AHP e Fórum Turismo firmam parceria para promover emprego inclusivo
A Associação da Hotelaria de Portugal (AHP) e o Fórum Turismo estabeleceram uma parceria estratégica com o objetivo de promover o emprego inclusivo e a integração de pessoas com necessidades específicas na indústria hoteleira.

Publituris Hotelaria
AHRESP propõe 13 medidas para a próxima legislatura
Forte de Gaia reforça agenda vínica com nova edição do Wine Social Club
Portugal tem 131 estabelecimentos turísticos à venda
Hilton Vilamoura surge renovado após 18 anos de atividade e nova gestão
Anantara Vilamoura passa a ser gerido pela Accor sob a marca Fairmont
Páscoa ditou subida de 10,9% na ocupação do alojamento turístico do Algarve em abril
LovelyStay gera mais de 135M€ para proprietários em dez anos de operação
Restauração em Portugal fatura mais de 5,5M€ em 2024
AHRESP e ASAE dinamizam sessão de esclarecimento no Porto
AHM e ADHP estabelecem parceria para formar profissionais hoteleiros
A Associação da Hotelaria de Portugal (AHP) e o Fórum Turismo estabeleceram uma parceria estratégica com o objetivo de promover o emprego inclusivo e a integração de pessoas com necessidades específicas na indústria hoteleira.
Em nota de imprensa, a AHP dá conta de que esta parceria foi firmada no decorrer da Bolsa de Empregabilidade, no âmbito do Programa Hospes, um projeto corporativo de responsabilidade social e sustentabilidade ambiental que a AHP dinamiza desde 2013. Uma vez que a associação se encontra a desenvolver o pilar de “Emprego Inclusivo” deste programa, a AHP espera que com esta parceria possa “apoiar os hotéis associados na inserção de trabalhadores com necessidades específicas nos seus quadros”.
“No momento presente”, diz António Marto, responsável pelo Fórum Turismo, “o Fórum Turismo considera fundamental alargar o seu espectro de atuação por forma a potenciar ainda mais o desenvolvimento sustentável e inclusivo do setor. Esta parceria permitirá uma colaboração mais efetiva na promoção do emprego inclusivo e na integração de pessoas com necessidades específicas, contribuindo assim para uma indústria hoteleira mais diversificada e socialmente responsável”.
Já Cristina Siza Vieira, vice-presidente executiva da AHP, sublinhou que “as empresas têm a obrigação legal de preencher uma quota de trabalhadores portadoras de deficiência, mas, mais do que cumprir a lei, é consensual que é altamente gratificante e motivador integrar estas pessoas nos quadros empresariais. Integrar pessoas com necessidades especiais nas equipas não é fácil, requer um esforço considerável, seguramente por parte de quem entra, mas também da organização do trabalho. O que sabemos é que a inclusão promove um espírito de coesão, o esforço coletivo para alcançar resultados, respeitar a diferença também de quem nos procura e melhora o serviço”.
Durante a Bolsa de Empregabilidade estiveram com a AHP 76 pessoas que pretendem entrar no mercado de trabalho no setor do Turismo, todas de Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) com quem a AHP tem protocolo no âmbito do Programa HOSPES. Destas, 22 pessoas integram a Fundação AFID Diferença, 20 pessoas o Grupo de Intervenção e Reabilitação Ativa, quatro pessoas a Associação Portuguesa de Portadores de Trissomia 21, três pessoas a Associação Portuguesa de Síndrome de Asperger e 27 pessoas a CRESCER – Associação de Intervenção Comunitária.
A AHP frisa que, desde 1 de fevereiro, e de acordo com a Lei nº 4/2019, de 10 de janeiro, as empresas com um número igual ou superior a 75 trabalhadores devem admitir trabalhadores com deficiência igual ou superior a 60%, em número não inferior a 1% do pessoal ao seu serviço. Já as grandes empresas devem admitir estes trabalhadores em número não inferior a 2% do pessoal ao seu serviço.