Hotéis da GuestCentric fora da capital atingem os 180M€ em 2024
Com base numa amostra de 400 hotéis que utilizam os serviços da GuestCentric, a empresa concluiu que as unidades hoteleiras analisadas, e que se encontram situadas fora de Lisboa, atingiram uma receita global de 180 milhões de euros em 2024. O melhor desempenho no aumento de receita face a 2023 coube à região Norte.
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Os hotéis que utilizam os serviços da GuestCentric, e que se localizam fora de Lisboa, registaram uma receita global de 180 milhões de euros em 2024, um aumento de 6,6% face a 2023.
Os dados são baseados numa amostra de 400 hotéis, que no mesmo ano registaram um milhão de noites reservadas (um aumento de 5,6% em relação a 2023), num total de 386 mil reservas realizadas (mais 6,9% face ao ano anterior).
Dentro desta amostra, os hotéis localizados no Porto registaram um aumento de 35% na receita, enquanto a região Centro verificou um crescimento de 37%. Tendo em conta toda a região do Norte, o crescimento na receita foi de 53% face a 2024.
Para a GuestCentric, este desempenho “sublinha as enormes oportunidades de crescimento” nestas regiões, como refere em nota de imprensa.
“Este crescimento demonstra avanços significativos na diversificação da procura para além de Lisboa. Esta mudança evidencia uma preferência crescente dos viajantes por explorar as diversas paisagens culturais e naturais de Portugal. O robusto crescimento da receita em regiões como o Porto e o Centro ilustra o apelo crescente destes destinos”, afirma Pedro Colaço, CEO da GuestCentric.
De acordo com a GuestCentric, e tendo por base o ano de 2024, as principais tendências para 2025 prendem-se com um aumento significativo de reservas de última hora em julho e o crescimento das receitas através dos websites dos hotéis. Para a empresa, as OTAs vão manter-se como “um desafio”.
“Prevê-se um aumento significativo das reservas em julho, impulsionado sobretudo por planos de férias de última hora, destacando a importância de os hotéis oferecerem condições flexíveis para captar esta procura. Os websites de hotéis continuam a impulsionar o crescimento das receitas, com um aumento de 38%, enquanto os canais móveis registaram um impressionante crescimento de 44%. No entanto, as OTAs mantêm-se como um desafio, com taxas de cancelamento três vezes superiores às dos canais diretos”, aponta a GuestCentric em comunicado.