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AP Adriana Beach Resort abre em fevereiro com novas facilidades

O AP Adriana Beach Resort reabre a 22 de fevereiro deste ano com novas valências destinadas a crianças e desportistas, bem como com espaços comuns renovados.

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AP Adriana Beach Resort abre em fevereiro com novas facilidades

O AP Adriana Beach Resort reabre a 22 de fevereiro deste ano com novas valências destinadas a crianças e desportistas, bem como com espaços comuns renovados.

O AP Adriana Beach Resort reabre a 22 de fevereiro deste ano com novas valências destinadas a crianças e desportistas, bem como com espaços comuns renovados.

Para as crianças estão a ser construídas três áreas distintas, nomeadamente dois espaços com jogos de água e um parque infantil. Desta forma, no “Splash Park” as famílias vão poder encontrar diferentes jogos de água, escorregas, arcos e repuxos de água, um balde gaivota e uma passagem de água. Já a “Splashpool” inclui escorrega e repuxos de água, instalado numa das piscinas já existentes. Por fim, o  parque infantil é composto por escorrega, uma pequena rede de escalada, um barco pirata e uma zona de sombra.

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Quanto às facilidades desportivas, um dos atuais campos de ténis será reconvertido num campo multiusos/futebol, sendo que ao nível dos espaços comuns vai ser instalado um novo sistema de climatização nas zonas de restauração e lobby. Em nota de imprensa, o AP Hotels & Resorts refere ainda que “haverá um grande investimento ao nível do reforço da cobertura wifi em todo o resort”.

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O grupo refere que estas intervenções “dão continuidade ao forte investimento realizado em 2023 [no AP Adriana Beach Resort], que englobou a renovação de todos os quartos da categoria “Standard”, assim como do anfiteatro”.

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Nova edição: Tivoli Kopke Porto Gaia Hotel, uma nova referência na hotelaria a Norte

A edição de fevereiro da Publituris Hotelaria faz capa com o mais recente Tivoli Kopke Porto Gaia Hotel, que surge de uma parceria entre a marca Tivoli, da Minor, e a Sogevinus. Neste número, encontre ainda uma entrevista com Nuno Ferreira, representante do Guia Michelin em Portugal, e Rudi Azevedo, CEO da RM HUB.

Carla Nunes

No número 224 da revista Publituris Hotelaria o destaque vai para o Tivoli Kopke Porto Gaia Hotel, uma unidade hoteleira que nasce nas antigas caves de Vinho do Porto Kopke após um investimento de 50 milhões de euros e de uma parceria entre a marca Tivoli, do grupo Minor, e da Sogevinus.

Francisco Viana Brito, diretor-geral deste novo hotel, dá conta dos planos traçados para a unidade hoteleira, as experiências que pretendem dinamizar à volta do vinho Kopke e da possibilidade de estabelecer sinergias com os projetos turísticos vizinhos. De seguida, uma entrevista com Pedro Braga, CEO da Sogevinus, revela os contornos desta parceria e o investimento da empresa de vinhos na área do enoturismo.

Esta é também a edição em que celebramos o 20.º aniversário da Publituris Hotelaria, onde passamos em revista algumas das capas mais emblemáticas destas duas últimas décadas e os destaques que chegaram à primeira página.

Com a aproximação da segunda edição da Gala do Guia Michelin Portugal, o número deste mês inclui uma entrevista com Nuno Ferreira, representante do Guia Michelin em território nacional. A evolução do panorama gastronómico em Portugal, mas também a apresentação das Chaves Michelin pelo Guia em abril de 2024, guiaram esta conversa.

No especial deste mês, conheça as empresas fornecedoras que vão estar presentes na Better Tourism Lisbon Travel Market – BTL, que este ano decorre de 12 a 16 de março.

No capítulo dos Fornecedores, Rudi Azevedo, CEO da RM HUB, dá conta da formação em revenue management lançada pela RM Academy, que segue um formato de subscrição.

Já a rubrica “Palavra de Chef” destaca David Jesus, chef nos espaços de restauração do L’AND Vineyards. A idealização das cartas para os restaurantes Mapa e Café da Viagem, a formação das equipas e a importância da sazonalidade marcaram esta conversa com o chef que acredita que a evolução para crescer mais e melhor faz-se de forma consciente e, sobretudo, com tempo.

Na “Inspeção” deste mês, viajámos até Budapeste para lhe dar a conhecer o Áurea Ana Palace Hotel, uma ode à cidade húngara e à imperatriz Sissi. Aberto desde 2021, o boutique hotel é uma unidade histórica que resulta da renovação de dois edifícios antigos do final do século XIX e início do século XX.
Por fim, brindamos com as escolhas de Gonçalo Cosme, responsável comercial da Almeida Garrett Wines e co-founder da Garrafeira Tesouros de Baco.

Os indicadores desta edição foram fornecidos pela Guestcentric, sendo que os artigos de opinião são assinados por André Cavalheiro (Highgate Portugal), Mariano Faz (AHM) e Leonardo Simões (ADHP Júnior).

Leia a edição completa através do link.

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1638 Restaurant Wine Bar, do futuro Tivoli Kopke Porto Gaia Hotel

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Pipeline de novos hotéis atinge recorde com quase 16.000 unidades no final de 2024

No final de 2024, o “Global Hotel Construction Pipeline Trend Report” da Lodging Econometrics indica que existem quase 16.000 hotéis em construção ou em planeamento, o que acrescentará mais de 2,4 milhões de quartos.

Victor Jorge

De acordo com o “Global Hotel Construction Pipeline Trend Report,” da Lodging Econometrics (LE), no final de 2024, existiam 15.820 projetos de hotéis em construção ou em planeamento, correspondendo a um acréscimo de 2.438.189 quartos, ou seja, um aumento de 4% nas unidades e 3% relativamente aos quartos, face a igual período de 2023.

No último trimestre de 2024, segundo os dados divulgados, encontravam-se 6.231 projetos em construção em todo o mundo, o equivalente a 1.098.620 quartos, correspondendo a um crescimento de 1% relativamente a período homólogo de 2023.

Já quanto aos projetos que deverá iniciar construção nos próximos 12 meses, a LE refere 3.872 hotéis, o equivalente a 539.054 quartos, indicando o mesmo aumento de 1% face às estimativas realizadas no ano anterior.

Quanto aos projetos em planeamento, somam 5.717, ou seja, 800.515 quartos, correspondendo a um aumento mais significativo de 10% em termos de projetos e +9% no que toca ao número de quartos, quando compara com o mesmo período de 2023.

Os EUA lideram este ranking com um novo recorde de 6.378 novos projetos, o equivalente a 746.986 quartos, correspondendo a um aumento de 7% e 8%, respetivamente. A China surge em segundo lugar com 3.779 projetos e 681.915 quartos.

Os EUA representam, assim, 40% do pipeline global de projetos hoteleiros globais, com a China a ser responsável por 24%, o que faz com que estes dois países pesem 64% na totalidade dos hotéis em construção ou em projeto.

A LE assinala, igualmente, o crescimento da Índia, com 693 projetos e 87.512 quartos, correspondendo a um crescimento de 35% e 43%, respetivamente. O Canadá surge em quarto lugar com um novo recorde para o país de 333 projetos e 43.413 quartos, enquanto a Arábia Saudita aparece com 316 projetos e 83.275 quartos.

Recorde-se que Portugal surge no “Europe Hotel Construction Pipeline Trend Report” da LE em quinto lugar, com 113 projetos e 14.059 quartos em construção, com Lisboa a aparecer como uma das cidades europeias com mais projetos (3.º lugar), indicando o relatório um total de 35 hotéis/3.976 quartos.

A Europa, por sua vez, terminou o quatro trimestre de 2024 com um total de 736 hotéis e 112.904 quartos em construção, revelando ainda a LE que existem 415 projetos e 59.719 quartos a aguardar o início de construção nos próximos 12 meses, com 510 projetos/71.841 quartos já em fase inicial de planeamento.

Globalmente, o ano de 2024 viu serem abertos 2.226 novos hotéis, somando 317.608 quartos e representando um aumento de 7% face ao ano de 2023.

Para 2025, a LE prevê a abertura de 2.815 novos hotéis/429.639 quartos, para, em 2026, esse número aumentar para 2.820 novos hotéis, embora o número de quartos não cresça proporcionalmente, somando 419.151 quartos.

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Montebelo Vista Alegre Lisboa Chiado Hotel adere à rede Serandipians

O hotel de cinco estrelas, pertencente ao grupo Montebelo Hotels & Resorts, passa a integrar a rede Serandipians e reforça a sua posição a posição no turismo internacional.

O Montebelo Vista Alegre Lisboa Chiado Hotel acaba de integrar a rede Serandipians, uma comunidade de curadores internacionais, criada pela Traveller Made em 2013 e reconhecida mundialmente pela sua curadoria exclusiva em viagens, hotelaria e experiências sensoriais no universo da hospitalidade.

Com esta parceria, o Montebelo Vista Alegre Lisboa Chiado Hotel, pertencente ao grupo Montebelo Hotels & Resorts, passa a fazer parte de um núcleo restrito de parceiros, reconhecidos pela sua dedicação em proporcionar experiências inesquecíveis e personalizadas aos viajantes mais exigentes.

Em comunicado, o grupo refere que a adesão “reforça o compromisso do Montebelo Vista Alegre Lisboa Chiado Hotel em oferecer aos seus hóspedes uma experiência única, que combina serviço e atenção ao detalhe, conjugado com o alto padrão de hospitalidade portuguesa, num ambiente que integra de forma harmoniosa o respeito pela herança cultural e arquitetónica portuguesa e a presença do design contemporâneo”.

Jorge Costa, vice-presidente da Visabeira Turismo e Imobiliária sublinha que “a adesão à rede Serandipians é mais um passo para o Montebelo Vista Alegre Lisboa Chiado Hotel, que consolida a nossa posição no panorama internacional e eleva ainda mais o nível de experiências que proporcionamos aos nossos clientes.”

Localizado no bairro do Chiado, em Lisboa, o hotel de cinco está inserida num edifício histórico meticulosamente restaurado, apresentando 58 quartos e suites com personalidade distinta, inspirada na tradição artística e artesanal da reconhecida marca centenária Vista Alegre. Cada ala do hotel segue um tema: os quartos da Rua das Flores exibem motivos florais; nos da Rua do Alecrim, o aroma de alecrim e elementos naturais predominam; enquanto os quartos do Largo do Barão de Quintela destacam obras em porcelana biscuit e tetos ornamentados em estuque, que dão um toque de elegância histórica.

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Almada recebe o XXI Congresso da ADHP de 20 a 21 de março

O INATEL Caparica foi o local escolhido para a organização do XXI Congresso da ADHP – Associação dos Diretores de Hotéis de Portugal deste ano. Paralelamente, decorre o III Encontro Internacional de Diretores de Hotel.

A ADHP – Associação dos Diretores de Hotéis de Portugal realiza este ano o seu XXI Congresso no INATEL Caparica, de 20 a 21 de março.

O evento será também uma oportunidade para acolher o III Encontro Internacional de Diretores de Hotel, que pretende promover “um diálogo além-fronteiras sobre os principais desafios da hotelaria, desde a segurança tecnológica aos recursos humanos”, como a associação refere em nota de imprensa.

A escolha do município de Almada para a organização do XXI Congresso da ADHP vem no seguimento de um pedido da Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa, bem como do compromisso da associação em organizar o seu congresso em locais “com menor atividade no período em questão”, neste caso, em março.

“Este ano, aceitámos o desafio da Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa e regressamos à área metropolitana da capital para mais um Congresso da ADHP. Desde o primeiro dia em que iniciámos a organização dos congressos nacionais, comprometemo-nos a realizá-los em zonas geográficas com menor atividade no período em questão. A escolha do município de Almada, situado a poucos quilómetros de Lisboa, sublinha a necessidade de um olhar mais atento para territórios que, apesar da proximidade aos grandes centros turísticos, não beneficiam diretamente dessa dinâmica”, refere Fernando Garrido, presidente da ADHP.

O presidente indica ainda que “este evento anual é uma oportunidade para reunir a indústria num espaço que, por um lado, discute conjuntamente a realidade dos profissionais da hotelaria e das unidades hoteleiras e, por outro, celebra o papel desta atividade para o turismo e para a economia nacional. Sendo uma iniciativa técnica, o Congresso da ADHP oferece insights importantíssimos para o dia-a-dia dos diretores de hotel, mas também contribui com soluções concretas para os desafios do setor turístico como um todo”.

Durante o XXI Congresso da ADHP, serão atribuídos os Prémios Xénios – Excelência na Hotelaria, que reconhecem e distinguem os melhores profissionais da indústria e o melhor parceiro de negócios. As votações encontram-se abertas no website da associação.

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Ruby Hotel Frankfurt | Créditos: DR

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IHG Hotels & Resorts adquire a marca hoteleira Ruby

Os atuais 20 hotéis Ruby, bem como as dez unidades hoteleiras da marca que se encontram em pipeline, serão integradas no grupo IHG em sistema de franchising, pelo que a operação dos atuais e futuros hotéis continuará a cargo do The Ruby Group. Com esta integração, a Ruby torna-se na 20.ª marca do grupo IHG.

O InterContinental Hotels Group PLC (IHG) adquiriu da Ruby SARL a marca Ruby, bem como a propriedade intelectual relacionada, por um valor inicial de 110,5 milhões de euros. Desta forma, a Ruby torna-se a 20.ª marca a integrar o IHG.

A Ruby caracteriza-se como uma marca lifestyle urbana premium para viajantes modernos, com presença em destinos de cidade.

Com um conceito de hotel premium económico e altamente adaptável, os hotéis da marca Ruby baseiam-se em designs de interiores “que poupam espaço”, além de terem “um elevado grau de padronização e automatização operacional, incluindo quiosques de self-service para check-in rápido” – um segmento onde o IHG “prevê uma rápida expansão global”, como refere em comunicado.

Atualmente, a marca Ruby conta com 20 hotéis, num total de 3.483 quartos, tendo em desenvolvimento mais dez hotéis, num conjunto de 2.235 quartos.

Ruby Lucy Hotel & Bar, em Londres | Créditos: DR

O portfólio da marca inclui nove hotéis abertos na Alemanha (em Colónia, Dusseldorf, Frankfurt, Hamburgo, Munique e Estugarda); três no Reino Unido, em Londres; três na Áustria, em Viena; e dois na Suíça, em Genebra e Zurique. Em Itália, Irlanda e nos Países Baixos, a Ruby conta com uma unidade hoteleira em cada um destes países.

Os hotéis em desenvolvimento deverão abrir nos próximos três anos em cidades como Edimburgo, Marselha, Roma e Estocolmo.

Integração dos hotéis Ruby no sistema da IHG

Em comunicado é frisado que “a empresa operadora do vendedor, [neste caso da Ruby], não está a ser adquirida pela IHG”, pelo que “continuará a operar os atuais hotéis abertos e quaisquer futuros hotéis que o vendedor desenvolver sob a marca”.

“Selecionámos cuidadosamente a IHG como a parceira certa para levar a marca Ruby e a nossa expansão internacional para o próximo nível. A potência de distribuição da IHG, o facto de a Ruby complementar perfeitamente o portfólio da IHG e o seu histórico comprovado de preservar com sucesso a identidade e a cultura ao integrar marcas dá-nos uma grande confiança ao embarcarmos neste próximo capítulo juntos”, refere Michael Struck, fundador e diretor-executivo de The Ruby Group.

Desta forma, os hotéis Ruby, tanto os que se encontram abertos como os que estão em desenvolvimento, vão celebrar contratos de franchise individuais com a IHG, pagando ao grupo hoteleiro royalties de marca e taxas do fundo do sistema.

O valor inicial de 110,5 milhões de euros para a IHG adquirir a marca Ruby e a propriedade intelectual relacionada consiste num pagamento inicial de 109,9 milhões de euros, pago na conclusão da transação. Acresce um pagamento diferido fixo de 0,6 milhões de euros, que será pago “quando aproximadamente metade dos hotéis se juntarem ao sistema da IHG”.

A integração dos 20 hotéis Ruby atualmente abertos no sistema da IHG “deverá começar no final de 2025”, prevendo-se que esteja concluída até 31 de março de 2026.

Ruby Mimi Hotel & Bar, em Zurique | Créditos: DR

De acordo com o grupo hoteleiro, esta integração aumentaria o tamanho do sistema global da IHG em aproximadamente 0,3%. Os atuais dez hotéis em desenvolvimento, quando abertos, adicionariam mais cerca de 0,2% ao sistema da IHG.

Os objetivos do IHG para a marca Ruby

Com uma forte presença na Europa, a marca hoteleira Ruby conta com hotéis baseados tanto em novas construções como em conversões de propriedades comerciais, como escritórios.

Com o vendedor da marca a prever um crescimento substancial do seu portfólio de hotéis Ruby, a expectativa do grupo IHG passa por desenvolver a marca nos Estados Unidos da América (EUA) até ao final do ano.

Outro dos objetivos do IHG é o de que a marca Ruby cresça para mais de 120 hotéis nos próximos dez anos, acelerando para mais de 250 unidades hoteleiras ao longo de 20 anos entre proprietários, globalmente.

“Esta aquisição demonstra o nosso foco em construir uma presença em segmentos grandes e atrativos da indústria e em usar a nossa experiência na integração e crescimento de marcas e portfólios de hotéis. O espaço micro urbano é um modelo franchise-friendly com economia atrativa para o proprietário, e vemos excelentes oportunidades não só para expandir a forte base europeia da Ruby, mas também para levar rapidamente esta marca entusiasmante para as Américas e para a Ásia, como fizemos com sucesso com aquisições de marcas anteriores”.

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Pedro Mesquita de Sousa, fundador do MS Group | Créditos: DR

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MS Group abre hotéis no Mosteiro de Arouca e no Funchal este ano

O grupo prepara a abertura do MS Collection Mosteiro de Arouca e do Moon & Sun Funchal em 2025, após abrir uma unidade hoteleira em Lisboa no ano passado.

O MS Group, que detém os hotéis das maracs Moon & Sun e MS Collection, aponta que este será o ano em que vai abrir as unidades que tem previstas no Mosteiro de Arouca e no Funchal.

No caso do futuro MS Collection Mosteiro de Arouca, a abertura está prevista para o início da primavera, resultado da reconstrução parcial do mosteiro do século X, ao abrigo do programa Revive. A unidade hoteleira de cinco estrelas resultará de um investimento de 10 milhões de euros e contará com 53 quartos, restaurante, bares, spa e uma piscina exterior.

Já o Moon & Sun Funchal deverá abrir portas no inverno de 2025, de acordo com o grupo, que afirma ter “um projeto em fase de estudo” no Alentejo.

“O grupo mantém-se atento a oportunidades estratégicas, seja através da aquisição de novas propriedades, contratos de arrendamento ou gestão de unidades. Esta abordagem criteriosa à expansão visa garantir um crescimento sustentável, sempre alinhado com a identidade da marca”, refere o MS Group em nota de imprensa.

O grupo abriu recentemente um hotel em Lisboa, o Moon & Sun Lisboa, sendo que dentro desta marca hoteleira, o MS Group conta ainda com hotéis no Porto e em Braga. Acresce o hotel MS Collection Aveiro – Palacete de Valdemouro, inspirado na vida e obra de Eça de Queiroz.

Para os hotéis do seu portfólio, o MS Group refere que o mercado norte-americano destacou-se como “um dos mais dinâmicos em 2024”, dado o “crescente interesse dos viajantes dos Estados Unidos da América por Portugal”. Mercados tradicionais como o espanhol, francês e inglês “continuaram a demonstrar um desempenho robusto, contribuindo significativamente para os resultados do grupo”.

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The Lodge Hotel integra portfólio da Marriott e passa a designar-se Forte de Gaia

A alteração do nome da unidade hoteleira, após a sua integração no portfólio da Marriott, foi acompanhada de uma nova identidade visual, com dois logótipos distintos. Após esta inclusão na rede da Marriott, os hóspedes podem usufruir de benefícios exclusivos.

O The Lodge Hotel passa a designar-se como Forte de Gaia – Autograph Collection, by Marriott International, após integrar o portfólio da Marriott.

A Autograph Collection engloba uma coleção de hotéis independentes, dentro do portefólio da Marriott International. Caracteriza-se por reunir “propriedades com um caráter distintivo, permitindo que cada hotel mantenha a sua individualidade, enquanto usufrui do alcance e da marca Marriott”, como a mesma explica em comunicado.

Com esta integração, o atual Forte de Gaia – Autograph Collection constitui-se como o terceiro hotel da coleção em Portugal, após a inclusão do The Ivens, em Lisboa, e do Domes Lake Algarve, em Vilamoura. Torna-se também no primeiro hotel Autograph Collection no Grande Porto e na região Norte do país.

Ao ser incluído no portfólio da Marriott, o Forte de Gaia – Autograph Collection passa a oferecer novas vantagens aos hóspedes, incluindo o acesso ao programa de fidelização Marriott Bonvoy. Os clientes podem acumular e resgatar pontos em estadias, bem como usufruir de benefícios exclusivos, como upgrades de quarto, early check-in e late check-out.

O novo nome, Forte de Gaia, “presta homenagem às origens históricas da cidade e à tradição vinícola que define a região”, como referido em nota de imprensa.

Contudo, apesar da nova designação, “o design e a identidade do hotel continuam a refletir a assinatura da designer Nini Andrade Silva, inspirados na cultura e tradição vinícola da região”.

O hotel conta com 119 quartos e suites, incluindo duas Signature Suites, além de uma piscina exterior aquecida, de março a outubro, ginásio e serviço de spa no quarto. Dispõe também de parcerias com caves de Vinho do Porto. O Forte de Gaia – Autograph Collection disponibiliza seis salas de reuniões e eventos, com nomes inspirados em grandes colheitas de vinho, e equipadas com tecnologia para conferências, encontros corporativos e eventos exclusivos.

A mudança de identidade do The Lodge Hotel para Forte de Gaia – Autograph Collection foi conduzida pela agência NOHO, responsável pelo rebranding. A nova identidade visual apresenta dois logótipos distintos. Esta “dualidade gráfica equilibra sofisticação e herança cultural, reforçando a ligação do hotel à história e identidade do vinho do Porto”, como referido em comunicado.

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Créditos: LoDo, arquitetura paisagista lda para ADER-AL, via http://www.outralentejo.org/

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Castelo de Barbacena em Elvas vai ser transformado em hotel

O edifício adquirido por Paulo Luz, proprietário do Grupo Chaves do Areeiro, será alvo de um investimento de quatro milhões de euros, com o início das obras de construção previsto para maio deste ano.

O Castelo de Barbacena, situado no concelho de Elvas, vai dar lugar a um hotel de charme pelas mãos do Grupo Chaves do Areeiro.

O início das obras de reabilitação do castelo, construído a partir do século XII, estão previstas para o início de maio, segundo o proprietário do grupo, Paulo Luz. O empresário referiu à agência Lusa que adquiriu o monumento de Interesse Público “a um privado”, esperando que as obras estejam concluídas no espaço de dois anos.

A empresa promotora do projeto revelou à Lusa que o investimento ronda os quatro milhões de euros.

O futuro hotel vai contar com 12 quartos com capacidade para 24 pessoas, um restaurante e um spa, estando prevista a criação de seis postos de trabalho.

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ADHP abre votações para os Prémios Xénios 2025

A cerimónia de entrega dos Xénios 2025 decorrerá após o jantar do XXI Congresso da ADHP, que decorrerá em data e local a anunciar.

A ADHP – Associação dos Diretores de Hotéis de Portugal já abriu as votações para os Prémios Xénios 2025 – Excelência na Hotelaria, que estão disponíveis no website da associação.

Os Xénios 2025 vão reconhecer e premiar os profissionais da direção hoteleira em Portugal que mais se destacaram ao longo de 2024, bem como o Melhor Parceiro de Negócios.

Os reconhecimentos serão atribuídos nas categorias de: “Melhor Diretor de Hotel”; “Melhor Jovem Diretor de Hotel”; “Melhor Diretor de Alojamentos”; “Melhor Diretor de F&B”; “Melhor Diretor Comercial/Marketing e Vendas”; “Melhor Gestor de Revenue Management”, uma nova categoria; “Melhor Gestor de Potencial Humano” e “Melhor Parceiro de Negócios”.

Da votação online resultará uma shortlist com os três candidatos mais votados em cada categoria, que passarão a ser considerados finalistas.

Como novidade, além da avaliação por parte de um júri composto por profissionais do setor, a seleção dos vencedores dos Xénios 2025 terá também como critério a votação online.

Para a decisão do vencedor de cada categoria será considerado um voto por cada elemento do júri. A votação online acrescerá três votos para o primeiro finalista com o maior número de votos, dois votos para o segundo finalista e um voto para o terceiro finalista. O regulamento, com informação detalhada sobre este processo, pode ser consultado no website da ADHP.

A ADHP voltará também a atribuir o Prémio Carreira a uma individualidade de destaque no setor.

O júri é composto por Fernando Garrido (ADHP); Manuel Ai Quintas (Dirhotel); Carlos Moura (AHRESP); Pedro Costa Ferreira (APAVT); Hélder Martins (AHETA); Ana Paula Pais (Turismo de Portugal); Carlos Brandão (ESHTE); Mafalda Patuleia (Universidade Lusófona); Flávio Ferreira (ESHT Porto); Victor Jorge (Publituris); Pedro Chenrim (Ambitur); Bernardo Trindade (AHP); Carla Salsinha (ERT Lisboa); José Luís Elias (Turisver) e Carina Monteiro (TNEWS).

“Os Prémios Xénios são um reflexo do compromisso da ADHP com a valorização dos profissionais que, todos os dias, contribuem para a excelência da hotelaria nacional. Numa indústria em constante evolução, é fundamental reconhecer o talento e a dedicação daqueles que lideram e inovam”, afirma Fernando Garrido, presidente da ADHP.

A cerimónia de entrega dos Xénios 2025 decorrerá após o jantar do XXI Congresso da ADHP, que decorrerá em data e local a anunciar.

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Xangai, Londres e Dubai lideram novas aberturas hoteleiras em 2025

De acordo com a empresa de dados e análise de mercados imobiliários CoStar, este ano está prevista a abertura de 7.953 unidades de alojamento em Xangai, na China. Segue-se Londres, com 5.632 quartos, e o Dubai, com 5.344 quartos. Avaliando o pipeline por regiões, a zona Ásia Pacífico lidera no número de quartos de hotel previstos para este ano, seguida pelas Américas, Europa e a região do Médio Oriente e África.

Carla Nunes

Segundo os mais recentes dados da CoStar, as cidades de Xangai, Londres e Dubai lideram o maior número de aberturas de quartos de hotel em 2025.

De acordo com a empresa de dados e análise de mercados imobiliários, este ano está prevista a abertura de 7.953 unidades de alojamento em Xangai, na China; 5.632 unidades de alojamento em Londres, no Reino Unido; e 5.344 unidades de alojamento no Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

Avaliando o pipeline por regiões, a zona Ásia Pacífico lidera no número de quartos de hotel previstos para 2025, com a abertura planeada de 228.468 unidades de alojamento este ano.

A cidade de Xangai lidera o número de aberturas de quartos de hotel, prevendo abrir 7.953 unidades de alojamento este ano. Segue-se Chengdu, com a abertura planeada de 4.821 quartos; Shenzhen (3.946 quartos); Kuala Lumpur (3.841); Suzhou (3.403) e Banguecoque (3.199).

Ainda na região Ásia Pacífico estão em construção 511.666 unidades de alojamento, sendo que 47.241 estão na fase final de planeamento. Está ainda planeada a construção de 396.598 quartos de hotel.

A segunda região mundial com o maior número de unidades de alojamento que deverão abrir em 2025 são as Américas, com a previsão de abertura de 138.909 quartos. Excluindo os Estados Unidos da América, que lidera em aberturas nas cidades de Nova Iorque e Nashville, as cidades que lideram o pipeline da região são a República Dominicana (3.543 quartos previstos) e Toronto (1.460 quartos previstos).

A região das Américas tem 204.217 quartos de hotel em construção. Estão ainda em fase final de planeamento 301.645 unidades de alojamento, além de estar planeada a construção de 407.254 quartos.

Londres, Istambul e Dublin com o maior número de aberturas na Europa

No que diz respeito ao número de aberturas de quartos para este ano, o terceiro lugar cabe à Europa, onde se prevê abrir 106.729 unidades de alojamento, algumas das quais já inauguradas. As cidades de Londres (5.632 quartos previstos), Istambul (3.920) e Dublin (3.197) lideram as aberturas planeadas para este ano.

De momento, a região da Europa tem em construção 171.294 unidades de alojamento. Estão planeados 163.184 quartos, além de 86.438 já estarem em fase final de planeamento.

Por fim, a região do Médio Oriente e África tem em vista a abertura de 50.683 quartos hoteleiros este ano. Com o maior número de aberturas concentradas no Médio Oriente, destacam-se as cidades do Dubai (5.344 quartos previstos); Makkah (4.749); Qatar (3.936); Riyadh (3.485) e Jeddah (3.156).

A região conta com 104.572 quartos em construção. Estão ainda planeados 94.056 quartos, sendo que 28.875 estão em fase final de planeamento.

Sobre o autorCarla Nunes

Carla Nunes

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