilton Porto Gaia; Holiday Inn Porto Gaia (que inclui o Gaia Residence); Palácio do Governador – Lisbon Hotel & SPA; Sesimbra Oceanfront Hotel; Salema Beach Village; Monte Santo Resort; Cascade Wellness Resort; Morgado Golf & Country Club (inclui os campos Álamos Golf Club e Morgado Golf Club); Salgados Palace; Salgados Palm Village; Salgados Dunas Suites e Salgados Golf Club.

A 7 de novembro, decorreu uma cerimónia no Palácio do Governador – Lisbon Hotel & SPA com o objetivo de reconhecer e distinguir o contributo das equipas das várias unidades hoteleiras para a sustentabilidade do grupo, bem como permitir o contacto com representantes de alguns dos principais parceiros para a sustentabilidade, como a Highgate Portugal dá conta em nota de imprensa.

Evento da Highgate Portugal | Créditos: DR

O evento contou com a presença de Patrícia Araújo, CEO Biosphere Destination; Ana Paula Rodrigues, vice-presidente da ADENE; Cristina Siza Vieira, CEO da AHP – Associação de Hotelaria de Portugal; Elisabete Félix, Business Development Director – Turismo de Portugal e Francisco Santos, Head of HSE Highgate Portugal.

Estes intervenientes debateram o estado da sustentabilidade na hotelaria, num evento que ficou marcado pela entrega dos certificados Biosphere às equipas dos hotéis e campos de golfe da Highgate, a entrega do prémio concurso logotipo 3D da Highgate, a apresentação do Manifesto de Sustentabilidade da Highgate Portugal e a gravação ao vivo do Podcast ESG Forward, o podcast de sustentabilidade da Highgate Portugal.

Neste evento, a Highgate Portugal apresentou o Manifesto de Sustentabilidade do grupo, um plano em que “as questões ambientais, sociais e de governação são partes integrantes, prioritárias e transversais à operação, para garantir a plenitude da sustentabilidade da Highgate Portugal”. Foi ainda apresentado o logótipo da Highgate Sustainability, que será exposto nas receções de todas as unidades, resultado de um concurso interno que contou com a participação dos colaboradores.

Sobre a certificação Biosphere

A certificação Biosphere, que responde aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, pressupõe que os hotéis têm de ser responsáveis por garantir os principais padrões de qualidade ambiental, especificamente no que se refere aos consumos de água e eletricidade, ao aplicar medidas para reaproveitar água nas suas instalações; à separação e tratamento dos resíduos; à preocupação com o ruído sonoro; ao combate ao desperdício alimentar; à promoção da conservação do património cultural e natural local; à contribuição para a igualdade de género; à aplicação de políticas de integração social, não discriminatórias e inclusivas e à colaboração com os sistemas de saúde em prol da saúde coletiva.

A plataforma da Biosphere é continuamente alimentada pelas unidades com novos dados de cumprimento e as auditorias de renovação. No seguimento da atribuição dos certificados referentes a 2024, a Highgate Portugal dá conta em comunicado de que está a preparar a renovação de todas as certificações para 2025.

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Hélder Martins mantém-se como presidente da AHETA

A AHETA elegeu os corpos sociais para o triénio 2025-2027, mantendo-se Hélder Martins como presidente.

A única lista a concorrer para os corpos sociais da Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA) – Lista A – que integrava todos os membros que compunham a lista apresentada em 2022, embora reforçada por mais algumas empresas em virtude da alteração de estatutos entretanto realizada, foi declarada vencedora, com a totalidade dos votos expressos, a favor.

Hélder Martins presidente reeleito, refere, em comunicado que “é de salientar, em primeiro lugar a confiança depositada pelos associados, o que muito agradecemos e a nossa promessa é de continuar a trabalhar para afirmar a AHETA como principal associação regional, na área do turismo. Numa altura em que nos deparamos com tantos desafios, temos que juntar todos os esforços no sentido de garantir a solidez das empresas para continuar a apostar na melhoria das condições dos nossos colaboradores, razão fundamental do sucesso do turismo e, por outro lado, continuar a apostar na qualidade dos empreendimentos turísticos com vista a uma melhor garantia de ‘value for money’, na perceção dos turistas.

Por seu lado, Mário Ferreira, o novo Presidente da Assembleia Geral, “espera continuidade no que se refere aos compromissos assumidos nestas e nas anteriores eleições, que nos elegeram”, apontando a conclusão da “criação do Gabinete do Associado, como meio de ouvir as empresas e ajudar a resolver os seus problemas; densificar os Gabinetes de Apoio Jurídico e Apoio ao Investimento”.

“Espero ainda que a AHETA continue a ganhar escala de representação, seja por via orgânica angariando novos associados, seja por cooperação ou agregação com entidades que concorrem para os mesmos objetivos”, frisa o novo Presidente da Assembleia Geral.

E conclui: “o Algarve, enquanto Região e Destino Turístico, tem especificidades que devem ser defendidas pelas próprias empresas, pois ninguém o irá fazer por nós. Só uma AHETA forte e representativa, como ator de peso no conjunto das instituições, poderá defender as empresas do Algarve da tentação centralista de Lisboa”.

A tomada de posse terá lugar a 20 de novembro, às 19.30 horas no Hotel Alísios, em Albufeira, presidida pelo secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado.

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Storfjord Hotel | Créditos: DR

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Relais & Châteaux acrescenta seis propriedades à coleção

Os novos hotéis que se juntam ao portefólio da Relais & Châteaux situam-se no Brasil, Estados Unidos da América (EUA), Chile, Itália, Alemanha e Noruega.

A Relais & Châteaux acrescentou seis novos membros à sua rede, que neste momento conta já com cerca de 580 hotéis e restaurantes. Só este ano, a associação adicionou 31 novos membros ao portefólio em vários pontos do globo.

Os seis novos associados localizam-se em diferentes países, nomeadamente Brasil, Estados Unidos da América (EUA), Chile, Itália, Alemanha e Noruega.

No Brasil, mais concretamente em Campos do Jordão, a Relais & Châteaux acrescentou ao seu portefólio o Botanique Hotel Experience. Com sete suites e 13 villas, o hotel conta com o restaurante “Mina”, de cozinha farm-to-table, um Jazz Bar, com tapas, e um spa com mais de 1.000 metros quadrados.

Localizado na encosta da Serra da Mantiqueira, o hotel conta com um projeto de design que reúne vários arquitetos e artistas brasileiros.

Já nos EUA, neste caso em Nova Iorque, é o restaurante The Modern, com duas Estrelas Michelin, que se junta à coleção da Relais & Châteaux. Situado no Museu de Arte Moderna de Nova Iorque (MoMA), o restaurante de 72 lugares oferece três experiências gastronómicas: um menu de degustação em constante evolução na sala principal, com vista para a obra “Abby Aldrich Rockefeller Sculpture Garden” do MoMA; um menu à la carte no Bar Room; e um menu de degustação experimental na Kitchen Table. A liderar o restaurante encontramos o chef executivo Thomas Allan, que aposta numa cozinha franco-americana com produtos frescos e sazonais.

No Chile, em Vicuña, os hóspedes da Relais & Châteaux podem encontrar o hotel CasaMolle no Vale de Elqui. Com 24 quartos, a unidade hoteleira apresenta um restaurante de cozinha tradicional chilena chefiada por Sebastián Massida, onde é possível usufruir de um menu de degustação de cinco momentos. As atividades promovidas pelo hotel incluem caminhadas, passeios de caiaque e a cavalo, visitas guiadas pelas vinhas que produzem vinho e pisco – uma famosa bebida local – sessões de meditação, tratamentos de spa e observação de estrelas.

CasaMolle | Créditos: DR

Em Itália, na região de Matera, o novo hotel a associar-se à Relais & Châteaux é o Vetera Matera. Com inauguração prevista para 15 de março de 2025, o hotel conta com 23 quartos, incluindo oito junior suites, um restaurante de gastronomia lucana, o “Vetera Restaurant”, um bar de vinhos e cockatails, bem como um spa escavado nas rochas de Matera.

Por outro lado, na Alemanha, em Bergisch Gladbach, será aberto em soft opening o Hotel Diepeschrather Mühle, a meia hora de carro da cidade de Colónia. Com 25 quartos, incluindo cinco suites, o hotel conta com um spa com piscina exterior aquecida. Já nas ofertas de comidas e bebidas será possível encontrar o Restaurante Schote, de fine dining, o Bistro Müllersin der Mülhe, de gastronomia regional e sazonal farm-to-table, e um bar de champanhe.

Por fim, junta-se à lista da Relais & Châteaux o Storfjord Hotel, localizado em Øvre Glomset, na Noruega. Com 30 quartos, incluindo 20 suites, o hotel oferece um spa com vista para a floresta e um restaurante de gastronomia local e sazonal, o The Restaurant at Storfjord Hotel. Situado numa encosta com vista para o fiorde homónimo, o conjunto de edifícios em madeira escura que compõem o hotel são de arquitetura norueguesa tradicional.

Fundada em 1954, a Relais & Châteaux é uma associação com cerca de 580 hotéis e restaurantes, dirigida por empreendedores independentes, maioritariamente com negócios familiares. Este ano, a associação celebra 70 anos.

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Six Senses alarga portefólio em Itália com novas aberturas em Milão e no Lago de Como

O Six Senses Milan tem data de abertura prevista para 2025, na Via Brera 19. Já o futuro Six Senses Lake Como deverá abrir portas em 2028, resultado da remodelação do Grand Hotel Cadenabbia.

A marca hoteleira Six Senses aumenta a sua presença em Itália com duas novas aberturas no país: o Six Senses Milan e o Six Senses Lake Como.

Ambos os hotéis surgem da assinatura de um acordo de gestão hoteleira com o Gruppo Statuto, sendo que o hotel da Six Senses em Milão tem abertura prevista para o próximo ano 2025 e o do Lago de Como em 2028.

O futuro Six Senses Milan ficará situado na Via Brera 19, com um total de 68 quartos, dos quais 15 são suites, e duas piscinas. Além do spa apetrechado com tecnologia de ponta, à semelhança de outros hotéis da marca, o Six Senses Milan vai oferecer um rooftop com bar e piscina.

Dada a sua localização naquele que é considerado um bairro de artistas, onde a tradição e a cultura milanesa se encontram, o hotel pretende levar os seus hóspedes numa “viagem de descoberta pelo artesanato e o estilo intemporal”, como refere em nota de imprensa, através de pormenores como o mármore arabescato, latão antigo, vidro fumado feito à mão, os tetos texturados e rebordos em mosaico”.

Six Senses Milan

Six Senses Milan | Créditos: DR

Já o Six Senses Lake Como abrirá portas após a remodelação total do atual Grand Hotel Cadenabbia, situado na margem ocidental do lago. O número de quartos do atual edifício de seis andares será “significativamente reduzido”, de acordo com a marca, para acomodar 102 quartos e suítes espaçosos, sendo que será também dedicado mais espaço para a área de spa e wellness.

A piscina e o deck exteriores serão complementados por uma piscina flutuante no lago. Já a oferta de comidas e bebidas inclui um restaurante de especialidade, um bar no terraço e um restaurante no quarto piso da unidade, com vista para o lago.

“Tanto o Six Senses Milan como o Six Senses Lake Como correspondem a um objetivo. O primeiro foi intencionalmente dimensionado e concebido para oferecer uma hospitalidade cuidada e o bem-estar holístico numa das capitais da moda mais dinâmicas da Europa. Já o segundo será um refúgio sereno inserido num dos mais belos jardins à beira do lago, a apenas 90 minutos de distância de Milão”, refere em comunicado Neil Jacobs, CEO da Six Senses.

Estas duas aberturas, fruto de um acordo com o Gruppo Statuto, segue-se à abertura do Six Senses Rome, em 2023, no restaurado Palazzo Salviati Cesi Mellini, bem como do Six Senses London e Six Senses Ibiza, que também resultaram de um acordo com este grupo.

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AHETA vai a votos a 18 de novembro

As eleições que decorrem a 18 de novembro, segunda-feira, têm como objetivo eleger os órgãos sociais para o triénio 2025/2027.

A Associação de Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA) vai a votos a 18 de novembro para eleger os órgãos sociais para o triénio 2025/2027.

Presente a sufrágio estará uma lista liderada por Mário Ferreira na Assembleia Geral, Hélder Martins, na Direção e Francisco Moser no Conselho Fiscal.

Em nota de imprensa, a associação dá conta de que “esta será uma lista que aposta na continuidade do trabalho realizado e que integra todos os elementos que integravam as listas anteriores”.

Desta forma, apresentam-se para a assembleia geral Mário Azevedo Ferreira (PG Hotels), como presidente; Maria do Rosário Ribeiro (Vila Galé S.A), como vice-presidente; e José Emídio (AGT, S.A.) e Orlando Lopes (Mogal, Inv. Tur Hoteleiros S.A.) como secretários.

Já a direção conta com Hélder Martins (Pedras d’el Rei, Gestão e Turismo, S. A.) como presidente. Já a listagem para vice-presidente inclui Joel Pais (Solverde, S.A.); Jorge Beldade (Minor Luxury Hotels S.A.); José Vila-Nova (Vila Vita Parc, Lda); Martinho Fortunato (Marlagos, In. Turísticas Lda); Pedro Lopes (Salvor, S.A.); Reinaldo Teixeira (Garvetur Ag. Imobiliária, S.A.); Sérgio Leandro (SGEHR, Soc Gest e Exp. Hotéis e Resorts, S.A.);  Teresa Bispo (Pedra dos Bicos, S.A.); José Carlos Leandro (Alísios II, Imob. Turismo, S.A.); Carlos Viegas (Soc. Turística Vasco da Gama, S.A.); José Queiroga Valentim (Pedras da Rainha, At. Turísticas, S.A.).

Por fim, o conselho fiscal apresenta como presidente Francisco de Moser (Details Hotels & Resorts, S.A.), como vice-presidente Rui Justo (Balvil Gest Emp Turísticos Lda) e como secretário Rui Costa (Alboltur Soc. Hoteleira Lda).

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