PUB
Hotelaria

Tivoli Marina Vilamoura aposta em remodelação focada nos segmentos de lazer e MICE

Após a renovação de 383 quartos, dois espaços de restauração, áreas comuns e espaço exterior, nomeadamente da piscina e do jardim, o Tivoli Marina Vilamoura reabre posicionado para o segmento de lazer e de reuniões, incentivos, conferências e exposições (MICE), dada a ligação ao Centro de Congressos do Algarve.

Carla Nunes
Hotelaria

Tivoli Marina Vilamoura aposta em remodelação focada nos segmentos de lazer e MICE

Após a renovação de 383 quartos, dois espaços de restauração, áreas comuns e espaço exterior, nomeadamente da piscina e do jardim, o Tivoli Marina Vilamoura reabre posicionado para o segmento de lazer e de reuniões, incentivos, conferências e exposições (MICE), dada a ligação ao Centro de Congressos do Algarve.

Carla Nunes

O Tivoli Marina Vilamoura já reabriu, após um período de remodelação de dois meses e uma semana que obrigou ao encerramento desta unidade entre novembro de 2022 e 1 de fevereiro deste ano.

Agora, o hotel abre portas com 383 quartos renovados, num projeto que também visou os espaços interiores e exteriores da unidade. No interior, destaque para a renovação nos espaços comuns do hotel, na área de pequeno-almoço – transformada no restaurante Voyage – e no renovado The Argo Cocktail Bar. Já no exterior, a aposta recaiu na renovação dos jardins e da piscina da unidade.

O resultado foi apresentado este fim-de-semana a um conjunto de jornalistas, parceiros comerciais e um grupo dos melhores clientes do hotel, muitos dos quais já seguem “a terceira e quarta geração familiar” a visitar a unidade. Aliás, e de acordo com o diretor-geral do Tivoli Marina Vilamoura, Hugo Gonçalves, estes clientes foram uma das razões que motivaram esta renovação.

“Os 35 anos de história [do Tivoli Marina Vilamoura] trazem a necessidade de nos atualizarmos. Esta atualização é necessária através dos requisitos atuais dos clientes e do que é necessário em termos de estruturas e infraestruturas, que têm de ser pensadas para o futuro. Esta mudança era necessária, era pedida por muita gente”, refere.

Por enquanto, o diretor-geral da unidade não se quis comprometer com um valor de investimento, uma vez que o “processo de remodelação ainda está a decorrer”, desvendado apenas que este está situado em “muitos milhões de euros, a dois dígitos” – ou seja, pelo menos dez milhões de euros.

Remodelação representará um aumento de receitas entre 20% a 25% 

Os 383 quartos espalhados pelos nove pisos da unidade, onde estão incluídas 21 suites, passam a dar primazia à simplicidade, com a aposta em cores neutras. Desta forma, o destaque recai na vista dos quartos, sobre a Marina de Vilamoura ou a costa algarvia.

Os quartos foram ainda pensados “para se tornarem o mais funcionais possível”, com a inclusão de entradas USB e USB-C. Isto porque, e de acordo com Hugo Gonçalves, a unidade pretende servir três tipologias de clientes: não só os casais e famílias que pretendem “ter um bom espaço e ambiente confortável”, como também os clientes que frequentam o Centro de Congressos do Algarve, junto ao hotel, que precisam de ter acesso a “facilidades tecnológicas básicas”.

Suite com vista para a Marina de Vilamoura. Créditos: Tivoli Marina Vilamoura

Num terceiro tipo de cliente, o diretor destaca a importância do mercado de golfe para o hotel, o que motivou a escolha de disposição de alguns quartos com camas individuais muito próximas, a pensar nos casais internacionais “que preferem dormir em camas separadas”, ou quartos twin para acomodar grupos de amigos que se deslocam para a prática deste desporto.

E como “todo o investimento tem de ter o seu retorno”, o diretor da unidade espera que esta remodelação represente um “incremento de receitas numa média que assenta nos 20% a 25% para este ano”.

PUB
PUB

Renovação de piscina exterior e jardins focada na sustentabilidade

No exterior, o destaque da renovação vai para o taque da piscina exterior, que foi reduzido em 30% de capacidade hídrica. Se antes da renovação o tanque de formato quadrado tinha 2,40 metros de profundidade, agora passa a contar com 1,40 metros de profundidade máxima – uma “redução significativa em termos de consumos de água, químicos e energéticos para a sua utilização”, de acordo com o diretor.

Ao redor do jardim “foi possível ganhar cerca de 30% [de área] ao eliminar um riacho que começava na zona oeste do resort e percorria a zona de jardim até ao lago artificial da unidade”. Desta forma, foi possível aproveitar mais área para zonas de estar e para a plantação de nova vegetação, com o intuito de criar sombras que substituam os chapéus de sol. Por enquanto, foram plantadas 40 novas palmeiras, sendo que o projeto final contempla a plantação total de 70 palmeiras.

A renovação visou ainda dois espaços de restauração, como foi o caso do The Argo Cocktail Bar, que ganhou um novo nome e conceito. Inspirado na nau Argo, devido à arquitetura semelhante a um navio, este espaço de coquetalaria bebe inspiração aos antigos speakeasy para oferecer aos clientes um conceito de bar clássico moderno. Nesse sentido, o chef Nelson de Matos desenhou uma carta com 12 cocktails de assinatura, todos com nomes inspirados na mítica nau Argo.

The Argo Cocktail Bar. Créditos: Tivoli Marina Vilamoura

Já a antiga sala de pequeno-almoço foi transformada no restaurante Voyage, pensado para servir almoços e, eventualmente, dar apoio a refeições de eventos. O diretor afirma ainda que este é um espaço potencial para refeições temáticas, dedicadas, por exemplo, à cozinha mediterrânica, italiana, ou a um buffet de grelhados e barbecues.

No restaurante Peppers, apesar de não ter havido nenhuma renovação, Hugo Gonçalves aponta para a transformação na estratégia de comunicação deste espaço, com a criação de uma conta de Instagram separada. A decisão foi motivada pelo facto de “a adesão de não hóspedes [a este restaurante] ser maior que a dos hóspedes”. Como do diretor refere, “apesar deste espaço sempre ter tido acesso ao exterior, nunca foi promovido”.

A renovação da unidade não se fica por aqui, com o diretor da unidade a indicar que ainda têm “alguns projetos para concluir”. Um deles consiste na criação de um bar na zona de jardim, “que tem tudo a ver com a vertente de sustentabilidade e orgânica” e que Hugo Gonçalves indica que “esperam estar concluído até maio [deste ano]”, altura em que antecipa terem 90% do projeto de remodelação concluído.

Procura pela unidade “só pode estar bem”

Quando questionado sobre a procura do público por esta unidade, Hugo Gonçalves afirma que “no primeiro dia de abertura do hotel, a unidade estava a 100%, [pelo que] só pode estar bem, muito bem mesmo”.

Dentro dos segmentos desta procura o diretor-geral do Tivoli Marina Vilamoura destaca não só o mercado de lazer, como também o mercado de reuniões, incentivos, conferências e exposições (MICE), “que está a aumentar cada vez mais”.

Restaurante Voyage. Créditos: Tivoli Marina Vilamoura

“O Centro de Congressos do Algarve está a posicionar o Algarve e Vilamoura na rota dos eventos internacionais. Tivemos um mês de fevereiro com três a quatro eventos já realizados no centro de congressos, dois deles internacionais, [o que é] muito importante para quebrar aquele ‘mito’ da sazonalidade”, afirma Hugo Gonçalves.

O diretor indica que a ocupação de inverno “já está muito boa, com uma ótima procura” não só no início do ano, como também em outubro, novembro e dezembro. Uma vez que “estes eventos são reservados com muita antecedência”, o diretor assegura que “já [é possível] ter uma perspetiva mais ou menos ambiciosa”, indicando que os valores da unidade são superiores quando comparados a 2019.

Sobre o autorCarla Nunes

Carla Nunes

Mais artigos
PUB
Hotelaria

Marca Sofitel chega ao Porto em 2028

A assinatura de um acordo entre a Accor e a Propreal Capital Partners vai acrescentar mais uma unidade hoteleira à cidade Invicta, o Sofitel Porto. Com abertura prevista para 2028, o hotel será o primeiro da marca no Porto e o segundo em Portugal, juntando-se ao Sofitel Lisboa Avenida Liberdade.

Após a abertura do Sofitel Barcelona Skipper, a Accor e a Propreal Capital Partners voltam a assinar um acordo para a abertura do primeiro Sofitel no Porto, cuja abertura está prevista para 2028.

Localizado entre a Avenida dos Aliados e a Rua de Santa Catarina, o Sofitel Porto vai contar com 132 quartos. Com uma área total de aproximadamente 11.000 metros quadrados, é esperado que a unidade ofereça “amplos espaços públicos e vários conceitos de restauração com potenciais parcerias com chefes portugueses”, como referido em nota de imprensa pela Accor.

A fachada protegida da propriedade será preservada, sendo que o design de interiores, liderado pelo designer Lázaro Rosa-Violán, pretende “realçar a identidade do edifício, refletindo uma fusão da arte portuguesa e do requinte francês”.

Em comunicado, a Accor refere ter identificado esta oportunidade de expandir a presença hoteleira de luxo no Porto “quando a Propreal Capital Partners assegurou esta localização privilegiada”.

“O Porto é uma cidade com uma profunda identidade cultural e histórica, e sentimo-nos honrados por apresentar o Sofitel num local tão prestigiado. Fiel à promessa da nossa marca de construir pontes culturais entre as culturas francesa e local, o Sofitel Porto vai reforçar ainda mais a ligação profundamente enraizada entre Portugal e França”, afirma Maud Bailly, CEO da Sofitel Legend, Sofitel, MGallery & Emblems.

Sobre o autorPublituris Hotelaria

Publituris Hotelaria

Mais artigos
PUB
Quinta da Pacheca | Créditos: DR
Hotelaria

Unidades do Pacheca Group renovam certificação Biosphere para 2025

Quatro unidades turísticas do Pacheca Group viram os seus certificados ‘Biosphere’ renovados para 2025, nomeadamente as unidades Quinta da Pacheca, Hotel Folgosa Douro e Olive Nature Hotel & Spa, bem como o produtor Caminhos Cruzados.

As unidades no Douro, como a Quinta da Pacheca e Hotel Folgosa Douro, bem como a de Trás-os-Montes, o Olive Nature Hotel & Spa da Quinta Valle de Passos, obtiveram a primeira certificação em 2024. Já o produtor do Dão, Caminhos Cruzados, é certificado por esta entidade internacional desde 2023.

A certificação da ‘Biosphere’, sistema desenvolvido pelo Instituto de Turismo Responsável (RTI), é concedida a destinos e empresas que garantam um equilíbrio adequado, a longo prazo, entre os aspetos económicos, socioculturais e ambientais.

Em nota de imprensa, o Pacheca Group refere que a Quinta da Pacheca foi elogiada pela ‘Biosphere’ devido à sua “oferta gastronómica, preparada seguindo protocolos de segurança sanitária”; à criação de “emprego de qualidade, promovendo a contratação e a formação de profissionais locais” e o incentivo ao “uso responsável da água”. Já o Hotel Folgosa Douro foi reconhecido por promover “sistemas de gestão mais responsáveis e participativos”, fornecer “informações sobre os recursos naturais do território” e incentivar o “planeamento, projeto e construção de infraestruturas sustentáveis”.

A ‘Biosphere’ destacou ainda a contribuição do Olive Nature Hotel & Spa, da Quinta Valle de Passos, em Trás-os-Montes, nos parâmetros de “água limpa e saneamento”, “energia acessível e não poluente” e “inovação e infraestrutura industrial”. A unidade hoteleira de Valpaços é ainda reconhecida por fornecer “informações sobre os recursos naturais do território” e por promover “a conservação do património cultural e natural local” e a “adoção de estilos de vida e hábitos mais saudáveis”.

Por fim, a Caminhos Cruzados vê a certificação renovada por, entre outros pontos, participar no “desenvolvimento de projetos educacionais de outras entidades”, dar a conhecer “os compromissos, boas práticas e esforços sustentáveis” e tomar medidas “para evitar o desperdício de alimentos”.

Sobre o autorPublituris Hotelaria

Publituris Hotelaria

Mais artigos
PUB
Hotelaria

Primeiro hotel internacional da Meliá convertido à marca Paradisus

O Meliá Bali, o primeiro hotel fora de Espanha do grupo hoteleiro, abre portas em dezembro sob a designação Paradisus Bali, após obras de remodelação.

A Meliá converteu o seu primeiro hotel internacional, o Meliá Bali, à marca de luxo tudo incluído Paradisus, tornando-o assim no primeiro Paradisus by Meliá na Ásia.

O hotel vai abrir portas sob a designação Paradisus Bali em dezembro deste ano, após um período de renovações com o objetivo de “elevar a experiência do hóspede através de um conceito único e exclusivo”, como a Meliá refere em nota de imprensa.

No mesmo documento, o grupo refere que o rebranding desta unidade hoteleira faz parte do plano de reposicionamento global do grupo, cujo principal pilar assenta no reforço das suas marcas, na melhoria da rentabilidade e no aumento da satisfação do cliente.

O novo Paradisus Bali vai contar com 485 suites de luxo e sete vilas. Das valências farão parte quatro piscinas, rodeadas por jardins tropicais e lagoas, oito novos restaurantes e 12 localizações ao redor da propriedade onde os hóspedes poderão desfrutar de uma oferta de bebidas.

Na oferta de wellness acresce o YHI Spa com 12 salas de tratamento e circuito de águas, complementados com várias atividades de saúde e bem-estar a decorrer na propriedade.

A renovação promete trazer espaços distintos, pensados para vários perfis de viajantes. No The Reserve, a oferta só para adultos oferece um serviço superior, além de privilégios exclusivos. Já o Family Concierge promete providenciar uma experiência de luxo para famílias, assegurando um serviço personalizado e amenities adequados a todas as idades.

Sobre o autorPublituris Hotelaria

Publituris Hotelaria

Mais artigos
PUB
Hotelaria

Hotel MS Collection Mosteiro de Arouca já abriu portas

Após a abertura do MS Collection Mosteiro de Arouca a 7 de abril, Pedro Mesquita de Sousa, fundador do MS Group, aponta para a expansão do grupo, com a inauguração do Moon & Sun Funchal prevista para este inverno.

O mais recente hotel do MS Group na ala sul do Mosteiro de Arouca abriu portas a 7 de abril, após um investimento de cerca de 10 milhões de euros.

Inserido no programa Revive, o projeto do MS Collection Mosteiro de Arouca resulta da reconstrução parcial do mosteiro do século X, que passa agora a contar com 53 quartos, entre duplos, suites e suite real duplex.

O hotel de cinco estrelas reúne ainda um restaurante, dois bares, kids club, salas de reuniões e piscinas exteriores para adultos e crianças inseridas num jardim de dois hectares. Acresce um spa com salas de tratamentos, espaço de relaxamento, piscina aquecida interior, jacuzzi, sauna e banho turco.

Segundo Pedro Mesquita de Sousa, fundador do MS Group “a aposta na recuperação deste espaço insere-se na estratégia de crescimento do nosso grupo, que tem vindo a consolidar-se no segmento hoteleiro. Por outro lado, Arouca possui pontos turísticos âncora como os Passadiços do Paiva, a Ponte 516, a Serra da Freita e diversos locais de importância geológica, sendo assim um destino turístico atraente e de extremo valor arqueológico e histórico- cultural”.

A gastronomia da região será outro dos pontos em destaque no restaurante da unidade hoteleira, o Heritage, baseado em pratos de conforto.

“Tendo em conta as características da região, pretendemos chegar a mercados além de Portugal, como Espanha, Estados Unidos da América (EUA), França e Alemanha. Trabalhamos com hóspedes individuais e também apostamos no segmento MICE (Meetings, Incentives, Conferences, and Events) e em destinos para casamentos, devido às particularidades do património histórico. Acreditamos ainda que a crescente procura por experiências de bem-estar, relaxamento, contacto com a natureza e atividades como o yoga se adequam perfeitamente ao espaço e aos equipamentos que temos disponíveis”, refere Helena Valente, diretora de marketing e comunicação do MS Group, em nota de imprensa.

Após esta abertura, Pedro Mesquita de Sousa, fundador do MS Group, assegura que “a expansão também está no horizonte, com a inauguração do Moon & Sun Funchal, prevista para o inverno de 2025, além de um projeto em fase de estudo para uma propriedade do MS Group no Alentejo”.

Sobre o Mosteiro de Arouca

O Mosteiro de Arouca foi fundado pela Ordem de Cister, tendo servido de residência à rainha de Castela, D. Mafalda, filha do rei D. Sancho I de Portugal, entre 1220 e 1256 – local onde também se encontra sepultada.

O edifício está na posse do Estado desde 1834, ano em que foram extintas as ordens religiosas, mantendo, mesmo assim, as funções religiosas até 1886, altura em que morreu a última freira do mosteiro. Nesse momento, todos os bens reverteram para a Fazenda Pública. Localizado no centro da Vila de Arouca, o mosteiro está classificado como Monumento Nacional desde 1910. De estilo classicista romano, foi objeto de grandes intervenções nos séculos XVII e XVIII, em estilo barroco, e de um restauro em duas fases já no século XX.

Sobre o autorPublituris Hotelaria

Publituris Hotelaria

Mais artigos
PUB
Hotelaria

Dom José Beach Hotel de portas abertas após remodelação total

A remodelação do Dom José Beach Hotel visou todas as áreas da unidade, às quais foram acrescentadas novos equipamentos e valências.

O Dom José Beach Hotel, localizado na primeira linha de praia em Quarteira, no Algarve, concluiu o projeto de remodelação da unidade hoteleira no início deste ano.

A renovação abarcou os 154 quartos do hotel, que passam a contar com novo mobiliário contemporâneo, internet de alta velocidade, tomadas com ligações USB e USB-C, televisão de 43’ com canal interno, cofre digital, mini bar, chaleira e máquina de café, bem como casas de banho renovadas.

Também as áreas comuns e o bar principal apresentam uma nova imagem, com “um design elegante e uma ampla esplanada com vista sobre o mar”, como referido em nota de imprensa. O restaurante da unidade, que também foi atualizado, passa a oferecer um menu diversificado, com pratos de cozinha local e internacional.

As restantes áreas visadas por esta remodelação incluem a piscina exterior e o bar de apoio à piscina; as salas de reuniões, que passam a contar com equipamentos de última geração; a sala wellness e o ginásio, que tem agora novos equipamentos desportivos.

O Dom José Beach Hotel estabeleceu ainda objetivos de sustentabilidade, razão pela qual a renovação apresenta materiais ecológicos e sistemas de eficiência energética e hídrica.

Sobre o autorPublituris Hotelaria

Publituris Hotelaria

Mais artigos
PUB
Hotelaria

Hyatt antecipa abertura de 14 novos hotéis lifestyle até 2027

O conjunto de 14 novos hotéis da Hyatt no segmento lifestyle inclui unidades como o The Standard, Brussels; The Standard, Lisbon; Andaz Lisbon e uma propriedade Andaz no Golfo de Aqaba, na Arábia Saudita.

A Hyatt Hotels Corporation prevê a abertura de 14 novos hotéis lifestyle até 2027, com o objetivo de fortalecer este segmento nas regiões da Europa, Médio Oriente e África (EMEA, na sua sigla em inglês).

Atualmente, o grupo conta com 7.400 quartos. Com estas novas aberturas, passará a registar mais de 10.000 unidades de alojamento, num aumento de 36%.

A expansão inclui a abertura de hotéis como o The Standard, Brussels, Andaz Lisbon e The Standard, Lisbon, a par de uma propriedade Andaz no Golfo de Aqaba, na Arábia Saudita, parte integrante do projeto NEOM.

O The Standard, Brussels marca a entrada da Hyatt na capital belga, cuja data de abertura está prevista para o segundo trimestre de 2025. Situado num edifício de 29 andares, o hotel contará com 200 quartos e suites, estabelecendo também a estreia do grupo em alojamentos pensados para estadias prolongadas, destinados a jovens profissionais. As valências da futura unidade hoteleira incluem um restaurante e um bar.

Já o Andaz Lisbon abarca cinco edifícios, incluindo o antigo Banco Português de Investimento. Com 170 quartos e um restaurante, o hotel tem data de abertura prevista para o terceiro trimestre de 2025. No caso do The Standard, Lisbon o hotel representa a estreia do grupo na região com a sua primeira branded residence no segmento lifestyle.

Expansão focada nas marcas

Em nota de imprensa, a Hyatt refere que “os planos de crescimento no segmento de lifestyle fazem parte de uma estratégia de evolução que se pretende mais centrada nas suas marcas”.

Os passos para esta estratégia incluem a aquisição da Standard International e a criação de um novo grupo dedicado ao segmento de lifestyle com sede em Nova Iorque, liderado por Amar Lalvani, antigo presidente-executivo da Standard International.

O grupo apresentou ainda uma nova distribuição do seu portefólio de marcas, que passam a estar divididas entre “Luxury”, “Lifestyle”, “Inclusive”, “Classics” e “Essentials”, uma estratégia que acredita “alinhar melhor a experiência e recursos para oferecer uma proposta de valor excecional”.

Recentemente, a empresa realizou uma série de mudanças na equipa de gestão sénior, com o intuito de criar “uma organização mais centrada na marca”. Estas alterações incluem a nomeação de Marc Jacheet como presidente do grupo para a Europa, África e Médio Oriente (EMEA), com efeitos a partir de 17 de março de 2025. Jacheet traz consigo mais de 25 anos de experiência de liderança em marcas globais de luxo e de consumo, incluindo De Beers, Louis Vuitton, Moët & Chandon, Evian e Tiffany & Co.

“Ser uma organização centrada na marca significa estruturar a nossa estratégia em torno das necessidades específicas dos nossos hóspedes, clientes e proprietários”, afirmou Mark Hoplamazian, presidente e diretor-executivo da Hyatt.

“À medida que a nossa base de clientes tem evoluído, a Hyatt tem acolhido viajantes de mais lugares, mais motivações e mais estilos de vida. Esta evolução tem um impacto direto na nossa abordagem empresarial: para comunicar de forma credível, autêntica e persuasiva com estes diferentes segmentos de clientes, precisamos de equipas talentosas que vivam e respirem cada uma das nossas marcas”, refere.

Sobre o autorPublituris Hotelaria

Publituris Hotelaria

Mais artigos
PUB
Hotelaria

L’AND Vineyards integra portefólio da Virtuoso

A diretora-geral do L’AND Vineyards, Marta Passarinho, afirma que o reconhecimento por esta afiliação internacional “era um objetivo traçado há dois anos”, parte integrante “do plano estratégico 2023-2025 para o hotel”.

O L’AND Vineyards, um hotel vínico situado em Montemor-o-Novo, passa a integrar o portfólio da Virtuoso.

A rede global de parceiros na área das viagens de luxo agrega mais de 1.200 agências em 58 países e 2.300 parceiros preferenciais.

Desta forma, o L’AND Vineyards passa a juntar-se à coleção que integra “os melhores hotéis de luxo, resorts, linhas de cruzeiro, companhias aéreas, operadores turísticos e outras entidades de viagens a nível internacional”, como se pode ler em nota de imprensa.

A aceitação do L’AND Vineyards nesta rede de luxo confere-lhe relações diretas com as principais agências de viagens de lazer do mundo na América do Norte e Latina, Caraíbas, Europa, Ásia-Pacífico, África e Médio Oriente.

“Vermos o L’AND Vineyards reconhecido por esta afiliação internacional era um objetivo traçado há dois anos e que fazia parte do plano estratégico 2023-2025 para o hotel. Trabalhámos o posicionamento internacional, implementámos melhorias de produto e serviço, investimos em novas suites e áreas públicas, e consolidámos a nossa cultura de serviço, associada à da Relais & Châteaux, que integrámos no final de 2023″, explica Marta Passarinho, diretora-geral do hotel, em nota de imprensa.

A profissional refere ainda que “ser membro da Virtuoso para um hotel independente, num destino que precisa ainda de ser reconhecido, traz benefícios importantes como o acesso a um cliente mais exclusivo, maior exposição internacional, mais visibilidade no ‘trade’, oportunidades de ‘networking’, vantagens competitivas, maior volume de reservas, ocupação e receita”.

Numa nota final, Marta Passarinho atribui este reconhecimento como um motivo de orgulho para o hotel, mas também para a equipa “que se comprometeu com este objetivo com grande empenho, dedicação e um sentido de missão partilhado por todos”.

Sobre o autorPublituris Hotelaria

Publituris Hotelaria

Mais artigos
PUB
Hotelaria

Quinta das Lágrimas renova certificação Biosphere

Após receber pela primeira vez a certificação da Biosphere em 2023, a Quinta das Lágrimas renovou este selo pelo segundo ano consecutivo.

A Quinta das Lágrimas renovou em março a certificação Biosphere para o ano de 2025.

A unidade hoteleira de cinco estrelas, situada em Coimbra, “tem vindo a consolidar este percurso desde que obteve a primeira certificação em 2023, renovada em 2024”, como refere em nota de imprensa.

O reconhecimento da Biosphere destaca o alinhamento da estratégia do hotel com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, com impacto nas áreas de Ambiente e Alterações Climáticas, Sociedade e Cultura, e Desenvolvimento Local.

Na renovação deste selo, a Quinta das Lágrimas foi classificada com “contributo notável” em áreas como Água Limpa e Saneamento; Energia Limpa e Acessível; Cidades e Comunidades Sustentáveis e Trabalho Digno e Crescimento Económico.

Entre os aspetos valorizados pela certificação estão a gestão eficiente da água, a promoção da energia limpa, a adoção de práticas de igualdade de género e bem-estar dos colaboradores, o incentivo a modelos económicos mais justos e a valorização do património em articulação com a comunidade local.

Foram também reconhecidas a mobilidade elétrica, o uso de produtos de origem local, a oferta vegetariana e iniciativas de reciclagem e redução de plástico.

Sobre o autorPublituris Hotelaria

Publituris Hotelaria

Mais artigos
PUB
Créditos: DR
Hotelaria

ADHP elege corpos sociais para novo mandato

A eleição dos corpos sociais da ADHP – Associação dos Diretores de Hotéis de Portugal para o triénio 2025-2028 teve lugar a 31 de março, numa Assembleia Geral que decorreu na sede da associação. Os novos corpos sociais tomam agora posse em maio deste ano.

No passado 31 de março teve lugar a Assembleia Geral para a eleição dos corpos sociais da ADHP – Associação dos Diretores de Hotéis de Portugal que exercerão funções durante o triénio 2025-2028.

A Assembleia Geral decorreu na sede da ADHP, em Lisboa, ocasião em que se apresentou a eleições a lista A, composta por 20 elementos, eleita por unanimidade.

Os novos corpos sociais tomam posse em maio de 2025.

Para o triénio 2025-2028, os corpos sociais eleitos são compostos, na Assembleia Geral, por Fernando Carvalho como presidente; Sérgio Simões como primeiro secretário e Tiago Pais como segundo secretário.

Já o conselho fiscal terá Paulo Lopes como presidente; Luz Pinto Basto como primeira secretária e Carlos Costa como segundo secretário.

A direção contará com Fernando Garrido como presidente; Raúl Ribeiro Ferreira como vice-presidente; Marcos Sousa como tesoureiro e João Serrano como secretário. A função de primeira vogal cabe a Patrícia Correia, a de segundo vogal a Nuno Leandro e a de terceiro vogal a António Melo, com Miguel Mello Breyner a desempenhar a função de vogal.

O conjunto de suplentes é composto por João Pedro Figueira; Rute Brito; Manuel Goes; Liliana Paiva e Rodrigo Borges de Freitas.

Leonardo Simões assume a secção júnior da associação.

“É com um profundo sentido de missão que assumimos a responsabilidade de continuar a representar os diretores de hotel de Portugal e assegurar o desenvolvimento e promoção da ADHP no mandato que nos foi confiado pelos associados. A lista eleita para o triénio 2025-2028 representa a continuidade de um projeto que se iniciou há 12 anos e que se tem guiado pelos valores de credibilidade, dinamismo e de proximidade, promovendo uma associação interventiva no espaço público e na defesa dos interesses da profissão, ativa na colaboração com os diversos agentes do setor do turismo – desde as empresas e as escolas à tutela – e aberta a todos os profissionais da hotelaria”, afirmou Fernando Garrido, presidente da ADHP, que assegura que a associação se compromete a “continuar a traçar um percurso de crescimento sustentado”.

Sobre o autorPublituris Hotelaria

Publituris Hotelaria

Mais artigos
PUB
Hotelaria

Norfin investe na construção de hotel cinco estrelas no Palmares Ocean Living & Golf

O futuro JW Marriott Algarve Palmares Hotel & Spa vai contar com um total de 305 unidades geridas pela JW Marriott, divididas entre 172 quartos e suites e um projeto de 133 residências da marca JW Marriott. As escavações para a construção arrancaram no passado mês de fevereiro.

O grupo Norfin vai investir na construção de um hotel cinco estrelas no resort Palmares Ocean Living & Golf, situado em Lagos, no Algarve.

O futuro JW Marriott Algarve Palmares Hotel & Spa vai contar com 172 quartos e suites, num projeto que também inclui, numa fase posterior, 133 residências da marca JW Marriott – ou seja, um total de 305 unidades geridas pela JW Marriott. As escavações para a construção começaram no passado mês de fevereiro.

A unidade hoteleira, situada entre a baía de Lagos e a ria de Alvor, com vista para o Oceano Atlântico, será a primeira a ostentar a marca JW Marriot em Portugal.

“Este hotel JW Marriott é o primeiro da marca em Portugal e será o fator que irá elevar o resort em Palmares. Cada pormenor foi cuidadosamente pensado para proporcionar um ambiente sofisticado e confortável”, explica Francisco Sottomayor, CEO do Grupo Norfin.

, acrescentando que “os prestigiados escritórios de arquitetura e design de interiores, RCR Arquitectes e Goddard Littlefair, combinaram na perfeição as suas respetivas especialidades para criar uma experiência única para os hóspedes, estabelecendo o legado de design de classe mundial do resort”.

Projetado pelo estúdio RCR Arquitectes, vencedor do Prémio Pritzker, o projeto de arquitetura pretende criar “um ambiente harmonioso e tranquilo”, como referido em nota de imprensa. Já o design de interiores ficará a cargo da Goddard Littlefair.

Martin Goddard, diretor e fundador da Goddard Littlefair, explica que “o objetivo foi criar interiores que estivessem profundamente ligados à paisagem, misturando influências mouriscas com a rica cultura e o artesanato do Algarve”.

Dos 172 quartos, 80 serão Standard King, 68 Duplos Standard, 22 Suites e dois Signature Suites.

“O hotel faz parte de uma narrativa e de um conceito unificado, com o objetivo de criar um lugar único: Palmares. Um lugar onde a arquitetura é a paisagem e a paisagem é a arquitetura”, acrescenta Rafael Aranda, sócio fundador da RCR Arquitectes.

As valências do futuro JW Marriott Algarve Palmares Hotel & Spa incluem um restaurante de serviço contínuo e um espaço de fine dining de assinatura, complementados por um bar junto à piscina e um lounge & bar no lobby. Acresce um centro de bem-estar e fitness, um clube infantil Family by JW, piscinas interiores e exteriores, salas de reuniões, serviços de quarto e de motorista, bem como salas exclusivas para tratamentos de spa.

O espaço contará ainda com apontamentos da marca, como um JW Garden e espaços de experiências Family by JW. Além disso, todos os hóspedes terão acesso ao restante resort, incluindo o campo de golfe de 27 buracos, futuras instalações de padel e o restaurante Al-Sud, distinguido com uma estrela Michelin.

“A assinatura do JW Marriott Algarve Palmares Hotel & Spa continua a refletir as fortes oportunidades de crescimento que estamos a observar para o alojamento de luxo em Portugal. Estamos entusiasmados por trabalhar com o Grupo Norfin para trazer o legado da JW Marriott, com um serviço extraordinário, design cuidadosamente pensado e experiências enriquecedoras de bem-estar para este destino deslumbrante”, refere Timothy Walton, Senior Vice President de Development na Europa Ocidental da Marriott International.

Sobre o autorPublituris Hotelaria

Publituris Hotelaria

Mais artigos
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
Este website usa cookies.Ao navegar, está a concordar com a nossa política de privacidade.