Club Med Punta Cana | Créditos: DR
Club Med regista valor de negócios de 1,981M€ em 2023
O Club Med registou em 2023 um volume de negócios de 1,981 mil milhões de euros, um aumento de 7% em comparação com 2022 – ano em que o grupo registou 1,699 mil milhões de euros em volume de negócios – e de mais de 16% face a 2019.
Carla Nunes
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O Club Med registou em 2023 um volume de negócios de 1,981 mil milhões de euros, um aumento de 7% em comparação com 2022 – ano em que o grupo registou 1,699 mil milhões de euros em volume de negócios – e de mais de 16% face a 2019.
O rendimento operacional dos resorts do grupo hoteleiro situou-se nos 174 mil milhões de euros, num aumento de 64% face a 2022 e de mais de 70% quando comparado com o resultado de 2019, razão pela qual o grupo aponta que este indicador registou valores recorde em 2023.
Em nota de imprensa o Club Med refere ainda que o resultado líquido do grupo em 2023 foi de 99 mil milhões de euros, incluindo 40 mil milhões de euros não recorrentes, sendo que o lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (EBITDA) recorrente representou 389 mil milhões de euros em 2023.
Já o Free Cash-Flow recorrente de 2023 duplicou em relação a 2019 e subiu para os 100 mil milhões de euros. A dívida líquida ascendeu a 189 mil milhões de euros, próxima do seu nível pré-pandémico de 178 mil milhões de euros.
Tarifa diária média do Club Med situou-se nos 220€ em 2023
O grupo dá ainda conta de que mais de 1,5 milhões de clientes passaram férias no Club Med, um aumento de 16% em comparação com 2022, algo que atribuem à “recuperação da Ásia em 2022, após a continuação das restrições da pandemia”.
A taxa média de ocupação dos quartos no grupo atingiu os 70%, aumentando 3,4 pontos em comparação com 2022.
A capacidade dos resorts aumentou 6% em comparação com 2022, com 97% de capacidade de luxo ou muito luxo – mais dez pontos percentuais em relação a 2019. Para em meados deste ano, o Club Med tem prevista a finalização do portefólio de resorts de luxo, para que 100% dos resorts passem a consistir em resorts Premium e Exclusive Collection.
Relativamente à margem operacional do grupo, esta situou-se nos 9,5% em 2023, um aumento face aos 6,2% registados em 2019, que o grupo atribui “à estratégia de subida de gama e à otimização global do modelo de negócio, da distribuição às operações”.
Num “contexto de forte inflação”, o grupo registou uma continuação da subida de gama e aceleração do crescimento das férias de esqui em 2023, com a tarifa diária média a chegar aos 220 euros, um aumento de 8% em relação a 2022 e de quase mais 30% em relação a 2019.
Para o primeiro semestre de 2024 o grupo tem vindo a registar um “desempenho recorde” de reservas, com mais 14% de reservas a partir de 3 de fevereiro de 2024 quando comparadas com o mesmo período de 2023, com diferentes tipos de crescimento consoante a área geográfica: na Europa verificaram-se aumentos de 7% para o mesmo período; nas Américas um aumento de 11% e na Ásia um aumento de 51%, atribuído ao fenómeno de “viagens de vingança”, com a reabertura de vários destinos e mercados no Sudeste Asiático e da recuperação gradual do setor do turismo na China.
As preferências do mercado português no Club Med
No que diz respeito ao mercado português, o Club Med refere que este registou “um desempenho muito bom” nos destinos de neve, que representam 49% do negócio total, com um aumento de mais 63% em relação a 2022.
As três principais estâncias de neve para os portugueses em 2023 foram Tignes (aumento de 625% face a 2022), Val Thorens (subida de mais 3% em relação a 2022) e Alpe d’Huez (mais 189% que em 2022).
O segundo pilar da empresa em Portugal são os destinos long haul (viagens de longa distância) onde os principais destinos são Seychelles, Punta Cana e Cancún. Quando comparado com 2022, as Seychelles registaram um aumento de 20% em 2023, Cancun uma subida de 57% e Punta Cana aumentou 3%, sendo que estes três destinos representam 48% do negócio long haul do grupo.
No que diz respeito a destinos de short haul, que corresponde a 20% do negócio total, o resort Da Balaia mantém-se a primeira eleição dos portugueses, com um aumento de 26% em 2023, representando 43% do total de negócios desta categoria.
A cidade de Marbella também é uma das principais escolhas dos portugueses, com um aumento de procura de 31% em 2023, bem como Gregolimano na Grécia (aumento de 178%), e Yasmina, em Marrocos (subida de 29%).
Em 2024 o Club Med vai apresentar quatro novos resorts, nomeadamente o Club Med Vittel Ermitage e o Club Med Serre Chevalier, em França, e o Club Med Joyview Heilongtan e Club Med Forlong, ambos na China.