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Storfjord Hotel | Créditos: DR

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Relais & Châteaux acrescenta seis propriedades à coleção

Os novos hotéis que se juntam ao portefólio da Relais & Châteaux situam-se no Brasil, Estados Unidos da América (EUA), Chile, Itália, Alemanha e Noruega.

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Os novos hotéis que se juntam ao portefólio da Relais & Châteaux situam-se no Brasil, Estados Unidos da América (EUA), Chile, Itália, Alemanha e Noruega.

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Six Senses alarga portefólio em Itália com novas aberturas em Milão e no Lago de Como

A Relais & Châteaux acrescentou seis novos membros à sua rede, que neste momento conta já com cerca de 580 hotéis e restaurantes. Só este ano, a associação adicionou 31 novos membros ao portefólio em vários pontos do globo.

Os seis novos associados localizam-se em diferentes países, nomeadamente Brasil, Estados Unidos da América (EUA), Chile, Itália, Alemanha e Noruega.

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No Brasil, mais concretamente em Campos do Jordão, a Relais & Châteaux acrescentou ao seu portefólio o Botanique Hotel Experience. Com sete suites e 13 villas, o hotel conta com o restaurante “Mina”, de cozinha farm-to-table, um Jazz Bar, com tapas, e um spa com mais de 1.000 metros quadrados.

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Localizado na encosta da Serra da Mantiqueira, o hotel conta com um projeto de design que reúne vários arquitetos e artistas brasileiros.

Já nos EUA, neste caso em Nova Iorque, é o restaurante The Modern, com duas Estrelas Michelin, que se junta à coleção da Relais & Châteaux. Situado no Museu de Arte Moderna de Nova Iorque (MoMA), o restaurante de 72 lugares oferece três experiências gastronómicas: um menu de degustação em constante evolução na sala principal, com vista para a obra “Abby Aldrich Rockefeller Sculpture Garden” do MoMA; um menu à la carte no Bar Room; e um menu de degustação experimental na Kitchen Table. A liderar o restaurante encontramos o chef executivo Thomas Allan, que aposta numa cozinha franco-americana com produtos frescos e sazonais.

No Chile, em Vicuña, os hóspedes da Relais & Châteaux podem encontrar o hotel CasaMolle no Vale de Elqui. Com 24 quartos, a unidade hoteleira apresenta um restaurante de cozinha tradicional chilena chefiada por Sebastián Massida, onde é possível usufruir de um menu de degustação de cinco momentos. As atividades promovidas pelo hotel incluem caminhadas, passeios de caiaque e a cavalo, visitas guiadas pelas vinhas que produzem vinho e pisco – uma famosa bebida local – sessões de meditação, tratamentos de spa e observação de estrelas.

CasaMolle | Créditos: DR

Em Itália, na região de Matera, o novo hotel a associar-se à Relais & Châteaux é o Vetera Matera. Com inauguração prevista para 15 de março de 2025, o hotel conta com 23 quartos, incluindo oito junior suites, um restaurante de gastronomia lucana, o “Vetera Restaurant”, um bar de vinhos e cockatails, bem como um spa escavado nas rochas de Matera.

Por outro lado, na Alemanha, em Bergisch Gladbach, será aberto em soft opening o Hotel Diepeschrather Mühle, a meia hora de carro da cidade de Colónia. Com 25 quartos, incluindo cinco suites, o hotel conta com um spa com piscina exterior aquecida. Já nas ofertas de comidas e bebidas será possível encontrar o Restaurante Schote, de fine dining, o Bistro Müllersin der Mülhe, de gastronomia regional e sazonal farm-to-table, e um bar de champanhe.

Por fim, junta-se à lista da Relais & Châteaux o Storfjord Hotel, localizado em Øvre Glomset, na Noruega. Com 30 quartos, incluindo 20 suites, o hotel oferece um spa com vista para a floresta e um restaurante de gastronomia local e sazonal, o The Restaurant at Storfjord Hotel. Situado numa encosta com vista para o fiorde homónimo, o conjunto de edifícios em madeira escura que compõem o hotel são de arquitetura norueguesa tradicional.

Fundada em 1954, a Relais & Châteaux é uma associação com cerca de 580 hotéis e restaurantes, dirigida por empreendedores independentes, maioritariamente com negócios familiares. Este ano, a associação celebra 70 anos.

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As inscrições para os Prémios AHRESP já estão abertas

A iniciativa da Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) terá dez categorias a concurso, além de três Prémios de Prestígio escolhidos diretamente pela Comissão de Honra dos Prémios AHRESP.

As inscrições para as candidaturas aos Prémios AHRESP 2025 estão oficialmente abertas a partir desta quinta-feira, 16 de janeiro.

O evento pretende destacar “os melhores exemplos de qualidade e impacto positivo nos setores da restauração, do alojamento turístico e da promoção turística”, como a associação destaca em nota de imprensa.

Até 15 de março, o website oficial dos Prémios AHRESP está aberto a inscrições e a recomendações de candidaturas para dez categorias, nomeadamente: Embaixador Gastronómico; Melhor Restaurante; Melhor Alojamento Turístico; Estabelecimento Solidário; Sustentabilidade Ambiental; Turismo nos Media; Jovem Empreendedor; Destino Revelação; Marcas à Mesa e Marcas na Cama; Profissional do Ano.

Além das categorias em competição, serão ainda atribuídos três Prémios de Prestígio, cujos vencedores serão escolhidos diretamente pela Comissão de Honra dos Prémios AHRESP, em colaboração com a Direção da AHRESP.

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Grupo Onyria passa a gerir e operar o Château des Vigiers em França

O Château des Vigiers, localizado na região francesa de Dordogne, entre Bergerac e Saint-Émilion, conta com um palácio do século XVI, com 25 quartos, e o Hotel Relais des Vigiers, com 40 quartos.

O Grupo Onyria passa a assumir o controlo total da gestão e da operação do Château des Vigiers, uma propriedade de 150 hectares na região francesa de Dordogne.

Localizada a 40 quilómetros da zona vinícola de Saint-Emilion, e a 80 quilómetros de Bordéus, a propriedade é composta por um palácio do século XVI com 25 quartos, um cinco estrelas também conhecido por “Petit Versailles”, uma segunda unidade hoteleira com 40 quartos, o Hotel Relais des Vigiers.

Das valências deste espaço fazem ainda parte um campo de golfe com 27 buracos desenhado por Donald Steel e um restaurante com estrela Michelin, do chef Didier Casaguana. Acrescem um spa com tratamentos exclusivos da marca Sothys, uma piscina interior aquecida, piscina de hidroterapia, sauna, hammam e jacuzzi.

Restaurante Les Fresques | Créditos: Château des Vigiers

“Além de acionistas de referência desde a década de 90, tínhamos uma relação de décadas com este projeto de luxo para o qual aportamos alguma da nossa experiência e conhecimento. Agora assumimos totalmente a operação e a sua integração na nossa oferta, o que nos permite voltar a ter uma presença internacional de topo”, explica o chairman do Grupo Onyria, José Carlos Pinto Coelho.

Para o CEO do grupo, António Pinto Coelho, “este é um projeto com características únicas e idílicas, que se encaixa de forma perfeita nas nossas operações e naquilo que sabemos fazer melhor, que é gerir unidades hoteleiras de luxo, golfe e restauração de topo. Estamos convictos de que a nossa experiência e o controlo das operações deste resort vão fazer crescer o projeto e torná-lo ainda mais emblemático e único”.

Créditos: Château des Vigiers

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Fernando Cunha assume a direção de operações para Portugal da Kodawari Residences

Nesta nova função, Fernando Cunha ficará encarregue por liderar a operação em território nacional.

A Kodawari Residences apostou em Fernando Cunha para assumir o cargo de director de operações em Portugal.

Desta forma, o profissional ficará encarregue por liderar a operação em território nacional, assegurando a implementação dos padrões de excelência que pela qual a nova marca pretende operar.

Com 23 anos de experiência na indústria hoteleira, ocupou várias funções no setor, desde Bell Boy, Night Auditor, Receptionist, Sales Manager, Front Office Manager e General Manager.

Foi subindo na hierarquia até chegar a Operations General Manager, em hotéis como o Porto Palácio Hotel, Vidago Palace Hotel, Hotel Praiagolfe, e algumas unidades do grupo Eurostars, incluindo o Rio Douro Hotel & Spa e o Oásis Plaza. Recentemente, esteve à frente da operação de hotéis urbanos como o Moon & Sun Porto, Braga e Lisboa.

A par do percurso na hotelaria, Fernando Cunha conta também com experiência académica como docente no ISLA – Instituto Superior de Línguas e Administração, onde leccionou Inglês, Marketing e Turismo. Representou ainda Portugal em feiras internacionais de turismo, em mercados como Espanha, França, Alemanha, Brasil e Israel.

Licenciado em Estudos de Tradução (Inglês e Alemão) pelo ISLA, Fernando Cunha frequentou o mestrado em Turismo na Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

“A Kodawari propõe-se a redefinir o conceito de luxo e hospitalidade, e é um privilégio poder contribuir para trazer este conceito disruptivo ao mercado português. Digo sempre que esta é a indústria dos sonhos, e o meu é contribuir para fazer deste um projeto vencedor, que se inicia em Portugal, mas que irá em breve além-fronteiras”, afirma Fernando Cunha, diretor de operações da Kodawari Residences em Portugal.

Em comunicado, a empresa refere que esta nomeação reforça o compromisso da Kodawari Residences em “consolidar a sua operação em Portugal”, apostando em profissionais “com conhecimento do mercado”.

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Nova edição: As aberturas e remodelações na hotelaria até 2027

Para os próximos três anos, de 2025 a 2027, a Publituris Hotelaria conseguiu apurar 166 aberturas de empreendimentos hoteleiros para Portugal. Nesta edição, fique a conhecer ao detalhe o número de quartos, datas de aberturas previstas e respetiva classificação destas futuras unidades, a par dos hotéis com remodelações previstas até 2027. Não perca ainda as perspectivas do setor para 2025, as entrevistas a Nicolas Cousin, Managing Director Espanha & Portugal da Christie & Co, a Marina Calheiros sobre a 3.ª edição da Lisbon Food Affair e a rubrica “Palavra de Chef”, que este mês dá destaque a Rafaela Ferreira, chef no restaurante Exuberante, do Altis Porto Hotel.

Carla Nunes

Na primeira edição de 2025 da Publituris Hotelaria, pode ficar a conhecer as próximas aberturas no parque hoteleiro português.

De 2025 a 2027 estão previstos 166 novos empreendimentos hoteleiros em Portugal, num total de 16.878 unidades de alojamento – entre quartos, villas, residências e apartamentos turísticos.

No entanto, tendo em conta a totalidade de dados recolhidos pela Publituris Hotelaria para os próximos anos, incluindo empreendimentos com abertura prevista para 2028, 2029 e ainda sem data definida, os dados apontam para 191 aberturas, num total de 18.619 unidades de alojamento.

Os valores resultam do cruzamento de dados de duas consultoras imobiliárias a operar em Portugal, bem como dos dados recolhidos junto dos principais grupos hoteleiros com presença em território nacional.

O maior número de empreendimentos para os próximos anos concentra-se na região Porto e Norte, segundo os dados apurados, seguida pela Área Metropolitana de Lisboa, Alentejo e Algarve. Já no que diz respeito à classificação destes futuros empreendimentos, as quatro estrelas dominam o pipeline para os próximos anos.

No campo das remodelações, destaque para as remodelações totais, em alguns dos casos com o intuito de transformar edifícios já existentes em hotéis com novas marcas hoteleiras.

Ainda neste tema, a Publituris Hotelaria quis saber junto de uma das consultoras hoteleiras de maior renome internacional o que leva os grupos internacionais a investir em Portugal. Para Nicolas Cousin, Managing Director Espanha & Portugal da Christie & Co, “os grupos hoteleiros internacionais estão sempre à procura de se expandir em mercados atrativos e Portugal é definitivamente um deles”.

No capítulo Management, fique a conhecer as perspectivas do setor para 2025, nomeadamente da Associação de Directores de Hotéis de Portugal (ADHP); da Associação Portuguesa de Hotelaria, Restauração e Turismo (APHORT); da Amazing Evolution; da Bensaude Turismo; da Associação da Hotelaria de Portugal (AHP); da Savoy Signature; da United Hotels of Portugal (UHP); do Vila Galé e da Unlock Boutique Hotels (UBH).

Na secção de fornecedores, Marina Calheiros, gestora coordenadora da Lisbon Food Affair, conta como pretendem dar destaque à produção nacional no certame que regressa à Feira Internacional de Lisboa de 10 a 12 de fevereiro para a sua 3ª edição.

A fechar, Rafaela Ferreira é a protagonista da rubrica “Palavra de Chef” deste mês. Depois de assumir a função de número dois no Feitoria, o restaurante de fine dining do Altis Belém Hotel & Spa, Rafaela Ferreira dirige agora a operação do restaurante Exuberante, inserido no Altis Porto Hotel – o primeiro e mais recente hotel do grupo na Invicta. O seu percurso, mas também a sua visão do mundo da cozinha, ganham destaque nesta entrevista, onde a profissional assegura que “antes de qualquer prémio ou reconhecimento”, o feedback positivo dos clientes é o mais importante.

As opiniões desta edição são assinadas por Karina Simões (JLL), Pedro Simões (Savills), Silvia Dragomir (Worx) e Duarte Morais Santos (CBRE). Já os Indicadores cabem à Guestcentric, com o PULSE Report.

Leia a edição completa aqui.

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Edição digital: As aberturas e remodelações na hotelaria até 2027

Para os próximos três anos, de 2025 a 2027, a Publituris Hotelaria conseguiu apurar 166 aberturas de empreendimentos hoteleiros para Portugal. Nesta edição, fique a conhecer ao detalhe o número de quartos, datas de aberturas previstas e respetiva classificação destas futuras unidades, a par dos hotéis com remodelações previstas até 2027. Não perca ainda as perspectivas do setor para 2025, as entrevistas a Nicolas Cousin, Managing Director Espanha & Portugal da Christie & Co, Marina Calheiros sobre a 3.ª edição da Lisbon Food Affair e a rubrica “Palavra de Chef”, que este mês dá destaque a Rafaela Ferreira, chef no restaurante Exuberante, do Altis Porto Hotel.

Carla Nunes

Na primeira edição de 2025 da Publituris Hotelaria, pode ficar a conhecer as próximas aberturas no parque hoteleiro português.

De 2025 a 2027 estão previstos 166 novos empreendimentos hoteleiros em Portugal, num total de 16.878 unidades de alojamento – entre quartos, villas, residências e apartamentos turísticos.

No entanto, tendo em conta a totalidade de dados recolhidos pela Publituris Hotelaria para os próximos anos, incluindo empreendimentos com abertura prevista para 2028, 2029 e ainda sem data definida, os dados apontam para 191 aberturas, num total de 18.619 unidades de alojamento.

Os valores resultam do cruzamento de dados de duas consultoras imobiliárias a operar em Portugal, bem como dos dados recolhidos junto dos principais grupos hoteleiros com presença em território nacional.

O maior número de empreendimentos para os próximos anos concentra-se na região Porto e Norte, segundo os dados apurados, seguida pela Área Metropolitana de Lisboa, Alentejo e Algarve. Já no que diz respeito à classificação destes futuros empreendimentos, as quatro estrelas dominam o pipeline para os próximos anos.

No campo das remodelações, destaque para as remodelações totais, em alguns dos casos com o intuito de transformar edifícios já existentes em hotéis com novas marcas hoteleiras.

Ainda neste tema, a Publituris Hotelaria quis saber junto de uma das consultoras hoteleiras de maior renome internacional o que leva os grupos internacionais a investir em Portugal. Para Nicolas Cousin, Managing Director Espanha & Portugal da Christie & Co, “os grupos hoteleiros internacionais estão sempre à procura de se expandir em mercados atrativos e Portugal é definitivamente um deles”.

No capítulo Management, fique a conhecer as perspectivas do setor para 2025, nomeadamente da Associação de Directores de Hotéis de Portugal (ADHP); da Associação Portuguesa de Hotelaria, Restauração e Turismo (APHORT); da Amazing Evolution; da Bensaude Turismo; da Associação da Hotelaria de Portugal (AHP); da Savoy Signature; da United Hotels of Portugal (UHP); do Vila Galé e da Unlock Boutique Hotels (UBH).

Na secção de fornecedores, Marina Calheiros, gestora coordenadora da Lisbon Food Affair, conta como pretendem dar destaque à produção nacional no certame que regressa à Feira Internacional de Lisboa de 10 a 12 de fevereiro para a sua 3ª edição.

A fechar, Rafaela Ferreira é a protagonista da rubrica “Palavra de Chef” deste mês. Depois de assumir a função de número dois no Feitoria, o restaurante de fine dining do Altis Belém Hotel & Spa, Rafaela Ferreira dirige agora a operação do restaurante Exuberante, inserido no Altis Porto Hotel – o primeiro e mais recente hotel do grupo na Invicta. O seu percurso, mas também a sua visão do mundo da cozinha, ganham destaque nesta entrevista, onde a profissional assegura que “antes de qualquer prémio ou reconhecimento”, o feedback positivo dos clientes é o mais importante.

As opiniões desta edição são assinadas por Karina Simões (JLL), Pedro Simões (Savills), Silvia Dragomir (Worx) e Duarte Morais Santos (CBRE). Já os Indicadores cabem à Guestcentric, com o PULSE Report.

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Tecnologia

HiJiffy lança nova ferramenta que permite automatizar campanhas no WhatsApp

A HiJiffy lançou uma nova ferramenta, o Campaigns Manager, que promete “otimizar e automatizar a comunicação com os hóspedes”, de acordo com a empresa de tecnologia.

Integrando dados em tempo real do software de gestão do hotel (PMS, na sua sigla em inglês), este recurso garante o envio de mensagens personalizadas no momento mais indicado. Desta forma, os hoteleiros podem automatizar comunicações desencadeadas por ações específicas dos hóspedes, como confirmações de reserva, notificações de check-in ou mensagens de despedida.

Através desta ferramenta, os hotéis podem ainda agendar campanhas em momentos estratégicos da estadia, incluindo promoções de pequeno-almoço, lembretes de happy hour ou oportunidades de upselling.

“Esta ferramenta foi desenvolvida para enfrentar desafios comuns na comunicação com os hóspedes, como sistemas fragmentados e falta de consistência. Ao automatizar tarefas repetitivas e centralizar as mensagens, o Campaigns Manager aumenta a eficiência operacional das equipas dos hotéis e proporciona uma experiência fluída e personalizada para cada hóspede”, explica Tiago Araújo, CEO da HiJiffy, em nota de imprensa.

O Campaigns Manager permite aos hotéis a segmentação de públicos com base em critérios como demografia, preferências e histórico de interações. A funcionalidade de mensagens dinâmicas permite ainda incluir detalhes personalizados, como o nome do hóspede ou o tipo de quarto.

Comunicações para vários momentos

A ferramenta permite também “uma ampla gama de utilizações nos principais pontos de interação com o hóspede”.

Por exemplo, antes da chegada ao hotel, podem ser enviadas Atualizações sobre confirmações de reserva, links para check-in online ou ofertas personalizadas, como upgrades de quarto ou tratamentos de spa.

Já à chegada, o hóspede pode receber informações como códigos de Wi-Fi, instruções de check-in e horários de pequeno-almoço. Durante a estadia há a possibilidade de enviar atualizações oportunas sobre eventos no local, ofertas de programas de fidelização ou campanhas promocionais para aumentar receitas com upsell durante a estadia.

Por fim, após a estadia, a ferramenta permite o envio de pedidos de feedback, mensagens de agradecimento e descontos exclusivos para reservas futuras.

Ao invés do WhatsApp, existe a opção desta troca de mensagens via SMS, “garantindo que as comunicações chegam aos hóspedes, mesmo em locais com conectividade limitada ou para aqueles que preferem comunicações baseadas em texto”, como explica a empresa.

A ferramenta está disponível sem custos adicionais para clientes da HiJiffy com planos Premium e Enterprise.

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AL

Selo Save Water é alargado aos estabelecimentos de alojamento local

Os empreendimentos de alojamento local que queiram aderir ao selo Save Water devem implementar um plano de ação com pelo menos 12 medidas de eficiência hídrica, escolhidas de uma lista de 60 propostas.

Os estabelecimentos de Alojamento Local (AL) no Algarve já podem obter o selo Save Water, juntando-se assim ao Compromisso com a Eficiência Hídrica.

Ao aderirem à Plataforma de Monitorização, os estabelecimentos de alojamento local têm de implementar um plano de ação com pelo menos 12 medidas de eficiência hídrica, escolhidas entre uma lista de 60 propostas.

Este plano divide-se num cronograma de três partes. As primeiras medidas devem ser implementadas até março de 2025, às quais deverão acrescer mais quatro medidas até 30 de junho deste ano. As últimas quatro medidas devem ser aplicadas até 31 de dezembro de 2025.

A obtenção do selo Save Water é também uma condição para aceder à Linha de Apoio +Eficiência Hídrica Algarve, disponibilizada pelo Turismo de Portugal – um mecanismo de financiamento que apoia os custos relacionados com a implementação das medidas exigidas.

Em 2024, os empreendimentos turísticos aderentes ao selo registaram uma redução de 16% no consumo global de água e 15% no consumo específico (por dormida), comparativamente com o mesmo período de 2023, como o Turismo do Algarve apontou em comunicado.

Esta redução reflete-se em “poupanças médias de mais de 7.000 euros anuais por empreendimento”, de acordo com a mesma entidade, que refere que o alargamento deste sela ao AL “decorre da Resolução do Conselho de Ministros n.º 80/2024, que manteve a situação de alerta por seca no Algarve e ajustou o objetivo de redução de consumo do setor urbano para 13%”.

A iniciativa Save Water, coordenada pelo Turismo do Algarve em parceria com o Turismo de Portugal e a ADENE – Agência para a Energia.

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Exponor aposta em nova feira de design de interiores com a inProjecta

O certame é direcionado para arquitetos, designers de interiores e decoradores, mas também especialistas da área hoteleira e traders do setor.

A Exponor – Feira Internacional do Porto desenvolveu um novo conceito de feira para o setor de design de interiores, criando assim a inProjecta – Furniture, Hotel and Interior Design.

O evento decorre já de 26 de fevereiro a 1 de março de 2025, tendo sido desenhado para “dar palco expositivo a fabricantes e representantes de marcas que apostem em produtos com autenticidade, soluções personalizáveis e com fatores de inovação”, como a organização destaca em comunicado.

O objetivo passa por “providenciar as tendências da área de uma forma experiencial a arquitetos e designers de interiores, decoradores, especialistas da área hoteleira e traders”, sendo que estarão em exposição produtos nos segmentos de mobiliário, estofos, iluminação, colchoaria, interiores, tecidos de decoração, cama, mesa e banho, exterior e jardim, bem como wellness.

Esta primeira edição decorre sob o mote “From Concept to Creation”, sob a curadoria de André Teoman.
Além das empresas expositoras, a inProjecta conta com um programa de atividades paralelas que inclui conferências e palestras que, por enquanto, ainda não foram comunicadas. No entanto, já está confirmada o “Prémio inPROJECTA Creative Call” para esta primeira edição, que pretende mostrar o que de melhor a nova geração está a fazer ao nível do design.

“Queremos destacar projetos onde a criatividade e as técnicas inovadoras sejam um reflexo daquilo que de melhor se faz em Portugal por profissionais das áreas de design, arquitetura, artesanato, assim como estudantes, inclusive em situação de coautoria, que se candidatem à iniciativa com objetos ou protótipos funcionais em tamanho real”, explica o diretor-geral da Exponor.

O objeto criado deve “traduzir um ADN nacional ou único, característico da cultura portuguesa, é o critério maior de avaliação dos candidatos – vale 50% na ponderação do júri, que também analisará como as soluções em concurso se destacam como precursoras de novas abordagens no contexto do design português (25%)”. Os restantes 25% cabem aos “critérios de usabilidade e funcionalidade, qualidades estéticas e impactos visuais, além do uso de materiais sustentáveis e práticas com baixo impacto ambiental”.

As candidaturas devem dar entrada na organização do evento de 13 a 31 de janeiro.

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ALPN critica Movimento Referendo pela Habitação por não “resolver os reais problemas sociais” com referendo ao AL em Lisboa

A crítica da Associação do Alojamento Local Porto e Norte (ALPN) surge após nova tentativa do Movimento Referendo pela Habitação para que a Assembleia Municipal de Lisboa aprove o referendo para a eliminação do Alojamento Local (AL) na capital.

A Associação do Alojamento Local Porto e Norte (ALPN) criticou o Movimento Referendo pela Habitação, através de comunicado enviado às redações, por “alimentar tensões que se arrastam há anos sem resolver os reais problemas sociais” de acesso à habitação.

A crítica surge após a rejeição do referendo sobre o Alojamento Local (AL) em Lisboa a 3 de janeiro, com a ALPN a apontar que, agora, o Movimento Referendo pela Habitação pretende “tentar que a Assembleia Municipal de Lisboa aprove o referendo para a eliminação do Alojamento Local na capital”, com base em “premissas” que a associação considera serem “falsas ou falseadas”.

“Nas alegações do Tribunal Constitucional é claramente dito que o mesmo [o referendo] carece de legitimidade e vai contra a lei nacional o que inviabiliza a sua aplicabilidade”, afirma a ALPN.

A associação declara ainda em nota de imprensa que “a instrumentalização deste movimento por parte de determinadas fações políticas apenas vem alimentar tensões que se arrastam há anos sem resolver os reais problemas sociais, esquecendo-se que contribuíram para a sua criação e agravamento quando não promoveram a habitação, a sua construção, a reabilitação, a agilização de processos e a redução de impostos, nomeadamente o IVA da construção e da reabilitação – um dos grandes entraves à criação de oferta de habitação. Desresponsabilizam-se os anteriores governos de serem os grandes promotores da crise habitacional que hoje se vive em Portugal”.

Sobre o tema, a associação aponta que “o AL representa cerca de 3% do parque habitacional”, contrapondo que “a oferta pública de habitação em Portugal, a nível nacional, não chega sequer aos 3%. Como a ALPN refere, “comparando com outros países da Europa, é manifestamente pouco – veja-se o exemplo da Áustria que ultrapassa os 20% na oferta pública de habitação”.

“É do conhecimento público que Portugal continua com um parque habitacional disponível e devoluto, que apenas na cidade de Lisboa representa cerca de 5.000 unidades. Haja vontade política para reabilitar e colocar no mercado, haja efetivo investimento na resolução do problema, não é aceitável que se culpabilize pequenos investidores que contribuíram para a reabilitação do edificado das cidades e que produzem riqueza a favor do país”, defende a ALPN no mesmo documento.

Na mesma linha, a associação aponta como “absolutamente inaceitável e injusto” o cancelamento das licenças de Alojamento Local existentes em Lisboa.

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Proveitos totais do alojamento turístico somam quase 6,4 mil milhões de euros até novembro

Segundo informa o Instituto Nacional de Estatística (INE), a evolução das dormidas de residentes acelerou o crescimento dos proveitos em novembro. No acumulado, até novembro, os proveitos totais estão 11% acima de período homólogo de 2023.

Em novembro de 20241, o setor do alojamento turístico registou 2,2 milhões de hóspedes (+14%)3 e 5 milhões de dormidas (+9,8%), gerando 385,9 milhões de euros de proveitos totais e 285,3 milhões de euros de proveitos de aposento (+16,7% em ambos), depois de terem crescido 10% e 10,9%, em outubro, pela mesma ordem.

No acumulado de janeiro a novembro, as dormidas registaram um crescimento de 4,1%, atingindo 76,1 milhões, dando origem a aumentos de 11% nos proveitos totais e nos de aposentos, totalizando quase 6,4 mil milhões de euros e 4,9 mil milhões de euros, respetivamente. Segundo o INE, “este aumento deveu-se, principalmente, às dormidas de não residentes, que cresceram 4,8%, tendo as de residentes registado um crescimento inferior (+2,5%)”.

A Grande Lisboa foi a região que mais contribuiu para a globalidade dos proveitos (39,4% dos proveitos totais e 42,1% dos proveitos de aposento), seguida do Norte (16,8% e 16,9%, respetivamente) e da Madeira (14,3% e 13,6%, pela mesma ordem).

Todas as regiões registaram crescimentos nos proveitos, com os maiores aumentos a ocorrerem no Centro (+31,4% nos proveitos totais e +31,9% nos de aposento) e na Madeira (+26,3% e +28,8%, respetivamente).

O INE refere que “o crescimento dos proveitos foi transversal aos três segmentos de alojamento no mês de novembro”. Na hotelaria, os proveitos totais e de aposento (pesos de 88% e 86,3% no total do alojamento turístico, respetivamente) aumentaram ambos 17%.

Nos estabelecimentos de alojamento local, registaram-se aumentos de 12,3% nos proveitos totais e 12,7% nos proveitos de aposento (quotas de 8,7% e 10,5%, respetivamente).

Já no turismo no espaço rural e de habitação (representatividade de 3,3% e 3,2%, pela mesma ordem), os aumentos foram de 23,2% e 25%, respetivamente.

RevPAR e ADR em alta em todas as regiões
No conjunto dos estabelecimentos de alojamento turístico, o rendimento médio por quarto disponível (RevPAR) atingiu 48 euros em novembro, registando um aumento de 11,3% (+7,9% em outubro).

O valor de RevPAR mais elevado foi registado na Grande Lisboa (95,1 euros), seguindo-se a Madeira (72,0 euros). Os maiores crescimentos ocorreram na Península de Setúbal (+26,9%), no Centro (+23,8%) e na Madeira (+23,3%).

Este indicador cresceu, em novembro, segundo o INE, 13% na hotelaria (+9% em outubro). No alojamento local e no turismo no espaço rural e de habitação, registaram-se aumentos de, respetivamente, 4,3% e 10,4% (+4,3% e +4,6%, em outubro, pela mesma ordem).

No conjunto dos estabelecimentos de alojamento turístico, o rendimento médio por quarto ocupado (ADR) atingiu 98 euros (+6,8%, após +6,2% em outubro).

A Grande Lisboa destacou-se com o valor mais elevado de ADR (138,7 euros), seguida da Madeira (98,5 euros) e do Norte (86,5 euros). Todas as regiões registaram aumentos neste indicador, tendo os crescimentos mais expressivos ocorrido na Madeira (+20,2%), no Centro (+10,5%) e no Oeste e Vale do Tejo (+8,5%).

Em novembro, o ADR cresceu em todos os segmentos, +7,1% na hotelaria (+6,2% em outubro), +4,5% no alojamento local (+4,9% em outubro) e +2,2% no turismo no espaço rural e de habitação (+8,9% em outubro).

No período acumulado de janeiro a novembro de 2024, o RevPAR atingiu 72 euros e o ADR 121,6 euros (+7,0% e + 6,5%, respetivamente).

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