MS Collection Aveiro – Palacete de Valdemouro
Hotelaria

MS Group prepara-se para abrir as portas do primeiro cinco estrelas de Aveiro

O MS Collection Aveiro – Palacete de Valdemouro será o primeiro hotel de cinco estrelas do grupo, resultado de um investimento de 7 milhões de euros.

Carla Nunes
MS Collection Aveiro – Palacete de Valdemouro
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MS Group prepara-se para abrir as portas do primeiro cinco estrelas de Aveiro

O MS Collection Aveiro – Palacete de Valdemouro será o primeiro hotel de cinco estrelas do grupo, resultado de um investimento de 7 milhões de euros.

Carla Nunes

O MS Group prepara-se para a abertura do primeiro hotel de cinco estrelas do grupo no segundo semestre deste ano. Localizado no antigo Palacete de Valdemouro, a unidade conta com 40 quartos, resultando de um investimento de 7 milhões de euros – que inclui a aquisição e projeto de reabilitação do imóvel.

O MS Collection Aveiro – Palacete de Valdemouro nasce assim de um “sonho antigo” do grupo de “entrar no segmento hoteleiro de cinco estrelas com projetos únicos em Portugal”, como garante à Publituris Hotelaria Pedro Mesquita Sousa, CEO do MS Group.

O edifício histórico do século XVIII onde se encontra a unidade foi outrora a residência do pai de Eça de Queiroz, um fator que foi aproveitado para conceber a aura deste espaço.

Nesse sentido, as tipologias dos 40 quartos do hotel distribuem-se, “de forma generalista, entre 11 quartos temáticos com nomes de personagens criadas por Eça de Queiroz, quartos clássicos e quartos signature”, como explica Pedro Mesquita Sousa. O conceito e decoração do hotel serão também “inspirados na vida e obra do escritor – refletindo, por isso, muitas características dos hotéis franceses do século XIX, país onde residiu até ao fim dos seus dias”.

Além da decoração, o grupo assinou ainda um protocolo com a Fundação Eça de Queiroz, contando assim “com algumas peças e colaborações”.

Leia também: Hotéis literários como refúgio e combate à sazonalidade

Das restantes valências do MS Collection Aveiro – Palacete de Valdemouro farão parte um restaurante, piscina exterior, spa e ginásio, além de um restaurante de fine dining – uma aposta que Pedro Mesquita Sousa garante ainda não ter sido feita em Aveiro e para a qual vão contar “com um chef de renome no panorama nacional”, que para já ainda não foi revelado.

Apesar destas valências, o CEO do MS Group garantiu à Publituris Hotelaria que “o projeto de reabilitação teve sempre como premissa manter e preservar ao máximo as características originais do edifício”. Nesse sentido, foram mantidas a fachada brasonada e estrutura original do edifício, composta por dois pisos, hall e uma escadaria de madeira. Destaque também para os tetos decorados em estuque com motivos florais, “dois deles completamente restaurados de acordo com os originais”.

“O Palacete de Valdemouro não tinha qualquer uso e mantinha um estado de conservação razoável. O projeto de reabilitação teve sempre como premissa manter e preservar ao máximo as características originais do edifício. Só desta forma é que conseguimos garantir uma experiência autêntica aos nossos hóspedes, a de (re)descobrir a história na história. Esta está a ser, sem dúvida, uma obra de paixão”, afirma Pedro Mesquita Sousa.

Grupo foca-se no crescimento do negócio na área do Turismo

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Para o MS Collection Aveiro – Palacete de Valdemouro, o grupo pretende captar hóspedes que pretendam estadias individuais, bem como casais, “visando tanto o público nacional como estrangeiro”. No espetro nacional, o MS Group antecipa ainda que esta unidade atraia o público local de Aveiro, “uma vez que tanto o spa como o restaurante serão abertos a clientes externos”.

De forma a promover a unidade junto destes públicos, o grupo concebeu uma “estratégia de promoção combinada entre áreas chaves como revenue, vendas, marketing e comunicação, segmentando as diferentes ações, online e offline, mediante o público de interesse”. Para o conseguir, o grupo encontra-se a recrutar profissionais “com muita experiência, não só no setor hoteleiro, mas também no segmento de luxo”. O intuito passa por “encabeçarem o projeto e identificarem parceiros de referência, que nos ajudarão a desenvolver e atrair negócio”, explica o CEO do MS Group.

No âmbito dos recursos humanos, Pedro Mesquita Sousa garante que “os cargos de direção e chefia estão fechados”, pelo que neste momento estão a “ultimar alguns contratos e em processo de entrevistas para áreas mais operacionais como receção, housekeeping ou restauração”. O processo de recrutamento tem decorrido, “essencialmente, através de referências”.

Leia também: Aveiro vai ter o primeiro hotel cinco estrelas

Dos planos para o futuro, Pedro Mesquita Sousa destaca que o grupo pretende “continuar a crescer nas diferentes áreas em que opera, nomeadamente construção, hotelaria, restauração, imobiliário residencial de luxo e desporto, através do Padel.

No entanto, e neste momento, “o grande foco do grupo está na área do Turismo”, sendo que após a abertura deste hotel em Aveiro – que coincide com o lançamento da marca no segmento de cinco estrelas, a MS Collection – está prevista ainda para este ano a abertura “de outra unidade hoteleira da mesma insígnia no Mosteiro de Arouca”. O plano de expansão do grupo “passa também por conseguir uma maior abrangência nacional, estando previstas novas aberturas no segmento quatro estrelas noutras regiões do país”, termina o CEO do MS Group.

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Figuras

UHM nomeia Sílvia Pereira de Castro como diretora regional de marketing

No novo cargo, a responsável passa a integrar o comité executivo da United Hospitality Management (UHM), além de liderar a direção de marketing dos hotéis Pine Cliffs Resort, Hyatt Regency Lisboa, Sheraton Cascais Resort e YOTEL Porto, numa fase de expansão nacional e internacional do grupo.

A United Hospitality Management (UHM), responsável pela gestão de unidades hoteleiras como o Pine Cliffs Resort, Hyatt Regency Lisboa, Sheraton Cascais Resort e YOTEL Porto, anunciou a nomeação de Sílvia Pereira de Castro como diretora regional de marketing do grupo.

Na nova função, que assumiu no início de março, a responsável passa também a integrar o comité executivo da organização, assumindo “um papel estratégico nos projetos corporate do grupo, num momento em que a UHM acelera a sua estratégia de expansão no competitivo mercado europeu”, como se pode ler em comunicado.

“Estamos entusiasmados com a chegada da Sílvia à nossa equipa. A sua liderança inspiradora, aliada a uma visão holística do negócio e a uma impressionante capacidade de execução, são ativos fundamentais para os desafios que temos pela frente. Acreditamos que a sua energia e experiência serão determinantes na consolidação da UHM como referência de excelência na hospitalidade europeia”, sublinha Carlos Leal, Chairman & Board Member da UHM.

Sílvia Castro iniciou a sua carreira no setor hoteleiro no Vila Vita Parc, tendo participado no lançamento do primeiro Wyndham Grand na Península Ibérica, o resort Quinta do Lago. Recentemente, assumiu a direção de marketing da Details Hospitality Sports & Leisure, onde liderou a comunicação e o posicionamento de um portefólio de 16 hotéis.

“Integrar um projeto com a dimensão e ambição da UHM é um privilégio e uma responsabilidade que abraço com enorme entusiasmo. Acredito profundamente num marketing que respeita a identidade de cada marca e a eleva com estratégia, criatividade e consistência”, afirma a diretora regional de marketing.

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Restaurante Citrus do Lisbon Marriott Hotel certificado pelo “The PLEDGE on Food Waste”

O restaurante Citrus, do Lisbon Marriott Hotel, foi distinguido com a certificação internacional “The PLEDGE on Food Waste”, um selo entregue a espaços de restauração comprometidos com a redução do desperdício alimentar, a sensibilização da equipa e dos consumidores e a promoção de um setor mais sustentável.

A certificação “The PLEDGE on Food Waste” é atribuída com base em critérios exigentes e práticas sustentáveis, alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, nomeadamente o objetivo de reduzir para metade o desperdício alimentar global até 2030.

O objetivo passa por medir, reduzir e prevenir o desperdício em todas as etapas do serviço, “promovendo uma transformação real nas rotinas de cozinha e na forma como os clientes se relacionam com os alimentos”, como indicado em nota de imprensa.

Sob a liderança do chef Dominic Smart, a unidade hoteleira indica que foram adotadas medidas no restaurante Citrus como o desenvolvimento de uma estratégia de otimização do menu, o planeamento mais eficiente da produção e o reforço do controlo diário de sobras e excedentes.

Desta forma, o restaurante conseguiu reduzir em 30% o desperdício alimentar desde o início de 2025.

“O desperdício alimentar é uma responsabilidade de todos – e começa com pequenas mudanças”, sublinha o chef Dominic, que explica que “reduzir não significa perder qualidade, pelo contrário: é uma oportunidade de elevar a experiência gastronómica e, ao mesmo tempo, cuidar do planeta”.

“Com este reconhecimento, o Lisbon Marriott Hotel reforça o seu posicionamento como referência em práticas sustentáveis , alinhando-se com as metas ambientais da Marriott International. Orestaurante Citrus é um reflexo desta missão, combinando sabores autênticos com inovação e consciência ambiental”, acrescenta Paula Lino, diretora de operações do Lisbon Marriott Hotel.

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Saccharum passa a integrar The Hotel Collection da American Express

O Saccharum, resort de bem-estar da Savoy Signature situado na costa sudoeste da Madeira, integra agora o programa The Hotel Collection da American Express.

A distinção “reforça o posicionamento da unidade como um destino de eleição para viajantes que procuram experiências autênticas de luxo, com foco no bem-estar, na tranquilidade e na ligação à natureza”, como a unidade refere em nota de imprensa.

Inspirado no conceito de slow living, o Saccharum assume-se como “um refúgio sofisticado que convida a abrandar o ritmo”. O resort destaca-se pela atmosfera “acolhedora e contemporânea”, onde o design e a arquitetura evocam a história da cana-de-açúcar, elemento identitário do território.

A entrada do Saccharum na The Hotel Collection “surge como reconhecimento da sua proposta diferenciadora, juntamente com o Savoy Palace, já incluído no programa Fine Hotels & Resorts da American Express”, afirma o grupo hoteleiro em nota de imprensa, que pretende “reforçar a sua atratividade para mercados internacionais de elevada exigência”.

Os titulares dos cartões American Express Gold, Platinum e Centurion que reservem estadias de duas ou mais noites através da American Express Travel passam a beneficiar de condições exclusivas no Saccharum, como crédito de 100 dólares para consumo em restauração, upgrade de quarto (sujeito a disponibilidade) e outros benefícios que elevam e personalizam a experiência.

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Pestana Douro Riverside | Créditos: DR
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Pestana Hotel Group regista receitas de 651,5M€ em 2024

O valor de receitas consolidadas registadas em 2024 pelo Pestana Hotel Group representa um aumento de 17% face a 2023. A hotelaria representou 65% das receitas totais do grupo, seguida pela área de negócio imobiliário, sob a marca Pestana Residences, que contribuiu com cerca de 19%.

O Pestana Hotel Group auferiu 651,5 milhões de euros em receitas consolidadas no ano passado. O valor representa um aumento de 17% nas receitas face a 2023, bem como um crescimento de 33% nos lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização (EBITDA).

O setor da hotelaria representou cerca de 65% das receitas totais do grupo, seguido pela área de negócio imobiliário, sob a marca Pestana Residences, que contribuiu com cerca de 19% para as receitas de 2024.

Outras atividades, como o Pestana Vacation Club, o golfe e a Empresa de Cervejas da Madeira representaram 16% da receita da empresa.

A valorização do capital humano foi uma das apostas do grupo em 2024, que indica ter distribuído, em em média, dois salários extra por colaborador, além de ter procedido a uma atualização salarial média de 9% nas remunerações base.

Na área das remodelações, em 2024 o grupo pricedeu à modernização e renovação de unidades como o Pestana Blue Alvor Beach, o Pestana Orlando Suites – Lake Buena Vista e da Quinta Perestrello, no Funchal. Foi ainda desenvolvido um conjunto de projetos na área imobiliária sob a marca Pestana Residences, com o grupo a destacar a conclusão do empreendimento Madeira Acqua Residences.

Já no âmbito da transformação digital, o Pestana Hotel Group investiu 10 milhões de euros para renovar todo o sistema de front-office dos hotéis e do website pestana.com.

O grupo refere ainda manter-se comprometido com a redução de 37% das emissões de carbono até 2030, considerando 2019 como ano base.

Até 2023, na área da hotelaria, o grupo refere ter reduzido em 25% as emissões de âmbito 1 e 2, fruto de um investimento acumulado de 16 milhões de euros em projetos de eficiência energética e hídrica. Estes incluíram a instalação de painéis fotovoltaicos e projetos de redução de consumo de água por recurso a fontes alternativas ou circularidade, incluindo a utilização de uma dessalinizadora do Alvor e a reutilização de águas residuais para rega de campos de golfe no Algarve.

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Marca Sofitel chega ao Porto em 2028

A assinatura de um acordo entre a Accor e a Propreal Capital Partners vai acrescentar mais uma unidade hoteleira à cidade Invicta, o Sofitel Porto. Com abertura prevista para 2028, o hotel será o primeiro da marca no Porto e o segundo em Portugal, juntando-se ao Sofitel Lisboa Avenida Liberdade.

Após a abertura do Sofitel Barcelona Skipper, a Accor e a Propreal Capital Partners voltam a assinar um acordo para a abertura do primeiro Sofitel no Porto, cuja abertura está prevista para 2028.

Localizado entre a Avenida dos Aliados e a Rua de Santa Catarina, o Sofitel Porto vai contar com 132 quartos. Com uma área total de aproximadamente 11.000 metros quadrados, é esperado que a unidade ofereça “amplos espaços públicos e vários conceitos de restauração com potenciais parcerias com chefes portugueses”, como referido em nota de imprensa pela Accor.

A fachada protegida da propriedade será preservada, sendo que o design de interiores, liderado pelo designer Lázaro Rosa-Violán, pretende “realçar a identidade do edifício, refletindo uma fusão da arte portuguesa e do requinte francês”.

Em comunicado, a Accor refere ter identificado esta oportunidade de expandir a presença hoteleira de luxo no Porto “quando a Propreal Capital Partners assegurou esta localização privilegiada”.

“O Porto é uma cidade com uma profunda identidade cultural e histórica, e sentimo-nos honrados por apresentar o Sofitel num local tão prestigiado. Fiel à promessa da nossa marca de construir pontes culturais entre as culturas francesa e local, o Sofitel Porto vai reforçar ainda mais a ligação profundamente enraizada entre Portugal e França”, afirma Maud Bailly, CEO da Sofitel Legend, Sofitel, MGallery & Emblems.

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Quinta da Pacheca | Créditos: DR
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Unidades do Pacheca Group renovam certificação Biosphere para 2025

Quatro unidades turísticas do Pacheca Group viram os seus certificados ‘Biosphere’ renovados para 2025, nomeadamente as unidades Quinta da Pacheca, Hotel Folgosa Douro e Olive Nature Hotel & Spa, bem como o produtor Caminhos Cruzados.

As unidades no Douro, como a Quinta da Pacheca e Hotel Folgosa Douro, bem como a de Trás-os-Montes, o Olive Nature Hotel & Spa da Quinta Valle de Passos, obtiveram a primeira certificação em 2024. Já o produtor do Dão, Caminhos Cruzados, é certificado por esta entidade internacional desde 2023.

A certificação da ‘Biosphere’, sistema desenvolvido pelo Instituto de Turismo Responsável (RTI), é concedida a destinos e empresas que garantam um equilíbrio adequado, a longo prazo, entre os aspetos económicos, socioculturais e ambientais.

Em nota de imprensa, o Pacheca Group refere que a Quinta da Pacheca foi elogiada pela ‘Biosphere’ devido à sua “oferta gastronómica, preparada seguindo protocolos de segurança sanitária”; à criação de “emprego de qualidade, promovendo a contratação e a formação de profissionais locais” e o incentivo ao “uso responsável da água”. Já o Hotel Folgosa Douro foi reconhecido por promover “sistemas de gestão mais responsáveis e participativos”, fornecer “informações sobre os recursos naturais do território” e incentivar o “planeamento, projeto e construção de infraestruturas sustentáveis”.

A ‘Biosphere’ destacou ainda a contribuição do Olive Nature Hotel & Spa, da Quinta Valle de Passos, em Trás-os-Montes, nos parâmetros de “água limpa e saneamento”, “energia acessível e não poluente” e “inovação e infraestrutura industrial”. A unidade hoteleira de Valpaços é ainda reconhecida por fornecer “informações sobre os recursos naturais do território” e por promover “a conservação do património cultural e natural local” e a “adoção de estilos de vida e hábitos mais saudáveis”.

Por fim, a Caminhos Cruzados vê a certificação renovada por, entre outros pontos, participar no “desenvolvimento de projetos educacionais de outras entidades”, dar a conhecer “os compromissos, boas práticas e esforços sustentáveis” e tomar medidas “para evitar o desperdício de alimentos”.

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Turismo de Portugal lança campanha que dá rosto e voz àqueles que fazem acontecer o Turismo todos os dias

A campanha lançada esta quarta-feira em Lisboa, pelo Turismo de Portugal para valorizar as profissões turísticas, e que vai ter, a partir desta quinta-feira, uma divulgação apenas digital, “é muito particular”, na opinião de Lídia Monteiro, vogal executiva do Turismo de Portugal, porque “trata de dar visibilidade a cada uma das profissões que o turismo tem, com autenticidade e verdade, com rostos verdadeiros”, uma vez que é protagonizada pelos alunos da rede de Escolas do Turismo de Portugal.

O Turismo é feito de pessoas é o mote da nova campanha do Turismo de Portugal que visa valorizar as profissões turísticas, através da representação fotográfica de mais de 20 profissões, encenadas por alunos da rede de 12 escolas do Turismo de Portugal. Pretende-se homenagear o papel essencial de quem, todos os dias, contribui para que a experiência daqueles que visitam o nosso país seja verdadeiramente memorável.

Como referia Carlos Abade, presidente do Turismo de Portugal, na sessão de abertura desta campanha, “dá rosto e dá voz àqueles que fazem acontecer o turismo todos os dias”.

O reconhecimento é importante, assim como continuar o caminho de valorização do trabalho no turismo que tem vindo a acontecer de forma ainda mais intensa nos últimos anos. Refira-se a este propósito que a remuneração bruta média mensal das atividades no alojamento e restauração tem vindo a crescer acima da média nacional, tendo sido de 7% em 2024 face a 2023.

A sessão de apresentação da campanha contou com a presença do secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado e do presidente do Turismo de Portugal, Carlos Abade e incluiu um painel de debate que, sob o tema “Rostos Reais do Futuro do Setor”, discutiu as realidades e perspectivas de algumas das profissões turísticas. A moderação ficou a cargo de Francisco Moser, CEO Hospitality na Details Hospitality, Sports & Leisure, e contou com a presença de alunos de vários cursos das Escolas de Hotelaria e Turismo, designadamente, Catarina Lucena, estudante de Turismo de Natureza e Aventura – Setúbal, Rodrigo Rocha, de Culinary Arts – Lisboa, e Petra Sequeira, aluna de Gestão de Restauração e Bebidas – Estoril.

A apresentação da campanha esteve a cargo de Lídia Monteiro, vogal da Comissão Executiva do Turismo de Portugal, acompanhada de Filipa Vasconcelos, Head of Operations da agência criativa, Dentsu Creative Iberia, e do fotógrafo Pedro Cerqueira, que concebeu a exposição com o título “Magia da Hospitalidade”, que inspirou a campanha. Esta mostra que está patente na Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa, irá percorrer os restantes estabelecimentos de ensino do Turismo de Portugal.

Segundo Filipa Vasconcelos, “a nossa missão era clara, era valorizar as pessoas que trabalham no setor do turismo em Portugal e valorizar as profissões. Tivemos uma missão facilitada, com o trabalho fantástico do Pedro Cerqueira, que conseguiu captar a essência de cada profissão e de cada pessoa que representada nesta campanha, que visa colocar as pessoas no centro da comunicação”, a partir daí “foi contar as histórias por trás daquelas caras, histórias do dia-a-dia de quem geralmente está nos bastidores e que nós queremos trazer para a frente e mostrar o tão bom é trabalhar no turismo, e a essência de cada uma das profissões do turismo”, referiu.

A partir do genérico de que o turismo é feito de pessoas, era o genérico, a agência desconstruiu os posts digitais da campanha com vários temas que retrata cada história de uma profissão, como o turismo é feito de experiências, para retratar a profissão de animador turísticos, ou turismo é feito de cuidado (assistente de sala), sempre acompanhado de um pequeno texto, que “emociona as pessoas e que atrai para esta profissão”, disse Filipa Vasconcelos.

As fotografias de Pedro Cerqueira demonstram a inclusão do turismo, já que estão retratadas as profissões do turismo em Portugal com pessoas de diferentes idades, de diferentes proveniências, diferentes culturas, homens e mulheres, que são felizes a fazer aquilo que gostam.

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“O Turismo trabalha uma matéria-prima especial: As pessoas”, realça o SET

“Estamos perante uma indústria poderosa, que tem uma singularidade que a torna diferente de todas as outras, talvez por isso que o significado desta apresentação e esta campanha faça todo o sentido”, realçou, esta quarta-feira, em Lisboa, o secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, que avançou que “há quem trabalhe a indústria extrativa, madeira, pedra, todas as transformadoras, cimento, e nós trabalhamos uma matéria-prima muito especial: as pessoas”.

O secretário de Estado do Turismo, que encerrava, esta quarta-feira, na Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa, a sessão de apresentação da exposição e da campanha que visam valorizar as profissões turísticas, protagonizadas pelos alunos da rede de escolas do Turismo de Portugal, referiu que “trabalhamos as pessoas que têm expectativas, que têm sentimentos, e que até têm clubes de futebol, de pessoas, para pessoas, com pessoas”.

Recordando um clássico de Cícero que dizia que se tiveres um jardim e uma biblioteca não precisas de mais nada, Pedro Machado considerou o jardim Portugal, um jardim que “tem ativos estratégicos muito fortes, nos torna o 12º país mais competitivo do mundo, mas simultaneamente, hoje estamos a granjear esse momento de vida e de sucesso para o nosso país, que é nos nossos 10 ativos estratégicos, continuando o trabalho da estruturação do produto, patente quer na estratégia do Turismo de Portugal, quer para 2027, quer agora na  preparação da Estratégia 35, que está neste momento banho maria à espera de ser lançada”. Por isso, “tal como os jardins precisam ser cuidados, precisam ser regados, precisam ser trabalhados, todos os dias”.

O governante adiantou que Portugal tem 22 produtos turísticos, e por isso “temos ainda a capacidade de continuar, sempre com preocupação sobre a sustentabilidade dos nossos recursos, e aí entramos nos temas das agendas atuais, da sustentabilidade, da mitigação das alterações climáticas e tantas outras que nós precisamos”, porque, conforme disse, “o turismo também tem impactos, é bom reconhecê-lo”.

Por outro lado, há a biotecnologia, que significa conhecimento, a tal biblioteca, que passa, sobretudo, “de podermos captar, utilizar e transferir conhecimento”. Por isso, no processo da estruturação do conhecimento, “sabíamos que e sabemos que, para exercer competências, temos que, pelo menos, passar a três fases: Saber aprender, para saber fazer e para saber ser, para mim aquelas que a escola tem missão e obrigação de vos dar todas as ferramentas, todos os instrumentos, para que vocês possam aprender, para que saibam fazer e para que possam dizer”, apontou Pedro Machado.

Mas há mais duas, que segundo o titular da pasta do Turismo que hoje “nos é colocado pelos desafios da evolução do turismo e do mundo em si”, e que consistem em “saber estar e, sobretudo, saber estar com os outros, porque estamos numa indústria de pessoas. E é esta relação que eu espero que saia hoje, muito presente e muito significativa nesta campanha da valorização das profissões turísticas”.

“Queremos aumentar as qualificações de competências, claro, sim. Queremos fazê-la em modo de cada vez mais sairmos dos paradigmas e do status quo”, observou o governante reforçando que “se soubermos estar com os outros, temos a consciência de que precisamos, todos os dias, de afinar o nosso próprio processo e, provavelmente, temos a capacidade de desenvolvermos essas skills que são necessárias para o sucesso da nossa indústria”.

O secretário de Estado do Turismo reforçou, na sua intervenção, perante os alunos da rede de Escolas de Hotelaria e Turismo de Portugal que “um belo jardim que é o nosso país, com belas, promissoras, fiáveis e confiáveis profissões, é o meu desafio enquanto representante do governo, ou seja, criar as condições para que vocês possam exercer a vossa profissão, cada vez com maior grau de satisfação, com maior grau de relacionamento e com maior grau aquisitivo, de trabalho em cooperação, de trabalho em parceria, de respeito e de tolerância, porque somos a indústria da paz, da tolerância, do respeito, da solidariedade, com aqueles que estão cá, que nasceram cá e com aqueles que recebemos todos os dias”.

A encerrar a sua intervenção, Pedro Machado recordou o programa de formação dos migrantes, numa parceria entre o Turismo de Portugal e a CTP, em três das componentes que considera essenciais: Competência técnica, aprendizagem da língua portuguesa e da cultura portuguesa, porque “queremos cidadãos plenos, cidadãos inteiros”.

“Um dia verdadeiramente importante, porque hoje falamos daquilo que é mais importante no setor, que de facto são as pessoas. Aos profissionais do turismo, hoje é um dia que vos é expressamente dedicado”, começou por afirmar Carlos Abade, presidente do Turismo de Portugal, na abertura de um evento que aconteceu na Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa, e que teve duas dimensões: dar a conhecer uma exposição de fotografia com o título “Magia da Hospitalidade” e que é um conjunto de fotografias de Pedro Cerqueira,  que retrata 20 profissões turísticas, fazendo dos alunos das Escolas do Turismo de Portugal os modelos dessas profissões.

O segundo propósito desta sessão foi, segundo Carlos Abade, “aproveitamos este projeto, que foi iniciado na rede de Escolas de Hotelaria e Turismo, para lançar a campanha de valorização das profissões, que está prevista no Programa Acelerar a Economia, aprovado pelo Governo, uma campanha que no fundo dá rosto e dá voz àqueles que fazem acontecer o turismo todos os dias”.

O presidente do Turismo de Portugal esclareceu que “estamos a falar de mais de 420 mil profissionais de turismo que todos os dias trabalham nas suas empresas e de facto dão voz àquilo que é a qualidade, a excelência do serviço em Portugal, e sem as quais não era possível termos o turismo que temos neste momento”.

Na sua breve intervenção, Carlos Abade deixou três mensagens: “reiterar o agradecimento e o reconhecimento público a todos os profissionais do turismo. Portugal é hoje o 12º destino turístico mais competitivo do mundo, representa qualquer coisa com 27 mil milhões de euros de receitas todos os anos, que beneficiam naturalmente o setor, mas beneficiam toda a economia no seu conjunto, quase 20% das exportações do país, é responsável por praticamente metade do crescimento do PIB de 2024, é promotor da coesão do país, recuperou aquilo que foi a autenticidade das cidades e isto, deveu-se tudo àquilo que foi o vosso trabalho, àquilo que foram aquelas quase 420 mil pessoas que todos os dias trabalham no setor do turismo.

A segunda palavra do responsável foi compromisso “de todo o setor do turismo, das empresas, das organizações públicas, no sentido de reforçar continuamente a qualificação, a formação dos profissionais do turismo, mas sobretudo, a valorização contínua do seu trabalho. Uma coisa não pode acontecer sem a outra”, disse.

Finalmente, Carlos Abade deixou uma mensagem de confiança aos atuais e futuro profissionais do turismo. “O setor do turismo é uma das maiores indústrias do mundo, que hoje movimenta 1,5 mil milhões de pessoas em todo o mundo e prevê-se que em 2040 possa movimentar 2,4 mil milhões de pessoas. Portanto, o turismo é claramente uma profissão de futuro, é claramente um setor de futuro e é claramente uma profissão que conta com todos nós”.

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AHRESP e ASAE esclarecem empresários de norte a sul do país

A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) vai dinamizar um roadshow com sessões de esclarecimento em parceria com a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), com o intuito de preparar os profissionais do canal Horeca para futuras inspeções. A primeira sessão decorre a 15 de abril na Escola de Hotelaria e Turismo de Portimão.

A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP), em colaboração com a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), tem planeadas 13 sessões de esclarecimento até ao final do ano, num roadshow que passará por cidades de norte a sul do país.

O objetivo passa por preparar os profissionais do canal Horeca para futuras inspeções da ASAE, bem como abordar as reclamações mais frequentes na restauração.

A primeira sessão, de caráter gratuito e inscrição obrigatória, terá lugar a 15 de abril em Portimão, com o apoio da câmara municipal desta cidade, bem como da Escola de Hotelaria e Turismo de Portimão, local onde vai decorrer a apresentação.

A ação, que conta com a presença do inspetor-geral da ASAE, promete “esclarecer as regras essenciais de operação para estabelecimentos do canal Horeca, ajudando os empresários a estarem mais bem preparados para futuras inspeções e garantindo uma gestão mais informada e ajustada aos padrões a cumprir”, como referido em nota de imprensa.

Em paralelo, será também apresentado pela AHRESP, o “Guia de Regras e Boas Práticas na Restauração”, que aborda as situações que geram reclamações com mais frequência e a melhor forma de lidar com as mesmas.

A sessão em Portimão inicia às 15h30 com uma sessão de boas-vindas, à qual se segue a apresentação do guia de regras e boas práticas, a cargo de Filomena Diegues, coordenadora do departamento jurídico da AHRESP.

Às 16h30 tem lugar a apresentação do “Papel da ASAE junto das empresas do setor e o que ter em conta durante uma inspeção”, seguido de uma sessão de perguntas e respostas.

As inscrições podem ser efetuadas online, através do formulário da Academia AHRESP.

Esta primeira sessão marca o arranque de um roadshow nacional com 13 sessões planeadas até ao final de 2025, que vão decorrer em Mafra, Porto, Castelo Branco, Aveiro, Leiria, Santarém, Lisboa, Setúbal, Coimbra, Braga, Viseu e Évora.

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Bolsa de Empregabilidade encerra feiras de emprego com mais de 6 mil participantes

Este ano, e durante dois meses, a iniciativa Feiras de Emprego do Turismo da Bolsa de Empregabilidade reuniu mais de seis mil participantes, num certame onde foram disponibilizadas 6.200 vagas de emprego.

Ao longo dos cinco eventos, que decorreram de norte a sul do país – entre Vilamoura, Évora, Coimbra, Porto e Lisboa – a Bolsa de Empregabilidade voltou a juntar empresas do setor do turismo e hospitality com potenciais colaboradores, que tiveram a oportunidade de se dar a conhecer em encontros diretos com as empresas.

No total das cinco feiras participaram cerca de 145 empresas do setor.

António Marto, fundador da Bolsa de Empregabilidade, salienta que há “um interesse consistente e cada vez maior na Feira de Emprego do Turismo”, como referido em nota de imprensa, dando como exemplo o facto de o encontro de Lisboa se encontrar já na sua 9ª edição.

“As oportunidades disponibilizadas foram direcionadas a diferentes perfis, abrangendo desde candidatos com formação em cursos técnicos, licenciados e profissionais com mestrado, até altos cargos de gestão. Mas, sem dúvida, este foi o ano dos estudantes! Todas as manhãs foram preparadas para receber alunos do ensino secundário, profissional e universitário e, de facto, mais de metade das pessoas que passaram pelas feiras foram estudantes à procura de emprego na área do turismo, mas também com o objetivo de melhorar a sua formação”, conclui o responsável.

Formação e domínio de línguas estrangeiras permanecem como “essenciais” no setor

Após dois meses com cinco feiras de emprego, a Bolsa de Empregabilidade refere que “a necessidade de formação nesta área continua a ser uma realidade, especialmente em áreas que exigem uma especialização, de forma a se poder proporcionar um serviço de excelência e diferenciação, que as pessoas procuram cada vez mais”. Também o domínio de línguas estrangeiras mostra ser “essencial”.

A organização refere ainda que “os apoios não abrangem totalmente as necessidades de trabalho na área do turismo, a falta-de-mão de obra qualificada continua a ser uma realidade, de forma transversal às suas várias subáreas de atuação”.

Por essa razão, aponta como “essencial aumentar e diversificar os apoios, com programas que contemplem a atualização de competências dos profissionais que já estão no mercado de trabalho, assim como formação dos novos talentos, após identificação das competências de quem procura emprego”.

António Marto reforça ainda que “o futuro do turismo depende da capacidade em nos adaptarmos às novas exigências do mercado, com profissionais mais bem preparados e políticas de apoio mais robustas. Essa sinergia entre formação, inovação e investimento é essencial para manter o setor competitivo e sustentável a longo prazo”, conclui o responsável, lançando o mote para as próximas Feiras de Emprego de Turismo, que serão novamente organizadas no primeiro trimestre de 2026.

A iniciativa conta com o apoio institucional do Turismo de Portugal, da merytu, como main sponsor a nível nacional, e das respetivas Entidades Regionais de Turismo de cada região, assim como outras entidades parceiras locais.

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