Opinião| A prioridade do Grupo Accor é lutar contra o desperdício alimentar
Leia a opinião por Rebeca Ávila, diretora de Responsabilidade Social Corporativa Accor Europa do Sul.
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Num contexto global em que um terço dos alimentos produzidos é desperdiçado todos os anos, emitindo quase três mil milhões de toneladas de gases com efeito de estufa, e em que uma em cada sete pessoas sofre de subnutrição, a luta contra o desperdício alimentar é uma exigência moral. Não é aceitável desperdiçar 30% dos alimentos quando sabemos que menos de um quarto dos mesmos seria suficiente para eliminar a fome que afeta mais de 790 milhões de pessoas. Para além das razões éticas mencionadas, poderíamos falar sobre os impactos ambientais dos modelos atuais de restauração, tais como o facto de no setor hoteleiro se estimar que o desperdício de alimentos representa 25% das compras em alimentação. Os clientes são cada vez mais sensíveis a este problema e exigem que as empresas tomem medidas.
No caso de Accor, que tem a credibilidade de mais de 25 anos a trabalhar a sua Responsabilidade Social Corporativa, desperdício alimentar tornou-se uma prioridade. Tendo em conta que serve uma média de 200 milhões de refeições por ano em 10.000 restaurantes, estabeleceu um compromisso ambicioso de reduzir o desperdício alimentar nos seus hotéis em 30% até ao final de 2020.
No âmbito do programa Planet 21-Acting Here e com o lema “Love food, not waste”;, o Grupo lançou uma campanha para que os hotéis implementassem várias iniciativas com o objetivo de sensibilizar colaboradores, clientes e o público em geral para a importância de não desperdiçar alimentos. Os hotéis estão a criar e a partilhar iniciativas para reduzir o desperdício, atuando em três níveis: comprometendo-se com uma cozinha responsável, sensibilizando os clientes e a equipa, e dando uma segunda vida aos produtos, ao reutilizá-los ou doá-los. A criação de menus de desperdício zero, a utilização de loiça com dimensões mais pequenas para limitar o desperdício, ou a organização de cursos de cozinha para os colaboradores para os incentivar a aproveitar os alimentos, são exemplos de algumas iniciativas que os nossos hotéis estão a implementar a nível local e com impacto real.
Mais de 50% dos hotéis Accor têm agora um programa para reduzir os excedentes alimentares, e graças a ele, no ano passado, o grupo reduziu o desperdício em 3000 toneladas. O Grupo coloca à disposição dos seus hotéis diferentes propostas e soluções, dependendo do tipo de hotel. Assim, hotéis de grande dimensão e com muita atividade em F&B dispõem de tablets Winnow que os ajuda a controlar o desperdício alimentar na cozinha. Os hotéis de menor dimensão e mais centrados na oferta de pequenos-almoços, utilizam a aplicação Too Good To Go para que consigam dar seguimento aos excedentes alimentares.
Por Rebeca Ávila, diretora de Responsabilidade Social Corporativa Accor Europa do Sul