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“Conexão Africana” é o mote do próximo 18º Congresso dos Cozinheiros

O evento será composto por mais de 20 horas de intervenções, com 58 oradores nacionais e internacionais.

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A 25 e 26 de setembro, o Congresso dos Cozinheiros regressa a Oeiras para a sua 18ª edição. O evento, que terá lugar  nos Nirvana Studios, assume como mote a “Conexão Africana”, num cartaz que reúne “alguns dos nomes mais sonantes  da cena gastronómica africana”, como indicado em comunicado.

Desta forma, o evento será composto por mais de 20 horas de intervenções, com 58 oradores nacionais e internacionais.

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“[Esta] é uma oportunidade de conhecer melhor a rica herança cultural africana e a sua importante presença na cozinha portuguesa e internacional. É relevante para ficarmos a conhecer pessoas que têm uma ação social impactante através do seu trabalho no mundo da gastronomia. Interessa-nos um mundo mais equilibrado e justo, para todos, independentemente da sua origem, sexo ou idade”, afirma Paulo Amado, fundador do Congresso dos Cozinheiros.

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O evento  será divido em seis áreas. No “Palco INTER” vão decorrer conversas e apresentações com os oradores, enquanto o “Palco Produto” será dedicado a demonstrações de cozinha e produtos com degustação. Já no “Palco Nós as Pessoas” o destaque vai para conversas sobre a importância do bem-estar mental na restauração, existindo ainda um “Palco Música” dedicado a atuações musicais da Orquestra Batukadeiras, Lindú Mona e Kriol.

Na “Área de Exposição”, os visitantes podem ficar a conhecer as novidades de produtos e equipamentos de cozinha, enquanto  a “Área de Alimentação” é dedicada à degustação das iguarias de chefes convidados.

Haverá ainda espaço para sessões paralelas como a prova final de “O Melhor Pastel de Nata 2022”, criado em 2009. O gastrónomo Virgílio Nogueiro Gomes preside ao júri da competição, que é composto por Alexandra Prado Coelho, Suzana Parreira, Daniel Leitão, Teresa Castro, Catarina Amado, Andreia Moutinho e Isabel Zibaia. A prova acontece a 26 de setembro, pelas 14h30, no Palco INTER.

Conheça os oradores  da  18ª edição

Do painel de oradores confirmados, o destaque vai para Fatmata Binta, uma chefe de cozinha nómada natural da Serra Leoa e embaixadora da cozinha da tribo Fulani. Em 2021, foi galardoada com o prémio The Best Chef Rising Star pela The Best Chef Awards, tendo recebido a distinção do Basque Culinary World Prize no ano seguinte.

Destaque também para Sheree Williams, a norte-americana que fundou e dirige a organização The Global Food and Drink Initiative, ao mesmo tempo que assume o cargo de editora da Cuisine Noir Magazine.

A estas profissionais junta-se também Najat Kaanache, cozinheira basca de San Sebastián de origem marroquina e proprietária do restaurante Cús, na Cidade do México, e de seis espaços na medina de Fez, incluindo o Nur, distinguido como o Melhor Restaurante de África e o Melhor Restaurante Marroquino do Mundo em 2017 pela World Luxury Restaurant Awards.

É ainda destacada Jeny Sulemange, cozinheira moçambicana da região de Nampula, responsável pelo restaurante Cantinho do Aziz, em Lisboa. É autora de um livro de receitas e a protagonista de uma série documental na Amazon Prime, onde apresenta as suas viagens pelo mundo, com destaque para os sabores e convidados de raiz africana e portuguesa.

Para a edição deste ano estão ainda confirmados profissionais como: João Carlos Silva, chefe no Roça São João dos Angolares, em São Tomé e Príncipe; Helt Araújo, chefe no Flor do Duque, em Luanda; António Belotti, chefe no Grupo 887, em San Sebastian;  Marlene Vieira , chefe no Marlene, em Lisboa; João Sá , chefe no Sála, em Lisboa; Carlos Coelho, fundador do Ivity Brand Corp, em Lisboa; Martí Guixé, co-proprietário do Solar Kitchen Restaurant; Lídia Brás, chefe no Stramuntana, em Vila Nova de Gaia; Michele Marques, chefe na Mercearia Gadanha, em Estremoz; João Viegas, chefe no Atlântico – Vila Vita Parc, em Porches; Carla Sousa, chefe de cozinha; Dieter Koschina, chefe no Vila Joya, em Albufeira; Hugo Dias de Castro e Anna Fuentes, proprietários de O Pastus, em Oeiras; Pedro Abril, chefe no Musa da Bica, em Lisboa; Rodrigo Castelo, chefe no Ó Balcão, em Santarém; Teresa Castro, chefe no Sambo de Castro, em Lisboa; Diogo Novais Pereira, chefe no Porinhos, em Fafe; Virito Pã, chefe e autor; Mauro Álison, chefe no Hotel Casa Palmela; Mauro Loureiro, chefe no NX Academy, em Almada; Joana Duarte, formadora na EHT Setúbal; Nikita Polido, chefe no Celmar, no Meco; José Júlio Vintém, chefe no Tombalobos, em Portalegre; Vítor Adão, chefe no Plano e Planto; Fátima Lopes e Hélio Loureiro, embaixadores da Carne de Coelho Europeu; Miguel Rocha Vieira, chefe de cozinha; Hugo Alves, chefe no Norma e CCA 2021, de Guimarães; Ana Magalhães, sub-chefe Six Senses Douro e CCA 2022; Alana Mostachio, VDB Bistronomie, em Lisboa; Liliana Abreu, chefe no Kampo, na Madeira e Vladimir Veiga, chefe no LAB, em Lisboa.

Estudantes têm acesso a preços especiais

Os bilhetes para aceder ao congresso já estão disponíveis a 60 euros, para um dos dias do evento, e 100 euros para ambos os dias. Estes já se encontram disponíveis no website do evento e na Bol.pt, sendo que os valores incluem todas as degustações servidas durante os dois dias. Os estudantes beneficiam de valores especiais de bilheteira, com o passe de um dia a 20 euros e o de dois dias a 40 euros.

O programa completo também pode ser consultado no website do congresso.

O Congresso dos Cozinheiros 2022 tem o patrocínio principal do Município de Oeiras, da Makro e da NX Hotelaria. Conta ainda com o patrocínio do Arroz Bom Sucesso, ICEL, Estrella Damm, Microgreens, Bonduelle, San Pellegrino & Acqua Panna, Carne de Coelho, Gresilva, Garden Gourmet, Alaska Seafood, Esporão, Brasmar e Europastry. Do evento são parceiros a LAVA, Aluga’qui, Prochef, SARA Haccp, Costaverde, Rational, Upfield Professional, Quinta da Biaia, Robot Coupe, Koppertcress, Lusocarne e Primor. Por fim, o congresso tem o apoio das Escolas do Turismo de Portugal, ACPP, Prochef, Chaîne dês Rotisseurs e Rede-T.

O evento é organizado pelas Edições do Gosto, com a chancela da INTER Magazine.

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HOSPES da AHP passa a HEART

A AHP apresentou o Programa HEART no que diz ser “uma nova era na Responsabilidade Social e ambiental da hotelaria portuguesa” e que sucede ao programa HOSPES.

A Associação da Hotelaria de Portugal (AHP) anunciou uma nova etapa no seu compromisso com a sustentabilidade e a solidariedade com o lançamento do Programa HEART, sucessor do HOSPES.

Esta mudança reflete mais de uma década de impacto positivo e simboliza uma abordagem ainda mais integrada e abrangente para a economia circular e o cuidado com comunidades e o meio ambiente.

O Programa HEART, cujo nome simboliza a essência da hospitalidade – acolher com empatia e cuidado – representa uma evolução natural do HOSPES, mantendo os pilares fundamentais, como a doação de bens e a promoção da economia circular, o emprego inclusivo e o voluntariado corporativo, fortalecendo o alinhamento do setor com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

“Este programa reforça o papel do setor hoteleiro como um agente de mudança, cuidando não apenas de quem recebe e dos seus colaboradores, mas também do planeta e das comunidades,” destaca a vice-presidente executiva da AHP, Cristina Siza Vieira.

Desde o início deste Programa de Responsabilidade Social e Ambiental, mais de 278 mil bens, que parte iria para o lixo e outra parte seria revendida, foram redirecionados para quase 200 Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), gerando uma poupança estimada de 6,5 milhões de euros. Com pequenas mudanças implementadas pelos 347 hotéis participantes, foi também possível economizar cerca de 774 milhões de litros de água na última década. Um passo enorme no sentido de reduzir a pegada ambiental no turismo, setor que é responsável por cerca de 8% das emissões globais de gases de efeito estufa. No entanto, a AHP acredita que é possível reverter este cenário. “Já não é uma questão de ‘se’ vamos descarbonizar, mas sim de ‘quando’ e ‘como’. E a resposta é: agora, com ações concretas e monitorização contínua do Programa HEART”, reforça a associação.

O programa HEART assenta em dois pilares: o primeiro, da Responsabilidade Social/“We Share”, consiste na reintrodução na economia social, através da AHP, de bens e equipamentos dos hotéis, usados e em bom estado de conservação; no Emprego Inclusivo e no Voluntariado Corporativo, através de parcerias com diversas entidades. O Programa tem parcerias com quase 200 instituições, entre outras, o Banco Alimentar, a Crescer, o Vale de Acór, a APPT21, o Conselho Português para os Refugiados e a RedEmprega.

O segundo pilar, da Sustentabilidade Ambiental/“We Care”, apoiado nos princípios da reutilização, redução e reaproveitamento, fomenta também as boas práticas na recolha, tratamento e reciclagem dos resíduos dos hotéis.

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Quinta Perestrello abre portas após remodelação por parte do Pestana Hotel Group

Após as obras de renovação, a Quinta Perestrello passa a funcionar de forma integrada com o Pestana Miramar, hotel contíguo a esta antiga casa senhorial.

A Quinta Perestrello abre portas após obras de renovação e requalificação por parte do Pestana Hotel Group, que em maio deste ano anunciou ter adquirido o antigo hotel localizado no Funchal, Madeira.

Recorde-se que a unidade fechou portas em março de 2020, por ocasião da pandemia da COVID-19, não voltando a abrir para atividade desde então.

Após as obras de renovação, este imóvel situado numa antiga casa senhorial, contíguo ao Pestana Miramar, funciona agora de forma integrada, acrescentando 37 quartos à sua capacidade, divididos em várias tipologias.

Da oferta da Quinta Perestrello fazem parte uma biblioteca, sala de bilhar e piscina exterior. Para esta requalificação o grupo optou por uma decoração “clássica e acolhedora”, mantendo os elementos arquitetónicos de origem, como refere em nota de imprensa.

Quarto Pestana Miramar e Quinta Perestrello

Paulo Prada, administrador do Pestana Hotel Group, refere que “a requalificação da Quinta Perestrello e a sua integração no hotel Pestana Miramar faziam parte da estratégia definida para a unidade”.

O objetivo passa por “proporcionar aos clientes uma experiência de autenticidade e conforto que reflete a essência da Madeira”, como afirma o administrador, que acrescenta que “a aposta na recuperação e modernização deste tipo de património, possibilitando a preservação histórica é um claro objetivo do grupo” – dando como exemplo os projetos de reabilitação dos edifícios onde nasceram os hotéis Pestana Churchill Bay e Pestana Fisherman Village, ambos em Câmara de Lobos, e recentemente, no empreendimento Madeira Acqua Residences, no Funchal.

Pestana Miramar

No caso do Pestana Miramar, o hotel situado a 15 minutos a pé da cidade do Funchal está rodeado de um jardim tropical. O hotel disponibiliza três piscinas, duas exteriores e uma interior; ginásio; sauna; banho turco e jacuzzi. Dispõe ainda de vários restaurantes e bares, com várias opções gastronómicas.

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Créditos: Website da Meliá Hotels International

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Gabriel Escarrer Juliá, fundador da Meliá Hotels International, morre aos 89 anos

Fundou a empresa que hoje é conhecida como Meliá Hotels International em 1956, aos 21 anos. Quase sete décadas após a fundação desta empresa hoteleira, Gabriel Escarrer Juliá morre aos 89 anos, deixando um legado de mais de 400 hotéis em 40 países sob dez marcas hoteleiras.

O fundador da Meliá Hotels International, Gabriel Escarrer Juliá, faleceu esta terça-feira, aos 89 anos.

Gabriel Escarrer Juliá tinha 21 anos quando fundou a empresa que hoje é conhecida como Meliá Hotels International, em 1956, com a aquisição e gestão de um hotel de 60 quartos na ilha de Maiorca, onde nasceu.

Durante as seis décadas em que assumiu a presidência da Meliá Hotels International, consolidou a posição da empresa em Espanha, estendendo-a às Caraíbas e ao Sudoeste Asiático.

No seu website, a Meliá dá ainda conta de que “ao longo destes anos, Escarrer formou uma série de alianças estratégicas que reforçaram o posicionamento da empresa em destinos como Cuba e Indonésia”.

Já nos anos 90 do século XX, após várias aquisições de cadeias hoteleiras de média e grande dimensão, a Meliá alargou as operações a hotéis urbanos em Espanha, na Europa, Ásia e América.

Para a Meliá, “um dos pontos altos da história da empresa” teve lugar nos anos 80, quando o grupo adquiriu “duas das cadeias hoteleiras mais importantes da Europa à época”, Hotasa e Meliá, o que representou um acréscimo de 70 hotéis num só ano.

Em 2016, Gabriel Escarrer Juliá renunciou aos poderes executivos que detinha na empresa, transferindo o cargo de vice-presidente e presidente da comissão executiva para o seu filho, Gabriel Escarrer Jaume. Desta forma, Juliá passou a assumir o papel de presidente do Conselho de Administração e da Assembleia Geral Anual de Acionistas.

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Da esquerda para a direita: Audrey Azoulay, diretora-geral da UNESCO, e Laurent Gardinier, presidente da Relais & Châteaux

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Relais & Châteaux firma parceria com a UNESCO

A parceria surge no âmbito da aplicação de vários projetos-piloto por parte de membros da Relais & Châteaux em lugares classificados como Património Mundial da UNESCO.

A UNESCO e a Relais & Châteaux, associação que reúne 580 hotéis e restaurantes, assinaram uma parceria para o desenvolvimento e implementação de projetos conjuntos que apoiam a conservação sustentável e o recurso à diversidade biológica.

Em nota de imprensa, a associação dá conta de que a parceria divide-se em duas componentes.

Num primeiro ponto, a UNESCO compromete-se a apoiar os compromissos no recém-lançado manifesto da Relais & Châteaux – “Em Harmonia com Todas as Formas de Vida Terrestres: Os Nossos 12 Compromissos em Matéria de Sustentabilidade”. Este propõe-se a cumprir três missões: preservar as tradições de hospitalidade e as cozinhas do mundo; contribuir para a proteção e o desenvolvimento da biodiversidade, além de implementar ações diárias para um mundo mais humano.

Em segundo lugar, através desta parceria serão organizados projetos piloto por membros da Relais & Châteaux em lugares classificados como Património Mundial da UNESCO, como será o caso do programa “O Homem e a Biosfera” (the Man and the Biosphere, MAB).

Os projetos visam “promover locais que são Património Mundial da UNESCO e as práticas tradicionais através da conservação e recurso à biodiversidade sustentável, respeitando as culturas locais e a preservação da herança natural e cultural”, como referido em nota de imprensa.

Os primeiros projetos-piloto serão implementados em 2025.

Sobre o programa “O Homem e a Biosfera”

O programa “O Homem e a Biosfera” é um projeto intergovernamental que visa estabelecer uma base científica para melhorar as relações entre os seres humanos e o ambiente, que combina a conservação, o desenvolvimento local, a preservação da herança cultural e a proteção das práticas tradicionais das populações locais e indígenas.

Com 759 reservas da biosfera em 136 países, a UNESCO protege cerca de oito milhões de metros quadrados de património natural – o equivalente à área da Austrália – e apoia as comunidades que deles beneficiam. Aproximadamente metade dos membros da Relais & Châteaux têm as suas propriedades a cerca de duas horas de uma Reserva da Biosfera da UNESCO, de acordo com a associação.

Em comunicado é referido que “a força motriz por detrás desta colaboração” entre a Relais & Châteaux e a UNESCO é Mauro Colagreco, vice-presidente de chefs para a Relais & Châteaux e chef e proprietário do restaurante Mirazur, em Menton, França, detentor de três Estrelas Michelin.

Nomeado Embaixador da Boa Vontade da UNESCO para a Biodiversidade em novembro de 2022, o chef Colagreco tem vindo, desde então, a trabalhar em prol do Programa “O Homem e a Biosfera” e a motivar o grande público a envolver-se ativamente em questões ambientais. A parceria que o chef Colagreco promove entre estas duas instituições permite-lhe expandir a iniciativa para os 580 membros da associação, de acordo com a mesma.

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Vila Galé Nep Kids | Créditos: DR

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Hotéis “amigos” das crianças podem valer 175 mil milhões de dólares globalmente

Um recente estudo da Wanderland estima que uma aposta por parte da hotelaria no segmento das crianças poderá trazer uma oportunidade no valor de 175 mil milhões de dólares a nível global.

A hospitalidade dedicada às crianças poderá representar uma oportunidade de 175 mil milhões de dólares (cerca de 168 mil milhões de euros) para os hotéis a nível mundial, de acordo com o primeiro relatório anual sobre hospitalidade infantil da Wanderland.

O “Wanderland Kids Hospitality Report” aponta que, a nível mundial, o mercado hoteleiro vale 1 bilião de dólares (cerca de 960 mil milhões de euros) e as “indústrias infantis”, como os jogos e o retalho para crianças, valem já 850 mil milhões de dólares (mais de 815 mil milhões de euros), estimando, neste primeiro relatório, que a área em que estes dois setores se sobrepõem – hospitalidade infantil – possa superar os 175 mil milhões de dólares.

De acordo com as conclusões da análise, “até 25% das preferências de marca formadas na infância persistem na idade adulta”, o que significa que atrair crianças pode ser um “investimento lucrativo a longo prazo para as empresas”, incluindo os hotéis.

Até porque, segundo aponta, as famílias “não passam férias apenas em resorts”, que refere que 65% tencionam fazer férias na cidade, segundo a Family Travel Association. E, no entanto, estes viajantes (crianças) “não são suficientemente bem servidos pelos hotéis urbanos e outras propriedades que não são resorts ou destinos familiares”, afirma o relatório, salientando que até as ‘amenities’ para crianças são muitas vezes negligenciadas, “apesar de cerca de 77% dos pais afirmarem que são influenciados pelos filhos na seleção das atividades de férias”.

Segundo o relatório, a inovação neste segmento “estagnou”. “Parece que um livro de colorir marca a vanguarda das comodidades para crianças”, e tem sido assim há mais de 20 anos, segundo os autores do relatório. “Também descobrimos que a qualidade das comodidades oferecidas pelos hotéis de luxo de topo é muitas vezes a mesma qualidade das comodidades que se podem encontrar em locais económicos de nível básico”.

A Wanderland constatou, também, que as ofertas de hospitalidade para crianças mais comuns nos hotéis urbanos de luxo são livros para colorir ou de atividades, produtos de banho, roupões e chinelos para crianças, presentes selecionados individualmente, “pacotes de boas-vindas”, um ursinho de peluche ou uma mascote e guloseimas.

Menos frequentes, mas por vezes oferecidas, são comodidades como uma tenda, uma caça ao tesouro à volta do hotel, um passaporte para crianças, um livro de histórias específico do hotel ou uma consola de jogos de vídeo.

O relatório afirma que os hotéis de luxo podem oferecer mais comodidades exclusivas para as crianças do que atualmente – mesmo que não sejam resorts para famílias. “Os hotéis não precisam de ser Disneyworlds para beneficiarem de momentos memoráveis”, lê-se no relatório, salientando que as comodidades bem pensadas podem criar impressões duradouras.

Nesse sentido, a Wanderland também estabeleceu uma parceria com a agência de marketing infantil Kids Know Best para realizar inquéritos a crianças e pais sobre as suas opiniões e preferências em matéria de viagens e hotéis. Os resultados mostraram que a grande maioria das crianças considera os hotéis “divertidos e emocionantes” e a maioria delas afirmou ser “muito importante” que um hotel tenha ofertas específicas para crianças. No entanto, em geral, as crianças acreditam que “os hotéis não fazem o suficiente por elas”, conclui o inquérito.

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United Hospitality Management passa a assegurar gestão hoteleira do voco Bonnington JLT

O hotel localizado no Dubai foi recentemente adquirido pela Arzan Investment Management (AIM) ao empresário Dennis McGettigan. Anteriormente designado como Bonnington Jumeirah Lakes Towers, o hotel vai operar sob a marca voco, ganhando uma nova designação.

A United Hospitality Management (UHM), marca portuguesa de gestão hoteleira, passa a assumir a gestão hoteleira do hotel Bonnington Jumeirah Lakes Towers, no Dubai, na sequência da aquisição desta unidade pela Arzan Investment Management (AIM) ao empresário Dennis McGettigan.

A UHM irá operar o hotel sob a marca voco da InterContinental Hotels Group (IGH Hotels & Resorts), “assegurado a consistência nos mais elevados padrões de serviço” numa “localização privilegiada”, como refere em nota de imprensa. Desta forma, o hotel passará a contar com um novo nome, voco Bonnington JLT.

“Esta aquisição e nomeação refletem o compromisso da UHM em proporcionar experiências excecionais aos hóspedes e expandir a nossa presença nos principais mercados com hotéis de primeira linha, como o voco Bonnington JLT. Contamos com a atual equipa do hotel, bem como o grupo IHG, para garantir uma transição perfeita e manter os excelentes níveis de serviço pelos quais o hotel é conhecido”, afirma Greg O’Stean, CEO da UHM.

Já Oliver Hogg, CEO e membro do conselho de administração da Arzan Investment Management (AIM), acrescenta que “esta aquisição do voco Bonnington JLT representa um marco importante para a Arzan, à medida que expandimos a nossa presença no Médio Oriente. Como investidor internacional de longa data na hotelaria do Dubai, esta transação marca a continuação do nosso compromisso de investir no Dubai e é o primeiro de muitos investimentos deste tipo sob a égide do AIM”.

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Access Luxury Travel Show terá lugar em Cascais no próximo ano

O evento chega à vila de Cascais em 2025 para reunir expositores e buyers de múltiplos mercados do segmento de luxo.

O próximo Access Luxury Travel Show (ALTS) terá lugar em Cascais, de 25 a 27 de fevereiro de 2025, no Onyria-Quinta da Marinha, com o apoio da Associação de Turismo de Cascais.

O evento de networking reúne expositores e buyers de múltiplos mercados do segmento de luxo, com o intuito de criar parcerias e fortalecer relações comerciais.

Já para o destino anfitrião, esta é “uma oportunidade de consolidar o posicionamento da região como um destino de referência para viajantes de elevado poder de compra”, como a organização frisa em nota de imprensa.

“Cascais reúne todas as condições para receber um evento como o ALTS, onde qualidade, exclusividade e experiências autênticas são essenciais,” destaca Daria Miranova, organizadora do evento.

A profissional acrescenta que “a região oferece o equilíbrio ideal entre história, sofisticação, beleza natural, romantismo e hospitalidade de alto nível, que os profissionais e parceiros do turismo de luxo procuram”.

Já o presidente da Associação de Turismo de Cascais, Bernardo Corrêa de Barros, afirma que “este evento reflete o posicionamento de Cascais como destino de referência no turismo de luxo que é desde há muito, oferecendo experiências que combinam a beleza natural, a cultura e a hospitalidade que caracterizam a nossa região”.

A organização ainda está aberta para inscrições de expositores nacionais.

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Sommet Education estabelece parceria com a Mandarin Oriental

A colaboração pretende enriquecer a aprendizagem dos estudantes da Sommet Education com experiências profissionais nos hotéis da marca hoteleira, além de oferecer oportunidades de carreira e formação em hospitalidade a pessoas provenientes de comunidades desfavorecidas.

A Sommet Education estabeleceu uma colaboração de longo prazo com a marca hoteleira Mandarin Oriental.

O intuito passa por dinamizar “iniciativas formativas e de treino específico, bem como programas com foco na diversidade”, como refere em nota de imprensa.

A colaboração é estruturada à volta de três objetivos principais, de acordo com a instituição de ensino: enriquecer a experiência de aprendizagem dos estudantes com exposição ao mundo dos negócios; promover o desenvolvimento de colaboradores através de iniciativas práticas personalizadas e oferecer oportunidades de carreira e formação em hospitalidade a pessoas provenientes de comunidades desfavorecidas.

A parceria fará uso da rede mundial de campus e instituições da Sommet Education, incluindo a Les Roches, Glion, École Ducasse, Invictus Education na África do Sul, Indian School of Hospitality e a Sommet Education Foundation.

Através desta colaboração os estudantes vão beneficiar de workshops, masterclasses, palestras de liderança e gestão, além de experiências no mercado de trabalho facultadas pela Mandarin Oriental, “criando uma ponte entre o conhecimento teórico e sua aplicação no mundo profissional”.

Também os trabalhadores da Mandarin Oriental terão à disposição várias opções de formação, que abrangem formatos online, híbridos e presenciais. A parceria explora múltiplos caminhos de aprendizagem, incluindo a co-criação de programas especializados de pós-graduação e mestrado, formação intensiva para futuros gestores de unidades hoteleiras e iniciativas dedicadas a áreas como culinária, confeitaria e liderança feminina.

Está também prevista a atribuição de bolsas de estudo e oportunidades de emprego “para apoiar talentos que enfrentam desafios de vida, mas que possuem forte potencial académico e motivação”.

Atualmente, a Mandarin Oriental opera um portefólio de 41 hotéis, 12 residências e 24 casas em 26 países e territórios.

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GuestCentric acrescenta Dare Lisbon Hotels ao seu portefólio de clientes

O conjunto de duas unidades hoteleiras da Dare Lisbon Hotels recorreu à GuestCentric para reforçar a sua marca online, após a abertura da nova unidade Dare Lisbon River.

Com a abertura da unidade Dare Lisbon River, a Dare Lisbon Hotels recorreu à GuestCentric para reforçar a sua marca online, que também inclui o Dare Lisbon House.

Desta forma, esta passa a contar com três websites com um novo conceito e design, “resultando numa imagem de marca coesa, que abrange tanto o website corporativo como os das unidades individuais”, como a GuestCentric explica em nota de imprensa.

Além da nova imagem, o Dare Lisbon River incorporou também o motor de reservas da GuestCentric. O objetivo, de acordo com Francisco Caiado, proprietário dos Dare Lisbon, passa por libertar a equipa para que se possam dedicar à experiência dos hóspedes.

“Os Dare Lisbon Hotels procuram criar experiências únicas e imersivas. A parceria com a GuestCentric permite não só reforçar a nossa marca online, como também proporciona que a nossa equipa disponha de mais tempo para se dedicar aos hóspedes, pois como costumamos dizer, ‘luxury is the time to host’”, refere Francisco Caiado.

A Dare Lisbon Hotels é composta por dois hotéis boutique em Lisboa, o Dare Lisbon River e Dare Lisbon House, localizados na Travessa de São Paulo e na Rua dos Sapateiros, na Baixa, respetivamente.

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Portugal soma 19 prémios nos World Travel Awards

Depois de ter recebido os “World Golf Awards”, tendo Portugal sido eleito como “Melhor Destino de Golfe do Mundo”, o Funchal voltou a ser palco para a 31.ª edição dos “World Travel Awards”, de onde Portugal saiu com 19 prémios.

Portugal arrecadou 19 prémios na edição deste ano dos World Travel Worlds, evento realizado no Funchal, ou seja, mais sete que na edição passada de 2023.

Braga recebeu, pelo segundo ano consecutivo, a premio de destino emergente, enquanto o Algarve foi eleito, novamente, melhor destino de praia do mundo, prémio que recebera em 2020 e 2021, Lisboa tornou-se no melhor destino para escapadas urbanas e a melhor cidade de património, e, mais acima, o Porto recebeu o prémio de melhor destino metropolitano à beira-mar, a Madeira foi declarada pela 10.ª vez consecutiva o melhor destino insular e os Açores o melhor destino para turismo de aventura.

Além dos prémios entregues às regiões de Portugal, os Passadiços do Paiva foram distinguidos como melhor atração para turismo de aventura, o Dark Sky Alqueva o melhor projeto de turismo responsável e a Parques de Sintra – Monte da Lua a melhor empresa do mundo em conservação.

Já a TAP repetiu os prémios de companhia líder nas ligações aéreas a África e América do Sul.

Na hotelaria, a Amazing Evolution também repetiu o prémio de líder na gestão de hotéis boutique, o Olissipo Lapa Palace foi eleito melhor hotel clássico, o Dunas Douradas Beach Club melhor resort de golf e villas e o Bairro Alto Hotel melhor hotel histórico de referência.

Ainda na hotelaria, o Savoy Palace, local que recebeu a gala, foi eleito melhor hotel de luxo, e o The Reserve, do mesmo grupo, alcançou o prémio de melhor boutique hotel de luxo, enquanto o Saccharum (também pertencente ao Savoy, mas na Calheta) passou a ser considerado o melhor retiro.

Conheça abaixo a lista completa dos 19 galardões entregues.

  • World’s Leading Adventure Tourism Destination 2024: Região Autónoma dos Açores;
  • World’s Leading Adventure Tourist Attraction 2024: Passadiços do Paiva (Arouca UNESCO Global Geopark);
  • World’s Leading Airline to Africa 2024: TAP Air Portugal;
  • World’s Leading Airline to South America 2024: TAP Air Portugal;
  • World’s Leading Beach Destination 2024: Algarve;
  • World’s Leading Boutique Hotel Operator 2024: Amazing Evolution;
  • World’s Leading City Break Destination 2024: Lisboa;
  • World’s Leading Classic Hotel 2024: Olissippo Lapa Palace Hotel;
  • World’s Leading Conservation Company 2024: Parques de Sintra – Monte da Lua;
  • World’s Leading Emerging Tourism Destination 2024: Braga;
  • World’s Leading Golf & Villa Resort 2024: Dunas Douradas Beach Club;
  • World’s Leading Heritage City Destination 2024: Lisboa;
  • World’s Leading Island Destination 2024: Região Autónoma da Madeira;
  • World’s Leading Landmark Hotel 2024: Bairro Alto Hotel;
  • World’s Leading Luxury Boutique Hotel 2024: The Reserve;
  • World’s Leading Luxury Hotel 2024: Savoy Palace;
  • World’s Leading Retreat 2024: Saccharum;
  • World’s Leading Seaside Metropolitan Destination 2024: Porto;
  • World’s Responsible Tourism Award 2024: Dark Sky Alqueva.
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