Antigos armazéns de Vinho do Porto dão lugar ao segundo Hilton em Portugal
No total, o Hilton Porto Gaia ocupa uma área útil de cerca de 32 mil m2, divididos por oito pisos, e oferece 194 quartos e suites, além de um espaço de 2.200 m2de salas e espaços de eventos e reuniões.

Publituris Hotelaria
Pacto Climático Europeu exige embargo da construção de hotel Tivoli em Póvoa de Varzim
The Editory by The Sea Lagos abre portas após investimento de 63,8M€
UHM nomeia Sílvia Pereira de Castro como diretora regional de marketing
Restaurante Citrus do Lisbon Marriott Hotel certificado pelo “The PLEDGE on Food Waste”
Saccharum passa a integrar The Hotel Collection da American Express
Pestana Hotel Group regista receitas de 651,5M€ em 2024
Marca Sofitel chega ao Porto em 2028
Unidades do Pacheca Group renovam certificação Biosphere para 2025
Turismo de Portugal lança campanha que dá rosto e voz àqueles que fazem acontecer o Turismo todos os dias
“O Turismo trabalha uma matéria-prima especial: As pessoas”, realça o SET
Depois de uma requalificação de antigos armazéns de Vinho do Porto, na zona histórica de Vila Nova de Gaia, na Rua Serpa Pinto, o Hotel Hilton Porto Gaia abre as suas portas ao público já esta segunda-feira, dia 20 de setembro.
O projeto, que contou com um investimento de mais de 40 milhões de euros, resulta de um acordo de franchising com a Sabersal – Promoção Turística e Imobiliária, S.A. e será a segunda propriedade com a marca Hilton em Portugal, onde já existe o Hilton Vilamoura As Cascatas Golf Resort & Spa, no Algarve.
Apesar de abrir numa altura de grandes desafios para o turismo e a hotelaria, Mónica Gonçalves, diretora geral do Hilton Porto Gaia, revela-se confiante de que “a força da marca Hilton será uma enorme mais-valia para o posicionamento do eixo Porto-Gaia. Não queremos ser um hotel voltado para si mesmo, queremos fazer parte de um coletivo forte e capaz de competir ao mais alto nível no panorama internacional, seja no turismo de lazer, seja na atração dos grandes eventos para a região”.
O projeto de arquitetura do cinco estrelas foi da responsabilidade do atelier de arquitetura ARQ 2525, liderado pelo arquiteto Miguel Miranda, já o design de interiores tem a assinatura da Nini de Andrade Silva.
No total, o Hilton Porto Gaia ocupa uma área útil de cerca de 32 mil m2, divididos por oito pisos, e oferece 194 quartos e suites com luz natural, alguns dos quais com vista para o rio Douro e centro histórico do Porto. Já as tipologias superiores garantem acesso a um exclusivo “Executive Lounge”, com sala privada para refeições e serviço permanente de café e snacks ligeiros.
Nas áreas sociais do hotel, desenhadas para receber, sem formalismos, a comunidade local, destaca-se o restaurante, cuja gastronomia é liderada pelo jovem Chefe Hugo Portela, que procura promover a identidade da cozinha autêntica do Porto e Norte de Portugal, reinterpretada com uma visão moderna e contemporânea, nos seus pratos.
Os dois bares do edifício são uma extensão deste conceito. O bar contíguo ao restaurante, vai funcionar durante todo o dia, tendo um menu especial de snacks ligeiros e cocktails de assinatura e o bar panorâmico, localizado no Piso 3, vai disponibilizar, o tradicional Chá das 5 e uma seleção premium de vinhos, espumantes e Champagne.
O Hilton Porto Gaia disponibiliza ainda o Welness Center, um espaço de saúde e bem-estar, com um total de 1.100 m2. Em destaque está a piscina interior aquecida, caracterizada pelos tons grenat e vermelho, um espelho de água e uma área de descanso e relaxamento. Este é complementado por um Fitness Center, com ginásio totalmente equipado e aberto ao público em geral, e um estúdio de yoga, pilates e pilates clínico.
O segmento MICE é uma das fortes apostas do cinco estrelas, que dedica cerca de 2.200 m2 às salas de eventos e reuniões, onde se destaca o “ballroom” com capacidade total para cerca de 600 pessoas, e o confortável auditório, equipado com tecnologia de ponta.