Cantina de Ventozelo dedica menu à apanha da azeitona em novembro
O menu de quatro momentos, elaborado pelo chef José Guedes, está disponível tanto para hóspedes como para passantes e inclui azeite novo produzido na propriedade.
Publituris Hotelaria
A partir de sexta-feira, 1 de novembro, a Cantina de Ventozelo dá início à celebração anual da apanha da azeitona, com um menu especial dedicado ao Azeite Novo, resultante da apanha por varejo manual que decorre na quinta.
Disponível tanto ao almoço como ao jantar, o menu elaborado pelo chef José Guedes divide-se em quatro momentos e estará disponível todos os dias da semana até ao final de novembro.
A refeição abre com um couvert com sortido de pão, bola de azeite de Ervedosa, laranja fidalga e azeitonas e azeite novo produzidos na quinta, que aqui são servidos em almotolias, as tradicionais vasilhas em alumínio. Na entrada, segue uma perdiz de escabeche com pão de entre-lenha de Ervedosa, sendo que o prato principal é composto por Bacalhau à Lagareiro com esparregado de couves da horta de Ventozelo. A refeição termina com um pudim de azeite e mel de Ventozelo.
O menu está disponível por 55 euros por pessoa, com harmonização de vinhos Quinta de Ventozelo incluída.
Durante o mês de novembro, além deste menu, os hóspedes alojados no Ventozelo Hotel & Quinta podem fazer provas de azeite e participar na apanha da azeitona junto dos trabalhadores agrícolas.
O menu ‘O Azeite Novo’ faz parte da iniciativa mensal de celebração de técnicas e produtos regionais e da época promovida pela Cantina de Ventozelo desde o início deste ano. Através desta iniciativa a quinta já destacou pratos inspirados na desmancha do porco, no Rio Douro e na horta da propriedade, de produção biológica.
“Enaltecer tanto o que se produz na Quinta, como todo o património da região é o meu grande objetivo com esta iniciativa”, explica o chef José Guedes, que assumiu, este ano, os comandos do restaurante de Ventozelo Hotel & Quinta.
O restaurante Cantina de Ventozelo está aberta a hóspedes e ao público em geral e ocupa o local onde antigamente eram servidas as refeições dos trabalhadores da quinta.