As tendências da Silampos na Ambiente 2025
As frigideiras que permitem a distribuição uniforme do calor dos alimentos, mas também as pequenas caçarolas de servir à mesa, fazem parte da aposta da Silampos para o segmento hoteleiro em 2025.

Carla Nunes
Marriott adquire marca hoteleira citizenM
ESHTE dinamiza Open Day no seu 34.º aniversário
Marriott International abre primeiro hotel da marca Autograph Collection no Serengeti
Joana Almeida: “A hotelaria faz todo o sentido quando o serviço é o centro da sua atividade”
Torre de Palma organiza 7.ª edição do Wine Market em junho
Sublime Comporta recebe pop up do restaurante Canalha a 1 de maio
Reservas da RateHawk cresceram 67% a nível global em 2024
Glion lança novo mestrado executivo em hospitalidade e liderança empresarial
Marca Super 8 estreia em Portugal em 2027 após acordo entre a Wyndham e Soliteight
RoomRaccoon aponta para aumento de 24% no RevPAR durante a Páscoa
A feira Ambiente, que este ano teve lugar de 7 a 11 de fevereiro na Messe Frankfurt, regressou em 2025 com uma oferta dedicada ao design, utensílios de mesa e decoração.
Este ano, e de acordo com a organização, marcaram presença 98 empresas portuguesas, 65 das quais representadas na fileira casa pela NERLEI – Associação Empresarial da Região de Leiria.
A Silampos, empresa portuguesa que exporta para 50 países, esteve presente com vários produtos da marca, entre os quais a loiça multilayer. A coleção de frigideiras, caçarolas e woks conta com três camadas, duas em aço inoxidável e uma em alumínio, que permitem uma distribuição uniforme do calor e a manutenção da temperatura dos alimentos. Aníbal Campos, CEO da Silampos, explicou durante a feira que esta é uma das apostas da empresa para o segmento hoteleiro.
Que produtos trouxeram para a Ambiente?
Na hotelaria somos especializados em termos de panelas, frigideiras, caçarolas. Não somos uma empresa que tenha um leque muito grande de produtos de hotelaria. É uma gama relativamente limitada, mas estamos a ter crescimento sobretudo com um novo produto, que é a loiça multilayer, principalmente nas frigideiras. A loiça multilayer tem uma vantagem, que é uma distribuição uniforme do calor, portanto, com maior rentabilidade.
Quais são os vossos principais mercados?
Exportamos para 50 países. Portugal representa entre 40 a 45%. Depois, segue-se França, Inglaterra, Estados Unidos, Argélia, Egito, Emirados Árabes, Rússia e Alemanha.
Qual é a percentagem entre segmento de hotelaria e consumo lar?
A hotelaria não representará mais de 10%.
É um segmento no qual pretendem crescer?
Sim, temos vindo progressivamente [a crescer], sem ser o nosso foco principal na produção. Mas funciona como complemento. Até porque hoje o pequeno restaurante não utiliza tanto as grandes panelas. Agora, é evidente que as grandes cozinhas utilizam a loiça de hotelaria de grandes dimensões. Os restaurantes hoje fazem uma coisa que é muito importante, que é levar a caçarola à mesa, e normalmente já preferem caçarolas que tenham algum design, não a peça robusta que se utiliza na cozinha de hotelaria. Portanto, hoje o consumo da hotelaria é mais misto, em relação àquilo que era antigamente.
*A Publituris Hotelaria viajou até Frankfurt, na Alemanha, a convite da Messe Frankfurt.