Turismo nos Açores com bom desempenho em todas as frentes
A atividade turística nos Açores apresenta crescimento em todos os indicadores analisados referentes ao primeiro semestre de 2022: número de hóspedes, dormidas e proveitos globais.
Publituris Hotelaria
“O cliente português é mais exigente que o espanhol”, admite José Luis Lucas (Hyatt Inclusive Collection)
EPHTL junta alunos e profissionais para debater perspectivas no setor
Cinco hotéis da AP Hotels & Resorts distinguidos com o selo Save Water
Vila Galé cria parceria com a VilacomVida para promover inclusão e diversidade laboral
Alunos das Escolas do Turismo de Portugal ganham medalhas internacionais
Minor Hotels abre oficialmente as portas do NH Collection Gent
Porto Business School e NOVA IMS lançam novo programa executivo “Business Analytics in Tourism”
ESHTE regista aumento de 25% em estágios internacionais
Eurostars Hotel Company chega ao País Basco com dois hotéis
Ariana Rodrigues debate desafios da liderança no “Be Our Guest” da ADHP
Os dados nacionais do Instituto Nacional da Estatística (INE) referentes ao primeiro semestre de 2022 dá boa nota ao desempenho da atividade turística nos Açores, que registou um crescimento significativo no número de hóspedes, nas dormidas e nos proveitos globais em comparação com o mesmo período do ano anterior.
O INE revela que a região registou um aumento de 510,1% no número de hóspedes estrangeiros face ao período homólogo de 2021. Quanto aos principais mercados emissores de turistas estrangeiros, a Alemanha encontra-se em primeiro lugar, seguindo-se os Estados Unidos, França, Espanha, Reino Unido e Itália.
Também nas dormidas de visitantes estrangeiros se verificou um aumento significativo face ao semestre homólogo de 2021: 549%, enquanto nos proveitos globais, a região registou uma subida de 201,8%, quando comparados com os seis primeiros meses do ano passado.
Esta tendência de crescimento é acompanhada do aumento de ligações aéreas para a região, que triplicou este ano face a 2021.
Às rotas Frankfurt–Ponta Delgada (Lufthansa), Genebra–Ponta Delgada (SWISS) e Madrid–Ponta Delgada (IBERIA), que se mantiveram em operação no presente ano, acrescentaram-se as ligações Londres–Ponta Delgada (British Airways), Londres–Terceira (British Airways), Paris–Ponta Delgada (Transavia), Amsterdão–Ponta Delgada (Transavia), Zurique–Ponta Delgada (Edelweiss) e Nova Iorque–Ponta Delgada (United Airlines).
Para Carlos Morais, presidente da Associação de Turismo dos Açores, esses números “são prova de que o trabalho que estamos a desenvolver coletivamente está a ser muito frutuoso”, acrescentando que a entidade que lidera “tem desempenhado um papel central na dinamização da oferta turística do arquipélago, através de uma estratégia assertiva pensada tanto para chegar ao consumidor final, como para atrair operadores turísticos, companhias aéreas e outros stakeholders do setor”.
O responsável lembra que os Açores têm “uma oferta turística única e diferenciada, desde experiências de aventura e natureza ao turismo cultural e gastronómico, com o acréscimo de uma geografia incomparável”. Por isso a Associação de Turismo dos Açores “continua empenhada em congregar os diversos agentes da região para promover uma oferta turística cada vez mais qualificada, diversificada, mas sempre com o aspeto ‘feito à medida’ e com a autenticidade das nossas tradições e dos nossos habitantes”.
Terceira Mar Hotel: “Nos últimos sete anos tem-se sentido uma maior procura pelo destino Açores”