Gerado por IA
6 iniciativas para garantir a satisfação dos hóspedes do seu hotel
Garantir a satisfação dos hóspedes do seu hotel é fundamental para fomentar a lealdade dos mesmos e adquirir vantagem sobre a concorrência.
BrandSHARE
Casa Velha do Palheiro apresenta novo restaurante com open kicthen
Alva Valley Hotel reclassificado com quatro estrelas pelo Turismo de Portugal
Pedro Viegas assume consultoria de compras no Algarve da HotelShop+SocialShop
Filipe Silva é o novo vice-presidente de Operações da UHM para a Europa
Recorde o HAS 2024 em vídeo
(Re)veja o HAS 2024 em imagens
Vila Galé inaugura oficialmente o primeiro hotel Collection no Brasil
Highgate anuncia novo Chief Operating Officer para Portugal
Pestana Hotel Group e Adyen em parceria para elevar a experiência hoteleira
Vila Galé adquire hotel em Cabo de Santo Agostinho por 62 milhões de reais
Garantir a satisfação dos hóspedes do seu hotel é fundamental para fomentar a lealdade dos mesmos e adquirir vantagem sobre a concorrência.
A verdade é que a indústria hoteleira está em permanente desenvolvimento: as expectativas dos hóspedes são moldadas através de progressos tecnológicos e alterações de mentalidades, pelo que é crucial continuar a inovar e promover experiências excecionais.
Altos padrões de limpeza, integrações tecnológicas harmoniosas e serviços personalizados deixaram de ser opcionais – muito pelo contrário, são componentes essenciais a uma gestão hoteleira bem-sucedida.
Além do mais, ter pessoal devidamente treinado e efetuar manutenções proativas são aspetos que desempenham um papel preponderante na criação de um ambiente acolhedor e confortável para os seus hóspedes.
Ao longo deste artigo, delinearemos seis iniciativas para garantir que os hóspedes do seu hotel abandonam o mesmo com um sorriso no rosto e, sobretudo, voltam e recomendam o seu estabelecimento a outrem.
6 iniciativas para satisfazer os seus hóspedes
- Promova experiências personalizadas
A personalização vai muito mais além do tratamento dos hóspedes pelo nome – ao aproveitar as vantagens de sistemas de análise de dados e de gestão de relacionamento com o cliente (Customer Relationship Management – CRM), o seu hotel poderá proporcionar experiências como a possibilidade de aplicar definições personalizadas aos quartos e particularizar serviços e recomendações de atividades e opções de restauração locais.
A personalização da comunicação antes, durante e depois da estada tem de tudo para melhorar significativamente a satisfação dos seus hóspedes.
- Integre o progresso tecnológico no seu hotel
Em 2024, saber lidar com a tecnologia é cada vez mais importante, tendo em conta que esta contribui em muito para a experiência dos seus hóspedes.
Como tal, procure implementar, por exemplo, um sistema de check-in e check-out digital (através de uma aplicação móvel), entradas nos quartos sem necessidade de cartões e Wi-Fi de alta velocidade, para que os seus hóspedes desfrutem dos recursos disponibilizados.
É importante, contudo, que tenha noção de que a tecnologia complementa mas não substitui o toque humano inerente ao sentido de hospitalidade, motivo pelo qual deve certificar-se de que o seu pessoal não só é versado nestas tecnologias, como também mantém a aptidão para proporcionar um serviço eficiente e personalizado.
- Assegure a existência de altos padrões de limpeza
A limpeza é uma das prioridades de topo para os seus hóspedes, uma vez que influencia a perceção geral que os mesmos têm do seu hotel; é essencial, por isso, proceder a uma limpeza regular e minuciosa tanto dos quartos, como das zonas comuns.
A implementação de procedimentos operacionais padronizados de limpeza e manutenção garante que todas as áreas do seu hotel são objeto de umas limpeza e preservação inquestionáveis.
A atenção ao pormenor no âmbito desta questão determina o quão positiva será a experiência dos seus hóspedes.
- Patrocine a formação do seu pessoal
Investir na formação e no desenvolvimento de competências da sua equipa é vital para melhorar a satisfação dos hóspedes – torna-se muito mais provável que colaboradores motivados e experientes se encontrem na capacidade de oferecer um serviço excecional.
Disponibilizar oportunidades de aprendizagem contínua, programas de reconhecimento de qualificações e um ambiente de trabalho positivo contribui para a satisfação dos seus colaboradores, o que, por sua vez, resulta numa melhor experiência para os seus hóspedes.
Alguns módulos em que a formação deverá focar-se compreendem, a título de exemplo, competências de prestação de serviços ao cliente, recurso a tecnologias e conhecimento dos serviços oferecidos pelo seu hotel e das atrações locais.
- Empreenda um processo de manutenção proativa
A manutenção preventiva é de extrema importância, considerando que contribui para evitar perturbações e assegurar uma experiência tranquila para os seus hóspedes.
Empreenda verificações e proceda à reparação imediata de sistemas de climatização, canalização, iluminação e demais questões infraestruturais, de modo a evitar o desenvolvimento de potenciais problemas que venham a impactar negativamente a satisfação dos seus hóspedes.
Implemente uma calendarização sólida de procedimentos de manutenção e recorra à tecnologia para monitorar e gerir tarefas neste âmbito, de forma a conseguir melhorar os níveis de eficiência operacional e de conforto dos hóspedes do seu hotel.
- Gira eficazmente as opiniões e os comentários dos hóspedes
A recolha e a análise de comentários dos seus hóspedes são basilares para melhorar continuamente; assim, incentive-os a deixar a sua opinião em plataformas como o TripAdvisor ou o Google e aproveite esses comentários para identificar quais as áreas que necessitam de melhorias.
Apresente respostas personalizadas e lide com comentários negativos de imediato, para que os hóspedes descontentes regressem num futuro próximo; além do mais, poderá utilizar estas opiniões para ajustar a formação da sua equipa, agilizar operações e melhorar a experiência de todos em geral.
Introdução de merchandising para hotéis
Integre merchandising para hotéis na sua estratégia, com vista a melhorar a satisfação do cliente.
Disponibilize artigos com o logótipo do seu hotel como produtos de higiene pessoal, roupões ou lembranças personalizadas, para que os seus hóspedes guardem memórias tangíveis da sua estada; ao fazer isto, estará a promover a utilização passiva de uma ferramenta de marketing sempre que um hóspede se servir da mesma, quer no hotel, quer em casa.
Para concluir
Ao implementar estas iniciativas, o seu hotel conseguirá melhorar significativamente o nível de satisfação dos hóspedes, incentivando a renovação da confiança dos mesmos na sua atividade e a divulgação de opiniões positivas pela Internet; também a adesão ao progresso tecnológico tende a melhorar a prestação de serviços, em vez de os automatizar e impessoalizar.
É por esta razão que deve procurar manter altos padrões de limpeza, investir na contratação e formação de pessoal, ter uma abordagem proativa aos processos de manutenção, gerir eficazmente comentários e incorporar merchandising personalizado – pode ter a certeza de que estas estratégias atribuirão destaque ao seu hotel numa indústria tão competitiva quanto a hoteleira.