Hotel Meliã Lisboa entra na segunda fase de construção
A conclusão da unidade está prevista para a segunda metade de 2023.
Publituris Hotelaria
Grupo Jupiter investe cerca de 21M€ para abrir novo hotel no Porto
Grupo Altis vai abrir boutique hotel de luxo no antigo Petit Palais By Olivier
Cushman & Wakefield antecipa abertura de mais 110 hotéis até 2027
Barceló abre portas do seu segundo hotel na Alemanha
Vila Galé salva 13.350 refeições em parceria com a Too Good To Go
Viceroy at Ombria Algarve já abriu portas
Hilton abre Cénica Porto Hotel, Curio Collection by Hilton nas próximas semanas
Oásis Atlântico Praiamar investe em renovações
Mercan Properties lança primeira pedra do futuro Lagos Marina Hotel
Hotéis Marriot em Portugal celebram a Global Customer Appreciation Week
O hotel Meliã Lisboa, o primeiro cinco estrelas gerido pela cadeia espanhola em Portugal, está na segunda fase de construção. O edifício está localizado junto ao Marquês de Pombal, em Lisboa, no cruzamento da Avenida Fontes Pereira de Melo com a Avenida António Augusto de Aguiar.
Nesta nova etapa será construída a estrutura do edifício – que terá 14 pisos acima do solo – bem como as instalações técnicas e acabamentos. Prevê-se que a unidade esteja concluída na segunda metade de 2023, de acordo com informação adiantada em comunicado.
Assim que o projeto estiver finalizado, o Meliã Lisboa “irá disponibilizar cerca de 240 quartos, restaurante, bar-lounge na cobertura com vista panorâmica sobre a cidade, salas de convenções e centro de congressos com capacidade até 550 pessoas”.
O edifício contará com “22.220 metros quadrados de área bruta de construção, distribuídos por 14 pisos acima do solo e seis pisos subterrâneos”.
Na primeira etapa de construção, na qual foi executada a estrutura até ao piso 0, foi utilizada a técnica top down, que inverte a ordem de construção dos pisos no subsolo. O objetivo passa por limitar a movimentação do solo, minimizando os impactos negativos nas edificações vizinhas.
A gestão da obra é assegurada pela Engexpor, que acompanha o desenvolvimento deste projeto desde o estágio inicial de estudo e conceito, incluindo a coordenação a nível do BIM (Building Information Modelling), tendo apoiado a equipa projetista com diretrizes na execução e verificação dos modelos das várias especialidades.
“É uma enorme satisfação dar início a uma nova etapa na construção do hotel Meliã Lisboa, uma obra exigente que apresentou grandes desafios na escavação e contenção periférica para a execução dos seis pisos da estrutura enterrada, nomeadamente devido às edificações existentes, como o túnel do Marquês, o túnel do metro ou o viaduto na Rua S. Sebastião”, explica Tiago Barros, Managing Director da Engexpor em Portugal.
A promoção imobiliária do empreendimento está a cargo do Discovery Portugal Real Estate Fund, assessorado pela Explorer Investments, e resulta de uma parceria firmada entre esta entidade e a Meliã Hotels International.