Edição digital

Gerado por IA

6 iniciativas para garantir a satisfação dos hóspedes do seu hotel

Garantir a satisfação dos hóspedes do seu hotel é fundamental para fomentar a lealdade dos mesmos e adquirir vantagem sobre a concorrência.

BrandSHARE

Gerado por IA

6 iniciativas para garantir a satisfação dos hóspedes do seu hotel

Garantir a satisfação dos hóspedes do seu hotel é fundamental para fomentar a lealdade dos mesmos e adquirir vantagem sobre a concorrência.

BrandSHARE
Sobre o autor
BrandSHARE
Artigos relacionados
Hotelaria
Mama Shelter Lisboa fatura 10 milhões de euros em 2024
Figuras
Gonzalo Aguilar é o mais recente CEO da Minor Hotels Europa & Américas
Hotelaria
HBD Príncipe cria marca hoteleira Principe Collection
Hotelaria
Nova edição: As aberturas e remodelações na hotelaria até 2027
Formação
Turismo do Algarve dinamiza webinar sobre integração e formação de migrantes no setor
Figuras
Miguel Molina assume cargo de Sales Manager no Myriad by SANA
Restaurantes
Intemporal é o novo restaurante do chef Miguel Laffan
Feiras & Eventos
As inscrições para os Prémios AHRESP já estão abertas
Hotelaria
Grupo Onyria passa a gerir e operar o Château des Vigiers em França
Figuras
Fernando Cunha assume a direção de operações para Portugal da Kodawari Residences

Garantir a satisfação dos hóspedes do seu hotel é fundamental para fomentar a lealdade dos mesmos e adquirir vantagem sobre a concorrência.

A verdade é que a indústria hoteleira está em permanente desenvolvimento: as expectativas dos hóspedes são moldadas através de progressos tecnológicos e alterações de mentalidades, pelo que é crucial continuar a inovar e promover experiências excecionais.

Altos padrões de limpeza, integrações tecnológicas harmoniosas e serviços personalizados deixaram de ser opcionais – muito pelo contrário, são componentes essenciais a uma gestão hoteleira bem-sucedida.

Além do mais, ter pessoal devidamente treinado e efetuar manutenções proativas são aspetos que desempenham um papel preponderante na criação de um ambiente acolhedor e confortável para os seus hóspedes.

Ao longo deste artigo, delinearemos seis iniciativas para garantir que os hóspedes do seu hotel abandonam o mesmo com um sorriso no rosto e, sobretudo, voltam e recomendam o seu estabelecimento a outrem.

6 iniciativas para satisfazer os seus hóspedes

  1. Promova experiências personalizadas

A personalização vai muito mais além do tratamento dos hóspedes pelo nome – ao aproveitar as vantagens de sistemas de análise de dados e de gestão de relacionamento com o cliente (Customer Relationship Management – CRM), o seu hotel poderá proporcionar experiências como a possibilidade de aplicar definições personalizadas aos quartos e particularizar serviços e recomendações de atividades e opções de restauração locais.

A personalização da comunicação antes, durante e depois da estada tem de tudo para melhorar significativamente a satisfação dos seus hóspedes.

  1. Integre o progresso tecnológico no seu hotel

Em 2024, saber lidar com a tecnologia é cada vez mais importante, tendo em conta que esta contribui em muito para a experiência dos seus hóspedes.

Como tal, procure implementar, por exemplo, um sistema de check-in e check-out digital (através de uma aplicação móvel), entradas nos quartos sem necessidade de cartões e Wi-Fi de alta velocidade, para que os seus hóspedes desfrutem dos recursos disponibilizados.

É importante, contudo, que tenha noção de que a tecnologia complementa mas não substitui o toque humano inerente ao sentido de hospitalidade, motivo pelo qual deve certificar-se de que o seu pessoal não só é versado nestas tecnologias, como também mantém a aptidão para proporcionar um serviço eficiente e personalizado.

  1. Assegure a existência de altos padrões de limpeza

A limpeza é uma das prioridades de topo para os seus hóspedes, uma vez que influencia a perceção geral que os mesmos têm do seu hotel; é essencial, por isso, proceder a uma limpeza regular e minuciosa tanto dos quartos, como das zonas comuns.

A implementação de procedimentos operacionais padronizados de limpeza e manutenção garante que todas as áreas do seu hotel são objeto de umas limpeza e preservação inquestionáveis.

A atenção ao pormenor no âmbito desta questão determina o quão positiva será a experiência dos seus hóspedes.

  1. Patrocine a formação do seu pessoal

Investir na formação e no desenvolvimento de competências da sua equipa é vital para melhorar a satisfação dos hóspedes – torna-se muito mais provável que colaboradores motivados e experientes se encontrem na capacidade de oferecer um serviço excecional.

Disponibilizar oportunidades de aprendizagem contínua, programas de reconhecimento de qualificações e um ambiente de trabalho positivo contribui para a satisfação dos seus colaboradores, o que, por sua vez, resulta numa melhor experiência para os seus hóspedes.

Alguns módulos em que a formação deverá focar-se compreendem, a título de exemplo, competências de prestação de serviços ao cliente, recurso a tecnologias e conhecimento dos serviços oferecidos pelo seu hotel e das atrações locais.

  1. Empreenda um processo de manutenção proativa

A manutenção preventiva é de extrema importância, considerando que contribui para evitar perturbações e assegurar uma experiência tranquila para os seus hóspedes.

Empreenda verificações e proceda à reparação imediata de sistemas de climatização, canalização, iluminação e demais questões infraestruturais, de modo a evitar o desenvolvimento de potenciais problemas que venham a impactar negativamente a satisfação dos seus hóspedes.

Implemente uma calendarização sólida de procedimentos de manutenção e recorra à tecnologia para monitorar e gerir tarefas neste âmbito, de forma a conseguir melhorar os níveis de eficiência operacional e de conforto dos hóspedes do seu hotel.

  1. Gira eficazmente as opiniões e os comentários dos hóspedes

A recolha e a análise de comentários dos seus hóspedes são basilares para melhorar continuamente; assim, incentive-os a deixar a sua opinião em plataformas como o TripAdvisor ou o Google e aproveite esses comentários para identificar quais as áreas que necessitam de melhorias.

Apresente respostas personalizadas e lide com comentários negativos de imediato, para que os hóspedes descontentes regressem num futuro próximo; além do mais, poderá utilizar estas opiniões para ajustar a formação da sua equipa, agilizar operações e melhorar a experiência de todos em geral.

Introdução de merchandising para hotéis

Integre merchandising para hotéis na sua estratégia, com vista a melhorar a satisfação do cliente.

Disponibilize artigos com o logótipo do seu hotel como produtos de higiene pessoal, roupões ou lembranças personalizadas, para que os seus hóspedes guardem memórias tangíveis da sua estada; ao fazer isto, estará a promover a utilização passiva de uma ferramenta de marketing sempre que um hóspede se servir da mesma, quer no hotel, quer em casa.

Para concluir

Ao implementar estas iniciativas, o seu hotel conseguirá melhorar significativamente o nível de satisfação dos hóspedes, incentivando a renovação da confiança dos mesmos na sua atividade e a divulgação de opiniões positivas pela Internet; também a adesão ao progresso tecnológico tende a melhorar a prestação de serviços, em vez de os automatizar e impessoalizar.

É por esta razão que deve procurar manter altos padrões de limpeza, investir na contratação e formação de pessoal, ter uma abordagem proativa aos processos de manutenção, gerir eficazmente comentários e incorporar merchandising personalizado – pode ter a certeza de que estas estratégias atribuirão destaque ao seu hotel numa indústria tão competitiva quanto a hoteleira.

Hotelaria

Mama Shelter Lisboa fatura 10 milhões de euros em 2024

No ano em que celebra o seu terceiro aniversário, o Mama Shelter Lisboa dá conta de uma faturação de 10 milhões de euros no passado ano de 2024. Além da aposta no segmento MICE, com a abertura de uma nova sala de reuniões em março deste ano, o proprietário do hotel dá conta da abertura de um segundo Mama Shelter no Porto.

O Mama Shelter Lisboa celebra três anos de atividade em 2025, tendo arrecadado no passado ano de 2024 uma faturação de 10 milhões de euros, entre a componente de quartos e comidas e bebidas (F&B, na sua sigla em inglês).

O valor é apontado por Julien Leroy, proprietário do Mama Shelter Lisboa, que indica que no ano passado a faturação foi dividida em igual medida entre a componente de alojamento e restauração, ou seja, cerca de 50% para ambas as vertentes – ao contrário do primeiro ano de atividade do hotel, em 2022, no qual a faturação de F&B superou a do alojamento (quatro milhões de euros em F&B, num total de 7,5 milhões de euros de faturação).

A unidade, contudo, continua a pretender afirmar-se como um restaurante com quartos.

“[Atualmente temos] quartos entre um restaurante e um rooftop. Como o rooftop agora é realmente um restaurante, com carta e ofertas dedicadas, o Mama Shelter Lisboa de facto oferece quartos entre dois restaurantes, é a ideia principal”, esclarece o proprietário.

De acordo com Julien Leroy, o hotel registou uma ocupação média de 75% em 2024, com o preço médio a rondar os 130 euros.

Na vertente de alojamento, 70% dos clientes pertencem a mercados internacionais, entre franceses, ingleses, alemães e espanhóis, com 10% desta fatia a caber aos mercados do Brasil e dos Estados Unidos da América (EUA).

O mercado português, no entanto, não deixa de ter a sua relevância para as dormidas no hotel, representando uma fatia de 30% dos clientes e assumindo o segundo lugar nos mercados da unidade.

Já no restaurante, as percentagens invertem-se, com 70% de clientes nacionais e 30% internacionais – sendo que nestes três anos o restaurante da unidade recebeu 500.000 clientes únicos e mais de 1.500 grupos de 12 ou mais pessoas.

Atualmente, o Mama Shelter Lisboa conta com 130 colaboradores, dos quais 80% estão afetos à operação de F&B e 20% à vertente de alojamento.

A aposta no MICE

Volvidos três anos, o Mama Shelter Lisboa tem agora os olhos postos no segmento de reuniões, incentivos, conferências e exposições (MICE, na sua sigle em inglês), com a abertura de uma nova sala de reuniões dentro do hotel.

O espaço com capacidade para 100 pessoas, equipado com sistema de audiovisuais, ficará situado no oitavo piso do hotel e terá ligação ao rooftop, prevendo-se que esteja disponível em março deste ano.

Para criar esta nova valência foi necessário converter quartos em salas de reuniões, pelo que, atualmente, o hotel conta com 126 quartos, por oposição às anteriores 130 unidades de alojamento.

O valor de investimento desta reconversão não foi referido. No entanto, Julien Leroy afirma que esperam recuperar o investimento no primeiro ano de atividade desta vertente, “se tudo correr como esperado”.

Até à abertura desta nova sala, o hotel conta com dois espaços para eventos com capacidade para 25 a 30 pessoas. Recorde-se que, no ano passado, a diretora do Mama Shelter Lisboa, Cristina Cavaco, já tinha referido a intenção de abertura de um espaço de reuniões, contudo, fora das instalações da unidade hoteleira.

O objetivo, de acordo com Julien Leroy, passa por continuar a providenciar uma oferta “relevante” aos clientes, prevendo-se que este novo espaço seja mais procurado para reuniões de incentivos.

“Não nos estamos a deitar sobre o lançamento do hotel, que foi o melhor lançamento de todos os Mama Shelter do mundo. O mais importante não [é só] a maturidade, mas um pouco de estabilidade, para conseguirmos mais. Vamos desenvolver sobre esta base. Acho que o Mama é popular porque está sempre a renovar-se, a ter novas ideias de eventos, no menu, nas salas de reuniões. Tudo isto está a trabalhar no sentido de sermos sempre relevantes. Não é o estar na moda, é realmente ser relevante para pessoas que querem um bom lugar, com boa comida”, afirma o proprietário.

Para o futuro, está já assinado o contrato para um segundo Mama Shelter em Portugal, neste caso no Porto, numa “localização central”. Por enquanto ainda não é conhecida a data de abertura do futuro hotel, sabendo-se apenas que este será “um clássico do Mama, com entre 50 a 100 quartos, restaurante e rooftop”, de acordo com Julien Leroy.

O proprietário vê ainda “potencial” no Algarve para a abertura de um Mama Shelter, “mais numa ideia de ‘club’”, e também em Lisboa, onde pensa abrir um segundo hotel sob uma marca de lifestyle, que “pode ser da Ennismore”.

Sobre o autorCarla Nunes

Carla Nunes

Mais artigos
Figuras

Gonzalo Aguilar é o mais recente CEO da Minor Hotels Europa & Américas

O novo cargo enquanto CEO da Minor Hotels Europa & Américas surge após a integração do profissional neste grupo hoteleiro em outubro de 2024. Com um currículo onde soma mais de 30 anos de experiência em hotelaria, Gonzalo Aguillar transitou para a Minor após assumir a direção de operações para a Europa na Marriott International.

Gonzalo Aguilar assume o cargo de CEO da Minor Hotels Europa & Américas desde 1 de janeiro deste ano, após ter-se juntado à Minor Hotels em outubro de 2024.

O profissional sucede ao antigo CEO, Ramón Aragonés, que se aposentou no final de 2024 e que se mantém como membro do conselho de administração e vice-presidente não-executivo.

Com mais de 30 anos de experiência em hotelaria, Gonzalo Aguillar transita de um cargo de liderança sénior como diretor de operações para a Europa na Marriott International. Em nota de imprensa, a Minor frisa como ” a sua liderança foi fundamental na integração da marca AC Hotels na Marriott” empresa na qual subiu “rapidamente na hierarquia desde seu início, como responsável de restaurante no Colorado (EUA)”.

No novo cargo na Minor Hotels Europa & Américas, Gonzalo Aguilar ficará responsável por fortalecer a integração internacional do portfólio de marcas da Minor e acelerar a abertura de hotéis em mercados considerados “chave” pelo grupo, “particularmente nos segmentos de luxo e resorts”, como refere em nota de imprensa.

O plano tomará forma sob uma estratégia de asset-right, “que impulsiona o crescimento sustentável da empresa através de um equilíbrio otimizado entre modelos de propriedade, gestão e franquia”, segundo o grupo.

“A experiência, a liderança e o profundo conhecimento de Gonzalo Aguilar sobre o cenário hoteleiro multimarcas fazem dele a escolha ideal para conduzir a Minor Hotels Europa & Américas na próxima fase de crescimento estratégico nesta região de alto valor”, afirma Dillip Rajakarier, CEO da Minor Hotels e presidente da Minor Hotels Europa & Américas.

A nomeação de Aguilar será formalizada em Assembleia Geral Ordinária, que deverá ter lugar antes de 30 de junho de 2025.

Sobre o autorPublituris Hotelaria

Publituris Hotelaria

Mais artigos

Hotel Bom Bom | Créditos: HBD Principe

Hotelaria

HBD Príncipe cria marca hoteleira Principe Collection

A criação da marca hoteleira Principe Collection é acompanhada de um novo website e de novas páginas nas redes sociais, nomeadamente de Instagram e Facebook.

A HBD Principe, que reúne quatro hotéis em São Tomé e Príncipe, criou uma nova marca hoteleira, a Principe Collection.

Desta forma, os hotéis Sundy Praia, Bom Bom e Roça Sundy, no Príncipe, bem como o Omali, em São Tomé, passam a ficar abarcados por esta nova marca, permanecendo sob a propriedade da HBD Principe.

Com a criação da marca Principe Collection, a HBD apostou também num novo website, disponível para leitores de e-books e projetado com fontes e estilos de fácil leitura.

“O compromisso com o desenvolvimento social e económico sustentável de São Tomé e Príncipe e a conservação da Reserva da Biosfera da ilha permanecerá inalterado, e os hotéis da Principe Collection continuarão a ser parte integrante da visão da HBD. A nova marca e o website foram criados para oferecer uma plataforma mais focada para os visitantes que desejam entender as opções de acomodação da HBD”, refere o grupo em nota de imprensa.

O Sundy Praia, localizado na ponta noroeste da Ilha do Príncipe, é composto por 15 villas com terraços privados, algumas das quais com piscinas privativas.

Já o Bom Bom, reaberto recentemente em 2024 após cinco anos de encerramento para remodelações, conta com 18 quartos e um restaurante, o Bom Bom Restaurant, que aposta nos sabores locais.

Ainda no Príncipe, o boutique hotel Roça Sundy, é composto por dois edifícios, a casa Eclipse e a casa Cacau. Outrora residência dos antigos proprietários da plantação, a Roça Sundy dedica-se agora a “apoiar iniciativas locais, proteger os ecossistemas da ilha e promover o bem-estar da comunidade”.

Por fim, o Omali São Tomé situa-se perto do aeroporto, oferecendo por isso, de acordo com o grupo “uma estadia ideal tanto para viajantes de negócios quanto para turistas a caminho de Príncipe”.

Sobre o autorPublituris Hotelaria

Publituris Hotelaria

Mais artigos
Hotelaria

Nova edição: As aberturas e remodelações na hotelaria até 2027

Para os próximos três anos, de 2025 a 2027, a Publituris Hotelaria conseguiu apurar 166 aberturas de empreendimentos hoteleiros para Portugal. Nesta edição, fique a conhecer ao detalhe o número de quartos, datas de aberturas previstas e respetiva classificação destas futuras unidades, a par dos hotéis com remodelações previstas até 2027.

Carla Nunes

Na primeira edição de 2025 da Publituris Hotelaria, pode ficar a conhecer as próximas aberturas no parque hoteleiro português.

De 2025 a 2027 estão previstos 166 novos empreendimentos hoteleiros em Portugal, num total de 16.878 unidades de alojamento – entre quartos, villas, residências e apartamentos turísticos.

No entanto, tendo em conta a totalidade de dados recolhidos pela Publituris Hotelaria para os próximos anos, incluindo empreendimentos com abertura prevista para 2028, 2029 e ainda sem data definida, os dados apontam para 191 aberturas, num total de 18.619 unidades de alojamento.

Os valores resultam do cruzamento de dados de duas consultoras imobiliárias a operar em Portugal, bem como dos dados recolhidos junto dos principais grupos hoteleiros com presença em território nacional.

O maior número de empreendimentos para os próximos anos concentra-se na região Porto e Norte, segundo os dados apurados, seguida pela Área Metropolitana de Lisboa, Alentejo e Algarve. Já no que diz respeito à classificação destes futuros empreendimentos, as quatro estrelas dominam o pipeline para os próximos anos.

No campo das remodelações, destaque para as remodelações totais, em alguns dos casos com o intuito de transformar edifícios já existentes em hotéis com novas marcas hoteleiras.

Ainda neste tema, a Publituris Hotelaria quis saber junto de uma das consultoras hoteleiras de maior renome internacional o que leva os grupos internacionais a investir em Portugal. Para Nicolas Cousin, Managing Director Espanha & Portugal da Christie & Co, “os grupos hoteleiros internacionais estão sempre à procura de se expandir em mercados atrativos e Portugal é definitivamente um deles”.

No capítulo Management, fique a conhecer as perspectivas do setor para 2025, nomeadamente da Associação de Directores de Hotéis de Portugal (ADHP); da Associação Portuguesa de Hotelaria, Restauração e Turismo (APHORT); da Amazing Evolution; da Bensaude Turismo; da Associação da Hotelaria de Portugal (AHP); da Savoy Signature; da United Hotels of Portugal (UHP); do Vila Galé e da Unlock Boutique Hotels (UBH).

Na secção de fornecedores, Marina Calheiros, gestora coordenadora da Lisbon Food Affair, conta como pretendem dar destaque à produção nacional no certame que regressa à Feira Internacional de Lisboa de 10 a 12 de fevereiro para a sua 3ª edição.

A fechar, Rafaela Ferreira é a protagonista da rubrica “Palavra de Chef” deste mês. Depois de assumir a função de número dois no Feitoria, o restaurante de fine dining do Altis Belém Hotel & Spa, Rafaela Ferreira dirige agora a operação do restaurante Exuberante, inserido no Altis Porto Hotel – o primeiro e mais recente hotel do grupo na Invicta. O seu percurso, mas também a sua visão do mundo da cozinha, ganham destaque nesta entrevista, onde a profissional assegura que “antes de qualquer prémio ou reconhecimento”, o feedback positivo dos clientes é o mais importante.

As opiniões desta edição são assinadas por Karina Simões (JLL), Pedro Simões (Savills), Silvia Dragomir (Worx) e Duarte Morais Santos (CBRE). Já os Indicadores cabem à Guestcentric, com o PULSE Report.

Leia a edição completa aqui.

Sobre o autorCarla Nunes

Carla Nunes

Mais artigos

Créditos: Depositphotos.com

Formação

Turismo do Algarve dinamiza webinar sobre integração e formação de migrantes no setor

A sessão, gratuita e de acesso online, destina-se a empresas do setor do turismo interessadas em aderir ao “Programa de Formação e Integração de Migrantes e Beneficiários de Proteção Social” e que pretendam tirar dúvidas sobre o processo de candidatura.

O Turismo do Algarve organiza na próxima terça-feira, 21 de janeiro, um webinar dirigido ao trade regional para apresentar e esclarecer dúvidas sobre o Programa de Formação e Integração de Migrantes e Beneficiários de Proteção Social no setor do Turismo.

A iniciativa, que decorre entre as 15h30 e as 16h15, resulta de um protocolo assinado entre o Turismo de Portugal, a Confederação do Turismo de Portugal (CTP) e a Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA), e visa “o acolhimento, a qualificação e a integração profissional de migrantes e beneficiários de proteção internacional em Portugal”, como referido em comunicado.

Após uma sessão de boas-vindas às 15h30 por parte do presidente do Turismo do Algarve, André Gomes, segue-se a apresentação e enquadramento do programa no âmbito do Roadmap Economia, às 15h40, por Catarina Paiva, vogal do conselho diretivo do Turismo de Portugal.

Às 15h50, segue-se uma apresentação e visita guiada ao formulário de inscrição e adesão das empresas, a cargo de Ana Paula Pais, diretora coordenadora da direção de Gestão de Competências e Capacitação do Turismo de Portugal. O webinar termina com um período de perguntas e respostas às 16h00.

A sessão, gratuita e de acesso online, destina-se a empresas do setor do turismo “interessadas em aderir ao programa” e que pretendam “tirar dúvidas sobre o processo de candidatura”.

O registo é obrigatório e deve ser feito através do link do evento, que decorre na plataforma Teams.

Sobre o autorPublituris Hotelaria

Publituris Hotelaria

Mais artigos
Figuras

Miguel Molina assume cargo de Sales Manager no Myriad by SANA

O profissional transita da Discovery Hotel Management (DHM), onde também trabalhou enquanto Sales Manager para as marcas Hotels & Resorts e Octant Hotels.

O hotel Myriad by SANA, em Lisboa, conta com um novo Sales Manager, Miguel Molina, que transita da Discovery Hotel Management (DHM).

O anúncio foi feito pelo próprio na sua página de LinkedIn, sendo que antes de assumir este novo cargo, Miguel Molina trabalhou igualmente como Sales Manager para a DHM, tanto para a marca Hotels & Resorts, como para a Octant Hotels.

Formado em Gestão Hoteleira pela Universidade Europeia, o percurso profissional de Miguel Molina no setor começou no Sheraton Porto Hotel & Spa, enquanto Front Office Trainee, e no Penha Longa Resort, a Ritz-Carlton Hotel, como Guest Service Trainee.

Posteriormente, passou pelo Epic SANA Lisboa, onde trabalhou enquanto voiturier e, posteriormente, como Guest Relations – função que também desempenhou no Epic SANA Marquês. Assumiu ainda o cargo de Sales & Guest Relations Manager na Herdade da Malhadinha Nova – Relais & Châteaux.

Sobre o autorPublituris Hotelaria

Publituris Hotelaria

Mais artigos
Restaurantes

Intemporal é o novo restaurante do chef Miguel Laffan

O novo espaço de restauração situa-se na antiga Casa do Fiscal, em Paço de Arcos, com uma aposta centrada na cozinha sazonal.

O chef Miguel Laffan conta com um novo restaurante em Paço de Arcos, o Intemporal.

Localizado na antiga Casa do Fiscal, junto à primeira linha de mar, o projeto nasce da recuperação do edifício do século XX, que servia para a cobrança do imposto do pescado no Município de Oeiras.

Agora, abre portas como um espaço de restauração onde a proposta passa pela valorização da gastronomia local e do tempo – dos produtos, da confeção, das pessoas, das estações e, sobretudo, do estar à mesa, como referido em comunicado.

O menu é reinventado pelo chef Miguel Laffan a cada estação, com produtos frescos e sazonais. Já a harmonização vínica está a cargo do sommelier Luís Feiteirinha, após um percurso por restaurantes nacionais, entre os quais do Amorim Luxury Group e do grupo Kabuki.

“O Intemporal é o lugar onde posso reunir tudo o que aprendi ao longo dos anos e aplicá-lo de forma autêntica. A proposta do restaurante é simples: redescobrir o sabor do que é puro e sazonal, respeitando o tempo de cada ingrediente. Para mim, cada estação traz uma nova inspiração, e é isso que quero partilhar com os meus clientes. A cozinha aqui é um reflexo da natureza e da nossa relação com o tempo, algo que considero essencial para uma verdadeira experiência gastronómica.”, afirma o chef Miguel Laffan.

A decoração do espaço é assinada por Paula Arez, onde reúne elementos contemporâneos e clássicos. Com vista sobre o mar, o restaurante conta com 12 lugares no piso superior e quatro lugares no balcão do chef.

O restaurante Intemporal, é um projeto da Wellow Network, com o apoio do Município de Oeiras, que cedeu o espaço, e o conceito da Ivity Brand Corp.

Sobre o autorPublituris Hotelaria

Publituris Hotelaria

Mais artigos
Feiras & Eventos

As inscrições para os Prémios AHRESP já estão abertas

A iniciativa da Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) terá dez categorias a concurso, além de três Prémios de Prestígio escolhidos diretamente pela Comissão de Honra dos Prémios AHRESP.

As inscrições para as candidaturas aos Prémios AHRESP 2025 estão oficialmente abertas a partir desta quinta-feira, 16 de janeiro.

O evento pretende destacar “os melhores exemplos de qualidade e impacto positivo nos setores da restauração, do alojamento turístico e da promoção turística”, como a associação destaca em nota de imprensa.

Até 15 de março, o website oficial dos Prémios AHRESP está aberto a inscrições e a recomendações de candidaturas para dez categorias, nomeadamente: Embaixador Gastronómico; Melhor Restaurante; Melhor Alojamento Turístico; Estabelecimento Solidário; Sustentabilidade Ambiental; Turismo nos Media; Jovem Empreendedor; Destino Revelação; Marcas à Mesa e Marcas na Cama; Profissional do Ano.

Além das categorias em competição, serão ainda atribuídos três Prémios de Prestígio, cujos vencedores serão escolhidos diretamente pela Comissão de Honra dos Prémios AHRESP, em colaboração com a Direção da AHRESP.

As inscrições devem ser feitas através do website dos Prémios AHRESP.

Sobre o autorPublituris Hotelaria

Publituris Hotelaria

Mais artigos

Créditos: Château des Vigiers

Hotelaria

Grupo Onyria passa a gerir e operar o Château des Vigiers em França

O Château des Vigiers, localizado na região francesa de Dordogne, entre Bergerac e Saint-Émilion, conta com um palácio do século XVI, com 25 quartos, e o Hotel Relais des Vigiers, com 40 quartos.

O Grupo Onyria passa a assumir o controlo total da gestão e da operação do Château des Vigiers, uma propriedade de 150 hectares na região francesa de Dordogne.

Localizada a 40 quilómetros da zona vinícola de Saint-Emilion, e a 80 quilómetros de Bordéus, a propriedade é composta por um palácio do século XVI com 25 quartos, um cinco estrelas também conhecido por “Petit Versailles”, uma segunda unidade hoteleira com 40 quartos, o Hotel Relais des Vigiers.

Das valências deste espaço fazem ainda parte um campo de golfe com 27 buracos desenhado por Donald Steel e um restaurante com estrela Michelin, do chef Didier Casaguana. Acrescem um spa com tratamentos exclusivos da marca Sothys, uma piscina interior aquecida, piscina de hidroterapia, sauna, hammam e jacuzzi.

Restaurante Les Fresques | Créditos: Château des Vigiers

“Além de acionistas de referência desde a década de 90, tínhamos uma relação de décadas com este projeto de luxo para o qual aportamos alguma da nossa experiência e conhecimento. Agora assumimos totalmente a operação e a sua integração na nossa oferta, o que nos permite voltar a ter uma presença internacional de topo”, explica o chairman do Grupo Onyria, José Carlos Pinto Coelho.

Para o CEO do grupo, António Pinto Coelho, “este é um projeto com características únicas e idílicas, que se encaixa de forma perfeita nas nossas operações e naquilo que sabemos fazer melhor, que é gerir unidades hoteleiras de luxo, golfe e restauração de topo. Estamos convictos de que a nossa experiência e o controlo das operações deste resort vão fazer crescer o projeto e torná-lo ainda mais emblemático e único”.

Créditos: Château des Vigiers

Sobre o autorPublituris Hotelaria

Publituris Hotelaria

Mais artigos
Figuras

Fernando Cunha assume a direção de operações para Portugal da Kodawari Residences

Nesta nova função, Fernando Cunha ficará encarregue por liderar a operação em território nacional.

A Kodawari Residences apostou em Fernando Cunha para assumir o cargo de director de operações em Portugal.

Desta forma, o profissional ficará encarregue por liderar a operação em território nacional, assegurando a implementação dos padrões de excelência que pela qual a nova marca pretende operar.

Com 23 anos de experiência na indústria hoteleira, ocupou várias funções no setor, desde Bell Boy, Night Auditor, Receptionist, Sales Manager, Front Office Manager e General Manager.

Foi subindo na hierarquia até chegar a Operations General Manager, em hotéis como o Porto Palácio Hotel, Vidago Palace Hotel, Hotel Praiagolfe, e algumas unidades do grupo Eurostars, incluindo o Rio Douro Hotel & Spa e o Oásis Plaza. Recentemente, esteve à frente da operação de hotéis urbanos como o Moon & Sun Porto, Braga e Lisboa.

A par do percurso na hotelaria, Fernando Cunha conta também com experiência académica como docente no ISLA – Instituto Superior de Línguas e Administração, onde leccionou Inglês, Marketing e Turismo. Representou ainda Portugal em feiras internacionais de turismo, em mercados como Espanha, França, Alemanha, Brasil e Israel.

Licenciado em Estudos de Tradução (Inglês e Alemão) pelo ISLA, Fernando Cunha frequentou o mestrado em Turismo na Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

“A Kodawari propõe-se a redefinir o conceito de luxo e hospitalidade, e é um privilégio poder contribuir para trazer este conceito disruptivo ao mercado português. Digo sempre que esta é a indústria dos sonhos, e o meu é contribuir para fazer deste um projeto vencedor, que se inicia em Portugal, mas que irá em breve além-fronteiras”, afirma Fernando Cunha, diretor de operações da Kodawari Residences em Portugal.

Em comunicado, a empresa refere que esta nomeação reforça o compromisso da Kodawari Residences em “consolidar a sua operação em Portugal”, apostando em profissionais “com conhecimento do mercado”.

Sobre o autorPublituris Hotelaria

Publituris Hotelaria

Mais artigos
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

Navegue

Sobre nós

Grupo Workmedia

Mantenha-se informado

©2024 PUBLITURIS HOTELARIA. Todos os direitos reservados.