Turismo nos Açores com bom desempenho em todas as frentes
A atividade turística nos Açores apresenta crescimento em todos os indicadores analisados referentes ao primeiro semestre de 2022: número de hóspedes, dormidas e proveitos globais.

Publituris Hotelaria
Marriott adquire marca hoteleira citizenM
ESHTE dinamiza Open Day no seu 34.º aniversário
Marriott International abre primeiro hotel da marca Autograph Collection no Serengeti
Joana Almeida: “A hotelaria faz todo o sentido quando o serviço é o centro da sua atividade”
Torre de Palma organiza 7.ª edição do Wine Market em junho
Sublime Comporta recebe pop up do restaurante Canalha a 1 de maio
Reservas da RateHawk cresceram 67% a nível global em 2024
Glion lança novo mestrado executivo em hospitalidade e liderança empresarial
Marca Super 8 estreia em Portugal em 2027 após acordo entre a Wyndham e Soliteight
RoomRaccoon aponta para aumento de 24% no RevPAR durante a Páscoa
Os dados nacionais do Instituto Nacional da Estatística (INE) referentes ao primeiro semestre de 2022 dá boa nota ao desempenho da atividade turística nos Açores, que registou um crescimento significativo no número de hóspedes, nas dormidas e nos proveitos globais em comparação com o mesmo período do ano anterior.
O INE revela que a região registou um aumento de 510,1% no número de hóspedes estrangeiros face ao período homólogo de 2021. Quanto aos principais mercados emissores de turistas estrangeiros, a Alemanha encontra-se em primeiro lugar, seguindo-se os Estados Unidos, França, Espanha, Reino Unido e Itália.
Também nas dormidas de visitantes estrangeiros se verificou um aumento significativo face ao semestre homólogo de 2021: 549%, enquanto nos proveitos globais, a região registou uma subida de 201,8%, quando comparados com os seis primeiros meses do ano passado.
Esta tendência de crescimento é acompanhada do aumento de ligações aéreas para a região, que triplicou este ano face a 2021.
Às rotas Frankfurt–Ponta Delgada (Lufthansa), Genebra–Ponta Delgada (SWISS) e Madrid–Ponta Delgada (IBERIA), que se mantiveram em operação no presente ano, acrescentaram-se as ligações Londres–Ponta Delgada (British Airways), Londres–Terceira (British Airways), Paris–Ponta Delgada (Transavia), Amsterdão–Ponta Delgada (Transavia), Zurique–Ponta Delgada (Edelweiss) e Nova Iorque–Ponta Delgada (United Airlines).
Para Carlos Morais, presidente da Associação de Turismo dos Açores, esses números “são prova de que o trabalho que estamos a desenvolver coletivamente está a ser muito frutuoso”, acrescentando que a entidade que lidera “tem desempenhado um papel central na dinamização da oferta turística do arquipélago, através de uma estratégia assertiva pensada tanto para chegar ao consumidor final, como para atrair operadores turísticos, companhias aéreas e outros stakeholders do setor”.
O responsável lembra que os Açores têm “uma oferta turística única e diferenciada, desde experiências de aventura e natureza ao turismo cultural e gastronómico, com o acréscimo de uma geografia incomparável”. Por isso a Associação de Turismo dos Açores “continua empenhada em congregar os diversos agentes da região para promover uma oferta turística cada vez mais qualificada, diversificada, mas sempre com o aspeto ‘feito à medida’ e com a autenticidade das nossas tradições e dos nossos habitantes”.
Terceira Mar Hotel: “Nos últimos sete anos tem-se sentido uma maior procura pelo destino Açores”