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Vila Baleira Hotels & Resorts abre nova unidade no Porto Santo no verão

O Vila Baleira Village abre no verão e vai disponibilizar 32 villas, 16 quartos Deluxe Superior e uma suíte com vista para o mar, localizando-se na primeira linha de praia do Porto Santo.

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Vila Baleira Hotels & Resorts abre nova unidade no Porto Santo no verão

O Vila Baleira Village abre no verão e vai disponibilizar 32 villas, 16 quartos Deluxe Superior e uma suíte com vista para o mar, localizando-se na primeira linha de praia do Porto Santo.

O Grupo Vila Baleira Hotels & Resorts vai abrir, este verão, uma nova unidade hotelaria em Porto Santo, Madeira, o Vila Baleira Village, que será a quarta unidade do grupo e a terceira na ilha do Porto Santo.

Num comunicado enviado à imprensa, o grupo de hotelaria explica que o novo Vila Baleira Village vai disponibilizar 32 villas, 16 quartos Deluxe Superior e uma suíte com vista para o oceano e para o Ilhéu da Cal.

“É um hotel moderno e confortável e a melhor opção para famílias e casais, que procuram conforto, privacidade, ambiente descontraído e tranquilidade total no autêntico paraíso da Ilha Dourada, com as suas águas quentes e cristalinas”, realça a Vila Baleira Hotels & Resorts, num comunicado enviado à imprensa.

A nova unidade localiza-se na primeira linha de praia do Porto Santo e conta com acesso direto ao areal, distando poucos minutos do centro da cidade, assim como do aeroporto do Porto Santo.

“Estamos muito satisfeitos com o fecho deste negócio, visto que com este novo investimento teremos um novo conceito em Porto Santo. O Vila Baleira Village vem complementar as três unidades que temos neste momento no grupo e estamos certos que será mais um marco para o crescimento sustentável do Grupo Vila Baleira”, afirma Gonçalo Teixeira, administrador do grupo Vila Baleira Hotels & Resorts.

Entre as unidades de alojamento do Vila Baleira Village, o destaque vai para as 32 villas, que conta com áreas de 52 metros quadrados, cozinha totalmente equipada, sala e quarto.

Já os quartos Deluxe Superiores situam-se no primeiro piso do edifício principal da unidade hoteleira, assim como a suíte, a sala de animação para crianças, o ginásio, o SPA, o bar e o restaurante, que conta ainda com esplanada.

“Esta unidade é muito importante para a afirmação e reforço da posição do grupo com um posicionamento exclusivo na melhor localização, a primeira linha de praia do Porto Santo”, acrescenta Bruno Martins, diretor-geral do Grupo Vila Baleira Hotels & Resorts.

Com a abertura do Vila Baleira Village, o grupo de hotelaria passa a contar com quatro unidades de alojamento, um total de 504 quartos, incluindo 418 no Porto Santo e 86 no Funchal.

 

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Hotel Mercure Ponta Delgada inaugurado na antiga Pensão Central

Inaugurado a 16 de abril, o Mercure Ponta Delgada representa a estreia desta marca da Accor nos Açores. O hotel com 75 quartos, inserido na antiga Pensão Central, torna-se assim a 38ª unidade hoteleira da Accor em Portugal e a 8ª da marca Mercure no país.

A Accor estreou a marca Mercure nos Açores com a abertura do Mercure Ponta Delgada, em São Miguel, cuja inauguração decorreu a 16 de abril. Desta forma, o grupo Accor passa a contar com 38 hotéis em Portugal, oito dos quais sob a marca Mercure.

Situado na antiga Pensão Central de Ponta Delgada, o Mercure Ponta Delgada conta com 75 quartos e duas piscinas exteriores para adultos e crianças, bem como um spa com piscina interior aquecida, sauna, banho turco e duche Vichy. Acresce uma sala de reuniões com capacidade até 60 pessoas e o bar “Bruma”, com uma oferta de cocktails e aperitivos quentes e frios focada nos produtos locais.

Com um storytelling associado ao mundo das viagens, através de elementos decorativos como malas antigas, mapas e bússolas, o Mercure Ponta Delgada aposta no Local Discoveries, um programa de experiências replicado nos vários hotéis desta marca da Accor que se dedica a mostrar o melhor de cada local em que se insere.

No caso do Mercure Ponta Delgada Azores, a lista de 20 experiências sugeridas pelo programa Local Discoveries, acessíveis através de código QR, inclui visitas à Fábrica de Chá Porto Formoso, à fábrica de cerâmica Vieira, e ainda provas de iguarias locais como as Queijadas da Vila e as Fofas de Povoação.

Esta abertura surge após a celebração do 50.º aniversário da Mercure em 2023, acompanhada da inauguração do 1000.º hotel da marca a nível mundial no outono de 2024. Com o Mercure Ponta Delgada Azores, a marca eleva ainda para 16 o número de estabelecimentos na Península Ibérica (oito em Portugal, sete em Espanha e um em Andorra).

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Nova edição abril: Entrevista a Roberto Santa Clara, CEO da Savoy Signature

No número de abril da Publituris Hotelaria, o CEO da Savoy Signature, Roberto Santa Clara, dá conta de como o ano de 2024 foi de consolidação para o grupo hoteleiro na Madeira, reconhecendo que o perfil de cliente mudou muito nesta região autónoma. Nos restantes destaques desta edição, fique a saber mais sobre os próximos investimentos do Torel Boutiques Hotels e a recente abertura do Palacete Severo. Acresce um dossier dedicado a hotéis vínicos e um especial de Food & Beverage (F&B).

A Savoy Signature marca o destaque de capa da edição de abril da Publituris Hotelaria.

Com sete unidades na Madeira, o ano de 2024 foi de consolidação para o grupo hoteleiro. Roberto Santa Clara, CEO da Savoy Signature, reconhece que “o perfil de cliente mudou muito na Madeira”, admitindo que o grupo antecipou a procura pelo luxo. Com um cliente “fiel”, o CEO aponta para mercados de rendimento alto, não deixando de parte uma possível expansão do grupo para o continente. Isto, claro, “se surgir alguma oportunidade”.

Nesta edição damos também conta do investimento do grupo Torel Boutiques Hotels nos três hotéis que pretende abrir este ano no Porto, em Guimarães e Angra do Heroísmo. Além destes, o grupo tem em vista mais três unidades hoteleiras na região Norte, após um ano de 2024 com receitas de 16 milhões de euros na vertente de alojamento.

Também a norte, abrimos as portas do Palacete Severo. Sob a direção de Joana Almeida, o hotel que deu início à operação em outubro do ano passado pretende afirmar-se como um lugar de “desmaterialização do luxo”, com um serviço “irrepreensível”.

No dossier, dedicado a hotéis vínicos, duas especialistas apontam para as tendências que têm marcado o enoturismo, os públicos que este tem captado para Portugal e como os hotéis têm adaptado a oferta, destacando-se que o enoturismo para famílias ainda tem espaço para crescer.  Também neste capítulo, a Herdade da Malhadinha, a Quinta São José do Barrilário e o Torel Quinta da Vacaria dão conta da sua oferta neste segmento.

Já no Especial de Food & Beverage (F&B), fique a conhecer as propostas da Atrian, Europastry, Gergran, Minibarist, Nobre e Panidor para a hotelaria.

A Palavra de Chef deste mês é dada a Fábio Pereira, chef no BAHR & Terrace, do Bairro Alto Hotel. Focado em trabalhar a excelência, criatividade e sustentabilidade neste novo cargo, o profissional não esconde estar habituado a liderar pessoas, um ponto que refere também como o principal desafio colocado aos chefs atualmente.

Na Inspeção, fique a conhecer melhor o Renaissance Porto Lapa Hotel, que este ano celebra dois anos de atividade. Desde o ano passado que a unidade conta com um novo restaurante, o L’Égoïste Bar & Restaurant, onde a aposta recai na releitura das principais referências gastronómicas da cozinha nacional, num ambiente intimista que incentiva a partilha.

A fechar, brindamos com as sugestões de Daniela Aguiar, sócia-gerente e escanção da Mercearia do Fradinho, em Trancoso.

Os Indicadores desta edição contam com uma análise da Guestcentric, com dados quantitativos de mais de 700 hotéis independentes em Portugal. Já os artigos de opinião deste número são assinados por Eduardo Abreu (Neoturis), Mariano Faz (AHM), Kevin Hemsworth (ISAG), Bruno Rocha (Highgate) e Patrícia Correia (ADHP).

Leia a edição completa através do link.

Para assinar a Publituris Hotelaria, entre em contacto com cdavid@publituris.pt | +351 215 825 430

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Hotel Indigo Albufeira conclui renovação

O antigo Hotel California Urban Beach, adquirido pelo grupo Mercan, foi alvo de uma remodelação que lhe trouxe um novo design de interiores e uma nova marca da InterContinental Hotels Group (IHG). Já de portas abertas, este é o primeiro hotel no Algarve a ser gerido pela AHM – Ace Hospitality Management, empresa da Mercan responsável pela gestão hoteleira da unidade.

O Hotel Indigo Albufeira, antigo Hotel California Urban Beach, reabre após uma remodelação que durou cerca de cinco meses.

Adquirido pelo grupo Mercan, o hotel com 80 quartos, piscina exterior, interior e spa conta com a gestão da AHM – Ace Hospitality Management, abrindo agora portas após um investimento de 13 milhões de euros, um valor que inclui tanto a aquisição como a renovação do edifício.

Este é o primeiro hotel no Algarve a ser gerido pela AHM, sendo que a sua reabertura sob a marca da InterContinental Hotels Group (IHG) permitiu a criação de 29 postos de trabalho diretos, como indicado em nota de imprensa.

De acordo com o grupo, a remodelação “preservou a estrutura da unidade hoteleira”, que se inspira no Algarve para a decoração de interiores.

Créditos: DR

O azul do céu e do Oceano Atlântico, bem como os tons terracota, os macramés artesanais e as conchas marcam a decoração dos quartos. Já a zona de lazer conta com 40 espreguiçadeiras e redes que fazem alusão aos trabalhos da pesca. Ao lado, o bar com 70 lugares está aberto das 11h00 às 22h30, com serviço permanente para os hóspedes.

No interior, a zona de bem-estar conta com piscina, circuito de águas e spa, onde os tratamentos são inspirados por ingredientes locais. As laranjas do Algarve são utilizadas em óleos essenciais e no chá de flor de laranjeira do ritual de boas-vindas, enquanto o sal marinho de Tavira e as algas do Atlântico incorporam os tratamentos.

Créditos: DR

“O Algarve é uma das mais reconhecidas regiões turísticas portuguesas, com grande potencial de atração de público nacional e internacional. Estes fatores reforçaram a nossa ambição de atuar no Algarve, trazendo a experiência adquirida, ao longo de vários anos, na gestão de conceitos de hotelaria e restauração na região Norte e no Alentejo”, avança Mariano Faz, CEO da AHM.

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Casa da Calçada, em Amarante | Créditos: DR
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Casa da Calçada reabre portas após remodelação de 15M€

O hotel, que está em soft opening desde 15 de abril, conta com 35 quartos, quatro restaurantes e um wellness center. A reabertura acontece após mais de dois anos de remodelações e um investimento de 15 milhões de euros.

A Casa da Calçada, hotel de cinco estrelas em Amarante com o selo Relais & Châteaux e gestão da Amazing Evolution, volta a abrir portas após mais de dois anos em obras de remodelação e um investimento de 15 milhões de euros.

Após a reabilitação, assinada pelo arquiteto Pedro Guimarães, o hotel conta agora com uma nova estrutura, à qual foram acrescentados novos espaços e um renovado design de interiores, a cargo de Pilar Paiva de Sousa.

Datada de XVI, a residência privada transformada em hotel após 1995 conta agora com 35 quartos divididos por oito tipologias, além de quatro espaços de restauração e um wellness center.

Créditos: DR

Na oferta gastronómica, surgem agora quatro espaços distintos: o Largo do Paço, o Canto Redondo, À Margem e Ciao Tílias.

No restaurante “Largo do Paço”, que antes do fecho contava com uma Estrela Michelin, a aposta volta a recair no fine dining, com duas ementas de 13 e 15 momentos sob a chefia de Francisco Quintas. Já no “Canto Redondo”, o chef italo-argentino Emiliano Savio reinterpreta a cozinha tradicional e de conforto com técnicas enraizadas em produtos locais, frescos e sazonais.

No “À Margem”, os hóspedes poderão encontrar uma carta ligeira e de snacks, bem como o local onde decorre o pequeno-almoço, enquanto no Ciao Tílias o menu centra-se na gastronomia italiana.

Para ambos os profissionais de cozinha, este será o regresso à Casa da Calçada. Enquanto Emiliano Savio assegurou a cozinha do restaurante Real by Casa da Calçada, no Porto, durante a fase de renovação da unidade hoteleira, Francisco Quintas regressa após experiências noutros projetos.

Restaurante Largo do Paço, na Casa da Calçada | Créditos: DR

Sob o vinhedo da Casa da Calçada, a remodelação do hotel trouxe um novo wellness center de dois pisos designado como “Tempo”. Com 500 metros quadrados, este espaço conta com uma piscina interior aquecida, fonte de gelo, banho turco, sauna, ginásio e salas de tratamento.

Na fase de soft opening, os valores de estadia variam atualmente entre os 240 e os 730 euros, em função da tipologia.

Wellness Center “Tempo” | Créditos: DR

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Bensaude Hotels celebra 90 anos de atividade

A marca hoteleira do grupo Bensaude celebra 90 anos de atividade a 20 de abril, data em que abriu as portas do seu primeiro hotel, o Terra Nostra Garden Hotel. Focado na expansão, e após um rebranding da sua imagem de marca, o grupo tem em vista um investimento de 12,5 milhões de euros na remodelação de cinco hotéis do seu portefólio.

A Bensaude Hotels assinala este domingo, 20 de abril, nove décadas de atividade. O percurso do grupo começou em 1935 com a abertura do Terra Nostra Garden Hotel na ilha de São Miguel, nos Açores.

Agora, o grupo está focado na expansão “e no desenvolvimento do turismo na região”, como refere em nota de imprensa, tendo apostado num rebranding com uma nova imagem de marca, a par de um pacote de renovações em cinco hotéis do portefólio.

Idealizado por Vasco Bensaude, o Terra Nostra Garden Hotel, situado no Vale das Furnas e integrado no Parque Terra Nostra, “foi construído numa época em que a região não tinha a projeção ou a acessibilidade que hoje conhecemos”, afirma o grupo. Como explica, “para chegar a São Miguel, os viajantes enfrentavam longas travessias marítimas e a situação nas Furnas era ainda mais isolada”.

Noventa anos mais tarde, o grupo conta com dez unidades hoteleiras nas ilhas de São Miguel, Terceira e Faial, mas também em Lisboa. De momento tem em curso um investimento de 12,5 milhões para remodelar cinco unidades do seu portefólio, nomeadamente o Terra Nostra Garden Hotel; Grand Hotel Açores Atlântico; Terceira Mar Hotel; Hotel do Canal e São Miguel Park Hotel.

“Num ano tão significativo como o nosso 90.º aniversário, a ambição de expandir a Bensaude Hotels ganha um significado ainda maior. É com a força de nove décadas de experiência que olhamos para o futuro, com o desejo de levar a nossa marca a novos horizontes. Acreditamos que este é o momento certo para explorar oportunidades de crescimento, seja através da consolidação da nossa presença nos Açores, como a explorar o potencial do mercado de Portugal Continental”, afirma Jorge Aguiar, Administrador Executivo da Bensaude Turismo.

Em comunicado, o grupo refere que “a celebração dos 90 anos representa o reconhecimento de um legado, mas também o início de um novo ciclo, orientado para o crescimento estratégico, a diversificação geográfica e a afirmação da marca Bensaude Hotels como referência no setor hoteleiro nacional”.

Leia também: Bensaude Hotels investe 12,5M€ na remodelação de cinco hotéis

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Santarém Hotel investe 2 milhões de euros em remodelações

As obras de remodelação do hotel vão decorrer em duas fases. A primeira fase, cuja conclusão está prevista para o próximo mês de maio, visa as áreas de restaurante, bar, átrio e receção.

O Santarém Hotel deu início à primeira fase de um projeto de remodelações no valor de dois milhões de euros e que visa as áreas públicas da unidade hoteleira.

Nesta primeira fase, que o hotel espera concluir em maio deste ano, serão visadas as áreas de restaurante, bar, átrio e receção.

O objetivo passa por conferir um ambiente moderno e acolhedor, como a unidade refere em nota de imprensa, tendo um compromisso com a sustentabilidade. De acordo com o hotel, esta será percetível através da utilização de peças artesanais decorativas, bem como revestimentos e mobiliário de origem local, onde sobressaem materiais como o bunho, a terracota e a pedra.

Uma segunda fase de remodelações vai abranger as áreas de ginásio e spa. No ginásio, além da inclusão de equipamentos de última geração, será incluída uma área de espaços exteriores para a prática de atividades ao ar livre.

Já no spa, os hóspedes vão poder passar a contar com uma piscina interior aquecida, equipada com jatos de massagem e cascatas, bem como uma área de relaxamento. Estarão também disponíveis gabinetes para tratamentos estéticos e um banho turco. Prevê-se que a segunda fase termine no decorrer do próximo verão.

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Quarto do Sesimbra Oceanfront Hotel | Créditos: DR
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AHP aponta para Carnaval “positivo” para a hotelaria nacional em 2025

Com a taxa de ocupação a situar-se nos 65% no período de Carnaval deste ano, a par de um preço médio de 122 euros a nível nacional, a Associação da Hotelaria de Portugal (AHP) refere que este período foi “positivo” para a hotelaria em território nacional.

Após um inquérito aos seus associados, a Associação da Hotelaria de Portugal (AHP) afirma que o período de Carnaval, que este ano decorreu de 28 de fevereiro a 4 de março, foi “positivo” para a hotelaria nacional.

O estudo da AHP, que contou com uma amostra de 307 empreendimentos associados, aponta para uma taxa de ocupação nacional de 65%, liderada pelas regiões da Madeira (80%), da Península de Setúbal (69%) e da Grande Lisboa (68%). A Região Autónoma dos Açores registou a taxa de ocupação mais baixa para este período.

O preço médio por quarto ocupado (ARR, na sigla em inglês) a nível nacional foi de 122 euros, sendo que o valor mais elevado se verificou na Grande Lisboa, a 161 euros. Nas regiões da Madeira e do Norte, o preço médio situou-se nos 134 e 130 euros, respetivamente.

Já a receita por quarto disponível (RevPAR, na sua sigle em inglês), que ficou nos 80 euros a nível nacional, foi mais elevada na Grande Lisboa e na Madeira, atingindo os 110 e os 107 euros, respetivamente.

A maioria dos inquiridos assinalou melhorias nos principais indicadores – taxa de ocupação, preço médio por quarto (ARR) e receita por quarto disponível (RevPAR) – quando comparados com o mesmo período de 2024.

Os principais mercados no período de Carnaval deste ano foram Portugal, Espanha e os Estados Unidos da América. Em algumas regiões, como o Algarve e a Madeira, mercados como Alemanha e Reino Unido também se destacaram.

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AHP: Hotéis da Madeira, Lisboa e Algarve são os mais procurados para a Páscoa

De acordo com o mais recente inquérito da Associação da Hotelaria de Portugal (AHP), a Madeira apresenta-se como o destino mais procurado para o período da Páscoa, com uma taxa de ocupação prevista de 83%, seguida pela Grande Lisboa e o Algarve. Para o fim-de-semana de Páscoa, a ocupação média nacional prevista é de 73%.

A Associação da Hotelaria de Portugal (AHP) indica que as perspectivas para o fim de semana de Páscoa, de 18 a 21 de abril, apontam para uma ocupação média prevista de 73%, após recolher dados junto de 307 empreendimentos turísticos associados.

Até 13 de abril, data em que a associação encerrou a recolha de dados, as reservas “on the books” apontavam para uma taxa de ocupação nacional de 64% no fim de semana de Páscoa, com o preço médio por quarto (ARR, na sua sigla em inglês) a situar-se nos 161 euros.

Já para o período das férias escolares, que decorrem de 7 a 21 de abril, a taxa de ocupação nacional prevista é de 73%, sendo que o preço médio poderá fixar-se nos 152 euros, de acordo com as reservas pendentes.

Madeira lidera preferências para a Páscoa

Segundo os dados recolhidos pela AHP, a Madeira afirma-se como o destino mais procurado para esta época, com uma taxa de ocupação prevista de 83% e um ARR “on the books” de 152 euros.

Segue-se a Grande Lisboa, para onde está prevista uma ocupação de 78% e o preço médio mais elevado do país, de 210 euros. O Algarve revela uma previsão de ocupação na ordem dos 72%, com um ARR de 138 euros.

A AHP indica ainda em nota de imprensa que regiões como o Norte (71%) e Açores (70%) “apresentam igualmente boas perspetivas de ocupação, embora com valores médios mais moderados”.

Já regiões como o Centro (56%) e o Alentejo (61%), “apesar de registarem crescimentos em reservas, apresentam níveis de ocupação abaixo da média nacional” – com o Alentejo a “compensar com valores mais elevados no ARR previsto”.

Nacionais lideram nos principais mercados

Tanto no período de férias escolares como no fim-de-semana de Páscoa, os nacionais encabeçam o TOP 3 dos principais mercados emissores para os hotéis em Portugal.

Para a época das férias escolares, o mercado nacional é apontado por 77% dos hoteleiros inquiridos como um dos seus principais três mercados. Segue-se o Reino Unido (indicado por 51% dos inquiridos) e os Estados Unidos (44% dos inquiridos).

Em algumas regiões, destaque para os Estados Unidos – apontado por 69% dos inquiridos em Lisboa – e para o Reino Unido – apontado por 98% dos inquiridos do Algarve e 91% da Madeira.

No fim de semana de Páscoa, Portugal mantém a percentagem de respondentes, seguida por Espanha, um mercado mencionado por 47% dos inquiridos como o seu TOP 3 de mercados para esta época, uma percentagem semelhante à do Reino Unido.

Os Estados Unidos e a Alemanha “mantêm-se como mercados internacionais relevantes”, com presença significativa em várias regiões do país, de acordo com a associação.

Booking mantém-se como principal canal de reserva

De acordo com os dados apurados pela AHP, a Booking mantém a posição de liderança nos principais canais de reserva, representando 95% das reservas para a época.

À plataforma seguem-se os websites próprios dos hotéis (90%) e a Expedia (38%). Nos destinos onde os Estados Unidos têm “particular relevo”, especialmente em Lisboa, a AHP refere que a Expedia faz parte dos três principais canais de reserva para 51% dos inquiridos.

“A Páscoa é, tradicionalmente, uma época importante para a hotelaria nacional e os dados que recolhemos reforçam, mais uma vez, essa tendência. Registamos um crescimento sustentado nas reservas, um aumento moderado nos preços e uma variação no peso relativo dos mercados emissores, com destaque para o crescimento do peso do Reino Unido e dos Estados Unidos, e uma menor quota comparada de França”, afirma Cristina Siza Vieira, vice-presidente executiva da AHP.

A profissional aponta ainda para “o peso crescente das reservas de última hora, que têm vindo a ganhar expressão nos últimos anos”. Por essa razão, afirma ser “expectável” que, em algumas regiões e hotéis, a taxa de ocupação “venha a aproximar-se dos 100% à medida que nos aproximamos do fim de semana pascal”.

O inquérito da AHP decorreu de 2 a 13 de abril junto dos empreendimentos associados da AHP. A amostra do estudo incluiu 307 empreendimentos, dos quais 14% no Norte; 10% no Centro; 7% no Oeste e Vale do Tejo; 28% na Grande Lisboa; 3% na Península de Setúbal; 6% no Alentejo; 15% no Algarve; 5% nos Açores e 12% na Madeira.

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Vilalara Grand Hotel Algarve reabre com nova identidade após renovação

Sob uma nova gestão por parte do grupo Azora, o Vilalara Grand Hotel Algarve reabre a tempo da Páscoa com uma nova identidade, após um período de remodelações. As novas Residences, a abertura de um novo espaço de restauração e o programa de bem-estar Wellness Signature Program fazem parte das novidades.

O Vilalara Grand Hotel Algarve, em Armação de Pêra, reabre a tempo da Páscoa com uma nova identidade, após ter passado por um período de renovações em “áreas-chave”, como referido em nota de imprensa.

A renovação surge após uma nova gestão do hotel, por parte do grupo espanhol Azora, que pretendeu fazer “um reposicionamento profundo da marca”.

As áreas visadas pela remodelação incidiram nas suítes, áreas comuns, restaurantes e zonas de bem-estar, cujo design de interiores foi assinado pelo estúdio espanhol Quintana Partners. A ideia passou por conjugar “estética contemporânea com elementos naturais e tradicionais, criando ambientes que privilegiam serenidade, autenticidade e conforto”, como se pode ler em nota de imprensa.

Residences do Vilalara Grand Hotel Algarve

Entre as principais novidades contam-se as Residences, alojamentos de luxo com dois a três quartos, cozinha equipada, sala ampla e terraço privado, pensadas para famílias ou estadias prolongadas. O destaque vai para o artesanato português, num estilo que cruza o rústico com o contemporâneo. Marcado por tons terrosos, o design de interiores conta com móveis feitos por medida, pavimentos em barro, peças recuperadas e azulejos artesanais Zellige.

O hotel acrescenta ainda um restaurante à sua oferta gastronómica, o Vento, dedicado à cozinha saudável. O espaço de restauração já existente, o restaurante Coral, também foi remodelado.

Restaurante “À Vista”

Já a área do bem-estar foi reforçada com o novo Wellness Signature Program, um conceito holístico e imersivo com programas de três a sete dias, cinco percursos temáticos de bem-estar, terapias especializadas e wellness suites, concebidas para estas estadias.

Com 131 unidades de alojamento, entre 111 suites e 20 residences, o hotel oferece cinco restaurantes, três piscinas exteriores, uma piscina interior climatizada, Wellness Spa, ginásio, quatro campos de ténis e padel, e Kids Club. O edifício original, com linhas orgânicas inspiradas nas grutas da região, mantém-se como o coração do projeto.

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The Social Hub abre novo hotel em Roma

A marca europeia de hospitalidade The Social Hub investiu 114 milhões de euros num novo projeto em Itália, na antiga alfândega ferroviária de Roma. No local nasce agora um projeto com três edifícios, nomeadamente um hotel com 396 quartos, um espaço de eventos interior e exterior, bem como a nova casa da Accademia Italiana.

Após a abertura de uma unidade hoteleira no Porto em fevereiro, o The Social Hub abre o seu quarto empreendimento, desta vez em Roma, Itália, no bairro San Lorenzo.

Fruto de um investimento de 114 milhões de euros, o complexo com 24.000 metros quadrados, a poucos minutos da estação central de Roma, integra um hotel de quatro estrelas, espaços de coworking, restauração, salas de reuniões e eventos, bem como um parque público.

A abertura representa a estreia da marca na capital italiana, sucedendo à recente abertura do The Social Hub Florença Belfiore – o segundo na cidade –, ao The Social Hub Bolonha e à inauguração do primeiro projeto em Portugal, no Porto.

À semelhança dos projetos interiores, o The Social Hub Roma materializa o modelo híbrido da marca europeia de hospitalidade, que combina infraestruturas multifuncionais com programas de impacto social, focados no desenvolvimento das comunidades locais.

Este novo espaço surge da recuperação da antiga alfândega ferroviária da cidade, que entre 2000 e 2019 acolheu atividades culturais como concertos e cinemas ao ar livre. O espaço permaneceu fechado desde então.

Agora, com este novo projeto, o The Social Hub Roma pretende “devolver ao bairro o espírito de um espaço onde se pode aprender, viver, trabalhar e divertir-se”, como refere em nota de imprensa, contando com uma equipa de mais de 50 colaboradores para dinamizar uma programação anual de mais de 600 eventos.

O projeto inclui três edifícios conectados por um parque público de 10.000 metros quadrados com mais de 300 árvores, cuja inauguração está prevista para este verão.

O primeiro edifício, constituído por um hotel de 396 quartos, oferece opções de curta e longa estadia para viajantes e estudantes, incluindo apartamentos até dois quartos e um ginásio totalmente equipado aberto 24 horas por dia. Conta ainda com uma área de coworking premium para 160 profissionais e salas de eventos com capacidade até 70 pessoas.

Já o segundo edifício oferece um espaço de eventos interior e exterior renovado, parte da alfândega original dos anos 1920, agora preparado para receber centenas de pessoas em experiências culturais como música, arte e mercados vintage. Por fim, o terceiro edifício, também histórico, será a nova casa da Accademia Italiana, instituto de design e artes aplicadas, com mais de 200 alunos.

A oferta gastronómica deste espaço conta com um restaurante e bar com reinterpretação moderna dos clássicos romanos, feitos com ingredientes locais e vinhos biológicos. Acresce um rooftop com piscina e vista para a cidade, onde um cocktail bar conta com petiscos pensados para partilha. Uma parceria com a pizzaria Berberè abrirá ao público até ao verão.

“O The Social Hub Roma é o primeiro hotel construído de raiz na cidade em mais de dez anos, e a nossa abordagem procurou responder às necessidades e desafios reais do bairro San Lorenzo. Este projeto repensa a forma como espaços, comunidades e bairros se relacionam — e como o nosso modelo pode ser um catalisador de ligações inclusivas”, refere Charlie MacGregor, fundador e CEO da The Social Hub.

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