Da esquerda para a direita: Audrey Azoulay, diretora-geral da UNESCO, e Laurent Gardinier, presidente da Relais & Châteaux
Relais & Châteaux firma parceria com a UNESCO
A parceria surge no âmbito da aplicação de vários projetos-piloto por parte de membros da Relais & Châteaux em lugares classificados como Património Mundial da UNESCO.
Publituris Hotelaria
Gabriel Escarrer Juliá, fundador da Meliá Hotels International, morre aos 89 anos
Relais & Châteaux firma parceria com a UNESCO
Hotéis “amigos” das crianças podem valer 175 mil milhões de dólares globalmente
United Hospitality Management passa a assegurar gestão hoteleira do voco Bonnington JLT
Access Luxury Travel Show terá lugar em Cascais no próximo ano
Sommet Education estabelece parceria com a Mandarin Oriental
GuestCentric acrescenta Dare Lisbon Hotels ao seu portefólio de clientes
Portugal soma 19 prémios nos World Travel Awards
“O cliente português é mais exigente que o espanhol”, admite José Luis Lucas (Hyatt Inclusive Collection)
EPHTL junta alunos e profissionais para debater perspectivas no setor
A UNESCO e a Relais & Châteaux, associação que reúne 580 hotéis e restaurantes, assinaram uma parceria para o desenvolvimento e implementação de projetos conjuntos que apoiam a conservação sustentável e o recurso à diversidade biológica.
Em nota de imprensa, a associação dá conta de que a parceria divide-se em duas componentes.
Num primeiro ponto, a UNESCO compromete-se a apoiar os compromissos no recém-lançado manifesto da Relais & Châteaux – “Em Harmonia com Todas as Formas de Vida Terrestres: Os Nossos 12 Compromissos em Matéria de Sustentabilidade”. Este propõe-se a cumprir três missões: preservar as tradições de hospitalidade e as cozinhas do mundo; contribuir para a proteção e o desenvolvimento da biodiversidade, além de implementar ações diárias para um mundo mais humano.
Em segundo lugar, através desta parceria serão organizados projetos piloto por membros da Relais & Châteaux em lugares classificados como Património Mundial da UNESCO, como será o caso do programa “O Homem e a Biosfera” (the Man and the Biosphere, MAB).
Os projetos visam “promover locais que são Património Mundial da UNESCO e as práticas tradicionais através da conservação e recurso à biodiversidade sustentável, respeitando as culturas locais e a preservação da herança natural e cultural”, como referido em nota de imprensa.
Os primeiros projetos-piloto serão implementados em 2025.
Sobre o programa “O Homem e a Biosfera”
O programa “O Homem e a Biosfera” é um projeto intergovernamental que visa estabelecer uma base científica para melhorar as relações entre os seres humanos e o ambiente, que combina a conservação, o desenvolvimento local, a preservação da herança cultural e a proteção das práticas tradicionais das populações locais e indígenas.
Com 759 reservas da biosfera em 136 países, a UNESCO protege cerca de oito milhões de metros quadrados de património natural – o equivalente à área da Austrália – e apoia as comunidades que deles beneficiam. Aproximadamente metade dos membros da Relais & Châteaux têm as suas propriedades a cerca de duas horas de uma Reserva da Biosfera da UNESCO, de acordo com a associação.
Em comunicado é referido que “a força motriz por detrás desta colaboração” entre a Relais & Châteaux e a UNESCO é Mauro Colagreco, vice-presidente de chefs para a Relais & Châteaux e chef e proprietário do restaurante Mirazur, em Menton, França, detentor de três Estrelas Michelin.
Nomeado Embaixador da Boa Vontade da UNESCO para a Biodiversidade em novembro de 2022, o chef Colagreco tem vindo, desde então, a trabalhar em prol do Programa “O Homem e a Biosfera” e a motivar o grande público a envolver-se ativamente em questões ambientais. A parceria que o chef Colagreco promove entre estas duas instituições permite-lhe expandir a iniciativa para os 580 membros da associação, de acordo com a mesma.