Emprego

Sindicato alerta para salários baixos na hotelaria e restauração

Estrutura sindical que representa trabalhadores do Norte desmente AHP e CTP.

Patricia Afonso
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Sindicato alerta para salários baixos na hotelaria e restauração

Estrutura sindical que representa trabalhadores do Norte desmente AHP e CTP.

Patricia Afonso

Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Hotelaria, Turismo, Restaurantes e Similares do Norte alerta para salários baixos.

O Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Hotelaria, Turismo, Restaurantes e Similares do Norte alertou esta segunda-feira para os salários bacios praticados no sector, afirmando que cerca de 60% dos profissionais na hotelaria e 80% dos trabalhadores da restauração auferem o salário mínimo.

O comunicado da estrutura sindical vem desmentir as declarações da Associação de Hotelaria de Portugal (AHP) e da Confederação de Turismo Português (CTP). A associação indica que o salário médio pago na indústria hoteleira, em 2016, era de 1035 euros, excluindo subsídios e prémios; enquanto a CTP refere que são pagos salários entre os 1000 e os 1500 euros, “alegando subsídios da noite e ao sábado e domingo”, lê-se na nota.

“Estes valores nada têm a ver com a realidade. Os salários na hotelaria e na restauração são muitos baixos. Cerca de 80% dos trabalhadores da restauração e cerca de 60% dos trabalhadores da hotelaria recebem apenas o salário mínimo nacional”, afirma o sindicato, salientando que “o sector não paga subsídios de noite nem de fim de semana, há apenas o subsídio noturno que na hotelaria é pago das 00 às 7 horas com um acréscimo de 50%, mas que abrange muito poucos trabalhadores”. Também o “trabalho ao sábado e domingo na restauração e hotelaria não é pago com qualquer acréscimo, embora seja uma reivindicação sindical de há muitos anos”.

O sindicato indica, também, que o salário médio mensal “de 632 euros só pode ter cabimento se estiver incluído o subsídio de alimentação, que no sector ou é pago em espécie ou pelo valor pecuniário, que vai de 32 euros a 122 euros”.

Para reverter esta situação, a estrutura sindical reitere que que só haverá uma “evolução assinalável” nesta questão “quando for desbloqueada a contratação coletiva” e acusa a AHP de que “recusa negociar salários desde 2009 e insiste na retirada total de direitos do contrato coletivo de trabalho”, tal como a AHPORT cujas negociações sofrerem, inclusive, um “recuo patronal”. Nesta associação, a tabela salarial em vigor remonta a 2011, precisa o sindicato. “Também esta associação recusa assinar qualquer tabela salarial sem haver cedências sindicais no clausulado de retirada de direitos, e a proposta de salários em cima da mesa, para muitos trabalhadores, é do salário mínimo nacional.”

Por fim, o sindicato aponta o dedo ao Grupo Pestana, que “não negoceia tabelas salariais para os trabalhadores das Pousadas de Portugal desde 2009”.

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Joana Almeida: “A hotelaria faz todo o sentido quando o serviço é o centro da sua atividade”

O Palacete Severo, situado no Porto, abriu portas em outubro do ano passado após um investimento de quatro milhões de euros. Sob a direção-geral de Joana Almeida, o hotel pretende afirmar-se como um lugar de “desmaterialização do luxo”, com um serviço “irrepreensível”.

No coração do Porto, junto à Avenida da Boavista, o Palacete Severo surge como um pequeno oásis no centro da cidade. De portas abertas desde outubro de 2024, o edifício classificado como imóvel de interesse histórico, reconvertido num hotel de luxo com 20 quartos, pertenceu ao arquiteto Ricardo Severo, que em conjunto com outros colegas de profissão visionou “a casa portuguesa ideal”. O local, onde viveu juntamente com a sua mulher, Francisca Dumont, de origem brasileira, faz referência não só a elementos portugueses, como também à ligação ao Brasil, “quer no tipo de cerâmicas e madeiras utilizadas, como nos elementos escolhidos para os vitrais”.

A explicação é dada por Joana Almeida, que assumiu a direção-geral desta unidade hoteleira ainda antes de se encontrar em funcionamento, em maio de 2023. Enquanto percorremos os corredores e salas deste palacete, Joana Almeida conta que o projeto surgiu de um investimento de cerca de 4 milhões de euros por parte de um casal de investidores franceses da Constellation du Taureau. Apesar de nunca terem investido em hotelaria, o casal “apaixonou-se” pela casa e respetivo jardim, ambos classificados como imóvel de interesse histórico.

Detentores de uma galeria de arte em Paris no distrito de Saint-Germain-des-Prés, a Galerie Perspective, o casal decidiu estender este espaço dedicado à criação de arte contemporânea ao Palacete Severo, que funciona com uma programação autónoma, quer nos espaços comuns da unidade hoteleira, quer nos próprios quartos, com obras disponíveis para venda.

Créditos: Just Frame It

Desta forma, os 20 quartos do hotel – 11 inseridos no palacete e nove localizados numa ala de nova construção – contam com uma personalidade própria, pontuada pelas obras de arte que os adornam. No caso dos quartos do palacete, a própria arquitetura do edifício oferece vários pormenores curiosos: no antigo escritório do arquiteto, agora reconvertido em quarto, ainda é possível perceber o local onde se situava o cofre da casa, cuja dimensão permitiu instalar a casa de banho deste quarto. Com acesso direto ao jardim, o quarto dá a ideia de se dormir no próprio exterior, com todo o conforto de um cinco estrelas.

Se o spa se localiza na nova ala de quartos, sob a marca Olivier Claire, os dois restaurantes da unidade hoteleira, o Éon Restaurante e o Bistrô Severo, fazem uso das antigas salas e pátio do palacete para oferecer um ambiente acolhedor.

Sob a chefia de Tiago Bonito, o Éon Restaurante assume-se como um restaurante gastronómico com menus de degustação de dez e 14 momentos. Já o Restaurante Bistrô, de cozinha mediterrânica, assume um caráter “mais tranquilo”, de acordo com Joana Almeida, sendo o local onde se servem os pequenos-almoços e os menus executivos ao almoço.

Eventos personalizados

Com um percurso fortemente ligado à hospitalidade, particularmente na organização de eventos – chegou a assumir funções no Europarque – Joana Almeida transitou do Sheraton Porto Hotel & Spa para a direção deste boutique hotel.

O convite para fazer parte deste projeto surgiu numa altura em que a profissional pretendia “sair da zona de conforto”, após vários anos enquanto general manager de um hotel com 266 quartos. O conceito de arte inserido na hotelaria, a visão dos proprietários sobre o tipo de hospitalidade que pretendiam oferecer na unidade e o legado do projeto convenceram Joana Almeida a aceitar o cargo no Palacete Severo.

“Tinha saído do Sheraton Porto Hotel & Spa, onde estive muitos anos, e estava num processo de pensar o que é que queria fazer. Não queria fazer igual, queria sair um bocadinho da minha zona de conforto. Para mim, a hotelaria faz todo o sentido quando o serviço é o centro da sua atividade. E esta unidade, pelo seu conceito, por aquilo que fui falando com [os proprietários] e o alinhamento de pensamento sobre o que poderia ser o hotel, [convenceu-me a aceitar o cargo]”, explica Joana Almeida à Publituris Hotelaria.

O Palacete Severo conta apenas com uma sala de eventos, pelo que Joana Almeida aponta que o desafio agora passa por trabalhar na personalização. Se há aspetos que não são necessários como acontece num hotel de grande dimensão, como é o caso do kit de banquetes, passa a existir “um maior envolvimento naquilo que é a sua preparação, no conceito do que o cliente vai querer”. Como explica, “nós próprios também nos envolvemos de outra maneira, é tudo muito personalizado, muito tailor-made, e essa é que é a grande diferença de um hotel mais pequeno e com este conceito”.

Créditos: Just Frame It

Admitindo que a organização de eventos faz parte do seu ADN, Joana Almeida aponta que a escala e dimensão permitem fazer “coisas quase improváveis”: “Nem sempre os grandes eventos nos realizam mais do que um pequeno evento, porque há pequenos eventos onde nos envolvemos de uma forma [diferente]”, afirma.

Mercado australiano foi “uma surpresa”

Com o hotel a captar mercados como o norte-americano, brasileiro e europeu nestes primeiros meses de operação – particularmente os mercados britânico e alemão –, Joana Almeida refere que a chegada do mercado australiano ao hotel foi “uma surpresa”, por não terem reunido esforços comerciais nesse sentido. Também o mercado nacional procura o hotel, contudo, e neste momento, “mais na área de negócios do que de lazer”.

Quanto aos públicos-alvo do hotel, Joana Almeida refere que estes terão de ter “alguma literacia para usufruir em pleno daquilo que o espaço entrega, não só do ponto de vista da arquitetura, e recuperação, [mas também] da arte que está expressa na galeria”. O turismo de saúde é outra das motivações dos clientes que têm acorrido à unidade, “especialmente do mercado norte-americano”, dada a proximidade ao Hospital das Forças Armadas e ao Hospital Lusíadas.

Restaurante Severo | Créditos: Just Frame It

No acumulado até janeiro, Joana Almeida aponta que a taxa de ocupação se encontrava nos 63%, sendo que a expectativa passa por “chegar ao final do ano com 85 a 86% de ocupação”.

Já o posicionamento da unidade é “claro”. Com o intuito de se situar num patamar “elevado” a “muito elevado”, o hotel pretende, acima de tudo, celebrar a “unicidade” do edifício em que se insere, fugindo do ostensivo.

“O luxo é o tempo e a vivência de um espaço destes, poder estar aqui tranquilamente, quer a trabalhar, quer em lazer, e isso advém de um serviço irrepreensível. E é por aí que nós queremos posicionar a unidade”, termina Joana Almeida.

*Artigo publicado originalmente na edição 226 da revista Publituris Hotelaria

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Glion lança novo mestrado executivo em hospitalidade e liderança empresarial

O Executive Master of Advanced Studies in Hospitality and Business Leadership decorre durante 12 meses, num programa composto por quatro módulos lecionados em regime online e uma semana imersiva no campus da Glion em Montreux, na Suíça.

tagsGlion

O Glion Institute of Higher Education alargou a sua oferta educativa com o lançamento de um novo mestrado executivo de estudos avançados em hospitalidade e liderança empresarial.

O “Executive Master of Advanced Studies in Hospitality and Business Leadership” é composto por um programa de 12 meses e decorre a tempo parcial, combinando aulas em regime online com “uma experiência imersiva no campus da Suíça”, como indicado em nota de imprensa.

O curso é dirigido a profissionais com pelo menos três anos de experiência, com a Glion a indicar que este é “ideal para gestores em ascensão, empresários, pessoas que mudaram de carreira e executivos que procuram o reconhecimento formal das suas credenciais de liderança”.

Dividido em quatro módulos, cada um com uma duração de 12 semanas em regime online e uma carga horária semanal entre 14 e 18 horas, o programa inclui temáticas como modelos de negócio disruptivos, sustentabilidade, finanças empresariais, marketing digital, gestão de operações e transformação organizacional.

O regime de aulas é posteriormente complementado com a “Semana Residencial”, realizada no campus de Montreux, na Suíça, da Glion. De caráter presencial, esta semana permite consolidar a “rede de contactos, uma aprendizagem imersiva e a exposição à inovação no setor, através de visitas aos bastidores e workshops com especialistas”.

O curso termina com um projeto final de investigação empresarial, “através de um desafio estratégico alinhado com o contexto de carreira de cada participante”, como refere a Glion.

“Criámos este programa de Mestrado Executivo para profissionais ansiosos por dar o próximo passo nas suas carreiras. Quer se trate de um talento em ascensão ou de um líder já estabelecido, este programa proporciona um espaço valioso para aperfeiçoar o seu pensamento estratégico, explorar as principais ideias sobre as tendências da hotelaria e reforçar a sua marca enquanto executivo. Foi concebido para ser intensivo, relevante e flexível, assegurando que se encaixa perfeitamente na sua agenda, ao mesmo tempo que proporciona uma aprendizagem transformadora”, afirma Antonina Santalova, Academic Dean na Glion.

Após a concussão deste programa, os diplomados receberão um diploma no valor de 60 ECTS (30 créditos americanos).

As candidaturas já se encontram abertas, sendo que o primeiro intake tem início a 24 de novembro de 2025.

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Marca Super 8 estreia em Portugal em 2027 após acordo entre a Wyndham e Soliteight

Nos próximos dez anos, a Wyndham Hotels & Resorts e a Soliteight Hotel Projects SA pretendem abrir 40 hotéis da marca económica Super 8 na Península Ibérica. O primeiro deverá abrir portas em 2027, em Leiria.

A Wyndham Hotels & Resorts firmou um acordo com a Soliteight Hotel Projects SA para abrir 40 hotéis da marca Super 8 na Península Ibérica nos próximos dez anos.

O primeiro hotel desta marca de gama económica deverá abrir em Leiria, no quarto trimestre de 2027. Já as restantes unidades deverão ser desenvolvidas “em grandes cidades metropolitanas ou com centros urbanos significativos, próximas de serviços como aeroportos, grandes áreas de retalho e estradas rodoviárias populares entre cidades mais pequenas”, como referido pela Wyndham em nota de imprensa.

É ainda indicado que a maioria dos hotéis serão de nova construção, com recurso a módulos inteligentes, concebidos tendo em conta a “eficiência e sustentabilidade”.

“Trazer o Super 8 para Espanha e Portugal é um passo estratégico para tornar as viagens económicas mais acessíveis. O sul da Europa tem uma procura crescente por alojamentos económicos e a nossa colaboração com a Soliteight permite-nos satisfazer essa necessidade”, afirma Dimitris Manikis, presidente na área EMEA da Wyndham Hotels & Resorts.

Rui Alpalhão, diretor-executivo Soliteight, também indica que a Península Ibérica tem uma lacuna no que diz respeito à introdução de marcas económicas, apesar da sua procura por parte dos hóspedes.

“Espanha e Portugal continuam a ficar atrás de outros mercados europeus no que diz respeito a marcas hoteleiras económicas, com uma lacuna de 10% na penetração deste tipo de marcas. Contudo, existe um aumento de 142% no RevPAR desde 2019”, explica Rui Alpalhão.

Atualmente, a Wyndham opera 14 hotéis da marca Super 8 em países como a Alemanha, Reino Unido e Arábia Saudita.

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RoomRaccoon aponta para aumento de 24% no RevPAR durante a Páscoa

Tendo por base um conjunto de mais de 300 hotéis independentes, guesthouses e hostels, a RoomRaccoon indica que a receita por quarto disponível em Portugal na Páscoa deste ano, ou seja, de 18 a 21 de abril, chegou aos 71 euros, quando no mesmo período do ano passado se situou nos 57 euros.

A RoomRaccoon aponta para um aumento de receita por quarto disponível (RevPAR, na sua sigla em inglês) de 24% durante Páscoa deste ano em Portugal, face ao mesmo período de 2024. Se este ano o indicador chegou aos 71 euros, no ano passado este situou-se nos 57 euros.

Os dados da empresa tecnológica têm por base um conjunto de mais de 300 hotéis independentes, guesthouses e hostels e referem-se ao período entre 18 e 21 de abril deste ano, ou seja, entre a Sexta-Feira Santa e o dia de Páscoa.

De acordo com a RoomRaccoon, “o crescimento reflete uma combinação de maior ocupação e tarifas médias mais elevadas durante os quatro dias [deste período]”.

Créditos: RoomRaccoon

Os dados da empresa apontam para um aumento de cinco pontos percentuais na taxa média de ocupação, que atingiu os 59%. Já a tarifa média diária (ADR) registou um aumento de 13% face ao período de Páscoa do ano passado, chegando aos 119 euros, quando no ano anterior o valor foi de 105 euros.

Em termos de desempenho, a RoomRaccoon indica que “o melhor dia” foi sexta-feira, 18 de abril, com uma taxa de ocupação de 72% e um RevPAR de 92 euros.

Tendo por base os dados recolhidos, a RoomRaccoon afirma que estes apontam “para uma tendência de planeamento mais antecipado por parte dos viajantes, com as reservas a serem feitas, em média, com 50 dias de antecedência – comparado com a média nacional de 35 dias ao longo do ano”. No aopinião da empresa, isto “proporcionou aos hoteleiros uma janela estratégica para otimizar as suas tarifas e canais de distribuição”.

“Quando os hotéis têm visibilidade sobre a procura, conseguem tomar decisões mais inteligentes. Os resultados de Portugal mostram exatamente o que é possível quando tecnologia e timing trabalham em conjunto,” afirma Tymen van Dyl, CEO e fundador da RoomRaccoon.

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Jovem Talento da Gastronomia | Créditos: João Beijinho
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Jovem Talento da Gastronomia 2025 com inscrições abertas até 30 de junho

O concurso dirigido a estudantes de restauração e hotelaria, com idades até aos 25 anos, pretende assumir-se como uma plataforma de aprendizagem, inspiração e valorização do talento jovem. Com três semifinais em novembro e uma final marcada entre 3 e 4 de dezembro, o Jovem Talento da Gastronomia tem inscrições abertas até 30 de junho.

O concurso Jovem Talento da Gastronomia (JTG) regressa para a sua 14.ª edição, sendo que as inscrições estão abertas até 30 de junho.

Organizado pelas Edições do Gosto, o concurso nacional é dirigido a estudantes de restauração e hotelaria, com idades até aos 25 anos, que estejam a estudar em escolas de hotelaria em Portugal.

Depois da fase de inscrições, até 30 de junho, o concurso segue com três semifinais e uma série de roadshows em várias escolas do país, agendados para novembro. A final nacional terá lugar a 3 e 4 de dezembro, na Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril, onde serão revelados os vencedores desta edição.

Estarão em competição sete categorias: Artes da Mesa ICEL; Bartender; Barista; Cozinha Recheio; Pastelaria Derovo; Plant-Based by Bonduelle e Inovação com Arroz Bom Sucesso.

À frente do júri estará o chef Luís Gaspar, que aos 34 anos soma várias distinções, incluindo Chefe do Ano 2017 e Chef de L’Avenir 2023. Atualmente, lidera as cozinhas dos restaurantes Sala de Corte, Brilhante e Pica-Pau, em Lisboa.

Ao longo dos últimos anos, o JTG tem vindo a destacar nomes como João Costa (Euskalduna Studio, 1 estrela Michelin); Diogo Lopes (Catfish Bar); Lara Figueiredo (MACAM – Museum e Hotel); José Melo (Largo do Paço, Casa da Calçada); Marta Nunes (Culler de Pau, Espanha, 2 estrelas Michelin); Filipe Fidalgo (Rijks, Países Baixos, 1 estrela Michelin); Tiago Bispo e Diogo Duarte (Alma, 2 estrelas Michelin).

As inscrições para o Jovem Talento da Gastronomia 2025 devem ser realizadas através do website www.jovemtalentodagastronomia.pt.

Ações paralelas ao concurso 

Este ano, o concurso arranca com duas novidades. A primeira é o JTG On-Tour, uma ação que até junho percorre várias escolas de hotelaria para desafiar os estudantes a participar no concurso, através da presença de antigos participantes e membros do júri. Entre as escolas já confirmadas estão a EPHT de Lisboa – Polo de Santa Iria (30 de abril), EP de Salvaterra de Magos (28 de abril), EPHTL – Santa Iria (30 de abril) e a EHT das Caldas da Rainha (23 de maio).

Já na final do concurso vai decorrer o I Encontro de Formadores de Gastronomia, um espaço onde se pretendem trocar experiências, atualizar conhecimentos e criar novas ideias e projetos.

À semelhança de edições anteriores, será celebrado o Dia Nacional do Estudante de Gastronomia, desta vez a 24 de novembro, com a divulgação de um programa nacional nas escolas de hotelaria e uma Rota de Restaurantes “Futuro à Prova”.

O JTG é patrocinado pela Recheio, Arroz Bom Sucesso, ICEL, Bonduelle Food Service e Derovo. A Prochef participa enquanto parceiro, sendo que a MESA Ceramics é a loiça oficial do concurso. O evento conta ainda com o apoio das Escolas do Turismo de Portugal, da REDE-T, da SARA – HACCP, da ACPP e da revista Manja, a revista oficial.

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Marca Tempo by Hilton chega a Portugal

A Hilton vai abrir mais um hotel em Portugal, desta vez sob a marca Tempo by Hilton, que faz assim a sua estreia no país. Através de um acordo de gestão com a Kronos Real Estate Group, o grupo espera abrir o hotel Tempo by Hilton Parque das Nações, de 142 quartos, em 2027.

A marca cosmopolita de lifestyle Tempo by Hilton vai estrear-se em Portugal na sequência de um acordo de gestão com a Kronos Real Estate Group. A entrada desta marca da Hilton toma forma no futuro Tempo by Hilton Parque das Nações, um hotel de 142 quartos com abertura prevista para 2027.

O hotel insere-se no novo empreendimento de uso misto – residencial e turístico – MIMA by Kronos Homes, no Parque das Nações, em Lisboa, que reúne habitação, apartamentos com serviços e a unidade hoteleira da Hilton.

Projetado pela Broadway Malyan Architects, o Tempo by Hilton Parque das Nações foi concebido “a pensar no viajante moderno e exigente”, como a Hilton refere em nota de imprensa. Além das unidades de alojamento, o futuro hotel vai contar com um espaço de fitness, restaurante e bar.

“Para além de estarmos a expandir o nosso portfólio português, que inclui atualmente 30 hotéis em comercialização e desenvolvimento, estamos também a aumentar a nossa capacidade de resposta perante a crescente procura internacional de alojamento cosmopolita com o lançamento da marca Tempo”, afirma Carlos Miro, diretor-geral de desenvolvimento da Hilton em Portugal e Espanha.

Após a abertura de hotéis como o DUO Hotel Lisbon, Curio Collection by Hilton e o Cenica Porto Hotel, Curio Collection by Hilton, o grupo prepara-se para abrir este ano o Tapestry Collection by Hilton, em Santiago do Cacém. Para o ano, em 2026, está prevista a abertura do Canopy by Hilton em Lisboa.

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Líbere Porto Laranjais | Créditos: DR
Alojamento

Líbere Hospitality Group abre aparthotel no Porto

O operador espanhol de alojamento de curta e média duração abre o seu primeiro aparthotel no Porto, o Líbere Porto Laranjais, em dois edifícios distintos na Rua do Almada, num total de 24 apartamentos. O projeto, que data de 2018, abre agora portas após o anúncio do Líbere Hospitality Group para mais duas unidades na cidade Invicta: uma junto à Ponte D. Luís e outra na Boavista, na Rua Júlio Dinis 604.

O Líbere Hospitality Group (LHG), operador espanhol de alojamento de curta e média duração, abre o seu primeiro projeto no Porto, o Líbere Porto Laranjais. Desta forma, passa a contar com dois ativos em Portugal, com este recente aparthotel a juntar-se ao Líbere Lisboa Príncipe Real, que abriu portas em Lisboa em novembro de 2023.

Localizado na Rua do Almada, próximo da Rua de Santa Catarina, o Líbere Porto Laranjais está distribuído por dois edifícios, com um total de 24 unidades de alojamento. O primeiro edifício, no número 339, conta com 14 apartamentos. Já o segundo, no número 374, reúne 10 apartamentos.

Com dimensões que variam entre os 30 e os 80 metros quadrados, os apartamentos do Líbere Porto Laranjais, na sua maioria com terraço, datam entre os séculos XVIII e XXI, sendo que alguns contam com banho turco privativo.

O projeto para este aparthotel classificado com quatro estrelas começou em 2018, estando agora concluído, de acordo com o grupo, após “uma extensa pesquisa histórica e arqueológica pela equipa de arquitetos, que respeitaram a história e o carácter do edifício”.

Líbere Porto Laranjais | Créditos: DR

Para Antón de la Rica, Co-CEO do LHG, “a abertura deste novo edifício no Porto constituí um marco importante e representa um passo estratégico fundamental na expansão da empresa”. Como refere em nota de imprensa, “este projeto não só reforça o crescimento em grandes capitais, mas também reflete o interesse em cidades com grande potencial e atratividade”.

Se em 2023, o LHG tinha a ideia de “continuar a crescer e exportar o modelo de negócio para todo o sul da Europa”, como referiu Pedro Silvestre, responsável pelo desenvolvimento de negócio em Portugal, agora pretende “consolidar esse modelo e continuar a aumentar os ativos”.

Recorde-se que o operador espanhol já tinha anunciado dois projetos no Porto: um junto à Ponte D. Luís, com 21 apartamentos e 14 lugares de estacionamento; e outro na Boavista, na Rua Júlio Dinis 604, com 58 unidades de alojamento.

Atualmente, o grupo conta com mais de 1.900 unidades em carteira.

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Nova edição abril: Entrevista a Roberto Santa Clara, CEO da Savoy Signature

No número de abril da Publituris Hotelaria, o CEO da Savoy Signature, Roberto Santa Clara, dá conta de como o ano de 2024 foi de consolidação para o grupo hoteleiro na Madeira, reconhecendo que o perfil de cliente mudou muito nesta região autónoma. Nos restantes destaques desta edição, fique a saber mais sobre os próximos investimentos do Torel Boutiques Hotels e a recente abertura do Palacete Severo. Acresce um dossier dedicado a hotéis vínicos e um especial de Food & Beverage (F&B).

A Savoy Signature marca o destaque de capa da edição de abril da Publituris Hotelaria.

Com sete unidades na Madeira, o ano de 2024 foi de consolidação para o grupo hoteleiro. Roberto Santa Clara, CEO da Savoy Signature, reconhece que “o perfil de cliente mudou muito na Madeira”, admitindo que o grupo antecipou a procura pelo luxo. Com um cliente “fiel”, o CEO aponta para mercados de rendimento alto, não deixando de parte uma possível expansão do grupo para o continente. Isto, claro, “se surgir alguma oportunidade”.

Nesta edição damos também conta do investimento do grupo Torel Boutiques Hotels nos três hotéis que pretende abrir este ano no Porto, em Guimarães e Angra do Heroísmo. Além destes, o grupo tem em vista mais três unidades hoteleiras na região Norte, após um ano de 2024 com receitas de 16 milhões de euros na vertente de alojamento.

Também a norte, abrimos as portas do Palacete Severo. Sob a direção de Joana Almeida, o hotel que deu início à operação em outubro do ano passado pretende afirmar-se como um lugar de “desmaterialização do luxo”, com um serviço “irrepreensível”.

No dossier, dedicado a hotéis vínicos, duas especialistas apontam para as tendências que têm marcado o enoturismo, os públicos que este tem captado para Portugal e como os hotéis têm adaptado a oferta, destacando-se que o enoturismo para famílias ainda tem espaço para crescer.  Também neste capítulo, a Herdade da Malhadinha, a Quinta São José do Barrilário e o Torel Quinta da Vacaria dão conta da sua oferta neste segmento.

Já no Especial de Food & Beverage (F&B), fique a conhecer as propostas da Atrian, Europastry, Gergran, Minibarist, Nobre e Panidor para a hotelaria.

A Palavra de Chef deste mês é dada a Fábio Pereira, chef no BAHR & Terrace, do Bairro Alto Hotel. Focado em trabalhar a excelência, criatividade e sustentabilidade neste novo cargo, o profissional não esconde estar habituado a liderar pessoas, um ponto que refere também como o principal desafio colocado aos chefs atualmente.

Na Inspeção, fique a conhecer melhor o Renaissance Porto Lapa Hotel, que este ano celebra dois anos de atividade. Desde o ano passado que a unidade conta com um novo restaurante, o L’Égoïste Bar & Restaurant, onde a aposta recai na releitura das principais referências gastronómicas da cozinha nacional, num ambiente intimista que incentiva a partilha.

A fechar, brindamos com as sugestões de Daniela Aguiar, sócia-gerente e escanção da Mercearia do Fradinho, em Trancoso.

Os Indicadores desta edição contam com uma análise da Guestcentric, com dados quantitativos de mais de 700 hotéis independentes em Portugal. Já os artigos de opinião deste número são assinados por Eduardo Abreu (Neoturis), Mariano Faz (AHM), Kevin Hemsworth (ISAG), Bruno Rocha (Highgate) e Patrícia Correia (ADHP).

Leia a edição completa através do link.

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Casa da Calçada, em Amarante | Créditos: DR
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Casa da Calçada reabre portas após remodelação de 15M€

O hotel, que está em soft opening desde 15 de abril, conta com 35 quartos, quatro restaurantes e um wellness center. A reabertura acontece após mais de dois anos de remodelações e um investimento de 15 milhões de euros.

A Casa da Calçada, hotel de cinco estrelas em Amarante com o selo Relais & Châteaux e gestão da Amazing Evolution, volta a abrir portas após mais de dois anos em obras de remodelação e um investimento de 15 milhões de euros.

Após a reabilitação, assinada pelo arquiteto Pedro Guimarães, o hotel conta agora com uma nova estrutura, à qual foram acrescentados novos espaços e um renovado design de interiores, a cargo de Pilar Paiva de Sousa.

Datada de XVI, a residência privada transformada em hotel após 1995 conta agora com 35 quartos divididos por oito tipologias, além de quatro espaços de restauração e um wellness center.

Créditos: DR

Na oferta gastronómica, surgem agora quatro espaços distintos: o Largo do Paço, o Canto Redondo, À Margem e Ciao Tílias.

No restaurante “Largo do Paço”, que antes do fecho contava com uma Estrela Michelin, a aposta volta a recair no fine dining, com duas ementas de 13 e 15 momentos sob a chefia de Francisco Quintas. Já no “Canto Redondo”, o chef italo-argentino Emiliano Savio reinterpreta a cozinha tradicional e de conforto com técnicas enraizadas em produtos locais, frescos e sazonais.

No “À Margem”, os hóspedes poderão encontrar uma carta ligeira e de snacks, bem como o local onde decorre o pequeno-almoço, enquanto no Ciao Tílias o menu centra-se na gastronomia italiana.

Para ambos os profissionais de cozinha, este será o regresso à Casa da Calçada. Enquanto Emiliano Savio assegurou a cozinha do restaurante Real by Casa da Calçada, no Porto, durante a fase de renovação da unidade hoteleira, Francisco Quintas regressa após experiências noutros projetos.

Restaurante Largo do Paço, na Casa da Calçada | Créditos: DR

Sob o vinhedo da Casa da Calçada, a remodelação do hotel trouxe um novo wellness center de dois pisos designado como “Tempo”. Com 500 metros quadrados, este espaço conta com uma piscina interior aquecida, fonte de gelo, banho turco, sauna, ginásio e salas de tratamento.

Na fase de soft opening, os valores de estadia variam atualmente entre os 240 e os 730 euros, em função da tipologia.

Wellness Center “Tempo” | Créditos: DR

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Conheça os 50 finalistas dos Prémios AHRESP 2025

Já são conhecidos os 50 finalistas nas dez categorias a concurso dos Prémios AHRESP – Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal. Estes serão agora submetidos a votação pública no website dos prémios, que decorre até 11 de maio.

A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) deu a conhecer os 50 finalistas dos prémios deste ano da associação, num total de dez categorias. Agora, segue-se um período de votação do público que decorre até 11 de maio no website dos prémios, sendo que os vencedores finais serão anunciados a 6 de junho.

A iniciativa da AHRESP visa distinguir o melhor que se faz em Portugal na restauração, alojamento e promoção turística, tendo contado este ano com mais de 350 candidaturas. Os prémios visam ainda reconhecer “o trabalho e atributos de personalidades e estabelecimentos”, além de “práticas de solidariedade e preocupações ambientais”, como se pode ler em comunicado.

Durante três meses, a AHRESP percorreu o país de Norte a Sul, e também as ilhas dos Açores e da Madeira, para identificar projetos que reunissem as características para serem candidatos à 9ª edição dos Prémios.

Conheça abaixo a lista de finalistas dos Prémios AHRESP 2025, cuja votação pública está disponível em https://premiosahresp.com.pt/

Embaixador gastronómico

  • António Nobre (Lisboa);
  • Taberna Albricoque (Lisboa);
  • Restaurante Mugasa (Sangalhos);
  • Chef Victor Felisberto (Abrantes);
  • Taberna Ti João (Carvalhelhos).

Melhor restaurante

  • Malhadinha (Beja);
  • Theatro (Póvoa de Varzim);
  • Plano (Lisboa);
  • Blind (Porto);
  • William Restaurant (Funchal).

Melhor alojamento turístico

  • Torel Palace Porto (Porto);
  • Arribas Sintra Hotel (Colares);
  • Verdelago Resort (Altura);
  • São Lourenço do Barrocal (Monsaraz);
  • Pousadela Village (Vieira do Minho).

Estabelecimento solidário

  • The Folly Restaurant (Estremoz);
  • Belém Hotel (Pombal);
  • Mezze (Lisboa);
  • Quarto Solidário | Neya Lisboa Hotel (Lisboa);
  • A Padaria Portuguesa (Lisboa).

Sustentabilidade Ambiental

  • Salema Eco Camp (Budens);
  • Gandum Village – Conscious Boutique Hotel (Montemor-o-Novo);
  • Noah Surf House (A dos Cunhados);
  • Neya Porto Hotel (Porto);
  • Make It Happen Farm (Velas).

Turismo nos media

  • Sábado Viajante (Lisboa);
  • Mutante (Lisboa);
  • Entre Vinhas (Sacavém);
  • Sapo (Lisboa);
  • BeSisluxe (Cascais).

Marcas à mesa e marcas na cama

  • Vinha Alta – Balancal (Canhas – Ilha da Madeira);
  • Lugrade (Taveiro);
  • Benefício Gin (Lisboa);
  • Companhia Portugueza do Chocolate (Leiria);
  • Living Tours (Porto).

Destino revelação

  • Viseu Dão Lafões | World Cheese Awards 2024;
  • Matosinhos | Matosinhos World’s Best Fish;
  • Castro Marim | Festival das Amendoeiras em Flor do Algarve;
  • Miranda do Douro | Meating;
  • Aldeia de Podence | Caretos de Podence.

Jovem empreendedor

  • Marco Almeida (Coimbra);
  • João Mateus (Castelo Branco);
  • André Santos (Barcelos);
  • Nuno Campos (Setúbal);
  • Rodrigo Crespo (Vila Nova de Gaia).

Profissional do ano

  • Rita Magro (Porto);
  • Vitor Emanuel Baptista Jardim (Lisboa);
  • José Carlos Santos (Covilhã);
  • Sara Alexandra Santos (Aveiro);
  • Ana Dulce Rodrigues Pires (Ponte de Sor).
Sobre o autorPublituris Hotelaria

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