The Cliff Bay – PortoBay | Foto: DR

Hotelaria

Verão: Madeira supera proveitos de 2019 e hoteleiros aplaudem medidas do governo regional que reforçaram segurança do destino

A Madeira teve o melhor mês de agosto de sempre no turismo. Hoteleiros assumem que sucesso da operação se deve às medidas de segurança implementadas pelo governo regional.

Rute Simão

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Verão: Madeira supera proveitos de 2019 e hoteleiros aplaudem medidas do governo regional que reforçaram segurança do destino

A Madeira teve o melhor mês de agosto de sempre no turismo. Hoteleiros assumem que sucesso da operação se deve às medidas de segurança implementadas pelo governo regional.

Rute Simão

Proveitos acima de 2019, ocupações elevadas,  um perfil de hóspede mais jovem e reservas last minute. Assim foram os  meses de verão na Madeira que viu a atividade turística impulsionar  a operação dos hotéis da região, somando resultados acima das expetativas inicias traçadas para este ano. Segundo o INE, o destino somou 119,7 mil hóspedes em julho que representaram 553,9 mil dormidas. Agosto foi ainda mais animador com 155 mil hóspedes e 784, 1 mil dormidas sendo que, neste mês, a Região Autónoma da Madeira foi o destino nacional com maior taxa média de ocupação (72,6%).

Recentemente,  na cerimónia de tomada de posse dos órgãos autárquicos eleitos em 26 de setembro no concelho de São Vicente, o  presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque assumiu que “a Madeira teve o melhor mês de agosto de sempre” destacando que os indicadores foram “superiores a qualquer mês de agosto na história do turismo da Madeira” ultrapassando os melhores resultados do setor nos anos de 2017 e 2019.

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Depois de ano e meio de pandemia, de avanços e recuos na integração do destino nos corredores dos principais mercados emissores europeus, a incerteza que pairava sobre a região autónoma  deu lugar a um verão de contas animadoras com os valores dos proveitos totais e de aposento no alojamento turístico na região, em agosto de 2021, a superar os valores de 2019, com crescimentos de 7,4% e 10,9%, respetivamente, de acordo com os dados da Direção Regional de Estatísticas da Madeira.

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“A taxa de ocupação (cama) do alojamento turístico (excluindo o alojamento local abaixo das 10 camas) em agosto de 2021 foi de 72,6% e os proveitos totais cerca de 50,1 milhões de euros (13 032 milhões de euros em 2020), apresentando um acréscimo de 15,3 milhões de euros comparativamente ao mês anterior”, lê-se no boletim estatístico da DREM. Já os proveitos de aposento situaram-se nos 34 953 milhões de euros.

“No mês de agosto de 2021, o RevPAR rondou os 72,43 euros no conjunto do alojamento turístico (excluindo o alojamento local abaixo das 10 camas), +212,6% que no mesmo mês do ano precedente e +33,0% que no mês anterior. Comparativamente aos valores de agosto de 2019, o RevPar registou um aumento de 22,6% (59,09 euros em agosto de 2019). A hotelaria evidenciou um acréscimo de 220,0%, com um RevPAR de 79,51 euros (+23,6% que em agosto de 2019). A média dos primeiros oito meses de 2021 no conjunto do alojamento turístico foi de 33,13 euros (+33,3% em relação ao período homólogo) e no setor da hotelaria de 36,87 euros (+37,4%). Por sua vez, o proveito por quarto utilizado (ADR) no alojamento turístico passou de 75,70€ em agosto de 2020 para 92,21€ em agosto de 2021 (+21,8%)”, especifica o documento.

Também a estada média aumentou no mês de agosto, face a 2020, fixando-se nas 5,13 noites (4,31 em 2020). O governo regional sublinha ainda à Publituris Hotelaria que “o  número de lugares de aviação para a Madeira em agosto, com mais de 150 mil passageiros, triplicou a oferta face a maio (com mais 51,6 mil passageiros), duplicou em relação a junho (mais de 73 mil passageiros) e cresceu 24% em relação a julho (mais de 122 mil passageiros). Com estes números, o mês de agosto superou em 4,84% a oferta de lugares do período homólogo de 2019, no que diz respeito ao Aeroporto da Madeira”.

Hoteleiros assumem verão de ”regresso à normalidade”
“Foi um verão que assinala o regresso à quase normalidade mas que arrancou com grandes incertezas, avanços e recuos. A falta de uma política consistente e concertada entre os países da União Europeia e o Reino Unido, ditou aberturas e encerramentos sucessivos de fronteiras entre os países com grande impactos sobre o setor do turismo nacional e intraeuropeu. Assistimos a um ritmo frenético e inédito de reservas e cancelamentos, que dificultaram sobremaneira qualquer modelo previsional baseado em histórico. Felizmente, a situação veio a equilibrar-se lentamente, sendo o mês de agosto o primeiro em que se pode falar de uma verdadeira recuperação”, explica Teresa Gonçalves. A general manger do The Vine Hotel esclarece que as taxas de ocupação se situaram nos 70% para esta unidade e nos 75% no Hotel Caju, ambos localizados no Funchal e pertencentes ao mesmo grupo administrado pelo empresário Gonçalo Henriques.

António Trindade, CEO do  PortoBay Hotels & Resorts destaca a performance positiva das unidades do grupo e assegura que as receitas ultrapassaram as de 2019. “Com os sete hotéis em funcionamento em maio, início deste verão, estávamos com 28% [de ocupação]. Nos meses de junho e julho, a ocupação foi subindo e em agosto fizemos 95% de taxa de ocupação. Não esquecendo que 2019 foi um dos melhores verões de sempre em todas as geografias onde temos hotéis, assinalámos neste agosto o primeiro mês de maior recuperação. Efetivamente, na Madeira, em agosto de 2021 conseguimos ultrapassar as receitas de 2019”, atesta o responsável que informa que o ADR das unidades na região registou aumentos entre os 6% e os 18%.

Também o cinco estrelas Belmond Reid’s Palace arrancou resultados animadores. “O balanço do verão é muito positivo desde que Madeira foi incluída no corredor verde da Inglaterra e de outros mercados emissores europeus. Registámos um enorme aumento da procura. O Revpar e ADR registaram valores muito altos, acima da média. Isto foi devido a níveis de ocupação muitos altos e a uma grande procura de quartos categoria deluxe e suites”, refere o diretor-geral da unidade, Ciriaco Campus.

Hóspedes mais jovens e reservas de última hora
O perfil do turista que escolheu a Madeira como destino de férias em 2021 trouxe algumas surpresas face a anos anteriores. Uma das principais características apontadas pelos hoteleiros é um segmento mais jovem a escolher a ilha nos meses de verão. Portugal, Reino Unido, Alemanha, Holanda assumiram-se como os mercados principais mas registou-se também um crescimento de mercados de Leste, como  a República Checa, a Ucrânia, a Lituânia, a Roménia e a Polónia.

As reservas last minute foi outra das tendências assumidas pelos hotéis.  “Em 2019 estávamos em velocidade cruzeiro “a navegar de feição” até à interrupção provocada pela pandemia. A operação de 2021 exigiu um esforço extra e muita flexibilidade, uma vez que vínhamos de um período de encerramento total e as incertezas diárias eram muitas em relação ao que esperar semana após semana. A enorme expressão das reservas last minute e o crescimento acentuado do mercado online exigiram um planeamento diário da operação, também este quase last-minute, onde se refletiu a falta de mão de obra disponível, exigindo um esforço extra dos colaboradores residentes”, conta Ricardo Sargo, diretor do VidaMar Resort Hotel Madeira.

Teresa Gonçalves confirma a tendência. “Notamos que o pick-up das reservas foi particularmente tardio, com reservas a serem efetuadas entre 7 e 1 dia de antecedência”, diz.

Também o recém-inaugurado Hotel NEXT, da Savoy Signature, foi surpreendido pelo expressivo número de reservas o que provocou alguns constrangimentos a nível de gestão de recursos humanos. “O hotel abriu portas a 1 de julho e o que era suposto ser um sof opening, uma abertura suave em termos de quartos ocupados, não foi assim. O hotel teve uma aceitação brutal desde início e o soft opening passou a ser um hard opening. Em julho tivemos taxas de ocupação perto dos 60%, quando estávamos a contar com taxas mais baixas. Em agosto atingimos os 90%”, sublinha o diretor da unidade, Ricardo Augusto.

A descida da idade média dos hóspedes é outro dos aspetos apontado por todos os entrevistados. “Na generalidade, neste verão, sentimos visitantes com um perfil mais novo e que, pelas circunstâncias de mercado acabaram por optar pela ilha. Neste verão tivemos a agradável surpresa do mercado português que tem reagido à Madeira de uma forma muito positiva. Também recebemos turistas de mercados emergentes como Polónia e Hungria. Mas na Madeira e em PortoBay foi muito importante a abertura do tradicional mercado britânico, que tem um peso estruturante nos resultados”, enquadra António Trindade.

Segurança ditou procura e confiança no destino
Na hora de analisar os fatores que ditaram o sucesso da operação de verão, os hoteleiros  apontam em uníssono o mérito das medidas adotas pelo governo regional. “Um dos principais fatores prende-se com o sentimento geral em relação à segurança que o destino Madeira oferece. As medidas adotadas pelo governo regional, em consonância com as autoridades de saúde, criaram uma realidade bem percecionada pelo mercado, contribuindo para a retoma registada na região”,  assume o  diretor do VidaMar Resort Hotel Madeira.

O CEO do PortoBay concorda. “Em primeiro lugar, mesmo em ambiente geral de retração de procura, a Madeira integrou uma oferta global mais reduzida, o que determinou mais hipóteses de ser escolhida como destino e assim sair ganhadora. Contudo, não nos podemos esquecer que as medidas profiláticas determinadas pela Região tiveram efeitos claramente positivos, que resultaram numa imagem de confiança e segurança que, aliás, serviu de exemplo a outros destinos concorrentes”.

Também  o diretor geral do Reid’s Palace, Ciriaco Campus, alinha com os seus pares.  “Além do facto de ser um dos poucos destinos incluídos nas listas verdes das viagens, sem dúvida as medidas implementadas pelo Governo Regional para o combate a pandemia, tem contribuído significativamente ao sucesso da Madeira”, elogia.

O Secretário Regional de Turismo e Cultura, Eduardo Jesus revela que “com a chegada do verão, a hotelaria respondeu em força e os procedimentos adotados permitiram gerar a confiança capaz de fazer crescer a ocupação das unidades, muitas delas com desempenhos acima dos 90% nos meses de julho e agosto” e assume o sucesso das medidas implementadas ao longo das várias fases pelo governo regional.

“No contexto global, temos de recuar ao início de 2020 para encontrar uma parte muito importante dos fatores que contribuíram para os bons resultados. Na fase embrionária da pandemia, a Madeira primou pelos cuidados de saúde pública, o que se revelou um passo determinante. Além disso, mantivemos um trabalho contínuo com o setor, com ações concretas, resultando daí, entre outras realidades, o inovador, e único em Portugal, Manual de Boas Práticas que desenvolvemos e empreendemos. Igualmente relevante foi a operação montada nos aeroportos da Madeira e do Porto Santo, que, desde o início de julho de 2020, foram pioneiros nos controlos sanitários”, enumera.

Sobre as perspetivas para o fim-de-ano, Eduardo Jesus está otimista. “Estamos a preparar tudo para que aquele mês seja celebrado em festa. Os operadores já vendem programas e acreditamos que continuaremos neste percurso de recuperação sustentada dos fluxos turísticos”, conclui.

 

 

 

 

 

 

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Quinta do Lago apresenta 180 vagas de emprego em Open Day

O evento de recrutamento da Quinta do Lago disponibiliza oportunidades de emprego em cerca de sete áreas distintas.

A Quinta do Lago vai abrir portas para um Open Day a 24 de janeiro, no restaurante Bovino Steakhouse, onde apresentará 180 vagas de emprego.

O evento, que decorre entre as 10h30 e as 16h00, dará a oportunidade aos visitantes de conhecer as diversas áreas de atuação da Quinta do Lago, com demonstrações práticas em áreas como bar, café/barista, golfe e fitness.

Neste Open Day a Quinta do Lago disponibiliza vagas de emprego em áreas como serviço de mesa e bar;
cozinha e equipa culinária; atendimento ao cliente; serviço de limpeza, lavandaria e serviço de quarto; segurança privada; estágios curriculares e profissionais; equipas de front of the house e gestão hoteleira e administração.

“Este Open Day é mais do que um evento de recrutamento; é uma oportunidade de nos conectarmos com talentos que compartilham a nossa paixão pela excelência. Investimos em formação contínua e no desenvolvimento de carreira, assegurando que cada colaborador prospera num ambiente de trabalho único e em constante evolução”, refere a diretora de recursos humanos do grupo Quinta do Lago, Ana Cardeira, em nota de imprensa.

Apesar de o evento ser gratuito, o pré-registo é obrigatório e pode ser feito através do website oficial do resort.

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Mama Shelter Dubai

Mama Shelter Dubai | Créditos: DR

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Mama Shelter estreia-se no Dubai com novo hotel

O Mama Shelter Dubai, localizado na Business Bay, conta com 197 quartos, quatro piscinas exteriores, um cinema ao ar livre e cinco salas de reunião.

O Médio Oriente recebe pela primeira vez a marca Mama Shelter com a abertura do Mama Shelter Dubai, situado na Business Bay.

Com 197 quartos, o Mama Shelter Dubai oferece lençóis em 100% algodão acetinado, produtos de higiene pessoal orgânicos da gama Mama Skin, Wi-Fi gratuito e filmes. O hotel conta ainda com quatro piscinas exteriores e um CineMama, um cinema ao ar livre de 50 lugares.

Acrescem cinco ateliers, pensados para o segmento de reuniões, incentivos, conferências e exibições e eventos (MICE, na sua sigla em inglês) e uma sala de descanso.

Da oferta de restauração do Mama Shelter Dubai fazem parte o restaurante Mama, com uma cozinha de estilo brasserie; a Mama Trattoria, dedicada a sabores italianos; o bar Mama, localizado atrás do restaurante Mama e o Mama Skypool.

Mama Shelter Dubai

Mama Shelter Dubai | Créditos: DR

O Mama Shelter é propriedade da Khamas e faz parte da Dis-loyalty, a associação de viagens e alimentação da Ennismore. Os membros da Dis-loyalty podem desbloquear 50% de desconto em hotéis recém-inaugurados dentro do coletivo, entre outros benefícios, o que significa que os hóspedes podem desfrutar de tarifas a metade do preço no Mama Shelter Dubai de 15 de janeiro a 15 de abril de 2025.

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Ibéricafrio realiza showcooking e exposição de equipamentos para hotelaria em fevereiro

O evento decorre entre 22 e 24 de fevereiro no showroom da Ibéricafrio em Olhão, na Zona Empresarial de Marim. Além das demonstrações de equipamentos, está prevista uma exposição das novas coleções da Costa Nova.

A Ibéricafrio vai dinamizar o evento anual “Showcooking e Exposição de Equipamentos para Hotelaria” de 22 a 24 de fevereiro, entre as 10h00 e as 19h00.

O evento decorre no showroom da Ibéricafrio em Olhão, na Zona Empresarial de Marim, e pretende dar a conhecer aos empresários e profissionais da área as mais recentes novidades e tendências do setor, através da exposição de equipamentos e demonstrações.

Entre as atividades agendadas estão previstas demonstrações de fornos Rational, produção de gelados e uma exposição das novas coleções de loiça Costa Nova 2025, uma marca que é distribuída no Algarve através da Ibéricafrio.

A Ibéricafrio é uma empresa especializada no comércio de equipamento hoteleiro no Algarve desde 1978. A sua lista de serviços inclui projetos chave na mão desenhados e fabricados à medida do espaço e das necessidades do cliente, bem como fabrico próprio em aço inox neutro.

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Alojamento

Taxa de ocupação no Algarve sobe em dezembro

De acordo com os dados avançados pela AHETA, o último mês de 2024 viu a taxa de ocupação fixar-se perto dos 35%.

Em dezembro de 2024, as unidades de alojamento no Algarve registaram uma subida de um ponto percentual (p.p.) na taxa de ocupação quarto face ao mês homólogo de 2023.

Os dados provisórios divulgados pela Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA) indicam que a taxa de ocupação quarto foi de 34,9%, 3% acima do valor verificado em igual mês de 2023.

Os mercados que registaram maiores crescimentos homólogos foram o neerlandês (+1,2pp) e o alemão (+0,2pp), enquanto o mercado nacional registou uma descida homóloga de 0,4pp.

Já a estadia média foi de 3,3 noites, valor semelhante ao verificado no mês homólogo do ano anterior, com as estadias médias mais prolongadas a serem do mercado norueguês, com 8,4 noites e do holandês, com 6,9.

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Reservas de alojamento em plataformas digitais sobem 18% no 3.º trimestre de 2024 na UE

Segundo avançam os dados disponibilizados pelo Eurostat, as reservas de alojamento realizadas via plataformas digitais totalizaram mais de 366 milhões de noites no 3.º trimestre do ano. No acumulado dos nove meses, totalizam quase 700 milhões.

Victor Jorge

Durante o 3.º trimestre de 2024, foram reservadas 366,2 milhões de noites através de plataformas digitais – Airbnb, Booking, Expdia ou Tripadvisor, entre outras – na União Europeia (UE), correspondendo a uma subida de 18% face a igual período de 2023, informa o Eurostat.

Os dados disponibilizados recentemente confirmam que os três meses do período em análise registaram aumentos. Em julho, registaram-se 135 milhões de reservas (+16,4%), enquanto em agosto o valor subiu para 152,2 milhões (+21,6%), reduzindo para 79 milhões (+14%).

A liderar este ranking, relativamente ao 3.º trimestre de 2024, aparece a França com 81,6 milhões de reservas, seguindo-se Espanha com 67,3 milhões, e Itália com 55,7 milhões, indicando o Eurostat que Portugal registou 18,9 milhões de reservas.

Já no acumulado dos primeiros nove meses de 2024, a entidade estatística europeia revela que na UE foram realizadas perto de 700 milhões de reservas em alojamento. Também nesta análise, a liderança pertence a França com mais de 157 milhões de reservas. Seguem-se Espanha com mais de 136 milhões e Itália com perto de 105 milhões. Portugal aparece com 37 milhões de reservas feitas via plataformas digitais de janeiro a setembro de 2024.

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Hotel Blue Liberdade

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Baixa Hotels Group regista receitas acima dos 10M€ em 2024

Depois de ter ultrapassado os 10 milhões de euros em receitas em 2024, o Baixa Hotels Group prepara-se para realizar obras de ampliação no Hotel da Baixa no primeiro trimestre deste ano.

O ano de 2024 trouxe uma faturação acima dos 10 milhões de euros para o Baixa Hotels Group, que reúne o Hotel da Baixa e o Blue Liberdade, ambos em Lisboa. O valor encontra-se 7% acima das receitas de 2023, levando o grupo a afirmar que este foi “o melhor resultado de sempre” da empresa.

Conhecidos os resultados, o grupo prepara-se agora para obras de ampliação no Hotel da Baixa, no primeiro trimestre deste ano, que vão acrescentar nove quartos ao hotel, dos quais quatro familiares. Desta forma, o hotel passar a contar com 75 quartos, esperando-se que continue “a crescer nos próximos anos”.

Já o Blue Liberdade, nos Restauradores, “conseguiu melhorar os valores registados em 2023 no preço médio e na ocupação”, de acordo com o grupo. Aberto desde janeiro de 2022, a unidade hoteleira atrai hóspedes “mais jovem, a maioria casais, que valorizam, sobretudo, a localização central”.

Em ambas as unidades hoteleiras o mercado norte-americano representa “mais de metade das estadias”, seguido pelos mercados francês, espanhol, italiano e alemão.

Quanto às expectativas para 2025, Francisco Bordalo, CEO e fundador do grupo, refere que “a perspectiva é de consolidarmos o crescimento e a liderança nos respectivos segmentos, o que tem vindo a ser um desafio cada vez maior devido ao estrangulamento do aeroporto e à preocupante falta de infraestruturas que turistas e moradores do centro da cidade merecem, seja a nível de transportes, saneamento ou segurança”.

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Créditos: João Beijinho

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Concurso Chefe do Ano abre inscrições para a 36ª edição

O certame é dirigido para os profissionais de cozinha residentes em Portugal, com mais de 25 anos ou mais de cinco anos de experiência profissional comprovada.

As inscrições para a 36ª edição do concurso Chefe do Ano 2025 já se encontram abertas.

De caráter anual, o certame desafia cozinheiros e cozinheiras profissionais a mostrarem o seu trabalho culinário perante os pares. O desafio é dirigido a todos os profissionais de cozinha residentes em Portugal, com mais de 25 anos ou mais de cinco anos de experiência profissional comprovada.

Este ano, os concorrentes terão de apresentar a concurso um menu composto por Entrada Vegetariana, Prato de Bacalhau, Prato de Carne e Sobremesa, com azeite. Num dos pratos do menu é obrigatória a utilização de laranja como um dos elementos centrais da receita.

À semelhança de anos anteriores, a edição de 2025 estará dividida em três etapas regionais, que decorrem em abril, e uma final nacional, que acontece em maio. Os finalistas serão apurados com base nos resultados obtidos nas etapas regionais, sendo que o júri é presidido pelo chefe António Bóia, do JNcQUOI Avenida, em Lisboa.

Ao longo dos 35 anos de existência do concurso já ganharam o título de Chefe do Ano profissionais como Vítor Matos (Antiqvvm, duas estrelas Michelin), António Loureiro (A Cozinha, uma estrela Michelin), Henrique Sá Pessoa (Alma, duas estrelas Michelin), João Rodrigues (Canalha e Projeto Matéria), Luís Gaspar (Sala de Corte, Brilhante e Pica-Pau), Ana Magalhães (Rosewood Doha) e, mais recentemente, Diogo Novais Pereira (Porinhos).

Além do título de Chefe do Ano, será atribuído o Prémio Inovação Helmut Ziebell, em homenagem ao chefe com o mesmo nome.

As inscrições decorrem até 15 de fevereiro e podem ser feitas através do website do concurso.

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Iberostar Waves Miami Beach

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Iberostar marca presença em Miami com dois novos hotéis

A Iberostar volta a estar presente nos Estados Unidos, desta vez em Miami, com duas unidades hoteleiras: o Iberostar Waves Berkeley Shore e o Iberostar Waves Miami Beach.

A Iberostar Hotels & Resorts passa a estar presente em Miami com dois novos hotéis, em South Beach. Integrados no segmento Iberostar Wave, as duas unidades hoteleiras somam 178 quartos.

O primeiro hotel a entrar em operação, em dezembro do ano passado, foi o Iberostar Waves Berkeley Shore, tal como noticia o Hosteltur. O estabelecimento situa-se num edifício de 1940, de traçado art déco, e conta com 96 quartos, piscina climatizada, um restaurante e um solário no terraço do hotel, com vista para o mar.

Já o Iberostar Waves Miami Beach juntou-se ao portfólio da Iberostar em janeiro de 2025. De caráter familiar, o hotel reúne 82 quartos. A sua proximidade ao Centro de Convenções de Miami, bem como a existência de uma sala de reuniões, também capacita o hotel para receber viajantes de negócios.

Iberostar Waves Berkeley Shore

“[Estas duas aberturas] não só marcam o nosso regresso aos Estados Unidos, como também representam a nossa visão para o futuro: combinar a excelência do design e do serviço com a sustentabilidade”, referiu Sabina Fluxá, CEO do Grupo Iberostar.

Estas aberturas juntam-se assim ao mais recente JOIA Aruba by Iberostar, que abriu portas em dezembro, e a dois hotéis com abertura prevista em abril deste ano: o Iberostar Selection Mirage Hammamet, na Tunísia, e o Iberostar Selection Es Trenc, em Maiorca.

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Bruno Rocha assume direção de operações e desenvolvimento de comidas e bebidas na Highgate Portugal

Nos últimos 12 meses, o profissional desempenhava o cargo de Head of Culinary Operations and Development da Highgate Portugal. Nesta nova função, além da gestão dos restaurantes, passa a acumular a operação dos bares do portfólio.

A Highgate nomeou Bruno Rocha para o cargo de Diretor de Operações e Desenvolvimento de Comidas e Bebidas.

Desta forma, além da responsabilidade pela gestão de todos os restaurantes, o profissional passa também a estar encarregue pelos bares do portfólio. Acresce o papel “decisivo” que passa a ter na criação, implementação e desenvolvimento de mais de 50 novos conceitos de comidas e bebidas.

Com uma extensa experiência na indústria hoteleira e uma carreira na gestão de operações de comidas e bebidas, Bruno Rocha assumiu nos últimos 12 meses o cargo de Head of Culinary Operations and Development da Highgate Portugal.

Um dos principais objetivos na sua nova função será prosseguir com o trabalho desenvolvido no último ano no que diz respeito à gestão de projetos das iniciativas de reposicionamento e renovação de conceitos de comidas e bebidas nas unidades hoteleiras da Highgate Portugal. No imediato, irá analisar a atual estrutura e os respetivos sistemas e processos, de modo a otimizá-los.

“É com um profundo sentido de responsabilidade e compromisso que aceito este novo desafio de potenciar a proposta de comidas e bebidas da Highgate Portugal. Estou empenhado em dar seguimento ao trabalho que tem sido realizado e aos esforços em tornar as ofertas de comidas e bebidas do grupo em referências incomparáveis no panorama gastronómico tradicional português”, destaca Bruno Rocha.

Com mais de 20 anos de experiência na área de hotelaria e turismo, Bruno Rocha é formado em Hotelaria e Turismo pela Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve (EHTA).

Iniciou o seu percurso profissional em 1998 como trainee no Sheraton Hotels & Resorts. No ano 2000 integrou a equipa do VILA VITA Parc Resort & Spa como Kitchen Souschef, onde se manteve até 2009. De 2009 a 2023 assumiu a função de chef executivo em várias unidades hoteleiras, entre as quais o Tivoli Vitória e Bairro Alto Hotel.

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GuestReady chega aos Açores com objetivo de gerir 200 propriedades até 2026

A empresa de alojamento local chega pela primeira vez aos Açores com um centro de operações na ilha de São Miguel, passando assim a estar presente em todo o território português.

A GuestReady passará a contar com um centro de operações em São Miguel, Açores. Desta forma, a empresa de alojamento local (AL) passará a contar com operações físicas em todo o território nacional.

A empresa conta receber hóspedes na ilha no primeiro trimestre de 2025, tendo estabelecido como meta o alcance de 200 propriedades sob gestão até ao final de 2026.

Sobre a escolha dos Açores, a GuestReady recorre aos dados comunicados pela Secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas dos Açores, Berta Cabral, segundo a qual o setor turístico corresponde atualmente a 17% do Produto Interno Bruto (PIB) da região, além de integrar 17% dos postos de emprego locais, atingindo uma receita total de quase mil milhões de euros.

“Neste panorama, o AL apresenta-se como uma peça-chave valiosa: segundo o Turismo dos Açores, cerca de 42.2% do total de dormidas de 2024, calculadas entre janeiro e setembro, corresponderam a reservas em estabelecimentos de alojamento local”, refere a GuestReady em nota de imprensa.

“Temos vindo a estudar o mercado e estamos interessados em expandir, quer organicamente, quer pela aquisição de empresas e portfólios locais, algo que já fizemos no passado e que pode ser essencial para o sucesso de uma nova operação. Como aconteceu na Madeira, o objetivo de uma aquisição nos Açores seria a integração de toda a equipa da empresa nas nossas operações, aproveitando o know- how local e as relações já estabelecidas com os clientes”, refere Rui Silva, diretor-geral da GuestReady em Portugal.

Recorde-se que a chegada da GuestReady ao arquipélago da Madeira aconteceu no final de 2022 com a aquisição do portfólio da AYS Madeira Property Management, que conta agora com mais de cem unidades sob gestão.

A GuestReady está presente em Portugal desde 2018, ano em que comprou a Oporto City Flats. Em 2021 completou a aquisição da The Porto Concierge e em 2022 entrou na Madeira com a aquisição do portfólio e operações da AYS Property Management. Em Portugal tem mais de 100 trabalhadores diretos e contrata os serviços de várias centenas de outros trabalhadores, quer como prestadores de serviços à GuestReady, quer como funcionários ou prestadores de serviços de empresas parceiras de limpeza, manutenção e lavandaria.

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