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Estudo Fórum Turismo: 69% dos estudantes de turismo pretende emigrar

A percentagem resulta de um inquérito aplicado pela Associação Fórum Turismo a 189 estudantes, que justificaram a sua expetativa de trabalhar no estrangeiro com a maior oferta de emprego e melhores condições de trabalho, salários e qualidade de vida.

Carla Nunes
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Estudo Fórum Turismo: 69% dos estudantes de turismo pretende emigrar

A percentagem resulta de um inquérito aplicado pela Associação Fórum Turismo a 189 estudantes, que justificaram a sua expetativa de trabalhar no estrangeiro com a maior oferta de emprego e melhores condições de trabalho, salários e qualidade de vida.

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Um estudo realizado pela Associação Fórum Turismo, que contou com uma amostra de 189 alunos de cursos de turismo em Portugal, conclui que 69% dos estudantes pretende emigrar.

A questão lançada pela associação era se estes tencionavam, “nos próximos cinco anos, ir trabalhar para o estrangeiro”. Apenas 31% respondeu que não pretendia trabalhar fora do país, sendo que, dos 69% que responderam positivamente, 17% indicou que esperam vir a trabalhar “fora da Europa”, em regiões como a Ásia, Emirados Árabes Unidos ou Estados Unidos.

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A Suíça segue-se como o destino de preferência dos estudantes que querem trabalhar no estrangeiro, tendo sido indicada por 16% dos inquiridos que responderam afirmativamente à questão, a par do Reino Unido (indicado por 13% dos inquiridos).

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Quando questionados sobre os motivos para quererem trabalhar no estrangeiro, os estudantes indicaram razões como o enriquecimento pessoal, o gosto por explorar mais destinos, a maior oferta de emprego, a expectativa de melhorar línguas estrangeiras, as melhores condições de trabalho, os melhores salários e qualidade de vida, o desejo por novas experiências, a proximidade com familiares emigrados e as questões culturais.

Apesar da melhoria de línguas estrangeiras ser indicada como um dos motivos para trabalhar no estrangeiro, note-se que, do total de estudantes inquiridos, 48% indicou falar três idiomas. Na linha de percentagens seguem-se os estudantes que apontaram falar dois idiomas (29%) e quatro idiomas (13%).

Apenas 6% dos inquiridos apontou só falar um idioma, com 4% a indicar mais de cinco idiomas.

63% dos estudantes antecipam primeiro salário entre os 800 e os 1.200 euros

No mesmo estudo, 33% dos inquiridos afirmam que ambicionam receber entre 800 a 1.000 euros no primeiro emprego, enquanto 30% aponta para os 1.000 a 1.200 euros de salário para a primeira experiência laboral.

Apenas 6% dos estudantes espera receber até 600 euros no seu primeiro trabalho na área, com 5% a indicar uma expetativa de 1.400 a 1.600 euros para o mesmo tipo de emprego.

A Associação Fórum Turismo apurou ainda que 61% dos estudantes inquiridos pretende prosseguir os estudos, com 32% a indicar a área de Gestão, seja turística ou hoteleira, como o curso preferencial.

Seguem-se a área de Turismo (19%), Food & Beverage (15%) e Marketing e Comunicação (14%). Nos cursos que reúnem a menor percentagem de preferência para prosseguir estudos encontram-se aqueles que não estão relacionados com o turismo (7%) e a área de Recursos Humanos (5%).

Apesar de 79% dos inquiridos assegurar que se sente preparado para entrar no mercado de trabalho, 87% afirma que os conteúdos do seu curso não são relevantes para as tendências atuais da indústria. Para Ivan Ferreira, secretário-geral da Associação Fórum Turismo, apesar de “o ensino turístico português ter bastante qualidade”, existe a necessidade de se apostar em abordagens mais práticas.

“Deve-se apostar mais em abordagens práticas e contínuas e permitir a possibilidade de personalização dos currículos académicos face aos interesses pessoais, mas as dificuldades na transição da fase académica para o mercado de trabalho são evidentes, com dois em cada três estudantes a admitirem emigrar durante os próximos cinco anos”, refere Ivan Ferreira em nota de imprensa.

O profissional explica ainda que “entre os vários fatores apontados, as condições de trabalho incompatíveis com os níveis de qualificação possuídos são a principal causa de ansiedade nos futuros profissionais do setor, algo que está inclusive a colocar em causa a sustentabilidade do Turismo em Portugal, com a queda da cultura da ‘arte de bem receber’, que sempre foi considerada uma distinção de valor acrescentado face a destinos concorrentes de Portugal”.

Por essa razão, aponta como “necessárias e urgentes ações que valorizem e retenham os recursos humanos qualificados, para continuar a incrementar a qualidade do serviço prestado aos turistas que nos visitam”.

O inquérito da Associação Fórum Turismo, do qual resultam os presentes dados, foi aplicado durante os meses de novembro e dezembro de 2023. Da amostra de estudantes inquiridos, 71% frequenta atualmente uma licenciatura e 16% Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP).

Na nota metodológica é referido que o estudo continua em aberto para “seguir a perspectiva dos estudantes ao longo do tempo” e averiguar “como esta altera face a determinados fatores externos”.

Os resultados atuais do inquérito podem ser consultados na íntegra a partir do website da Associação Fórum Turismo.

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Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal leciona formação à medida para 14 projetos turísticos

O programa desenhado para empreendimentos turísticos em Troia, Comporta, Melides e Alcácer do Sal é dirigido aos profissionais que lideram equipas, com o intuito de desenvolver competências de gestão, liderança e inovação.

De fevereiro a maio, a Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal, pertencente à rede de escolas do Turismo de Portugal, vai levar a cabo um plano de formação para profissionais, desenvolvido à medida de 14 unidades hoteleiras e de restauração.

Os empreendimentos turísticos visados estão situados em Troia, Comporta, Melides e Alcácer do Sal, sendo que os módulos temáticos e práticos deste programa de formação foram criados de acordo com as necessidades previamente identificadas nos respetivos empreendimentos, como referido em nota de imprensa.

As 14 unidades envolvidas e que vão beneficiar do programa são o Hotel Valo do Gaio; a Herdade da Barrosinha; o Troia Design Hotel; a Pousada Castelo de Alcácer do Sal; o JNcQUOI Beach Club Restaurant; o Independente Comporta; a AlmaLusa Comporta; o Sublime Comporta – Country Retreat & SPA; o Pestana Tróia Eco-Resort; o Spatia Comporta; o Vermelho Melides; a Quinta Da Comporta – Wellness Boutique Resort, an SLH Hotel; o Aqualuz Troia by The Editory e o The Editory by The Sea Troia Comporta Hotel.

O programa é dirigido aos profissionais que lideram equipas, com o intuito de desenvolver competências de gestão, liderança e inovação. O objetivo passa por capacitar estes profissionais para o trabalho em equipa e estimular a comunicação eficaz entre diversas áreas, “preparando-os para os desafios associados aos serviços turísticos de elevada sofisticação”.

O plano de formação aborda matérias e temas como línguas, serviço de alojamento e serviço turístico na área de restauração e bebidas.

A avaliação será contínua e focada no desenvolvimento prático e na aplicação dos conhecimentos adquiridos, para que se possam fazer “eventuais ajustes ou uma melhor adequação de conteúdos, tendo em conta os desafios reais identificados em cada um dos empreendimentos”.

“A formação é um pilar essencial para reforçar a competitividade das empresas do turismo e garantir a qualificação contínua dos respetivos profissionais. Apostar no desenvolvimento de competências é investir na excelência do serviço, na satisfação dos clientes e no futuro sustentável do sector”, refere Carlos Abade, presidente do Turismo de Portugal.

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Feiras & Eventos

AHRESP marca presença na Lisbon Food Affair com programa dedicado ao canal Horeca

A inovação e o futuro do canal Horeca são alguns dos temas abordados nas iniciativas da AHRESP na Lisbon Food Affair, que decorre de 10 a 12 de fevereiro na Feira Internacional de Lisboa (FIL). A entrada é gratuita para associados.

De 10 a 12 de fevereiro de 2025, a AHRESP – Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal estará presente na Lisbon Food Affair (LFA), com um stand e iniciativas dedicadas à inovação e ao futuro do Canal HORECA.

No stand da associação, a programação inclui vários workshops e showcookings. Destes, a AHRESP destaca a iniciativa “Características e benefícios do pão tradicional”, que terá lugar a 10 de fevereiro às 17h00. Esta será conduzida por Elisabete Ferreira, reconhecida como a melhor padeira do mundo pela União Internacional de Panificação e Pastelaria.

O stand terá ainda demonstrações como “Pastelaria tradicional vs. Pastelaria Vegetal”, com Sara Soares, criadora da marca de pastelaria vegan “Caos – O Futuro é Vegetal” (12 de fevereiro, às 15h00).

Acresce o projeto Redfruit4health, com o chef Rui Cerveira, que destaca os benefícios do consumo de frutos vermelhos (11 de fevereiro, às 16h30) e “Como filetar peixe”, com o chef Valter dos Santos (12 de fevereiro, às 16h30).

Estarão ainda em cena momentos Nestlé sobre técnicas de barista para preparações com café de filtro (10 e 12 de fevereiro, às 11h00), estratégias para otimizar ofertas no setor alimentar e showcookings da Garden Gourmet (10, 11 e 12 de fevereiro, às 13h00), com apresentação de novas tendências e soluções gastronómicas.

Restauração em Portugal – Mercados, Tendências e Tecnologias

Além dos workshops e showcookings, a associação dedica um dia à restauração a 10 de fevereiro, no qual dinamiza a Talk AHRESP sob o tema “Restauração em Portugal – Mercados, Tendências e Tecnologias”, com dados relativos ao setor.

Nesta palestra, e pela primeira vez, a associação reúne a Nielsen IQ, DIG IN e a Zone Soft para debater o que procuram os consumidores, a evolução do ticket médio, onde se fatura, como se fatura e quem mais fatura, entre outros temas referentes à gestão quotidiana e prospetiva dos negócios de restauração.

Para esta sessão, Ana Paula Barbosa, da Nielsen IQ, apresentará estudos sobre o comportamento e preferências dos consumidores da restauração, por faixa etária e categorias de estabelecimento. Já Pedro Édris de Sousa, CEO da Zone Soft, contribui com os mais recentes dados sobre consumo. Por fim, Nuno Fernandes, CEO da DIG-IN, explorará as novas tendências da restauração. Pedro Cardoso, do Solar dos Presuntos, dará o seu testemunho enquanto empresário face aos dados apresentados.

Os associados da AHRESP terão acesso gratuito ao evento, sendo que para garantir bilhetes os interessados devem solicitá-los junto dos Serviços da AHRESP ou através do email eventos@ahresp.com.

O stand da AHRESP conta com o apoio da Nestlé Profissional, Clima Portugal, Fagor, MSL – Medicina e Segurança Laboral, Rentokil Initial e VBSS, proporcionando um ponto de encontro dedicado a ouvir os profissionais e empresários e preparado para a troca de ideias, soluções e esclarecimentos.

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Hotelaria

Grande Real Santa Eulália aposta em vaga de remodelações

A primeira fase do projeto de remodelações em vista para o Grande Real Santa Eulália visa os quartos da unidade hoteleira, que deverá estar concluída no final de abril deste ano. Até 2027, o hotel espera renovar as suas villas, Centro de Congressos e os espaços de restauração e lazer.

O Grande Real Santa Eulália, em Albufeira, vai apostar numa vaga de remodelações em vários espaços do hotel. A primeira fase abrange a renovação de todos os quartos da unidade hoteleira, que se espera que esteja concluída até ao final de abril deste ano.

Os novos quartos vão apresentar um design “mais contemporâneo e harmonioso”, de acordo com o hotel, com uma paleta de tons suaves, inspirada nas paisagens do Algarve. Esta remodelação está a cargo da decoradora Ana Sofia Oliveira, a par da NS Contract, empresa de projetos de mobiliário e decoração de unidades hoteleiras.

O objetivo passa por “criar um equilíbrio entre acabamentos modernos e as novas funcionalidades tecnológicas nos aparelhos e sistemas disponíveis nos quartos, bem como a cultura e tradição do litoral algarvio, com a utilização de peças como os pratos de cerâmica de Porches”, como referido em nota de imprensa.

Quartos renovados do hotel Grande Real Santa Eulália | Créditos: DR

“A renovação do Grande Real Santa Eulália reflete o compromisso em adaptar a oferta às tendências atuais de design, mantendo a essência e autenticidade do Algarve, com o objetivo de proporcionar uma experiência que valorize o local e responda às expectativas dos hóspedes”,  refere Karine Brites, diretora-geral da unidade.

As próximas fases do projeto de remodelação do hotel Grande Real Santa Eulália visam a renovação das villas, do Centro de Congressos e dos espaços de restauração e lazer da unidade até 2027.

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Figuras

Carolina Afonso é a nova Chief Digital & Marketing Officer da Estoril 8023

A profissional transita da Gato Preto, onde assumia o cargo de CEO. Nesta nova função, Carolina Afonso fica responsável pelas áreas de eCommerce, Marketing e IT da empresa dedicada à gestão de hotéis de luxo.

A Estoril 8023, empresa de gestão de hotéis de luxo em Portugal, apostou em Carolina Afonso para o cargo de Chief Digital & Marketing Officer.

No novo cargo, a profissional fica responsável pelas áreas de eCommerce, Marketing e IT, “com o objetivo de impulsionar a transformação digital e fortalecer a presença da empresa no setor hoteleiro em Portugal e nos mercados internacionais onde opera”, como referido em nota de imprensa.

No currículo, Carolina Afonso acumula experiência enquanto CEO do Gato Preto em Portugal e Espanha, mas também na Toshiba Printin Soultions, Asus, Konica Minolta, onde desempenhou as funções de diretora de marketing durante 15 anos.

Atualmente, além do recente cargo na Estoril 8023, a profissional é professora no ISEG/Universidade de Lisboa, bem como coordenadora de vários cursos no ISEG Executive Education. Doutorada pela Universidade Complutense de Madrid, Carolina Afonso conta com um mestrado em Marketing pelo ISEG e uma licenciatura em Relações Internacionais pela Universidade Nova de Lisboa.

Foi reconhecida pela Forbes como uma das mulheres mais influentes nos negócios em Portugal, destacando-se no Top 5 da categoria de retalho. Autora de vários livros e publicações, é também diretora da Associação Portuguesa de Profissionais de Marketing (APPM) e recentemente foi nomeada presidente do Conselho Estratégico de Liderança dos Alumni do ISEG.

Com a integração de Carolina Afonso, a Estoril 8023 pretende reforçar “o compromisso com a inovação digital e a excelência no setor da hotelaria de luxo, visando proporcionar experiências únicas e memoráveis aos seus hóspedes, bem como nas insígnias multimarca que a marca trabalha”, como refere em nota de imprensa.

“É um desafio que faz todo o sentido no meu percurso profissional, desde sempre ligado à alta direção nas áreas de gestão, marketing e IT. Chegou a hora de mudar de sector. É com enorme entusiasmo que me mudo para a Avenida da Liberdade e que assumo este novo desafio na Estoril 8023. Acredito que a inovação aliada à tecnologia e ao marketing desempenham um papel crucial no setor hoteleiro, e estou motivada para contribuir para o crescimento e consolidação das marcas do grupo”, refere Carolina Afonso em comunicado.

A Estoril 8023 dedica-se à gestão de hotéis de luxo em Portugal, com destaque para a sua marca própria, a Valverde Living. A empresa dedica-se também à gestão multimarca com várias insígnias como o InterContinental Cascais Estoril ou HollidayInn Braga. Atualmente administra seis hotéis com 292 quartos e desenvolve três propriedades adicionais, com previsão de agregar 179 chaves nos próximos três anos.

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Formação

Programa de Formação e Integração de Migrantes: 5 mil inscritos, mais de mil vagas abertas para 329 empresas

Mais de cinco mil migrantes inscritos e mais de mil vagas abertas por 329 empresas candidatas é ponto de situação do Programa de Formação e Integração de Migrantes e Beneficiários de Proteção Internacional no Setor do Turismo, uma das medidas do programa governamental “Acelerar a Economia”.

As 329 empresas que aderiram ao “Programa de Formação e Integração de Migrantes e Beneficiários de Proteção Internacional no Setor do Turismo”, uma das medidas do programa governamental ‘Acelerar a Economia’, disponibilizam 1.299 vagas para estágios, bem mais do que estava inicialmente previsto, que eram mil. Segue-se a seleção dos migrantes que vão fazer a formação e estágio, dos 5.378 que se candidataram.

Esta fase de candidaturas, de acordo com comunicado do Turismo de Portugal, ficou marcada pela diversidade de nacionalidades dos candidatos, ao todo 75 origens diferentes. Os países mais representados são o Brasil, seguido de Angola, Índia, Nepal, Paquistão e Bangladesh. Registaram-se ainda inscrições de países como Peru, Colômbia e Argentina.

Relativamente à distribuição geográfica, Lisboa foi o distrito com maior número de candidatos, 1.821, seguida do Porto com 931 e Setúbal com 567. Mais de metade dos candidatos tem o equivalente ao ensino secundário, 59% são do género feminino e 41% do masculino.

Relativamente às empresas, a adesão também superou as expectativas, observa o Turismo de Portugal, o que levou já à decisão de aumentar o programa, para poder preencher todas as vagas de estágio disponíveis. As áreas mais representadas são a hotelaria, restaurante/bar, padaria e pastelaria, restauração, alojamento local, turismo em espaço rural e turismo de habitação, catering e animação turística.

Sublinhe-se a diversidade de empresas por setor, uma vez que se candidataram a este programa desde grandes grupos, que submeteram muitas vagas para funções diferentes na organização, até microempresas.

Para Pedro Machado, secretário de Estado do Turismo, o Programa Integrar para o Turismo – uma das 60 medidas que constituem o Programa lançado pelo Governo ‘Acelerar a Economia’ – “é uma das iniciativas que, ao reforçar a qualificação da mão de obra e, simultaneamente promover a inclusão social, vem contribuir não só para o fortalecimento da competitividade e resiliência das empresas do sector, mas também torna Portugal num destino ainda mais sustentável, inovador e atrativo”.

Já Carlos Abade, presidente do Turismo de Portugal, classifica que “a adesão significativa ao Programa Integrar para o Turismo de migrantes e empresas significa que este é um programa que responde às necessidades reais sentidas no país”.

Por outro lado, considera que “também simboliza a força do compromisso do Turismo de Portugal em apostar na qualificação dos profissionais e em tornar o turismo um bom exemplo de integração”.

O presidente do Turismo de Portugal salienta ainda que “num período marcado por desafios demográficos e de recursos humanos em diversas áreas de atividade, esta iniciativa reforça a importância do turismo como um motor de inclusão e desenvolvimento económico, beneficiando tanto os trabalhadores como as empresas que os acolhem”.

A primeira fase do programa focou-se na mobilização de migrantes e empresas, garantindo uma base sólida para as próximas etapas. Com a formação prestes a iniciar-se, espera-se que a integração dos profissionais ocorra de forma estruturada e eficaz, consolidando o turismo como um setor atrativo e sustentável para quem procura novas oportunidades em Portugal.

Após a seleção dos mil migrantes que vão integrar o programa serão constituídos 40 grupos de formação, cada um com 25 formandos. Esta fase vai decorrer em toda a Rede de Escolas do Turismo de Portugal e eventualmente em cidades onde, não havendo estas instituições de ensino, seja possível fechar parcerias para o efeito.

Depois da formação, a colocação dos primeiros migrantes nas empresas vai começar a 1 de junho, sendo que até final de outubro todos os estágios terão de ter iniciado.

O Programa Integrar para o Turismo insere-se numa iniciativa estratégica que visa responder aos desafios do setor através da qualificação e integração de migrantes no mercado de trabalho. Assente em cinco grandes objetivos estratégicos, esta iniciativa pretende facilitar a capitalização e consolidação das empresas, melhorar o acesso a financiamento, promover o empreendedorismo e a inovação, incentivar práticas sustentáveis e potenciar a criação de clusters setoriais. Com uma abordagem integrada e alinhada com os desafios atuais, o programa Acelerar a Economia pretende criar condições mais favoráveis para o desenvolvimento empresarial, estimulando o investimento, a criação de emprego e a modernização da economia portuguesa.

O Programa Integrar para o Turismo assenta ainda numa parceria estratégica entre três entidades que representam os três eixos fundamentais do programa: Migração / AIMA – Agência para a Imigração e Mobilidade; Formação / Turismo de Portugal através Rede de Escolas de Hotelaria e Turismo; Empregabilidade / Confederação do Turismo de Portugal.

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Restaurantes

Eurostars Universal aposta em novo restaurante de fine dining

O novo espaço de fine dining na capital é liderado pelo chef Tomás Pereira, que aposta numa carta sazonal.

O Eurostars Universal, situado no Parque das Nações, em Lisboa, abriu um novo restaurante dedicado ao fine dining, o 98 Universal.

Inspirado na Expo’98, o restaurante pretende oferecer “uma experiência sensorial que presta homenagem ao passado, celebra o presente e olha para o futuro”, como a unidade frisa em nota de imprensa. O intuito passa por refletir “a transformação da cidade, combinando tradição e inovação numa oferta gastronómica sofisticada, mas descontraída”.

Sob a chefia do chef Tomás Pereira, uma das bandeiras do futuro restaurante assenta na “autenticidade e sazonalidade”, com a utilização de ingredientes frescos e da época. Desta forma, a carta do restaurante muda consoante as estações, com pratos que juntam “o melhor que Portugal tem para oferecer com inspirações e técnicas internacionais”.

O restaurante 98 Universal está aberto todos os dias das 19h30 às 22h30. A inauguração oficial deste espaço de restauração está marcada para o início de março.

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ERT do Alentejo e Ribatejo apresenta projeto de formação para o Litoral Alentejano

O projeto de formação para o Litoral Alentejano desenvolvido pelo Turismo de Portugal, e que foi dado a conhecer essencialmente às unidades de alojamento situadas naquela região orientadas para o segmento upscale, abrange diferentes áreas, como ‘Comunicação e Acolhimento’ e ‘Restauração e Cozinha’, e prevê formar trabalhadores das várias empresas.

A Entidade Regional do Turismo do Alentejo e Ribatejo acaba de apresentar o projeto de Formação para o Litoral Alentejano esta terça-feira, 4 de fevereiro, no Sublime Comporta e que se destinou essencialmente às unidades de alojamento situadas naquela região orientadas para o segmento upscale. As ações poderão realizar-se na Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal e nas próprias empresas, começando ainda este mês de fevereiro.

José Santos, presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, destaca que “a formação é um dos pilares da estratégia de valorização do turismo do Alentejo Litoral e é com o intuito de reforçar a nossa atuação nesta matéria que temos vindo a trabalhar com o Turismo de Portugal e com os empresários”, esperando uma adesão generalizada.

Já Catarina Paiva, vogal do Conselho Diretivo do Turismo de Portugal, adianta que “a qualificação e valorização do capital humano é vital para a consolidação do posicionamento do Alentejo Litoral como destino turístico de excelência”, realçando que o Turismo de Portugal “continua comprometido em desenvolver soluções de formação adaptadas às necessidades das empresas, dos profissionais e dos territórios”.

A responsável apontou ainda que, “num período marcado por muitos desafios ao nível da atração, fidelização e capacitação dos recursos humanos, através deste Projeto de Formação para o Litoral Alentejano, que agora iniciamos, será dado um novo impulso à capacitação dos profissionais desta região, que eleve cada vez mais os patamares de excelência na “arte da hospitalidade”.

A sessão contou também com a presença do Secretário-Geral da Laurel – Associação Portuguesa de Marcas de Excelência, Francisco Carvalheira, que abordou o tema ‘Autenticidade e a Simplicidade no Luxo: Posicionamento de Excelência no Turismo do Litoral Alentejano: Desafios e Oportunidades’. O encerramento ficou a cargo do presidente da Câmara Grândola, António Figueira Mendes.

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Alojamento

AHRESP inaugura oficialmente a sua delegação distrital em Braga

A inauguração da 16ª delegação da associação está marcada para 13 de fevereiro, às 15h00.

A AHRESP – Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal inaugura oficialmente a 13 de fevereiro a sua delegação distrital em Braga.

A inauguração, que tem lugar às 15h00 na Avenida da Liberdade, 191, marca a “estratégia de proximidade” pela qual a associação pretende operar e constitui-se como a 16.ª delegação da AHRESP a abrir portas.

“A abertura desta 16ª delegação é um passo significativo no reforço da rede de suporte da AHRESP às empresas e profissionais do norte de Portugal, permitindo uma resposta mais eficaz às necessidades locais e contribuindo para o desenvolvimento sustentável da região”, refere a associação em nota de imprensa.

A sessão de abertura decorre a partir das 15h00 com a presença de Carlos Moura, presidente da direção da AHRESP; Luís Pedro Martins, presidente da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal e Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga.

Segue-se a assinatura de protocolo às 15h30, seguida de uma sessão de apoios e incentivos para o canal Horeca às 15h45. O encerramento a cargo de Isabel Loureiro, presidente da Delegação de Braga, tem lugar às 16h30.

Leia também: AHRESP abre 15ª delegação em Braga

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The Social Hub Porto | Créditos: DR

Hotelaria

The Social Hub marca abertura de portas no Porto para 1 de março

O conceito de hotelaria híbrida do The Social Hub, dirigido à comunidade de nómadas digitais, jovens profissionais, viajantes, mas também locais, chega ao Porto sob a forma de um hotel de quatro estrelas com 310 quartos.

O grupo The Social Hub entra pela primeira vez em Portugal com uma unidade hoteleira no Porto, cuja data de abertura está apontada para 1 de março.

A nova unidade de quatro estrelas vai contar com 310 quartos, dos quais 271 são quartos de hotel e 39 apartamentos residenciais com até dois quartos.

Situado no Bonjardim, a poucos metros da Avenida dos Aliados e do Mercado do Bolhão, o hotel pretende afirmar-se como um ponto de encontro entre a comunidade de nómadas digitais e jovens profissionais, mas também de viajantes e locais. Desta forma, além da componente de alojamento, o espaço pretende oferecer um hub com várias iniciativas e programas de aprendizagem, networking, valorização e empreendedorismo.

Por essa razão, as valências do hotel incluem mais de 580 metros quadrados de espaço de coworking para cerca de 100 pessoas, bem como 450 metros quadrados de espaços flexíveis para reuniões, incluindo um auditório para eventos. Acresce um terraço no topo da unidade.

Os visitantes podem escolher entre estadias curtas ou prolongadas, alojamento para estudantes, ou usufruir de um espaço de coworking através de uma série de opções de adesão, que incluem dez espaços para escritórios privados.

The Social Hub Porto | Créditos: DR

Com este primeiro hotel no Porto, e uma segunda propriedade em desenvolvimento em Lisboa, o The Social Hub expande a sua oferta na Península Ibérica. A nível europeu conta com 19 propriedades em funcionamento em Amesterdão, Barcelona, Berlim, Florença, Madrid, Paris, San Sebastian e Viena.

Recentemente certificado pela B Corp, o The Social Hub desenvolve mais de 5.500 experiências comunitárias por ano, impactando mais de 100 mil pessoas, num conjunto de atividades que incluem cursos de línguas, culinária e formação de competências. O hub no Porto também acolherá bolseiros da TSH Talent Foundation, “destinada a capacitar os agentes de mudança que enfrentam barreiras às oportunidades”, como se pode ler em comunicado.

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Créditos: DR, via Revive

Alojamento

Câmara de Setúbal aprova reconversão da 7.ª Bataria do Outão em empreendimento turístico

Prevê-se que a 7.ª Bataria do Outão seja reconvertida num cinco estrelas com cerca de 35 quartos. O projeto encontra-se ao abrigo do Programa Revive.

A Câmara Municipal de Setúbal aprovou os termos de referência e a proposta de contrato para planeamento para a elaboração do plano de pormenor que define o desenvolvimento do projeto de reconversão da 7.ª Bataria do Outão em empreendimento turístico.

Desta forma, as antigas instalações militares, inseridas numa área com cerca de 5,15 hectares, vão acolher uma unidade hoteleira de cinco estrelas com um número estimado de 35 quartos, como indica a proposta aprovada a 29 de janeiro em reunião pública.

A reconversão da 7.ª Bataria do Outão, localizada na Serra da Arrábida, insere-se no Programa Revive, iniciativa do Governo que visa promover o aproveitamento turístico de imóveis públicos com valor histórico e arquitetónico, através da concessão da exploração a entidades privadas.

No âmbito deste programa, a concessão da 7.ª Bataria do Outão foi atribuída, por concurso público, à Real Bolhão, Restaurantes, Unipessoal, Lda., que vai realizar as obras de reconstrução, incluindo de infraestruturas, e explorar o futuro hotel.

A concretização do projeto implica a elaboração de um plano de pormenor para enquadrar as intervenções a executar no espaço, de acordo com o definido no Plano Diretor Municipal (PDM) de Setúbal. Este deverá também assegurar “a integração ambiental, paisagística e patrimonial do território, bem como a preservação da memória militar, conservando e valorizando as estruturas mais relevantes”, como a Câmara Municipal de Setúbal refere em nota de imprensa.

O projeto deve ainda estar “condicionado à elaboração de uma avaliação detalhada das condições geológicas e geotécnicas, de um Estudo de Enquadramento Paisagístico e de um Plano de Gestão Ambiental”, a par da obtenção de “certificação ambiental ou de rótulo ecológico emitido por um organismo independente e credível”.

A concretização da Estrutura Ecológica Municipal, com a utilização de espécies vegetais autóctones, características da Serra da Arrábida, é outro dos aspetos a garantir no projeto.

De acordo com a Câmara Municipal de Setúbal, o plano de pormenor na modalidade de Plano de Intervenção no Espaço Rústico da 7.ª Bataria do Outão vai enquadrar estas questões, “tendo o concessionário demonstrado interesse em estabelecer um contrato para planeamento” com a câmara.

Os custos financeiros com a elaboração do Plano de Pormenor na modalidade de Plano de Intervenção no Espaço Rústico da 7.ª Bataria do Outão serão integralmente suportados pela Real Bolhão.

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