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Lagoa e região Porto e Norte vão receber os próximos congressos da AHRESP

No Congresso da Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) que este ano decorre em Aveiro, de 11 a 12 de outubro, Carlos Moura, presidente da associação, anunciou que os próximos congressos da associação vão decorrer em Lagoa, no Algarve, e na região Porto e Norte.

Carla Nunes

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Lagoa e região Porto e Norte vão receber os próximos congressos da AHRESP

No Congresso da Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) que este ano decorre em Aveiro, de 11 a 12 de outubro, Carlos Moura, presidente da associação, anunciou que os próximos congressos da associação vão decorrer em Lagoa, no Algarve, e na região Porto e Norte.

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No Congresso da Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) que este ano decorre em Aveiro, de 11 a 12 de outubro, Carlos Moura, presidente da associação, anunciou que os próximos congressos da associação vão decorrer em Lagoa, no Algarve, e na região Porto e Norte.

O próximo congresso, que terá lugar em 2026, decorrerá em Lagoa, um conselho que “vive essencialmente do turismo”, de acordo com Luís Encarnação, presidente da Câmara Municipal de Lagoa.

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“Entre 90% a 95% da nossa economia depende direta ou indiretamente do turismo. O compromisso que aqui assumo é de procurar suplantar, se isso é possível, [o congresso que decorreu este ano em] Aveiro”, declarou Luís Encarnação, presidente da Câmara Municipal de Lagoa.

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Para o congresso seguinte, haverá uma alteração na periodicidade: se antes este se realizava de dois em dois anos, a AHRESP passará a organizar o certame de forma anual, pelo que o congresso seguinte decorrerá em 2027 na região Porto e Norte, não sendo ainda conhecida a localização.

“Não está ainda nesta altura determinado o concelho [onde vamos realizar o congresso de 2027]. Contamos aqui também com o apoio do presidente da região do Turismo Porto e Norte para encontrarmos a melhor localização”, afirmou Carlos Moura.

Sobre a realização deste congresso na região, Luís Pedro Martins, presidente da Turismo Porto e Norte, referiu que este acontecerá “numa altura em que de facto temos crescido bastante neste produto, na meeting industry, ao receber grandes eventos”. Referiu ainda o propósito de “querer espalhar cada vez mais esta mancha para outras cidades [do território] que estão também a [afirmar-se] na organização de grandes eventos como em Braga, Viana do Castelo e Vila Real”.

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Vincci abre novo hotel em Alfama

A unidade hoteleira de quatro estrelas, que já está de portas abertas, funciona em regime de aluguer.

A Vincci Hotels apostou em Portugal com uma nova unidade hoteleira de quatro estrelas no bairro de Alfama, em Lisboa.

O hotel de quatro estrelas e 22 quartos foi incorporado no portfólio da Vincci Hotels em regime de aluguer, como informou Carlos Calero, diretor-geral da cadeia hoteleira, numa conferência de imprensa na FITUR.

A notícia avançada pelo Hosteltur na quinta-feira, 23 de janeiro, dá conta de que o hotel se situa numa antiga escola de artes e ofícios, num edifício totalmente remodelado. A nova unidade, que foi assinada nos últimos dias, já se encontra de portas abertas, e pretende reunir o local e o global para oferecer um experiência de viagem autêntica e integrada em Lisboa.

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Grupo Oásis conta com novo chef executivo

O mais recente chef executivo do Grupo Oásis, Bouazza Bouhlani, conta com mais de 17 anos de experiência na área de Food & Beverage (F&B).

O chef Bouazza Bouhlani passa a assumir a chefia executiva dos hotéis de cidade do Grupo Oásis em Cabo Verde.

Formado em pastelaria e cozinha pela Escola Profissional de Hotelaria de Lisboa, Bouazza Bouhlani já passou pela Herdade da Malhadinha Nova, pelo Convento do Espinheiro e pelo Epic Sana de Luanda. Antes deste novo cargo, o profissional encontrava-se em Marrocos, no restaurante Petit Rocher do Groupe Mar, em Casablanca.

No Grupo Oásis o chef Bouazza ficará responsável por liderar as equipas das cozinhas, além da criação de novos menus, da implementação de tendências gastronómicas e aperfeiçoamento da oferta culinária dos restaurantes do grupo.

“A entrada do chef Bouazza vem confirmar que a área de F&B é para nós um ponto essencial na experiência que queremos oferecer aos nossos hóspedes. Queremos inovar as nossas cartas e menus, mantendo sempre a preocupação que temos com a sustentabilidade e a aposta em produtos locais e pratos tradicionais, a par com pratos internacionais. Acreditamos que, com a sua experiência, nomeadamente internacional, o chef Bouazza é a pessoa certa para nos ajudar neste propósito”, afirmou Ana Abade, diretora de operações do grupo, em nota de imprensa.

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FIL recebe Lisbon Food Affair de 10 a 12 de fevereiro

Este ano, 48% dos expositores da Lisbon Food Affair são constituídos por novas empresas a marcar presença na feira, sendo que cerca de 27% das empresas participantes são internacionais. A organização prevê ainda a realização de mais de 500 reuniões business to business.

A terceira edição da Lisbon Food Affair regressa à FIL – Feira Internacional de Lisboa de 10 a 12 de fevereiro como a plataforma de negócios, inovação e networking para os setores da alimentação, bebidas, canal Horeca, máquinas, equipamentos e tecnologias para a indústria e distribuição alimentar em Portugal.

Com mais de 10.000 metros quadrados de exposição e mais de duas centenas de empresas confirmadas, que representam aproximadamente 500 marcas de diversos segmentos, 48% dos expositores são constituídos por novas empresas a marcar presença na feira.

Cerca de 27% das empresas participantes são internacionais, provenientes de países como Espanha,
África do Sul, Bulgária, França, Holanda, Itália, Japão, Peru e Reino Unido. Este ano, a organização destaca a presença direta de expositores espanhóis, incluindo representações de regiões como a Galiza e a Extremadura.

Já o programa de buyers contempla compradores da Alemanha, Bélgica, Brasil, Colômbia, Croácia, Dinamarca, Espanha, Finlândia, Itália, Noruega, Polónia, Reino Unido, Suécia e Suíça. Este ano a organização aponta para uma previsão de mais de 500 reuniões business to business (B2B).

A produção local também terá destaque, com a participação de pequenas empresas e produtores apoiados pelos municípios.

À semelhança das duas edições anteriores a LFA contará com três grandes áreas: LFA Food & Beverage, LFA Horeca e LFA Technology.

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1638 Restaurant Wine Bar, do futuro Tivoli Kopke Porto Gaia Hotel

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Minor quer alcançar os 850 hotéis até 2027

O Tivoli Kopke Porto Gaia Hotel, em Portugal, o nhow Roma, em Itália, e o Anantara Kafue River Zambia Tented Camp são as aberturas de 2025 mais esperadas na Minor.

A Minor Hotel antecipa a abertura de 285 novos hotéis, com cerca de 47.000 quartos, nos próximos três anos. A cumprir estes valores, a empresa chegará à meta dos 850 hotéis em 2027.

Os números são apontados pela Hosteltur, que dá conta de que a Minor tem ainda previsto o lançamento de duas novas marcas hoteleiras, com as branded residences a assumirem um papel-chave no curto a médio prazo.

Atualmente, 50% do conjunto de propriedades da Minor está concentrado na Europa. Com esta nova expansão, o grupo pretende incorporar no seu portefólio mais de 100 unidades na Ásia, mais de 60 na região do Médio Oriente e África e 40 na Austrália e Nova Zelândia.

A Minor tem ainda em vista a expansão em mercados como a América do Norte e o norte da Ásia, tendo também identificado Marrocos, Egito e Turquia como destinos-chave para entrada com novos hotéis.

Os segmentos de luxo e upscale mantêm-se como o motor de expansão da Minor Hotel. No caso do luxo, este representa um terço das incorporações previstas para o plano trienal, com marcas como a Anantara, Tivoli e Elewana Collection. Outro terço cabe ao segmento premium, como é o caso da NH Collection, Avani e nhow.

No caso das branded residences, a Minor tem previstos projetos com componente residencial em mais de uma dezena de países, tanto em destinos turísticos como urbanos. Os próximos projetos residenciais situam-se na Europa, Ásia, Médio Oriente e África, nomeadamente em Ras Al Khaimah, Sharjah, Omã e Tanzânia. A nível global, o grupo tem perspectivas de crescimento em empreendimentos residenciais nas marcas Anantara e NH Collection, principalmente na Europa e no Médio Oriente.

Nas aberturas hoteleiras de 2025, o destaque vai para o Tivoli Kopke Porto Gaia Hotel, em Portugal; o nhow Roma, em Itália, e o Anantara Kafue River Zambia Tented Camp.

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Da esquerda para a direita: Joachim Hartl e Roger Brantsma | Créditos: DR

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Hilton aposta em nova liderança para Portugal e Espanha

A empresa justifica a mudança com a necessidade de “apoiar a rápida expansão da Hilton na Península Ibérica”.

A Hilton apostou em Joachim Hartl para o cargo de vice-presidente de operações para a Europa Continental do grupo. As funções que assumia anteriormente, enquanto diretor-geral do Hilton Diagonal Mar Barcelona e diretor-geral da área da Península Ibérica, passam a ser desempenhadas por Roger Brantsma.

Em nota de imprensa, o grupo dá conta de que estas novas nomeações têm como objetivo “apoiar o rápido crescimento do grupo no sul da Europa, bem como reforçar as operações da marca nesta região”.

Desta forma, Joachim Hartl assume agora o cargo de vice-presidente de operações para a Europa Continental, com efeitos desde 1 de janeiro de 2025, abrangendo Espanha, Portugal, Turquia e outros mercados-chave no sul da Europa.

Na sua nova função, com efeitos desde 1 de janeiro de 2025, Joachim Hartl irá expandir a supervisão da carteira de hotéis geridos pela Hilton em Espanha e Portugal para incluir a Turquia, Chipre e Malta.

A carreira internacional de Hartl inclui mais de 25 anos na Hilton. Antes de desempenhar o cargo de diretor-geral da Península Ibérica e diretor-geral do Hilton Diagonal Mar Barcelona, Joachim Hartl assumiu o cargo de diretor-geral do Conrad Algarve.

Ao longo dos últimos 14 anos, a Hilton refere que o papel do profissional foi “fundamental para a consolidação da Hilton em Portugal e Espanha, bem como na implementação das políticas de responsabilidade ambiental e social”.

Também no início deste ano, Roger Brantsma assumiu a direção-geral do Hilton Diagonal Mar Barcelona e a direção-geral da área da Península Ibérica.

Enquanto diretor-geral do Hilton Diagonal Mar Barcelona, Roger Brantsma irá gerir a propriedade de 433 quartos situada na zona empresarial de Barcelona. Já como diretor-geral da Península Ibérica, será responsável por supervisionar as operações do Hilton Madrid Airport, Conrad Algarve, DoubleTree by Hilton Lisbon – Fontana Park, Boeira Garden Hotel Porto Gaia, Curio Collection by Hilton, DUO Hotel Lisbon, Curio Collection by Hilton e DoubleTree by Hilton Lagoa Azores.

A carreira de quase 30 anos de Brantsma na Hilton inclui funções como diretor-geral regional para o Japão Ocidental e diretor-geral do Hilton Osaka, bem como cargos de gestão no Hilton Tokyo, Hilton Tokyo Bay, Hilton Auckland, Hilton Lake Taupo e Hilton Chennai.

A sua experiência internacional abrange ainda vários cargos operacionais na Austrália, Tailândia, Egito, Emirados Árabes Unidos e Países Baixos, onde iniciou a sua carreira no Hilton Amsterdam.

As nomeações surgem num momento em que a Hilton continua a sua expansão estratégica em Portugal e Espanha, com planos recentemente anunciados para abrir quatro novos hotéis em Portugal, elevando o total de hotéis em comercialização e construção para mais de 80 propriedades.

Nos próximos 12 meses, a Hilton planeia abrir seis novas propriedades na Península Ibérica, em destinos-chave como San Sebastián, Algarve e Cáceres.

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Pinheirinho Comporta VIC Properties

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Comporta vai contar com novo projeto turístico de 1,7 MM€

O “Pinheirinho” é o mais recente projeto turístico do VIC Properties na Comporta, que vai incluir dois hotéis de luxo e branded residences.

O promotor imobiliário VIC Properties vai avançar com o projeto turístico de luxo “Pinheirinho”. Situado numa reserva natural na Comporta, o empreendimento vai contar com um investimento de 17 mil milhões de euros.

Com uma área com cerca de 400 hectares, o Pinheirinho foi adquirido pela VIC em 2020, tendo posteriormente sido adicionados ao projeto mais de 200 hectares de pinhal e dunas não urbanizáveis, como referido em comunicado. Com uma área bruta de construção de aproximadamente 200.000 metros quadrados, o projeto original foi, desde então, redesenhado pela VIC, que afirma terem sido implementadas “diversas medidas focadas na sustentabilidade e desenvolvimento responsável”.

Sob este novo projeto, o local vai incorporar dois hotéis de luxo com marcas internacionais, que ainda não são conhecidas, e branded residences, com moradias que serão operadas sob os requisitos das mesmas marcas.

Estão também previstas moradias e apartamentos localizados num anfiteatro natural junto ao pinhal e ao campo de golfe existente, cujos 18 buracos foram desenhados por Santana da Silva. Com acesso direto à praia do Pinheirinho, a propriedade vai incluir várias instalações desportivas, amenities para famílias, lojas, serviços e um clube de praia para hóspedes e proprietários.

Durante a fase de construção, estima-se que o projeto criará mais de 2.000 postos de trabalho diretos, aos quais acrescem 1.000 postos de trabalho permanentes após a conclusão do empreendimento.

No arranque das vendas, os compradores vão poder escolher entre lotes para a construção de moradias ou moradias chave-na-mão, sendo que algumas já se encontram em construção.

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Oriol Juvé de Yebra é o novo diretor-geral do Six Senses Douro Valley

O profissional assume o cargo anteriormente ocupado por André Buldini que, de acordo com a unidade hoteleira, assumirá novos desafios dentro da marca Six Senses.

A direção-geral do Six Senses Douro Valley passa a ser assumida por Oriol Juvé de Yebra, que desempenha o cargo anteriormente ocupado por André Buldini.

Natural de Espanha e com uma vasta experiência em hotelaria de luxo, Oriol Juvé de Yebra chega ao Douro diretamente de Ibiza, onde esteve nove meses como Resort Manager no Six Senses Ibiza. O currículo do profissional inclui experiências em unidades como La Reserva Club de Sotogrande, em Cadiz; Puente Romano Beach Resort, em Marbella, e Borgo Pignano Hotel, na Toscana.

Também em Portugal foi acumulando experiências no setor, tendo assumido a direção-geral do hotel Casa da Calçada Relais & Châteaux, em Amarante, de 2012 a 2016. Integrou ainda as equipas de hotéis como o Sheraton Algarve at Pine Cliffs Resort e o Marriott Praia d’el Rey Golf & Beach Resort.

Neste novo cargo, Oriol Juvé de Yebra dará continuidade ao trabalho desenvolvido pelo anterior diretor-geral, André Buldini, “consolidando o estatuto de hotel de luxo de referência do Six Senses Douro Valley” e “implementando medidas inovadoras que permitam o crescimento desejado nas muitas valências que o hotel possui”, como referido em nota de imprensa.

“Abraço este desafio com total empenho e desejo de poder contribuir para a consolidação em Portugal de uma marca que é já tão reconhecida. Sempre com o objetivo de fazer mais e melhor, sei que tenho o privilégio de integrar um projeto de sucesso, com provas dadas nas várias vertentes em que se propõe ser relevante. O ano de 2025 será, sem dúvida, de cimentação e crescimento”, refere Oriol Juvé de Yebra em comunicado.

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Dom Pedro Vilamoura Hyatt Regency

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Dom Pedro Vilamoura será transformado em Hyatt Regency após rebranding

A unidade hoteleira será alvo de uma remodelação dividida em duas fases, sendo que a primeira deverá estar concluída até ao verão deste ano. Áreas como o lobby e a oferta de restauração serão alguns dos pontos visados nesta renovação.

O hotel Dom Pedro Vilamoura, que atualmente faz parte da Dom Pedro Collection e é gerido pela Details – Hospitality, Sports, Leisure, será alvo de uma remodelação completa. Após as obras de renovação, o hotel passará por um processo de rebranding para se transformar num Hyatt Regency.

A renovação completa das infraestruturas vai decorrer em duas fases. A primeira etapa deverá estar concluída “até ao verão deste ano”, como a Details refere em nota de imprensa.

Já a segunda fase, que representa a conclusão total do rebranding, estará pronta no verão de 2026. Nessa altura, o hotel abrirá portas sob a marca Hyatt Regency, como parte de um acordo de franchising com a afiliada da Hyatt Hotels Corporation.

As obras de remodelação incluem a renovação do lobby, que passará a contar “com uma experiência de check-in aprimorada” e um novo bar central, bem como as instalações do restaurante, que serão redesenhadas com estações de live cooking e churrasqueira. Acrescem um bar octagonal renovado no terraço e a inclusão de mobiliário “contemporâneo, elegante e com influências locais”.

Dom Pedro Vilamoura Hyatt Regency

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O projeto de design de interiores é assinado pela THDP Design, sendo que a Streetsense ficará encarregue pelo reposicionamento de todos os pontos de restauração.

No entender de Francisco Moser, CEO de Hospitality da DETAILS, este rebranding vai contribuir para a boa perceção do destino de Vilamoura, associado à marca Hyatt.

“Trabalhar com uma marca globalmente reconhecida e líder de mercado como a Hyatt vai reforçar a perceção de Vilamoura como um destino imperdível em Portugal e na Europa. Este rebranding trará, sem dúvida, um elemento distinto e refinado para o nosso portefólio, refletindo os elevados padrões que a marca representa”, afirma Francisco Moser, CEO de Hospitality da Details.

Já para Nuno Galvão Pinto, vice-presidente regional de desenvolvimento da Europa na Hyatt, o projeto alinha-se com a estratégia do grupo de “melhorar a oferta de lazer na região”.

“Este projeto demonstra a flexibilidade e o apoio que oferecemos aos proprietários. Estamos comprometidos em colaborar estreitamente com o proprietário e com a Details durante as extensas renovações que levarão ao rebranding. O projeto também se alinha perfeitamente com a nossa estratégia em melhorar a oferta de lazer na região e fortalece a nossa liderança no segmento de resorts em toda a Europa. Estamos igualmente entusiasmados por continuar a expandir a marca em Portugal e na Península Ibérica”, refere Nuno Galvão Pinto.

Dom Pedro Vilamoura Hyatt Regency

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A Details, é uma empresa de gestão de hospitalidade, desporto e lazer totalmente detida pelo grupo Arrow Global, que adquiriu os seus ativos em Vilamoura em 2021.

Para complementar a oferta de hospitalidade em Vilamoura, a Details dá conta de estar a gerir outros projetos, incluindo o desenvolvimento de um novo centro desportivo, o regresso do centro equestre de Vilamoura ao circuito internacional de saltos, e a renovação do Old Course, o segundo campo de golfe mais antigo do Algarve.

Dom Pedro Vilamoura Hyatt Regency

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The Standard Ibiza | Créditos: DR

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Hyatt pretende abrir hotéis em 13 novos mercados

Países como Estónia, Islândia e Roménia fazem parte do pipeline da Hyatt Hotels Corporation para a região da Europa, Médio Oriente e África, localizações onde o grupo ainda não conta com unidades hoteleiras. O reforço dos segmentos de luxo e lifestyle, com a abertura de mais 50 hotéis inseridos nestas categorias a nível global até 2026, também faz parte dos planos da empresa.

A Hyatt Hotels Corporation pretende entrar em 13 novos mercados na região da Europa, Médio Oriente e África (EMEA, na sua sigla em inglês) onde ainda não conta com projetos hoteleiros.

Desta forma, e até 2028, a empresa espera contar com novos hotéis em países como Estónia, Islândia, Roménia, Cabo Verde e Maurícias.

Os planos de expansão surgem após o grupo ter registado nos primeiros nove meses de 2024 um aumento de 12,1% de RevPAR, uma subida de 5,8% no ADR e um acréscimo de 3,8% nas taxas de ocupação nos seus hotéis na Europa.

No segmento “tudo incluído”, o RevPAR cresceu mais de 14%, impulsionado pelos hotéis Inclusive Collection em Espanha, Grécia, Portugal e Bulgária.

Ao conjunto de hotéis em pipeline em novos mercados para a Hyatt juntam-se hotéis de luxo e lifestyle já anunciados, como é o caso do Park Hyatt Johannesburgo, Miraval The Red Sea, Andaz Doha e Andaz Lisboa – que fazem parte do plano do grupo de acrescentar 50 hotéis nestes dois segmentos a nível global até 2026, como o mesmo refere em nota de imprensa.

No caso particular de Espanha, é ainda esperada a abertura do Thompson Sevilla, que representa a estreia desta marca de lifestyle na cidade. O grupo faz notar em nota de imprensa que a sua presença em Espanha cresceu de quatro hotéis e cerca de 1.000 unidades de alojamento em 2020, para 55 hotéis e mais de 14.500 quartos até dezembro de 2024.

Até setembro de 2024 o portefólio da Hyatt na região EMEA englobava mais de 200 hotéis, num total de 45.000 unidades de alojamento em mais de 40 países.

O pipeline da Hyatt também se estende às Caraíbas, onde o grupo pretende abrir até ao primeiro semestre de 2025 o Hyatt Regency Panama City, Hotel La Compañía del Valle; o Park Hyatt Los Cabos, em Cabo del Sol; o Secrets Baby Beach Aruba, entre outras aberturas.

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Câmara do Porto arrecadou 20,9M€ em taxa turística o ano passado

A Câmara Municipal do Porto arrecadou 20,9 milhões de euros em 2024 através da taxa turística, aplicada por dormida nos meios de alojamento da cidade, montante que representa um aumento de 8,13% face ao ano anterior, quando foram registados 19,2 milhões de euros.

A taxa turística municipal do Porto entrou em vigor a 1 de março de 2018, com um valor de dois euros por dormida, tendo contabilizado 10,4 milhões de euros no final desse mesmo ano. No entanto, com a atualização da taxa, que passou de dois para três euros a partir de 1 de dezembro de 2024, estima-se que as receitas possam alcançar 30 milhões de euros em 2025, caso o número de dormidas se mantenha estável.

De acordo com a autarquia portuense, os fundos obtidos têm sido fundamentais para reforçar áreas como segurança pública, limpeza urbana, conservação de espaços públicos e melhoria da sinalização. Além disso, o município tem investido no setor cultural, no lazer e na habitação.

A nota justificativa do regulamento da taxa turística refere a “obrigatoriedade de continuar a assegurar o Porto como um destino de referência sustentável, prevenindo a degradação e a excessiva ocupação”.

A Taxa Municipal Turística (TMT) traduz-se numa contribuição dos utilizadores de Empreendimentos Turísticos e de Alojamento Local da Cidade para a sustentabilidade do Porto enquanto destino turístico, permitindo uma melhor resposta da autarquia ao desgaste inerente à pegada turística na cidade”, explica a Câmara do Porto na sua página oficial.

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