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WC Beautique Hotel é o novo 4 estrelas de Lisboa (COM FOTOGALERIA)

O Grupo The Beautique Hotels reforça a presença em Lisboa e anuncia duas novas unidades para 2018 e 2019, igualmente na cidade alfacinha.

Patricia Afonso
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WC Beautique Hotel é o novo 4 estrelas de Lisboa (COM FOTOGALERIA)

O Grupo The Beautique Hotels reforça a presença em Lisboa e anuncia duas novas unidades para 2018 e 2019, igualmente na cidade alfacinha.

Patricia Afonso

O The Beautique Hotels inaugurou esta segunda-feira, 23 de Outubro, o segundo quatro estrelas do grupo. Irreverente, ousado e único são os adjectivos que melhor qualificam o projecto assinado por Nini Andrade Silva, com morada no número 35 da Avenida Almirante Reis.

Com 41 quartos, restaurante e bar, o WC Beautique Hotel é o materializar de um sonho com 30 anos da família Moez, cujos negócios começaram precisamente naquela que, hoje, é conhecida como a avenida mais multicultural da capital. Nini Andrade Silva, a designer que tem trabalhado com a família Moez desde a sua incursão na actividade hoteleira com o Figueira Beautique Hotel, arrisca mesmo que esta zona da cidade está a converter-se no “Soho de Lisboa”.

Os espelhos e azulejos em abundância e a cor verde são predominantes na imagem da unidade hoteleira, que se assume “provocadora” e convida à descontração e a usufruir da “experiência única” de dormir num “enorme wc”. Os espaços públicos, em particular a recepção e lobby de entrada, são um dos expoentes da decoração, com duas banheiras de linhas modernas no balcão de recepção e uma cortina de duche em exposição.

NOVAS UNIDADES EM 2018 E 2019

Mário Stromp, consultor do grupo hoteleiro, destaca o foco da marca no “belo” e na “arte”, manifestando a visível satisfação dos responsáveis com o resultado deste projecto, que durou cerca de quatro anos e mais de dez milhões de euros até estar pronto, contou à Publituris Hotelaria.

A cozinha do restaurante Premium é “portuguesa, simples e divertida”, adianta, ainda, Mário Stromp, indicando que o espaço é aberto ao público.

O consultor revelou, também, que o grupo tem dois novos projectos: um hotel na Rua da Madalena, em Lisboa, já em construção e que deverá abrir portas no próximo ano; e uma segunda unidade na Avenida Almirante Reis, com previsão de abertura para 2019. Madalena Beautique Hotel e Dos Reis Beautique Hotel são os nomes das futuras unidades, que vão seguir a linha do grupo: hotéis design e de charme, com foco no “belo” e na “arte”.

As unidades hoteleiras serão compostas por cerca de 40 quartos, tais como os hotéis já existentes, e o investimento rondará igualmente os 250 mil euros/quarto.

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Jovem Talento da Gastronomia | Créditos: João Beijinho
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Jovem Talento da Gastronomia 2025 com inscrições abertas até 30 de junho

O concurso dirigido a estudantes de restauração e hotelaria, com idades até aos 25 anos, pretende assumir-se como uma plataforma de aprendizagem, inspiração e valorização do talento jovem. Com três semifinais em novembro e uma final marcada entre 3 e 4 de dezembro, o Jovem Talento da Gastronomia tem inscrições abertas até 30 de junho.

O concurso Jovem Talento da Gastronomia (JTG) regressa para a sua 14.ª edição, sendo que as inscrições estão abertas até 30 de junho.

Organizado pelas Edições do Gosto, o concurso nacional é dirigido a estudantes de restauração e hotelaria, com idades até aos 25 anos, que estejam a estudar em escolas de hotelaria em Portugal.

Depois da fase de inscrições, até 30 de junho, o concurso segue com três semifinais e uma série de roadshows em várias escolas do país, agendados para novembro. A final nacional terá lugar a 3 e 4 de dezembro, na Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril, onde serão revelados os vencedores desta edição.

Estarão em competição sete categorias: Artes da Mesa ICEL; Bartender; Barista; Cozinha Recheio; Pastelaria Derovo; Plant-Based by Bonduelle e Inovação com Arroz Bom Sucesso.

À frente do júri estará o chef Luís Gaspar, que aos 34 anos soma várias distinções, incluindo Chefe do Ano 2017 e Chef de L’Avenir 2023. Atualmente, lidera as cozinhas dos restaurantes Sala de Corte, Brilhante e Pica-Pau, em Lisboa.

Ao longo dos últimos anos, o JTG tem vindo a destacar nomes como João Costa (Euskalduna Studio, 1 estrela Michelin); Diogo Lopes (Catfish Bar); Lara Figueiredo (MACAM – Museum e Hotel); José Melo (Largo do Paço, Casa da Calçada); Marta Nunes (Culler de Pau, Espanha, 2 estrelas Michelin); Filipe Fidalgo (Rijks, Países Baixos, 1 estrela Michelin); Tiago Bispo e Diogo Duarte (Alma, 2 estrelas Michelin).

As inscrições para o Jovem Talento da Gastronomia 2025 devem ser realizadas através do website www.jovemtalentodagastronomia.pt.

Ações paralelas ao concurso 

Este ano, o concurso arranca com duas novidades. A primeira é o JTG On-Tour, uma ação que até junho percorre várias escolas de hotelaria para desafiar os estudantes a participar no concurso, através da presença de antigos participantes e membros do júri. Entre as escolas já confirmadas estão a EPHT de Lisboa – Polo de Santa Iria (30 de abril), EP de Salvaterra de Magos (28 de abril), EPHTL – Santa Iria (30 de abril) e a EHT das Caldas da Rainha (23 de maio).

Já na final do concurso vai decorrer o I Encontro de Formadores de Gastronomia, um espaço onde se pretendem trocar experiências, atualizar conhecimentos e criar novas ideias e projetos.

À semelhança de edições anteriores, será celebrado o Dia Nacional do Estudante de Gastronomia, desta vez a 24 de novembro, com a divulgação de um programa nacional nas escolas de hotelaria e uma Rota de Restaurantes “Futuro à Prova”.

O JTG é patrocinado pela Recheio, Arroz Bom Sucesso, ICEL, Bonduelle Food Service e Derovo. A Prochef participa enquanto parceiro, sendo que a MESA Ceramics é a loiça oficial do concurso. O evento conta ainda com o apoio das Escolas do Turismo de Portugal, da REDE-T, da SARA – HACCP, da ACPP e da revista Manja, a revista oficial.

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Marca Tempo by Hilton chega a Portugal

A Hilton vai abrir mais um hotel em Portugal, desta vez sob a marca Tempo by Hilton, que faz assim a sua estreia no país. Através de um acordo de gestão com a Kronos Real Estate Group, o grupo espera abrir o hotel Tempo by Hilton Parque das Nações, de 142 quartos, em 2027.

A marca cosmopolita de lifestyle Tempo by Hilton vai estrear-se em Portugal na sequência de um acordo de gestão com a Kronos Real Estate Group. A entrada desta marca da Hilton toma forma no futuro Tempo by Hilton Parque das Nações, um hotel de 142 quartos com abertura prevista para 2027.

O hotel insere-se no novo empreendimento de uso misto – residencial e turístico – MIMA by Kronos Homes, no Parque das Nações, em Lisboa, que reúne habitação, apartamentos com serviços e a unidade hoteleira da Hilton.

Projetado pela Broadway Malyan Architects, o Tempo by Hilton Parque das Nações foi concebido “a pensar no viajante moderno e exigente”, como a Hilton refere em nota de imprensa. Além das unidades de alojamento, o futuro hotel vai contar com um espaço de fitness, restaurante e bar.

“Para além de estarmos a expandir o nosso portfólio português, que inclui atualmente 30 hotéis em comercialização e desenvolvimento, estamos também a aumentar a nossa capacidade de resposta perante a crescente procura internacional de alojamento cosmopolita com o lançamento da marca Tempo”, afirma Carlos Miro, diretor-geral de desenvolvimento da Hilton em Portugal e Espanha.

Após a abertura de hotéis como o DUO Hotel Lisbon, Curio Collection by Hilton e o Cenica Porto Hotel, Curio Collection by Hilton, o grupo prepara-se para abrir este ano o Tapestry Collection by Hilton, em Santiago do Cacém. Para o ano, em 2026, está prevista a abertura do Canopy by Hilton em Lisboa.

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Líbere Porto Laranjais | Créditos: DR
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Líbere Hospitality Group abre aparthotel no Porto

O operador espanhol de alojamento de curta e média duração abre o seu primeiro aparthotel no Porto, o Líbere Porto Laranjais, em dois edifícios distintos na Rua do Almada, num total de 24 apartamentos. O projeto, que data de 2018, abre agora portas após o anúncio do Líbere Hospitality Group para mais duas unidades na cidade Invicta: uma junto à Ponte D. Luís e outra na Boavista, na Rua Júlio Dinis 604.

O Líbere Hospitality Group (LHG), operador espanhol de alojamento de curta e média duração, abre o seu primeiro projeto no Porto, o Líbere Porto Laranjais. Desta forma, passa a contar com dois ativos em Portugal, com este recente aparthotel a juntar-se ao Líbere Lisboa Príncipe Real, que abriu portas em Lisboa em novembro de 2023.

Localizado na Rua do Almada, próximo da Rua de Santa Catarina, o Líbere Porto Laranjais está distribuído por dois edifícios, com um total de 24 unidades de alojamento. O primeiro edifício, no número 339, conta com 14 apartamentos. Já o segundo, no número 374, reúne 10 apartamentos.

Com dimensões que variam entre os 30 e os 80 metros quadrados, os apartamentos do Líbere Porto Laranjais, na sua maioria com terraço, datam entre os séculos XVIII e XXI, sendo que alguns contam com banho turco privativo.

O projeto para este aparthotel classificado com quatro estrelas começou em 2018, estando agora concluído, de acordo com o grupo, após “uma extensa pesquisa histórica e arqueológica pela equipa de arquitetos, que respeitaram a história e o carácter do edifício”.

Líbere Porto Laranjais | Créditos: DR

Para Antón de la Rica, Co-CEO do LHG, “a abertura deste novo edifício no Porto constituí um marco importante e representa um passo estratégico fundamental na expansão da empresa”. Como refere em nota de imprensa, “este projeto não só reforça o crescimento em grandes capitais, mas também reflete o interesse em cidades com grande potencial e atratividade”.

Se em 2023, o LHG tinha a ideia de “continuar a crescer e exportar o modelo de negócio para todo o sul da Europa”, como referiu Pedro Silvestre, responsável pelo desenvolvimento de negócio em Portugal, agora pretende “consolidar esse modelo e continuar a aumentar os ativos”.

Recorde-se que o operador espanhol já tinha anunciado dois projetos no Porto: um junto à Ponte D. Luís, com 21 apartamentos e 14 lugares de estacionamento; e outro na Boavista, na Rua Júlio Dinis 604, com 58 unidades de alojamento.

Atualmente, o grupo conta com mais de 1.900 unidades em carteira.

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Nova edição abril: Entrevista a Roberto Santa Clara, CEO da Savoy Signature

No número de abril da Publituris Hotelaria, o CEO da Savoy Signature, Roberto Santa Clara, dá conta de como o ano de 2024 foi de consolidação para o grupo hoteleiro na Madeira, reconhecendo que o perfil de cliente mudou muito nesta região autónoma. Nos restantes destaques desta edição, fique a saber mais sobre os próximos investimentos do Torel Boutiques Hotels e a recente abertura do Palacete Severo. Acresce um dossier dedicado a hotéis vínicos e um especial de Food & Beverage (F&B).

A Savoy Signature marca o destaque de capa da edição de abril da Publituris Hotelaria.

Com sete unidades na Madeira, o ano de 2024 foi de consolidação para o grupo hoteleiro. Roberto Santa Clara, CEO da Savoy Signature, reconhece que “o perfil de cliente mudou muito na Madeira”, admitindo que o grupo antecipou a procura pelo luxo. Com um cliente “fiel”, o CEO aponta para mercados de rendimento alto, não deixando de parte uma possível expansão do grupo para o continente. Isto, claro, “se surgir alguma oportunidade”.

Nesta edição damos também conta do investimento do grupo Torel Boutiques Hotels nos três hotéis que pretende abrir este ano no Porto, em Guimarães e Angra do Heroísmo. Além destes, o grupo tem em vista mais três unidades hoteleiras na região Norte, após um ano de 2024 com receitas de 16 milhões de euros na vertente de alojamento.

Também a norte, abrimos as portas do Palacete Severo. Sob a direção de Joana Almeida, o hotel que deu início à operação em outubro do ano passado pretende afirmar-se como um lugar de “desmaterialização do luxo”, com um serviço “irrepreensível”.

No dossier, dedicado a hotéis vínicos, duas especialistas apontam para as tendências que têm marcado o enoturismo, os públicos que este tem captado para Portugal e como os hotéis têm adaptado a oferta, destacando-se que o enoturismo para famílias ainda tem espaço para crescer.  Também neste capítulo, a Herdade da Malhadinha, a Quinta São José do Barrilário e o Torel Quinta da Vacaria dão conta da sua oferta neste segmento.

Já no Especial de Food & Beverage (F&B), fique a conhecer as propostas da Atrian, Europastry, Gergran, Minibarist, Nobre e Panidor para a hotelaria.

A Palavra de Chef deste mês é dada a Fábio Pereira, chef no BAHR & Terrace, do Bairro Alto Hotel. Focado em trabalhar a excelência, criatividade e sustentabilidade neste novo cargo, o profissional não esconde estar habituado a liderar pessoas, um ponto que refere também como o principal desafio colocado aos chefs atualmente.

Na Inspeção, fique a conhecer melhor o Renaissance Porto Lapa Hotel, que este ano celebra dois anos de atividade. Desde o ano passado que a unidade conta com um novo restaurante, o L’Égoïste Bar & Restaurant, onde a aposta recai na releitura das principais referências gastronómicas da cozinha nacional, num ambiente intimista que incentiva a partilha.

A fechar, brindamos com as sugestões de Daniela Aguiar, sócia-gerente e escanção da Mercearia do Fradinho, em Trancoso.

Os Indicadores desta edição contam com uma análise da Guestcentric, com dados quantitativos de mais de 700 hotéis independentes em Portugal. Já os artigos de opinião deste número são assinados por Eduardo Abreu (Neoturis), Mariano Faz (AHM), Kevin Hemsworth (ISAG), Bruno Rocha (Highgate) e Patrícia Correia (ADHP).

Leia a edição completa através do link.

Para assinar a Publituris Hotelaria, entre em contacto com cdavid@publituris.pt | +351 215 825 430

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Casa da Calçada, em Amarante | Créditos: DR
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Casa da Calçada reabre portas após remodelação de 15M€

O hotel, que está em soft opening desde 15 de abril, conta com 35 quartos, quatro restaurantes e um wellness center. A reabertura acontece após mais de dois anos de remodelações e um investimento de 15 milhões de euros.

A Casa da Calçada, hotel de cinco estrelas em Amarante com o selo Relais & Châteaux e gestão da Amazing Evolution, volta a abrir portas após mais de dois anos em obras de remodelação e um investimento de 15 milhões de euros.

Após a reabilitação, assinada pelo arquiteto Pedro Guimarães, o hotel conta agora com uma nova estrutura, à qual foram acrescentados novos espaços e um renovado design de interiores, a cargo de Pilar Paiva de Sousa.

Datada de XVI, a residência privada transformada em hotel após 1995 conta agora com 35 quartos divididos por oito tipologias, além de quatro espaços de restauração e um wellness center.

Créditos: DR

Na oferta gastronómica, surgem agora quatro espaços distintos: o Largo do Paço, o Canto Redondo, À Margem e Ciao Tílias.

No restaurante “Largo do Paço”, que antes do fecho contava com uma Estrela Michelin, a aposta volta a recair no fine dining, com duas ementas de 13 e 15 momentos sob a chefia de Francisco Quintas. Já no “Canto Redondo”, o chef italo-argentino Emiliano Savio reinterpreta a cozinha tradicional e de conforto com técnicas enraizadas em produtos locais, frescos e sazonais.

No “À Margem”, os hóspedes poderão encontrar uma carta ligeira e de snacks, bem como o local onde decorre o pequeno-almoço, enquanto no Ciao Tílias o menu centra-se na gastronomia italiana.

Para ambos os profissionais de cozinha, este será o regresso à Casa da Calçada. Enquanto Emiliano Savio assegurou a cozinha do restaurante Real by Casa da Calçada, no Porto, durante a fase de renovação da unidade hoteleira, Francisco Quintas regressa após experiências noutros projetos.

Restaurante Largo do Paço, na Casa da Calçada | Créditos: DR

Sob o vinhedo da Casa da Calçada, a remodelação do hotel trouxe um novo wellness center de dois pisos designado como “Tempo”. Com 500 metros quadrados, este espaço conta com uma piscina interior aquecida, fonte de gelo, banho turco, sauna, ginásio e salas de tratamento.

Na fase de soft opening, os valores de estadia variam atualmente entre os 240 e os 730 euros, em função da tipologia.

Wellness Center “Tempo” | Créditos: DR

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Conheça os 50 finalistas dos Prémios AHRESP 2025

Já são conhecidos os 50 finalistas nas dez categorias a concurso dos Prémios AHRESP – Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal. Estes serão agora submetidos a votação pública no website dos prémios, que decorre até 11 de maio.

A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) deu a conhecer os 50 finalistas dos prémios deste ano da associação, num total de dez categorias. Agora, segue-se um período de votação do público que decorre até 11 de maio no website dos prémios, sendo que os vencedores finais serão anunciados a 6 de junho.

A iniciativa da AHRESP visa distinguir o melhor que se faz em Portugal na restauração, alojamento e promoção turística, tendo contado este ano com mais de 350 candidaturas. Os prémios visam ainda reconhecer “o trabalho e atributos de personalidades e estabelecimentos”, além de “práticas de solidariedade e preocupações ambientais”, como se pode ler em comunicado.

Durante três meses, a AHRESP percorreu o país de Norte a Sul, e também as ilhas dos Açores e da Madeira, para identificar projetos que reunissem as características para serem candidatos à 9ª edição dos Prémios.

Conheça abaixo a lista de finalistas dos Prémios AHRESP 2025, cuja votação pública está disponível em https://premiosahresp.com.pt/

Embaixador gastronómico

  • António Nobre (Lisboa);
  • Taberna Albricoque (Lisboa);
  • Restaurante Mugasa (Sangalhos);
  • Chef Victor Felisberto (Abrantes);
  • Taberna Ti João (Carvalhelhos).

Melhor restaurante

  • Malhadinha (Beja);
  • Theatro (Póvoa de Varzim);
  • Plano (Lisboa);
  • Blind (Porto);
  • William Restaurant (Funchal).

Melhor alojamento turístico

  • Torel Palace Porto (Porto);
  • Arribas Sintra Hotel (Colares);
  • Verdelago Resort (Altura);
  • São Lourenço do Barrocal (Monsaraz);
  • Pousadela Village (Vieira do Minho).

Estabelecimento solidário

  • The Folly Restaurant (Estremoz);
  • Belém Hotel (Pombal);
  • Mezze (Lisboa);
  • Quarto Solidário | Neya Lisboa Hotel (Lisboa);
  • A Padaria Portuguesa (Lisboa).

Sustentabilidade Ambiental

  • Salema Eco Camp (Budens);
  • Gandum Village – Conscious Boutique Hotel (Montemor-o-Novo);
  • Noah Surf House (A dos Cunhados);
  • Neya Porto Hotel (Porto);
  • Make It Happen Farm (Velas).

Turismo nos media

  • Sábado Viajante (Lisboa);
  • Mutante (Lisboa);
  • Entre Vinhas (Sacavém);
  • Sapo (Lisboa);
  • BeSisluxe (Cascais).

Marcas à mesa e marcas na cama

  • Vinha Alta – Balancal (Canhas – Ilha da Madeira);
  • Lugrade (Taveiro);
  • Benefício Gin (Lisboa);
  • Companhia Portugueza do Chocolate (Leiria);
  • Living Tours (Porto).

Destino revelação

  • Viseu Dão Lafões | World Cheese Awards 2024;
  • Matosinhos | Matosinhos World’s Best Fish;
  • Castro Marim | Festival das Amendoeiras em Flor do Algarve;
  • Miranda do Douro | Meating;
  • Aldeia de Podence | Caretos de Podence.

Jovem empreendedor

  • Marco Almeida (Coimbra);
  • João Mateus (Castelo Branco);
  • André Santos (Barcelos);
  • Nuno Campos (Setúbal);
  • Rodrigo Crespo (Vila Nova de Gaia).

Profissional do ano

  • Rita Magro (Porto);
  • Vitor Emanuel Baptista Jardim (Lisboa);
  • José Carlos Santos (Covilhã);
  • Sara Alexandra Santos (Aveiro);
  • Ana Dulce Rodrigues Pires (Ponte de Sor).
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Santarém Hotel investe 2 milhões de euros em remodelações

As obras de remodelação do hotel vão decorrer em duas fases. A primeira fase, cuja conclusão está prevista para o próximo mês de maio, visa as áreas de restaurante, bar, átrio e receção.

O Santarém Hotel deu início à primeira fase de um projeto de remodelações no valor de dois milhões de euros e que visa as áreas públicas da unidade hoteleira.

Nesta primeira fase, que o hotel espera concluir em maio deste ano, serão visadas as áreas de restaurante, bar, átrio e receção.

O objetivo passa por conferir um ambiente moderno e acolhedor, como a unidade refere em nota de imprensa, tendo um compromisso com a sustentabilidade. De acordo com o hotel, esta será percetível através da utilização de peças artesanais decorativas, bem como revestimentos e mobiliário de origem local, onde sobressaem materiais como o bunho, a terracota e a pedra.

Uma segunda fase de remodelações vai abranger as áreas de ginásio e spa. No ginásio, além da inclusão de equipamentos de última geração, será incluída uma área de espaços exteriores para a prática de atividades ao ar livre.

Já no spa, os hóspedes vão poder passar a contar com uma piscina interior aquecida, equipada com jatos de massagem e cascatas, bem como uma área de relaxamento. Estarão também disponíveis gabinetes para tratamentos estéticos e um banho turco. Prevê-se que a segunda fase termine no decorrer do próximo verão.

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AHP: Hotéis da Madeira, Lisboa e Algarve são os mais procurados para a Páscoa

De acordo com o mais recente inquérito da Associação da Hotelaria de Portugal (AHP), a Madeira apresenta-se como o destino mais procurado para o período da Páscoa, com uma taxa de ocupação prevista de 83%, seguida pela Grande Lisboa e o Algarve. Para o fim-de-semana de Páscoa, a ocupação média nacional prevista é de 73%.

A Associação da Hotelaria de Portugal (AHP) indica que as perspectivas para o fim de semana de Páscoa, de 18 a 21 de abril, apontam para uma ocupação média prevista de 73%, após recolher dados junto de 307 empreendimentos turísticos associados.

Até 13 de abril, data em que a associação encerrou a recolha de dados, as reservas “on the books” apontavam para uma taxa de ocupação nacional de 64% no fim de semana de Páscoa, com o preço médio por quarto (ARR, na sua sigla em inglês) a situar-se nos 161 euros.

Já para o período das férias escolares, que decorrem de 7 a 21 de abril, a taxa de ocupação nacional prevista é de 73%, sendo que o preço médio poderá fixar-se nos 152 euros, de acordo com as reservas pendentes.

Madeira lidera preferências para a Páscoa

Segundo os dados recolhidos pela AHP, a Madeira afirma-se como o destino mais procurado para esta época, com uma taxa de ocupação prevista de 83% e um ARR “on the books” de 152 euros.

Segue-se a Grande Lisboa, para onde está prevista uma ocupação de 78% e o preço médio mais elevado do país, de 210 euros. O Algarve revela uma previsão de ocupação na ordem dos 72%, com um ARR de 138 euros.

A AHP indica ainda em nota de imprensa que regiões como o Norte (71%) e Açores (70%) “apresentam igualmente boas perspetivas de ocupação, embora com valores médios mais moderados”.

Já regiões como o Centro (56%) e o Alentejo (61%), “apesar de registarem crescimentos em reservas, apresentam níveis de ocupação abaixo da média nacional” – com o Alentejo a “compensar com valores mais elevados no ARR previsto”.

Nacionais lideram nos principais mercados

Tanto no período de férias escolares como no fim-de-semana de Páscoa, os nacionais encabeçam o TOP 3 dos principais mercados emissores para os hotéis em Portugal.

Para a época das férias escolares, o mercado nacional é apontado por 77% dos hoteleiros inquiridos como um dos seus principais três mercados. Segue-se o Reino Unido (indicado por 51% dos inquiridos) e os Estados Unidos (44% dos inquiridos).

Em algumas regiões, destaque para os Estados Unidos – apontado por 69% dos inquiridos em Lisboa – e para o Reino Unido – apontado por 98% dos inquiridos do Algarve e 91% da Madeira.

No fim de semana de Páscoa, Portugal mantém a percentagem de respondentes, seguida por Espanha, um mercado mencionado por 47% dos inquiridos como o seu TOP 3 de mercados para esta época, uma percentagem semelhante à do Reino Unido.

Os Estados Unidos e a Alemanha “mantêm-se como mercados internacionais relevantes”, com presença significativa em várias regiões do país, de acordo com a associação.

Booking mantém-se como principal canal de reserva

De acordo com os dados apurados pela AHP, a Booking mantém a posição de liderança nos principais canais de reserva, representando 95% das reservas para a época.

À plataforma seguem-se os websites próprios dos hotéis (90%) e a Expedia (38%). Nos destinos onde os Estados Unidos têm “particular relevo”, especialmente em Lisboa, a AHP refere que a Expedia faz parte dos três principais canais de reserva para 51% dos inquiridos.

“A Páscoa é, tradicionalmente, uma época importante para a hotelaria nacional e os dados que recolhemos reforçam, mais uma vez, essa tendência. Registamos um crescimento sustentado nas reservas, um aumento moderado nos preços e uma variação no peso relativo dos mercados emissores, com destaque para o crescimento do peso do Reino Unido e dos Estados Unidos, e uma menor quota comparada de França”, afirma Cristina Siza Vieira, vice-presidente executiva da AHP.

A profissional aponta ainda para “o peso crescente das reservas de última hora, que têm vindo a ganhar expressão nos últimos anos”. Por essa razão, afirma ser “expectável” que, em algumas regiões e hotéis, a taxa de ocupação “venha a aproximar-se dos 100% à medida que nos aproximamos do fim de semana pascal”.

O inquérito da AHP decorreu de 2 a 13 de abril junto dos empreendimentos associados da AHP. A amostra do estudo incluiu 307 empreendimentos, dos quais 14% no Norte; 10% no Centro; 7% no Oeste e Vale do Tejo; 28% na Grande Lisboa; 3% na Península de Setúbal; 6% no Alentejo; 15% no Algarve; 5% nos Açores e 12% na Madeira.

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Vilalara Grand Hotel Algarve reabre com nova identidade após renovação

Sob uma nova gestão por parte do grupo Azora, o Vilalara Grand Hotel Algarve reabre a tempo da Páscoa com uma nova identidade, após um período de remodelações. As novas Residences, a abertura de um novo espaço de restauração e o programa de bem-estar Wellness Signature Program fazem parte das novidades.

O Vilalara Grand Hotel Algarve, em Armação de Pêra, reabre a tempo da Páscoa com uma nova identidade, após ter passado por um período de renovações em “áreas-chave”, como referido em nota de imprensa.

A renovação surge após uma nova gestão do hotel, por parte do grupo espanhol Azora, que pretendeu fazer “um reposicionamento profundo da marca”.

As áreas visadas pela remodelação incidiram nas suítes, áreas comuns, restaurantes e zonas de bem-estar, cujo design de interiores foi assinado pelo estúdio espanhol Quintana Partners. A ideia passou por conjugar “estética contemporânea com elementos naturais e tradicionais, criando ambientes que privilegiam serenidade, autenticidade e conforto”, como se pode ler em nota de imprensa.

Residences do Vilalara Grand Hotel Algarve

Entre as principais novidades contam-se as Residences, alojamentos de luxo com dois a três quartos, cozinha equipada, sala ampla e terraço privado, pensadas para famílias ou estadias prolongadas. O destaque vai para o artesanato português, num estilo que cruza o rústico com o contemporâneo. Marcado por tons terrosos, o design de interiores conta com móveis feitos por medida, pavimentos em barro, peças recuperadas e azulejos artesanais Zellige.

O hotel acrescenta ainda um restaurante à sua oferta gastronómica, o Vento, dedicado à cozinha saudável. O espaço de restauração já existente, o restaurante Coral, também foi remodelado.

Restaurante “À Vista”

Já a área do bem-estar foi reforçada com o novo Wellness Signature Program, um conceito holístico e imersivo com programas de três a sete dias, cinco percursos temáticos de bem-estar, terapias especializadas e wellness suites, concebidas para estas estadias.

Com 131 unidades de alojamento, entre 111 suites e 20 residences, o hotel oferece cinco restaurantes, três piscinas exteriores, uma piscina interior climatizada, Wellness Spa, ginásio, quatro campos de ténis e padel, e Kids Club. O edifício original, com linhas orgânicas inspiradas nas grutas da região, mantém-se como o coração do projeto.

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Três novos hotéis do Torel Boutiques surgem após investimento de 1,6M€

Em 2025, o grupo Torel Boutiques Hotels vai estrear três unidades hoteleiras no Porto, em Guimarães e em Angra do Heroísmo, na Ilha Terceira. Após um ano de 2024 com receitas de 16 milhões de euros na vertente de alojamento, o grupo tem em vista a expansão do portefólio com mais três hotéis na região Norte.

Carla Nunes

O grupo Torel Boutiques Hotels, que até agora contava com cinco hotéis no portefólio, localizados em Lisboa, no Porto e no Douro, passa a contar com mais três hotéis, após um investimento de 1,6 milhões de euros.

O valor foi utilizado na remodelação dos três edifícios já existentes dos futuros Torel Saboaria, Torel Royal Court e Torel Terra Brava, que integram o conjunto de hotéis do grupo através de contratos de arrendamento de longa duração, como explica João Pedro Tavares, fundador e sócio maioritário do Torel Boutiques Hotels, em entrevista à Publituris Hotelaria.

No Torel Saboaria, que abre portas em abril no Porto, o grupo investiu 200 mil euros na renovação de uma unidade hoteleira já existente situada junto à antiga Fábrica de Sabão do Bolhão. Apenas a área de spa não foi visada nesta remodelação, que pretendeu estabelecer um conceito para este hotel, agora focado nos sabões. Com uma loja própria para venda de sabonetes, o hotel pretende prestar homenagem no artesanato local, característica que transparece no design de interiores, a cargo do estúdio portuense NANO Design.

Já em Guimarães, o hotel Conquistador Palace, do antigo tenista João Sousa, foi alvo de um investimento de outros 200 mil euros para a sua reconversão no Torel Royal Court, de cinco estrelas. A remodelação do hotel visa o acrescento de quatro quartos, spa e um ginásio, sendo que o hotel passará a totalizar 18 unidades de alojamento.

O maior investimento foi realizado no futuro Torel Terra Brava, em Angra do Heroísmo, na Ilha Terceira. Instalado num antigo solar que já tinha funcionado como hotel, o projeto será posicionado “como um produto de experiência”, de acordo com João Pedro Tavares. Inspirada nos quatro elementos – água, fogo, terra e ar – a unidade hoteleira vai contar com 44 quartos, spa, restaurante e um cocktail lab.

Com todos os hotéis Torel a contarem com restaurantes, dois dos quais com estrelas Michelin, João Pedro Tavares aponta que pretendem “continuar a investir na experiência gastronómica distintiva”.

Como afirma, “queremos que os nossos hóspedes sintam muita qualidade, inovação e criatividade”.
Para estes hotéis, o grupo espera atrair mercados com os quais já trabalha habitualmente, como é o caso do nacional e do europeu, entre França, Alemanha e Espanha. Nos Açores, “pela proximidade que tem com os Estados Unidos”, o mercado norte-americano é antecipado como “natural”.

Mais três hotéis a caminho no Norte

Sobre a escolha destas localizações para os três novos hotéis do grupo, João Pedro Tavares explica que o facto de Angra do Heroísmo e Guimarães serem consideradas Património da Humanidade pela UNESCO, a par das características históricas dos edifícios, tomaram peso na decisão.

“Não foi nada planeado, apareceu. Temos tido muitos contactos, muita dinâmica de procura [dos hotéis] para se associarem com a nossa marca. Mas obviamente que nem tudo encaixa nas linhas que definimos e que queremos continuar a desenvolver”, refere.

Sem se reportar a pormenores, o fundador do Torel Boutiques Hotels afirma que o grupo terá “mais três hotéis ainda este ano”, que deverão situar-se na região norte.

“Sentimos que é o momento de começarmos a ocupar espaços que não sejam apenas Lisboa e Porto, porque estamos à procura de locais distintivos que ainda não tenham uma oferta que se possa equiparar ao que nos propomos oferecer”, afirma João Pedro Tavares.

Os resultados de 2024

O ano de 2024 foi “fabuloso” para o grupo, segundo o fundador, que aponta para receitas de 16 milhões de euros auferidas apenas na vertente de alojamento, com os restaurantes a acrescentar “um contributo muito expressivo” a este valor.

Com a tarifa média diária (ADR, na sua sigla em inglês) a crescer 7,5% em 2024, face a 2023, a taxa de ocupação média situou-se nos 82% no ano passado.

Findo o primeiro semestre de 2025, João Pedro Tavares indica que já estão a crescer 17% em ADR em relação ao primeiro trimestre de 2024, com o preço médio acima dos 400 euros.

“Embora não esteja assim tão otimista, vamos ter mais hotéis [este ano]. O pick up está mais em cima, mais à última da hora, e temos estado a trabalhar muitos mercados que não trabalhávamos”, refere o fundador, que antecipa um crescimento da equipa para cerca de 200 trabalhadores.

Continuidade nas remodelações

O ano passado ficou também marcado pela remodelação do Torel Palace Lisbon. Após 13 anos de operação, o grupo sentiu a necessidade de renovar um dos edifícios que integra o hotel, para igualar a oferta de quartos em toda a unidade. Desta forma, foram investidos 200 mil euros, que permitiram incluir suítes com 70 metros quadrados, através da eliminação de dois quartos, além de piscinas exteriores.

Também no Torel Quinta da Vacaria estão em vista obras de expansão a cargo do proprietário da unidade, com mais espaço de spa e um terceiro restaurante.

Com menos de um ano de atividade, esta unidade hoteleira de 33 quartos no Douro tem captado mercados como o nacional, brasileiro, norte-americano e britânico, segundo Paulo Silva, assistente de direção no Torel Quinta da Vacaria.

Com os fins-de-semana a registarem taxas de ocupação de 60% e os dias de semana a situarem-se entre os 40% a 50% de ocupação – taxas consideradas “ótimas” por Paulo Silva “para esta altura do ano [março] no Douro” – o objetivo será que estas se situem nos 75% a partir de maio. De momento, o preço médio é de cerca de 400 euros, sendo que o objetivo passa por atingir entre os 500 e os 600 euros na época alta.

Sobre o autorCarla Nunes

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