PUB
Crédito: Nuno Martinho / AHRESP
Alojamento

Prémios AHRESP reconhecem o “Profissional do Ano” pelo segundo ano consecutivo

Pelo segundo ano consecutivo, os Prémios AHRESP vão distinguir o “Profissional do Ano”, através de uma categoria própria.

Crédito: Nuno Martinho / AHRESP
Alojamento

Prémios AHRESP reconhecem o “Profissional do Ano” pelo segundo ano consecutivo

Pelo segundo ano consecutivo, os Prémios AHRESP vão distinguir o “Profissional do Ano”, através de uma categoria própria.

Pelo segundo ano consecutivo, os Prémios AHRESP vão distinguir o “Profissional do Ano”, através de uma categoria própria.

Este galardão, que será entregue na gala final dos prémios no Casino Estoril, a 21 de junho, vai premiar um profissional do canal HORECA nas várias categorias profissionais da indústria, como chefe de sala, bartender, diretor de Food & Beverage, entre outros.

Em nota de imprensa, a Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) refere que esta categoria tem uma exceção em relação às restantes nove que se encontram a concurso, já que “a inscrição do candidato só pode ser feita pela entidade empregadora”. Por sua vez, “o empregador também pode inscrever mais que um colaborador de diferentes categorias profissionais, como forma de valorizar os seus colaboradores”

Por se tratar de um prémio dedicado a uma pessoa e não uma empresa, todos os candidatos a “Profissional do Ano” serão entrevistados em formato shark tank por um Comité de Seleção, que vai eleger cinco finalistas, como a associação refere em comunicado.

As candidaturas estão a decorrer até 1 de abril no website do evento, seguindo-se os períodos de seleção de finalistas e de votações online.

Na última edição, o vencedor do prémio “Profissional do Ano” foi João Moita da Silva, diretor de operações do MS Collection.

PUB
PUB
Sobre o autorPublituris Hotelaria

Publituris Hotelaria

Mais artigos
PUB
Jovem Talento da Gastronomia | Créditos: João Beijinho
Feiras & Eventos

Jovem Talento da Gastronomia 2025 com inscrições abertas até 30 de junho

O concurso dirigido a estudantes de restauração e hotelaria, com idades até aos 25 anos, pretende assumir-se como uma plataforma de aprendizagem, inspiração e valorização do talento jovem. Com três semifinais em novembro e uma final marcara entre 3 e 4 de dezembro, o Jovem Talento da Gastronomia tem inscrições abertas até 30 de junho.

O concurso Jovem Talento da Gastronomia (JTG) regressa para a sua 14.ª edição, sendo que as inscrições estão abertas até 30 de junho.

Organizado pelas Edições do Gosto, o concurso nacional é dirigido a estudantes de restauração e hotelaria, com idades até aos 25 anos, que estejam a estudar em escolas de hotelaria em Portugal.

Depois da fase de inscrições, até 30 de junho, o concurso segue com três semifinais e uma série de roadshows em várias escolas do país, agendados para novembro. A final nacional terá lugar a 3 e 4 de dezembro, na Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril, onde serão revelados os vencedores desta edição.

Estarão em competição sete categorias: Artes da Mesa ICEL; Bartender; Barista; Cozinha Recheio; Pastelaria Derovo; Plant-Based by Bonduelle e Inovação com Arroz Bom Sucesso.

À frente do júri estará o chef Luís Gaspar, que aos 34 anos soma várias distinções, incluindo Chefe do Ano 2017 e Chef de L’Avenir 2023. Atualmente, lidera as cozinhas dos restaurantes Sala de Corte, Brilhante e Pica-Pau, em Lisboa.

Ao longo dos últimos anos, o JTG tem vindo a destacar nomes como João Costa (Euskalduna Studio, 1 estrela Michelin); Diogo Lopes (Catfish Bar); Lara Figueiredo (MACAM – Museum e Hotel); José Melo (Largo do Paço, Casa da Calçada); Marta Nunes (Culler de Pau, Espanha, 2 estrelas Michelin); Filipe Fidalgo (Rijks, Países Baixos, 1 estrela Michelin); Tiago Bispo e Diogo Duarte (Alma, 2 estrelas Michelin).

As inscrições para o Jovem Talento da Gastronomia 2025 devem ser realizadas através do website www.jovemtalentodagastronomia.pt.

Ações paralelas ao concurso 

Este ano, o concurso arranca com duas novidades. A primeira é o JTG On-Tour, uma ação que até junho percorre várias escolas de hotelaria para desafiar os estudantes a participar no concurso, através da presença de antigos participantes e membros do júri. Entre as escolas já confirmadas estão a EPHT de Lisboa – Polo de Santa Iria (30 de abril), EP de Salvaterra de Magos (28 de abril), EPHTL – Santa Iria (30 de abril) e a EHT das Caldas da Rainha (23 de maio).

Já na final do concurso vai decorrer o I Encontro de Formadores de Gastronomia, um espaço onde se pretendem trocar experiências, atualizar conhecimentos e criar novas ideias e projetos.

À semelhança de edições anteriores, será celebrado o Dia Nacional do Estudante de Gastronomia, desta vez a 24 de novembro, com a divulgação de um programa nacional nas escolas de hotelaria e uma Rota de Restaurantes “Futuro à Prova”.

O JTG é patrocinado pela Recheio, Arroz Bom Sucesso, ICEL, Bonduelle Food Service e Derovo. A Prochef participa enquanto parceiro, sendo que a MESA Ceramics é a loiça oficial do concurso. O evento conta ainda com o apoio das Escolas do Turismo de Portugal, da REDE-T, da SARA – HACCP, da ACPP e da revista Manja, a revista oficial.

Sobre o autorPublituris Hotelaria

Publituris Hotelaria

Mais artigos
PUB
Hotelaria

Palacete Severo entra na Hot List 2025 da Condé Nast Traveller

Após menos de um ano de operação, o Palacete Severo, localizado no Porto, integra a Hot List 2025 da Condé Nast Traveller, que avalia os melhores hotéis inaugurados no último ano a nível mundial. Esta é a única unidade hoteleira em território português a integrar a listagem.

O Palacete Severo, situado próximo à Avenida da Boavista, na Rua de Ricardo Severo, integra a Hot List 2025, onde a Condé Nast Traveller lista aqueles que considera como os melhores hotéis inaugurados no último ano.

De portas abertas desde o final de 2024, o Palacete Severo conta com 20 quartos e suítes, num edifício classificado como imóvel de interesse histórico onde morou o arquiteto Ricardo Severo, juntamente com a sua mulher, Francisca Dumont.

Os elementos históricos do edifício – desde os seus vitrais, madeiras e cerâmicas – foram preservados, sendo agora conjugados com uma abordagem contemporânea. Aqui, a arte desempenha um papel central, já que o hotel alberga a Perspective Galerie, uma galeria de arte contemporânea que funciona de forma autónoma, em paralelo com a sua congénere em Paris.

Na oferta gastronómica, os clientes podem encontrar dois restaurantes: o gastronómico ÉON e o informal Bistrô Severo, ambos liderados pelo chef Tiago Bonito.

As valências do hotel ficam completas com o Spa Severo, local onde a marca Olivier Claire faz a sua estreia em Portugal, um jardim com piscina exterior, ginásio, biblioteca e sala de eventos.

“Sentimo-nos profundamente honrados por termos sido escolhidos pela prestigiada Condé Nast Traveller para a sua distinta “2025 World Hot List”. Este reconhecimento reforça a nossa convicção de que estamos no caminho certo — um caminho guiado pela alma da nossa equipa e por um cuidado meticuloso que transforma o serviço numa hospitalidade genuína”, afirma Joana Almeida, diretora-geral do Palacete Severo, em nota de imprensa.

Sobre o autorPublituris Hotelaria

Publituris Hotelaria

Mais artigos
PUB
Hotelaria

Grand Hotel Algarve adquirido pela Bordoy Hotels

A cadeira hoteleira de Maiorca dá um passo na sua internacionalização com a aquisição do Grand Hotel Algarve, em Vila Real de Santo António. Com 31 quartos e suites, a unidade hoteleira reabriu em 2019, após uma profunda remodelação.

A cadeia hoteleira maiorquina Bordoy Hotels adquiriu o Grand Hotel Algarve, em Vila Real de Santo António. A aquisição representa o primeiro passo internacional da Bordoy Hotels, de acordo com a Hosteltur, que noticia que a cadeia passa a contar com nove estabelecimentos e 789 unidades de alojamento.

Situado em frente ao Porto de Recreio do Guadiana, o Grand Hotel Algarve conta com 31 quartos e suites, caracterizando-se pela arquitetura com traços da Belle Époque e mobiliário art déco.

Recorde-se que o edifício albergava anteriormente o histórico Hotel Guadiana, que abriu portas em 2019 após uma profunda reabilitação a cargo da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, passando a designar-se como Grand House Algarve.

O projeto de remodelação, no valor de dois milhões de euros, foi financiado pelo Fundo Jessica, em colaboração com o Banco Europeu de Investimento e com o Banco de Desenvolvimento do Conselho da Europa.

Leia também: Hotel Guadiana reabre como cinco estrelas e é o primeiro de VRSA

A Hosteltur recorda que a Bordoy Hotels adquiriu um outro hotel no início do ano passado, o Hotel Alcudia Bay. Com 171 quartos, o hotel situado na costa norte de Maiorca, na zona do Puerto de Alcúdia, era gerido pela Alua Hotels & Resorts.

Sobre o autorPublituris Hotelaria

Publituris Hotelaria

Mais artigos
PUB
Hotelaria

Marca Tempo by Hilton chega a Portugal

A Hilton vai abrir mais um hotel em Portugal, desta vez sob a marca Tempo by Hilton, que faz assim a sua estreia no país. Através de um acordo de gestão com a Kronos Real Estate Group, o grupo espera abrir o hotel Tempo by Hilton Parque das Nações, de 142 quartos, em 2027.

A marca cosmopolita de lifestyle Tempo by Hilton vai estrear-se em Portugal na sequência de um acordo de gestão com a Kronos Real Estate Group. A entrada desta marca da Hilton toma forma no futuro Tempo by Hilton Parque das Nações, um hotel de 142 quartos com abertura prevista para 2027.

O hotel insere-se no novo empreendimento de uso misto – residencial e turístico – MIMA by Kronos Homes, no Parque das Nações, em Lisboa, que reúne habitação, apartamentos com serviços e a unidade hoteleira da Hilton.

Projetado pela Broadway Malyan Architects, o Tempo by Hilton Parque das Nações foi concebido “a pensar no viajante moderno e exigente”, como a Hilton refere em nota de imprensa. Além das unidades de alojamento, o futuro hotel vai contar com um espaço de fitness, restaurante e bar.

“Para além de estarmos a expandir o nosso portfólio português, que inclui atualmente 30 hotéis em comercialização e desenvolvimento, estamos também a aumentar a nossa capacidade de resposta perante a crescente procura internacional de alojamento cosmopolita com o lançamento da marca Tempo”, afirma Carlos Miro, diretor-geral de desenvolvimento da Hilton em Portugal e Espanha.

Após a abertura de hotéis como o DUO Hotel Lisbon, Curio Collection by Hilton e o Cenica Porto Hotel, Curio Collection by Hilton, o grupo prepara-se para abrir este ano o Tapestry Collection by Hilton, em Santiago do Cacém. Para o ano, em 2026, está prevista a abertura do Canopy by Hilton em Lisboa.

Sobre o autorPublituris Hotelaria

Publituris Hotelaria

Mais artigos
PUB
Líbere Porto Laranjais | Créditos: DR
Alojamento

Líbere Hospitality Group abre aparthotel no Porto

O operador espanhol de alojamento de curta e média duração abre o seu primeiro aparthotel no Porto, o Líbere Porto Laranjais, em dois edifícios distintos na Rua do Almada, num total de 24 apartamentos. O projeto, que data de 2018, abre agora portas após o anúncio do Líbere Hospitality Group para mais duas unidades na cidade Invicta: uma junto à Ponte D. Luís e outra na Boavista, na Rua Júlio Dinis 604.

O Líbere Hospitality Group (LHG), operador espanhol de alojamento de curta e média duração, abre o seu primeiro projeto no Porto, o Líbere Porto Laranjais. Desta forma, passa a contar com dois ativos em Portugal, com este recente aparthotel a juntar-se ao Líbere Lisboa Príncipe Real, que abriu portas em Lisboa em novembro de 2023.

Localizado na Rua do Almada, próximo da Rua de Santa Catarina, o Líbere Porto Laranjais está distribuído por dois edifícios, com um total de 24 unidades de alojamento. O primeiro edifício, no número 339, conta com 14 apartamentos. Já o segundo, no número 374, reúne 10 apartamentos.

Com dimensões que variam entre os 30 e os 80 metros quadrados, os apartamentos do Líbere Porto Laranjais, na sua maioria com terraço, datam entre os séculos XVIII e XXI, sendo que alguns contam com banho turco privativo.

O projeto para este aparthotel classificado com quatro estrelas começou em 2018, estando agora concluído, de acordo com o grupo, após “uma extensa pesquisa histórica e arqueológica pela equipa de arquitetos, que respeitaram a história e o carácter do edifício”.

Líbere Porto Laranjais | Créditos: DR

Para Antón de la Rica, Co-CEO do LHG, “a abertura deste novo edifício no Porto constituí um marco importante e representa um passo estratégico fundamental na expansão da empresa”. Como refere em nota de imprensa, “este projeto não só reforça o crescimento em grandes capitais, mas também reflete o interesse em cidades com grande potencial e atratividade”.

Se em 2023, o LHG tinha a ideia de “continuar a crescer e exportar o modelo de negócio para todo o sul da Europa”, como referiu Pedro Silvestre, responsável pelo desenvolvimento de negócio em Portugal, agora pretende “consolidar esse modelo e continuar a aumentar os ativos”.

Recorde-se que o operador espanhol já tinha anunciado dois projetos no Porto: um junto à Ponte D. Luís, com 21 apartamentos e 14 lugares de estacionamento; e outro na Boavista, na Rua Júlio Dinis 604, com 58 unidades de alojamento.

Atualmente, o grupo conta com mais de 1.900 unidades em carteira.

Sobre o autorPublituris Hotelaria

Publituris Hotelaria

Mais artigos
PUB
Créditos: Fabrice Demoulin
Restaurantes

Convento do Espinheiro Historic Hotel & Spa aposta em novo chef

O chef Duarte Batista, natural do Fundão, passa a assumir a cozinha do restaurante Divinus, no Convento do Espinheiro Historic Hotel & Spa. Inspirado no receituário português, o profissional apresenta agora uma nova carta de primavera neste espaço de restauração.

O restaurante Divinus, inserido no Convento do Espinheiro Historic Hotel & Spa, conta com um novo chef e uma renovada carta de primavera, agora assinada por Duarte Batista.

Com formação na Escola de Hotelaria e Turismo do Fundão, e um percurso em unidades hoteleiras como o Myriad by Sana Hotels, L’AND Vineyards e Intercontinental Cascais-Estoril, Duarte Batista apresenta agora no Divinus uma cozinha descontraída que bebe inspiração no receituário português.

Na nova carta, já disponível, destacam-se pratos como o “Robalo e Lavagante”, servido com arroz de berbigão (36,50 euros), uma homenagem à costa vicentina. Nos pratos de peixe, surge ainda o “Bacalhau, Falsa Miga de Azeitona e Caldo de Coentros” (27,50 euros), uma reinterpretação contemporânea da tradicional açorda alentejana. Destaque também para pratos como “Borrego, Ervilha, Paio de Porco Preto” e ainda “Presa de Porco e Ameijoas com Miga de Tomate”.

Robalo e Lavagante | Créditos: Fabrice Demoulin

Com seis séculos de história, o antigo convento do século XV onde se insere o Convento do Espinheiro Historic Hotel & Spa foi convertido num hotel de cinco estrelas há 16 anos. Com 92 quartos, o hotel reúne dois restaurantes – o Divinus, situado na antiga adega do convento, e o Olive, integrado no espaço anteriormente ocupado pela cozinha do edifício.

A unidade conta ainda com uma igreja, erguida entre 1458 a 1566, claustro manuelino, uma garrafeira na antiga cisterna, biblioteca e sala de estar. A ala mais recente inclui spa, ginásio, parque infantil, campos de ténis e de padel, piscina exterior e respetivo bar.

Sobre o autorPublituris Hotelaria

Publituris Hotelaria

Mais artigos
PUB
Fornecedores

Details estabelece parceria com Builtrix para acelerar práticas de sustentabilidade

Através desta parceria, os hotéis Dom Pedro, em Vilamoura e Lagos, bem como os campos de golfe “Vilamoura Golf” conseguem agora recolher dados diretamente dos sistemas de eletricidade, água e gás destes ativos, permitindo uma análise de consumos contínua e detalhada.

A DETAILS – Hospitality, Sports, Leisure, empresa dedicada à gestão de ativos turísticos pertencente à Arrow Global Portugal, firmou uma parceria com a Builtrix, plataforma especializada na monitorização e análise de consumos energéticos, com o objetivo de reforçar práticas de sustentabilidade e descarbonização.

A colaboração abrange os hotéis Dom Pedro, em Vilamoura e Lagos, bem como os campos de golfe Vilamoura Golf – incluindo o Old Course, o segundo mais antigo do Algarve.

Desta forma, mais de 200 contadores inteligentes passam agora a recolher dados diretamente dos sistemas de eletricidade, água e gás já existentes nos ativos geridos pela DETAILS. Estes dados são enviados em tempo real para uma plataforma digital, que permite analisar os consumos de forma contínua e detalhada.

“O acesso a dados fiáveis e em tempo real permite-nos evoluir para uma gestão mais consciente e sustentável. Esta parceria permite-nos rever práticas, alinhar decisões com a nossa estratégia de longo prazo e melhorar procedimentos que reduzem a pegada ecológica dos ativos que gerimos”, explica Susana Cavaco, Head of ESG da DETAILS.

Em comunicado, a Details refere ter vindo a “consolidar o seu compromisso ambiental com a obtenção de certificações como a Sustainability Engaged, Biosphere Certified, Green Key Certified e, mais recentemente, a certificação GEO nos campos de golfe”.

Sobre o autorPublituris Hotelaria

Publituris Hotelaria

Mais artigos
PUB
Hotelaria

Hotel Mercure Ponta Delgada inaugurado na antiga Pensão Central

Inaugurado a 16 de abril, o Mercure Ponta Delgada representa a estreia desta marca da Accor nos Açores. O hotel com 75 quartos, inserido na antiga Pensão Central, torna-se assim a 38ª unidade hoteleira da Accor em Portugal e a 8ª da marca Mercure no país.

A Accor estreou a marca Mercure nos Açores com a abertura do Mercure Ponta Delgada, em São Miguel, cuja inauguração decorreu a 16 de abril. Desta forma, o grupo Accor passa a contar com 38 hotéis em Portugal, oito dos quais sob a marca Mercure.

Situado na antiga Pensão Central de Ponta Delgada, o Mercure Ponta Delgada conta com 75 quartos e duas piscinas exteriores para adultos e crianças, bem como um spa com piscina interior aquecida, sauna, banho turco e duche Vichy. Acresce uma sala de reuniões com capacidade até 60 pessoas e o bar “Bruma”, com uma oferta de cocktails e aperitivos quentes e frios focada nos produtos locais.

Com um storytelling associado ao mundo das viagens, através de elementos decorativos como malas antigas, mapas e bússolas, o Mercure Ponta Delgada aposta no Local Discoveries, um programa de experiências replicado nos vários hotéis desta marca da Accor que se dedica a mostrar o melhor de cada local em que se insere.

No caso do Mercure Ponta Delgada Azores, a lista de 20 experiências sugeridas pelo programa Local Discoveries, acessíveis através de código QR, inclui visitas à Fábrica de Chá Porto Formoso, à fábrica de cerâmica Vieira, e ainda provas de iguarias locais como as Queijadas da Vila e as Fofas de Povoação.

Esta abertura surge após a celebração do 50.º aniversário da Mercure em 2023, acompanhada da inauguração do 1000.º hotel da marca a nível mundial no outono de 2024. Com o Mercure Ponta Delgada Azores, a marca eleva ainda para 16 o número de estabelecimentos na Península Ibérica (oito em Portugal, sete em Espanha e um em Andorra).

Sobre o autorPublituris Hotelaria

Publituris Hotelaria

Mais artigos
PUB
Hotelaria

Nova edição abril: Entrevista a Roberto Santa Clara, CEO da Savoy Signature

No número de abril da Publituris Hotelaria, o CEO da Savoy Signature, Roberto Santa Clara, dá conta de como o ano de 2024 foi de consolidação para o grupo hoteleiro na Madeira, reconhecendo que o perfil de cliente mudou muito nesta região autónoma. Nos restantes destaques desta edição, fique a saber mais sobre os próximos investimentos do Torel Boutiques Hotels e a recente abertura do Palacete Severo. Acresce um dossier dedicado a hotéis vínicos e um especial de Food & Beverage (F&B).

A Savoy Signature marca o destaque de capa da edição de abril da Publituris Hotelaria.

Com sete unidades na Madeira, o ano de 2024 foi de consolidação para o grupo hoteleiro. Roberto Santa Clara, CEO da Savoy Signature, reconhece que “o perfil de cliente mudou muito na Madeira”, admitindo que o grupo antecipou a procura pelo luxo. Com um cliente “fiel”, o CEO aponta para mercados de rendimento alto, não deixando de parte uma possível expansão do grupo para o continente. Isto, claro, “se surgir alguma oportunidade”.

Nesta edição damos também conta do investimento do grupo Torel Boutiques Hotels nos três hotéis que pretende abrir este ano no Porto, em Guimarães e Angra do Heroísmo. Além destes, o grupo tem em vista mais três unidades hoteleiras na região Norte, após um ano de 2024 com receitas de 16 milhões de euros na vertente de alojamento.

Também a norte, abrimos as portas do Palacete Severo. Sob a direção de Joana Almeida, o hotel que deu início à operação em outubro do ano passado pretende afirmar-se como um lugar de “desmaterialização do luxo”, com um serviço “irrepreensível”.

No dossier, dedicado a hotéis vínicos, duas especialistas apontam para as tendências que têm marcado o enoturismo, os públicos que este tem captado para Portugal e como os hotéis têm adaptado a oferta, destacando-se que o enoturismo para famílias ainda tem espaço para crescer.  Também neste capítulo, a Herdade da Malhadinha, a Quinta São José do Barrilário e o Torel Quinta da Vacaria dão conta da sua oferta neste segmento.

Já no Especial de Food & Beverage (F&B), fique a conhecer as propostas da Atrian, Europastry, Gergran, Minibarist, Nobre e Panidor para a hotelaria.

A Palavra de Chef deste mês é dada a Fábio Pereira, chef no BAHR & Terrace, do Bairro Alto Hotel. Focado em trabalhar a excelência, criatividade e sustentabilidade neste novo cargo, o profissional não esconde estar habituado a liderar pessoas, um ponto que refere também como o principal desafio colocado aos chefs atualmente.

Na Inspeção, fique a conhecer melhor o Renaissance Porto Lapa Hotel, que este ano celebra dois anos de atividade. Desde o ano passado que a unidade conta com um novo restaurante, o L’Égoïste Bar & Restaurant, onde a aposta recai na releitura das principais referências gastronómicas da cozinha nacional, num ambiente intimista que incentiva a partilha.

A fechar, brindamos com as sugestões de Daniela Aguiar, sócia-gerente e escanção da Mercearia do Fradinho, em Trancoso.

Os Indicadores desta edição contam com uma análise da Guestcentric, com dados quantitativos de mais de 700 hotéis independentes em Portugal. Já os artigos de opinião deste número são assinados por Eduardo Abreu (Neoturis), Mariano Faz (AHM), Kevin Hemsworth (ISAG), Bruno Rocha (Highgate) e Patrícia Correia (ADHP).

Leia a edição completa através do link.

Para assinar a Publituris Hotelaria, entre em contacto com cdavid@publituris.pt | +351 215 825 430

Sobre o autorPublituris Hotelaria

Publituris Hotelaria

Mais artigos
PUB
Edição Digital

Edição digital abril: Entrevista a Roberto Santa Clara, CEO da Savoy Signature

No número de abril da Publituris Hotelaria, o CEO da Savoy Signature, Roberto Santa Clara, dá conta de como o ano de 2024 foi de consolidação para o grupo hoteleiro na Madeira, reconhecendo que o perfil de cliente mudou muito nesta região autónoma. Nos restantes destaques desta edição, fique a saber mais sobre os próximos investimentos do Torel Boutiques Hotels e a recente abertura do Palacete Severo. Acresce um dossier dedicado a hotéis vínicos e um especial de Food & Beverage (F&B).

A Savoy Signature marca o destaque de capa da edição de abril da Publituris Hotelaria.

Com sete unidades na Madeira, o ano de 2024 foi de consolidação para o grupo hoteleiro. Roberto Santa Clara, CEO da Savoy Signature, reconhece que “o perfil de cliente mudou muito na Madeira”, admitindo que o grupo antecipou a procura pelo luxo. Com um cliente “fiel”, o CEO aponta para mercados de rendimento alto, não deixando de parte uma possível expansão do grupo para o continente. Isto, claro, “se surgir alguma oportunidade”.

Nesta edição damos também conta do investimento do grupo Torel Boutiques Hotels nos três hotéis que pretende abrir este ano no Porto, em Guimarães e Angra do Heroísmo. Além destes, o grupo tem em vista mais três unidades hoteleiras na região Norte, após um ano de 2024 com receitas de 16 milhões de euros na vertente de alojamento.

Também a norte, abrimos as portas do Palacete Severo. Sob a direção de Joana Almeida, o hotel que deu início à operação em outubro do ano passado pretende afirmar-se como um lugar de “desmaterialização do luxo”, com um serviço “irrepreensível”.

No dossier, dedicado a hotéis vínicos, duas especialistas apontam para as tendências que têm marcado o enoturismo, os públicos que este tem captado para Portugal e como os hotéis têm adaptado a oferta, destacando-se que o enoturismo para famílias ainda tem espaço para crescer.  Também neste capítulo, a Herdade da Malhadinha, a Quinta São José do Barrilário e o Torel Quinta da Vacaria dão conta da sua oferta neste segmento.

Já no Especial de Food & Beverage (F&B), fique a conhecer as propostas da Atrian, Europastry, Gergran, Minibarist, Nobre e Panidor para a hotelaria.

A Palavra de Chef deste mês é dada a Fábio Pereira, chef no BAHR & Terrace, do Bairro Alto Hotel. Focado em trabalhar a excelência, criatividade e sustentabilidade neste novo cargo, o profissional não esconde estar habituado a liderar pessoas, um ponto que refere também como o principal desafio colocado aos chefs atualmente.

Na Inspeção, fique a conhecer melhor o Renaissance Porto Lapa Hotel, que este ano celebra dois anos de atividade. Desde o ano passado que a unidade conta com um novo restaurante, o L’Égoïste Bar & Restaurant, onde a aposta recai na releitura das principais referências gastronómicas da cozinha nacional, num ambiente intimista que incentiva a partilha.

A fechar, brindamos com as sugestões de Daniela Aguiar, sócia-gerente e escanção da Mercearia do Fradinho, em Trancoso.

Os Indicadores desta edição contam com uma análise da Guestcentric, com dados quantitativos de mais de 700 hotéis independentes em Portugal. Já os artigos de opinião deste número são assinados por Eduardo Abreu (Neoturis), Mariano Faz (AHM), Kevin Hemsworth (ISAG), Bruno Rocha (Highgate) e Patrícia Correia (ADHP).

Sobre o autorPublituris Hotelaria

Publituris Hotelaria

Mais artigos
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
Este website usa cookies.Ao navegar, está a concordar com a nossa política de privacidade.