Dormidas e receitas disparam no mês de abril
O setor do alojamento turístico registou 2,3 milhões de hóspedes e 5,8 milhões de dormidas em abril. Todos os indicadores cresceram e as receitas atingiram os 331,5 milhões de euros. Mercado espanhol aumentou 55,7%
Rute Simão
AHRESP exige ter voz ativa sobre taxas turísticas e pede reposição dos valores de IVA
Lagoa e região Porto e Norte vão receber os próximos congressos da AHRESP
Agosto coloca atividade turística novamente em máximos históricos
Nova edição: Entrevista a George Vinter e Lior Zach, fundadores da BOA Hotels
Six Senses Douro Valley aposta na diversificação de mercados
AHP: Açores e Madeira lideram taxa de ocupação hoteleira no verão de 2024
Cushman & Wakefield antecipa abertura de mais 110 hotéis até 2027
Accor reforça aposta nas marcas “economy” com abertura do ibis budget Logroño Centro
Grupo Mercan Properties inaugura Holiday Inn Express Évora
Mama Shelter expande presença em quatro continentes com sete novos hotéis
Depois de um mês de março com algumas nuvens, abril veio mudar o paradigma e aquecer os principais indicadores hoteleiros nacionais. O número de turistas que visitou Portugal disparou e o número de hóspedes no setor do alojamento turístico atingiu os 2,3 milhões (+9,1%). Registaram-se ainda 5,8 milhões de dormidas, uma subida de 9,5% face a 2018, revelam os dados divulgados esta segunda-feira, 17, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
Todos os indicadores estiveram em terreno positivo impulsionados pelo efeito Páscoa. A estada média fixou-se nas 2,57 noites (+0,4%) e a taxa líquida de ocupação aumentou 1,9 p.p para 48,7%. Os proveitos atingiram os 331,5 milhões de euros, um crescimento de 9,6% face a período homólogo. Os proveitos de aposento estiveram na mesma linha de crescimento (+10,3%), atingindo os 245 milhões de euros.
Feitas as contas, os 1,7 milhões de dormidas de residentes (+16%) ajudaram a engordar os resultados bem como os 4,2 milhões de dormidas de estrangeiros (+7,1%). A surpresa veio do país vizinho com uma afluência de turistas espanhóis em solo nacional pouco usual para o período da Páscoa. De acordo com o boletim informativo do INE, em abril, o mercado espanhol cresceu 55,7%, representando 11,3% do total do bolo de turistas estrangeiros. Desde o início do ano a presença deste mercado aumentou 4,5% em terras lusas.
O mercado britânico cresceu 2,2% no período em análise e 2,5% no conjunto dos quatro primeiros meses do ano. Do lado contrário, esteve o mercado alemão que viu as dormidas recuarem 3,7% em abril bem como os turistas franceses que diminuíram ligeiramente (-0,5%). A crescer continuam os mercados brasileiro (+10,2%), o canadiano (+30,2%) e o norte-americano (+18,8%).
Olhando para o mapa nacional, o Algarve foi a região mais escolhida pelos turistas com 1,8 milhões de dormidas. Em segundo lugar esteve a AM de Lisboa com 1,6 milhões de dormidas. Em terreno negativo esteve apenas a RA da Madeira que registou 608 mil dormidas, uma quebra de 5,2%.